• Nenhum resultado encontrado

Itinerário da viagem. Albânia, 8 Dias Ao seu gosto de carro Percurso da Albânia em estado puro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Itinerário da viagem. Albânia, 8 Dias Ao seu gosto de carro Percurso da Albânia em estado puro"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Albânia: Percurso da Albânia em estado puro

Albânia, 8 Dias · Ao seu gosto de carro

Percurso da Albânia em estado puro

Isolada durante décadas, a Albânia desperta por fim e abre-se ao mundo.

Durante anos, o país foi uma grande incógnita, mas hoje em dia, após a queda do comunismo, a Albânia está a evoluir a passos largos. Agora é o momento de descobrir a sua cultura e a sua história milenar. Visite um dos destinos mais surpreendentes da Europa, onde deixaram a sua marca romanos, ilírios, bizantinos, gregos e otomanos. Conheça a sua capital, Tirana, uma cidade colorida e cheia de animação, com os olhos postos no futuro. Percorra a cidade-museu de Berat, com as suas tradicionais casas brancas no sopé da sua impressionante fortaleza. Apaixone-se pela aldeia medieval de Krüje, peça-chave na história da Albânia. Não perca a

agraciada e fotogénica Riviera Albanesa, banhada por águas de um intenso azul e viaje até aos confins do seu território, até aos Alpes Albaneses, onde poderá conhecer as conhecidas como "Montanhas Malditas". A Albânia é um país povoado por gente amável e acolhedora, que o irá assombrar pela beleza das suas praias virgens de areias brancas e pela grandiosidade dos seus lagos e montanhas.

Datas de Partida_ Partidas de março 2022 Até fevereiro 2023 desde_ Lisboa

Itinerário da viagem

DIA 1 · CIDADE DE ORIGEM - TIRANA

Saída do voo da cidade de origem até Tirana. Chegada e recolha do carro alugado. Dispõe do resto do dia livre para descobrir os encantos de Tirana, uma cidade plena de vida e cor, muito afastada do seu passado comunista. Passeie por esta cidade caótica e descubra a marca que a história recente deixou nos seus enclaves mais emblemáticos.

Conheça os seus mercados, cafés e terraços e perca-se pelas suas vielas e praças. Tirana é a porta para uma Europa diferente. Descubra todos os seus contrastes. Alojamento em Tirana.

(2)

DIA 2 · TIRANA - BERAT

De Tirana, dirija-se para o sul e pare em Berat, uma encantadora localidade situada a cerca de 97 quilómetros da capital. Berat é conhecida como "a cidade das mil janelas" e é considerada a mais antiga da Albânia, foi fundada em 314 a.C. O seu nome significa "cidade branca". Estrategicamente situada e com um perturbado passado histórico, esta localidade serviu como fronteira natural de diferentes impérios, como os impérios romano e bizantino. Muitos outros povos passaram por esta cidade, dotando-a de uma incrível variedade de elementos culturais. Berat foi considerada pelo regime comunista como cidade-museu e foi nomeada Património da Humanidade pela Unesco.

Passeie pelas seus estreitas ruas de pedra, entre as suas casas tradicionais com varandas de madeira que se amontoam em redor de uma ladeira. O centro histórico é formado por três centros antigos: Kalaja, Mangalem e Gorica. Sobre o cimo da colina da cidade velha encontra-se Kalaja, o castelo, que foi construído no século XIII para se defenderem dos otomanos. No seu interior alberga mais um bairro da cidade. A zona continua a ser habitada, pelo que não existe uma hora exata de abertura e fecho. No interior do castelo encontram-se, entre outros enclaves imprescindíveis, a igreja ortodoxa da Santíssima Trindade, do século XIII, bem como a catedral de São Nicolau, que hoje em dia é o Museu de Iconografia de Onufri, o pintor albanês mais importante do século XVI. No Museu

Etnográfico, exibem-se móveis e utensílios tradicionais, estando localizado no coração de Berat, numa preciosa casa otomana do século XVIII. Mangalem é a zona muçulmana de Berat, sendo que nela se encontram três mesquitas. A Mesquita do Sultão, do século XVI, a Mesquita do Chumbo, chamada assim pelo material com o qual está construída a sua cúpula, bem como a conhecida como a Mesquita do Solteiro, do século XIX. O bairro de Gorica, com as suas casas caiadas, encontra-se no outro lado do rio Osum, que cruza a cidade, no lado cristão ortodoxo. É o local perfeito para procurar um restaurante onde comer. Durante a tarde e, se dispuser de tempo, pode visitar as cascatas de Bogova e o canyon de Çorovode, a 45 minutos e uma hora e meia, respetivamente, do centro de Berat. Alojamento em Berat.

DIA 3 · BERAT - VLORË - HIMARË - SARANDË

Hoje espera-o um dia exigente em relação a quilómetros, motivo pelo qual lhe recomendamos que se ponha a caminho depressa. Chegar à região de Himara/Himarë desde Berat não pressupõe um grande problema. A cerca de meia hora depois de sair de Vlora, verá que a estrada começa a ter um desnível e que as paisagens começam a mudar. Estará a atravessar as montanhas de Llogara (Montes Ceraunios, em grego), cumes de mais de 2000 metros, que descem abruptamente até ao nível do mar. Esta orografia é a culpada pelo facto de Himara ser uma das regiões com as praias virgens mais incríveis do Mediterrâneo. Vamos lá? Abandonamos Berat para nos dirigirmos para a atrativa costa do mar Adriático, concretamente para a cidade de Vlorë. Está situada na baía do mesmo nome, rodeada por montanhas, jardins e oliveiras, na conhecida e frequentada "Riviera albanesa". Vlorë tem um ambiente

universitário de jovens e estudantes e desempenhou um importante papel na história do país. Por estas belas terras com vista para o mar já andaram os romanos, bizantinos, otomanos, etc. Até os nazis tiveram aqui uma base de submarinos. Encontra-se numa cidade histórica, já que nesta cidade foi declarada a independência da Albânia, em 1912, e foi a capital do país desde esse ano até 1914. Nela poderá visitar a Mesquita de Muradije, no centro da cidade, bem como o Museu Nacional da Independência. Um dos maiores atrativos de Vlorë são as suas praias que podem orgulhar-se de ser das mais belas do país. Alguma excursão alternativa? Pode visitar as aldeias de

pescadores próximas de Dhërmi ou Drymades, bem como conhecer o porto desportivo de Orikum. Após as visitas, pode continuar a Rota até ao sul, para chegar a Himarë, que se encontra numa zona de altas montanhas e possui formosas praias de areias brancas que contrastam com um mar de um azul de sonho, como as praias de Livadhi ou Gjipe. Em Himarë existe uma importante comunidade grega desde a Antiguidade. Nos arredores irá encontrar ruínas de termas romanas e assentamentos medievais. O destino final do dia é Sarandë, localidade à qual irá chegar ao final da tarde. Alojamento em Sarandë.

(3)

DIA 4 · SARANDË - GJIROKASTRA - BERAT

Sarandë encontra-se a poucos quilómetros da fronteira com a Grécia, sendo a cidade mais importante da costa sul da Albânia. Trata-se de um grande centro turístico que pode utilizar como base para conhecer os arredores. No alto de uma colina encontra-se o castelo Lëkurësi, do século XVI, com magníficas vistas e a partir do qual se pode até ver a ilha grega de Corfu. Nos arredores de Sarandë encontra mosteiros antigos e aldeias tradicionais. A uns escassos 15 minutos de automóvel encontra-se a praia de Ksamil. Desfrute das pequenas enseadas de areia branca desta costa.

Vá conhecer as impressionantes ruínas de Butrint, a 30 quilómetros de Sarandë, declaradas Património da

Humanidade pela Unesco. São de 400 d.C. e nelas deixaram a sua marca inúmeras civilizações: pode contemplar o seu anfiteatro grego, o seu batistério paleocristão e restos de edifícios gregos e venezianos. Nos arredores, numa zona de bosque, encontra um encantador paradouro conhecido como o "manancial do Olho Azul", chamado assim devido à cor das suas águas. Seguimos o nosso caminho para Gjirokastra. É uma pintoresca aldeia entre montanhas, com uma cidadela do século XVI com vista para o vale do rio Drinos. Foi declarada cidade-museu durante a época socialista, já que aqui nasceu o ditador Enver Hoxha. É conhecida como a cidade das pedras, devido ao facto de a maior parte dos telhados das casas antigas estarem cobertos com este material. Conservou-se bem a arquitetura típica dos Balcãs de influência otomana, por isso, a Unesco incluiu-a na lista de Património da Humanidade. A cidade demonstra exemplos notáveis de um tipo de casas torres chamadas "kule", que são de origem turca. Prove o prato tradicional, o "qifqi", almôndegas com arroz, típico da zona Alojamento em Berat.

DIA 5 · BERAT - TIRANA

Hoje convidamo-lo a regressar à capital para conhecer melhor todos os seus recantos e para se preparar para a viagem até ao norte do país. Abandonamos Berat em direção ao norte e fazemos paragem em Tirana, onde paramos para a conhecer mais a fundo. A cidade gira em torno da Praça Skanderbeg, o grande herói nacional albanês, em honra do qual se ergue uma estátua no seu centro. Em redor da praça encontra-se o Museu de História Nacional, que relata cronologicamente o domínio de ilírios, gregos, romanos e bizantinos. O museu é uma autêntica introdução à história albanesa. Na fachada do museu, encontra-se o famoso mosaico "Os Albaneses". Também rodeiam a praça o Palácio da Cultura, que reúne o Teatro da Ópera e a Biblioteca Nacional, a Torre do relógio e a Mesquita de Et'hem Bey. A conhecida como “A Pirâmide” foi construída em 1988 para albergar o museu do líder comunista Enver Hoxha.

Outra opção é visitar o “Bunk´Art2”, um antigo bunker antiatómico reconvertido num museu subterrâneo dedicado à história política da Albânia. Irá ajudá-lo a conhecer a história do país. O colorido das ruas desta cidade que se está a reinventar com enorme rapidez é um autêntico presente para a vista. Tirana é também o local ideal para descobrir a deliciosa gastronomia nacional, com influências turcas, gregas, balcânicas e italianas, bem como para desfrutar de uma animada vida noturna. O bairro de Blloku acolhe o viajante com atrativas cafetarias, restaurantes, esplanadas e elegantes pubs. Alguma recomendação gastronómica? Deguste o "qofte korçe", deliciosas almôndegas com molho, prove o café e a cerveja locais e atreva-se com o "raki", a forte bebida alcoólica nacional. Alojamento em Tirana.

DIA 6 · TIRANA - KRUJË - SHKODËR

Conduzimos para o norte até Krujë, a 30 quilómetros de Tirana, uma pequena cidade carregada de história. Em Krujë nasceu Gjergj Kastrioti, mais conhecido como Skanderbeg, um militar e aristocrata que se ergueu contra a invasão turca, no século XV. Krujë é uma aldeia medieval repleta de encanto no meio de uma majestosa paisagem. O seu castelo foi construído no século V e tem forma elíptica. Por perto encontra-se o Museu de Skanderbeg, que o irá ajudar a conhecer mais sobre a história da Albânia e sobre a invasão otomana. Percorra o bazar de Krujë de reminiscências turcas e vá visitar as ruínas da antiga cidade de Albanopolis, a capital da tribo ilíria Alban, à qual o país deve o seu nome. Após a visita, pode retomar a rota. Prepare-se para trocar as praias pelas montanhas.

Seguimos o nosso caminho para Shkodër, que está junto ao lago do mesmo nome, no noroeste, junto à fronteira do Montenegro. Foi fundada pelos ilírios, no século IV a.C. Posteriormente, transformou-se na capital da Albânia, até que, em 1920, foi substituída por Tirana. Um dos principais motivos para visitar a cidade de Shkoder é ter a

oportunidade de desfrutar de uma das rotas mais incríveis de toda a Europa, nos chamados "alpes albaneses", mas isso deixamos para amanhã. Alojamento em Shkodër.

(4)

DIA 7 · SHKODËR - (EXCURSÃO OPCIONAL AOS ALPES ALBANESES: KOMAN - FIERZË - PARQUE NACIONAL DE VALBONË)

Shkodër é a capital cultural da Albânia. É uma cidade muito tolerante, onde pode visitar a Catedral Ortodoxa da Natividade ou a Grande Mesquita Ebu Beker, a escassos metros da qual se encontra o Monumento a Madre Teresa de Calcutá, que viveu aqui alguns anos. É uma cidade universitária muito animada, com incontáveis esplanadas.

Passeie pelas ruas de Shkodër e visite os seus bazares e lojas de antiguidades, ou atravesse a ponte otomana de mais de 100 metros, chamada a "Ponte Média", um local de encontro para os habitantes das duas margens do rio Kir.

O Museu de História irá permitir-lhe ficar a saber mais sobre Shkodër. A quatro quilómetros, encontra-se o castelo ilírio de Rozafa, a partir do qual poderá ter muito boas vistas da cidade e dos seus arredores e contemplar os

chamados "Alpes Albaneses". Se, finalmente, optar pela excursão aos "Alpes Albaneses", deve levantar-se cedo, para aproveitar o dia. A sua primeira paragem será na localidade de Koman, rodeada de impressionantes montanhas. Irá atravessar o lago Koman no mesmo ferry que utilizam os habitantes desta zona, sendo que nele também pode transportar o automóvel. (Nota. O preço do ferry não está incluído e é de 6 euros por pessoa e trajeto até Fierzë. Se pagar o trajeto online, a tarifa é de 5 euros por pessoa e trajeto; e 6 euros por m² o custo de incluir o automóvel (5 euros se se pagar online). Pelo que o custo aproximado de incluir o automóvel, dependendo do tamanho, é de cerca de 28 euros, ida e 28 volta). A paisagem em redor do lago Koman é estonteante e a viagem até Fierzë é de 2 horas e meia. Desde ali, poderá dirigir-se ao Parque Nacional de Valbonë, numa viagem de uma hora por estradas de montanha. Valbonë é um local idílico no meio dos Alpes, onde poderá realizar caminhadas por maravilhosas rotas naturais. (No momento de planear o dia, deve ter em conta os horários de ida e volta do ferry). Regresso e alojamento em Shkodër.

DIA 8 · SHKODËR - TIRANA - CIDADE DE ORIGEM

Dependendo da hora de partida do seu voo, pode dedicar algumas horas a usufruir da acolhedora atmosfera de Shkodër e realizar algumas compras de última hora. Tenha em conta que desde Shkodër ao aeroporto demora mais de hora e meia, dependendo do trânsito. Apresentação no aeroporto com tempo suficiente de antecedência para devolver o carro alugado e voo de regresso à cidade de origem. Chegada. Fim da viagem e dos nossos serviços.

A sua viagem inclui

A sua viagem inclui

Aluguer de carro.

Destinos Visitados

(5)

Tirana Berat Vlorë

Himarë Sarandë Bodrishtë

Krujë District Shkodër Fierza

Referências

Documentos relacionados

(Nota: A ilha Hrísey fica muito mais perto da costa, no meio de um fiorde, na frente de Dalvik, a cerca de 40 minutos de Akureyri. A ilha Grímsey fica mais afastada e não tem

Ontario. Quer viaje no inverno ou em qualquer outra estação do ano, o PATH é uma visita obrigatória. Obviamente, que nas estações mais frias gastará mais tempo a circular pela

Saída do voo da cidade de origem até São Miguel e recolha do carro alugado.. Começamos por explorar Ponta Delgada, a cidade mais importante

ultrapassava os 15.000 habitantes. Uma das paragens obrigatórias é o Monte dos Monges, reconhecido pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade. Dali, é possível ver a linha

inncêndios que atingiram centenas de plantas. Recomendamos que faça uma visita guiada porque o jardim tem muitas histórias para contar, tal como o edifício do Palácio. Por aqui

Grutas congeladas com efeito azul turquesa inimagináveis. Existem empresas que oferecem este tipo de excursão com o necessário guia e material adequado. Alojamento na área de

"cascata dos deuses". Continue o caminho até à animada aldeia piscatória de Húsavík, situada na costa norte, a sul do circulo polar Ártico. Este é, sem dúvida, o local

Chattanooga provém de uma palavra dos índios nativos, que significa rocha, em referência à Lookout Mouintain, de onde se podem visitar pontos significativos do confronto, incluindo