• Nenhum resultado encontrado

Réveillon com toque de terror

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Réveillon com toque de terror"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

DOMINGO, 02 DE JANEIRO DE 2022

HORA

1

R$ 1

•PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS

facebookjornalhorah

R$ 1

www.jornalhorah.com.br

•PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU RJ DOMINGO, 02 DE JANEIRO DE 2022 ANO XXXII N º10.373

PÁG.3

HORA H CONTRATA

IMPRESSOR PARA MÁQUINA ROTATIVA.

99642-6985

HORÁRIO: DE 21h ATÉ O FECHAMENTO

Réveillon com toque de terror

BANDIDAGEM FEZ A FESTA

Nos primeiros minutos de 2022, durante a queima de fogos, bandidos invan- diram as areias da praia de Copacabana e fizeram um arrastão. Quatro pessoas foram esfaqueadas duran- te sequência de roubos.

Batida de carros deixa um morto

Pelo menos quatro pessoas ficaram feridas quando um dos veículos derrapou e invadiu a pista contrária na Rodovia do Contorno, em Volta Redonda. Foi o terceiro acidente grave em oito dias registrado na via.

PÁG.7

Prefeitura de Belford Roxo fecha 2021 no azul

PÁG.3

Mototaxista

some na Baixada

Rafael William Aquino, de 30 anos, de- sapareceu no dia 23 de dezembro. A Po- lícia Civil investiga se corpo carbonizado encontrado em Belford Roxo é da vítima.

PÁG.7

Ladrão dar

gravata e socos em taxista e

acaba em cana

Leandro Lenis dos Santos estava acompanhado por uma travesti durante tentativa de assalto.

PÁG.7

RJ se mantém com risco muito baixo de Covid-19, mostra mapa divulgado pela Secretaria de Saúde

PÁG.3

Aneel anuncia bandeira verde para quem recebe benefício da Tarifa Social

PÁG.3

(2)

DOMINGO, 02 DE JANEIRO DE 2022

HORA

2

CULTURA

Parceria da dupla Luiza e Maurílio, que morreu na última quarta-feira, rendeu vários hits, como ‘S de Saudade’

FALE COM A REDAÇÃO: 2695-5360 | WHATSAPP: 21 98037-1338

SEM REPRESENTAÇÃO COMERCIAL Presidente

José de Lemos Diretor Presidente

José Roberto Ornelas de Lemos

(Im Memorian)

Editoria Hélio Martins Jurídico

Gabriella Junqueira Garcez

BAIXADA: Guapimirim, Magé, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Mesquita, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, Paracambi, Seropédica, Itaguaí. SUL FLUMINENSE: Itatiaia, Resende, Penedo, Porto Real, Quatis, Barra do Piraí, Piraí, Barra Mansa, Volta Redonda, Vassouras, Mendes, Paulo de Frontin.

COSTA VERDE: Parati, Angra dos Reis, Mangaratiba, Sepetiba. REGIÃO SERRA- NA: Teresópolis, Nova Friburgo. RIO DE JANEIRO: Centro e Áreas Metropolitanas.

CIRCULAÇÃO

Rua Alexandre Gama Correia, 37 - Rancho Novo - RJ

CEP: 26013-190

www.jornalhorah.com.br horahmunicipios@gmail.com

jornalhorah

EXPEDIENTE

O encontro de vozes graves que deu certo

Oportunismo e traições na política são tão corriqueiros quanto inaceitáveis por muitos que militam neste mundo cão e temporal. Mas na Baixada, um parlamentar tem usado das referidas artimanhas para passar a perna nos aliados de caminhada eleitoral. No sentido mais literal da palavra, o cidadão traiu a confiança de lideranças de bairros queo ajudaram a conquistar uma cadeira na câmara. Por causa da sua atitude, vem per- dendo força política.

Usou e descartou

O SOMBRA DENÚNCIA OU ELOGIO! ENVIE SUA

horahmunicipios@gmail.com

Um passarinho do bico preto assobiou no ouvido do Sombra que um ex-senador e também ex-prefeito foi visto na porta de uma prefeitura na Baixada. O político carre- ga nas costas o peso de uma carga de processos, muitos dos quais por improbidade administrativa no Ministérion Público Federal. A fonte de ‘asas’ investiga o motivo da visita e faz uma previsão, mesmo não sendo a Mãe Dináh:

algum acordo deve estar sendo costurado já com os olhos nas eleições do próximo ano.

Na sala de costura

Ainda segundo apurou o passarinho, o ex-sena- dor conversava ao pé do ouvido com um jornalista da Baixada. E o papo estava animado, embora são se saiba o teor, muito provavelmente a pauta era política. O colega da imprensa em questão talvez estivesse tentando arrancar ao algum furo de re- portagem do conhecido político. Mas pelo visto, essa parte da fofoca vai ficar para as próximas edi- ções. O Sombra está de olho.

Conversa ao pé do ouvido

O

encontro de vozes graves de Luiza e Maurílio foi mais ouvido pelos brasileiros na música “S de Sauda- de”. A música foi lança- da no final de 2019 e a 5ª mais tocada no Brasil no Spotify em 2020. No You- Tube, a canção já acumula mais de 383 milhões de views. Maurílio morreu na tarde da última quar- ta-feira em um hospital de Goiânia. Aos 28 anos, ele estava internado após sofrer um tromboembo- lismo pulmonar e teve um quadro de choque séptico.

“S de saudade” foi de longe o maior sucesso da dupla revelada em 2017.

Naquele ano, o g1 con-

versou com Luiza, que explicou o seu apelido de

“Alcione do sertanejo”, por causa da voz muito grossa, que os novos ou- vintes confundiam com a de Maurílio.

Mas há outros sucessos deles com dezenas de mi- lhões de audições no site.

Veja os cinco principais: S de Saudade – 383 milhões de views; Pode sumir – 110 milhões de views; Pra quê isso – 33 milhões de views; Licença aí (Disco da Marília) – 30 milhões de views; Inamorável – 26 milhões de views.

Exemplos

Luiza e Maurílio segui- ram os exemplos de Tha-

eme e Thiago, Maria Ce- cília e Rodolfo e Wilson e Soraia, de unirem nos palcos uma voz feminina e outra masculina.

Eles se conheceram no Maranhão e, por lá, come-

çaram a tocar juntos. Ela, primeira voz, nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais. Ele, segunda voz, nasceu em Imperatriz, no Maranhão.

“Um dia, eu estava to-

cando sozinha e ele che- gou lá num barzinho, aí chamei ele pra tocar co- migo. Olhei para a cara dele e falei: ‘que massa você tocando comigo’.

E ele: ‘que massa você

cantando comigo’”, disse Luiza ao g1.

Grandes amigos Assim, os dois se tor- naram grandes amigos e se juntaram de vez. Lui- za foi até questionada na época sobre o motivo de não aproveitar a onda do feminejo e seguir solo.

“Nossa voz casou mui- to. E eu nunca consegui, de verdade, pensar em co- mercialmente falando. Se fosse comercial, eu ficava sozinho, que é um cami- nho mais fácil. Mas não seria tão legal. Eu acho muito melhor a gente jun- to. Não tem mais Luiza sem Maurilio”, defendeu em 2017.

DIVULGAÇÃO

Luiza e Maurílio se conheceram no Maranhão e, por lá, começaram a tocar juntos

Morre a escritora Lya Luft aos 83 anos

A escritora Lya Luft fa- leceu na madrugada de ontem em Porto Alegre.

Natural de Santa Cruz do Sul, ela tinha 83 anos e Lya faleceu em casa, segundo comunicado divulgado por sua filha, Suzana Luft.

Segundo Suzana, Lya lutava há 7 meses contra

um melanoma, câncer des- coberto já com metástase.

Ficou internada, mas pe- diu para ir para casa antes do Natal. Ainda de acordo com a filha, Lya morreu en- quanto dormia. A cerimô- nia de despedida deve ser restrita à família.

O governador do RS,

Eduardo Leite, manifes- tou pesar pelo falecimento.

“O RS perde um dos seus maiores nomes da literatu- ra. Lya Luft nos deixa aos 83 anos e abre uma lacuna difícil de ser preenchida.

Que Deus conforte a famí- lia e os amigos”, postou.

A Academia Riogran-

dense de Letras também se manifestou. “Comunico fa- lecimento da Lya Luft, nos- sa escritora do ano, nesta madrugada. Nossa home- nagem chegou em tempo e trouxe alegria aos seus últi- mos dias”, informou o pre- sidente da entidade, Rafael Bán Jacobsen.

DIVULGAÇÃO

Lya Luft tratava um melanoma descoberto já em metástase

Filha de descendentes alemães, foi incentivada pelos pais a desenvolver o hábito da leitura ainda na infância. Depois de cursar o então Ensino Primário e o Científico, ela passou

um ano em Porto Alegre, em 1955, fazendo a Escola Normal no Colégio Ameri- cano.

Ela retornou para Santa Cruz do Sul para concluir a Escola Normal. Voltou à

Capital para cursar facul- dade em 1959. Na Ponti- fícia Universidade Católi- ca do Rio Grande do Sul (PUCRS), Lya concluiu o curso de Letras Anglo-ger- mânicas em 1963.

Lya começou a traba- lhar com o mundo literário no começo dos anos 1960, como tradutora de obras em alemão e inglês. En- tre 1964 e 1978, publicou três livros. No entanto, só

passou a se considerar “es- critora” a partir de 1980, quando, com mais de 40 anos, escreveu o seu pri- meiro romance, “As Par- ceiras”, que teve repercus- são nacional.

Em 2013, recebeu o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo livro “O Tigre na Sombra (2012)”, eleita a melhor obra de ficção do ano na categoria romance.

DESCENDÊNCIA ALEMÃ

Criada pelo Arquivo Ge- ral da Cidade do Rio de Janeiro, órgão integrado à Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pú- blica (Segovi), para regis- trar memórias e reflexões de quem já teve o Rio como objeto de trabalho, a sé- rie Depoimentos Cariocas chega a seu oitavo episó- dio tendo como convidado o cineasta Cacá Diegues. A entrevista é conduzida pelo Coordenador de Promoção Cultural do Arquivo Geral, Pedro Paulo Malta.

Entre as perguntas res- pondidas pelo cineasta, há duas enviadas pelos convi- dados especiais desta edi- ção, ambos protagonistas em filmes de Cacá: a atriz e cantora Zezé Motta – que

estrelou “Xica da Silva”, entre outras produções – e o ator Antônio Fagundes, de “Deus é brasileiro” e ou- tros filmes do cineasta.

Na conversa, Diegues abordou temas como o carnaval carioca (tema re- corrente em sua obra) e o Rio de Janeiro como berço do Cinema Novo, além de suas lembranças de Bota- fogo. Este é o bairro em que o cineasta foi morar com a família aos seis anos de idade, ao chegarem de Maceió, cidade em que ele nasceu em 19 de maio de 1940. Com a entrevista de Cacá Diegues, “Depoimen- tos Cariocas” encerra sua primeira temporada, inicia- da em maio com o jornalis- ta Zuenir Ventura.

Cacá Diegues encerra temporada

da série ‘Depoimentos Cariocas’

(3)

DOMINGO, 02 DE JANEIRO DE 2022

HORA

GERAL

3 VIRADA DO ANO

A

s medidas toma- das pela Prefeitura do Rio para evitar grandes aglomerações no Réveillon de Copacabana, na Zona Sul do Rio, deram

certo. Na última sexta-fei- ra (31), o público não lo- tou a praia como é tradi- ção, mas manteve a festa organizada na maior parte do tempo.

Além da circulação re- duzida no transporte pú- blico, a chuva que caiu insistentemente nos últi-

mos dias do ano também foi uma aliada: muita gen- te desistiu na última hora, por conta da previsão do tempo. Depois de um ano sem a festa tradicional por conta da pandemia de Covid-19, quem persistiu no plano de aproveitar a queima de fogos na praia

não se arrependeu.

À meia-noite em ponto, as 10 balsas, posicionadas à 450 metros da areia, lan- çaram 15 toneladas de fo- gos artificiais que ilumi- naram o céu com cores e formas, durante 16 minu- tos, com boas-vindas para o ano de 2022.

Torres de som na Atlântica

O show pirotécnico foi acompanhado pelo set de música brasileira do DJ MAM, que animou o pú- blico nas 25 torres de som espalhadas pela Avenida Atlântica. O repertório foi eclético: samba, bossa-

-nova e funk fizeram par- te da trilha. Em meio aos brindes, beijos e abraços, algumas pessoas pratica- vam seus ritos de fé e es- perança. Com branco nas roupas, flores ao mar, sete ondas puladas e orações, o ano de 2022 chegou cheio de esperança e beleza.

ANTONIO CARLOS horahmunicipios@gmail.com

Chuva inibiu o público na queima de fogos na praia de Copacabana

Muita gente desistiu na última hora, por conta da previsão do tempo. Esquema da prefeitura deu certo

FERNANDO MAIA / PREFEITURA DO RIO /G1

Queima de Copacabana vista do Cristo

Aneel: bandeira tarifária verde para a Tarifa Social

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANE- EL) anunciou na última quinta-feira, a bandeira tarifária verde em janei- ro de 2022 para os con- sumidores que recebem o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica. Com essa bandeira, que indica condições favoráveis de geração de energia, não há acréscimos na conta de luz.Neste momento, a ban- deira verde vale apenas para os consumidores com Tarifa Social. Para os de- mais consumidores de energia elétrica – excetu- ando-se os moradores de áreas não conectadas ao Sistema Interligado Na-

cional (como os de Rorai- ma e de áreas remotas), que não pagam bandeira tarifária –, a bandeira vi- gente no período será a de Escassez Hídrica, no valor de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos.

Os adicionais de ban-

deiras tarifárias na conta de luz dos consumidores que possuem direito à Ta- rifa Social de seguem os mesmos percentuais de descontos que são estabe- lecidos por faixa de con- sumo. Isso significa que as famílias de baixa renda,

inscritas no programa, pa- gam as bandeiras com os mesmos descontos que já possuem nas tarifas, de 10% a 65%, dependendo da faixa de consumo.

Inclusão automática Em novembro, a ANE- EL regulamentou a aplica- ção da Lei nº 14.203/2021, que determina a inclusão automática na Tarifa So- cial de Energia Elétrica de famílias atendidas pelos programas sociais do Go- verno Federal. Estimati- vas apontam que mais 11,5 milhões no país podem vir a usufruir dos descontos, além das 12,3 milhões já atendidas.

Aneel mantém bandeira verde para consumidores do Tarifa Social em janeiro

REPRODUÇÃO/INTERNET

A 66ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divul- gada no último dia de 2021 pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostra que o estado permanece em bandeira verde, de risco muito baixo para transmis- são da Covid-19. O levan- tamento indica uma queda de 48% no número de óbi- tos provocados pela doen- ça e 69% nas internações.

A análise compara as se- manas epidemiológicas 50 (de 12 a 18 de dezembro) e 48 (de 28 de novembro a 04 de dezembro).

As regiões Centro Sul, Metropolitana I, Metropo- litana II, Serrana, Norte, Baixada Litorânea, Baía de Ilha Grande e Noroeste estão classificadas como risco muito baixo, em ban- deira verde. A região do

Médio Paraíba ficou clas- sificada como bandeira amarela, com risco baixo.

A alteração nessa região ocorreu devido ao aumen- to de 3 óbitos (de 3 para 6) nas semanas analisadas.

No estudo da SES, cada bandeira representa um ní- vel de risco e um conjunto de recomendações de iso- lamento social, que variam entre as cores roxa (ris- co muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo). Os resultados apu- rados para os indicadores apresentados devem auxi- liar a tomada de decisão, além de informar a neces- sidade de adoção de medi- das restritivas, conforme o nível de risco de cada loca- lidade.

RJ se mantém com risco muito baixo de Covid-19

A Prefeitura de Belford Roxo fechou 2021 com o pagamento do funciona- lismo em dia. O mês de dezembro (que poderia ser pago até o quinto dia útil de janeiro) foi quitado, além de o 13º. Os aposen- tados e pensionistas não ficaram de fora, pois o sa- lário de dezembro já está na conta. De acordo com o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belford Roxo (Previde), são 827 aposentados e 378 pensio- nistas.

O prefeito Wagner dos Santos Carneiro, o Wagui- nho, destacou que uma de suas metas foi fechar 2021

com todos os salários em dia, pagando dezembro dentro do próprio mês, não esperando o 5º dia útil de janeiro. “Resolvi an- tecipar o pagamento para que os servidores tenham tranquilidade maior no

final de ano. Na verdade, eles receberam em dezem- bro o 13º, o pagamento de novembro e o de dezem- bro. A medida também foi estendida aos aposentados e pensionistas”, concluiu Waguinho.

Prefeito de Belford Roxo fecha o ano com todos os salários em dia

DIVULGAÇÃO

Em 2021, movimento ficou abaixo do normal, mas público compareceu

Waguinho destacou que a antecipação do pagamento se estendeu também aos aposentados e pensionistas

BRASIL

BAHIA - O Brasil já contabiliza ao menos 31 mortes pelas fortes chu- vas que atingiram o país no final do ano. Após terem se intensificado em dezembro, os tem- porais causaram estra- gos principalmente na Bahia, que já registrou ao menos 25 mortes pe- las chuvas. Agora, estão se espalhando em maior intensidade para outras regiões e voltando a cas- tigar Minas Gerais.

Nesta semana, a em- presa de meteorologia Metsul já previa que o corredor de umidade que causou o excesso de

precipitação na Bahia estivesse a caminho de Minas Gerais, São Pau- lo e Rio de Janeiro. Para o Sudeste, portanto, já eram esperadas fortes chuvas para este fim de ano.

Porém, mesmo com a previsão, elas têm cau- sado danos.

Segundo boletim di- vulgado pela Defesa Ci- vil de Minas Gerais, ao menos seis pessoas já morreram por conta dos temporais no Estado Ao todo, 3.007 moradores do Estado estão desabri- gados, enquanto 12.467 estão desalojados.

Pior acumulado de chuvas

Na Bahia, conforme a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), já são 37.035 desabrigados e 54.771 desalojados. O número total de atingidos é de 643.068 pessoas. O go- verno estadual informou que a Bahia está enfren- tando o pior acumulado de chuvas do mês de de- zembro desde 1989.

No estado, foram re- gistradas ocorrências em 163 dos 417 muni- cípios. Desse total, 151 estão com decreto de si- tuação de emergência.

Chuva deixa ao menos 31 mortos em dois estados

(4)

DOMINGO, 02 DE JANEIRO DE 2022

HORA

4

TCU vê nuvem de fumaça em compras das Forças Armadas

O TCU (Tribunal de Contas da União) detectou

“alto risco de irregulari- dades” em contratações feitas pelas Forças Arma- das por empresas ligadas a militares e que totalizam contratos avaliados em R$

87 milhões. Os contratos de 2017 a 2020, firmados com um grupo de sete em- presas privadas avaliadas como de alto risco, para o fornecimento de alimen- tos, foram mapeados pelos auditores. As informações constam de um relatório sigiloso do órgão, obtido pela “Folha de São Pau- lo”, para investigar atos praticados por órgãos pú- blicos na aquisição de gê- neros alimentícios. Entre os principais sinais de que houve irregularidades, foi identificado que algumas empresas possuem sócios ou ex-sócios que foram militares. Além disso, o endereço das sete em- presas é praticamente o

mesmo, no Mercado Mu- nicipal do Rio de Janeiro (Cadeg).

O TCU ainda aponta que algumas utilizam o mesmo e-mail de outras empresas do grupo, além de diversas irregularida- des nas licitações, como incompatibilidade entre o porte da empresa e o valor de contratação.

Os auditores destaca- ram que três empresas do grupo, a Mave Comercio e Serviços em Geral, a Phe- nix Comércio e Serviços em Geral e a Visionária Comércio e Serviços em Geral são ligadas ao ex-ca- pitão expulso do Exército Márcio Vancler Augusto Geraldo, condenado por corrupção pela Justiça Mi- litar. As empresas recebe- ram R$ 26 milhões, R$ 1,2 milhões e R$ 20 milhões, respectivamente, em con- tratos com a Marinha, Ae- ronáutica e Exército, entre 2020 e 2021.

A Justiça do Rio concedeu liminar favorável à Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) para suspender o aumento abusivo de 50% no preço do gás natural fornecido pela Petrobras à Naturgy.

A decisão do juiz de plantão Andre Felipe Tredinnick.

A Organização Mundial da Saúde alertou que um “tsunami de casos de Covid” está sobrecarregando os hospitais do planeta.

Para o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, “a delta e a ômi- cron estão provocando recordes de infecções.

A Agetransp multou a concessionária MetrôRio em R$ 801.953,71, por não atingir nota mínima exigida na pesquisa de opinião Índice da Quali- dade dos Serviços(IQS), realizada junto a usuá- rios do metrô, pelo Ibo- pe, em março de 2018.

Os itens que tiveram os piores desempenhos, tanto para a Linha 1 quanto para a Linha 2, foram conforto, Facilida- de e tempo na compra de bilhetes, funcionamen- to das escadas rolantes, conservação de estações e dos trens.

PUNIÇÃO COM MULTA

PIORES DESEMPENHOS

A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, vai repassar R$ 9,9 milhões às esco- las da rede pública do estado do RJ.

Foram escolhidos 130 projetos que darão suporte a 130 escolas da rede pú- blica do RJ em 2022. O objetivo é apoiar iniciativas voltadas à melhoria da escola pública, através de temas educacionais relevantes.

PESQUISA

SUPORTE A 130 UNIDADES

E DITORIAL

Anunciado na semana passada, o re- sultado do edital “Apoio à Melhoria das Escolas da Rede Pública Sediadas no Estado do Rio de Janeiro — 2021” in- clui projetos de escolas das três esferas dos níveis Fundamental e Médio.

MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL A Prefeitura do Rio

revitalizou a estátua de Carlos Drummond de Andrade, na Praia de Copacabana. Além da reposição dos óculos, furtados no fim de outu- bro, a Gerência de Mo-

numentos e Chafarizes refez a pátina do bronze da escultura e recolocou placas desgastadas pela ação da maresia e do tempo.

Para confeccionar os novos óculos, foi chama-

do o artista Mario Pitan- guy, autor de outros mo- numentos que podem ser vistos na cidade, como a escultura da bailarina Mercedes Baptista, no Largo de São Francisco da Prainha.

Estátua de Drummond de Andrade é revitalizada

PEDRO DIAS/SECONSERVA

BAHIA - A cida- de de Itabuna ainda sofre muito com os estragos provocados pela água, após a cheia do rio Cacho- eira provocada pelas chuvas dos últimos dias. Uma das áreas mais atingidas a parte baixa do bairro Mangabinha.

Apesar do cenário de des-

truição, a comunidade tem se reunido para a reconstrução do bairro e se inspirado em histórias como a de Francis- co de Chagas, o Chico. Ele é mototaxista e mora na parte alta do bairro, onde não hou- ve alagamento. Apesar disso, durante a cheia, Chico ajudou vizinhos com um colchão inflável, que usou para levar

água mineral, vela, fósforo e remédio para os atingidos.

“O pior momento que pas- sei foi quando cheguei nas casas e gritei avisando que estava com remédio, vela, fósforo e água, e ninguém respondeu. Ficou um silên- cio. Aí me desesperei, achei que estavam todos mortos”, contou Chico ao g1. A ação

do mototaxista foi funda- mental para vizinhos como a chef de cozinha Nataly Araú- jo Bittencourt Menezes. Chi- co levou remédios até a casa da mulher, que passava mal diante da situação de caos.

Após a água ter baixado, Chico segue trabalhando vo- luntariamente para ajudar as pessoas atingidas pela chuva.

Homem que ajudou vizinhos com colchão inflável relata tensão: ‘Achei que estavam todos mortos’

BRASIL

Mototaxista que ajudou vizinhos com colchão inflável relata tensão durante enchente

KAREN PÓVOAS

N

o último dia 20, os diretores da Águas do Rio, Luiz Fabbriani e Vitor Hugo, realizaram a en- trega voluntária de brin- quedos para crianças atendidas pela Sociedade Filantrópica São Vicente, conhecida como Patrona- to, localizada no Centro de Nova Iguaçu. A or- ganização atua há mais de 60 anos com crianças

do município, através de programas educacionais, culturais e sociais.

Luiz Fabbriani e Vitor Hugo, responsáveis pela operação em Nova Igua- çu e em outras quatro cidades da Baixada Flu- minense, conheceram a instituição durante o pe- ríodo de operação assis- tida e se prontificaram em apoiar a organização através de uma iniciativa pessoal, levando carri- nhos e bonecas para se- rem entregues durante a festa de Natal.

“Antes de começar- mos as operações, fo- mos muito bem rece- bidos pelo Patronato e ficamos impressionados com o trabalho realizado aqui. É muito gratifican- te apoiar o desenvolvi- mento de programas e projetos com potencial de transformação social, que contribuam para elevar os índices de de- senvolvimento humano de Nova Iguaçu. Nossa missão como gestores é contribuir com a quali- dade de vida da popula-

ção através da água, mas também sabemos que podemos somar forças

para irmos muito além do saneamento básico, através de simples ges-

tos individuais como este”, afirmou o diretor- -superintendente.

ANTONIO CARLOS horahmunicipios@gmail.com

Diretores da Águas do Rio são voluntários em instituição filantrópica em Nova Iguaçu

NATAL ANTECIPADO

Patronato, que atende 275 crianças, recebeu brinquedos que foram entregues durante o evento

DIVULGAÇÃO

Luiz Fabbriani e Vitor Hugo conheceram a instituição e entregaram presentes para as crianças assistidas pela instituição

O Patronato é refe- rência na assistência aos segmentos populacionais vulneráveis na qualidade de centro de referência em educação e assistência so-

cial. Para o presidente da Instituição, Antônio Alpi- no, as contribuições são peças fundamentais no atendimento às famílias cadastradas. “A parceria

nos ajuda a manter o so- nho de transformar e im- pactar o futuro de tantas crianças com uma educa- ção gratuita de qualidade, além de garantir a susten-

tabilidade da instituição.

Esses brinquedos serão entregues na nossa festa de Natal e irão nos ajudar a encerrar o ciclo de 2021 com chave de ouro e mui-

ta alegria”, destacou.

A festa de encerramen- to antecipou a comemora- ção de Natal, concluindo as atividades do Patrona- to. A Instituição atende

crianças entre 2 e 5 anos através de projetos peda- gógicos, atividades edu- cacionais, aulas de ballet, judô e atendimento pediá- trico.

REFERÊNCIA NA ASSISTÊNCIA

(5)

DOMINGO, 02 DE JANEIRO DE 2022

HORA

ESPORTES

5 FIM DA NOVELA

Flamengo anuncia o português Paulo Sousa como técnico até o fim de 2023

DIVULGAÇÃO

ANDERSON LUIZ

O America conquistou o título do Campeonato Carioca de Fut7 Femini- no na categoria sub-18.

A conquista veio após a vitória diante da equipe Daminhas (base do Flu- minense), pelo placar de 2 a 0, na Arena CTGB, em Curicica/RJ.

Determinação, raça, união e comprometimen- to foram os ingredientes cruciais para a conquista rubra no Cariocão de Fut7 2021.

Disciplinadas, as atletas do America chegaram ao lugar mais alto do pódio com louvor, enfrentando a última equipe campeã estadual da categoria no Fut7 e, até então, imbatí- vel na competição.

Com gols de Adriana e Debinha, as meninas do America foram campeãs e levaram um título inédito para o clube na categoria.

A equipe foi montada há poucos meses e teve sua primeira participação em uma competição oficial de Fut7.

O jogo

As meninas rubras ti- veram mais iniciativa na partida e dominaram a maior parte do tempo. A equipe adversária também foi para o ataque e, por algumas vezes, obrigou a goleira “Kamilly” a prati- car defesas difíceis e mos- trar a condição de titulari- dade do time feminino do Mecão.

O primeiro gol partiu de uma jogada em velo- cidade, Adriana veio com

a bola dominada, driblou a marcação e, de fora da área, acertou uma bomba no canto inferior da golei- ra tricolor, abrindo o pla- car e levando a torcida à loucura: America 1 a 0.

Aos gritos de “vai pra cima deles, Mecão”, a equipe rubra não parou mais e atendeu a torci- da em busca do segundo gol. O domínio durante a partida era definido pelas viradas de bola e toques precisos das “brabinhas”

do America.

Em jogada individual, Millena foi pra linha de fundo e, marcada por duas zagueiras, rolou pra trás onde encontrou Debinha.

A ala recebeu e, de pri- meira, acertou um balaço de canhota, sem chance pra goleira adversária...

America 2 a 0: “quando fiz o segundo gol, já sa- bia que iríamos ganhar o título e, ao ver a torcida gritando, só dava mais vontade em doar mais sangue, como está escrito na camisa (Doe Sangue), em lutar pra ganhar e ven- cer... e conseguimos com muito raça”, desabafou a ala esquerda.

No segundo tempo, o

America controlou e ad- ministrou bem o jogo até o apito final do árbi- tro, apontando o título de campeão para o America Football Club.

O America ainda fez bonito na premiação indi- vidual. A atacante Jamylli foi escolhida a melhor jo- gadora do campeonato e a

meia Rayane foi a artilhei- ra da competição.

Categoria Adulta Na Final da categoria adulta, o America perdeu para o Nova Elite por 3 a 0 e ficou com o segundo lugar na competição.

A goleira Diana recebeu a premiação pela melhor

FURANDO

A REDE .COM

Meninas do America conquistam o

Carioca Sub-18 de Fut7 pelo placar de 2x0

IZABELLE RODRIGUES izabellejornalista@outlook.com

P

aulo Sousa é oficial- mente o novo técnico do Flamengo. O clu- be fez o anúncio na quarta- -feira (29), após o português resolver seu rompimento com a Federação Polone- sa de Futebol, onde dirigia a seleção local de olho na repescagem para a Copa do Mundo do Qatar. Acertado com o Rubro-Negro desde o último domingo, ele che- ga com contrato até o fim de 2023 e acompanhado de seis auxiliares.

“Alô, Brasil! Esta é uma

mensagem para a maior tor- cida do mundo. Faço com muito orgulho e satisfação representar um clube com a grandeza incomparável do Flamengo. É hora de tra- balharmos muito para dar alegrias, títulos e aproxi- marmos mais de 40 milhões de torcedores em torno do time. Jogaremos juntos.

Saudações rubro-negras”, disse Paulo Sousa, em ví- deo divulgado pelo Flamen- go. Paulo Sousa falou sobre a expectativa para trabalhar com o atual grupo de joga- dores. O elenco ainda tem como base o time campeão brasileiro e da Libertadores de 2019.

“Todos os jogadores vão ser muito importantes. A temporada é longa, com

muitos jogos. Claro que vários jogadores se desta- caram nos últimos anos e

vão se destacar mais uma vez. Mas todos serão muito necessários. É o compro- misso de todos que nos leva a atingir os melhores obje- tivos, que são os objetivos do Flamengo sempre. Criar muita emoção nos nossos torcedores com vitórias constantes. A cultura da vi- tória é muito importante”, disse.

Ele também explicou a decisão de trocar a Polô- nia pelo Flamengo, mesmo com a possibilidade de dis- putar a Copa do Mundo de 2022.

“A grandeza do clube, as minhas próprias expectati- vas de ganhar em um clube

que tem essa ambição cons- tante. Ou seja, temos a mes- ma ambição”, finalizou.

Além da seleção po- lonesa, Paulo Sousa, que tem 51 anos, dirigiu a se- leção sub-16 de Portugal, QPR, Swansea e Leices- ter, na Inglaterra; Videoton (Hungria), Maccabi Tel Aviv (Israel), Basel (Su- íça), Fiorentina (Itália), Tianjin Quanjian (China) e Bourdeax (França). Como jogador, foi meio-campo, bicampeão da Champions por Juventus e Borussia Dortmund, e defendeu ain- da Benfica, Sporting, Inter de Milão, Parma, Panathi- naikos e Espanyol.

Clube confirma acerto com português, que dirigia a Polônia e chega acompanhado de seis auxiliares

Paulo Sousa já tem trabalhado no planejamento da temporada

O contrato de Hudson com o Fluminense foi re- novado e publicado no BID (Boletim Informativo Diá- rio) da CBF nesta semana, mas com duração de apenas por mais um mês, até o fim de janeiro. O volante, em- prestado pelo São Paulo, não está nos planos do clube para a temporada 2022, e a prorrogação do vínculo será só para o jogador concluir a recuperação da cirurgia no joelho direito, como deter- mina a legislação trabalhis- ta. O Fluminense manteve o contrato ativo com o joga- dor, de 33 anos, durante os oito meses de tratamento da lesão e tem a obrigação, por lei, de “devolver” o atleta apenas quando este estiver novamente apto para jogar futebol.

O clube também tinha a

opção, de acordo com a le- gislação, de renovar o vín- culo pelo mesmo período, mas não exercerá. Hudson, que já vinha fazendo traba- lho de transição no campo nas últimas semanas da temporada, já foi avisado que não faz parte dos pla- nos.Hudson chegou ao Flu- minense no início de 2020 por empréstimo junto ao São Paulo. Na primeira temporada, ele fez 43 jo- gos, marcou 1 gol e deu 3 assistências pelo Tricolor.

Após ter o empréstimo re- novado em 2021, o volante acabou sofrendo uma grave lesão, rompeu o ligamento do joelho direito no dia 3 de maio, contra a Portuguesa, pelo Carioca, e foi subme- tido a uma cirurgia semanas depois.

Contrato de Hudson é renovado por mais um

mês no Fluminense

O Botafogo já decidiu onde fará a pré-temporada em 2022. Com propostas para se concentrar fora do Rio de Janeiro, o clube op- tou por permanecer na capi- tal carioca e vai usar o Nil- ton Santos como base para se preparar para a próxima temporada. O elenco tam- bém terá à disposição outro campo como apoio, na zona

oeste da cidade.

Em 2021, com o Nilton Santos cedido para a dis- puta da Copa América, o Botafogo treinou no Centro de Treinamentos do Saferj, localizado em Guaratiba, e também no Clube da Aero- náutica, na Barra da Tijuca.

Os atletas vão se reapresen- tar ao clube no dia 3 de ja- neiro.

Botafogo planeja pré-temporada no Rio

A equipe não pôde contar com a meia Lua- na Kapps, que fraturou o tornozelo esquerdo na última partida, bem como a goleira Luciana Dória, que rompeu o li- gamento cruzado ante- rior e terá de ser subme- tida a uma cirurgia ainda neste mês.

A volta da meia às atividades está prevista

para o fim de janeiro de 2022, já a goleira, em ju- nho do mesmo ano.

Parabéns à FF7RJ (Federação de Futebol 7 do Rio de Janeiro), ao presidente Marco Fialho e a Coordenadora Cami- la Massante pela organi- zação do campeonato e presteza com os times e clubes ao longo da com- petição.

NOTA

•1. Lucy Lara

•2.Mirella

•3.Erica

•7.Mirelly

•8.Adriana

•9.Millena

•10.Rayane

•11.Jamilly

•12. Kamilly

•14.Thayssa

•15.Luiza Germano

•16.Luiza Pimentel

•17.Debinha

•18. Ana Carolina

•21.Miriam

•23. Manu

•25 Clarinha

AS CAMPEÃS - CATEGORIA SUB-18

Técnico: Wilson Jr

Aux.Técnico: Monique Oliveira Prep Goleiras: Luiz Germano Nutricionista: Natane Menezes Prep. Físico: Thiago Santos

Captação de Atletas: Jeane Andrade Analista de Desempenho: Angela Doms

A Coluna deseja a to- dos os leitores um Feliz Ano Novo. Que seja de mui- tas conquistas e vitórias. Um

ano de repletas bençãos. Agra- decemos a todos do Jornal e externamos nossos desejos de

um ano repleto de saúde e fe- licidades a todos da redação e diretoria. Feliz 2022! Boas Festas!!

FELIZ 2022

Flu cumpre legislação e estende vínculo

(6)

DOMINGO, 02 DE JANEIRO DE 2022

HORA

6

GERAL

PROJETO SOCIAL

Favela com Dignidade atende mais de 50 mil famílias em apenas um ano

Programa, capitaneado pela Secretaria da Ação Comunitária, veio para dar voz às favelas de forma participativa

DIVULGAÇÃO

50 mil famílias foram atendidas somente no último ano IZABELLE RODRIGUES

izabellejornalista@outlook.com

O

programa Favela com Dignidade, que reúne todas as secretarias e órgãos da Pre- feitura do Rio para levar aos moradores de favelas serviços públicos essen- ciais, já atendeu direta e in- diretamente mais de 50 mil famílias no último ano.

Desobstrução de gale- rias, operação tapa buracos, mudança de iluminação, instalação de sinalização, sanitização, poda de árvo- res, asfaltamento de ruas, reformas em praças, insta- lação de caçambas, limpeza e drenagem de rios foram alguns dos serviços solici- tados pelos moradores. O programa, capitaneado pela Secretaria da Ação Comu- nitária, veio para dar voz e vez às favelas de forma par- ticipativa.

As comunidades de

Manguinhos, Vila Sapê, IV Centenário, Asa Bran- ca, Virgolândia e Conjunto Esperança, na Maré, rece- beram diretamente serviços do Favela com Dignidade.

Ao todo foram realizados 4.830 atendimentos e mo- bilizados 470 servidores nas quatro edições do Pro- grama. As ações, que reu- niram todas as secretarias ao mesmo tempo e em um só lugar, levaram às co- munidades, além de ações estruturais, inscrições para matrícula escolar, combate à evasão, retirada de do- cumentos, cadastramento de empregos, mobilização para vacinação contra Co- vid e Gripe, inscrições no Cadastro Único e no pro- grama Casa verde e Amare- la, entre outros.

Está em fase final de construção, em Mangui- nhos, a primeira unidade do Projeto Recicla Comu- nidade, que terá 50 pontos de coleta em vários com-

plexos e comunidades ca- riocas. Em ação recente na Asa Branca, em Jacarepa- guá, as secretarias de Ação Comunitária e Conserva- ção retiraram uma ponte na Rua Francisco de Paula sobre o rio Pavuninha. A travessia era arriscada para quem precisava ir à Clíni- ca da Família da região. As obras para a nova ponte já foram orçadas e, em breve, serão executadas pela Pre-

feitura.

Em dezembro, foi inau- gurado no Conjunto Espe- rança o projeto Turistando com a Comunidade, que já beneficiou 205 moradores que visitaram a Pequena África e a Cidade das Artes para um concerto natalino da Orquestra Sinfônica. A proposta do projeto é levar moradores e lideranças, em visitas guiadas, a conhece- rem a cidade onde moram,

além de incentivar a valori- zação dos principais pontos de suas comunidades.

“Nossas ações serão am- plificadas a partir de 2022 pelos projetos Recicla com a Comunidade e o Casa Carioca. Com os trâmites legais cumpridos podere- mos dar início às pequenas intervenções em moradias que vão melhorar a vida das pessoas, como é o caso do Casa Carioca. E fazer com

que a cadeia da reciclagem, por meio do Recicla, refor- ce a renda da população”, afirma Marli Peçanha, se- cretária de Ação Comuni- tária.

Para conhecer as neces- sidades das comunidades e favelas ao longo do último ano, as equipes de campo da Ação Comunitária realiza- ram 95 visitas de inspeção aos principais complexos de favelas e comunidades das zonas Norte, Sul, Cen- tral e Oeste da Cidade.

A partir dessas visitas fo- ram elencadas as demandas junto às lideranças e mora- dores e acionados os prin- cipais órgãos da Prefeitura para execução de serviços imediatos. Comlurb, Rio- luz, secretarias de Con- servação, Meio Ambiente, Saúde, Assistência Social e Trabalho e Renda, por exemplo, foram as unida- des da Prefeitura mais con- vocadas pela Ação Comu- nitária.

IBGE prorroga inscrições de concursos para o Censo 2022

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) decidiu prorrogar as inscrições para o processo seletivo do Censo 2022. Até o dia 21 de janeiro, o con- curso que oferecerá mais de 206 mil vagas estará com oportunidades abertas. Há chances para pessoas com Nível Fundamental e Nível Médio.

São 183.021 vagas de Nível Fundamental para recenseadores distribuídas em todos os municípios do país. Os recenseadores do IBGE atuarão diretamente na coleta das informações em mais de 70 milhões de domicílios. Como o salário do recenseador é por pro- dução, é possível simular a remuneração.

Também há 18.420 opor- tunidades para agente cen- sitário municipal (ACM) e 5.450 para agente censitário municipal (ACM), ambas de Nível Médio. Os salá- rios são de R$ 1.700 e R$

2.100, respectivamente. O ACM gerencia o trabalho do posto de coleta, enquanto o ACS, subordinado ao ACM, tem como principal função

orientar os recenseadores durante a execução dos tra- balhos de campo. No Rio, para a recenseador, há o total de 16.115 vagas, enquanto agente censitário supervisor (ACS) 1.877.

Como as vagas de agen- te censitário terão inscrição única, ao candidato com me- lhor classificação será ofe- recida a vaga de ACM. Os demais terão direito às vagas de ACS, de acordo com a or- dem de classificação.

A taxa de inscrição para recenseador é de R$ 57,50, e de R$ 60,50 para agente censitário, e pode ser paga até 16 de fevereiro. Com a prorrogação dos prazos, as provas foram adiadas de 27 de março para 10 de abril.

Os candidatos podem con-

correr aos dois processos seletivos, já que as provas dos recenseadores serão re- alizadas no turno da manhã e a dos agentes censitários na parte da tarde.

As provas objetivas serão aplicadas presencialmen- te seguindo os protocolos sanitários de prevenção da Covid 19 que constam em edital. O candidato que descumprir as medidas de proteção será eliminado do processo seletivo.

O candidato poderá fazer a prova em local diferente do que ele selecionar para trabalhar no ato da inscri- ção. O IBGE reforça que as inscrições para os processos seletivos de 2020 e 2021 não serão válidas para o Censo 2022.

Inscrição vai até o dia 21 de janeiro

DIVULGAÇÃO

Subiu para 94 o número de casos sus- peitos da variante ômicron na cidade do Rio, informou o se- cretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Na semana passada, a capital tinha 31 casos em investigação.

O secretário dis- se ainda que todas as pessoas com suspeita da doença têm sinto- mas leves e estão sen- do monitoradas em casa.

“É provável que já exista uma circu- lação comunitária da variante ômicron no Rio”, disse Soranz.

A taxa de positivi- dade dos testes de Co- vid também cresceu na capital fluminense

— passou de 0,7% até a semana passada para 5,5% essa semana.

Sobe para 94 número

de casos suspeitos de ômicron

no Rio

O Governo do Estado do Rio, antecipou os salários de dezembro de 462.553 servi- dores públicos ativos, apo- sentados e pensionistas. Esta é a primeira vez que a atual gestão realiza o pagamen- to da última folha dentro do próprio mês, antes da virada para 2022. Além disso, será a 14ª antecipação salarial para o funcionalismo, desde que o governador Cláudio Castro assumiu o comando do esta- do.O prazo de pagamento é o décimo dia útil do mês se- guinte ao trabalhado, confor- me prevê o calendário oficial do Poder Executivo. O valor líquido da folha de dezembro é de R$ 1,9 bilhão. Cabe res- saltar que os depósitos serão realizados ao longo do dia, mesmo após o término do ex- pediente bancário.

O governador destacou que, além de valorizar o fun- cionalismo do Rio de Janeiro, a medida ajuda a estimular a economia fluminense, prin- cipalmente neste período de festas.

“A antecipação salarial é um reconhecimento de todas as nossas servidoras e servi- dores, que são essenciais para o funcionamento do nosso Estado. Nada mais justo do que terem essa garantia do salário de dezembro no dia 30 deste mês. Esse também é mais um passo para fomentar a economia estadual”, decla- rou o governador Cláudio Castro. Com isso, o governa- dor afirmou que assim quita 14 folhas salariais dentro do ano. “Um marco histórico.

Esse feito só é possível gra- ças a uma gestão responsável das finanças públicas e a todo empenho que estamos empre- gando para o fortalecimento da nossa economia”, acres- centou o governador.

Governo do Rio paga antecipadamente salários

de dezembro de mais de 462 mil servidores

REPRODUÇÃO

Valor líquido da folha de dezembro é de R$ 1,9 bilhão

Procon Carioca multa empresa aérea de mais de R$ 1,5 milhão

Em fiscalização reali- zada com a OAB/RJ, o Procon Carioca, órgão vin- culado à Secretaria de Ci- dadania, multou a empresa aérea Gol no valor total de R$ 1.515.573,23 por apre- sentar irregularidades no atendimento de consumi- dores em dois aeroportos do Rio: Santos Dumont e Tom Jobim. A operação

aconteceu durante a cam- panha nacional “Bagagem Sem Preço”, quando os órgãos de defesa do con- sumidor se manifestaram contrários à cobrança.

A blitz teve como ob- jetivo verificar o cumpri- mento da Resolução 400, que dentre outras coisas, regulamentou a cobrança de bagagens. Na ocasião, a

Gol foi notificada por não fornecer comprovante da compra de franquia para os consumidores e após, com- provada a irregularidade durante os procedimentos administrativos instaura- dos, a empresa foi multada.

A decisão foi confirma- da recentemente em última instância pelo órgão, não cabendo mais recursos por

parte da empresa.

“Não restou dúvida que, no momento da fiscaliza- ção, os comprovantes não eram emitidos nos totens de autoatendimento. O problema ainda perdurou por bastante tempo e, por essa razão, a multa deve ser mantida”, explicou o dire- tor do Procon Carioca, Igor Costa.

DIVULGAÇÃO

Objetivo era verificar o cumprimento da Resolução 400

(7)

DOMINGO, 02 DE JANEIRO DE 2022

HORA

POLÍCIA

7

A

tradicional festa da queima de fo- gos na praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, teve um lado tris- te e amargo. Quatro pes- soas foram esfaqueadas durante assaltos em se- quência na areia. Nos pri- meiros minutos de 2022, durante a queima de fo- gos, um homem foi esfa- queado em um arrastão.

Por volta das 23h, outro jovem também foi ferido a faca. Um terceiro ho- mem reagiu a um assalto

e também levou uma fa- cada e uma turista colom- biana foi esfaqueada no

rosto durante a virada. A Polícia Militar prendeu um homem.

Um vídeo registrou o momento em que a mul- tidão apavorada aparece

correndo nas areias da praia. O homem que rea- giu ao ataque relatou que foi esfaqueado ao tentar recuperar o telefone da mãe, que havia sido rou- bado.

“Ele (criminoso) pegou o celular dela, eu pulei em cima dele, mas ele já tinha dado o aparelho pra outra pessoa e aí ele me esfaqueou”, contou a ví- tima, que teve ao menos duas perfurações no om- bro direito. A vítima foi atendida no posto médico da Secretaria Municipal de Saúde e liberada em seguida.

Turista teve o celular puxado A turista colombiana, que também foi roubada, estava com outras três pessoas. “À meia-noite, eles puxaram o celular dela e fugiram. Depois, voltaram muitas pessoas correndo em um arrastão e então ele (criminoso) usou uma faca pra cor- tar ela”, contou uma das amigas da vítima.

A mulher foi atendida e também foi liberada.

Não foram divulgadas informações sobre o es- tado de saúde das outras vítimas.

Réveillon de Copacabana tem quatro esfaqueados e arrastão

ANTONIO CARLOS horahmunicipios@gmail.com

REPRODUÇÃO

Criminosos tocaram o terror nas areias da praia nos primeiros minutos de 2022 ESTRAGOU A FESTA

Arrastão provocou correria e pânico na praia

Um homem que teria tentado roubar um taxista no trajeto entre Ipanema e Flamengo, bairros na Zona Sul do Rio, foi preso por policiais militares na madrugada da última sex- ta-feira (31). Leandro Le- nis dos Santos, que estava acompanhado por uma tra- vesti que conseguiu fugir, teria dado gravatas e socos na vítima, mas ela conse- guiu acionar os PMs. O caso está sendo investigado pela 12ª DP (Copacabana).

De acordo com o depoi- mento do taxista na dis- trital, ele pegou os dois passageiros na Lapa, com destino a Copacabana. Ao chegar no bairro, eles pe- diram para ir a Ipanema e, na sequência, ao Fla- mengo. Na Rua do Catete,

anunciaram o roubo, exi- giram dinheiro, imobiliza- ram a vítima e lhe deram socos e golpes conhecidos como gravatas.

A vítima relatou que conseguiu tirar o cinto de segurança, sair do carro e gritar por socorro. Os dois criminosos teriam corrido, tendo Leandro sido imobi- lizado por pessoas que pas-

savam no local e a travesti conseguido fugir em dire- ção ao mosteiro da Glória.

Os militares chegaram a fazer uma busca pela região, mas não consegui- ram localizar o outro ban- dido, que estava de top, saia e foi descrito como tendo cor parda, cerca de 30 anos de idade e cabelos curtos.

REPRODUÇÃO

Homem é preso após

agredir taxista em assalto

Leandro Lenis dos Santos, que foi preso por policiais militares

Batida frontal mata mulher e deixa quatro feridos em Volta Redonda

Uma mulher morreu e outras quatro pessoas fica- ram feridas depois que dois carros bateram de frente na tarde da última sexta-feira (31) em Volta Redonda, na região Sul Fluminense.

O acidente aconteceu na Rodovia do Contorno, no sentido Água Limpa.

A vítima fatal foi iden- tificada como Eduarda Go-

mes Reis, de 23 anos. Ela chegou a ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros e le- vada para o Hospital São João Batista, mas não re- sistiu aos ferimentos.

As outras vítimas foram levadas para o mesmo hos- pital (uma com ferimentos graves, uma com ferimen- tos moderados e outras duas com lesões leves.

Uma testemunha contou que um dos carros derra- pou e acabou invadindo a pista contrária, batendo contra o outro. Nas ima- gens, é possível perceber que latinhas de bebida se espalharam pela pista.

Terceiro acidente em oito dias Esse é o terceiro aciden-

te em oito dias na Rodovia do Contorno. No dia 23 de dezembro, uma mulher morreu e uma criança, de 11 anos, ficou ferida de- pois que a moto em que elas estavam bateu de fren- te com uma carreta. Já na terça-feira (28), dois cami- nhões bateram de frente.

Na ocasião, um homem, de 39 anos, ficou ferido.

DIVULGAÇÃO/REDES SOCIAIS

Um dos veículos teria derrapado e invadiu a pista contrária

Há 10 dias, a famí- lia do mototaxista Rafa- el William Aquino, de 30 anos, vive uma angústia.

Desaparecido desde 23 de dezembro, ele mora na mesma região que o apo- sentado Álvaro Luiz Luna, 57, foi torturado e seques- trado por traficantes no bairro Shangri-lá, em Bel- ford Roxo, na Baixada Fluminense.

Na última semana, dois corpos carbonizados fo- ram encontrados na cidade em menos de 48 horas de diferença, e seguem sem identificação no Instituto Médico Legal (IML) de Nova Iguaçu. Os parentes de Rafael tentaram fazer o reconhecimento, mas sem sucesso.

Segundo eles, a vítima conversou com a mãe por

telefone e avisou que tra- balharia no dia seguinte, mas não foi mais visto. A família de Álvaro também foi ao IML reconhecer o segundo corpo encontra- do, mas ainda aguarda exames para confirmar a identidade.

A irmã de Rafael diz que a família não tem suspeitas sobre o que aconteceu com ele. O mototaxista havia comprado uma moto no início do mês para come- çar a trabalhar, pois estava desempregado. “A gente está desesperado, ele disse que ia trabalhar ali em Bel- ford Roxo mesmo e daí pra cá a gente não tem notícia.

O telefone dele está dando desligado e a gente está procurando, mas como é que uma pessoa some as- sim do nada e a gente não

tem notícias?”, desabafou.

Rafael é casado e tem duas filhas, uma de 2 e outra de 16 anos.

Devido ao estado dos corpos, nenhuma das fa- mílias conseguiu reco- nhecê-los visualmente. A polícia irá coletar material genético para realizar exa- me de DNA.

REPRODUÇÃO

Família busca por mototaxista desaparecido em Belford Roxo

Rafael desapareceu no dia 23 de dezembro

Agentes da Delegacia de Repressão às Ações Cri- minosas Organizadas e In- quéritos Especiais (DRA- CO) prenderam na última quinta-feira (30/12), um miliciano de um grupo que explora comunidades da Zona Oeste do Rio. Se-

gundo as investigações, ele atuaria como seguran- ça de outro criminoso, que está preso desde novembro deste ano.

O homem foi localizado durante uma ação na loca- lidade de Santa Margarida, no bairro Campo Grande.

Ele estava na residência de sua irmã e tentou fugir, mas acabou capturado pela equipe da DRACO, que fez cerco no local. Contra ele foi cumprido um man- dado de prisão por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.

Polícia Civil prende miliciano foragido na Zona Oeste do Rio

O Governo do Estado do Rio de Janeiro divulgou o resultado da Operação Lei Seca, realizada no final de semana do Natal. Foram quase 3 mil motoristas pa- rados em 25 blitzes, resul- tando em mais de 480 con-

dutores sendo flagrados dirigindo alcoolizados.

Com base nos dados fornecidos, o ranking de infrações foi liderado pela cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, tota- lizando 33 registros. Com-

parando com o mesmo período do ano de 2020, houve um considerável aumento nas infrações, de acordo com o Governo do Estado. No ano passado foram 47, contra 482 deste ano.

Lei Seca fechou o cerco contra

motoristas alcoolizados

(8)

DOMINGO, 02 DE JANEIRO DE 2022

HORA

8

ESPORTES

O Ministério chinês dos Esportes proibiu os joga- dores de futebol da seleção nacional de terem tatua- gens e “convidou” aqueles que já têm estas ilustra- ções pelo corpo que façam sua remoção. Segundo o comunicado, no momento

o governo do país se es- força para conter “modas”

consideradas “vulgares”.

Desde 2018, o governo chinês orienta aos atletas que possuem tatuagens pelo corpo a cobrirem as artes. Jogadores como o zagueiro Zhang Linpeng,

do Guangzhou FC e da se- leção nacional, nunca dei- xaram de escondê-las.

A partir de agora, passa a vigorar uma “proibição formal de fazer novas tatu- agens”, disse o Ministério dos Esportes na última ter- ça-feira (28).

Barcelona chega a 10 casos de Covid-19

O

surto de casos de Covid-19 che- gou com força ao Campeonato Espanhol no encerramento de 2021. O Barcelona anunciou nes- ta quinta-feira que outros três jogadores do elen- co profissional testaram positivo para a doença, chegando a um total de 10 casos neste momento.

Pouco depois, o Atlético de Madrid indicou que o técnico Diego Simeone e quatro jogadores estão in- fectados pela doença.

O Barça confirmou que o meia Philippe Coutinho, o lateral Dest e o atacante Ez Abde testaram positivo para a Covid-19 e estão isolados em suas casas,

todos em bom estado de saúde. O trio entra para uma lista de atletas infec- tados que já contava com Daniel Alves, Jordi Alba, Umtiti, Lenglet, Dembé- lé, Baldé e Gavi.

Com 10 jogadores atin- gidos pelo surto e uma sé- rie de atletas lesionados, o técnico Xavi Hernández pode ter grandes proble- mas para escalar o Barce- lona diante do Mallorca, no próximo domingo, no primeiro jogo de 2022.

O número de baixas pode chegar a 18, e o treinador teria dificuldades para montar até mesmo o time titular - além de compor seu banco de reservas com todos os atletas de li- nha vindos do time B.

O Atlético, por sua vez, viu os cinco casos surgi-

rem de forma simultâ- nea na reapresentação do elenco após a pausa de fim de ano na liga espa-

nhola. Todo o elenco rea- lizou testes no retorno, e testaram positivo o técni- co Diego Simeone, o meia

Koke e os atacantes João Félix, Griezmann e Her- rera. Todos estão assinto- máticos e em suas casas,

segundo o Atlético.

O anúncio de novos casos pelos dois gigantes espanhóis surge um dia depois de o Real Madrid também confirmar que quatro atletas testaram positivo para a Covid-19 - o Barça também tinha confirmado três jogadores infectados na quarta.

Apesar de não ter jo- gos realizados desde o dia 22, em meio à pausa de natal, o Campeonato Espanhol viu o número de casos aumentar no retorno dos atletas a seus clubes, engrossando o surto que ganhou espaço no torneio em dezembro: já são mais de 140 casos no mês de acordo com a imprensa local, que indica que a liga não pretende parali- sar as atividades.

REDAÇÃO horahmunicipios@gmail.com

Liga espanhola segue mergulhada em surto de Covid-19 no encerramento de 2021

Philippe Coutinho é um dos jogadores com Covid-19

DIVULGAÇÃO

China proíbe tatuagens nos jogadores da seleção chinesa

Referências

Documentos relacionados

Nessa perspectiva, o objetivo geral deste trabalho é o de analisar a proposta curricular do Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública, oferecido

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

O capítulo I apresenta a política implantada pelo Choque de Gestão em Minas Gerais para a gestão do desempenho na Administração Pública estadual, descreve os tipos de

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Oncag, Tuncer & Tosun (2005) Coca-Cola ® Sprite ® Saliva artificial Compósito não é referido no estudo 3 meses 3 vezes por dia durante 5 minutos Avaliar o efeito de

A presente investigação teve como objetivo geral o estudo dos fatores de risco e de proteção internos e externos utilizados perante a violência social, nomeadamente o bullying

(2010), discovered two additional lineages in the Iberian Peninsula using CO1 mtDNA sequences, thus demonstrating the useful- ness of this gene as a barcoding marker for this genus,