• Nenhum resultado encontrado

Itinerário da viagem. Adriático, 11 Dias Ao seu gosto de carro Percurso pela Croácia, Eslovénia e Bósnia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Itinerário da viagem. Adriático, 11 Dias Ao seu gosto de carro Percurso pela Croácia, Eslovénia e Bósnia"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Adriático: Percurso pela Croácia, Eslovénia e Bósnia

Adriático, 11 Dias · Ao seu gosto de carro

Percurso pela Croácia, Eslovénia e Bósnia

A "Percurso pela Croácia, Eslovénia e Bósnia" introduz o viajante num fascinante universo cultural, gastronómico e paisagístico, salpicado de belas praias, cidades elegantes e encantadoras vilas cheias de tradição. A uma riquíssima herança histórica, cultural e religiosa juntam-se vilas acolhedoras que, desde o primeiro quilómetro, o farão sentir-se em casa.

Desfrute ao volante de um espetacular percurso que lhe permitirá conhecer à sua vontade as belas terras que faziam parte da ex-Jugoslávia.

Começamos a Rota pela Croácia, um país que exerce sobre o viajante uma atração quase magnética. A sua incrível história, que remonta aos tempos dos imperadores e soldados romanos, as magníficas costas do Adriático, os parques naturais sublimes, como o de Plitvice, e uma ampla oferta de lazer e diversão fazem do país um enclave dos mais recomendáveis. Na nossa folha de Rota, uma longa lista de locais que são Património da Humanidade e cidades tão sugestivas como Dubrovnik, Zagrebe, Zadar, Trogir e Split, com o seu histórico Palácio de Diocleciano. Já na Eslovénia, descobriremos a capital romântica de Liubliana, possuidora de um dos mais belos centros históricos de toda a Europa, com o castelo medieval e as incríveis Grutas de Postojna, o maior e mais visitado paraíso de estalactites de tipo cárstico da Europa. E na Bósnia andaremos pelas ruas de Mostar, símbolo eterno da coexistência de diferentes povos, culturas e religiões, e conheceremos o refúgio espiritual de Medjugorje. A "Percurso pela Croácia, Eslovénia e Bósnia" é uma verdadeira viagem gastronómica e sensorial através da deliciosa gastronomia, excelentes vinhos e

aguardentes que pontilham os territórios destes três países europeus.

Embarque numa viagem inesquecível, capaz de conquistar qualquer viajante!

Datas de Partida_ Partidas de dezembro 2021 Até novembro 2022 desde_ Lisboa, Faro, Porto, Funchal

CULTURAIS FAMÍLIAS

Itinerário da viagem

(2)

DIA 1 · CIDADE DE ORIGEM - DUBROVNIK (CROÁCIA)

Saída do voo da cidade de origem até Dubrovnik. Chegada e recolha do carro alugado. Conhecida como a "Pérola do Adriático" e declarada Património da Humanidade pela UNESCO, é uma das cidades mais impressionantes do país.

História, cultura, gastronomia, natureza... São muitas as razões que fizeram da cidade murada de Dubrovnik,

Património da Humanidade pela UNESCO, um dos destinos turísticos mais desejados do mundo. O seu incrível centro histórico barroco, um dos mais belos da Europa, as suas muralhas emblemáticas, a sua importância histórica e cultural, as paisagens extraordinárias que rodeiam a cidade, os seus muitos festivais internacionais de música e teatro, os seus eventos culturais, o seu espírito inconfundível... Não importa a época do ano em que decidir visitá-la, a cidade excederá sempre as suas expectativas. Cenário-chave da famosa série de ficção "Guerra dos Tronos", a cidade croata seduz o viajante mais experiente com a sua energia inesgotável, o seu clima quente do Mediterrâneo, as obras dos melhores arquitetos e artistas... Alojamento em Dubrovnik.

DIA 2 · DUBROVNIK (CROÁCIA) - POCITELJ - MOSTAR (BÓSNIA-HERZEGOVINA)

Durante o dia de hoje, podemos continuar a descobrir o encanto de Dubrovnik. No final da manhã, partimos rumo a Metkovic, passando pela cidade de Neum e pelo delta do rio Neretva. Um trajeto de carro de cerca de 95 km.

Seguimos o nosso caminho e, uma vez passada a fronteira, continuaremos para Pocitelj, onde recomendamos fazer uma paragem para ver uma típica vila fundada por uma colónia de artistas e que foi construída durante o período do Império Otomano. (Nota. Embora Pocitelj e Metković se encontrem a cerca de 16 km, tenha em conta, no momento de se preparar, que o cruzamento da fronteira demorará algum tempo adicional). A nossa próxima paragem será Mostar, a cidade mais importante da Herzegovina. Recomendamos que explore ao seu próprio ritmo esta cidade que se encontra encravada entre duas culturas, Oriente e Ocidente, com ruas empedradas, mercados e templos que mostram como a cidade tem sido um ponto de encontro de diversas culturas e religiões. Mostar deve o seu nome à união de "most" (ponte) e "stari" (antigo), em honra da emblemática ponte que liga as duas partes da cidade dividida pelo rio Neretva e que foi destruída na trágica guerra dos Balcãs, travada nos anos noventa. Hoje, a partir da ponte reconstruída após o conflito, apreciam-se vistas atraentes de toda a Stari Grad, a parte mais antiga da cidade.

Atualmente, esta ponte simboliza a reconciliação e a solidariedade humana, razão pela qual foi declarada Património Cultural da UNESCO. Ainda hoje se pode ver a marca deixada nesta cidade depois da guerra. A 10 minutos a pé, a partir de Stari Most, chega-se à Trg de Espanha, uma praça construída em honra das forças militares colocadas na zona e que é dominada por um monumento que tem inscritos os nomes dos soldados espanhóis mortos durante o conflito. Ao anoitecer, a imagem de Stari Most e das suas suas torres iluminadas é mágica. Aprecie a vista enquanto degusta a gastronomia local a preços excelentes. Alojamento em Mostar.

DIA 3 · MOSTAR - MEDJUGORJE (BÓSNIA-HERZEGOVINA) - PARQUE NACIONAL PLITVICE (CROÁCIA)

À primeira hora, deixaremos Mostar para voltarmos a atravessar a fronteira e voltar para a Croácia. De caminho e muito perto de Mostar, poderá fazer uma paragem na cidade vizinha de Medjugorje, um popular local de peregrinação do cristianismo. Em seguida, continuaremos para a autoestrada com direção ao Parque Nacional de Plitvice. (Nota. A Rota mais rápida inclui algumas portagens e levará cerca de quatro horas). Se tiver tempo, recomendamos visitar o Parque Nacional de Plitvice, um paraíso de piscinas de calcário, lagos e cataratas declarado Património da

Humanidade pela UNESCO. Não importa a época do ano em que decida visitá-lo, as suas paisagens são sempre esmagadoras. Aprecie a paisagem de um dos recantos "eco" mais importantes da Europa Central! Alojamento em Plitvice.

DIA 4 · PARQUE NACIONAL PLITVICE - ZAGREBE (CROÁCIA)

De Plitvice a Zagrebe há um percurso entre 2 horas e 15 minutos até 3 horas, dependendo das paragens. Aproveite a sua viagem a Zagrebe para saborear pratos deliciosos, como o peru com pasta "mlinci", o típico "strukli" (pastel de queijo assado ou gratinado) ou o "krpice sa zeljem" (massa guisada com couve cortada). Alojamento em Zagrebe.

(3)

DIA 5 · ZAGREBE (CROÁCIA) - LIUBLIANA (ESLOVÉNIA)

Hoje, acordamos na bela cidade de Zagreb. A capital da Croácia surpreende o viajante com a sua vitalidade inesgotável, o seu espírito universitário, as suas propostas interessantes de estilistas locais, o seu importante património histórico, cultural e artístico... Aconselhamos que passeie pelo centro histórico, o verdadeiro coração da cidade, uma reminiscência de um passado orgulhoso e do esplendor vivido com o império austro-húngaro; que descubra os seus belos e misteriosos pátios repletos de galerias de arte incríveis e cafés encantadores... Com os seus 20 teatros, 30 museus, 45 galerias e 13 coleções de arte, esta cidade mítica de elegância centro-europeia deslumbra o viajante com uma programação atraente de lazer e entretenimento para todos os gostos e bolsos. No final da manhã, vamos até ao país vizinho da Eslovénia, especificamente para a sua bela capital popularmente conhecida como a "Cidade do amor e dos dragões" e que está situada a cerca de 143 quilómetros, com 131

quilómetros de autoestrada. Romântica, com ruas largas, acessível, moderna e tranquila, a cidade de Liubliana recebe o vialjante de braços abertos. Ali nos aguarda uma deliciosa gastronomia e um dos mais belos centros históricos de toda a Europa. Caminhe sem pressa por esta cidade atravessada pelo rio Ljubljanica e descubra os seus inúmeros recantos e lugares de interesse, como o Castelo, a Catedral de São Nicolau, a Praça Preseren, a carismática Ponte dos Sapateiros, as igrejas e casas barrocas, o parque Tivoli, o Mercado Central... Ao final da tarde, desfrute da atmosfera genuína nas suas praças medievais localizadas na parte antiga da cidade. Alojamento em Liubliana.

DIA 6 · LIUBLIANA - (CASTELO DE PREDJAMA E GRUTAS DE POSTOJNA / BLED - BOHINJ) (ESLOVÉNIA) Continuamos a desfrutar desta pequena grande capital europeia. A sua atraente oferta cultural - a cidade oferece obras de jovens e talentosos artistas e interessantes galerias e atividades culturais - e a marca deixada nas suas ruas, as diferentes etapas históricas e o magistral arquitecto esloveno Joze Plečnik dão à cidade uma atmosfera única, agradáveis surpresas e muitas comparações com a bela Praga. Prosseguimos explorando a Eslovénia. A cerca de 45 km da capital, descobrimos outras duas joias do país: o castelo medieval de Predjama, construído dentro de uma Gruta a 123 metros de altura e misterioso refúgio do rebelde Erazem de Predjama, e as incríveis Grutas de Postojna, o maior e mais visitado paraíso de estalactites de tipo cársticas da Europa, podendo ser visitada a bordo de um comboio (ambas as visitas não estão incluídas). Outra excursão alternativa irá levá-lo à bucólica cidade de Bled, porta dos majestosos Alpes Julianos. Um enclave digno de um postal, famoso pelo seu lago glaciar rodeado por montanhas. Localizado no sopé do maciço Triglav, as suas paisagens de contos de fadas convidam a passear calmamente e a esquecer os ruídos mundanos. Recomendamos que navegue até à pequena ilha do lago e que descobra o segredo escondido no seu interior. Depois de conduzir cerca de 24 minutos através de belas paisagens naturais, chegamos ao Lago Bohinj, outro capricho da natureza. Para tirar as fotos mais incríveis, recomendamos que suba os 975 metros pelo teleférico de Voguel. A envolvente natural espetacular do lago de origem glaciar prende o viajante mais exigente. Já de regresso à capital, continuamos a desfrutar dos inúmeros cafés, pubs e bares espalhados nas margens do Rio Ljubljanica e que garantem uma noite agradável a um bom preço. Alojamento em Liubliana.

DIA 7 · LIUBLIANA (ESLOVÉNIA) - ZADAR (CROÁCIA)

Após desfrutar dos encantos de Liubliana, rumamos à Croácia. Voltaremos a pisar em terras croatas para descobrir a antiga e animada cidade de Zadar (Croácia), uma localidade essencial para conhecer a identidade cultural do povo croata. Apesar de ter sofrido os bombardeamentos da Segunda Guerra Mundial e dos sérvios na década de noventa, a cidade conseguiu preservar uma atmosfera especial, vincadas tradições e um interessante centro antigo cheio de atrações como as suas duas catedrais, o Fórum Romano com o seu Museu Arqueológico, a movimentada praça Narodni Trg, centro antigo da Zadar veneziana... A cidade está cheia de bonitos cafés, bares animados e bons restaurantes onde se podem saborear iguarias locais, como borrego de Pag, o licor Marrasquino, o 'Sokol' de Nin... E, ao cair da noite, veja um dos mais belos entardeceres da Croácia desde o seu Passeio Marítimo, onde poderá conhecer as obras arquitetónicas do "Órgão Marinho" e da "Saudação ao Sol", dois símbolos da cidade. Alojamento em Zadar.

(4)

DIA 8 · ZADAR - TROGIR - SPLIT (CROÁCIA)

Depois de caminhar sem pressas pela excitante cidade de Zadar, empreendemos uma viagem interessante que nos levará a visitar lugares cheios de história e lendas. A nossa primeira paragem será Trogir, uma antiga e encantadora cidadela de pedra declarada Património da Humanidade pela UNESCO e considerada um dos lugares mais

fascinantes do Mediterrâneo. Localizada numa ilha e ligada por pontes ao continente, tem um belo e bem conservado núcleo urbano de apenas 750 pessoas. Após conduzir cerca de 29 quilómetros, chegamos a Split. A segunda maior cidade da Croácia surpreende-nos com um dos núcleos urbanos mais belos da Europa. O labiríntico e animado complexo do palácio de Diocleciano atrai, todos os anos, turistas chegados de todos os recantos do mundo.

Declarado Património da Humanidade juntamente com parte do centro histórico, o gigantesco complexo real alberga no seu interior um percurso contínuo de bares na moda, galerias de arte interessantes, pátios elegantes... Além do palácio, a cidade seduz o viajante com belas paisagens do litoral, um animado Passeio Marítimo (Riva), elegantes avenidas como a Marmontova, praças com charme vienense como a de Trg Republike... Alojamento em Split.

DIA 9 · SPLIT - DUBROVNIK (CROÁCIA)

Após desfrutar dos atrativos da cidade, dirigimo-nos para o sul da Dalmácia. É possível escolher a estrada que passa pelas belas localidades costeiras de Omis, Brela, Baska Voda e Makarska e desfrutar do mar e do encanto autêntico das aldeolas marítimas da bela costa da Dalmácia (um trajeto de cerca de 4 horas de carro). Terminamos o dia na apaixonante cidade de Dubrovnik. Alojamento em Dubrovnik.

DIA 10 · DUBROVNIK (CROÁCIA)

Durante o dia de hoje, podemos continuar a descobrir o encanto de Dubrovnik, a sua movimentada rua Stradun, os palácios Sponza e do Reitor, a torre Minceta, o forte de Lovrijenac, a igreja barroca de São Blas... No final da manhã, podemos escolher entre várias excursões a locais encantadores como Cavtat ou o Arboretum de Trsteno. Outra opção é conduzir até à vizinha Montenegro, onde recomendamos uma visita a Perast, com a famosa ilha de Nossa Senhora das Rochas, e Kotor, cidade famosa pela Catedral de São Trifon. De volta a Dubrovnik, recomendamos tomar o funicular que leva ao Monte Srd, onde podemos desfrutar de belos pores-do-sol. O complemento perfeito para uma inesquecível viagem. Alojamento em Dubrovnik.

DIA 11 · DUBROVNIK - CIDADE DE ORIGEM

Apresentação no aeroporto com tempo suficiente de antecedência para devolver o carro alugado e voo de regresso à cidade de origem. Chegada. Fim da viagem e dos nossos serviços.

A sua viagem inclui

A sua viagem inclui

Voo de ida e volta.

Estadia no hotel seleccionado em Dubrovnik.

Regime seleccionado em Dubrovnik.

Estadia no hotel seleccionado em Mostar.

Regime seleccionado em Mostar.

Estadia no hotel seleccionado em Plitvice.

Regime seleccionado em Plitvice.

Estadia no hotel seleccionado em Zagrebe.

Regime seleccionado em Zagrebe.

Estadia no hotel seleccionado em Liubliana.

Regime seleccionado em Liubliana.

Estadia no hotel seleccionado em Zadar.

Regime seleccionado em Zadar.

Estadia no hotel seleccionado em Split.

Regime seleccionado em Split.

Aluguer de carro.

Seguro de viagem.

A sua viagem não inclui

(5)

Dubrovnik Mostar Medugorje

Plitvice Zagrebe Liubliana

Postojna Trogir Split

Destinos Visitados

- Conduzir na Croácia: As autoestradas da Croácia têm portagens e são pagas por troços. Para mais informações, entre em contacto com a Embaixada da Croácia no seu país.

- Os quartos triplos em Europa são geralmente quartos com duas camas individuais ou uma de casal, nos quais se instala uma cama extra para a terceira pessoa, com os inconvenientes que isso implica, por essa razão,

desaconselhamos o seu uso na medida do possível.

- Bósnia E Herzegovina trata-se de um país muçulmano e o mês do Ramadão possui uma enorme importância para os seus residentes. Durante o Ramadão o entretenimento e o álcool estarão restringidos na maior parte do país. A venda de álcool estará interdita em diversos locais, embora alguns estabelecimentos continuem a ter disponível para os turistas. Da mesma forma, os negócios locais, durante este período, podem reduzir o horário de atendimento ao cliente.

- Conduzir na Eslovénia: Para se poder conduzir nas estradas da Eslovénia é obrigatório ter o selo (vinheta) em vigor.

Lembre-se de que os carros alugados não os incluem. Pode comprar a vinheta em todos os postos de combustíveis localizados na Eslovénia ou em países vizinhos, bem como aos balcões dos clubes automóveis nacionais e

Notas importantes

A sua viagem não inclui

Taxas de alojamento em Croácia é paga localmente no hotel.

Taxas de alojamento em Liubliana é paga localmente no hotel.

Taxas de alojamento em Eslovénia é paga localmente no hotel.

Possibilidade de pagamento de portagens.

(6)

estrangeiros, nos correios da Eslovénia e em alguns quiosques. O autocolante deve ser colocado num canto do para- brisas. Se entrar na Eslovénia a partir de qualquer país vizinho, assegure-se sempre de ter o autocolante colocado antes de entrar nas autoestradas eslovenas. Se conduzir pela autoestrada sem este autocolante válido, poderá ser punido com multas até 800 euros. O preço para veículos até 3 500 kg é de 15 euros (vinheta semanal) e 30 euros (vinheta mensal), de acordo com o tarifário de 2017. Para mais informações, pode contactar a Embaixada da Eslovénia no seu país.

- As excursões e visitas sugeridas para cada dia são indicativas, podendo o turista personalizar a viagem de acordo com o seu programa, gostos e necessidades.

- O cartão de crédito é considerado uma garantia, pelo que, por vezes, o seu uso é imprescindível para se registar nos hotéis.

- Normalmente os hotéis dispõem de berços para bebés. Caso contrário, terão de dividir cama com um adulto.

- Para a recolha do automóvel de aluguer é necessário um cartão de crédito (não de débito) em nome do titular da reserva, que também deve ser o principal condutor do veículo.

- Para este circuito é essencial levar um passaporte válido, porque diversas fronteiras serão atravessadas durante o percurso.

- Deve informar, ao recolher o veículo, que irá atravessar a fronteira. Por vezes, é necessária uma autorização para circular por determinados países ou zonas/estados (como é o caso nos EUA e no Canadá). De acordo com as

condições estipuladas no contrato de aluguer e na empresa contratada, poderá ter de pagar uma taxa extra ao chegar ao destino.

Referências

Documentos relacionados

inncêndios que atingiram centenas de plantas. Recomendamos que faça uma visita guiada porque o jardim tem muitas histórias para contar, tal como o edifício do Palácio. Por aqui

(Nota: A ilha Hrísey fica muito mais perto da costa, no meio de um fiorde, na frente de Dalvik, a cerca de 40 minutos de Akureyri. A ilha Grímsey fica mais afastada e não tem

Ontario. Quer viaje no inverno ou em qualquer outra estação do ano, o PATH é uma visita obrigatória. Obviamente, que nas estações mais frias gastará mais tempo a circular pela

Grutas congeladas com efeito azul turquesa inimagináveis. Existem empresas que oferecem este tipo de excursão com o necessário guia e material adequado. Alojamento na área de

Saída do voo da cidade de origem até Ilha Terceira (Açores) e recolha do carro alugado. A Terceira é a segunda ilha mais populosa dos Açores, apenas superada por São Miguel.

Saída do voo da cidade de origem até São Miguel e recolha do carro alugado.. Começamos por explorar Ponta Delgada, a cidade mais importante

"cascata dos deuses". Continue o caminho até à animada aldeia piscatória de Húsavík, situada na costa norte, a sul do circulo polar Ártico. Este é, sem dúvida, o local

Chattanooga provém de uma palavra dos índios nativos, que significa rocha, em referência à Lookout Mouintain, de onde se podem visitar pontos significativos do confronto, incluindo