• Nenhum resultado encontrado

E.M.E.F. DEZENOVE DE ABRIL Caxias do Sul RS ESTUDOS MONITORADOS - 10/08 a 14/08 de 2020 ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "E.M.E.F. DEZENOVE DE ABRIL Caxias do Sul RS ESTUDOS MONITORADOS - 10/08 a 14/08 de 2020 ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

E.M.E.F. DEZENOVE DE ABRIL – Caxias do Sul – RS ESTUDOS MONITORADOS - 10/08 a 14/08 de 2020

ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Professoras: Solange Dias Teifke, Gabriela Kuze, Muriel Treichel Turma: 42 Áreas do Conhecimento: Linguagens – Matemática – Ciências da Natureza – Ciências Humanas – Ensino Religioso

Carga horária prevista: 20 períodos

Materiais a serem utilizados: Aparelhos eletrônicos (celular ou computador), cader- no, lápis e lápis de cor, folhas.

Habilidades desenvolvidas:

Conhecer o ciclo da água na natureza e a sua relação com a vida. Compreender que as suas atitudes são muito importantes para a preservação do meio ambiente.

Reconhecer a necessidade de acentuar as palavras abordadas, percebendo a relação direta entre os acentos e a oralidade; Memorizar a acentuação das palavras;

Fixar a aprendizagem dos sinais de acentuação e as marcas sonoras que representam;

Utilizar corretamente a acentuação na escrita de palavras usuais;

Mudanças e permanências ao longo dos tempos.

Investigar e descobrir elementos formais no âmbito das artes visuais (ponto, linha, forma, volume), nos am- bientes do cotidiano (sala de aula, escola, casa, espaço rural e urbano), explorando textura, cor, espaço, movimento e em outros sentidos além do visual.

Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobra- dura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instru- mentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

Explorar, conhecer e contemplar as diversas manifestações das artes visuais (desenho, pintura, escultu - ra, gravura, fotografia, vídeo etc.) encontradas no âmbito familiar, escolar e da comunidade, possibilitando a construção do olhar, a ampliação da imaginação e da simbolização, a partir do repertório imagético pessoal e a valorização da diversidade cultural da comunidade local.

Reconhecer as potencialidades e os limites do corpo durante a prática de elementos da ginástica adotando procedimentos de segurança.

- Experimentar e organizar, de forma coletiva, elementos da ginástica geral, combinados (equilíbrios, saltos, giros, ro- tações e acrobacias), com e sem materiais.

Referências consultadas: BNCC, google, youtube.

Recado do(a) professor(a): Realizar as atividades com capricho e organização.

AULA 01

COPIAR NO CADERNO DE CIÊNCIAS

Ciclo da Água

O ciclo da água é fundamental para garantir que a água circule pelos seres vivos e pelo meio ambiente. Esse ciclo permite que a água seja disponibilizada para diversos processos e, posteriormente, possa ser reutilizada. Dentre os principais processos que ocorrem no ciclo da água, podemos destacar a evaporação da água devido à ação do Sol, a condensação do vapor de água e a formação das nuvens e precipitação.

Etapas do ciclo da água

A energia solar funciona como um grande motor para a ocorrência do ciclo da água. É essa energia que provoca a evaporação da água dos rios, lagos e oceanos. O Sol também promove a transpiração das plantas e dos animais. O vapor de água liberado nesses processos fica na atmosfera e sobe para camadas mais altas. Em grandes

(2)

altitudes, a temperatura local é mais baixa, fazendo com que o vapor de água condense- se e forme as nuvens.

Observe as principais etapas do ciclo da água.

Diferentemente do que muitos pensam, as nuvens nada mais são do pequenas gotículas de água. Com o tempo, a nuvem torna-se cada vez mais carregada, até que a água cai em forma de chuva (precipitação). Vale destacar também que a água pode ser liberada na forma de neve ou granizo.

A chuva, ao atingir a superfície terrestre, pode seguir diferentes caminhos. A água pode, por exemplo, acumular-se em rios, lagos e oceanos, e se infiltra no solo, tornando- se parte dos lençóis subterrâneos.

A água presente na superfície terrestre pode também ser usada pelos seres vivos.

A água utilizada por esses seres vivos retorna para o ambiente posteriormente. Além da transpiração, os animais podem devolvê-la ao ambiente pela urina, fezes, respiração e decomposição. As plantas também liberam a água por meio da transpiração, gutação (eliminação da água no estado líquido pela planta) e decomposição.

Importância do ciclo da água

O ciclo da água é importante, pois garante que a água circule constantemente pelo nosso planeta. Imagine, por exemplo, que os animais a consumissem, mas que ela não retornasse ao meio. Com o tempo, essa importante substância não existiria mais no nosso planeta e, consequentemente, não haveria mais vida.

(3)

O ciclo da água é importante para a sobrevivência de todos os seres vivos do planeta.

Não podemos esquecer-nos de que o ciclo da água é fundamental também para a economia. A produção de energia e a agricultura, por exemplo, são dois ramos da economia extremamente dependentes das chuvas.

Sugestão de vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=WORlKuBckeM

AULA 02

COPIAR NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Importância da acentuação

(4)
(5)

AULA 03

COPIAR NO CADERNO DE HISTÓRIA

(6)

ASSOCIE CADA ILUSTRAÇÃO À SUA DESCRIÇÃO CORRETA

Após olhar as imagens, escreva em seu caderno: a ( ), b ( ), c ( ), d ( ), e ( ), f ( ). Colocando nos parênteses os números correspondentes: 1 ou 2.

AULA 04

ATIVIDADE REFERENTE AO CICLO DA ÁGUA E A PASSAGEM DO TEMPO NO GOOGLE FORMULÁRIO. Acesse o link abaixo para responder e enviar a professora.

https:t//or0msgle//y/82euhwQPsswQYAr

AULA 05

(7)

HOJE VAMOS ESTUDAR FOTOGRAFIA! A FOTOGRAFIA É UMA LINGUAGEM ARTÍSTICA DE GRANDE IMPORTÂNCIA NO MUNDO E FARÁ MUITA DIFEREN-

ÇA EM NOSSAS VIDAS CONHECER ESTA FORMA DE ARTE!

FOTOGRAFIA

HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA:

A HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA PODE SER CONTADA A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS EXE- CUTADAS POR QUÍMICOS E ALQUIMISTAS DESDE A MAIS REMOTA ANTIGUIDADE. POR VOLTA DE 350 A.C., APROXIMADAMENTE NA ÉPOCA EM QUE VIVEU ARISTÓTELES NA GRÉ- CIA ANTIGA, JÁ SE CONHECIA O FENÔMENO DA PRODUÇÃO DE IMAGENS PELA PASSAGEM DA LUZ ATRAVÉS DE UM PEQUENO ORIFÍCIO. ALHASEN EM TORNO DO SÉCULO X, DESCRE- VEU UM MÉTODO DE OBSERVAÇÃO DOS ECLIPSES SOLARES ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE UMA CÂMARA ESCURA. A CÂMARA ESCURA NA ÉPOCA, CONSISTIA DE UM QUARTO COM UM PEQUENO ORIFÍCIO ABERTO PARA O EXTERIOR.

EM 1525 JÁ SE CONHECIA O ESCURECIMENTO DOS SAIS DE PRATA, NO ANO DE 1604 O FÍSICO-QUÍMICO ITALIANO ÂNGELO SALA ESTUDOU O ESCURECIMENTO DE ALGUNS COMPOSTOS DE PRATA PELA EXPOSIÇÃO À LUZ DO SOL. ATÉ ENTÃO, SE CONHECIA O PROCESSO DE ESCURECIMENTO E DE FORMAÇÃO DA IMAGENS EFÊMERAS SOBRE UMA PE- LÍCULA DOS REFERIDOS SAIS, PORÉM HAVIA O PROBLEMA DA INTERRUPÇÃO DO PROCES- SO. EM 1725, JOHANN HENRICH SCHULZE, PROFESSOR DE MEDICINA NA UNIVERSIDADE DE ALDORF, NA ALEMANHA, CONSEGUIU UMA PROJEÇÃO E UMA IMAGEM COM UMA DURA- ÇÃO DE TEMPO MAIOR, PORÉM NÃO CONSEGUIU DETECTAR O PORQUÊ DO AUMENTO DO TEMPO. CONTINUANDO SUAS EXPERIÊNCIAS, SCHULZE COLOCOU À EXPOSIÇÃO DA LUZ DO SOL UM FRASCO CONTENDO NITRATO DE PRATA, EXAMINANDO-O ALGUM TEMPO DEPOIS, PERCEBEU QUE A PARTE DA SOLUÇÃO ATINGIDA PELA LUZ SOLAR TORNOU-SE DE CO- LORAÇÃO VIOLETA ESCURA. NOTOU TAMBÉM, QUE O RESTANTE DA MISTURA CONTINUAVA COM A COR ESBRANQUIÇADA ORIGINAL. SA- CUDINDO A GARRAFA, OBSERVOU O DESAPARECIMENTO DO VIOLE- TA.

CONTINUANDO, COLOCOU PAPEL CARBONO NO FRASCO E O EX- PÔS AO SOL, DEPOIS DE CERTO TEMPO, AO REMOVER OS CARBONOS, OBSERVOU DELINEADOS PELOS SEDIMENTOS ESCURECIDOS PA- DRÕES ESBRANQUIÇADOS, QUE ERAM AS SILHUETAS EM NEGATIVO DAS TIRAS OPACAS DO PAPEL. SCHULZE ESTAVA EM DÚVIDA SE A AL- TERAÇÃO ERA DEVIDA À LUZ DO SOL, OU AO CALOR. PARA CONFIR- MAR SE ERA PELO CALOR, REFEZ A MESMA EXPERIÊNCIA DENTRO DE UM FORNO, PERCEBENDO QUE NÃO HOUVE ALTERAÇÃO. CONCLUIU

(8)

ENTÃO, QUE ERA A PRESENÇA DA LUZ QUE PROVOCAVA A MUDANÇA. CONTINUANDO SUAS EXPERIÊNCIAS, ACABOU POR CONSTATAR QUE A LUZ DE SEU QUARTO ERA SUFICIEN- TEMENTE FORTE PARA ESCURECER AS SILHUETAS NO MESMO TOM DOS SEDIMENTOS QUE AS DELINEAVAM. O QUÍMICO SUÍÇO CARL WILHELM SCHEELE, EM 1777, TAMBÉM COMPRO- VOU O ENEGRECIMENTO DOS SAIS DEVIDA À AÇÃO DA LUZ.

WILLIAM HENRY FOX TALBOT LANÇOU, EM 1841, O CALÓTIPO, PROCESSO MAIS EFICIENTE DE FIXAR IMA- GENS. O PAPEL IMPREGNADO DE IODETO DE PRATA ERA EXPOSTO À LUZ NUMA CÂMARA ESCURA, A IMAGEM ERA REVELADA COM ÁCIDO GÁLICO E FIXADA COM TI- OSSULFATO DE SÓDIO. RESULTANDO NUM NEGATIVO, QUE ERA IMPREGNADO DE ÓLEO ATÉ TORNAR-SE TRANSPARENTE. O POSITIVO SE FAZIA POR CONTATO COM PAPEL SENSIBILIZADO, PROCESSO UTILIZADO ATÉ OS DIAS DE HOJE.

O CALÓTIPO FOI A PRIMEIRA FASE NA LINHA DE DESENVOLVIMENTO DA FOTOGRAFIA MODERNA, O DA- GUERREÓTIPO CONDUZIRIA À FOTOGRAVURA, PROCES- SO UTILIZADO PARA REPRODUÇÃO DE FOTOGRAFIAS EM REVISTAS E JORNAIS.

GRANDES FOTÓGRAFOS (ASSISTIR A VÍDEO-AULA E ACOMPANHAR A EXPLICAÇÃO)

FOTÓGRAFO STEVE MC CURRY

FOTÓGRAFA DOROTHEA LANGES

(9)

FOTÓGRAFO SEBASTIÃO SALGADO (BRASILEIRO E UM DOS MAIO- RES FOTÓGRAFOS DE TODOS OS TEMPOS)

FOTÓGRAFO CARTIER BRESSON

VAMOS COLOCAR NOSSAS “MÃOS Á ARTE?”

PARA ESTA SEMANA NOSSO TRABALHO SERÁ O SEGUINTE:

- LER ESTE MATERIAL COM ATENÇÃO

-APRECIAR AS FOTOGRAFIAS QUE A PROFE COLOCOU NESTE MATERIAL

- ASSISTIR AS 2 VÍDEO-AULAS DA PROFE GABI NO YOUTUBE SOBRE FOTOGRA-

FIA

(10)

- ASSISTIR AO VÍDEO DE 1 MINUTINHO SOBRE A HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA NESTE LINK: HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=25ZDWMEOB0E

- ASSISTIR O VÍDEO COM A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE A SEGUIR QUE SERÁ POSTADO NO YOUTUBE

- COM A PERMISSÃO E SUPERVISÃO DOS PAIS, UTILIZAR O CELULAR PARA FA- ZER 2 FOTOS ARTÍSTICAS PARA INICIARMOS A EXPERIMENTAÇÃO DO PRO- CESSO FOTOGRÁFICO ARTÍSTICO. NESTE PRIMEIRO MOMENTO NÃO VAMOS FALAR SOBRE TÉCNICA, ETC, É UMA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA PARA NOS AMBI- ENTARMOS COM ESTA LINGUAGEM DA ARTE.

COMO FAZER A FOTO ARTÍSTICA?

PARA FAZER ESTAS 2 FOTOS VOCÊS NÃO PRECISARÃO SAIR DE CASA, OK?

*COM O CELULAR (COM A PERMISSÃO E SUPERVISÃO DOS PAIS) VOCÊS IRÃO ESCOLHER ALGUM OBJETO PARA FOTOGRAFAR.

*OBSERVEM A LUZ DO AMBIENTE, PARA A FOTO FICAR BOA É NECESSÁ- RIO UMA BOA LUZ. VALE COLOCAR ESSE OBJETO PRÓXIMA A UMA LUZ QUE VENHA DA JANELA. A LUZ NATURAL SEMPRE É MAIS BONITA PARA A FOTO.

*EM SEGUIDA, POSICIONE O CELULAR COM A CÂMERA A UMA BOA PROXI- MIDADE PARA QUE A FOTO FIQUE NÍTIDA E CONSIGAMOS IDENTIFICAR O OB- JETO.

*NESTA PRIMEIRA FOTO, DEVE APARECER O OBJETO INTEIRO, OK?

*NA SEGUNDA FOTO, USANDO O MESMO OBJETO COMO MODELO, VA- MOS FAZER UMA FOTO BEM APROXIMADA DO MESMO, FOTOGRAFANDO APE- NAS UM DETALHE DELE, CERTO?

*OBSERVE QUE PARA A FOTO FICAR BOA NESTE CASO TEMOS QUE CUI- DAR PARA QUE NÃO DESFOQUE, DEVIDO A PROXIMIDADE. A NITIDEZ DA IMA- GEM É MUITO IMPORTANTE ;)

##IMPORTANTE! PARA ENTREGAR ESTA ATIVIDADE A PROFE VAI ABRIR UM FORMULÁ- RIO DO GOOGLE PARA QUE VOCÊS POSTEM AS FOTOGRAFIAS, IDENTIFIQUEM COM NOME E TURMA, OK? ACESSE O LINK ABAIXO PARA ENVIAR A ATIVIDADE:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdKxBofwC2Ba5wJKAGtI0sL035uyAKOLwzTegBRXA- MS4lPDQ/viewform?usp=sf_link

ESTOU A DISPOSIÇÃO DE VOCÊS E DAS FAMÍLIAS ATRAVÉS DA MINHA PÁGINA NO FACEBOOK, ADICIONEM A PROFE E CASO TENHAM DIFICULDADES OU DÚVIDAS QUAN- TO A ATIVIDADE PODEM ME CONTATAR A QUALQUER MOMENTO POR LÁ, E ENVIAR TRABALHOS TAMBÉM, ENQUANTO NOS ADEQUAMOS AO GOOGLE FORMULÁRIO (QUEM NÃO CONSEGUIR ENVIAR PELO GOOGLE FORMULÁRIO PODE ME ENVIAR PELO MESSENGER DO FACEBOOK OU PELO WATHSAPP DA COORDENAÇÃO).

ALUNOS QUERIDOS, O IMPORTANTE É NOS CONECTARMOS E QUE TODOS CONSIGAM ENTRAGAR SEUS TRABALHOS! FICO MUITO FELIZ QUANDO RECEBO OS TRABALHOS DE TODOS VOCÊS!

Abraço queridos alunos e ótima semana de estudos!!

(11)

AULA 06

Querido estudante! Para começar a aula dessa semana, você precisa da ajuda de um amigo, irmão ou outro familiar. Observem as posturas a seguir, em dupla, e ten- te representar. Façam com calma, são posturas que exigem foco, concentração, força e equilíbrio.

Faça essa aula sob a supervisão de um adulto, para sentir-se mais seguro!

1-

2-

3-

4-

5-

(12)

Nesta segunda parte da aula, você precisa responder para me entregar.

Essa atividade deve ser respondida e enviada através do Google Formulário, clicando no link abaixo:

https://forms.gle/P12x5nqAU3XJgmGz8

ATIVIDADE

Observe as figuras abaixo e escreva o nome do movimento ou posição da Gi- nástica:

1- 2-

3- 4-

5- 6-

7- 8-

(13)

9- 10-

Fonte das imagens: http://edfcompartilhaprofessor.blogspot.com/search/label/Gin%C3%A1stica

Referências

Documentos relacionados

O ácido mefenâmico não deve ser usado por pessoas que: (1) já tiveram hipersensibilidade (alergia) ao medicamento ou a qualquer componente da fórmula; (2) tenham

18.9.1 Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo sem foto), carteiras de estudante,

entre a variante R577X do gene ACTN3 e VO 2pico após o treinamento físico sugere que indivíduos treinados (por exemplo, atletas) não são uma adequada população para

Esse material nao podera ser comercializado ou redistribuido sem autorizacao http://concursoprepara.com.br Noções de Direito Administrativo / Controle da Administração Pública

Para medir os ingredientes líquidos da receita abaixo utilizamos as medidas de Capacidade que são conhecidas como LITRO (l) e MILILITRO (ml) Um litro contém 1.000 mililitros (ml).

Obs.: SE NÃO FOR POSSÍVEL IMPRIMIR, A CRIANÇA PODE REALIZAR ESSAS ATIVIDADES NO CADERNO.. NO LIVRO DIDÁTICO

6.9 Consideram-se como dias úteis, e para efeito de contagem dos prazos expressamente previstos neste Contrato como úteis, aqueles em que houver expediente

Os veículos alienados (motos, caminhões, ônibus, carros e etc...), por serem objeto de apreensões, remoções ou recolhimento, de trânsito, serão vendidos e entregues nas