• Nenhum resultado encontrado

Números romanos. Atividades sobre números romanos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Números romanos. Atividades sobre números romanos"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

As atividades sobre números romanos devem ser ensinadas aos alunos que precisam entender que ainda se usa os números, seja para especificar um século ou a nomenclatura de um rei, ou papa.

Números romanos

Na Roma Antiga, os romanos recorriam a um sistema numérico específico e distinto de todos os outros, e eram conhecidos como: números romanos. Eles faziam uso das letras do alfabeto latino através de combinações para representar uma variedade de valores.

Os alunos devem compreender que mesmo que estejam no século XXI, ainda se usa os números romanos para designar os séculos, nomes dos reis, papas e capítulos de livros. É importante que o aluno tenha contato com esta numeração para fazer seu uso em

determinados momentos.

Atividades sobre números romanos

A equipe do Minhas Atividades desenvolveu uma série de atividades sobre números romanos para serem trabalhados em sala de aula com os alunos.

(2)
(3)

A equipe do Minhas Atividades agradece aos professores e educadores por ensinarem diariamente as crianças com conteúdos importantes. Vocês são incríveis!

Atividades sobre algarismos romanos

Esta atividade tem como objetivo apresentar aos alunos os números romanos de 1 a 3.000, e como os escrever em romanos e os memorizar através de explicações lúdicas.

(4)
(5)

Quando uma ou mais letras são escritas à direita de outras de maiores, haverá uma modificação a qual o aluno poderá observar com atenção.

Ligue os números aos algarismos

O aluno deve notar que quando as letras I, X e C são postas à esquerda de outra de maior valor, seus valores sempre são subtraídos desse outro valor.

(6)
(7)

Na próxima atividade, o aluno deverá somente ligar os números apresentados em suas respectivas versões romanas.

Atividade para escrever em romano

O aluno deverá escrever em algarismo romano alguns números apresentados abaixo, e se sentir dificuldades, poderá avisar ao professor e pedir por ajuda.

(8)
(9)

Em seguida, será importante que o aluno observe os símbolos romanos para completar conforme a sequência dos números romanos que antecedem ou sucedem o número destacado.

Observe os símbolos

Esta atividade é uma continuação e o aluno deverá completar conforme ocorre a sequência dos números.

(10)
(11)

Poderá consultar estes números nas folhas explicativas da atividade para tirar as dúvidas e compreender esta lição.

Atividade sobre números decimais

O aluno precisa passar os números romanos para os números decimais, e observar as formas de escrita distintos.

(12)
(13)

Caso haja alguma dificuldade, o aluno poderá perguntar ao professor como chegar aos números decimais sem se confundir.

Mude os números para algarismos romanos

Será necessário que o aluno passe os números abaixo para os números romanos.

(14)
(15)

Esta atividade visa fortalecer a memorização dos alunos através da repetição e inversão de números, para ser possível gerar melhor compreensão.

Atividade para reescrever as frases

O aluno deverá reescrever as frases abaixo ao trocar os números romanos por decimais. Na questão A, o resultado da soma de XII com VII seria XX, o aluno devera descobrir o número decimal.

(16)
(17)

Santos Dumont voou com o XIV bis, pela primeira vez no ano de MCMVI, e Tiradentes morreu no ano de MDCCXCII, nestas duas questões o aluno deverá responder com os decimais. Em seguida, deverá organizar os números em ordem crescente e escrever de 1 a 10 em algarismos romanos.

Mude os cardinais

Na 10° questão, o aluno deve transformar os cardinais em números romanos.

(18)
(19)

Como base nas atividades anteriores, o aluno deverá se lembrar dos números romanos para completar corretamente.

Atividades para transformar os números romanos

O aluno deverá transformar os números romanos em cardinais, da mesma maneira que fez com outras atividades.

(20)
(21)

Caso sinta dificuldades, o aluno pode perguntar ao professor para conseguir compreender a atividade.

Atividade para responder com números romanos

O aluno deverá responder o dia e ano em que nasceu, informar o ano em que estamos, o século, o ano em que o Brasil foi descoberto e o número de alunos presentes em sala de aula, com os números romanos.

(22)
(23)

Quando o ponteiro pequeno aponta para XII e o ponteiro grande aponta para V, qual seria a hora correta? O aluno deverá responder à alternativa correta.

Atividade sobre os ponteiros do relógio

O aluno deve assinalar a alternativa correta, na qual mostra o ponteiro pequeno que aponta para XII e o ponteiro grande para VIII.

(24)
(25)

A atividade seguinte solicita que o aluno solucione as contas através dos algarismos romanos.

Mude os algarismos

Para concluir a atividade, o aluno deverá passar para algarismos arábicos e na atividade seguinte, para algarismos romanos.

(26)
(27)

As atividades de números romanos servirão para auxiliar os alunos nesta matéria, além de compreenderem a importância destas atividades.

Tudo para a sala de aula!

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema sobre atividades sobre números romanos para ensino infantil em sala de aula de diversas formas e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino, fique atento ao Minhas Atividades e encontre tudo para a sala de aula em um só lugar.

Referências

Documentos relacionados

Se você gostou de nossas atividades sobre como trabalhar com o tema sobre desenhos legais para colorir para ensino infantil em sala de aula de diversas formas e quer encontrar

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema de atividades sobre tartarugas para educação infantil para imprimir em sala de aula de diversas formas e quer

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema de notas de dinheiro para educação infantil imprimir em sala de aula de diversas formas e quer encontrar ainda

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema sobre povos indígenas em sala de aula de diversas formas e quer encontrar ainda mais atividades e material de

Se você gostou de nossas atividades sobre o tema de atividades sobre a dengue para educação infantil para imprimir para trabalhar em sala de aula de diversas formas, e quer

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema de 10 desenhos para colorir de flores para ensino infantil em sala de aula de diversas formas e quer encontrar ainda

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema sobre as diferenças em sala de aula de diversas formas e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino,

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema de atividades com a cor amarela para educação infantil para imprimir em sala de aula de diversas formas e quer