• Nenhum resultado encontrado

O INDIVÍDUO, AS CLASSES SOCIAIS E OS HABITUS.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "O INDIVÍDUO, AS CLASSES SOCIAIS E OS HABITUS."

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

O INDIVÍDUO, AS CLASSES SOCIAIS E

OS HABITUS.

(2)

Quantos frequentam grandes peças de teatro?

Quantas podem visitar outros países?

Quem fica horas na fila de hospitais públicos?

(3)

A resposta está relacionada a classe social.

O que é um classes social?

Por quê elas existem?

(4)

Modo de produção: é a forma como os homens produzem os bens materiais necessários a sua existência.

Exemplos: escravista, feudal e capitalista.

O que caracteriza uma sociedade não é

o que ela produz, mas como ela produz.

(5)

Modo de Produção

Forças produtivas: são todos os elementos envolvidos na produção (terra, combustível, ferramentas, fábricas, o trabalho, etc.), principalmente os meios de produção (ferramentas e maquinários).

Relações de produção: conjunto de relações sociais através das quais as forças produtivas são usadas e define o que fazer com os resultados.

(6)

Modo de Produção Capitalista

AS RELAÇÕES DE PRODUÇÃO SE FUNDAMENTAM NA POSSE DOS MEIOS DE PRODUÇÃO PELA CLASSE CAPITALISTA, QUE TROCA OS BENS PRODUZIDOS PELOS TRABALHADORES POR SALÁRIOS.

(7)

Classe Social

É UM GRUPO DE INDIVÍDUOS QUE OCUPAM A MESMA POSIÇÃO NAS RELAÇÕES DE PRODUÇÃO.

(8)

Luta de classes

Existem interesses divergentes entre as classes. Enquanto a classe dominante cria mecanismo de manter sua posição, a classe trabalhadora buscar melhorar sua condição material de existência.

(9)
(10)

O operário em construção

(11)

Transformação Social

Os seres humanos constroem sua história, mas não da maneira que querem, pois existem situações anteriores que condicionam o modo como ocorre a construção. Existem condicionantes estruturais, porém também existe a capacidade de reagir a esse condicionamento.

(12)

A influência da classe na vida individual

A condição econômica, cultural e política de cada classe condiciona a vida social dos indivíduos que a ela pertence. Por exemplo, condiciona a linguagem e os gostos musicais.

(13)

HABITUS

PIERRE BOURDIEU: Um conhecimento e/ou uma prática adquiridos dentro das

“classes sociais” as quais os indivíduos pertencem.

(14)

HABITUS

São princípios geradores de práticas distintas e distintivas – o que o operário come, como ele come, o esporte que pratica e sua maneira de práticá-lo, sua forma de falar e se expressar que difere do empresário.

(15)
(16)

HABITUS

Aquilo que

aprendemos,

formas de se comportar, pensar e sentir, que utilizamos no nosso cotidiano.

Pode ser visto como um estoque de disposições incorporadas, mas postas em prática a partir de estímulos conjunturais de um campo.

(17)

HABITUS

Não obstante, Bourdieu faz a ressalva de que o ajustamento imediato entre habitus e campo é apenas uma forma possível, a mais frequente. Pode-se também vislumbrar formas de desajustamento.

Em nosso cotidiano podemos reproduzir ou não o que aprendemos.

(18)
(19)
(20)

CLASSIFICAÇÃO DO IBGE

CLASSES SALÁRIO MÍNIMO

A ACIMA DE 20

B DE 10 A 20

C DE 4 A 10

D DE 2 A 4

E ATÉ 2

(21)

Apenas no ano de 2010, 19 milhões de pessoas deixaram as classes DE e 12 milhões subiram as classes AB. Há 5 anos, as classes A, B e C somadas representavam apenas 49% da população, enquanto em 2010 elas somavam 74%. Sobra apenas 36% para formar a velha base da pirâmide, que começa a tomar forma mais igualitária. Repare na tabela e no gráfico abaixo como as classes DE vêm perdendo massa, e como a classe C vem aumentando.

As classes sociais no Brasil com base nos bens de consumo:

(22)

As classes sociais no Brasil com base nos bens de consumo:

CLASSE 2005 (%)

2006

(%) 2007 (%) 2008 (%) 2009 (%) 2010 (%)

AB 15 18 15 15 16 21

C 34 36 46 45 49 53

DE 51 46 39 40 35 25

(23)
(24)

Repare nas classes D e E na base.

(25)

Repare como a diferença é mais marcante.

(26)

Em qual classe estou?

(27)

Em qual classe estou?

(28)
(29)

“o discurso sobre a „nova classe média‟ é problemático posto que é irremediavelmente „economicista‟.

Considerar apenas a ascensão econômica a partir do aumento salarial, enfatiza, resulta encobrir conflitos sociais e justificar com recursos pseudocientíficos o mundo injusto como ele é”.

Jesse de Souza

Referências

Documentos relacionados

O regime de substituição simples é aquele em que um Juiz do Trabalho Substituto é designado para atuar em substituição ao Juiz Titular de Vara do Trabalho ou

Finalmente, algumas sugestões de pequeno porte podem contribuir para enriquecer o editor desenvolvido, oferecendo mais opções ao usuário, como por exemplo: impressão dos

A média de borra gerada para reciclagem, após a implantação da Solução II, caiu mais ainda, sendo também reduzida a sua variação. Optou-se pela solução II,

6 CONCLUSÕES Os extratos do fungo Cladosporium cladosporioides Fres de Vries, obtidos a partir dos solventes AcOEt, EtOH, MeOH e DMSO, reduziram a esporulação e a germinação dos

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

Se dispuser de uma peça de mão X-Smart IQ ® , você pode operar o localizador apical Propex IQ ® no modo combinado para o monitoramento simultâneo da progressão da lima

relações sociais (relações de produção). As forças produtivas consistem em: a) força de trabalho dos que são ativos na produção, os produtores; b) saber tecnicamente

Barbosa (1990) explica que as transposições são procedimentos técnicos de tradução que se referem aos eixos de traduções: plena, total, não limitada, literal e livre.