• Nenhum resultado encontrado

Lista de exercícios P2 4º Bimestre. Aluno (a):

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Lista de exercícios P2 4º Bimestre. Aluno (a):"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista.

Questões discursivas deverão ser respondidas na própria lista.

Não há necessidade de folhas em anexo, todas as respostas serão exclusivamente na lista.

O não atendimento a algum desses itens faculta ao professor o direito de desconsiderar a lista.

A lista deve ser feita a caneta, somente os cálculos podem ser a lápis.

Capítulo(s) do livro trabalhado (s): 8 - Último capítulo

Conteúdo: Conflitos contemporâneos

Data de apresentação da lista ao professor: Até a semana da prova

Data da prova: 16/11/2021

_______________________________________________________________________________________

1.

Disponível em http:<//www1.folha.uol.com.br/asmais/2015/09/1686020-eleicoes-na-catalunha-devem-alavancar- separatismo-conheca-movimentos-pro-independencia-na-europa.shtml>. Acesso em: 28 dez. 2017.

Lista de exercícios – P2 – 4º Bimestre

Aluno (a): __________________________________

Turma: 1º ano (Ensino Médio) Professor: Yuri Disciplina: Geografia Valor: 2,0

No Anhanguera você é + Enem

(2)

Os países destacados estão passando por conflitos que penduram à anos sem resolução. O objetivo desses países é o mesmo. Entende-se que esses conflitos podem ser classificados como:

a) União.

b) Guerra Civil.

c) Separatista d) Religioso e) Étnico/cultural.

2. Entre os conflitos existentes atualmente no Oriente Médio, provavelmente o que tem causado maior repercussão e apreensão em todo o mundo seja o conflito entre israelenses e palestinos.

Analise as seguintes afirmações sobre o conflito entre os judeus e os palestinos:

I – Os conflitos entre judeus e palestinos estão relacionados à disputa territorial de áreas situadas no Golfo Pérsico, em função de essas áreas possuírem grandes jazidas de petróleo.

II – Os conflitos entre judeus e palestinos têm origens históricas e são causados pela disputa e posse dos territórios ocupados por esses dois povos.

III – A construção de um muro para separar as colônias judaicas das cidades entregues à autoridade palestina na Cisjordânia se configura como um facilitador para o estabelecimento da paz na região.

IV – Alguns obstáculos dificultam o estabelecimento de uma paz definitiva entre judeus e palestinos, entre os quais a disputa pelo controle da cidade sagrada de Jerusalém.

Sobre o conflito entre judeus e palestinos, estão CORRETAS as afirmativas:

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) II e IV.

e) III e IV.

3. Com o fim da guerra fria, imaginava-se que o mundo viveria um tempo de paz, mas tal fato não ocorreu e parece estar longe de acontecer. Como exemplo disso, se vê no norte da África e em vários outros pontos do planeta, conflitos inimagináveis até a década de 80. Os nacionalismos são acesos e o que poderia se limitar apenas à região de origem, tem outras variantes externas que acabam por ampliar ainda mais estes conflitos, expondo o mundo a uma trama de diferentes interesses e grande complexidade geopolítica.

(ARAÚJO, Rice . 10 mar. 2011. Disponível em: <http://brazilcartoon.com/blog/ricearaujo>. Acesso em: 16 nov.

2011)

Com base na leitura da charge e conhecimentos relativos ao assunto tratado por ela, apresente um interesse local ou regional e outro de interesse externo (internacional) que ampliam ou dão fôlego aos conflitos que ocorrem atualmente na região.

(3)

4. Leia os textos a seguir.

Texto 1: Nação e nacionalismo.

Uma nação é todo o coletivo de pessoas que sente um vínculo de natureza ancestral com base numa série de fatores comuns variáveis (etnicidade, territorialidade, história, etc.) e que consideram que esse coletivo é a principal referência de delimitação territorial do poder e da soberania. Nacionalismo é aquela doutrina política que defende o direito à autodeterminação para uma nação concreta e que, por essa razão, assume e defende que esse coletivo humano é a principal referência e a base da legitimidade política.

Disponível em: <http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1223380921I5qRE8oj8Nl88ZC7.pdf>. Acesso em: 10 dez.

2016.

Texto 2: A Espanha vive em crispação política constante e tem grande diversidade cultural Todas têm governos regionais. Galiza, País Basco e Catalunha são as chamadas autonomias históricas e têm línguas próprias. Geral, em português, por exemplo, é general em castelhano e catalão, xeral em galego e osorok em basco. Bascos e catalães têm polícias autonómicas próprias, a ertzaintza e os mossos d'esquadra. O novo estatuto de autonomia catalão que, no preâmbulo, define essa comunidade como uma nação, tem gerado polémica, e várias manifestações foram organizadas em defesa da unidade espanhola.

Disponível em: < http://regioes.blogspot.com.br/2010/06/espanha-nacionalismos-presos-pelo-fio.html >. Acesso em:

10 dez. 2016.

a) Justifique, por meio dos dois textos, a classificação da Galiza, do País Basco e da Catalunha como nações dentro da Espanha.

b) Analise a polêmica em torno das manifestações organizadas em defesa da unidade espanhola.

5. Leia o texto a seguir.

Desglobalização e nacionalismo são ameaças crescentes

O que pareceria um efeito da crise financeira de 2008 a retardar a retomada do crescimento começa a ser visto pelo que de fato é: uma tendência de mudança da ordem mundial, caracterizada, sobretudo por uma perigosa aversão à integração global. Tanto no campo político quanto na economia, uma desconfiança generalizada se espalha, traduzindo-se em propostas de fechamento de fronteiras, medidas protecionistas, redução do comércio mundial e expansão de radicalismos populistas à direita e à esquerda. Disponível em:

<http://oglobo.globo.com/opiniao/desglobalizacao-nacionalismo-sao-ameaca-crescente-20285934 >. Acesso em: 10 dez. 2016.

A desglobalização aponta fatos que vão de encontro a alguns dogmas da integração econômica global, tais como no mundo globalizado

a) a produção e o consumo passaram a ter uma escala mundial.

b) as fronteiras politicas entre os países deixaram de existir.

c) o comércio internacional ficou livre de impostos em escala global.

d) os trabalhadores adquiriram garantia de emprego em qualquer país

6. Ao longo da história europeia, invasões da Ásia e da África, misturas de povos, cismas religiosos e guerras deram lugar a nações que abrigaram diferentes grupos étnicos ou culturais, gerando conflitos. Em anos recentes, a diversidade étnica marcou as inúmeras guerras na região dos Bálcãs.

Os países que foram palco das guerras mais violentas nessa região são

(4)

a) Croácia, Bósnia-Herzegovina e Eslováquia.

b) Croácia, Bósnia-Herzegovina e Kosovo.

c) Kosovo, Albânia e República Tcheca.

d) Liechtenstein, Chipre e Albânia.

7.

Disponível em http://www.shoah.org.uk/2017/03/21/pristina-snaps-up-200-billion-euros-worth-of-serbian-property-in- kosovo//>. Acesso em: 28 dez. 2017.

A Guerra do Kosovo começou no dia 24 de março, na Iugoslávia. Foram 79 dias de intensos bombardeios. Sobre esse tipo de conflito, entende-se que seu principal objetivo era:

a) Separar da Rússia, uma vez que era o país socialista mais importante.

b) O controle da região da Sérvia, uma vez que é uma região estratégica e economicamente importante.

c) Tornar-se autônomo, pois tinha uma composição étnica e religiosa diferente da maioria da Iugoslávia, que era sérvia.

d) Uma de uma guerra civil, onde diferentes grupos lutavam pelo poder da região.

e) Religioso, pois queriam ser reconhecidos como um país independente e mulçumano.

8.

(5)

Os mapas mostram alterações ocorridas na Iugoslávia dentre outras ocorridas na Europa no pós guerra fria. As alterações são consequências dos processos de separação e unificação nacionalistas. Em decorrência disso, houve

a) eliminação do Estado.

b) alteração das nações.

c) redefinição de fronteiras.

d) miscigenação dos povos.

9.

A região ucraniana da Crimeia está sob disputa desde que foi praticamente anexada pela Rússia, sob protestos das potências ocidentais - e da própria Ucrânia, até então dona do território.

Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/03/entenda-crise-na-crimeia.html>. Acesso em: 15 dez.

2016.

A Rússia possui interesses na região da Crimeia relacionados com sua posição geográfica e controle de mercadorias. Esses interesses geopolíticos estão relacionados, respectivamente, com o valor

a) político e cultura.

b) religioso e político.

c) econômico e religioso.

d) cultural e econômico.

e) estratégico e econômico.

10. Em apenas cem dias em 1994, cerca de 800 mil pessoas foram massacradas em Ruanda por extremistas étnicos hutus. Eles vitimaram membros da comunidade minoritária tutsi, assim como seus adversários políticos, independentemente da sua origem étnica. [...]

Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/04/140407_ruanda_genocidio_ms.shtml>. Acesso em: 12 jun. 2014. (Fragmento)

O conflito descrito foi motivado por

a) conglomerados europeus com fábricas eletrônicas.

(6)

b) grupos rivais que disputavam o poder político.

c) mercados comuns SADC e Comesa.

d) militares investissem em agendas de segurança.

e) grupos étnicos como os berberes e nômades.

11. Localizada ao norte do subcontinente indiano, a Caxemira encontra-se dividida entre a Índia e o Paquistão. Uma parte desse território foi anexada pela China após a guerra sino-indiana em 1962. A área abrangida pela Caxemira inclui as regiões de Jammu, Caxemira propriamente dita e Ladakl. Esse território é disputado por Índia e Paquistão desde 1947, quando ambos conseguiram sua independência política da administração britânica.

MARTINI, Alice de; DEL GAUDIO, Rogata S. Geografia: 3.ª série: Ensino Médio. Belo Horizonte: Editora Educacional, 2014. livro 1. p. 122. (Fragmento)

A Caxemira é estratégica, principalmente para o Paquistão, pois lá se encontram a) escritos da ideologia dos Mujahedin.

b) hotéis internacionais de luxo.

c) nascentes do Rio Indo.

d) rotas de peregrinação ao Santuário de Armanath.

e) vulcões inativos com espelhos de água.

12. Leia o fragmento da notícia publicada em 19 de maio de 2009.

Celebridades em greve de greve de fome por Darfur

“A atriz Mia Farrow começou o jejum. O milionário Richard Branson tomou o lugar. Hoje é o segundo e penúltimo dia do nadador Josh Davis. E agora todos perguntam quem será a próxima celebridade americana a carregar o

testemunho. Uma coisa parece certa: a causa da guerra no Sudão está de novo a mobilizar os famosos na América.”

Fonte: Conflito no Sudão. Disponível em: <www.dn.pt> Acesso em: 26 out. 2015. (Adaptado)

Darfur é uma região conflituosa do Sudão que provocou uma leva de cerca de dois milhões de refugiados para os países vizinhos. A origem desses conflitos está relacionada ao(à)

a) desigualdade de recursos e investimentos passados por Cartum à região.

b) grande diversidade étnica na região e a dominação por uma minoria árabe.

c) maior desenvolvimento econômico de Darfur com grandes reservas minerais.

d) proposta do Chade de anexação do Darfur ao seu território nacional.

e) surgimento, em Darfur, de milícias ligadas ao terrorismo internacional.

13. Analise a charge a seguir.

(7)

Disponível em: <http://www.humorpolitico.com.br/mundo/governo-do-sudao-ameaca-guerra-contra-o-sudao-do-sul/>

Acesso em: 30. Jan. 2013

De acordo com a charge uma das questões envolvendo as crises entre o norte e o sul do Sudão que culminou na independência do Sudão do Sul estão relacionadas a

a) ameaças de governos chineses.

b) disputas por áreas de petróleo.

c) guerras por áreas agricultáveis.

d) leis islâmicas impondo proibições

Referências

Documentos relacionados

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

A inclusão da disciplina de Educação Física Adaptada no ensino superior tem como objetivo estimular a reflexão sobre a temática da deficiência e,

O modelo experimental de análise de viscosidade do óleo hidráulico testado em laboratório trouxe uma proposição da correlação causal entre a unidade primária de

a) O romance brasileiro produzido nas décadas de 1930 e 1940, período em que o país e o mundo viveram profundas crises, colocou-se a serviço da análise

Mark the incorrect statement. d) English people celebrated a day called Mothering Sunday on the fourth Sunday of Lent. e) Yom Kippur is when The Jews drink wine and eat

a) a importância de organismos internacionais como a OMC para equacionar conflitos comerciais. b) as ações de organismos internacionais como o FMI, para que facilitem os

Constatou-se a importância de aferir o peso e identificar as medidas caseiras dos alimentos específicos da culinária regional do Nordeste, visto que os alimentos contidos nessa

a) a descoberta de grandes reservas de petróleo em alguns países, como Angola, Eritreia e Etiópia, se configura como uma esperança de melhoria para a população desses países. b)