• Nenhum resultado encontrado

Manual do Instalador Console no Windows

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Manual do Instalador Console no Windows"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1 _____________________________________________________________________________

Manual do Instalador Console no Windows

Sumário

Introdução ... 2

Encontrando o Módulo Console do Instalador ... 2

Opções ... 2

Instalar o JBoss (A) ... 4

JBoss-Dir ... 5

Mode ... 5

Standalone ... 5

Domain ... 5

Exemplos ... 5

Parâmetros Comuns ... 5

Jboss-ip ... 5

Jboss-port ... 5

Proxy-ip ... 6

Proxy-port ... 6

Proxy-usr ... 6

Proxy-pwd ... 6

Listar-Modulos-Versao (B)... 6

Listar-Modulos-Beta (B) ... 6

Instalar-modulo (C) ... 7

Id ... 7

Sip-ini ... 7

Download ... 7

Virtual-host ... 8

Jdk-dir ... 8

(2)

2 _____________________________________________________________________________

Introdução

Este manual possui todas as instruções de manipulação do Instalador Console, portanto são aplicáveis para outros sistemas operacionais.

Encontrando o Módulo Console do Instalador

Através do prompt de comandos do Windows, acesse a pasta do instalador. O caminho padrão é C:\Fiorilli\instalador-console.

Opções

Para identificar as funcionalidades de opções digite:

Instalador.bat /?

(3)

3 _____________________________________________________________________________

O instalador exibirá a lista de comandos e opções disponíveis conforme a imagem acima. Na imagem abaixo destacamos os três principais comandos.

(4)

4 _____________________________________________________________________________

Instalar o JBoss (A)

O Instalador assume que o JBoss será instalado na máquina local, nunca em outro computador, ou seja, o usuário deve estar operando o computador que executará o JBoss.

O JBoss é um software do tipo Servidor de Aplicações puramente Java e precisa de um conjunto de bibliotecas chamado JDK fornecido pela Oracle© gratuitamente. No entanto existem quatro versões da JDK que o Instalador suporta.

Dois tipos de sistema operacional são suportados pelo Instalador: Linux e Windows. As arquiteturas de processadores suportadas são 32bis e 64 bits.

O Instalador, portanto, baixa e instala a versão da JDK correta de acordo com o tipo do sistema operacional e a arquitetura do processador.

(A)

(B)

(C)

(5)

5 _____________________________________________________________________________

A pasta da JDK é criada dentro da pasta do JBoss, em seguida o Instalador configura o JBoss para utilizar apenas essa JDK, dessa forma nenhuma outra versão da JDK instalada no computador não irá interferir no funcionamento do JBoss.

O comando de instalação do JBoss possui dois parâmetros detalhados a seguir.

JBoss-Dir

Esta opção serve para indicar ao Instalador a pasta raiz onde o JBoss será instalado. Por padrão, ou seja, se o parâmetro não for informado, o Instalador colocará o JBoss na pasta C:\Fiorilli.

Mode

O mode é o indicador de que o JBoss deverá ser instalado como STANDALONE ou DOMAIN.

Standalone

O mode standalone é o padrão e possibilita ao JBoss gerenciar apenas uma instância dos módulos web1, esta é a instalação recomendável.

Domain

O mode domain é a alternativa que possibilita o JBoss gerenciar mais de uma instância de cada módulo web em que cada um pode acessar uma base de dados do mesmo sistema, por exemplo é possível existirem três SIPWeb cada um acessando uma base de dados SIP.FDB diferente.

Esta opção de instalação é versátil e por isso é mais complicada para gerenciar, mais instruções no site do Instalador.

Exemplos

Exemplo para instalar na pasta padrão:

Instalador.bat instalar-jboss Exemplo para instalar na pasta c:\

Instalador.bat instalar-jboss jboss-dir=c:\

Exemplo para instalar na pasta c:\Servidores no modo domain:

Instalador.bat instalar-jboss jboss-dir=c:\servidores mode=domain

Parâmetros Comuns

Os comandos listar-modulos e instalar-modulo aceitam os mesmos parâmetros listados abaixo.

Jboss-ip

Esse parâmetro deve ser utilizado somente se o Instalador estiver sendo executado fora da máquina onde o JBoss está instalado.

Jboss-port

Esse parâmetro deve ser utilizado somente se o JBoss estiver instalado numa porta diferente do padrão que é a 9999.

1 Módulo web corresponde a cada sistema Java Fiorilli e seus módulos, por exemplo: SIPWeb, IssWeb, ServicosWeb, etc.

(6)

6 _____________________________________________________________________________

Proxy-ip

Caso o JBoss esteja em outro computador e precise passar pelo proxy, então informe o IP ou nome de rede dele.

Proxy-port

Caso o JBoss esteja em outro computador e precise passar pelo proxy, então informe a porta TCP dele.

Proxy-usr

Informe o nome de usuário (login) para passar pelo proxy.

Proxy-pwd

Informe a senha do proxy.

Listar-Modulos-Versao (B)

O comando listar-modulos-versao serve para obter a lista de módulos web instalados no JBoss.

Nesse caso o Instalador pode acessar o JBoss a partir de qualquer estação da rede, porém o recomendável por questões de segurança é acessar sempre da mesma máquina.

Ao mesmo tempo em que lista os módulos web instalados no JBoss o Instalador também busca no site da Fiorilli a última versão de cada módulo para o usuário comparar e decidir qual deseja atualizar.

Figura 1

O comando listar-modulos-versao não possui parâmetros além dos comuns.

Listar-Modulos-Beta (B)

O comando listar-modulos-beta serve para obter a lista de módulos web instalados no JBoss.

Nesse caso o Instalador pode acessar o JBoss a partir de qualquer estação da rede, porém o recomendável por questões de segurança é acessar sempre da mesma máquina.

Ao mesmo tempo em que lista os módulos web instalados no JBoss o Instalador também busca no site da Fiorilli a última versão beta de cada módulo para o usuário comparar e decidir qual deseja atualizar.

(7)

7 _____________________________________________________________________________

Figura 2

O comando listar-modulos-beta não possui parâmetros além dos comuns.

Instalar-modulo (C)

O comando instalar-modulo possui um parâmetro obrigatório chamado id. Este parâmetro é o identificador numérico do módulo na lista de módulos exibido na Figura 1, portanto o comando para instalar o SIPWeb versão 3.7.30.04 é:

Instalador.bat instalar-modulo id=1

Os detalhes de cada parâmetro do comando instalar-modulo serão exibidos a seguir.

Id

Identificador numérico do módulo na lista de módulos exibido na Figura 1. Este parâmetro aceita mais de um identificador para que vários módulos possam ser instalados com apenas um comando.

Sip-ini

Este parâmetro corresponde ao caminho do arquivo sipcon.ini no mesmo computador que o instalador, ou seja, ele não funciona em rede. Se não houver um arquivo sipcon.ini no computador, faça uma cópia do arquivo para o mesmo computador do Instalador.

Caso ele seja informado, então, o Instalador criará o Data Source no JBoss contendo as informações de conexão com o banco de dados do arquivo sipcon.ini informado.

Download

O parâmetro download indica o arquivo já baixado do módulo web para que o Instalador não realize o download novamente.

Este parâmetro é útil nos casos em que o Instalador já realizou o download, mas o arquivo ini estava errado e o usuário precisa tentar novamente, ou quando o usuário já fez o download manualmente e possui o arquivo do módulo web num pendrive para não utilizar a internet do cliente.

(8)

8 _____________________________________________________________________________

Virtual-host

Este parâmetro deve ser utilizado quando o cliente configurou o JBoss para os módulos web serem acessados a partir de uma espécie de subdomínio, por exemplo, o cliente deseja que o SIPWeb seja acessado pelo endereço rh.prefeitura.sp.gov.br. Para isso funcionar um virtual-host precisa ser criado dentro do JBoss manualmente e o nome dele deve ser informado nesse parâmetro.

No exemplo acima o nome do virtual-host poderia ser vh_sipweb, então o comando para instalar o SIPWeb versão 3.7.30.04 associado ao virtual-host rh.prefeitura.sp.gov.br é:

Instalador.bat instalar-modulo id=1 virtual-host=vh_sipweb jdk-dir=

C:\Fiorilli\jboss-as-7.1.1.Final\jdk

O exemplo de comando acima nos leva ao último parâmetro do comando instalar-modulo, o jdk-dir.

Jdk-dir

Este parâmetro é obrigatório caso o parâmetro virtual-host seja utilizado, pois o Instalador precisa dos recursos que existem apenas na JDK para configurar o virtual-host no módulo web desejado.

No exemplo acima, o endereço da pasta da JDK é o da que já vem instalada com o JBoss quando ele é instalado por este Instalador. Se essa pasta não existir, procure pela JDK em C:\Program Files.

Referências

Documentos relacionados

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS Este estudo teve como propósito apresentar o interesse de graduados do curso de Arquivologia, em relação à publicação de seus TCC’s após o término do

Desenvolver gelado comestível a partir da polpa de jaca liofilizada; avaliar a qualidade microbiológica dos produtos desenvolvidos; Caracterizar do ponto de

If teachers are provided with professional development opportunities that helps them develop a learning environment that is relevant to and reflective of students'

Sabe-se que as praticas de ações de marketing social tem inúmeras funções, dentre estas o papel de atuar na mudança de valores, crenças e atitudes, porém os alunos da

Esse tipo de aprendizagem funciona não no regime da recognição (DELEUZE, 1988), que se volta a um saber memorizado para significar o que acontece, mas atra- vés da invenção de

Corograpliiu, Col de Estados de Geografia Humana e Regional; Instituto de A lta C ultura; Centro da Estudos Geográficos da Faculdade de Letras de Lisboa.. RODRIGUES,

Conforme mencionado ao longo do trabalho, têm-se a ideia de que a carreira moderna é gerenciada de forma bastante individual e é influenciada por diferentes aspectos, variando

Assim, o objetivo desse estudo foi testar as hipóteses de que a técnica de clareamento dental com peróxido de hidrogênio a 35% (Whiteness HP) diminui a resistência adesiva à