• Nenhum resultado encontrado

Guia de Proteção às Marcas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Guia de Proteção às Marcas"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

Guia de Proteção às Marcas

Comitês Olímpicos Nacionais e Comitês Paralímpicos Nacionais

versãO 2

(2)
(3)

Guia de Proteção

às Marcas

(4)
(5)

Guia de Proteção às Marcas Rio 2016 para os Comitês Olímpicos Nacionais e Comitês Paralímpicos Nacionais

esta publicação é um instrumento de trabalho dinâmico que tem por objetivo fornecer informações sobre proteção das marcas Olímpicas e Paralímpicas, bem como todas as diretrizes para o seu uso.

Para melhor entendimento dos dados relacionados a seguir e

contextualização de normas, recomendam-se, paralelamente à leitura desta publicação, consultas ao Livro da Marca para Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) e Comitês Paralímpicos Nacionais (CPNs) disponível no rio exchange para relações com CONs e CPNs, que traz informações técnicas sobre a aplicação da marca.

O conteúdo deste documento poderá ser atualizado periodicamente.

No momento da consulta ao documento é fundamental atentar para a

leitura da versão mais recente.

(6)

2 1

3

4 5 6 7

Introdução ...5

As Marcas rio 2016 pré-aprovadas para o uso dos CONs e CPNs (GrID de Direitos) ...7

2.1. As Marcas rio 2016 ...7

2.2. Assinatura Conjunta rio 2016 ... 8

2.3. Marcas Nominativas ... 8

2.4. Mascotes e Pictogramas ... 8

2.5. Uso de outras Marcas dos Jogos rio 2016 ... 8

Aplicações e usos pré-aprovados e autorizados para CONs e CPNs ... 10

3.1. Publicações e materiais impressos dos CONs e CPNs ... 11

3.2. Declaração de fatos e uso editorial ...12

3.3. Template, papel de carta, assinatura de e-mail e cartão de visita ...12

3.4. Websites ...14

3.5. Outras aplicações ...16

3.6. Associações indevidas que devem ser evitadas ... 17

rio exchange ...18

suspensão do uso pré-aprovado e autorizado ...19

Proteção às Marcas ...20

Aspectos legais ... 22

(7)

Introdução

Os CONs e CPNs também são responsáveis pela promoção e divulgação dos Jogos rio 2016 em seus territórios, confirmando uma parceria importante em favor da ampliação do alcance dos Jogos em todo o mundo.

Para atender os CONs e CPNs em suas demandas relativas à promoção dos Jogos rio 2016 e também para incentivar o envolvimento de atletas e diferentes públicos com o evento, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos rio 2016 (rio 2016) liberará para estas organizações o uso não comercial das Marcas rio 2016.

De acordo com as regras comerciais estabelecidas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e Comitê Paralímpico Internacional (IPC), somente os patrocinadores globais e os patrocinadores domésticos dos Jogos rio 2016 poderão utilizar as marcas com o propósito comercial.

Para ter acesso à propriedade intelectual do rio 2016, CONs e CPNs deverão, primeiramente, fazer o download do Termo de Condições e de Uso Não Comercial das Marcas rio 2016, disponível no rio exchange. em seguida, devem enviar o documento assinado para nocrelations@rio2016.com ou npcrelations@rio2016.com.

só a partir de então, CONs e CPNs estarão autorizados a utilizar as marcas rio 2016, bem como do conteúdo do Livro da Marca para CONs e CPNs e também deste Guia de orientação sobre o uso correto e adequado das marcas.

este Guia, além de conter orientações de como utilizar não comercialmente as Marcas rio 2016, traz um GrID de Direitos de Uso pré-aprovado e autorizado para CONs e CPNs.

1

(8)

6 Proteção às Marcas – Versão 2 – agosto de 2013

As Marcas rio 2016

pré-aprovadas para o uso dos CONs e CPNs (GrID de direitos)

2

As Marcas rio 2016 pré-aprovadas para o uso não comercial pelos CONs e CPNs estão ilustradas a seguir e ficarão disponíveis para download no rio exchange, após assinatura e envio do Termo de Condições e de Uso Não Comercial das Marcas rio 2016, assim como o conteúdo integral do Livro da Marca, que contém diretrizes técnicas para a aplicação das mesmas.

2.1. As MARCAs RiO 2016

CONs e CPNs poderão utilizar as Marcas rio 2016 em condições muito específicas, conforme instrução contida no item 3 deste Guia.

(9)

2.2. AssiNAtuRA CONjuNtA RiO 2016

As assinaturas conjuntas podem ser utilizadas pelos CONs e CPNs para fazer a associação da marca dos Jogos Olímpicos rio 2016 com a marca dos CONs ou da marca dos Jogos Paralímpicos rio 2016 com a marca dos CPNs.

Os CONs deverão apenas fazer uso da assinatura conjunta com a marca dos Jogos Olímpicos rio 2016 e os CPNs da assinatura conjunta com a marca dos Jogos Paralímpicos rio 2016, quando aplicável.

Consulte o Livro da Marca para CONs e CPNs e o capítulo 3 deste Guia para orientações necessárias sobre a correta criação de assinaturas conjuntas.

2.3. MARCAs NOMiNAtivAs

Quando CONs e CPNs precisarem mencionar ou escrever sobre os Jogos rio 2016, devem utilizar as expressões oficiais listadas abaixo:

• Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

• Jogos Olímpicos Rio 2016

• Jogos Paralímpicos Rio 2016

• Rio 2016

2.4. MAsCOtes e PiCtOGRAMAs

Mascotes e pictogramas oficiais dos Jogos rio 2016 estarão igualmente com uso pré-aprovado e autorizado para CONs e CPNs. Tão logo sejam lançados, o rio 2016 vai disponibilizá-los no rio exchange, por meio de arquivos para download. Também será franqueado acesso aos conteúdos atualizados no Livro da Marca e deste Guia que você tem em mãos.

2.5. usO de OutRAs MARCAs dOs jOGOs RiO 2016 No período que antecede os Jogos rio 2016, uma série de outras propriedades serão produzidas, tais como: submarcas, Look of the Games, vídeos, imagens, publicações, entre outros elementos gráficos. Todos estes itens vão integrar o conjunto de propriedade intelectual dos Jogos rio 2016 e não possuem o uso pré-aprovado e autorizado para CONs e CPNs.

(10)

8 Proteção às Marcas – Versão 2 – agosto de 2013

Contudo, caso tais organizações queiram utilizar os itens mencionados sem finalidade comercial poderão fazê-lo conforme as orientações abaixo:

1. O CON ou o CPN deverá submeter um pedido ao rio 2016 para análise, via preenchimento do “Anexo 1: Formulário de requerimento de Uso da Marca rio 2016 ”, que estará disponível no rio exchange e deverá ser preenchido e encaminhado para nocrelations@rio2016.com ou npcrelations@rio2016.com.

2. O rio 2016 estabelece o período de 10 (dez) dias úteis para responder às solicitações, mas alerta para a possibilidade de prorrogação em períodos de feriados e de eventos do rio 2016.

3. se o pedido de uso da Marca rio 2016 for aprovado, passará a ser de responsabilidade do CON ou do CPN submeter a arte para aprovação através do e-mail nocrelations@rio2016.com ou npcrelations@rio2016.com.

4. É fundamental salientar que CONs e CPNs deverão contemplar em seus planejamentos e cronogramas prazo específicos para produção de peças de divulgação, publicações etc, lembrando que qualquer item ou conteúdo que venha a ser produzido precisará ser previamente analisado pelo rio 2016 e que possíveis alterações poderão ser solicitadas. Uma vez revisto, todo e qualquer material deverá ser submetido novamente para aprovação final, antes da sua produção.

(11)

Os CONs e os CPNs estão autorizados a utilizar as Marcas rio 2016 já mencionadas, mas somente em condições pré-aprovadas e autorizadas, exatamente como exemplificado neste capítulo e sempre com propósito não comercial.

Como premissa inicial, deve-se considerar sempre que o uso das Marcas rio 2016 pelos CONs e CPNs não pode, de forma alguma, criar ou sugerir uma associação indevida dos Jogos rio 2016 com terceiros, especialmente organizações comerciais.

Por esta razão, as Marcas rio 2016 não poderão estar posicionadas próximas a outras marcas comerciais em

documentos, publicações, páginas de web ou em qualquer outro veículo de comunicação (impresso ou digital), de modo a criar uma associação direta dos Jogos rio 2016 com terceiros.

No momento em que se decidir pelo uso de qualquer item pertencente à propriedade intelectual dos rio 2016, é

mandatório seguir, além das orientações contidas neste Guia, todas as recomendações técnicas de aplicação das Marcas rio 2016 contidas no Livro da Marca para CONs e CPNs.

Aplicações e usos pré-aprovados e autorizados para CONs e CPNs

3

(12)

10 Proteção às Marcas – Versão 2 – agosto de 2013

3.1. PubliCAções e MAteRiAis iMPRessOs dOs CONs e CPNs Os CONs e CPNs estão autorizados a utilizar a assinatura conjunta rio 2016 com o propósito editorial nas seguintes publicações e materiais impressos:

• Newsletter mensais;

• Brochuras;

• Relatórios anuais;

• Outros documentos não comerciais nos quais seja apropriado fazer referência aos Jogos rio 2016.

No entanto, fica reiterado aqui que o uso em materiais impressos e publicações, tais como anúncios, pôsteres, revistas e livros, cujo propósito seja comercial ou promocional, não está autorizado.

(13)

3.2. deClARAçãO de fAtOs e usO editORiAl

Caso o CON ou o CPN produza algum material jornalístico, como editoriais ou artigos relacionados com os Jogos rio 2016 sem o propósito comercial, poderá utilizar a Marca rio 2016 de forma ilustrativa para contextualizar o assunto.

3.3. teMPlAte, PAPel de CARtA, AssiNAtuRA de e-MAil e CARtãO de visitA

Os CONs e os CPNs estão autorizados a utilizar a assinatura conjunta rio 2016, formada pela reunião de suas respectivas marcas com uma das do rio 2016, em templates de papel de carta, assinaturas de e-mail e cartões de visita, de acordo com o estabelecido abaixo:

• Em cartões de visita, só é permitida para funcionários do CON ou CPN que exerçam cargos de direção na instituição/

organização com função relacionada aos Jogos Rio 2016;

• A forma correta de posicionamento da assinatura conjunta rio 2016 em templates de papel de carta e cartões de visita é no canto direito superior;

• A leitura do Livro da Marca e dos Guias para CONs e CPNs se faz necessária para que seja garantida a integridade e a adequada aplicação das marcas, especialmente em relação à reprodução dos elementos das marcas, da área de proteção, das reduções máximas e das proporções visuais;

(14)

12 Proteção às Marcas – Versão 2 – agosto de 2013

• Colaboradores dos CONs e CPNs que possuam um papel específico relacionado à realização dos Jogos rio 2016, poderão fazer referência a isso, mas apenas em forma de texto, na assinatura de e-mail. Neste caso específico, não será liberada a aplicação da assinatura conjunta (CONs ou CPs e Rio 2016);

Paulo jones

Gerente de Relações Esportivas para os Jogos Rio 2016 Departamento de Planejamento esportivo

Comitê Olímpico Nacional

Maria smith

Coordenadora de Relações Esportivas para os Jogos Rio 2016 Departamento de Planejamento esportivo

Comitê Olímpico Nacional

Paulo jones

Gerente de Relações Esportivas para os Jogos Rio 2016 Departamento de Planejamento esportivo

Comitê Olímpico Nacional

Maria smith

Coordenadora de Relações Esportivas para os Jogos Rio 2016 Departamento de Planejamento esportivo

Comitê Olímpico Nacional

• Não é permitido o uso em envelopes para cartas ou postais;

• Não é permitido o uso em nenhum material que contenha qualquer marca de terceiros.

(15)

3.4. Websites

Os CONs e CPNs estão autorizados a utilizar as marcas dos Jogos rio 2016 em seus websites com o propósito editorial. Por exemplo: para ilustrar um artigo sobre os Jogos rio 2016.

CONs e CPNs também poderão utilizar as marcas dos Jogos rio 2016 como ícones, conforme ilustrado abaixo, juntamente com a marca de outros comitês organizadores, desde que tenham autorização para utilizar a logomarca destes últimos.

As únicas marcas comerciais que poderão estar junto das marcas rio 2016 são as dos Patrocinadores Mundiais do Comitê Olímpico Internacional (COI) ou do Comitê Paralímpico Internacional (IPC).

(16)

14 Proteção às Marcas – Versão 2 – agosto de 2013

CONs e CPNs poderão criar em seu website seções informativas sobre os Jogos rio 2016, incluindo notícias, atualizações, artigos e imagens relativas aos Jogos rio 2016. As Marcas rio 2016 poderão ser utilizadas nesta seção, desde que as páginas não contenham qualquer referência e/ou menção a terceiros, seja através de visibilidade de marcas ou banners de propaganda.

(17)

CONs e CPNs poderão incluir em seus websites, links para a página oficial dos Jogos rio 2016, conforme discriminado abaixo:

1. Links em forma de texto para o website dos Jogos rio 2016 devem estar dentro de uma seção que reúna outros links relevantes/úteis;

2. Links em forma de texto só podem utilizar as marcas nominativas destacadas abaixo:

• Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

• Jogos Olímpicos Rio 2016

• Jogos Paralímpicos Rio 2016

• Rio 2016

3. Links em forma de texto ou hyperlinks poderão ser utilizados dentro de editoriais ou artigos relacionados/referentes ao rio 2016 ou em uma seção específica sobre os Jogos dentro do website do CON/CPN, sempre com a finalidade de direcionar o público leitor para o assunto dentro da página oficial dos Jogos rio 2016. Por exemplo, um artigo que fale sobre o programa de voluntários, poderá conter um link em forma de texto que direcione o leitor para a página do programa de voluntários dos Jogos rio 2016.

4. CONs e CPNs também poderão utilizar a marca rio 2016 como um ícone em seus respectivos websites, permitindo que o leitor clique e seja direcionado para a página oficial dos Jogos rio 2016 ou para a seção sobre os Jogos rio 2016 dentro do referido website. O ícone deve respeitar as regras de redução máxima informadas no Livro da Marca.

3.5. OutRAs APliCAções

Caso o CON ou CPN queira fazer uso das Marcas rio 2016 sem o propósito comercial em outras aplicações não previstas neste Guia, deve realizar pedido especial para análise junto ao Comitê rio 2016, via preenchimento do “Anexo 1: Formulário de requerimento de Uso da Marca rio 2016”, que estará disponível no rio exchange e deverá ser preenchido e encaminhado por e-mail para nocrelations@rio2016.com ou

npcrelations@rio2016.com.

(18)

16 Proteção às Marcas – Versão 2 – agosto de 2013

3.6. AssOCiAções iNdevidAs que deveM seR evitAdAs Associações indevidas com os Jogos rio 2016 poderão ser criadas nas seguintes situações:

• Quando a marca Rio 2016 for posicionada próxima à marca de terceiros, especialmente se forem organizações comerciais;

• Quando material que contenha a Marca Rio 2016 for utilizado de forma indiscriminada, sendo divulgado e/ou distribuído por terceiros de forma a criar uma associação indevida e não autorizada entre eles e os Jogos rio 2016.

(19)

Os CONs e CPNs podem encontrar os documentos e informações a seguir no rio exchange.

Nas seções NOC Games Marks e NPC Games Marks:

• Livro da Marca

• Guias de Proteção às Marcas

• Termo de Condições e de Uso Não Comercial das Marcas rio 2016

Nas seções específicas NOC relations and services e NPC relations and services:

• Marcas Rio 2016 para uso pré-aprovado e não comercial (uma vez que os documentos necessários tenham sido assinados e devolvidos)

rio exchange

4

(20)

18 Proteção às Marcas – Versão 2 – agosto de 2013

Ao rio 2016 fica reservado o direito de suspender o uso pré- aprovado das marcas rio 2016 pelos CONs e CPNs e/ou solicitar alterações no modo como as marcas rio 2016 estejam sendo aplicadas.

se o CON ou CPN eventualmente receber uma Notificação ou Carta educativa do rio 2016, o uso da(s) Marcas rio 2016 deverá ser suspenso imediatamente até que a aplicação da(s) mesma(s) seja regularizada, conforme instruções contidas nos referidos documentos.

suspensão do uso pré-aprovado e autorizado

5

(21)

Proteção às Marcas

6

elementos essencialmente visuais, as Marcas rio 2016

traduzem graficamente a essência dos Jogos e são valiosíssimas propriedades de marketing, fundamentais para o financiamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O rio 2016 espera contar com a colaboração dos CONs e CPNs na missão de proteger as Marcas Oficiais. Caso seja identificado algum tipo de uso indevido das marcas em seus países, favor enviar e-mail para:

protecaoasmarcas@rio2016.com.

As principais dúvidas e orientações, bem como um descritivo sobre como o rio 2016 está trabalhando para preservar as Marcas rio 2016, estão em www.rio2016.org/copyright. Ainda assim, se houver qualquer dúvida sobre o uso das Marcas rio 2016 que não tenha sido esclarecida neste Guia, entre em contato com a área de relacionamento com CONs e CPNs do rio 2016 através do e-mail nocrelations@rio2016.com ou npcrelations@rio2016.com.

(22)

20 Proteção às Marcas – Versão 2 – agosto de 2013

O rio 2016 não pretende formalizar Termos de Licença de Uso da Marca rio 2016 individuais para cada CON e CPN. Quando um Comitê Olímpico Nacional ou um Comitê Paralímpico Nacional acessar a seção de Marcas rio 2016 via rio exchange para relações com CONs e CPNs, ele deverá ler e aceitar o Termo de Uso Não Comercial das Marcas rio 2016 para CONs e CPNs. Após o aceite do Termo, cada organização se submete às condições de uso não comercial das Marcas rio 2016 contidas não só no referido Termo, como também no Livro da Marca para CONs e CPNs e neste Guia de orientação.

No momento em que um CON ou um CPN submeter um pedido de Uso da Marca rio 2016, através do “Anexo A: Formulário de requerimento de Uso da Marca rio 2016”, e a autorização for concedida pelo Comitê rio 2016, concordará que a Marca rio 2016 só será utilizada para o propósito discriminado no formulário de pedido e, além disso, não será empregada de forma alguma com propósito comercial ou de modo que venha a comprometer seu valor emocional e comercial.

Ao rio 2016 fica reservado o direito de realizar quaisquer modificações e atualizações que entenda como necessárias neste Guia, estando cada CON e/ou CPN obrigado a respeitar tais alterações.

O presente Guia de Proteção às Marcas não constitui um documento legal, muito menos define se uma atividade infringe ou não os direitos de propriedade intelectual relativos aos Jogos rio 2016. Tal definição deverá ser feita através de análise específica, com verificação caso a caso.

Aspectos legais

7

(23)

Caso haja alguma dúvida relacionada com Proteção às Marcas e que não tenha sido esclarecida neste documento, favor entrar em contato com o rio 2016 pelo e-mail protecaoasmarcas@rio2016.com.

(24)
(25)
(26)

Comitê Organizador dos

Jogos Olímpicos e Paralímpicos rio 2016 rio2016.com

08.2013

A reprodução, sob qualquer forma, deste documento é terminantemente proibida, salvo mediante a prévia e expressa (por escrito) autorização do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos rio 2016.

eventuais autorizações para reprodução deverão ser solicitadas,

por via eletrônica, para o endereço protecaoasmarcas@rio2016.com imagem da capa: © Getty images/istockphoto

plus.google.com/+rio2016 fb.com/rio2016

youtube.com/rio2016 twitter.com/rio2016

Referências

Documentos relacionados

Wladimir de Andrade Oliveira.. APRESENTAÇÃO Este livreto tem como objetivo apresen- tar, de forma sistemática e sintetizada, as normas editoriais para submissão e produção de obras

PEIXE INTEIRO MUTUTUCA PEIXE INTEIRO MUTUCA PEIXE EM POSTAS MOREIA PEIXE INTEIRO ALBACORA PEIXE INTEIRO ALBACORA LAJE PEIXE INTEIRO ALBACORA MIRIM PEIXE INTEIRO ALBACORA BRANCA

Desta forma, a docência, inserida neste contexto, é apontada por Vasconcelos (1997) como uma das profissões de alto risco pela Organização Internacional do Trabalho (OIT)

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

• Não garantir condições dignas e saudáveis para os trabalhadores pode gerar graves consequências para o empregador, inclusive ser enquadrado como condições análogas ao

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

Agora quando eles brigam eu não sinto mais medo: sinto apenas ódio deles e fico nervoso e meu estômago ferve.. Mas do verão eu

A campanha Dia da Independência no Facebook criou perfis reais para alguns dos personagens que participaram da independência do país, como Dom Pedro I, Dom João VI,