• Nenhum resultado encontrado

Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Coordenação Professor Doutor Carlos Fortuna Prof. Doutora Sílvia Ferreira

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Coordenação Professor Doutor Carlos Fortuna Prof. Doutora Sílvia Ferreira"

Copied!
51
0
0

Texto

(1)

Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

PROGRAMA DE ESTUDOS DE 3º CICLO – DOUTORAMENTO

2020-2021

Coordenação

Professor Doutor Carlos Fortuna Prof. Doutora Sílvia Ferreira

http://www.uc.pt/feuc/eea/doutoramentos/sociologia

(2)
(3)

ÍNDICE

CONTACTOS ... 4

FORMAÇÃO ... 5

CONDIÇÕES FÍSICAS ... 5

AMBIENTE ACADÉMICO E CIENTÍFICO ... 6

INTERNACIONALIZAÇÃO ... 8

INICIATIVAS DOS/AS ESTUDANTES ... 10

PLANO DE ESTUDOS ... 12

PRAZOS DE INSCRIÇÃO ... 13

HORÁRIO ... 14

INSCRIÇÃO ... 14

UNIDADES CURRICULARES ... 16

PAINEL DE QUALIFICAÇÃO E REGISTO DO PROJETO DE TESE ... 26

TESE ... 28

DIPLOMA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA ... 28

A ORIENTAÇÃO E A RELAÇÃO COM O/A ORIENTADOR/A ... 29

PUBLICAÇÕES E COMUNICAÇÕES ... 30

DOCENTES da SOCIOLOGIA ... 31

O CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS (CES) ... 41

A FEUC ... 43

EM DEFESA DA INTEGRIDADE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR... 44

ESTUDANTES (2º ano e ss.)... 45

CALENDÁRIO LETIVO DA FEUC E DO PROGRAMA... 49

(4)

Bem Vindo/a ao Doutoramento em Sociologia de Coimbra

Este documento e a restante informação pretendem apoia-lo/a no processo de formação que agora se inicia. Não se trata de um documento completo nem dispensa a consulta da página da FEUC para demais informações acerca das diversas dimensões do percurso académico que agora inicia (por favor visite http://www.uc.pt/feuc/eea).

Para conhecer um pouco mais sobre as atividades do doutoramento pode ainda consultar a página: http://www.uc.pt/feuc/eea/doutoramentos/sociologia

Quaisquer dúvidas ou questões devem ser colocados à Escola de Estudos Avançados da FEUC ou à coordenação do doutoramento. Estamos ao Vosso dispor.

CONTACTOS

Escola de Estudos Avançados da FEUC Edifício Central - Casa dos Limas

Alexandra Sousa José Almeida Rodrigo Carvalho

Telefones: + 351 239 790 501/510 E-mail: eea@fe.uc.pt

Horário:

de 2ª a 6ª feira - das 09:30 às 12:30 e das 14:00 às 17:30

Coordenação:

Prof. Doutor Carlos Fortuna Gabinete: 503

Telefone: 239 790 538/Extensão interna: 238 E-mail: cjfortuna@gmail.com

Doutora Sílvia Ferreira Gabinete 410

Telefone: 239 790 541/Extensão interna: 241 E-mail: smdf@fe.uc.pt

(5)

FORMAÇÃO

O Doutoramento em Sociologia articula uma focalização disciplinar da sociologia partindo para o cruzamento de fronteiras disciplinares e valorizando o diálogo com outras áreas do saber visando uma abordagem científica e técnica dos problemas atuais. Ao mesmo tempo, permite um projeto de formação personalizado apoiado por um largo corpo docente quer ao nível da lecionação nas unidades curriculares quer ao nível da orientação ou outras formas de acompanhamento. O processo de formação estrutura-se em vários elementos:

- Participação em unidades curriculares correspondentes ao plano de estudos do Doutoramento, com possibilidade de escolha de uma unidade curricular opcional no âmbito dos programas de doutoramento da FEUC e da UC e de formação complementar em unidades curriculares isoladas, permitindo o desenho de um percurso formativo próprio.

- Painel de avaliação do Projeto de Tese, no final do 1º ano, com o júri que simultaneamente avalia a progressão para a Tese e reforça o acompanhamento do Projeto. Este projeto será elaborado quer na unidade curricular Projeto de Tese (2º semestre do 1º ano), quer no acompanhamento pelo/a orientador/a.

- Orientação da tese, a partir do 2º semestre do 1º ano.

- Pesquisa individual no âmbito do projeto de tese que resultará numa Tese de Doutoramento.

- Seminário de Investigação, que acompanha a elaboração da Tese, e reforça o acompanhamento e a colaboração entre os/as estudantes, podendo funcionar em modalidade b_learning para os/as estudantes que se encontram fora do país nesta fase da Tese.

- A defesa da tese com a participação de um júri composto por membros internos e externos à FEUC e UC. (encontra as regras de formatação das teses em http://www.uc.pt/feuc/eea/PerguntasFrequentes/TeseD/Formatacao/)

CONDIÇÕES FÍSICAS

A FEUC e o CES oferecem:

- um acervo bibliográfico rico e diversificado beneficiando da complementaridade das Bibliotecas da FEUC e seus fundos especializados, biblioteca especializada Norte/Sul do CES, integração na b-on (Biblioteca do Conhecimento Online) e empréstimo interbibliotecas;

- a possibilidade de acesso remoto às publicações online reunidas sob o portal b-on quando se encontra fora da rede da UC. Para tal siga as instruções de configuração em http://www.uc.pt/sibuc/PesquisaGeral/acessoremoto

- bibliotecas da FEUC e do CES com boas instalações, incluindo salas de leitura e acesso livre às estantes classificadas. Em diálogo com os seus orientadores os estudantes de doutoramento podem solicitar à Biblioteca que adquira livros de que necessitam e que não existam na Biblioteca da FEUC ou outras da rede da UC;

- espaço de estudo para estudantes de doutoramento com acesso a meios informáticos na FEUC (Piso 2 do Edifício da Investigação).

(6)

AMBIENTE ACADÉMICO E CIENTÍFICO

Gostaríamos de chamar a atenção para o ambiente académico e científico muito dinâmico que encontrará entre nós, quer em termos da sua diversidade interdisciplinar quer em termos do seu grau de internacionalização, no âmbito da FEUC e do CES e da UC em geral, pelo que aconselhamos aos/as estudantes que tomem partido deste ambiente na sua plenitude. São múltiplas as possibilidades de envolvimento oferecidas como:

- participação em diversos tipos de eventos académicos (seminários, conferências, workshops, etc), organizados quer no âmbito da FEUC quer no âmbito do Centro de Estudos Sociais ou da UC e divulgados nas respetivas páginas web;

- oportunidades de apresentação de trabalhos em conferências organizados no âmbito da FEUC ou do CES ou da UC. Além disso, os/as estudantes são fortemente aconselhados, sobretudo a partir do 1º ano, e sob supervisão do/a orientador/a a apresentar o seu trabalho em eventos científicos nacionais como, por exemplo, o Congresso Português de Sociologia, ou em eventos internacionais, para o que existe apoio na FEUC.

- oportunidades de publicação em plataformas científicas como as Oficinas do CES ou a Revista Crítica de Ciências Sociais. De igual modo, à medida que o trabalho se consolida, os/as estudantes devem procurar alargar o âmbito das suas publicações científicas para revistas nacionais ou estrangeiras.

- possibilidade de frequentar formações complementares. Aconselhamos, por exemplo, os cursos do ciclo Publicar Sem Perecer, ministrados na Biblioteca do Centro de Estudos Sociais (https://ces.uc.pt/survive_stampede/). Existem ainda outros cursos especializados a distância no âmbito da UC (http://www.ed.uc.pt/educ/cursos) ou da APEU (https://apeu.fe.uc.pt/accoes.asp), nomeadamente em metodologias qualitativas e quantitativas.

Bolsas

São vários os estudantes do Doutoramento que possuem bolsas de estudo, em particular no âmbito da Fundação para a Ciência e Tecnologia. É importante ter presente que a candidatura a bolsa é tanto mais bem-sucedida quanto melhor for preparada com tempo de antecedência, com atenção quer à construção do perfil científico do/a candidato/a quer à qualidade do projeto de investigação.

Além de conversas com professores e colegas, recomendamos a leitura de dois testemunhos de estudantes bolseiros sobre este processo na nossa Newsletter Zoana Zózimo “Bolsas de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia: como planear a candidatura?”

Prisma.soc, 3, março 2016 e Inês Almeida, “Bolsas de Doutoramento em Portugal – Dicas para Estrangeiros/as”, Prisma.soc, 5, fevereiro, 2018

(https://www.uc.pt/feuc/eea/doutoramentos/sociologia/prisma.soc).

Para efeitos de candidatura a bolsas o/a estudante pode estar interessado/a em ter o Centro de Estudos Sociais como instituição de acolhimento, na medida em que neste Centro se desenvolve a investigação dos docentes do Programa. Para tal é importante ter em consideração que o projeto deve ser previamente submetido ao CES, acompanhado de parecer do orientador/a e outra documentação. Para o caso específico das bolsas FCT deve-se ter em

(7)

consideração que a submissão da candidatura ao CES antecede em algumas semanas os prazos fixados pela FCT. Assim, será importante estar atento/a às informações divulgadas pelo CES sobre este processo aquando da afixação dos prazos dos concursos pela FCT.

São vários os/as estudantes do Doutoramento em Sociologia que se encontram ligados ao CES, quer como bolseiros de doutoramento quer como bolseiros de investigação.

Serviços de apoio da Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra oferece um conjunto de serviços destinados aos/às seus/suas estudantes: alojamento, alimentação, apoio médico, creches, lavandaria, etc.

A Universidade de Coimbra, através dos Serviços de Ação Social (SASUC), oferece alojamento em residências universitárias nos seus três polos dentro da cidade, bem próximas das Faculdades, Centros de Investigação e outros espaços de estudo. As residências estão mobiladas e equipadas e têm tratamento semanal de roupa de cama e atoalhados, oferecendo grande conforto e segurança aos estudantes. Fora das residências universitárias da UC há muita oferta para estudantes, incluindo a possibilidade de arrendar apartamentos com ou sem mobília e cozinha equipada, quartos em casas de família e residências privadas. Saiba mais em www.uc.pt/go/alojamento

A UC dispõe cantinas universitárias, bares, snacks e buffets, com opção de “take away”, com uma oferta variada de alimentação: comida tradicional portuguesa e mediterrânica, pizzas e pastas, refeições vegetarianas e sanduíches variadas. Nas cantinas, o preço das refeições é de 2,40 euros. Nos snacks e buffet, os preços variam entre 6,25 e 7 euros por cada refeição, dependendo do tipo de prato escolhido. Saiba mais em https://www.uc.pt/sasuc/Alimentacao.

A UC dispõe também de serviços médicos próprios que disponibilizam consultas de medicina geral, planeamento familiar, psicologia e serviços de enfermagem cujos preços se podem consultar em https://www.uc.pt/sasuc/Saude-e-Seguranca-no-Trabalho/2020/Precario_v2.pdf.

Estes serviços estão a funcionar no 2º andar do Edifício da Faculdade de Medicina, na Rua Larga (Polo 1).

A UC dispõe também de creche e jardim de infância para os filhos dos estudantes e funcionários (consulte: https://www.uc.pt/sasuc/Apoio-a-Infancia)

Quando chegar o momento de defesa da Tese, e caso não queira adquirir o traje académico obrigatório para a defesa poderá recorrer a empréstimo no Banco de Trajes Académicos (https://www.uc.pt/sasuc/Trajes-Academicos/Banco-Trajes-Academicos/)

Pode consultar os apoios e serviços oferecidos no âmbito dos SASUC aqui:

https://www.uc.pt/sasuc.

Para mais informações sobre estudar e viver em Coimbra, incluindo informação sobre custos de vida consulte: http://www.uc.pt/candidatos-internacionais/estudar-viver-coimbra

(8)

INTERNACIONALIZAÇÃO

Existe um conjunto de oportunidades de internacionalização para os/as estudantes de Doutoramento. Estas incluem, desde apoio à deslocação para participação em conferências internacionais através do Fundo de Apoio aos Estudantes de Doutoramento ou a participação em conferências organizadas no âmbito da FEUC e do Centro de Estudos Sociais, à possibilidade de realizar estadas em universidades estrangeiras ou trabalho de campo, potenciando o vasto leque de contactos internacionais dos docentes ou, ainda, a obtenção de grau em duas universidades através de um acordo de cotutela.

Para saber mais deve consultar a página da FEUC e dirigir-se à Escola de Estudos Avançados ou ao Gabinete de Relações Internacionais da FEUC, ambos situados no Edifício dos Limas.

Fundo de Apoio aos Estudantes de Doutoramento

O Fundo de Apoio a Estudantes de Doutoramento da FEUC apoia, através do cofinanciamento, a participação de estudantes em encontros científicos de cariz internacional para apresentação de comunicações.

Podem candidatar-se a apoio os/as estudantes cujo projeto de tese já tenha sido formalmente aceite, podendo ser atribuído a cada estudante uma vez em cada ano.

Para saber mais sobre este Apoio consulte a página: http://www.uc.pt/feuc/eea/FundoApoio

Cursos de Línguas

Há vários tipos de cursos de línguas oferecidos no âmbito da Universidade de Coimbra.

Para os estudantes que estão interessados em aprender/melhorar outra língua estrangeira que não o português, recomenda-se que aproveite as vantagens oferecidas no âmbito da Universidade de Coimbra, nomeadamente ao nível dos Cursos de Formação de Língua oferecidos na Faculdade de Letras, onde pode aperfeiçoar quer o domínio do Inglês, língua atualmente essencial no mundo académico, quer outras línguas como Francês, Espanhol, Alemão, Italiano, Japonês, Russo, que podem ser úteis no trabalho académico (por exemplo, na participação em conferências internacionais ou no desenvolvimento de trabalho de campo de cariz internacional). Verifique as regras, calendários e custos (especiais para os estudantes da UC, aqui: http://www.uc.pt/fluc/cl/cursoslivres)

Para os estudantes de Doutoramento que estão interessados em aperfeiçoar o domínio do Português, recomenda-se a frequência de vários tipos de cursos de Português para Estrangeiros, oferecidos na Faculdade de Letras. Consulte a oferta na página:

https://www.uc.pt/fluc/ensino/cpe/LPE.

Mobilidade

Existem várias possibilidades de mobilidade dos estudantes de doutoramento, nomeadamente no âmbito do programa Erasmus + para apoio à mobilidade para estudos e estágios na Europa, ou outras bolsas de mobilidade como as bolsas Sylff, da Fundação Tóquio, entre outras. Deverá consultar a página dedicada da Divisão de Relações Internacionais da UC (http://www.uc.pt/driic/bolsas/bolsas_estudos) . Na FEUC, o Gabinete de Relações

Internacionais presta também apoio na mobilidade

(https://www.uc.pt/feuc/pess_serv/servicos/gri/internacionalizacao). Em articulação com o

(9)

GRI da FEUC existe um Coordenador Departamental que, no caso da sociologia é a Profa.

Doutora Madalena Duarte.

Testemunho

Familiarizarme com la noción de “active spectatorship in contemporary performing arts”, que es el eje del proyecto BeSpectACTive!, fue la razón fundamental para animarme a una estancia de investigación Erasmus+ en mi segundo año del doctorado, a sabiendas que la temática que desarrollaría en mi tesis se vincularía con la participación e implicación de los públicos en procesos creativos, especialmente averiguando sobre casos en los que se posibilita un rol como co-creadores…

In Janina Suárez-Pinzon, “Cree y compromete a nuestros públicos”, Prisma.soc, 5, fevereiro, 2018

Co-tutela

No regime de co-tutela o/a estudante pode obter o grau de doutor simultaneamente em duas universidades onde existam programas doutorais, com ou sem parte letiva, reconhecidos como congéneres pelas duas instituições. Neste caso, o/a estudante terá um/a orientador/a em cada uma das instituições (de origem e de acolhimento) e deverá realizar trabalho em cada uma das instituições com uma duração mínima de um ano letivo (com pelo menos 9 meses de presença efetiva), podendo corresponder a dois semestres intercalados.

Para a realização do doutoramento em regime de Cotutela, devem seguir os seguintes procedimentos:

• O doutorando manifesta interesse em realizar o seu doutoramento em regime de cotutela ao seu orientador, ou vice-versa;

• O orientador e o doutorando elaboram o programa de trabalhos, com a respetiva calendarização, a realizar na universidade parceira, desenvolvendo os contactos necessários para a sua efetivação;

• O orientador e o doutorando entregam na Escola de Estudos Avançados, as seguintes declarações:

· Pareceres dos orientadores de ambas as Instituições intervenientes, manifestando a disponibilidade para orientar os trabalhos de investigação do estudante;

· Pareceres das Coordenações dos Programas de doutoramento intervenientes, demonstrativos da congeneridade dos cursos em causa;

Havendo parecer favorável dos Orientadores e Coordenações dos Cursos de ambas as Instituições, é elaborada uma minuta para celebração do Acordo de Cotutela (disponibilizada pela EEA depois de nos chegarem os documento citados anteriormente)que depois de validada pelos intervenientes é submetida a aprovação pelo Conselho Cientifico da Faculdade de Economia e posteriormente à Reitoria da Universidade de Coimbra.

Ainda que os procedimentos formais só possam ocorrer após a qualificação e nomeação de um/a orientador/a formal pelo conselho científico (i.e, com a qualificação), o estudante pode começar a planear este processo em diálogo com o orientador/a atribuídos no 2º semestre do 1º ano.

Para saber mais, consulte: https://www.uc.pt/academicos/doutoramentos/phd_cotutela

(10)

INICIATIVAS DOS/AS ESTUDANTES

Apelamos à plena integração neste ambiente académico através do envolvimento ativo em outras atividades no âmbito do Doutoramento de iniciativa dos/as estudantes e com a colaboração dos docentes como, por exemplo, a organização de ciclos de conferências ou a construção de uma Newsletter dos Doutoramentos e Mestrados da Sociologia, a prisma.soc.

A prisma.soc, possui uma comissão editorial que integra estudantes e docentes está aberta à participação dos/as estudantes que se queiram envolver na produção desta Newsletter. Publica sobretudo textos da autoria de estudantes e professores dos cursos de pós- graduação, mestrado e doutoramento em Sociologia. Estes distribuem-se por vários tipos de secções, desde ensaio académicos, entrevistas e relatos de experiência de trabalho de campo a notícias de projetos e atividades desenvolvidas por docentes e estudantes, ou de relevo para a Sociologia de Coimbra. Inclui também relatos de experiências de mobilidade e de experiências pessoais de trajetórias dos/as estudantes e espaços para a expressão de outros interesses, como reportagens fotográficas ou poesia. Em suma, a prisma.soc procura retratar a experiência completa da comunidade da sociologia de Coimbra.

Se estiver interessado/a em integrar esta comissão e/ou contribuir para a criação dos próximos números da Newsletter, por favor envie um email para: newssoc@fe.uc.pt

Os números anteriores desta newsletter podem ser encontrados aqui:

http://www.uc.pt/feuc/eea/doutoramentos/sociologia/prisma.soc

A coordenação do Doutoramento estará sempre disponível para analisar e a apoiar as propostas e iniciativas científicas e académicas dos estudantes.

Gostaríamos também de chamar a sua atenção para o Núcleo de Estudantes de Sociologia que integra e representa os estudantes dos vários ciclos de estudos dos cursos de Sociologia da Universidade de Coimbra, incluindo o 3º ciclo. Pode acompanhar as atividades do NES/AAC na página http://www.nesaac.pt/ ou no Facebook https://www.facebook.com/NESociologia.

(11)

ACREDITAÇÃO, AVALIAÇÃO E RECONHECIMENTO

O Doutoramento em Sociologia, na sua atual versão, foi acreditado em 2010 e começou a funcionar em 2011. A mais recente reacreditação do curso pela agência nacional de

acreditação. A3ES, ocorreu em 2016. O relatório da Comissão de Avaliação Externa concluiu:

O curso possui um corpo docente de alta qualidade académica e integrado num centro de pesquisa muito bem classificado. As suas atividades de pesquisa e de publicação são extremamente relevantes. Apesar de um elevado nível de abandono, o curso atrai estudantes estrangeiros e tem um forte reconhecimento regional e nacional, com múltiplas parcerias. A estrutura curricular é adequada a um forte investimento em percursos de investigação. A CAE toma boa nota da pronúncia da instituição e concorda com a proposta de alteração do curso.

O relatório final da CAE pode ser consultado aqui: https://www.a3es.pt/pt/resultados- acreditacao/programa-de-doutoramento-em-sociologia-0

Este Curso é reconhecido para efeitos de progressão na carreira docente dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, nos termos estabelecidos pelo artigo 54.º do ECD (Estatuto da Carreira Docente).

(12)

PLANO DE ESTUDOS

2019/2020

Unidades Curriculares ECTS Unidades Curriculares ECTS 1º ano – 1º semestre 1º ano – 2º semestre

Teorias Sociológicas Avançadas: Obras

exemplares 10 Seminário Temático de

Investigação (ST) 10

Ciclo de conferências 7,5 Metodologia: Estudos de referência 10 Metodologia de Investigação Sociológica 5 Projeto de tese 10 Unidade curricular optativa (opção) 7,5

2º e 3º ano

Tese de Doutoramento 110

Seminário de Investigação 10

As unidades curriculares optativas (opção) permitem ao estudante complementar a sua formação com conteúdos temáticos diferenciados.

As unidades curriculares opcionais indicadas para o ano letivo 2019/20, de programas de doutoramentos em sociologia são:

 Análise de Classes e Transformação Social, Elísio Estanque (1º sem) (DRTDSS)

 Sociologia do Direito, António Casimiro Ferreira (1º sem) (DRTDSS)

 Teatro e Sociedade, André Brito Correia (1º sem) (DCHS)

 Trabalho, Sindicalismo e Globalização, Hermes Costa (DRTDSS)

Quando possível, poderão ser escolhidas de entre as unidades curriculares oferecidas noutros programas de doutoramento da Universidade de Coimbra. As escolhas que não constem nas unidades curriculares opcionais indicadas pela Coordenação do Programa devem ser sujeitas a apreciação e aprovação da Coordenação.

Poderá consultar os programas de Doutoramento da Universidade de Coimbra e as respetivas unidades curriculares aqui: https://apps.uc.pt/courses/pt/index?q=&ou=&type=TERCEIRO Tenha em atenção os horários de funcionamento destas unidades curriculares de modo a não serem incompatíveis com os horários das unidades curriculares obrigatórias do Doutoramento em Sociologia. No Infoestudante deve consultar estes horários por curso e disciplina.

As unidades curriculares optativas podem ser escolhidas entre as unidades curriculares dos programas de doutoramento em funcionamento no ano letivo 2020/2021 tendo em consideração que estas unidades curriculares têm de perfazer pelo menos 7,5 ECTS.

Existe um limite mínimo de inscrição de 60 ECTS/ano e um máximo de 65 ECTS/ano o que permite a inscrição em unidades curriculares de mais de 7,5 ECTS.

(13)

Os seminários temáticos (ST) são unidades curriculares oferecidas pelo programa, sendo escolhido um entre o leque definido anualmente pelo programa.

Em 2020/21 estes seminários temáticos são:

 Redes Sociais e Ação Local, Sílvia Portugal

 Sociologia das Relações Sociais de Género, Virgínia Ferreira

 Mobilidades e Migrações, Pedro Góis

 Políticas Culturais e Modos de Vida Urbanos, Claudino Ferreira

Na decisão acerca da modalidade de inscrição integral ou parcial ou semestral (ver a seguir) devem ter-se em conta os limites mínimos e máximos de inscrição, bem como o número de ECTS de cada unidade curricular.

Além das unidades curriculares do plano, os estudantes podem ainda inscrever-se um uma unidade curricular isolada adicional em outro Programa de Doutoramento da UC, em cada semestre (se inscritos em tempo integral), sem custos adicionais, desde que não faça parte do plano curricular e a inscrição seja aprovada pelo docente e coordenação do programa.

PRAZOS DE INSCRIÇÃO

Os/as estudantes são notificados dos prazos de inscrição em cada ano e semestre letivo, após os quais os estudantes ficam sujeitos a pagamento de emolumentos. Estes prazos decorrem no início das aulas de cada semestre letivo.

Em cada semestre existe também um prazo limite para solicitar alterações nas inscrições em unidades curriculares ou no regime de inscrição (integra, parcial, semestral)

Os prazos académicos podem ser consultados aqui:

http://www.uc.pt/academicos/regulamentos/prazos

(14)

HORÁRIO

1º semestre

Quinta-feira Sexta-feira Sábado

10:00-13:00 Opção (7.5 ECTS): Análise de Classes e Transformação Social, Elísio Estanque

Opção (10 ECTS): Teatro e Sociedade, André Brito Correia

Obrigatória (10 ECTS):

Teorias Sociológicas Avançadas, José Manuel Mendes e António Casimiro Ferreira

14:00-16:00 Obrigatória (5 ECTS):

Metodologia de

Investigação Sociológica, Paula Abreu

14:00-17:00 Opção (7.5 ECTS): Trabalho,

Sindicalismo e Globalização, Hermes Costa

Opção (7.5 ECTS): Sociologia do Direito, António Casimiro Ferreira

Obrigatória 2º ano e ss (10 ECTS anuais): (quinzenalmente – blearning), Carlos Fortuna

17:00-20:00 Obrigatória (7.5 ECTS): Ciclo de Conferências, Carlos Fortuna

Nota: Dada a atual situação de contingência, os horários do 2º semestre serão divulgados posteriormente.

INSCRIÇÃO

A inscrição nas unidades curriculares dá-se no momento da matrícula. Todavia, no início dos dois semestres letivos os estudantes podem alterar a sua inscrição nas unidades curriculares de cada semestre.

INSCRIÇÃO A TEMPO PARCIAL OU/E SEMESTRAL

Devem inscrever-se a tempo parcial os estudantes que, por qualquer razão (por exemplo por serem trabalhadores-estudantes), não conseguem progredir nos seus estudos à mesma velocidade dos estudantes a tempo inteiro, ficando assim com o dobro do tempo para completar o curso, com um custo anual mais baixo.

A inscrição nos cursos ministrados na UC é reconhecida pelo Infoestudante como sendo em regime de tempo integral ou parcial, solicitando ao estudante que confirme e aceite a sua

(15)

inscrição nesse regime. É importante assinalar inequivocamente o regime pretendido para efeitos de prescrição e propinas.

A inscrição em regime de tempo parcial está condicionada, no ano letivo, à inscrição num número de unidades curriculares inferior ou igual a 30 ECTS e, no semestre, inferior ou igual a 15 ECTS.

 A propina a pagar pelo estudante em regime de tempo parcial é 60% do valor da propina(1) de um estudante a tempo integral.

O/A estudante pode ainda inscrever-se em regime semestral, inscrevendo-se apenas em unidades curriculares só do 1º ou só do 2º semestre.

Testemunho

Resolvi finalmente candidatar-me a doutoramento. Após algumas pesquisas, entendi que deveria continuar na Sociologia e desta vez optar pela Universidade de Coimbra. No dia da receção aos doutorandos em Sociologia, tive consciência que este meu novo desafio não seria fácil, exigiria da minha parte, mais do que motivação, dedicação e determinação. A viagem de regresso a Leiria foi preenchida de muitas questões, muita reflexão. Tomei consciência de que tenho uma atividade profissional muito preenchida. Tenho família... resido a 80Km de Coimbra... E agora? Como vou gerir o meu tempo da melhor forma? A Universidade de Coimbra tem a resposta, frequência em regime parcial, e assim estou convicta de que é possível conciliar estudo/família/trabalho.

In Célia Rodrigues, “Regime Parcial: uma forma alternativa de fazer doutoramento”, Prisma, 6, fevereiro 2016

Para mais informações consulte: http://www.uc.pt/academicos/inscricoes/tempo_parcial

(16)

UNIDADES CURRICULARES

OBRIGATÓRIAS

Teorias Sociológicas Avançadas: Obras exemplares

Docentes: José Manuel Mendes, António Casimiro Ferreira 1º semestre

10 ECTS Objetivos

Esta unidade curricular tem por objetivo central a familiarização dos estudantes com contribuições recentes e particularmente significativas para a teoria social. O cumprimento deste objetivo passa pela discussão aprofundada e coletiva de obras consideradas exemplares, de forma a habilitar os estudantes a identificarem e a caracterizarem os eixos problemáticos, as propostas teóricas e as opções metodológicas que essas obras propõem, utilizando as mesmas como recursos para o seu próprio trabalho enquanto sociólogos.

Conteúdos programáticos

Nesta unidade curricular, será discutido um conjunto de obras que têm marcado as orientações recentes, teóricas e temáticas, da sociologia e que, em particular, têm aberto caminhos novos para a reflexão e para a investigação. As obras selecionadas incluirão tanto contribuições significativas e inovadoras para a teoria social como incursões e explorações de novos temas e novas direções de investigação, em particular aqueles que se apresentam como de especial relevância para as áreas de especialização contempladas pelo Programa.

Ciclo de Conferências

Docente: Carlos Fortuna 1º semestre

7.5 ECTS Objetivos

O objetivo do Ciclo de Conferências é colocar os estudantes em contato com a investigação mais recente, nacional e internacional, centrada em temáticas relevantes e atuais para a formação avançada a obter no curso. Pretende-se estimular nos estudantes a compreensão e a capacidade de análise crítica e avaliativa dessas temáticas, bem como as capacidades de leitura interpretativa de textos sociológicos, além da capacidade de apresentação pública e argumentação em contexto de debate científico.

(17)

Conteúdos programáticos

Existindo variação no que diz respeito aos temas das conferências e conferencistas convidados, estes inserir-se-ão nos grandes temas a abordar de modo privilegiado no Doutoramento. Entre outras salientam-se as áreas da Governação e políticas públicas; Cidades e políticas culturais;

Análise de classes e conflitualidade; Poder local; Organização e trabalho; Ciência e sociedade;

Mobilidades e migrações; Políticas sociais e desigualdades; Família e comunidades; Sociologia das relações de género.

Metodologia de Investigação Sociológica

Docente: Paula Abreu 1º semestre

5 ECTS Objetivos

O objetivo desta unidade curricular é familiarizar os/as estudantes com os fundamentos metodológicos da investigação sociológica e desenvolver conhecimentos sobre o processo de pesquisa e os principais métodos e técnicas de investigação. Como resultado desta unidade curricular os/as estudantes devem: adquirir conhecimentos técnicos sobre os principais métodos e técnicas de investigação sociológica; desenvolver capacidade reflexiva sobre o seu uso e as suas implicações epistemológicas e metodológicas; demonstrar capacidade de definir um desenho de pesquisa adequado ao objeto e aos objetivos das respetivas pesquisas.

Conteúdos programáticos

Os conteúdos programáticos serão estruturados nos seguintes pontos: 1) A investigação sociológica e o processo de pesquisa: pressupostos epistemológicos e orientações metodológicas. 2) Da diversidade de posturas epistemológica à pluralidade de orientações metodológicas. 3) O processo de pesquisa: etapas e procedimentos. 4) A pesquisa extensiva e as técnicas quantitativas: análise estatística; inquérito por questionário. 5) A pesquisa intensiva e as técnicas qualitativas: análise documental, entrevistas, observação direta, estudos de caso. 6) Técnicas complementares e estratégias de triangulação: adequação do desenho da pesquisa ao objeto de estudo.

Metodologia: Estudos de Referência

Docente: Sílvia Portugal 2º semestre

10 ECTS Objetivos

O objetivo principal desta unidade curricular é familiarizar os estudantes com os debates metodológicos e as técnicas de pesquisa mais recentes nas Ciências Sociais e na Sociologia.

Permite também a aquisição das ferramentas cognitivas que permitam uma adequada

(18)

interpretação e comparação de resultados de estudos com perfis metodológicos distintos.

Como resultado das discussões desta unidade curricular os/as estudantes devem desenvolver a capacidade de avaliação de trabalhos de investigação, das opções teóricas e operacionais seguidas e das limitações dos resultados obtidos.

Conteúdos programáticos

Esta unidade curricular parte da discussão de obras de referência em Ciências Sociais e, especificamente, em Sociologia. Analisa-se o papel dos métodos quantitativos e qualitativos na construção de abordagens epistemológicas inovadoras e desafiantes. A unidade curricular toma como objeto a análise de obras nacionais e internacionais consideradas exemplares para cumprir um duplo objetivo: por um lado, de um ponto de vista mais geral, discutir os seus contributos para a construção do conhecimento sociológico, por outro lado, de um ponto de vista mais restrito, apoiar a definição dos percursos individuais de pesquisa dos/as estudantes.

Projeto de Tese

Docente: Sílvia Ferreira 2º semestre

10 ECTS Objetivos

Esta unidade de crédito é orientada para a preparação e discussão dos projetos de investigação dos estudantes relacionados com o programa de doutoramento. O seu objetivo é aprofundar competências necessárias para a elaboração e redação de uma tese com um padrão exigente de qualidade, através de trabalho coletivo de aprendizagem em regime de seminário.

Esta unidade curricular é concebida como um espaço de formação e reflexão metodológica, orientado para a preparação dos projetos de investigação dos estudantes. Assim, os estudantes participarão ativamente num conjunto de seminários sobre metodologia de pesquisa associada à elaboração de uma tese de doutoramento, onde a sua experiência e os dilemas que a preparação do seu trabalho de investigação colocam (ex. implicações de opções teóricas e metodológicas) são elementos essenciais da aprendizagem.

Conteúdos programáticos

As sessões de seminário incluem, numa primeira parte, uma apresentação e discussão das principais estratégias metodológicas usadas na investigação sociológica com vista a fundamentar as escolhas dos alunos relativas aos respetivos projetos e, numa segunda parte, uma discussão coletiva sobre as fases de elaboração de uma tese com base na apresentação do trabalho realizado por cada aluno com vista a robustecer o trabalho individual de construção do projeto. O painel de qualificação no âmbito da CAT (ver abeixo) do primeiro ano ocorre formalmente no contexto desta unidade curricular.

(19)

Seminário de Investigação (2º ANO e seguintes)

Docentes: Carlos Fortuna (1º sem) e Sílvia Ferreira (2º sem) Anual

10 ECTS

Objetivos

Esta uc visa acompanhamento do trabalho de tese em desenvolvimento pelos estudantes, reforçando as competências a desenvolver na mesma, nomeadamente a capacidade de manusear com rigor e excelência técnica os instrumentos de pesquisa em Sociologia e produzir, apresentar e discutir análises e sínteses rigorosas dos resultados obtidos.

Mediante a apresentação e discussão do trabalho em desenvolvimento pelos estudantes possibilita-se a discussão dos temas em estudo e os seus progressos

Conteúdos Programáticos

Os conteúdos programáticos dependem das temáticas específicas das teses dos estudantes.

Metodologia

Blended-learning, com metodologias híbridas.

Apresentação e discussão do progresso do trabalho de investigação desenvolvido pelos doutorandos no 2º e 3º anos.

As sessões quinzenais presenciais em sala de aula e videoconferência permitem a apresentação e discussão entre pares e com docentes do progresso do trabalho de investigação desenvolvido pelos/as doutorandos/as. Além da supervisão do docente responsável podem ser convidados docentes especialistas nos diferentes temas e abordagens.

(20)

OPÇÕES

(a escolher uma)

Análise de Classes e Transformação Social

Docente: Elísio estanque 1º semestre

7.5 ECTS Objetivos

A «Análise de Classes» não é apenas uma corrente teórica de inspiração marxista que persegue a compreensão da sociedade, mas sim uma análise crítica das sociedades atuais (ocidentais e do Sul), cujos contornos são hoje bem distintos dos tempos de Marx, mas que têm vindo a reproduzir – e até a agravar – as contradições e desigualdades sociais, dando continuidade à velha tensão entre capitalismo e democracia. As tendências recentes, primeiro, com a força dos mercados globais a fragmentar as economias nacionais e os seus sistemas produtivos, depois, com o aprofundar da recente crise, recolocaram o problema das desigualdades (e, portanto, das classes) no centro das atenções. Elas continuam a revelar-se uma barreira intransponível à plena realização da democracia (não só política, mas também económica e social) e têm vindo a agudizar-se ao ritmo do esgotamento do Estado Social, da precarização do trabalho, e do crescimento do desemprego.

Conteúdos Programáticos

1. O conceito de «classe» e sua biografia;

2. Trabalho, capitalismo, crise;

3. A teoria marxista das classes. Marxismo, posmarxismo e neomarxismo;

4. Classes, status e identidades: neomarxistas e neoweberianos;

5. Capitalismo, trabalho e democracia;

6. O Estado capitalista: ideologia, regulação, dominação e distribuição;

7. Classe média e o Estado social;

8. Trabalho, precariedade e conflitualidade social;

9. Desigualdades;

10. Classes e novos movimentos sociais; Portugal e a classe burguesa.

Sociologia do Direito

Docentes: António Casimiro Ferreira 1º semestre

7,5 ECTS Objetivos

Facultar aos estudantes instrumentos de análise sociológica para a análise do fenómeno social

“direito”. Nas condições das sociedades contemporâneas quase todos os fenómenos sociais têm uma componente jurídica presente em esferas sociais específicas (família, trabalho,

(21)

consumo, crime, etc.) e quadros institucionais (organizações internacionais, estado, empresas, etc.). A disciplina de sociologia do direito visa facultar instrumentos de reflexão sociológica aplicados aos fenómenos sociojurídicos, sendo a partir destes que se abordam problemáticas como a da relação entre direito e mudança social, funções e sentido do direito, questões como a da relação entre a crise e o direito, e os desafios colocados pela austeridade aos direitos fundamentais, entre outras.

Programa

1. A abordagem da sociologia do direito

2. Teorias sociais do direito e da justiça (Socio-legal theories) 3. Teorias feministas do direito

4. O Estado, o poder judicial: as crises e reformas dos Tribunais 5. Violências, crime, direito e sociedade

6. As Mutações do direito de família e das crianças

7. Acesso ao direito e à Justiça, mobilização do direito e movimentos sociais 8. Novos desafios do direito

Teatro e Sociedade

Docente: André Brito Correia 1º semestre

10 ECTS

Objetivos da Unidade Curricular

Compreender a pluralidade de formas de representar a vida social e as especificidades do teatro como uma das maneiras de constituir um relato sobre a sociedade; 2. Conhecer e compreender de uma forma crítica e comparada as diferentes abordagens sociológicas sobre o teatro; 3. Compreender e analisar os modos pelos quais o teatro, ao mobilizar elementos dos reportórios que dão conta de fenómenos e processos sociais, se constitui como uma maneira de dar conta em termos performativos das identidades culturais, das dinâmicas históricas e da experiência urbana de diferentes sociedades.

Programa

1. O teatro e a pluralidade de representações da vida social: 1.1 a natureza dos relatos sobre a sociedade; 1.2 o trabalho dos produtores e dos utilizadores das representações da sociedade;

1.3 padronização e inovação na atividade de representação; 1.4 a estética da realidade; 2) abordagens sociológicas da atividade teatral: 2.1 o teatro como um mundo de trabalho cooperativo; 2.2 o teatro como um campo de lutas, distinção e conflito; 2.3 o teatro no contexto dos mundos das culturas urbanas; 2.4 o teatro numa análise pós-legitimista da cultura; 2.5 o teatro em confronto com as performances para públicos de massas ou difusos;

3) dramas sociais e dramas estéticos: 3.1 o teatro como configuração onde se mobilizam reportórios e recursos culturais distintos; 3.2 as representações teatrais das identidades culturais; 3.3 as representações teatrais de processos históricos; 3.4 as representações teatrais da vida urbana.

(22)

Trabalho, Sindicalismo e Globalização

Docente: Hermes Costa 1º semestre

7.5 ECTS

Objetivos

Esta unidade curricular tem por objetivo a compreensão das principais transformações, impactos e desafios que se colocam aos mercados de trabalho e aos seus atores (sobretudo do campo sindical) em resultado das dinâmicas suscitadas pelos processos de globalização. Trata- se, pois, de situar o lugar do trabalho contemporâneo e perceber as suas dinâmicas e mutações.

Pretende-se, assim, desenvolver as seguintes competências:

- avanço dos conhecimentos teóricos, metodológicos e empíricos nos domínios da sociologia do trabalho e do sindicalismo;

- formação de profissionais altamente qualificados, que atuam quer na esfera institucional (em especial no campo das políticas sociais e laborais), quer em organizações (públicas ou privadas) dedicadas ao desenvolvimento social e ao combate às desigualdades sociais;

- reforço das qualificações de quadros e dirigentes sindicais, institucionais e empresariais que atuam no movimento associativo e intervêm em instâncias de diálogo e concertação social.

Programa

1. Movimento social e ação coletiva: abordagens teóricas, transformações identitárias e formas organizacionais. 2. Teorias contemporâneas sobre os movimentos sociais e o paradigma dos novos movimentos sociais: as visões americana e europeia. 3. Movimento Operário e Sindicalismo: dimensões históricas e conceptuais. 4. A globalização e os seus impactos sobre o trabalho e o sindicalismo. 5. O sindicalismo entre a crise nacional e a necessidade de renovação transnacional. 6. Formas de organização laboral transnacional em ação. 7. Os movimentos sociais anti/alter-globalização.

(23)

SEMINÁRIOS TEMÁTICOS DE INVESTIGAÇÃO

(a escolher um)

Redes Sociais e Ação Local

Docente: Sílvia Portugal 2º semestre

10 ECTS Objetivos

Esta unidade curricular apresenta os principais conceitos e modelos teórico-analíticos da teoria das redes, discutindo a sua importância para a construção de um conhecimento interdisciplinar e para uma (re)atualização conceptual no interior da teoria sociológica. A unidade curricular pretende articular a discussão teórica com a aprendizagem metodológica, fornecendo instrumentos operacionais para a compreensão do funcionamento reticular dos atores sociais e o mapeamento das redes sociais. Pretende-se que a unidade curricular possibilite aos/às estudantes: a) a familiarização com conceitos e modelos da teoria das redes; b) a aprendizagem de metodologias e instrumentos de análise para o mapeamento das redes sociais e territoriais; c) a identificação de diferentes tipos de redes; d) a compreensão do funcionamento reticular dos atores sociais.

Conteúdos programáticos

No programa, explora-se o conceito de rede, a tradição sociológica de análise das redes sociais, a metodologia e as aplicações na análise das redes. Exploram-se ainda alguns conceitos sociológicos centrais como os de comunidade e sociedade, confiança e solidariedade e coesão e integração. São também abordadas as perspetivas sociológicas do capital social e as suas ligações às teorias das redes e ainda a relação entre redes sociais e ação local com ênfase especial para debates e dimensões particularmente pertinentes em realidades como a portuguesa.

Políticas Culturais e Modos de Vida Urbanos

Docente: Paula Abreu 2º semestre

10 ECTS Objetivos

A unidade curricular discute o estatuto atribuído à cultura no âmbito das políticas para as cidades e os territórios locais e avalia os impactos das políticas culturais nos diversos planos da vida urbana.

(24)

Conteúdos Programáticos 1. A cultura na cidade

2. Políticas culturais: entre o cultural, o político e o económico; 2.1. Modelos e filosofias de intervenção pública na esfera cultural; 2.2. Políticas culturais na Europa e em Portugal; 2.3. As indústrias culturais e criativas

3. Políticas para a cultura na cidade; 3.1. A nova economia política da cultura e o capital cultural dos lugares; 3.2. A cultura como fator de desenvolvimento e competitividade dos territórios; 3.3. O paradigma da cidade criativa

4. Práticas culturais na cidade: artes, cultura e estilos de vida; 4.1. Práticas e consumos culturais; 4.2. As instituições culturais e a comunidade;

5. Culturas urbanas e modos de vida; 5.1. Espacializações das culturas: diversidade e segmentação cultural; 5.2. Modos de vida, identidades e expressões culturais; 5.3. A cidade disputada

Sociologia das Relações de Género

Docente: Virgínia Ferreira 2º semestre

10 ECTS

Objetivos

No âmbito deste tema de especialização, pretende-se promover e/ou reforçar as competências teóricas e metodológicas avançadas dos/as doutorandos/as no que respeita à integração da perspetiva sociológica das relações sociais de sexo/género nas suas pesquisas.

Pretende-se que as/os participantes:

 adquiram capacidades e competências específicas e conhecimentos aprofundados indispensáveis a uma abordagem sociológica das relações sociais de género;

 ganhem um elevado nível de consciencialização do modo como as relações de género impregnam todas as dimensões da vida social;

 se familiarizem com as teorias e os modelos analíticos para fazer uma “análise de género”;

 sejam capazes de aplicar um largo espectro de teorias para compreender aspetos fundamentais envolvidos nas relações de género e na mudança social;

 expandam competências transferíveis nos campos da comunicação verbal e escrita e da aprendizagem autónoma.

Conteúdos Programáticos

As relações sociais de sexo/género serão abordadas sob diversas perspetivas históricas e teóricas. Começar-se-á com a revisitação dos principais debates teóricos em torno de algumas dicotomias – sexo/género; igualdade/diferença; mainstreaming/empowerment;

essencialismo/interseccionalidade; desconstrutivismo/neomaterialismo.

(25)

Numa segunda parte da unidade curricular será escrutinado o funcionamento das relações sociais de sexo/género em alguns dos domínios estudados pela sociologia, nomeadamente, a educação, a família, o trabalho e o emprego, a cultura e a política.

Mobilidades e Migrações

Docente: Pedro Góis 2º semestre

10 ECTS

Objetivos

Esta unidade curricular visa promover o conhecimento, de modo aprofundado, da investigação contemporânea em matéria de refugiados, de mobilidades e de migrações (baseado na sociologia, mas também na demografia, na economia e na ciência política), fomentar a capacidade de avaliar teorias sociológicas alternativas e metodologias complementares em matéria do estudo das migrações, das mobilidades e dos refugiados, preparando para investigação de doutoramento sobre estes temas

Conteúdos Programáticos

Teorias Explicativas das Migrações Internacionais e Políticas Migratórias.

2. As principais vagas migratórias 3. Sistemas Migratórios na Atualidade

4. Incorporação de Migrantes nas sociedades de acolhimento 5. Transnacionalismo e migrações

6. Migrações de Refugiados

7. Tráfico e exploração de Seres Humanos

(26)

PAINEL DE QUALIFICAÇÃO E REGISTO DO PROJETO DE TESE

No final da elaboração do Projeto de Tese (final do 2.º semestre do 1.º ano) os/as estudantes do Percurso Doutoral Regular submetem o seu projeto de tese à apreciação de uma Comissão de Acompanhamento de Tese (CAT), cujo regulamento se transcreve:

Regulamento da Comissão de Acompanhamento de Tese (CAT) Ponto 1:

A Comissão de Acompanhamento da Tese (CAT) é uma estrutura de avaliação e aconselhamento técnico-científico e de acompanhamento dos trabalhos de elaboração da Tese de Doutoramento. São assim constituídas tantas CAT quantas as Teses em progressão.

Ponto 2:

a) As CAT são compostas por entre 3 a 4 docentes ou investigadores/as da área científica da Sociologia ou áreas conexas, sendo pelo menos um/a forçosamente externo/a à FEUC. Em casos excecionais, mediante a apreciação do coordenador científico do Programa, o membro externo à FEUC pode ser substituído por um docente da FEUC externo ao Núcleo de Sociologia.

b) O/A coordenador/a do Programa de Doutoramento, assim como o/a orientador/a dos trabalhos de doutoramento integram obrigatoriamente a CAT.

c) A coordenação do Programa propõe ao Diretor da FEUC a composição das CAT e preside aos seus trabalhos.

Ponto 3:

a) Cabe à CAT avaliar a qualidade científica e aprovar o projeto de tese submetido em sessão de apresentação pública e sugerir correções, as quais serão discutidas com o/a candidato/a;

b) A CAT deve pronunciar-se sobre a admissibilidade do/a doutorando/a aos trabalhos de investigação e elaboração de uma Tese;

c) As decisões das CAT relativas à admissibilidade do/a estudante em Tese são tomadas por maioria simples dos seus membros, justificadas e vertidas em ata, cabendo ao/à coordenador/a do Programa o voto de qualidade em caso de empate. A decisão final é apresentada ao Diretor da FEUC para homologação.

d) No prazo de um mês, o/a estudante deve elaborar e submeter à coordenação do Programa um relatório da sessão da CAT, no qual devem constar os comentários e recomendações da CAT. Este relatório deve ser dado a conhecer aos elementos da CAT pela coordenação do Programa para que se pronunciem sobre a sua fidelidade.

(27)

Orientações sobre o material a submeter

Projeto de Tese

O projeto de tese deverá ter um máximo de 65 mil caracteres (com espaços, e incluindo todas as notas e referências bibliográficas). Deste projeto devem constar seguintes elementos, com os limites de caracteres que se identificam a título de orientação:

- Resumo (inclui os elementos essenciais das diferentes partes do projeto) (2000)

- Introdução (apresentação do tema e sua relevância, questão de partida e problematização sociológica) (6.000)

- Estado da Arte (25.000)

- Plano e métodos (modelo analítico/objeto teórico, objetivos e hipóteses, abordagem metodológica e técnicas) (8.500)

- Tarefas e resultados esperados (6.000) - Índice provisório da tese (2.000) - Cronograma (500)

- Referências bibliográficas (15.000)

Os/as estudantes podem acrescentar elementos que considerem pertinentes para o seu projeto de tese.

A formatação do texto do projeto deverá obedecer às regras constantes no Manual de formatação das Teses de Doutoramento da FEUC, no seguinte site:

https://www.uc.pt/feuc/eea/Documentos/linhasformata_teses_feuc_pt_A

Na capa do projeto deverá constar: a designação do programa, o título do projeto, nome do/a autor/a, orientador/a(es) e data de submissão.

A não submissão ou não qualificação em sede de CAT do projeto de tese implica a impossibilidade de inscrição em “Tese”.

Formato e local de entrega

O material deve ser entregue em formato digital e em papel.

A entrega em formato digital deve ser efetuada através do envio do material final para o/a orientador/a, coordenação do doutoramento e para a Escola de Estudos Avançados.

A entrega em formato papel deve ser efetuada na Escola de Estudos Avançados, devendo o número de exemplares corresponder ao número de membros da CAT (normalmente 3 exemplares, podendo ser 4 caso exista coorientação).

3) Sessões de apresentação do Projeto de Tese e subsequentemente

A sessão de apresentação correspondente à qualificação para prossecução em “Tese” é presencial e pública. Nesta sessão o/a estudante deverá apresentar o projeto de tese no máximo de 20 minutos, seguindo-se-lhe os comentários de membros do júri.

Da prova de apresentação do projeto de doutoramento o estudante elaborará nos 30 dias subsequentes uma ata onde constem os temas debatidos e as propostas de melhoria do júri.

(28)

Esta ata deve ser entregue ao/à orientador/a que a fará chegar aos membros do júri para aprovação.

Registo

O projeto de tese aprovado pelo Painel de qualificação é registado na FEUC. Posteriormente, qualquer alteração do título da tese deverá ser submetida para aprovação pelo Conselho Científico da FEUC.

TESE

As teses devem ser elaboradas de acordo com as normas gráficas em curso na FEUC.

Para mais informações relativas ao processo de preparação, elaboração, submissão e defesa da tese consulte:

https://www.uc.pt/feuc/eea/Teses_de_Doutoramento

DIPLOMA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA

O Programa de Doutoramento em Sociologia concede um Diploma de Especialização Avançada nas condições que se indicam de seguida:

No final do primeiro ano letivo, de acordo com o art.º 57.º, n.º 3 do Regulamento Académico da UC, a solicitação dos/as interessados/as, aos/às estudantes do Percurso Doutoral Regular poderá ser concedido um Diploma de Curso de Especialização Avançada em Sociologia desde que tenham obtido pleno aproveitamento (60 ECTS) na parte curricular do Programa (1.º e 2.º semestres).

(29)

A ORIENTAÇÃO E A RELAÇÃO COM O/A ORIENTADOR/A

A nomeação formal do/a orientador/a da Tese de Doutoramento ocorre com a aceitação formal do projeto de tese, no 2º ano do Doutoramento. Todavia, a coordenação considera desejável que o/a estudante tenha um acompanhamento especializado desde o início da elaboração do Projeto de Tese, que será avaliado em Comissão de Acompanhamento de Tese (CAT). Assim, normalmente, a definição do orientador/a faz-se no 2º semestre do primeiro ano e poderá ou não ser confirmada no final do semestre.

A relação com o/a orientador/a

Uma boa relação com o/a orientadora assenta numa boa comunicação, baseada no interconhecimento, no respeito e na clarificação inicial das expectativas mútuas. Esta relação deve ser profissional, na medida em que a qualquer momento o/a orientador/a deve poder oferecer uma avaliação crítica e rigorosa do trabalho e o/a estudante deve sentir-se suficientemente à vontade para conversar sobre as suas dúvidas, fazer perguntas e poder mesmo revelar desconhecimento.

O/A estudante deve assumir inteira responsabilidade pelo seu trabalho de investigação mas deve também aceitar os conselhos do/a orientador/a.

O/A orientador/a oferece, primeiro que tudo, apoio intelectual, na medida em que sabe que padrão de qualidade deve ter uma Tese de Doutoramento. Mas há certamente também um apoio crítico construtivo que permite ao/à estudante minimizar as suas inseguranças.

Existem hoje alguns princípios gerais sobre o tipo de apoio que o/a orientador/a pode prestar ao longo do processo de elaboração da Tese.

- Inicialmente quem orienta acompanha o trabalho de revisão da literatura, a formulação do tópico de pesquisa e o seu desenho geral, devendo chamar a atenção para o estilo mais apropriado de escrita. Esta fase inicial serve, sobretudo, para a construção do projeto de Tese.

- À medida que o trabalho avança a relação vai-se convertendo numa discussão regular das ideias do/a estudante, dos resultados obtidos e do quadro teórico e analítico.

Existe também um conjunto de expectativas genéricas do orientador/a relativamente ao/à orientando/a, designadamente que este/a seja capaz de:

 Lidar com as principais teorias e conceitos da área de estudo e de reconhecer as suas fraquezas e procurar superá-las;

Exprimir-se oralmente e de forma escrita de acordo com os padrões adequados da comunicação científica;

 Manter o/a orientador/a informado/a do progresso do trabalho, dando conta de eventuais problemas que possam ter impacto negativo no decorrer do processo de investigação e redação da Tese;

 Auto-organizar-se, cumprir prazos e demonstrar autonomia;

 Ter a iniciativa de propor a realização de reuniões com o/a orientador/a para obter feedback do seu trabalho – quanto mais claras forem as ideias do/a estudante sobre os aspetos que precisam ser esclarecidos mais produtivas são estas reuniões;

 Elaborar pequenas sínteses do que foi discutido nessas reuniões (compromissos quanto a prazos de entrega de capítulos, indicação sobre os avanços face à reunião anterior, etc.) e partilhar essa informação com o orientador/a;

 Apresentar trabalho escrito ao/à orientadora ao longo de todo o processo, pois este é a base para a avaliação da qualidade e os progressos da pesquisa. Quanto mais específico

(30)

for o/a estudante relativamente ao tipo de feedback que procura, mais útil é este feedback.

PUBLICAÇÕES E COMUNICAÇÕES

Durante o processo de doutoramento o/a estudante possui uma vinculação à Faculdade de Economia e ao Programa de Doutoramento em Sociologia que deve tornar evidente na sua apresentação pessoal (assinatura de email, por exemplo). É desejável que o/a estudante apresente o seu trabalho em eventos científicos ou suportes escritos científicos como revistas, oficinas, etc., que representam outras ocasiões para obter feedback sobre o trabalho em curso. São também formas de familiarização com a comunidade científica e de valorização científica e profissional, cumprindo assim os objetivos gerais do Programa.

Como tal, o/a estudante deve ter o cuidado de, quando apresenta o seu trabalho científico, garantir que este possui uma qualidade adequada aos padrões de exigência de um trabalho de Doutoramento. Para este efeito, deve discutir com o/a orientador/a a adequabilidade da sua participação em eventos científicos e a natureza desta participação. Antes de submeter uma proposta de comunicação a um congresso científico esta deve ser dada a conhecer ao/à orientador/a, quer na forma de resumo, quer na forma de texto de conferência. De igual modo, o/a estudante deve procurar o conselho do/a orientador/a relativamente à publicação de textos resultantes do seu trabalho de Doutoramento, quer no que diz respeito às plataformas mais indicadas para publicação, quer no que diz respeito à própria adequação desses textos.

Ao longo do processo, e no contexto de trabalho desenvolvido conjuntamente, incentivam-se os/as estudantes e os/as orientadores/as a produzirem comunicações e textos em coautoria de modo a permitir que este trabalho possa ser apresentado e publicado em plataformas de mais elevada qualidade científica (revistas e conferências internacionais com revisão por pares, revistas indexadas, capítulos em obras coletivas, etc.). Estas coautorias devem ocorrer de modo a reconhecer o contributo de ambos para o trabalho, cabendo ao/à orientador/a a avaliação da pertinência da coautoria.

(31)

DOCENTES da SOCIOLOGIA

Ana Raquel Matos

Ana Raquel Matos é professora auxiliar da FEUC, docente de Sociologia e investigadora do Centro de Estudos Sociais e membro do Núcleo de Estudos Sobre Ciência, Economia e Sociedade (NECES). É doutorada em Sociologia no âmbito do programa "Governação, Conhecimento e Inovação" com a tese

"Birthing democracy»: Between birth policies in Portugal and mothering new forms of democracy in Brazil". As suas áreas de interesse incidem em temas como "Democracia e Participação Pública", "Movimentos sociais e ação coletiva", "Participação dos/as cidadãos/ãs nos sistemas de saúde" e "Relação entre Ciência e Conhecimentos". Tem dedicado especial interesse à análise das ações de protesto enquanto mecanismos de participação cidadã em contextos deliberativos, sobretudo na área da saúde. Entre as suas publicações destacam-se os livros Saúde, Participação e Cidadania. Experiências do Sul da Europa. Coimbra: Almedina, 2014 (organizado com Mauro Serapioni) e Vítimas, Estado e Cidadania: Responsabilidades Cruzadas. Como se torna uma vítima num cidadão. Vila Nova de Famalicão: Húmus, 2012 (com Pedro Araújo e Susana Costa).

Gabinete: 413 Telefone: 239 790 500 E-mail: amatos@ces.uc.pt https://www.ces.uc.pt/pt/ces/pessoas/investigadoras-es/ana-raquel-matos

André Brito Correia

É docente de Sociologia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais, integrando o Núcleo de Estudos Sobre Cidades, Culturas e Arquitetura. Obteve o grau de Licenciado e de Mestre em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Doutorou-se na área da Sociologia da Cultura, do Conhecimento e da Comunicação na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e na École des hautes etudes en sciences sociales (Paris), tendo apresentado uma dissertação de doutoramento sobre a experiência teatral.

Os seus interesses de investigação focam-se nos domínios da criação artística, da atividade teatral em contextos urbanos, da relação entre atores e espetadores. No conjunto das suas publicações, destaca-se a autoria do livro "Arte como Vida e Vida como Arte – Sociabilidades num contexto de criação artística" (Coleção "Saber Imaginar o Social", publicada pela Editora Afrontamento).

Gabinete: 514 Telefone: 239 790 529 E-mail: correia@fe.uc.pt http://www.ces.uc.pt/investigadores/cv/andre_brito_correia.php

(32)

António Casimiro Ferreira

Doutorado em Sociologia do Estado e da Administração pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde exerce funções de Professor Auxiliar.

É investigador do Centro de Estudos Sociais integrado no Núcleo sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe) e coordenador do Programa de Doutoramento "Direito, Justiça e Cidadania no Séc. XXI", das Faculdades de Economia e de Direito da Universidade de Coimbra (FEUC e FDUC) e do Centro de Estudos Sociais (CES). É também consultor da Organização Internacional do Trabalho (Escritório de Lisboa).

Entre os seus livros destacam-se: Política e Sociedade Teoria social em tempo de austeridade, Vida Económica, 2014, Sociedade da Austeridade e direito do trabalho de exceção, Vida Económica, 2012, O Trabalho e os seus Direitos: perspectivas da sociologia do direito do trabalho, Coimbra: Almedina, 2011;

Impacto da Negociação Colectiva na Regulamentação do Mercado de Trabalho, Lisboa: Coleção Cogitum, 2006; Trabalho Procura Justiça: os tribunais de trabalho na sociedade portuguesa, Coimbra: Almedina, 2005; Acesso ao Direito e Mobilização dos Tribunais de Trabalho: o caso da discriminação entre mulheres e homens, Lisboa: CITE (2005).

Gabinete: 518 Telefone: 239 790 533 Email: casimiro@fe.uc.pt http://www.ces.uc.pt/investigadores/cv/antonio_casimiro_ferreira.php

Carlos Fortuna

Doutorado em Sociologia (State University of New York – Binghamton – 1989), é Professor Catedrático da FEUC e Investigador Permanente do Centro

de Estudos Sociais, onde integra o Núcleo de Estudos Sobre Cidades, Culturas e Arquitetura.

Coordenador científico dos Programas de Doutoramento em

"Cidades e Culturas Urbanas" e em "Sociologia".

Áreas de interesse: Culturas urbanas; Turismo, patrimónios e memórias; Identidades e imagens das cidades.

Das suas publicações mais recentes constam os livros Simmel: A Ruína. (Organização e Apresentação de C.

Fortuna). Coimbra Imprensa da Universidade. (no prelo);

Cidades e Urbanidades. Coimbra, Imprensa da Universidade. (no prelo). Recentemente publicou também

os artigos: "Reapproaching Old Buildings within the City", Joelho – Journal of Architectural Culture, 9, 9, 88-97, 2018; "Caminhar Urbano e Vivências Imprevistas", Revista Brasileira de Sociologia, 6, 13, 137-154, 2018; "Urbanidades Invisíveis", Tempo Social, 31, 18, 135 – 151, 2019; "Serendipidade Caminhante: O elogio do andar". CesContexto, 24, julho 2019, pp. 5-11, 2019; "O Mundo Social dos Ruídos. Contributos para uma Aproximação Sociológica". Análise Social (no prelo); As Cidades Outras e o mundo urbano contemporâneo., in Silvia Gomes et al.

(org.), Desigualdades Sociais e Políticas Públicas. V. N. Famalicão, Edições Húmus, pp. 259- 275, 2018; "Variações sociológicas em torno das cidades e da segregação", in Rosemere Maia (org.), Rio: Revisto de suas Margens. Rio de Janeiro, Letra Capital, 184-200, 2018.

Gabinete: 503 Telefone: 239 790 538 E-mail: cfortuna@fe.uc.pt http://www.ces.uc.pt/investigadores/cv/carlos_fortuna.php

Referências

Documentos relacionados

Como pano de fundo, teremos sempre o mundo da grande corrupção generalizada e protegida até pelo aparelho do Estado (essas coisas não acontecem só no Brasil!...), o

As regiões em cinza indicam regiões onde não houve quebra de safra, ou seja, ou a produtividade aumentou em relação ao ano anterior, ou houve uma queda de produtividade inferior a

Crop failures are apparently more frequent in the case of maize because it is a lower technology crop compared to soybeans, and because it is a crop commonly used for the

• For MATOPIBA, it is an Agricultural Frontier, with production related to the fast growing Agribusiness, corn is increasingly exposed to areas that had previously no cultivation,

X. Educação ambiental a todos os níveis de ensino, inclusive a educação da comunidade, objetivando capacitá-la para participação ativa na defesa do meio ambiente. 54) um dos

Magdalena Tenerife INSTITUCION EDUCATIVA DEPARTAMENTAL SIMON BOLIVAR 010868 MAÑANA. Nariño Ancuyá INSTITUCION EDUCATIVA CARLOS ALBORNOZ ROSAS

Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, 2015/2016 Regente: Prof Doutor Duarte Marques.. II

“EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL”; INPAR PROJETO RESIDENCIAL VIVER MORUMBI SPE LTDA.. “EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL”; INPAR PROJETO RESIDENCIAL VON SCHILGEN