• Nenhum resultado encontrado

A história do Rio Grande do Sul contada de uma outra forma VI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "A história do Rio Grande do Sul contada de uma outra forma VI"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

A história do Rio Grande do Sul contada de uma outra forma VI

Mas também na em outras áreas, além de destacadas personalidades, da economia e história, o Rio Grande do Sul se insere no cotidiano da vida do Brasil e dos brasileiros. Nesse capítulo vejamos alguns expoentes das artes e cultura que se destacam.

Arte e literatura

Divulgação das Lendas Populares Brasileiras

Uma lenda afro-cristã, a Lenda do Negrinho do Pastoreio, que datada do final do século XIX, está intimamente relacionada com o movimento da abolição da escravatura. É a história de um menino negro sem nome, e apadrinhado pela Virgem Maria, escravo de um estancieiro má índole.

Em represália a trabalhos não realizados – o cuidado com o cavalo preferido do patrão –, o menino foi agredido e jogado num formigueiro. Depois de três dias o menino não sofrera com os insetos, salvo por sua madrinha, a Virgem Maria.

Essa série de 5 selos, emitida em 28 de fevereiro de 1974, contempla manifestações do folclore nacional, em especial algumas lendas regionais.

Dia do Livro – Homenagem a Érico Veríssimo

O escritor, um dos brasileiros mais populares, nasceu em Cruz Alta em 17 de dezembro de 1905 e faleceu em Porto Alegre em 28 de novembro de 1975. Depois de estudar em Porto Alegre retorna a Cruz Alta. Seus pais se separam. Mas Érico sempre gostou dos grandes autores. Em 1930 retorna a Porto Alegre e trabalha na Revista do Globo. Sempre foi ativo no cenário cultural de Porto Alegre.

Em 1938 publica sua primeira obre de repercussão nacional e internacional – Olhai os Lírios do Campo.

Mas sua obra maior foi “O Tempo e o Vento”. O selo de 23 de outubro de 1980 traz uma cena deste livro.

Selo C 832

Selo C 1170

(2)

Mercosul – Érico Veríssimo

Anteriormente já se falou deste escritor literário gaúcho. Inúmeras de suas obras, iniciando por

“Olhai os lírios do campo”, “Saga” (que o próprio autor qualificou como sendo sua pior), “O resto é silêncio” e a trilogia “O tempo e o vento” tiveram repercussão internacional.

Em 1941 foi convidado pelo governo americano para um ciclo de palestras, recebendo idêntico convite mais uma vez em 1943.

Em 1947 começou a escrever a trilogia, iniciando em 1950 com “O Continente”; o segundo volume “O Retrato” e, por fim, o terceiro volume “O Arquipélago” no ano de 1958. Entre 1953 e 1956 Érico Veríssimo morou nos Estados Unidos onde assumiu a direção do Departamento de Assuntos Culturais da OEA. O selo é de 9 de setembro de 2005.

Mário Quintana

Contemporâneo de Érico Veríssimo, Mário de Miranda Quintana nasceu em Alegrete no dia 30 de julho de 1906, falecendo em Porto Alegre em maio de 1994.

Poeta, tradutor e jornalista, veio a Porto Alegre para estudar no Colégio Militar em 1919. É considerado o

“poeta das coisas simples”. Em 1940 lançou seu primeiro livro de poemas – “A Rua dos Cataventos”;

em 1966 sua “Antologia Poética”.

Trabalhou na Editora Globo e entre 1953 e 1977 escrevia sua coluna na página de cultura do jornal Correio do Povo. Passou a maior parte de sua vida residindo em hotéis, assim entre 1968 e 1980 no Hotel Majestic

Este prédio do hotel, tombado em 1982 pelo Patrimônio Histórico de Porto Alegre, em 1983 foi transformado em Centro Cultural (no qual quarto onde morara foi reconstruído e aberto para visitação) e chamado de “Casa de Cultura Mário Quintana”. O selo em homenagem ao poeta foi emitido no dia 30 de julho de 2005.

Selo C 2619

Selo C 2620

(3)

ARBRAFEX 92 – II Exposição Filatélica Argentino-Brasileira

Num bloco comemorativo e os mesmos selos numa quadra trazem cenas da vida no campo e do folclore gaúcho. Respectivamente dois selos com cenas da lida dos peões no pastoreio de gado, um com cena de dança folclórica e um quarto com uma charrete, transporte dos habitantes do campo.

Entre os dias 20 e 28 de março de 1992 realizou- se o segundo evento binacional, então em Porto Alegre, sucedendo aquele realizado em 1988 em Buenos Aires. Homenageando este evento, foi emitida respectivamente uma quadra se-tenat e um bloco comemorativo, ambos mostrando os mesmos selos. A data de emissão é a data de abertura do evento.

Promoção do Folclore Nacional

Retratando algumas das principais manifestações folclóricas do Brasil, esta série de 5 selos foi emitida em 6 de agosto de 1972.

O segundo selo desta série representa um casal de gaúchos em uma cena de dança do folclore regional.

O Rio Grande do Sul é rico em tradições regionais na música e na dança. Nota-se a influência portuguesa na música, mas há um colorido característico e regional. Na dança, o vaneirão é dançado por um par – um peão e uma prenda –, já a “chula” é uma dança oriunda do período da Revolução Farroupilha. Os soldados, ao som dos tambores, efetuavam passos por sobre uma lança e era um desafio realizar os passos mais arrojados sem tocar na lança. Esse folclore se mantêm e é cultivado nos CTG – Centros de Tradição Gaúcha – em todo o Estado e também em outros estados brasileiros onde gaúchos se estabeleceram.

Selo C 745

Selos C 1778 a C 1781 Bloco L 90

(4)

Série América 98 – Mulheres

Homenageando 4 mulheres que se destacaram no cenário nacional, esta quadra traz a figura de Elis Regina Carvalho Costa – simplesmente Elis Regina, a Pimentinha. Nascida em Porto Alegre em 17 de março de 1945, faleceu em São Paulo no dia 19 de janeiro de 1982.

Cantora dedicada à música popular brasileira.

Ganhou notoriedade quando, em 1965, cantou a música “Arrastão” de Vinícius de Moraes e Edu Lobo, durante o festival de música da TV Excelsior.

Cantou músicas compostas por Milton Nascimento, Tom Jobim, Ivan Lins, Renato Teixeira, entre outros.

Foi casada duas vezes, com Ronaldo Bôscoli e com Paulo Camargo Mariano, com que teve dois filhos – Maria Rita, também cantora e o pianista César Camargo Mariano. Na quadra emitida em 11 de março de 1998 encontramos o selo em sua homenagem ao lado de Clementina de Jesus, Dulcina de Moraes e Clarice Lispector. Esta quadra se-tenat foi lançada no dia 11 de março de 1998.

Natal 2009 – Presépios Ana Rech

Este é um distrito da cidade de Caxias do Sul, fundado em 26 de setembro de 1927, sendo o nome oriundo daquele de uma imigrante italiana – Anna Maria Pauletti Rech – vinda da Itália, fixando residência no lote 104 do Travessão Leopoldina, em abril de 1877. O distrito abriga a maior montadora de ônibus da Brasil, a Marcopolo, e outras importantes indústrias metal-mecânicas e moveleiras.

O distrito abriga perto de 16 mil habitantes e manteve uma tradição dos imigrantes que decoram seus jardins com cenários natalinos. Já são mais de 100 jardins decorados a cada ano.

Chegam a ser presépios com figuras em tamanho natural, os jardins iluminados, e todo tipo de decoração alusiva. A série de seis selos, emitida em 16 de outubro de 2009, retrata cenas de presépios de alguns dos jardinas decorados de Ana Rech.

Selo C 2072

(5)

Fábrica dos Gaiteiros

Em 2010 foi criado o projeto Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música, organização sem fins lucrativos para manter viva a tradição da música tradicional gaúcha através da “gaita de oito baixos”, também conhecida como “gaita ponto”. A sede do projeto é um galpão localizado na cidade de Barra do Ribeiro, município localizado a margem da Lagoa dos Patos. Ensina jovens entre 7 e 15 anos não só apreender tocar esse como também a construírem seus próprios instrumentos. Atualmente são 6 unidades de ensino no Rio Grande do Sul e duas em Santa Catarina. Renato Borghetti é um renomado instrumentista reconhecido não só no Brasil, mas com renome internacional. O selo personalizado básico foi emitido em 6 de fevereiros de 2020.

Bento em Aquarela

A cidade de Bento Gonçalves/RS, na Serra Gaúcha é a principal região produtora viti-vinícola do Brasil.

Por iniciativa da Prefeitura Municipal foi criado o projeto “Cultura para todos” com o objetivo a incentivar a promoção de artistas locais. A primeira ação foi “Bento em Aquarela”, a exposição de 20 quadros pela técnica da aquarela do artista plástico Geison Ranzi que retratam cenas da vida cotidiana de produtores viti-vinícolas e do cenário da cidade.

Imagens de 10 desses quadros se tornaram cartões postais para divulgar a cidade e suas belezas. O barril, estilizado em concreto, reproduzido no selo é o portal de entrada da cidade. Esse selo postal personalizado básico foi emitido em 10 de setembro de 2020.

Queijos do Brasil

A cultura culinária brasileira é muito variada conforme as regiões do país. Muitas vezes essa é influenciada pelas origens étnicas que habitam nas mesmas. Assim, a produção do leite fez com que diferentes tipos de queijos vieram a ser produzidos e caracterizam suas origens.

Selo PB 151

Selo PB 169

(6)

Curiosidades

No Rio Grande do Sul é produzido o “queijo serrano”

na região dos Campos de Cima da Serra, no altiplano a mais de 1000 metros acima do nível do mar.

Produzido com leite bovino, mas de vacas de gado de corte criado em campo aberto, a partir do leite crú e integral. Têm suas origens da imigração portuguesa e possui uma textura, aroma e sabor bem peculiar por ser um queijo curado. A produção é em pequena escala mês pode participar do sustento de muitas famílias de pequenos agricultores.

Animais Domésticos

Em 2018 a ECT lançou uma folha com 30 selos dentro da série UPAEP retratando animais domésticos. Principal característica dessa série foi que os animais retratados são os “pets” pertencente a funcionários dos Correios. Dois desses selos retratam pets de funcionários da ECT do Rio Grande do Sul.

O primeiro é a gata Bárbara que pertence a Melina Fuzer Voigt Castagnetti que é funcionária atendente da Agência Tristeza na Zona Sula da capital Porto Alegre.

O segundo selo traz a imagem do coelho Orelhinha que pertence a Aldair Bahr, carteiro na cidade de Campo Novo no interior do Estado do Rio Grande do Sul.

O lançamento dessa série ocorreu na sede da Sociedade Filatélica Rio-Grandense, a primeira vez em que essa foi escolhida para o lançamento de um produto filatélico da ECT. Representantes da Diretoria Regional dos Correios bem como da Diretoria da SFRG e seus sócios estiveram presente ao acontecimento.

Selo C 3780

Selo C 3787

(7)

Congressos e eventos

5º Congresso Eucarístico Nacional em Porto Alegre

O Congresso Eucarístico Nacional é uma realização de ordem religiosa, católica e determinada pelo Vaticano, e se realiza em todos os países de religião predominantemente católica. No Brasil as datas e os locais são determinados pela Conferência Episcopal.

Inicialmente não havia um espaçamento uniforme de datas.

O primeiro ocorreu em 1933 em Salvador/BA e o 5º, em Porto Alegre, somente em 1948. Em média ocorrem a cada 5 anos em diferentes cidades brasileiras. O tema do evento em Porto Alegre foi

“Ação Social”.

O selo alusivo foi apresentado em 23 de outubro de 1948, traz o Brasão de Armas do Congresso Eucarístico Nacional e a indicação da cidade onde se realizou.

6º Congresso Nacional de Contabilidade em Porto Alegre

O 6º Congresso Nacional de Contabilidade realizou- se entre os dias 22 e 28 de fevereiro de 1953 nas dependências da Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre.

Tema mestre do encontro foi “Padronização de Balanços”. O Contador gaúcho Virgílio Bassano Cortese foi o presidente do evento. Ao longo deste foram apresentados 18 trabalhos dentre as 5 comissões que debatiam os temas inerentes à categoria.

Com a emissão em 22 de fevereiro de 1953, repro- duzindo o escudo gráfico do evento, o selo homenageia sua realização. Houve dois carimbos comemorativos, um preto e o segundo vermelho.

Selo A 70

Referências

Documentos relacionados

Na entrevista a seguir, Capovilla revisita a própria trajetória intelectual, debate a sua passagem pelo Centro Popular de Cultura de São Paulo e as críticas que escreveu para

Na Figura 4.7 está representado 5 segundos dos testes realizados à amostra 4, que tem os elétrodos aplicados na parte inferior do tórax (anterior) e à amostra 2 com elétrodos

Program and Book of Abstracts XXVI Meeting of the Portuguese Association for Classification and Data Analysis CLAD 11–13 April 2019 Viseu, Portugal

The objectives of this article are as follows: (1) to describe the assessment protocol used to outline people with probable dementia in Primary Health Care; (2) to show the

A teoria da vontade, ou Willenstheorie foi admitida pelos autores alemães do século XIX, como THIBAU, PUCHTA, SAVIGNY, WINDSCHEID, para quem, na formação do contrato, o

Este capítulo apresentou o desenvolvimento da estrutura sonora para a integração do feedback sonoro nas aplicações do dispositivo SHaRe e do dispositivo WESt, de forma a

The objective of this study was to evaluate the influence of sorghum silage diets with different grain concentrate levels on ruminal parameters, nutrient intake and

O Documento Orientador da CGEB de 2014 ressalta a importância do Professor Coordenador e sua atuação como forma- dor dos professores e que, para isso, o tempo e