• Nenhum resultado encontrado

DESENVOLVIMENTO História Bíblica Gênesis 22: Abraão obedece a voz de Deus

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "DESENVOLVIMENTO História Bíblica Gênesis 22: Abraão obedece a voz de Deus"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

INAKIDS – CORNÉLIO PROCÓPIO-PR Tema central: A obediência

Data: 08 a0 14 de março de 2021

Lição bíblica Nº 06: Abraão obedece a voz de Deus Professora: Mavi

Versículo Bíblico: “Mas ele disse: Antes, bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam”. Lucas 11:28

Texto bíblico: Gênesis 22: 1 ao 18

OBJETIVOS

- Aprender a importância da Bíblia.

- Entender que a Bíblia é o livro que Deus nos deu.

- Entender que a Bíblia nos ensina maneiras de ser obedientes.

- Aprender que Deus quer que sejamos obedientes.

- Sentir o amor pela Bíblia e prazer em ouvir suas histórias.

ORIENTAÇÕES GERAIS

Sugere-se que antes de tudo faça um tempo de oração “com a criança”, abençoando sua vida e pedindo a orientação do Espírito Santo para a apropriação da Palavra. Após isso apresente o versículo bíblico do dia e explique a importância de memorizá-lo durante a semana.

INTRODUÇÃO

Olá crianças! Na Bíblia, a Palavra de Deus, encontramos muitos ensinamentos que Deus tem para nossas vidas.

O texto bíblico de hoje nos traz uma dessas importantes lições de amor e obediência ao nosso Deus nosso Pai celestial.

Você ouviria a voz de Deus e se submeteria à Sua vontade, mesmo que isso implicasse um altíssimo custo pessoal ?

DESENVOLVIMENTO

História Bíblica – Gênesis 22:1-18 - Abraão obedece a voz de Deus

(2)

Provavelmente todos conhecemos a história de Abraão e Isaac. Isaac era o único filho de Abraão e Sarah. Era também o filho prometido por Deus e pelo qual esperou por muitos anos. Mesmo assim, um dia, Deus mandou Abraão sacrificar Isaac.

“Sucedeu, depois destas coisas, que Deus provou a Abraão, dizendo-lhe: Abraão! E este respondeu: Eis-me aqui. Prosseguiu Deus: Toma agora teu filho; o teu único filho, Isaac, a quem amas; vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te hei de mostrar.”

Levantou-se, pois, Abraão de manhã cedo, albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaac, seu filho; e, tendo cortado lenha para o holocausto, partiu para ir ao lugar que Deus lhe dissera. Ao terceiro dia levantou Abraão os olhos, e viu o lugar de longe.

E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o mancebo iremos até lá; depois de adorarmos, voltaremos a vós. Tomou, pois, Abraão a lenha do holocausto e a pôs sobre Isaac, seu filho; tomou também na mão o fogo e o cutelo, e foram caminhando juntos. Então disse Isaac a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaac: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?

Respondeu Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. E os dois iam caminhando juntos. Havendo eles chegado ao lugar que Deus lhe dissera, edificou Abraão ali o altar e pôs a lenha em ordem; o amarrou, a Isaac, seu filho, e o deitou sobre o altar em cima da lenha. E, estendendo a mão, pegou no cutelo para imolar a seu filho.”

Abraão fez exatamente o que Deus lhe tinha dito. Seguramente não foi a coisa mais agradável da sua vida. Ele, igual aos outros homens na Bíblia, não eram robôs a executar a vontade de Deus de forma mecânica. Eles eram como nós, humanos com livre vontade que escolheram submeter-se a Deus por vontade própria. A sua obediência não era automática mas “ Vinha do coração”. Esta é a única obediência de que fala a Palavra de Deus. Deus não quer robôs, homens de gelo que executariam a sua vontade mecanicamente sem ser pelo coração. Ele quer gente que O AMASSE COM TODO O SEU CORAÇÃO, ALMA, MENTE E FORÇA. (Marcos 12:30) Ele quer seres com livre vontade que decidiam se submeter à vontade de Deus.

Voltando a Abraão, ele seguiu a Palavra de Deus apesar de parecer implicar a perca do seu único filho. Porém quando chegou ao momento decisivo o Senhor interferiu:

“Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde o céu, e disse: Abraão, Abraão! Ele respondeu:

Eis-me aqui. Então disse o anjo: Não estendas a mão sobre o mancebo, e não lhe faças

(3)

nada; porquanto agora sei que temes a Deus, visto que não me negaste teu filho, o teu único filho. Então o anjo do Senhor bradou a Abraão pela segunda vez desde o céu, e disse: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor, porquanto fizeste isto, e não me negaste teu filho, o teu único filho, que deveras te abençoarei, e grandemente multiplicarei a tua descendência, como as estrelas do céu e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos; e em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; PORQUANTO OBEDECESTE À MINHA VOZ.”

CONCLUSÃO

Deus sabia perfeitamente quão grande era o amor de Abraão por Isaac. Ele sabia que era “o seu único filho que ele amava”. Sobretudo porque foi Deus que lhe deu Isaac. No entanto, Abraão demonstrou que amava a Deus e obedecia a sua vontade. Se submetia à vontade de Deus, mesmo que isso implicasse um altíssimo custo pessoal, decidiu obedecer assim como diz a Palavra de Deus em Deuteronômio 5: 9 “Quem dera eles tivessem sempre no coração esta disposição para temer-me e para obedecer a todos os meus mandamentos.

Assim tudo iria bem com eles e com seus descendentes para sempre!

Aprendamos com Abraão que vale a pena obedecer a Deus! Aquele que obedece é honrado pelo Senhor!

Apesar das bênçãos do Senhor serem incontáveis, elas não podem ser o nosso objetivo em nossas vidas, nem em nossa relação com Ele. O nosso foco deve ser conhecê-lo cada dia mais para compreender sua vontade e obedecê-lo de todo nosso coração.

Obedecer é um ato de amor e coragem e traz muitos benefícios. É uma forma de demonstrar o nosso amor a Ele e a sua Palavra que nos ensina que sempre é melhor obedecer.

ATIVIDADES E RECURSOS

(4)

Versículo bíblico para decorar na semana:

“Mas ele disse: Antes, bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam”.

Lucas 11:28

(5)

“Quem dera eles tivessem sempre no coração esta disposição para temer-me e para obedecer a todos os meus mandamentos. Assim tudo iria bem com eles e com seus descendentes para sempre!

Deuteronômio 5: 9

Referências

Documentos relacionados

O uso contínuo de cocaína pode levar o cocainômano (viciado em cocaína) a ter efeitos físicos crônicos (distúrbios cardíacos, respiratórios/nasais e gastrointestinais) e psíquicos

O teste de patogenicidade cruzada possibilitou observar que os isolados oriundos de Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Manaquiri e Iranduba apresentaram alta variabilidade

2.1 ANÁLISE MERCADOLÓGICA 2.2 MISSÃO DA EMPRESA 03 CONCORRÊNCIA 04 FORNECEDORES 05 PLANO DE MARKETING 5.1 PLANO DE VENDAS 06 CUSTOS 07 INVESTIMENTO 08 ANÁLISE FINANCEIRA 09

Partindo das observações realizadas em sala de aula e das contribuições dos autores expostos, entendemos que o ensino da disciplina de matemática, é um assunto

Você não deve tomar BISOLTUSSIN se tiver alergia à substância ativa ou a outros componentes da fórmula; em tratamento concomitante ou tratamento nas 2 semanas anteriores com

[r]

Os materiais e métodos estatísticos utilizados encaminharão aos resultados e permitirão as análises dos fenômenos sociais observados com a comparação entre o resultado do Indicador

Por fim a perspectiva de Caroline Brettel, autora do nono e último ensaio, incorpora às estratégias de produção de etnografias a experiência subjetiva do antropólogo que, segundo os