• Nenhum resultado encontrado

Brasileira ganha etapa do circuito mundial de surfe em Portugal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Brasileira ganha etapa do circuito mundial de surfe em Portugal"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

www.agorarn.com.br

NATAL, TERÇA-FEIRA, 8 DE MARÇO DE 2022 | EDIÇÃO Nº 1.286 | ANO 6 | 7.500 EXEMPLARES DIRETOR DE REDAÇÃO: ALEX VIANA

__PÁG.3

Declarações atingem Ministério do Desenvolvimento Regional, comandado por Rogério Marinho

O

governador do Ma-

ranhão, Flávio Dino (PSB), durante entre- vista ao Portal 247, disse: “Esta- mos vendo o maior desvio de di- nheiro público da história brasi-

leira. Este tal ‘orçamento secre- to’ é o maior desvio de recursos federais. Nada chega perto dis- so. Não há escândalo narrado, de CPI de Anões, o que quiser botar, que chegue perto disso

que está sendo feito com essas ditas emendas de relator, racha- dinhas e seja lá mais o que for”.

Conforme uma série de reporta- gens publicadas pelo jornal Es- tado de S. Paulo, iniciada no ano

passado, o MDR criou um orça- mento secreto onde deputados e senadores da base de apoio do governo de Jair Bolsonaro (PL) receberam, aproximadamente, R$ 3 bilhões em emendas.

Flávio Dino: “Orçamento secreto é o maior desvio de recursos federais”

Governador denuncia

Luiz Almir

Últimas da Política

Carlos Eduardo Alves renova Comissão do PDT só por 3 meses

__PÁG.6

__PÁG.8

__PÁG.11

Ney Lopes

Fabrícia Mesquita

Lacuna irreparável a morte do ex-governador Geraldo Melo.

Previsão confirmada: transbordaram lagoas de captação da zona Norte.

Hoje, vamos de alimentos que aumentam e reduzem a ansiedade.

No RN

Nesta segunda-feira 7, a go- vernadora Fátima Bezerra ho- menageou personalidades com diploma Capitã PM Marina Ré- gia Galhardo Rocha Leôncio.

Dia da Mulher é marcado por extensa programação

__PÁG.11

Fim da vigência será em ju- nho. Carlos Eduardo não vai revelar motivo do prazo curto.

__PÁG.3

Debandada de secretários dará

“nova cara” ao governo petista

Rio Grande do Norte se despede do ex-governador Geraldo Melo

Março Lilás alerta sobre prevenção ao câncer de útero

Escritora

potiguar quer incentivar leitura entre as crianças

Candidatos Luto Saúde Literatura

Estratégia de Fátima Be- zerra é eleger o maior número possível de deputados estadu- ais e federais, assim como um senador, para formar base que sustente sua eventual reeleição.

Vitimado por um câncer aos 86 anos, Geraldo José da Câmara Ferreira de Melo pas- sou seus últimos dias de vida cercado por seus familiares e amigos, em Natal.

Abertura da campanha do Março Lilás foi na Unidade de Saúde da Família das Quintas, com a primeira-dama de Natal, Amanda Dias, representando o prefeito Álvaro Dias.

Contar e criar histórias sempre fizeram parte da rotina da educadora Luma Carvalho, escritora curraisnovense que lançará, neste sábado 12, seu primeiro livro infantil.

__PÁG.4 __PÁG.2 __PÁG.10 __PÁG.15

TT DUNBAR / WSL

Brasileira ganha etapa do circuito mundial de surfe em Portugal

Tatiana Weston-Webb venceu Lakey Peterson, obtendo 15.33 na

somatória das melhores notas conquistadas

__PÁG.16

(2)

FILIADO A

Todas as informações contidas nos artigos publicados nesta edição são de inteira responsabilidade dos autores, não tra- duzindo, portanto, a opinião deste jornal. Sua publicação visa tão-somente a promover o debate e a refl exão sobre proble- mas dos mais variados segmentos da sociedade.

www.agorarn.com.br

Alex Viana

Diretor-Presidente Edilson Viana

Dir.Administrativo Lissandra Viana

Dir. Financeira Alessandra Viana Dir. de Marketing

ENDEREÇO DA REDAÇÃO:

AVENIDA HERMES DA FONSECA, N° 384 - PETRÓPOLIS, NATAL/RN - CEP: 59020-000

PUBLICAÇÕES:

publica@agorarn.com.br 84 98117-1718 GRUPO

(JORNAL - PORTAL)

REDAÇÃO:

84 3027-1690 ATENDIMENTO:

84 98117-1715 REDES SOCIAIS:

AGORARN CIRCULAÇÃO:

GRATUITA

• Terça-feira, 8 de março de 2022

2 Política

RN se despede do ex-governador e ex-senador Geraldo de Melo

Político exerceu ainda os cargos de vice-governador, senador e secretário de Estado; atuação do ex-gestor é relembrada

V

itimado por um câncer de pulmão aos 86 anos, o ex- -governador e ex-senador Geraldo José da Câmara Ferrei- ra de Melo passou seus últimos dias de vida cercado por seus fa- miliares e amigos, em Natal. Seu velório e enterro, ocorridos neste domingo 6, no Cemitério Morada da Paz, reuniu políticos, conheci- dos e admiradores do ex-gestor, que iniciou sua vida pública ain- da durante a década de 1960 na cidade de Ceará-Mirim.

Trabalhou na Superintendên- cia do Desenvolvimento do Nor- deste (Sudene) e, entre os anos de 1961 e 1966, foi secretário de Planejamento do Rio Grande do Norte, durante o governo de Alu- ízio Alves. Indicado para ser vi- ce durante a gestão de Lavoisier Maia, dentro de um acordo entre os Alves e os Maias, ficou no car- go de 1979 e 1982, quando renun- ciou ao mandato.

Em 1985, coordenou a cam- panha vitoriosa de Garibaldi Al- ves Filho para a Prefeitura de Na- tal. Após isso, se elegeu governa- dor do Rio Grande do Norte para os anos de 1987 a 1991 e sua cam- panha é relembrada até hoje pelo jingle “Sopra um vento forte”. Du- rante a gestão, Geraldo enfrentou dificuldades para manter a folha em dia, travou batalhas com os docentes do Estado e concluiu o processo de estadualização da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

Em 1994, ele se elegeu sena-

dor do Estado, sendo o mais vo- tado com 27,75% dos votos, nu- ma eleição com duas vagas. Entre 1995 e 1997, foi eleito o vice-pre- sidente do Senado.

Em 2002, tentou chegar ao Se- nado novamente, mas, em uma disputa com Garibaldi Alves Fi-

lho e José Agripino, ficou em ter- ceiro lugar e não se reelegeu. Ele voltou a disputar uma vaga no Senado, sem qualquer apoio em 2006, mas foi vencido por Rosal- ba Ciarlini.

O ex-governador e ex-senador voltou a disputar novas eleições

para o Senado Federal somen- te em 2018, pelo PSDB, mas no- vamente ficou em terceiro lugar, atrás de Styvenson Valentim (Po- demos) e Zenaide Maia (Pros).

Depois disso, passou se dedicou à literatura, tendo escrito “Luzes e sombras do Casarão: Alegrias

e dores de ‘Seu’ Tonho do Um- buzeiro” durante a pandemia, em 2020. Seu último ato na vida pública foi ser eleito ano passa- do para a Academia Norte-rio- -grandense de Letras (ANL) para a cadeira 32 que era ocupada pelo jornalista João Batista Machado.

Em nota, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), decretou luto ofi- cial por três dias e expressou pesar pelo falecimento. “Sua atuação política foi de impor- tante destaque para o desen- volvimento do Estado”, escre-

veu.O vice-governador Antenor Roberto (PCdoB) também ex- ternou suas condolências à fa- mília Melo e relembrou a atu- ação do ex-governador para o crescimento do RN. “Geraldo foi uma liderança política im-

portante para o desenvolvi- mento do RN”, afirmou.

O senador Jean Paul Prates (PT) foi um dos políticos do RN a destacar a importância políti- ca de Geraldo Melo para o Es- tado. “O Rio Grande do Norte perde Geraldo Melo. Ex-gover-

nador, ex-senador, mas sempre uma referência para a política potiguar”, disse.

Quem também se manifes- tou foi o presidente da Assem- bleia Legislativa, deputado es- tadual Ezequiel Ferreira (PS- DB): “ Conhecido por sua figu-

ra icônica nos anos 80, quando ganhou a eleição para governa- dor como o “tamborete”, Geral- do nos deixa um grande legado:

o de fazer política fazendo ami- gos. Um homem simples, de muitas palavras e muitas con- quistas”. 

Políticos destacam importância de Melo para crescimento do Estado

Estado decretou luto ofi cial por três dias após o falecimento de Geraldo Melo, morto aos 86 anos pr um câncer de pulmão, descoberto no ano de 2020 Alessandra Bernardo

Editora de Política

SDF SADFSADF

Terça-feira, 8 de março de 2022 •

3

Política

ÚLTIMAS DA POLÍTICA Direto da Redação

redacao@agorarn.com.br

O

ex-prefeito Carlos Eduardo Alves con- seguiu a renovação do PDT por mais três meses no Rio Grande do Norte. O prazo antecede as convenções partidárias.

Ele vai a Brasília, esta semana, na certeza de que será reconduzido ao comando do partido que não tem bancadas estadual nem federal no RN. De acordo com o calendário eleitoral, entre 20 de julho e 5 de agosto é permitida a realização de convenções partidárias para de- liberar sobre coligações e escolher candidatas.

Mas, o PDT do Rio Grande do Norte foi re- novado por apenas três meses e o fim da vi- gência será em 03 de junho. Carlos Eduardo não vai revelar o motivo do prazo curto, mas a cobrança tem haver com as nominatas. O PDT Nacional não aceita somente a candidatura ao Senado, pois o fundo partidário é contato

pela bancada de deputado federal. Em 2018, o PDT encaminhou dois milhões e meio pa- ra a campanha de Carlos Eduardo ao Governo. Não teve sucesso e ainda focou sem nenhum deputado.

Carlos Luppi, presidente nacional do PDT, renovou na semana passada a comissão do partido no estado do Paraná. Ao contrário do Rio Grande do Norte, o prazo lá foi de seis me- ses, que coincide com o fim do prazo para a escolha dos candidatos. No Paraná, existe no- minatas de deputados construídas e até tem o deputado federal Gustavo Fruet, que foi re- conduzido à presidência do PDT de Curitiba. Também tem três deputados estaduais: Nel- son Luersen, Goura e Marcio Pacheco. Em Na- tal, o PDT está rachado e nenhum vereador se- gue Carlos Eduardo.

Carlos Eduardo tem Comissão do PDT renovada, mas fi m da vigência é antes dos prazos que encerram convenções

PACTO. O secretário de De- senvolvimento Econômico, Jai- me Calado, selou mesmo um pacto com o deputado federal Rafael Motta, dirigente do PSB. Jaime quer ser o vice-governa- dor na chapa da governado- ra Fátima Bezerra (PT). Já Ra- fael sonha com o Senado, pois não caiu bem o nome de Carlos Eduardo (PDT) no sistema go- vernista. Um dos dois joga para ocupar um espaço. Caso dê cer- to, a nominata do PROS de fede- ral iria para o PSB.

ALIADOS. Presidente nacio- nal do PSB, Carlos Siqueira te- ve uma conversa com Geraldo Alckmin nesta segunda em São Paulo. Com quem conversou na sigla, Siqueira afirmou que a fi- liação do ex-governador de São Paulo foi sacramentada. A data da filiação ainda será definida.

FEDERAÇÃO. Mas, mesmo se a federação partidária entre PT e PSB não avançar, já está certa a união a nível nacional. Siquei- ra também demonstrou estar ciente da possibilidade da fede- ração não avançar. Disse que, se o casamento acabar não funcio- nando, nada impede que tanto Fernando Haddad (PT) quanto Márcio França (PSB) sejam can- didatos, e que Lula tenha dois palanques em São Paulo.

CONVERSAS. Alguns de- putados não estão gostando das articulações do chefe da Casa Civil, Raimundo Alves. É que o PT não aceita nenhum nome com mais de 30 mil vo- tos para a Assembleia Legis- lativa. O líder do Governo, Francisco do PT e a deputada Isolda Dantas são as priori- dades.

Orçamento secreto é o maior desvio de recursos federais, diz Flávio Dino

Governador do Maranhão citou ainda as rachadinhas, as emendas do relator e o “tratoraço” como fontes de corrupção

“E

stamos vendo o maior desvio de dinheiro pú- blico da história brasilei- ra. Este tal orçamento secreto é o maior desvio de recursos federais.

Nada chega perto disso. Não há es- cândalo narrado, de CPI de Anões, o que quiser botar, que chegue perto disso que está sendo feito com essas ditas emendas de re- lator, rachadinhas e seja lá mais o que for”, afirmou o governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), du- rante entrevista ao Portal 247.

Ele não poupou palavras para classificar os escândalos do “or- çamento secreto” e das “rachadi- nhas” como os maiores desvios de recursos federais da história do Brasil. Segundo Flávio, po- de ser visto um paralelo entre as omissões para com o escândalo do “orçamento secreto” e o en- gavetamento das provas dos atos de corrupção e desídia cometi- dos pelo presidente da Repúbli- ca, Jair Messias Bolsonaro (PL), ministros, integrantes e ex-inte- grantes do governo levantados pela CPI da Covid.

“Por esse motivo, não me es-

panta que as conclusões da CPI da Covid estejam paradas no Ministé- rio Público. Faz parte desse quadro de omissão. Está tudo dentro des- se contexto”, explicou.

TRATORAÇO. As declarações do governador do Maranhão atingem em cheio o Ministério do Desen- volvimento Regional (MDR) do governo Jair Bolsonaro. Conforme uma série de reportagens publica- das pelo jornal Estado de S. Paulo,

iniciada em 2021, o MDR criou um orçamento secreto onde deputa- dos e senadores da base de apoio do governo federal receberam cer- ca de R$ 3 bilhões em emendas, a maior parte destinada à compra de equipamentos agrícolas por preços até 259% acima dos valo- res da tabela fixada pelo próprio governo.

De acordo com o Estado de S. Paulo, o montante distribuído aos parlamentares foi contabili-

zado a partir de um conjunto de 101 ofícios enviados por deputa- dos e senadores ao MDR e órgãos vinculados para indicar como os parlamentares queriam que o di- nheiro fosse usado. Documentos obtidos pelo referido veículo de comunicação mostram que, des- de 2021, parlamentares governis- tas atropelaram as leis orçamen- tárias para obter os recursos di- reto da fonte e direcioná-los aos seus redutos.

O esquema, conhecido como

“Tratoraço” - que permitiu a libe- ração de R$ 3 bilhões em verbas só do MDR sem que o dinheiro fosse submetido a qualquer regra fiscal ou supervisão popular -, foi criado na gestão Jair Bolsonaro em 2020 para atender deputados e sena- dores com a indicação de recursos de emendas em troca de apoio no Congresso Nacional. O tema está sendo investigado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).  Adenilson Costa

Repórter de Política

Flávio Dino: “ Este orçamento secreto é o maior desvio de recursos federais” Governo de Bolsonaro tem escândalos de rachadinha e orçamento secreto

MARCOS CORRÊA/PR AGÊNCIA BRASIL

(3)

FILIADO A

Todas as informações contidas nos artigos publicados nesta edição são de inteira responsabilidade dos autores, não tra- duzindo, portanto, a opinião deste jornal. Sua publicação visa tão-somente a promover o debate e a refl exão sobre proble- mas dos mais variados segmentos da sociedade.

www.agorarn.com.br

Alex Viana

Diretor-Presidente Edilson Viana

Dir.Administrativo Lissandra Viana

Dir. Financeira Alessandra Viana Dir. de Marketing

ENDEREÇO DA REDAÇÃO:

AVENIDA HERMES DA FONSECA, N° 384 - PETRÓPOLIS, NATAL/RN - CEP: 59020-000

PUBLICAÇÕES:

publica@agorarn.com.br 84 98117-1718 GRUPO

(JORNAL - PORTAL)

REDAÇÃO:

84 3027-1690 ATENDIMENTO:

84 98117-1715 REDES SOCIAIS:

AGORARN CIRCULAÇÃO:

GRATUITA

• Terça-feira, 8 de março de 2022

2 Política

RN se despede do ex-governador e ex-senador Geraldo de Melo

Político exerceu ainda os cargos de vice-governador, senador e secretário de Estado; atuação do ex-gestor é relembrada

V

itimado por um câncer de pulmão aos 86 anos, o ex- -governador e ex-senador Geraldo José da Câmara Ferrei- ra de Melo passou seus últimos dias de vida cercado por seus fa- miliares e amigos, em Natal. Seu velório e enterro, ocorridos neste domingo 6, no Cemitério Morada da Paz, reuniu políticos, conheci- dos e admiradores do ex-gestor, que iniciou sua vida pública ain- da durante a década de 1960 na cidade de Ceará-Mirim.

Trabalhou na Superintendên- cia do Desenvolvimento do Nor- deste (Sudene) e, entre os anos de 1961 e 1966, foi secretário de Planejamento do Rio Grande do Norte, durante o governo de Alu- ízio Alves. Indicado para ser vi- ce durante a gestão de Lavoisier Maia, dentro de um acordo entre os Alves e os Maias, ficou no car- go de 1979 e 1982, quando renun- ciou ao mandato.

Em 1985, coordenou a cam- panha vitoriosa de Garibaldi Al- ves Filho para a Prefeitura de Na- tal. Após isso, se elegeu governa- dor do Rio Grande do Norte para os anos de 1987 a 1991 e sua cam- panha é relembrada até hoje pelo jingle “Sopra um vento forte”. Du- rante a gestão, Geraldo enfrentou dificuldades para manter a folha em dia, travou batalhas com os docentes do Estado e concluiu o processo de estadualização da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

Em 1994, ele se elegeu sena-

dor do Estado, sendo o mais vo- tado com 27,75% dos votos, nu- ma eleição com duas vagas. Entre 1995 e 1997, foi eleito o vice-pre- sidente do Senado.

Em 2002, tentou chegar ao Se- nado novamente, mas, em uma disputa com Garibaldi Alves Fi-

lho e José Agripino, ficou em ter- ceiro lugar e não se reelegeu. Ele voltou a disputar uma vaga no Senado, sem qualquer apoio em 2006, mas foi vencido por Rosal- ba Ciarlini.

O ex-governador e ex-senador voltou a disputar novas eleições

para o Senado Federal somen- te em 2018, pelo PSDB, mas no- vamente ficou em terceiro lugar, atrás de Styvenson Valentim (Po- demos) e Zenaide Maia (Pros).

Depois disso, passou se dedicou à literatura, tendo escrito “Luzes e sombras do Casarão: Alegrias

e dores de ‘Seu’ Tonho do Um- buzeiro” durante a pandemia, em 2020. Seu último ato na vida pública foi ser eleito ano passa- do para a Academia Norte-rio- -grandense de Letras (ANL) para a cadeira 32 que era ocupada pelo jornalista João Batista Machado.

Em nota, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), decretou luto ofi- cial por três dias e expressou pesar pelo falecimento. “Sua atuação política foi de impor- tante destaque para o desen- volvimento do Estado”, escre-

veu.O vice-governador Antenor Roberto (PCdoB) também ex- ternou suas condolências à fa- mília Melo e relembrou a atu- ação do ex-governador para o crescimento do RN. “Geraldo foi uma liderança política im-

portante para o desenvolvi- mento do RN”, afirmou.

O senador Jean Paul Prates (PT) foi um dos políticos do RN a destacar a importância políti- ca de Geraldo Melo para o Es- tado. “O Rio Grande do Norte perde Geraldo Melo. Ex-gover-

nador, ex-senador, mas sempre uma referência para a política potiguar”, disse.

Quem também se manifes- tou foi o presidente da Assem- bleia Legislativa, deputado es- tadual Ezequiel Ferreira (PS- DB): “ Conhecido por sua figu-

ra icônica nos anos 80, quando ganhou a eleição para governa- dor como o “tamborete”, Geral- do nos deixa um grande legado:

o de fazer política fazendo ami- gos. Um homem simples, de muitas palavras e muitas con- quistas”. 

Políticos destacam importância de Melo para crescimento do Estado

Estado decretou luto ofi cial por três dias após o falecimento de Geraldo Melo, morto aos 86 anos pr um câncer de pulmão, descoberto no ano de 2020 Alessandra Bernardo

Editora de Política

SDF SADFSADF

Terça-feira, 8 de março de 2022 •

3

Política

ÚLTIMAS DA POLÍTICA Direto da Redação

redacao@agorarn.com.br

O

ex-prefeito Carlos Eduardo Alves con- seguiu a renovação do PDT por mais três meses no Rio Grande do Norte. O prazo antecede as convenções partidárias.

Ele vai a Brasília, esta semana, na certeza de que será reconduzido ao comando do partido que não tem bancadas estadual nem federal no RN. De acordo com o calendário eleitoral, entre 20 de julho e 5 de agosto é permitida a realização de convenções partidárias para de- liberar sobre coligações e escolher candidatas.

Mas, o PDT do Rio Grande do Norte foi re- novado por apenas três meses e o fim da vi- gência será em 03 de junho. Carlos Eduardo não vai revelar o motivo do prazo curto, mas a cobrança tem haver com as nominatas. O PDT Nacional não aceita somente a candidatura ao Senado, pois o fundo partidário é contato

pela bancada de deputado federal. Em 2018, o PDT encaminhou dois milhões e meio pa- ra a campanha de Carlos Eduardo ao Governo.

Não teve sucesso e ainda focou sem nenhum deputado.

Carlos Luppi, presidente nacional do PDT, renovou na semana passada a comissão do partido no estado do Paraná. Ao contrário do Rio Grande do Norte, o prazo lá foi de seis me- ses, que coincide com o fim do prazo para a escolha dos candidatos. No Paraná, existe no- minatas de deputados construídas e até tem o deputado federal Gustavo Fruet, que foi re- conduzido à presidência do PDT de Curitiba.

Também tem três deputados estaduais: Nel- son Luersen, Goura e Marcio Pacheco. Em Na- tal, o PDT está rachado e nenhum vereador se- gue Carlos Eduardo.

Carlos Eduardo tem Comissão do PDT renovada, mas fi m da vigência é antes dos prazos que encerram convenções

PACTO. O secretário de De- senvolvimento Econômico, Jai- me Calado, selou mesmo um pacto com o deputado federal Rafael Motta, dirigente do PSB.

Jaime quer ser o vice-governa- dor na chapa da governado- ra Fátima Bezerra (PT). Já Ra- fael sonha com o Senado, pois não caiu bem o nome de Carlos Eduardo (PDT) no sistema go- vernista. Um dos dois joga para ocupar um espaço. Caso dê cer- to, a nominata do PROS de fede- ral iria para o PSB.

ALIADOS. Presidente nacio- nal do PSB, Carlos Siqueira te- ve uma conversa com Geraldo Alckmin nesta segunda em São Paulo. Com quem conversou na sigla, Siqueira afirmou que a fi- liação do ex-governador de São Paulo foi sacramentada. A data da filiação ainda será definida.

FEDERAÇÃO. Mas, mesmo se a federação partidária entre PT e PSB não avançar, já está certa a união a nível nacional. Siquei- ra também demonstrou estar ciente da possibilidade da fede- ração não avançar. Disse que, se o casamento acabar não funcio- nando, nada impede que tanto Fernando Haddad (PT) quanto Márcio França (PSB) sejam can- didatos, e que Lula tenha dois palanques em São Paulo.

CONVERSAS. Alguns de- putados não estão gostando das articulações do chefe da Casa Civil, Raimundo Alves. É que o PT não aceita nenhum nome com mais de 30 mil vo- tos para a Assembleia Legis- lativa. O líder do Governo, Francisco do PT e a deputada Isolda Dantas são as priori- dades.

Orçamento secreto é o maior desvio de recursos federais, diz Flávio Dino

Governador do Maranhão citou ainda as rachadinhas, as emendas do relator e o “tratoraço” como fontes de corrupção

“E

stamos vendo o maior desvio de dinheiro pú- blico da história brasilei- ra. Este tal orçamento secreto é o maior desvio de recursos federais.

Nada chega perto disso. Não há es- cândalo narrado, de CPI de Anões, o que quiser botar, que chegue perto disso que está sendo feito com essas ditas emendas de re- lator, rachadinhas e seja lá mais o que for”, afirmou o governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), du- rante entrevista ao Portal 247.

Ele não poupou palavras para classificar os escândalos do “or- çamento secreto” e das “rachadi- nhas” como os maiores desvios de recursos federais da história do Brasil. Segundo Flávio, po- de ser visto um paralelo entre as omissões para com o escândalo do “orçamento secreto” e o en- gavetamento das provas dos atos de corrupção e desídia cometi- dos pelo presidente da Repúbli- ca, Jair Messias Bolsonaro (PL), ministros, integrantes e ex-inte- grantes do governo levantados pela CPI da Covid.

“Por esse motivo, não me es-

panta que as conclusões da CPI da Covid estejam paradas no Ministé- rio Público. Faz parte desse quadro de omissão. Está tudo dentro des- se contexto”, explicou.

TRATORAÇO. As declarações do governador do Maranhão atingem em cheio o Ministério do Desen- volvimento Regional (MDR) do governo Jair Bolsonaro. Conforme uma série de reportagens publica- das pelo jornal Estado de S. Paulo,

iniciada em 2021, o MDR criou um orçamento secreto onde deputa- dos e senadores da base de apoio do governo federal receberam cer- ca de R$ 3 bilhões em emendas, a maior parte destinada à compra de equipamentos agrícolas por preços até 259% acima dos valo- res da tabela fixada pelo próprio governo.

De acordo com o Estado de S. Paulo, o montante distribuído aos parlamentares foi contabili-

zado a partir de um conjunto de 101 ofícios enviados por deputa- dos e senadores ao MDR e órgãos vinculados para indicar como os parlamentares queriam que o di- nheiro fosse usado. Documentos obtidos pelo referido veículo de comunicação mostram que, des- de 2021, parlamentares governis- tas atropelaram as leis orçamen- tárias para obter os recursos di- reto da fonte e direcioná-los aos seus redutos.

O esquema, conhecido como

“Tratoraço” - que permitiu a libe- ração de R$ 3 bilhões em verbas só do MDR sem que o dinheiro fosse submetido a qualquer regra fiscal ou supervisão popular -, foi criado na gestão Jair Bolsonaro em 2020 para atender deputados e sena- dores com a indicação de recursos de emendas em troca de apoio no Congresso Nacional. O tema está sendo investigado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).  Adenilson Costa

Repórter de Política

Flávio Dino: “ Este orçamento secreto é o maior desvio de recursos federais” Governo de Bolsonaro tem escândalos de rachadinha e orçamento secreto

MARCOS CORRÊA/PR AGÊNCIA BRASIL

(4)

• Terça-feira, 8 de março de 2022

4 Política

Saída de secretários para eleições provocará mudanças no governo

Debandada ocorrerá até abril, prazo estabelecido pelo TSE para candidatos se desincompatibilizarem de seus cargos

O

governo de Fátima Bezer- ra (PT) deve sofrer uma debandada de secretários até o final de abril, prazo esta- belecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que os pos- síveis candidatos se desincom- patibilizem de seus cargos pú- blicos e possam disputar o pleito de outubro. A dança das cadeiras envolverá ao menos sete, dos 20 secretários e trará uma “nova ca- ra” ao governo do Rio Grande do Norte.

O primeiro a abandonar o governo de Fátima Bezerra foi o secretário adjunto de Turismo, Leandro Carlos Prudêncio, que teve a sua exoneração publica- da no Diário Oficial do Estado ainda em fevereiro. Ele havia si- do nomeado em 31 de janeiro de 2019, após ter feito parte da campanha eleitoral da governa- dora nas eleições de 2018. Em seu lugar, no dia 2 de fevereiro, foi nomeada a secretária-adjun- ta de Turismo, Danielly Christine Gadêlha Rêgo Brandão.

O pacote nas mudanças no primeiro escalão do governo ainda inclui os secretários Car- los Eduardo Xavier (Tributação), Fernando Mineiro (Gestão de Projetos, Metas de Governo e Re- lações Institucionais), Jaime Ca- lado (Desenvolvimento Econô- mico), Samanda Alves de Freitas (subsecretária Trabalho, Habi- tação e Assistência Social), Júlia Arruda (Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Hu- manos), Pedro Lopes Neto (Con- troladoria-Geral) e Márcia Maia (Agência de Fomento do RN).

Após abril, esses secretários darão espaços aos seus adjun- tos ou aos aliados políticos da base de apoio ao PT no Estado, especialmente, dos partidos que compõem alianças e federações que visam a reeleição da gover- nadora Fátima Bezerra. Esses novos nomes comandarão as pastas até o início de 2023, quan- do haverá a formação ou a tran- sição do governo do Rio Grande do Norte.

PENSANDO EM 2026. A estra- tégia de Fátima Bezerra é eleger o maior número possível de depu- tados estaduais e federais, assim como um senador da República, para formar uma base de apoio

De acordo com o Tribunal Su- perior Eleitoral (TSE), os candi- datos que pretendem concorrer aos cargos eletivos da eleição ge- ral de outubro devem ficar aten- tos aos prazos de desincompati- bilização para disputar as urnas.

Se não respeitarem as datas-li- mite estabelecidas pela Justiça Eleitoral, serão tidos como inele- gíveis, conforme a Lei Comple- mentar de nº 64/1990 (Lei de Ine- legibilidade).

A legislação eleitoral estabe-

lece três prazos de desincompa- tibilização para quem ocupa car- gos públicos: seis, quatro e três meses antes da realização das eleições deste ano, conforme o grau de potencial influência que tais ocupantes dessas funções possam exercer sobre o seu elei- torado.

OUTROS PRAZOS. O TSE de- termina ainda que administrado- res de entidades representativas de classe, dirigentes sindicais e

representantes de entidades pa- tronais também se sujeitam às normas de desincompatibiliza- ção. Nesses casos, o pré-candida- to deve se afastar de suas funções quatro meses antes do pleito.

Servidores públicos em geral, estatutários ou não, têm até três meses antes das eleições para se compatibilizar de seus respecti- vos cargos. Já os profissionais da área de comunicação que preten- dam se candidatar devem se afas- tar de suas funções a partir do re-

gistro de sua candidatura. Contu- do, não poderão apresentar nem comentar programas de rádio e TV a partir do dia 30 de junho.

Segundo o TSE, parlamen- tares e chefes do Poder Executi- vo que disputam a reeleição não precisam se desincompatibilizar.

A regra também vale para sena- dores, deputados federais, depu- tados estaduais e vereadores que também podem permanecer em seus respectivos cargos, enquan- to disputam o pleito eleitoral. 

Candidatos precisam ficar atentos aos prazos da Justiça Eleitoral

A estratégia de Fátima é eleger o maior número de deputados estaduais e federais e garantir a vaga no Senado, para ter uma base de apoio fortalecida Adenilson Costa

Repórter de Política

ampla que sustente a sua eventu- al reeleição ao governo do Estado.

Mas, ela também já está de olho no Senado, onde já teve passagem. A petista está arti-

culando suas alianças políticas para a eleição de outubro, pen- sando em 2026, quando precisa- rá renunciar ao seu eventual se- gundo mandato de governadora

do RN e seguir rumo a Brasília.

Por esse motivo, Fátima busca um aliado de confiança que pos- sa ajudá-la a conseguir um as- sento no Senado Federal.

Esse ano, o pleito renovará apenas um terço do Senado com a eleição de um representante por unidade da federação, mas em 2026, terão disponíveis duas

JOSÉ ALDENIR/ AGORA RN

Terça-feira, 8 de março de 2022 •

5

Política

(5)

• Terça-feira, 8 de março de 2022

4 Política

Saída de secretários para eleições provocará mudanças no governo

Debandada ocorrerá até abril, prazo estabelecido pelo TSE para candidatos se desincompatibilizarem de seus cargos

O

governo de Fátima Bezer- ra (PT) deve sofrer uma debandada de secretários até o final de abril, prazo esta- belecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que os pos- síveis candidatos se desincom- patibilizem de seus cargos pú- blicos e possam disputar o pleito de outubro. A dança das cadeiras envolverá ao menos sete, dos 20 secretários e trará uma “nova ca- ra” ao governo do Rio Grande do Norte.

O primeiro a abandonar o governo de Fátima Bezerra foi o secretário adjunto de Turismo, Leandro Carlos Prudêncio, que teve a sua exoneração publica- da no Diário Oficial do Estado ainda em fevereiro. Ele havia si- do nomeado em 31 de janeiro de 2019, após ter feito parte da campanha eleitoral da governa- dora nas eleições de 2018. Em seu lugar, no dia 2 de fevereiro, foi nomeada a secretária-adjun- ta de Turismo, Danielly Christine Gadêlha Rêgo Brandão.

O pacote nas mudanças no primeiro escalão do governo ainda inclui os secretários Car- los Eduardo Xavier (Tributação), Fernando Mineiro (Gestão de Projetos, Metas de Governo e Re- lações Institucionais), Jaime Ca- lado (Desenvolvimento Econô- mico), Samanda Alves de Freitas (subsecretária Trabalho, Habi- tação e Assistência Social), Júlia Arruda (Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Hu- manos), Pedro Lopes Neto (Con- troladoria-Geral) e Márcia Maia (Agência de Fomento do RN).

Após abril, esses secretários darão espaços aos seus adjun- tos ou aos aliados políticos da base de apoio ao PT no Estado, especialmente, dos partidos que compõem alianças e federações que visam a reeleição da gover- nadora Fátima Bezerra. Esses novos nomes comandarão as pastas até o início de 2023, quan- do haverá a formação ou a tran- sição do governo do Rio Grande do Norte.

PENSANDO EM 2026. A estra- tégia de Fátima Bezerra é eleger o maior número possível de depu- tados estaduais e federais, assim como um senador da República, para formar uma base de apoio

De acordo com o Tribunal Su- perior Eleitoral (TSE), os candi- datos que pretendem concorrer aos cargos eletivos da eleição ge- ral de outubro devem ficar aten- tos aos prazos de desincompati- bilização para disputar as urnas.

Se não respeitarem as datas-li- mite estabelecidas pela Justiça Eleitoral, serão tidos como inele- gíveis, conforme a Lei Comple- mentar de nº 64/1990 (Lei de Ine- legibilidade).

A legislação eleitoral estabe-

lece três prazos de desincompa- tibilização para quem ocupa car- gos públicos: seis, quatro e três meses antes da realização das eleições deste ano, conforme o grau de potencial influência que tais ocupantes dessas funções possam exercer sobre o seu elei- torado.

OUTROS PRAZOS. O TSE de- termina ainda que administrado- res de entidades representativas de classe, dirigentes sindicais e

representantes de entidades pa- tronais também se sujeitam às normas de desincompatibiliza- ção. Nesses casos, o pré-candida- to deve se afastar de suas funções quatro meses antes do pleito.

Servidores públicos em geral, estatutários ou não, têm até três meses antes das eleições para se compatibilizar de seus respecti- vos cargos. Já os profissionais da área de comunicação que preten- dam se candidatar devem se afas- tar de suas funções a partir do re-

gistro de sua candidatura. Contu- do, não poderão apresentar nem comentar programas de rádio e TV a partir do dia 30 de junho.

Segundo o TSE, parlamen- tares e chefes do Poder Executi- vo que disputam a reeleição não precisam se desincompatibilizar.

A regra também vale para sena- dores, deputados federais, depu- tados estaduais e vereadores que também podem permanecer em seus respectivos cargos, enquan- to disputam o pleito eleitoral. 

Candidatos precisam ficar atentos aos prazos da Justiça Eleitoral

A estratégia de Fátima é eleger o maior número de deputados estaduais e federais e garantir a vaga no Senado, para ter uma base de apoio fortalecida Adenilson Costa

Repórter de Política

ampla que sustente a sua eventu- al reeleição ao governo do Estado.

Mas, ela também já está de olho no Senado, onde já teve passagem. A petista está arti-

culando suas alianças políticas para a eleição de outubro, pen- sando em 2026, quando precisa- rá renunciar ao seu eventual se- gundo mandato de governadora

do RN e seguir rumo a Brasília.

Por esse motivo, Fátima busca um aliado de confiança que pos- sa ajudá-la a conseguir um as- sento no Senado Federal.

Esse ano, o pleito renovará apenas um terço do Senado com a eleição de um representante por unidade da federação, mas em 2026, terão disponíveis duas

JOSÉ ALDENIR/ AGORA RN

Terça-feira, 8 de março de 2022 •

5

Política

(6)

• Terça-feira, 8 de março de 2022

6 Política

NEY LOPES

Por trás da notícia

nl@neylopes.com.br

H

oje, 8, é comemorado o Dia Internacional da Mu- lher. A data celebra as muitas conquistas femininas ao

longo dos últimos séculos e serve como um alerta sobre os graves problemas de gênero que persis- tem em todo o mundo.

Dia internacional da mulher!

PRIMEIRO. No dia 28 de fevereiro de 1909, o antigo Partido Socia- lista da América organizou o primeiro Dia Nacional da Mulher, que aconteceu em Nova York. Começou como uma manifestação pela igualdade de direitos civis e em favor do voto feminino.

ANUAL. Em 1910 oi criado um Dia Internacional da Mulher, com a intenção de ser comemorado todo ano. Em 19 de março de 1911, re- alizou-se o primeiro Dia Internacional da Mulher, com a participação de mais de mais de 1 milhão de pessoas na Alemanha, Suíça, Áustria e Dinamarca.

HONRA DO RN. A primeira fe- minista do Brasil foi Nísia Flores- ta Brasileira Augusta, pseudôni- mo de Dionísia Gonçalves Pinto (1810–1885), nascida em Papari, no RN. Foi educadora e escritora.

PIONEIRISMO. Um dos feitos de Nísia Floresta foi ser a primei- ra mulher a publicar textos em jornais brasileiros. Além disso, é reconhecida por alfabetizar me- ninas e mulheres; por escrever li- vros sobre a valorização do direito das mulheres, escravos e índios e por ser a tradutora do manifesto feminista de Mary Wollstonecraft,

“Direitos das Mulheres e Injustiças dos Homens”.

PESAR. Lacuna irreparável a morte do ex-governador e senador Geraldo Melo. O RN perde um dos seus filhos de inteligência mais cria- tiva. E o estado fica cada dia mais pobre nos seus quadros políticos.

FEDERAÇÕES. Inegavelmente, a federação partidária poderia ser um avanço no aperfeiçoamento dos partidos políticos. Talvez por isso, “cola”. Até agora, somente o PSDB e Cidadania, esse último por estar em agonia, com o inevi-

tável risco de extinção e resumir- -se a apenas 3 deputados.

JANELINHA I. A janela parti- dária, até final de março, permite mudanças de partido. O quadro mostra o PL como campeão na atração de novos nomes, com a adesão de 30 deputados bolsona- ristas. Pode ser o maior partido da Câmara, passando de 42 para 72 parlamentares.

JANELINHA II. O União Brasil terá o maior emagrecimento. Tem 78 e pode ficar com apenas 53.

JANELINHA III. O PSDB perderá muito, pela desconfiança na can- didatura de João Dória. Pode per- der 12 deputados.

JANELINHA IV. A esquerda se não integrar a federação PT-PC- doB- PV pode perder até 10 depu- tados de seus 30 atuais. O PT man- terá o seu tamanho de 54 deputa- dos, até agora.

CONFIRMADO. Geraldo Alck- min irá para o PSB, com a certeza de ser vice-presidente de Lula. O PSB não fará federação com o PT, mas sim uma aliança.

Olho aberto

FERIADO. O Dia Internacio- nal da Mulher se tornou um fe- riado oficial em dezenas de paí- ses como Afeganistão, Cuba, Viet- nã, Uganda, Mongólia, Geórgia, Laos, Camboja, Armênia, Bielo- -Rússia, Montenegro, Rússia e Ucrânia.

REVOLUCIONÁRIAS I. Em 1917, as mulheres na Rússia ho- menagearam o dia iniciando uma manifestação contra a Pri- meira Guerra Mundial. O czar Ni- colau II, líder do país na época, instruiu os militares a colocarem fim aos protestos e a atirar em qualquer mulher que se recusas-

se a ir embora.

REVOLUCIONÁRIAS II. As mu- lheres não se intimidaram e con- tinuaram, o que levou o czar a ab- dicar. Este fato foi o estopim para que o governo provisório conce- desse às mulheres na Rússia o di- reito de voto.

ONU. Em 1975, a ONU oficia- lizou o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher por meio de um decreto.

SAUDAÇÃO.

Salve às mulheres potiguares e brasileiras!

“Vamos modernizar a cidade”, fala Álvaro Dias

Prefeito sancionou o novo Plano Diretor de Natal, marco da legislação da Capital, e lei passa a valer a partir desta segunda 7

A

solenidade de sanção do Plano Diretor de Natal, conduzida pelo prefeito Álvaro Dias (PSDB), foi realizada na noite da segunda-feira 7, no Centro Municipal de Referência em Educação – Cemure. Consi- derada um marco para o desen- volvimento e modernização da cidade, a nova Lei foi discutida amplamente com vários seto- res da sociedade, foi aprovada na Câmara Municipal de Natal e contou com 263 emendas dos vereadores, fruto de audiências e debates com especialistas, ór- gãos de fiscalização, integrantes de movimentos sociais e do se- tor produtivo.

“Tínhamos um plano arcai- co, ultrapassado e agora com esse que a Câmara nos entre- ga, vamos modernizar a cidade, corrigindo erros e equívocos, de modo a permitir o progresso e avanço no desenvolvimento”, lembrou o prefeito Álvaro Dias ao sancionar o novo PDN.

Para a vereadora Nina Souza (PDT), líder da bancada gover- nista, a Câmara Municipal cum- priu seu papel. “Essa matéria chegou à Câmara após um lon- go debate que a Semurb realizou

com a cidade e votamos com transparência e responsabilida- de em três meses. Fizemos os ajustes necessários e esperamos a sanção, uma vez que a maioria das emendas foi aprovada em consenso com o Governo”, des- tacou a vereadora.

Vereadores comentaram da longa espera para que a cidade tivesse um novo modelo de de- senvolvimento. “Esse momen- to é importante porque marca o excelente trabalho que a Câma- ra realizou de forma democráti- ca. Esperamos que Natal avance e se desenvolva com o resultado desse trabalho”, disse o presi- dente da Comissão Especial de Estudos do Plano Diretor, verea- dor Aldo Clemente (PDT).

Já o vereador Kleber Fernan- des (PSDB), presidente da Co- missão de Justiça da Câmara, comentou: “Isso nos traz nova perspectiva de desenvolvimen- to social, turístico e financeiro com novo olhar para empreen- dimentos, valorização de imó- veis, qualidade de vida, geração de emprego e movimentação econômica que deve levar a ci- dade a passar a outro patamar de desenvolvimento”. 

Áreas como a Via Costeira passarão por “modernização”, permitindo o progresso e a otimização de Natal

Foram as emendas apresentadas pelos vereadores de Natal ao novo Plano Diretor da cidade

263

Documento

ALEX RÉGIS/SECOM NATAL

Terça-feira, 8 de março de 2022 •

7

Política

Só três municípios do RN não têm pendência no Tesouro Nacional

Os demais 164 precisam atualizar seus cadastros para poder aprovar projetos/convênios com o governo federal

D

os 167 municípios do Rio Grande do Norte, apenas três não possuem pen- dências no Cauc (Cadastro Único de Convênio), os demais 164 pos- suem algum tipo de pendências.

Isto significa que, baseado no Cauc da segunda-feira 7, as 164 cidades potiguares precisam atu- alizar seus cadastros para poder aprovar projetos/convênios com o governo federal. Os três muni- cípios que estão em dia com o Tesouro Nacional são: Acari, São João do Sabugi e São José do Seri- dó. O Cauc consta no Sistema In- tegrado de Administração Finan- ceira do Governo Federal (Siafi), que é gerenciado pela Secretaria do Tesouro Nacional, e atualiza- do diariamente. São analisados 25 itens. Para acessar o relatório:

https://www.tesourotransparen- te.gov.br/consultas/cauc.

Com dez ou mais pendên- cias contabilizam 17 municí- pios, são eles: Afonso Bezerra, Antônio Martins, Arês, Baraúna, Coronel Ezequiel, Frutuoso Go- mes, Jaçanã, João Câmara, Patu, Rafael Fernandes, Rodolfo Fer- nandes, Santa Maria, Senador Elói de Souza, Taboleiro Gran- de, Tangará, Tenente Ananias, e Tenente Laurentino Cruz. Entre as pendências estão o não paga- mento de INSS, falta Certificado de Regularidade Previdenciá- ria (CRP), não recolhimento do FGTS, deixaram de pagar tribu- tos federais, e não aplicaram o mínimo de recursos em edução e em saúde.

Seis municípios – Itajá, Jar- dim do Seridó, Riacho de Santa- na, Santana do Seridó, Serra Ne- gra do Norte, e Timbaúba dos Ba- tistas -, constam com uma única pendência e diz respeito ao en- caminhamento da matriz de sal- dos contábeis, este item que está dentro das obrigações de trans- parência e é uma estrutura bási- ca para o envio de informações contábeis, tipo uma espécie de balancete, baseada nas contas do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP). Por meio dela, os entes enviam os saldos e movimentações das suas contas e informações auxiliares que per- mitem a elaboração dos princi- pais demonstrativos contábeis e fiscais. A maior parte das cidades está com falhas na aplicação mí- Adja Brito

Repórter de Política

FOTOS: REPRODUÇÃO

nima de recursos em educação. Natal, a capital do Estado, de acordo com o relatório desta se- gunda 7, está com pendência em quatro itens: regularidade quan- to a tributos, contribuições pre- videnciárias federais e à dívida ativa da união; regularidade pe- rante o poder público federal; encaminhamento do anexo 8 do Relatório Resumido de Execução Orçamentária ao Siope; e falha na aplicação mínima de recursos em educação. Já Mossoró tem duas pendências: encaminhamento do anexo 8 do Relatório Resumi- do de Execução Orçamentária ao Siope; e encaminhamento da matriz de saldos contábeis.

O CAUC. Vale esclarecer que o

Cauc não é um cadastro de ina- dimplência nem tem poderes ou atribuições legais para tornar qualquer ente inadimplente. É um instrumental facilitador dis- ponível às partes, ao concedente e ao convenente, no momento da formalização do convênio e do recebimento dos respectivos recursos. Sem essa ferramenta, o convenente teria que apresen- tar toda a documentação com- probatória na forma impressa, em papel, dificultando o trabalho dos gestores.

O cadastro - onde a STN dis- ponibiliza informações sobre o cumprimento das exigências fis- cais por parte dos municípios, dos estados, do Distrito Federal

e de organizações da sociedade civil -, é mutável, sendo renova- do diariamente. E a atualização não é feita pelo Tesouro Nacio- nal e sim pelos órgãos respon- sáveis por cada item, como por exemplo, quando o prefeito sal- da a dívida com o FGTS, a Cai- xa Econômica Federal quem dá baixa e automaticamente atua- liza o Cauc.

Como se vê, o subsistema Cuac, portanto, apenas copia as informações e as consolida num só lugar. Informações essas que resultam do traslado, via intera- ção informatizada, dos registros mantidos, nos bancos de dados ou sistemas dos órgãos ou enti- dades federais certificadores e/ ou responsáveis pelo controle e

acompanhamento acerca da si- tuação das cidades e estados.

Os registros no CAUC são muito dinâmicos. Eles podem sofrer alterações a qualquer mo- mento, devido à observância ou não da temporalidade da legisla- ção pertinente a cada item. Por isso, é preciso observar o que dis- põe a legislação para cada um desses itens. Então, os estados e municípios, para garantir o cum- primento da lei, devem realizar consultas periódicas ao Cauc, disponível na Internet, para mo- nitoramento de sua situação e caso haja pendências procurar o órgão competente para saná-las. Assim, estará apto a realizar qual- quer convênio com o governo fe- deral. 

Município de Acari São João do Sabugi São José do Seridó

(7)

• Terça-feira, 8 de março de 2022

6 Política

NEY LOPES

Por trás da notícia

nl@neylopes.com.br

H

oje, 8, é comemorado o Dia Internacional da Mu- lher. A data celebra as muitas conquistas femininas ao

longo dos últimos séculos e serve como um alerta sobre os graves problemas de gênero que persis- tem em todo o mundo.

Dia internacional da mulher!

PRIMEIRO. No dia 28 de fevereiro de 1909, o antigo Partido Socia- lista da América organizou o primeiro Dia Nacional da Mulher, que aconteceu em Nova York. Começou como uma manifestação pela igualdade de direitos civis e em favor do voto feminino.

ANUAL. Em 1910 oi criado um Dia Internacional da Mulher, com a intenção de ser comemorado todo ano. Em 19 de março de 1911, re- alizou-se o primeiro Dia Internacional da Mulher, com a participação de mais de mais de 1 milhão de pessoas na Alemanha, Suíça, Áustria e Dinamarca.

HONRA DO RN. A primeira fe- minista do Brasil foi Nísia Flores- ta Brasileira Augusta, pseudôni- mo de Dionísia Gonçalves Pinto (1810–1885), nascida em Papari, no RN. Foi educadora e escritora.

PIONEIRISMO. Um dos feitos de Nísia Floresta foi ser a primei- ra mulher a publicar textos em jornais brasileiros. Além disso, é reconhecida por alfabetizar me- ninas e mulheres; por escrever li- vros sobre a valorização do direito das mulheres, escravos e índios e por ser a tradutora do manifesto feminista de Mary Wollstonecraft,

“Direitos das Mulheres e Injustiças dos Homens”.

PESAR. Lacuna irreparável a morte do ex-governador e senador Geraldo Melo. O RN perde um dos seus filhos de inteligência mais cria- tiva. E o estado fica cada dia mais pobre nos seus quadros políticos.

FEDERAÇÕES. Inegavelmente, a federação partidária poderia ser um avanço no aperfeiçoamento dos partidos políticos. Talvez por isso, “cola”. Até agora, somente o PSDB e Cidadania, esse último por estar em agonia, com o inevi-

tável risco de extinção e resumir- -se a apenas 3 deputados.

JANELINHA I. A janela parti- dária, até final de março, permite mudanças de partido. O quadro mostra o PL como campeão na atração de novos nomes, com a adesão de 30 deputados bolsona- ristas. Pode ser o maior partido da Câmara, passando de 42 para 72 parlamentares.

JANELINHA II. O União Brasil terá o maior emagrecimento. Tem 78 e pode ficar com apenas 53.

JANELINHA III. O PSDB perderá muito, pela desconfiança na can- didatura de João Dória. Pode per- der 12 deputados.

JANELINHA IV. A esquerda se não integrar a federação PT-PC- doB- PV pode perder até 10 depu- tados de seus 30 atuais. O PT man- terá o seu tamanho de 54 deputa- dos, até agora.

CONFIRMADO. Geraldo Alck- min irá para o PSB, com a certeza de ser vice-presidente de Lula. O PSB não fará federação com o PT, mas sim uma aliança.

Olho aberto

FERIADO. O Dia Internacio- nal da Mulher se tornou um fe- riado oficial em dezenas de paí- ses como Afeganistão, Cuba, Viet- nã, Uganda, Mongólia, Geórgia, Laos, Camboja, Armênia, Bielo- -Rússia, Montenegro, Rússia e Ucrânia.

REVOLUCIONÁRIAS I. Em 1917, as mulheres na Rússia ho- menagearam o dia iniciando uma manifestação contra a Pri- meira Guerra Mundial. O czar Ni- colau II, líder do país na época, instruiu os militares a colocarem fim aos protestos e a atirar em qualquer mulher que se recusas-

se a ir embora.

REVOLUCIONÁRIAS II. As mu- lheres não se intimidaram e con- tinuaram, o que levou o czar a ab- dicar. Este fato foi o estopim para que o governo provisório conce- desse às mulheres na Rússia o di- reito de voto.

ONU. Em 1975, a ONU oficia- lizou o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher por meio de um decreto.

SAUDAÇÃO.

Salve às mulheres potiguares e brasileiras!

“Vamos modernizar a cidade”, fala Álvaro Dias

Prefeito sancionou o novo Plano Diretor de Natal, marco da legislação da Capital, e lei passa a valer a partir desta segunda 7

A

solenidade de sanção do Plano Diretor de Natal, conduzida pelo prefeito Álvaro Dias (PSDB), foi realizada na noite da segunda-feira 7, no Centro Municipal de Referência em Educação – Cemure. Consi- derada um marco para o desen- volvimento e modernização da cidade, a nova Lei foi discutida amplamente com vários seto- res da sociedade, foi aprovada na Câmara Municipal de Natal e contou com 263 emendas dos vereadores, fruto de audiências e debates com especialistas, ór- gãos de fiscalização, integrantes de movimentos sociais e do se- tor produtivo.

“Tínhamos um plano arcai- co, ultrapassado e agora com esse que a Câmara nos entre- ga, vamos modernizar a cidade, corrigindo erros e equívocos, de modo a permitir o progresso e avanço no desenvolvimento”, lembrou o prefeito Álvaro Dias ao sancionar o novo PDN.

Para a vereadora Nina Souza (PDT), líder da bancada gover- nista, a Câmara Municipal cum- priu seu papel. “Essa matéria chegou à Câmara após um lon- go debate que a Semurb realizou

com a cidade e votamos com transparência e responsabilida- de em três meses. Fizemos os ajustes necessários e esperamos a sanção, uma vez que a maioria das emendas foi aprovada em consenso com o Governo”, des- tacou a vereadora.

Vereadores comentaram da longa espera para que a cidade tivesse um novo modelo de de- senvolvimento. “Esse momen- to é importante porque marca o excelente trabalho que a Câma- ra realizou de forma democráti- ca. Esperamos que Natal avance e se desenvolva com o resultado desse trabalho”, disse o presi- dente da Comissão Especial de Estudos do Plano Diretor, verea- dor Aldo Clemente (PDT).

Já o vereador Kleber Fernan- des (PSDB), presidente da Co- missão de Justiça da Câmara, comentou: “Isso nos traz nova perspectiva de desenvolvimen- to social, turístico e financeiro com novo olhar para empreen- dimentos, valorização de imó- veis, qualidade de vida, geração de emprego e movimentação econômica que deve levar a ci- dade a passar a outro patamar de desenvolvimento”. 

Áreas como a Via Costeira passarão por “modernização”, permitindo o progresso e a otimização de Natal

Foram as emendas apresentadas pelos vereadores de Natal ao novo Plano Diretor da cidade

263

Documento

ALEX RÉGIS/SECOM NATAL

Terça-feira, 8 de março de 2022 •

7

Política

Só três municípios do RN não têm pendência no Tesouro Nacional

Os demais 164 precisam atualizar seus cadastros para poder aprovar projetos/convênios com o governo federal

D

os 167 municípios do Rio Grande do Norte, apenas três não possuem pen- dências no Cauc (Cadastro Único de Convênio), os demais 164 pos- suem algum tipo de pendências.

Isto significa que, baseado no Cauc da segunda-feira 7, as 164 cidades potiguares precisam atu- alizar seus cadastros para poder aprovar projetos/convênios com o governo federal. Os três muni- cípios que estão em dia com o Tesouro Nacional são: Acari, São João do Sabugi e São José do Seri- dó. O Cauc consta no Sistema In- tegrado de Administração Finan- ceira do Governo Federal (Siafi), que é gerenciado pela Secretaria do Tesouro Nacional, e atualiza- do diariamente. São analisados 25 itens. Para acessar o relatório:

https://www.tesourotransparen- te.gov.br/consultas/cauc.

Com dez ou mais pendên- cias contabilizam 17 municí- pios, são eles: Afonso Bezerra, Antônio Martins, Arês, Baraúna, Coronel Ezequiel, Frutuoso Go- mes, Jaçanã, João Câmara, Patu, Rafael Fernandes, Rodolfo Fer- nandes, Santa Maria, Senador Elói de Souza, Taboleiro Gran- de, Tangará, Tenente Ananias, e Tenente Laurentino Cruz. Entre as pendências estão o não paga- mento de INSS, falta Certificado de Regularidade Previdenciá- ria (CRP), não recolhimento do FGTS, deixaram de pagar tribu- tos federais, e não aplicaram o mínimo de recursos em edução e em saúde.

Seis municípios – Itajá, Jar- dim do Seridó, Riacho de Santa- na, Santana do Seridó, Serra Ne- gra do Norte, e Timbaúba dos Ba- tistas -, constam com uma única pendência e diz respeito ao en- caminhamento da matriz de sal- dos contábeis, este item que está dentro das obrigações de trans- parência e é uma estrutura bási- ca para o envio de informações contábeis, tipo uma espécie de balancete, baseada nas contas do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP). Por meio dela, os entes enviam os saldos e movimentações das suas contas e informações auxiliares que per- mitem a elaboração dos princi- pais demonstrativos contábeis e fiscais. A maior parte das cidades está com falhas na aplicação mí- Adja Brito

Repórter de Política

FOTOS: REPRODUÇÃO

nima de recursos em educação.

Natal, a capital do Estado, de acordo com o relatório desta se- gunda 7, está com pendência em quatro itens: regularidade quan- to a tributos, contribuições pre- videnciárias federais e à dívida ativa da união; regularidade pe- rante o poder público federal;

encaminhamento do anexo 8 do Relatório Resumido de Execução Orçamentária ao Siope; e falha na aplicação mínima de recursos em educação. Já Mossoró tem duas pendências: encaminhamento do anexo 8 do Relatório Resumi- do de Execução Orçamentária ao Siope; e encaminhamento da matriz de saldos contábeis.

O CAUC. Vale esclarecer que o

Cauc não é um cadastro de ina- dimplência nem tem poderes ou atribuições legais para tornar qualquer ente inadimplente. É um instrumental facilitador dis- ponível às partes, ao concedente e ao convenente, no momento da formalização do convênio e do recebimento dos respectivos recursos. Sem essa ferramenta, o convenente teria que apresen- tar toda a documentação com- probatória na forma impressa, em papel, dificultando o trabalho dos gestores.

O cadastro - onde a STN dis- ponibiliza informações sobre o cumprimento das exigências fis- cais por parte dos municípios, dos estados, do Distrito Federal

e de organizações da sociedade civil -, é mutável, sendo renova- do diariamente. E a atualização não é feita pelo Tesouro Nacio- nal e sim pelos órgãos respon- sáveis por cada item, como por exemplo, quando o prefeito sal- da a dívida com o FGTS, a Cai- xa Econômica Federal quem dá baixa e automaticamente atua- liza o Cauc.

Como se vê, o subsistema Cuac, portanto, apenas copia as informações e as consolida num só lugar. Informações essas que resultam do traslado, via intera- ção informatizada, dos registros mantidos, nos bancos de dados ou sistemas dos órgãos ou enti- dades federais certificadores e/

ou responsáveis pelo controle e

acompanhamento acerca da si- tuação das cidades e estados.

Os registros no CAUC são muito dinâmicos. Eles podem sofrer alterações a qualquer mo- mento, devido à observância ou não da temporalidade da legisla- ção pertinente a cada item. Por isso, é preciso observar o que dis- põe a legislação para cada um desses itens. Então, os estados e municípios, para garantir o cum- primento da lei, devem realizar consultas periódicas ao Cauc, disponível na Internet, para mo- nitoramento de sua situação e caso haja pendências procurar o órgão competente para saná-las.

Assim, estará apto a realizar qual- quer convênio com o governo fe- deral. 

Município de Acari São João do Sabugi São José do Seridó

(8)

• Terça-feira, 8 de março de 2022

8 Política

A VOZ DO POVO Luiz Almir

verluizalmir@gmail.com

@comunicadorluizalmir

DIVULGAÇÃO CMNAT

Oito de Março é marco histórico de luta pelos direitos da mulher

N

o dia 8 de Março, mulhe- res de todo o mundo lem- bram a luta pela garantia dos seus direitos civis e contra as opressões e violências de gênero.

Em Natal, a governadora Fátima Bezerra começou as comemora- ções do Dia Internacional da Mu- lher com evento no auditório do Quartel do Comando Geral da Po- lícia Militar em Natal, onde home- nageou 12 personalidades com o diploma Capitã PM Marina Régia Galhardo Rocha Leôncio. A hon- raria é prestada a servidoras públi- cas militares e mulheres da socie- dade civil que tenham demons- trado dedicação e trabalho em prol da segurança pública cidadã.

"Nosso Governo se alegra em pro- mover ativamente a inclusão de cada vez mais mulheres nas forças de segurança do RN. Passamos de 1,54% de mulheres na PM em 2017 para 4,9% em 2021. Isso de- vido à Lei Complementar Nº 683, que garante a igualdade de aces- so à instituição. Esta é uma con- quista civilizatória que promove a igualdade de gênero na PMRN", citou Fátima Bezerra.

A vereadora Brisa Bracchi (PT) lembrou em suas rede so- ciais a luta do movimento femi- nista. “Em 2022, o movimento fe- minista nacionalmente escolheu como um de seus motes ao pro- testo do 8 de março o lema: “Mu- lheres contra o machismo, racis- mo e a fome”, escreveu Brisa em seu Twitter. Observa-se que a po- pulação vai, em graus diferentes, assimilando as mudanças que possibilitam assegurar às mulhe-

res a autonomia sobre sua vida.

Foram várias conquistas alcança- das pelas mulheres ao longo dos anos: direito de ir à escola, de es- colher seu companheiro, o direi- to de votar e ser votada, o direito de ingressar no mercado de tra- balho, e até de editar a lei (Maria da Penha) para proteger da vio- lência doméstica.

Outra vereadora petista, Di- vaneide Basílio criou o projeto de lei para instituir o programa de en

frentamento ao feminicídio em Natal. Trata-se de um conjunto de mais de 35 ações que estabe- lecem protocolos de atendimento às mulheres em situação de vio- lência na cidade. Entre as medidas previstas estão: acompanhamen- to às sobreviventes de tentativas de feminicídio; garantia de condi- ções de trabalho às mulheres em situação de violência, formação de servidores nas áreas de segu- rança, saúde, assistência social; e

promoção de campanhas educa- tivas. “O PL faz parte de uma série de iniciativas que o nosso manda- to está articulando coletivamen- te, em diálogo com as mulheres, para serem apresentadas nesse mês, que simboliza nossa luta por igualdade, respeito e por políticas públicas que garantam nossas vi- das”, destacou Divaneide.

A vereadora Nina Souza (PDT) lembrou da conquista do voto das mulheres no Brasil. “Um direito que completa 90 e que faz com que tenhamos cada vez mais motivação para lutar pelo que é nosso. Lutas que nos enchem de orgulho. Lugar de mulher tam- bém é na política”, comentou a pedetista. Nesta mesma linha, a senadora Zenaide Maia (Pros) di- vulgou um vídeo em seu Twitter, destacando a luta das mulheres.

“Dia de lembrar Celina Guima- rães (RN), Alzira Soriano (RN), Bertha Lutz (SP/RJ), Maria de Miranda (AM), Almerinda Gama (AL), entre tantas que dedicaram suas vidas para a conquista des- te direito de cidadania! Mulheres, participem da política”, escreveu a senadora referindo-se aos 90 anos do voto feminino que tam- bém é uma causa a se comemo- rar neste 8 de Março. 

Vereadora lembra da tema do movimento feminista para este ano: “Mulheres contra o machismo, racismo e a fome”

Vereadora Divaneide Basílio editou projeto de lei para instituir programa de enfrentamento ao feminicídio em Natal

P

e r d e m o s neste último final de se- mana, um dos ho- mens mais inteli- gente em todo os aspecto do nosso Estado, estou fa- lando do Ex-Go- vernador, Ex-Se-

nador, grande articulador, conselheiro politico, Geraldo Mello, além do apreço pessoal, guardo na história da minha vida publica, dois mandatos de Deputado, 04 de Vereador e para minha surpresa em 2004 Geraldo Melo me chama na sua residência e diz: Natal precisa de um prefeito popular, que de prioridade os mais pobres e este é seu perfil Luiz Almir, você será o candidato a Prefeito do PSDB, com meu apoio, apoio de Garibaldi, terá o Professor, Saudoso, Luiz Edu- ardo Carneiro como Vice, fomos para rua, cantando, pedindo vo- to, pouquíssimos recursos e não chegamos a Prefeitura por 2% dos votos, esses comprados na época pela saudosa Wilma De Farias e o Ex-Prefeito Carlos Eduardo, que Deus tenha o ilustre Geraldo Mello em um bom lugar, o meu pesar de toda minha família para seus fa- miliares e a certeza de que nunca vou esquecer esse gesto de gran- deza e confiança dele para comigo.

DIVULGAÇÃO PREVISÃO CONFIRMADA. Ti-

vemos dois anos de seca, prin- cipalmente em Natal, onde co- brei durante todo esse tempo, a revitalização das lagoas de cap- tação, pavimentação e sanea- mento, prometido por todos os prefeitos, inclusive o atual para nossa família Zona Norte, na- da disso foi feito, agora a chuva chegou, as lagoas transborda- ram, a Zona Norte toda alaga- da, esburacada, esperando mais promessas e desculpas que não convencem mais a população.

SHOWS DE BAIRROS. Come- çamos sexta-feira, comemoran- do os 34 anos do Bairro Pajuça- ra I, com o show com artistas da terra, Grupo Adrenalina, partici- pação especial do velho seres- teiro Luiz Almir, Fofinho do For- ró, muitas famílias do Pajuçara, Panatis, Sarney, Igapó, Quintas e Alecrim, apoio: Fundação José

Augusto, Próximo dia 18 na Ave- nida 10 com nosso amigo Café e dia 26 na AABB com Adrenalina e José Orlando.

LEGISLATIVA. Assembleia Le- gislativa esta abrindo concur- so publico para 47 vagas, sendo 24 nivel superior e 23 para Nível Médio, uma boa oportunidade para os jovens que querem se- guir a carreira no serviço publi- co.

SEAP. Secretaria Estadual de Administração Penitenciaria, entra em fase final do curso de formação dos novos policiais penais do RN. Parabéns!

LIBERAÇÃO. A partir de sába- do passado, prefeito Álvaro Dias baixa decreto liberando 100%

de ocupação em ginásio de es- porte, quadras de esporte, etc…

a tendência é se a COVID conti-

nuar caindo, a tendência é libe- rando cada vez mais as coisas.

ANIVERSARIO. Sexta-feira, aniversario de um amigo do Pa- juçara, Raimundo Nonato co- nhecido como Vovô, uma pes- soa de extrema confiança do querido Presidente da Câmara Paulinho Freire, no Sábado ani- versario do Rei do Bigode, Sheyk do Sarney muito bem comemo- rado e amanhã aniversario do meu filho querido, Luiz Alberto, conhecido como Bebeto, chega aos 23 anos, seu pai lhe ama, dia 20 de abril este comunicador comemora 12 anos do Povo no Radio/96FM, 35 anos de Band Natal, um ano de Jornal Agora RN e 70 anos de idade, estamos preparando a comemoração na praça das flores, coordenação da amiga Luduvina, show com a Cantora Ana Paschoal e Jorge Bambino.

Adja Brito

Repórter de Política

Terça-feira, 8 de março de 2022 •

9

Economia

Referências

Documentos relacionados

Salgado Filho, 1555 Natal/RN CGC nº 08.334.385/0001- 35, torna público que está requerendo ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte

A Prefeitura Municipal de Parelhas/RN, CNPJ sob nº 08.087.561/0001-81, torna público que está requerendo ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande

BRANDÃO SINTÉTICOS LTDA-ME, CNPJ sob o nº.: 12.659.486/0001-53, torna público que recebeu do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte –

Salgado Filho, 1555 Natal/RN CGC nº 08.334.385/0001- 35, torna público que está requerendo ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte

GRASTAL - GRANJA SANTA TEREZINHA LTDA, CNPJ 03.568.925/0001-21, torna público que recebeu do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA

A Empresa REGO COMERCIO DE MATERIAIS DE CONSTRUCOES LTDA, CNPJ: 04.774.310/0001-14, torna público que está requerendo ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente

CANOPUS LOCAÇÃO, MANUTENÇÃO E CONSULTORIA LTDA, CNPJ 40.052.170/0001-34, torna público que recebeu do Instituto Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte

MARIA DA GLORIA ALVES DA SILVA – POSTO SÃO JOÃO inscrito sobre CNPJ 07.266.876/0001-25, torna público que recebeu do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do