• Nenhum resultado encontrado

Apresentação. Para o bom andamento das reuniões, é necessário que cada gru-

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Apresentação. Para o bom andamento das reuniões, é necessário que cada gru-"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Diálogo

Espiritual

(2)

A p r e s e n t a ç ã o

O “Diálogo Espiritual” promove reuniões de consulta sinodal, as quais podem ser organizadas entre vários grupos de uma paróquia, a fim de convidar os participantes a refletir, em momentos de espiri- tualidade, a sua experiência na Arquidiocese de São Paulo, dentro da proposta do Sínodo 2021/2023, cujo tema é “Para uma Igreja Sino- dal: Comunhão, Participação e Missão”.

Para a realização das reuniões, o método utilizado promove a par- ticipação ativa, a escuta atenta, a intervenção refletida e o discerni- mento espiritual, utilizando um meio adequado para o diálogo em consonância com os princípios da sinodalidade.

Este método leva pelo menos uma hora e compreende três passos.

No primeiro passo, todos intervêm, cada um por sua vez e com a mesma duração uns dos outros, para partilhar o fruto da sua oração, em relação às perguntas de reflexão. No segundo passo, os partici- pantes partilham o que mais os impressionou no primeiro caminho e que inspirações sentiu durante o tempo de silêncio. Finalmente, No terceiro passo, os participantes refletem sobre o que parece ter mais repercussão na conversa e o que lhes tocou mais profundamente, su- gerindo inspirações espirituais.

Uma vez realizado o diálogo nos grupo, os participantes devem rever e partilhar sobre a sua experiência deste processo no seu pe- queno grupo. Depois, os participantes devem construir uma síntese, a qual é encaminhada em forma de feedback, para a equipe Organi- zadora Regional do Sínodo.

Para o bom andamento das reuniões, é necessário que cada gru-

(3)

po tenha um moderador, responsável por conduzir o encontro e um secretário que irá organizar as ideias para a construção e envio da síntese.

É importante destacar que, na reunião, a oração comunitária e a liturgia desempenharão um papel vital. A escuta uns dos outros as- senta na escuta da Palavra de Deus e do Espírito Santo. É possível recorrer a formas significativas de oração para pedir a orientação e a inspiração de Deus e deixar que torne mais profunda a nossa comu- nhão uns com os outros.

(4)

Participante:

Participante:

Participante:

Participante:

Participante:

P a r t i c i p a n t e s

Moderador:

Secretário:

(5)

O r i e n t a ç õ e s

1. Formar pequenos grupos de cerca de 6-7 participantes. Impor- tante considerar para cada grupo, pessoas de grande diversidade a vários níveis: experiências, culturas, idades e estilos de vida.

2. O ambiente do encontro deve remeter à oração, silêncio e escuta.

Portanto, é necessário prepará-lo para o momento sinodal, con- tando com uma bíblia sobre a mesa e uma cruz.

3. Cada grupo deve contar com um moderador, que conduzirá o encontro e um secretário que irá preparar e enviar a síntese da consulta para a equipe organizadora regional.

4. A síntese será encaminhada através de um formulário online, cujas informações de acesso estão disponíveis no final deste guia de orientações.

5. O grupo deve anotar o nome dos participantes

(6)

1 º p a s s o

Diretriz: No primeiro passo, todos intervêm, cada um por sua vez e com a mesma duração uns dos outros, para partilhar o fruto da sua oração, em relação às perguntas de reflexão. Neste caminho, não há discussão e todos os participantes simplesmente escutam com profundidade cada pessoa e prestam atenção à forma como o Espírito Santo se move dentro de si mesmos, na pessoa que fala e no grupo como um todo.

A B E R T U R A

CANTO

• HINO DO SÍNODO ARQUIDIOCESANO Povo de Deus, Igreja do Senhor, Caminhemos sempre unidos num só coração!

Quanta alegria! Que bênção tão grande!

O Evangelho de Jesus anunciar

Moderador: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo!

Todos: Amém!

Moderador: O Senhor esteja convosco Todos: Ele está no meio de nós!

Moderador: Iniciamos este momento de Discernimento Espiritual, refazendo o caminho de Emaús. Invoquemos o Espírito Santo.

(7)

ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Aqui estamos, diante de vós, Espírito Santo: estamos todos reunidos no vosso nome. Vinde a nós, assisti-nos, descei aos nossos corações.

Ensinai-nos o que devemos fazer, mostrai-nos o caminho a seguir, todos juntos. Não permitais que a justiça não seja lesada por nós pe- cadores, que a ignorância nos desvie do caminho, nem as simpatias humanas nos torne parciais, para que sejamos um em vós e nunca nos separemos da verdade. Nós vo-lo pedimos a vós que, sempre e em toda a parte, agis em comunhão com o Pai e o Filho pelos séculos dos

séculos. Amém

R E F L E X Ã O

Moderador: Este Sínodo coloca a seguinte questão fundamental:

Uma igreja sinodal, ao anunciar o Evangelho, “caminha em conjun- to”. Como é que este caminho em conjunto” está acontecendo hoje na nossa arquidiocese de São Paulo? Quais os passos que o Espírito nos convida a dar para crescermos no nosso “caminhar juntos?

Moderador: Ao responder a esta pergunta, somos convidados a:

1. Fazer memória:

• Quais os apelos que nascem da experiencia existente?

• Essas experiências eclesiais revelam uma missão participativa e de comunhão?

2. Reler as experiências:

• Quais as alegrias vividas?

Moderador: Façamos a leitura do texto de Lucas 24, 13-18.

(8)

2 º p a s s o

Diretriz: No segundo passo, os participantes partilham o que mais os impressionou no primeiro passo e que inspirações teve durante o tempo de silêncio. Também pode haver algum diálogo, mantendo, porém, a mesma atenção espiritual.

CANTO APÓS O MOMENTO DE DIÁLOGO

• HINO DO SÍNODO ARQUIDIOCESANO Povo de Deus, Igreja do Senhor, Caminhemos sempre unidos num só coração!

Quanta alegria! Que bênção tão grande!

O Evangelho de Jesus anunciar

Moderador: Abrimos agora o espaço orante, para as partilhas/diá- logo do que mais impressionou, durante o primeiro passo e no mo- mento de silêncio.

• Quais as dificuldades e obstáculos encontrados?

• Quais as novas perspectivas que foram despertadas? (Sonhos, projetos, mudanças).

3. Colher os frutos para compartilhar:

• O que aprendemos com o agir sinodal?

• Como Deus se faz presente neste caminhar juntos?

Cada participante, um por sua vez e com a mesma duração uns dos outros, partilham o fruto da sua oração, em relação a estas questões.

(Não se esquecer que não há discussão, mas sim escuta).

Moderador: Segue-se um tempo de silêncio para registar os movi- mentos interiores de cada um.

(9)

Moderador: Segue-se um tempo de silêncio para registrar os movi- mentos interiores de cada um.

3 º p a s s o

Diretriz: No terceiro passo, os participantes refletem sobre o que teve mais repercussão na conversa e o que lhes tocou mais profunda- mente, sugerindo inspirações espirituais.

Moderador: Uma vez que refletimos e percebemos a repercussão das nossas conversas e dos nossos silêncios, nós sugerimos, nós aprende- mos e queremos comunicar as inspirações do Espírito em nós. Tem- po para partilha, de 2 a 3 minutos.

Moderador: Terminemos o nosso Diálogo Espiritual, com nossas orações espontâneas de gratidão.

Ao final todos rezam o Pai Nosso.

Moderador: Bendigamos ao Senhor Todos: Demos Graças a Deus!

(10)

O r i e n t a ç õ e s p a r a o e n v i o d a s í n t e s e

Moderador: Este é o momento de organizarmos as nossas reflexões e comunicarmos para os nossos irmãos.

O secretário do grupo, deve preencher o formulário online de acordo com as referências espirituais vividas.

Aponte a tela do seu celular para o QR Code abaixo e siga as instruções do formulário online.

F i q u e p o r d e n t r o d a s p r ó x i m a s e t a p a s d o s í n o d o

1. Fase nas Igrejas particulares: outubro de 2021 - março de 2022 2. Fase Continental: setembro de 2022 - março de 2023

3. Fase da Igreja Universal: outubro de 2023

Ao abrir o formulário, escolha a opção “Diálogo Espiritual (pequenos grupos)”.

(11)

PALAVRA DO CARDEAL

O processo de escuta em cada paróquia deve envolver os membros do Conselho Pastoral

Paroquial e outras lideranças de grupos e organizações laicais e dos religiosos (CRB, Movimentos, Associações, Novas Comuni- dades). O processo de escuta, nas paróquias, deve ser encerrado até o final de novembro e a síntese de cada paróquia deve ser repassada à Região Episcopal até 15 de dezembro. As Regiões, por sua vez, deverão fazer a síntese

das contribuições das paróquias até o final de fevereiro, para entregá-lo à Comissão do Secretariado Arquidiocesano de Pastoral. E a Arquidiocese encaminhará o fruto desse pro-

cesso de escuta à CNBB em março de 2022.

Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer Arcebispo da Arquidiocese de São Paulo 29 de setembro de 2021

Referências

Documentos relacionados

A combinação dessas dimensões resulta em quatro classes de abordagem comunicativa, que podem ser exemplificadas da seguinte forma: interativo/dialógico: professor e

O trabalho de investigação clínica na área da abdominoplastia em causa foi desenvolvido no serviço de cirurgia plástica do centro hospitalar de São João e da faculdade de medicina

Como nos caso de descarga atmosférica os valores de corrente são muito elevados, mesmo se a malha de aterramento tem um baixo valor de resistência, as tensões de passo e toque

Certificação de participação em conferências, seminários, palestras, fóruns, encontros e workshops na área de Assistência Social, com carga horária mínima, de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

variáveis “potência de UV irradiada” e pH , quando a variável [CN - ]0 está em seu nível inferior e a variável “razão molar [H2O2]:[CN - ]” estão em seu nível superior

A escultura é por natureza mais efémera, a própria ideia de uma obra de arte é por natureza mais efémera, e por conseguinte a procura de uma arquitectura

--- 3 - CARLOS MANUEL MARQUES SANTOS – INFORMAÇÃO PRÉVIA – PROC.º N.º 164/07 – Presente o processo de informação prévia n.º 164/07, de que é requerente Carlos Manuel