• Nenhum resultado encontrado

Números do campeonato

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Números do campeonato"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

I n f o r m a t i v o d o S i n d i c a t o d o s C o n c e s s i o n á r i o s e D i s t r i b u i d o r e s d e Ve í c u l o s d o E s p í r i t o S a n t o • N o v e m b r o d e 2 0 0 9 • N º 3 0

IMPRESSO

CVC é a grande campeã da 2ª Copa Sincodives de Futebol

A

2ª Copa Sincodiv/ES de Futebol Society, realizada entre as Con- cessionárias Associadas ao Sin- dicato, chegou ao fim, e teve como campeã o time da CVC.

A grande final estadual aconte- ceu no dia 18 de outubro, as 10:00hs, no campo Society Riviera, em Vila Ve- lha, e foi realizada entre a CVC e a a Shori Vila Velha, times que tiveram as melhores campanhas no campeonato.

Após disputado jogo a CVC sagrou- se campeã ao bater o time da Shori por 5X1.

Logo após a partida aconteceu a premiação das equipes finalistas, do melhor goleiro, artilheiro do campe- onato e a equipe Fair Play. O encer- ramento das atividades se deu com churrasco de confraternização entre as equipes, coordenação e torcida.

A final teve a cobertura da TV Capixaba através do programa Fór- mula Total, e os prêmios aos finalistas foram entregues por Luciano Piana, presidente do Sindicato, e José Braz Neto, vice-presidente.

Além da CVC ter conquistado a primeira colocação da competição, a Shori Vila Velha assegurou o vice- campeonato e foi agraciada com o troféu “Equipe Fair Play”, por ser o time com mais baixo índice de cartões durante o torneio. Já os jogadores Aldo e Camilo, ambos da CVC, foram

Resultado Final

1º Lugar CVC

2º Lugar Shori V.V

3º Lugar Cola

4º Lugar Mol Servipeças

Números do campeonato

Durante os 04 meses de bola ro-

cartões amarelos, 10 azuis e 16 car- tões vermelhos.

O Sincodiv/ES agradece e para- beniza a todas as Concessionárias Associadas que fizeram parte do cam- peonato, assim como os atletas par- ticipantes, as torcidas que marcaram presença durante os jogos, e os pa- trocinadores, que tornaram possível a realização deste grande evento para a categoria. Ano que vem tem mais!

Todas as informações sobre a 2ª

(2)

Luciano Piana

Informativo do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Espírito Santo

Av. Adalberto Simão Nader, 425, Sala 307, CEP: 29066-370 • Mata da Praia • Vitória - ES

Tel.: (27) 3315-0055 • Fax: (27) 3315-0002 sincodives@sincodives.com.br

Jornalista Responsável:

Felipe A. Costa • Mtb: 01716-ES felipe@sincodives.com.br Editoração Gráfica: Marcelo Sena

Impressão: Gráfica Liderset

Vendas em bom ritmo

O ano de 2009, em termos de vendas de carros no mercado do Estado, vai ser melhor do que esperávamos, devendo fechar o ano com um crescimento de 18% em relação ao ano passado. Motivo de orgulho para o setor, pois passamos por um teste de fôlego ao suportar a crise internacional com apenas dois trimestres de recessão.

E o que podemos esperar para o próximo ano? Os primeiros dois meses de 2010 serão difíceis, pelo movimento de antecipação de compras para aproveitar o desconto do IPI ao longo de 2009. Porém a inadimplência já começa a cair, o que estimula a diminuição das taxas de juros de financiamentos.

A confiança do consumidor que já está em alta, e a economia em expansão, além de investimentos em transporte de massa previsto para as grandes cidades prometem incrementar o crescimento do setor.

A economia vai crescer a partir do último trimestre de 2009, e consequentemente impulsionando as vendas de carros em 2010, nos permitindo prever um avanço de 5%

no comparativo com o ano de 2009.

Portanto, não há motivos para a economia andar para trás. Boas vendas!

Presidente do Sincodiv/ES Diretor Geral Regional da Fenabrave/ES

Expediente

CVC e Novavitoria apresentam o Agile, novidade da Chevrolet

A

s concessionárias CVC e Novavitoria apresentaram no dia 22 de outubro, o novo Chevrolet Agile. O coquetel de lançamento foi realizado no cerimonial Le Buffet, em Jardim Camburi, em Vitória, e contou com a presença da imprensa e de convidados das duas concessionárias.

“Lançar um carro como o Agile no Espírito Santo é motivo de muito orgulho,

principalmente pelas novidades que o carro traz para o consumidor capixa- ba. O Agile é tão imponente e chama tanto a atenção, que todos só falavam nele mesmo antes de ele ser apresen- tado oficialmente”, diz o diretor do Grupo Lider, José Braz Neto.

O Chevrolet Agile está disponível nas concessionárias em duas versões:

TV Fenabrave realiza últimos cursos via satélite do ano

A

gora sob a responsabilidade da Dtcom, a TV Educativa Fenabrave realizou no mês de outubro quatro novos cursos via satélite transmi- tidos para suas regionais em todo o Brasil. Foram eles “Liderança Empre- endedora”, “A importância do giro de estoque de peças”, “Técnicas funda- mentais para liderança de oficina” e

“Gestão do tempo”.

Já para o mês de novembro 02 novos cursos terão início, e fecharão a grade de treinamentos para o ano de 2009.

Os cursos são realizados na

regional da Fenabrave no Espírito Santo, as terças e quintas-feiras, de 19:00 às 21:15hs. Maiores infor- mações e inscrições nos cursos de- vem ser feitas através do site www.

universidadefenabrave.com.br ou pelo telefone (11) 5582-0063, com Rosana ou Cláudia.

Cursos de Novembro Introdução ao Coaching

Dias 17 e 24/11 e 01/12 Administração Financeira e Pessoal

Dias 19 e 26/11 e 03/12

LT e LTZ. Ele é equipado com motor 1.4 Econo.Flex, que permite o abas- tecimento com álcool ou gasolina ou até mesmo com os dois juntos. Com designer moderno e inovador, o Agile se destaca trazendo a nova identida- de visual da Chevrolet, com duas en- tradas de ar bem marcadas na frente.

(3)

Jantar de Confraternização do NOA/ES

O NOA/ES – Núcleo Operacional Assohonda do Espírito Santo realizará no dia 04 de dezembro seu tradicional jantar de confraternização. O evento das concessionárias de motocicletas Honda do Estado acontecerá no Restau- rante Portomare, na Praia de Camburí, em Vitória, e contará com música ao vivo e o sorteio de um notebook para os convidados.

Bastidores

V Encontro Fenabrave de Novas Lideranças

Nos dias 16 e 17 de novembro, a Fenabrave realiza o V Encontro Fenabra- ve de Novas Lideranças, no Hotel Bour- bon Convention Ibirapuera, no bairro de Moema, em São Paulo-SP.

Esta ação tem o objetivo de emba- sar, desenvolver e fortalecer o espírito associativo dos jovens líderes das redes de concessionárias de todo o País, seja junto à sua associação de marca, como junto à Fenabrave e demais entidades congêneres do setor.

Serão focados os temas “Dimen- são Político-Associativa” – que prevê repassar os desafios e o trabalho prático de uma liderança-, e “Dimensão do Ne- gócio” – onde estão incluídos o plane- jamento do negócio e a distribuição de veículos para 2010. O evento terá como convidados o cientista político Rubens Figueiredo e o jovem líder José Carneiro, assim como a Dra. Tereza Fernandez, da MB Consultoria.

Feirão de seminovos acontece em dezembro

A próxima edição do Feirão Sin- codiv/ES de Seminovos já tem data e lo- cal marcados. Será realizada no Pavilhão de Exposição de Carapina, na Serra, nos dias 11, 12 e 13 de dezembro.

A última edição do evento em 2009 contará com entrada e estacionamen- to gratuito, e funcionará na sexta e no sábado das 09:00 as 20:00hs e no do- mingo das 09:00 as 16:00hs. Quem de- seja comprar um carro ou moto não pode perder esta excelente oportunidade!

Mol motos comemora

dia das crianças em São Mateus

A

Mol Motos, concessionária de mo- tocicletas Honda da cidade de São Mateus realizou no dia 08 de outubro o Primeiro “Criança Moto Show Mol Honda”.

Segundo a direção da empresa o evento foi sucesso total, e contou com a presença de mais de duas mil crianças e adultos.

O projeto contou com diversas atividades voltadas ao público mirim em comemoração ao dia das crianças, dentre elas teatro educativo, pula- pula, piscina de bolinha, escorregador

e vídeo-game. Houve ainda sorteio de brindes e entrega de uma surpresa para cada criança ao final das ativi- dades.

Sindicato realiza em dezembro Festa de Confraternização do Setor

O

Sincodiv/ES realizará no dia 17 de dezembro, no Le Buffet, em Jardim Camburí, em Vitória, a 8ª Edição da Festa de Confraternização do Setor.

O objetivo do evento é reunir titu- lares, executivos e convidados da Rede para uma confraternização de fim de ano. A festa contará com o sorteio de brindes para os presentes e será ani- mado pela Jazz Café Orquestra.

Prêmio Personalidade do Ano Durante a festa o Sindicato tam- bém homenageará as Personalidades do Ano de 2009 nas áreas Política e Automotiva. O prêmio é uma distin- ção do setor automotivo àqueles que

mais se destacaram em suas respecti- vas áreas de atuação nos últimos 12 meses.

O primeiro turno da eleição ter- minou em 30 de outubro por meio de voto livre. Já o segundo turno será decidido por indicação entre os 03 candidatos mais votados.

Concorrem ao Prêmio Setor Automotivo

Luciano Piana Apolo Rizk José Braz Neto Setor Político Atayde Armany

Ricardo Ferraço Paulo Hartung

A cédula com o voto deverá ser enviada para o email sincodives@

sincodives.com.br ou pelo fax (27) 3315-0002 até o dia 30 de novembro.

Os Concessionários Associados não podem ficar de fora deste marcante acontecimento da categoria.

(4)

Acontecendo na rede

Unimar seguros consolida parceria com o Sincodiv/ES

Os associados do Sincodiv/ES podem desfrutar dos benefícios ofe- recidos pela parceria do Sindicato com a Unimar. A Unimar Seguros presta serviços com atendimento personalizado e de qualidade na cap- tação, gestão e administração para o Sincodiv/ES de seguro de vida, seguro saúde e serviços odontológicos.

• Seguro de vida – Atende as co- berturas estabelecidas na CCT – 2009/2010 por intermédio da Alfa Seguros.

• Seguro saúde – Oferece produtos com preços diferenciados, presta- dos pela Unimed Vitória.

• Serviço odontológico – Serviços de assistência odontológica prestado pela Impao Dental.

Confira os produtos e preços no site www.sincodives.com.br no ban- ner da Unimar seguros. Informações e adesão podem ser feitas pelo tele- fone (27) 3325-3061 e pelo e-mail unimar@unimarvitoria.com.br.

Reunião da diretoria do Sincodiv/ES

Aconteceu no dia 06 de novem- bro, no restaurante Domuns Itálica, em Vila Velha, a última reunião al- moço da diretoria do Sindicato em 2009.

Na ocasião os diretores avalia- ram as atividades desenvolvidas pelo Sindicato em 2009, e definiram o pla- nejamento das atividades para 2010, entre elas:

- Implantar sistema de gestão sin- dical e trabalhar por um acordo fiscal com o Estado para a criação de ações sócio-culturais pelo Sin- dicato;

- Realizar as reuniões de interioriza- ção da Entidade, cursos pelo PEC e TV Educativa Fenabrave;

- Realizar pesquisas de mão-de-obra, salário e fechamento da CCT;

- Trabalhar para ampliar as filiações e as parcerias para o setor;

- Organizar eventos, feirões, copa de futebol society, eleição das perso- nalidades do ano e festa de confra- ternização do setor.

Grupo Águia Branca inaugura Kurumá em Vila Velha

A

inauguração da mais nova conces- sionária Kurumá, representante da marca Toyota, em Vila Velha, no dia 22 de outubro, reuniu cerca de mil pessoas, entre clientes, empresários locais, diretores do Grupo Águia Bran- ca e representes da Toyota do Brasil.

Todos foram prestigiar a inauguração da nova loja e comemorar a crescente participação da montadora japonesa no mercado capixaba.

A expectativa é que Kurumá Vila Velha venda entre 70 e 80 carros por mês, reforçando a participação da Toyota no mercado do Espírito Santo, que ultrapassa a média nacional.

O Grupo Águia Branca investiu aproximadamente R$ 12 milhões na nova concessionária, que tem uma área construída de cerca cinco mil metros quadrados, onde funciona o departamento de vendas de veículos novos, de peças e serviços de assis-

tência técnica.

A concessionária tem, ainda, uma área destinada exclusivamen- te ao segmento de seminovos, com aproximadamente 1,8 mil metros quadrados, e um espaço gourmet para convidados e parceiros.

A empresa está localizada na Av.

Francisco de Lacerda Aguiar, s/nº - QD 10 - Lotes 2 e 3 - Praia de Itaparica, em Vila Velha, e atende pelo telefone (27) 2125-2222.

Protocolo ICMS/CONFAZ nº 116/2009

O

Estado do Espírito Santo, através do Protocolo ICMS CONFAZ nº 116 de 25/09/2009, publicado no DOU de 09/10/2009, aderiu às disposições do Protocolo ICMS 41/08, que dispõe sobre a substituição tributária nas

operações com peças, componentes e acessórios, para veículos automoto- res e outros fins.

O advogado tributarista Paulo César Caetano alerta às empresas do setor que a partir de 01/11/2009 nas operações interestaduais com peças, partes, componentes, acessórios e demais produtos listados no Anexo Único do Protocolo 41/08, realiza- das entre contribuintes situados nas unidades federadas Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Ma- ranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, fica atribuída ao remetente, na qualidade de sujeito passivo por substituição, a responsabilidade pela retenção e re- colhimento do ICMS, relativo às ope- rações subseqüentes.

(5)

Fique por dentro

Criatividade na comunicação

Ser aceito pelo cliente requer planejamento, administração da pressão e constante vigilância so- bre o relacionamento com ele. No jogo de conflitos envolvendo um negócio, invista na busca de res- postas e estratégias imediatas.

A criatividade é resultado da observação, disciplina, muita in- formação e da reflexão. Nas ques- tões de atendimento os clientes gostam da verdade, por isso, é preciso criatividade para agir diante das solicitações.

Por isso, os profissionais não podem confundir sinceridade com falta de diplomacia, devendo polir uma mensagem desagradável an- tes de transmiti-la que pode cho- car o cliente e despachá-lo.

A estratégia é oferecer uma explicação interessante e aten- ciosa, sem comprometer o negó- cio:

• Não é da minha área, mas vou encaminhá-lo ao responsável;

• Não sei, mas vou me informar;

• Adoraria poder fazer isso, mas foge das minhas possibilidades;

• Fulano não está, mas vou ano- tar o seu recado;

• Não tenho esta autonomia, fa- larei com meu supervisor;

• Podemos negociar o desconto em outras boas condições;

• Tenho alternativas, permita que as apresente;

Criatividade e diplomacia são alguns recursos para obter o su- cesso na comunicação.

Fonte: Revista Showroom (Assobrav)

Grupo Solução inaugura concessionária Honda em Santa Maria de Jetibá

N

o dia 24 de setembro o Grupo So- lução inaugurou na cidade de Santa Maria de Jetibá mais uma filial da con- cessionária de motocicletas Honda Estrela H. O coquetel de inauguração contou ainda com apresentação de danças pomeranas, típicas da região.

O anfitrião da noite, o empresário Clemente Sartório, recebeu durante o evento diversas autoridades locais, além de Boris Kalil, representante da Honda do Brasil.

A Concessionária Estrela H aten- derá a região de Santa Maria de Jetibá

e suas adjacências, e já abre as portas gerando 15 novos postos de trabalho.

A empresa está localizada na Rodovia Galerano Afonso Venturini, 255, no bairro Vila Nova, e atende pelo tele- fone (27) 3263-2311.

Detran regulamenta a transferência de veículos para as empresas

A

través da instrução Normativa nº 08 de 21 de outubro de 2009, o Detran/ES instituiu a nova taxa de serviço relativa a transferência de veículos automotores destinados à revenda para as empresas do setor.

Cadastramento das Empresas Para utilizaram os benefícios trazidos pela Lei nº 9.295/2009, os concessionários devem solicitar seu cadastramento no Detran/ES de sua jurisdição, protocolando o pedido assinado pelo responsável da em- presa. É necessário também juntar a cópia do cartão de CNPJ, Contrato Social, Certidão da JUCES e docu- mentos pessoais do representante da empresa.

Abrangência da Regulamentação Este cadastramento contempla exclusivamente as empresas que tenham no seu Contrato Social, re- gistrado na JUCES, a atividade de co-

mercialização de veículos automoto- res, motocicletas e caminhões.

Sistemática Operacional

A Instrução de Serviço do De- tran/ES trouxe um custo extra de CRV/CRLV, inviabilizando operar o sistema. O Sindicato solicitou auxí- lio do Deputado Estadual Atayde Ar- mani, autor do projeto, para liderar a gestão do problema junto à direção geral do Órgão de Trânsito.

(6)

Humor

Datas comemorativas

Depois de aposentar-me, fui até o INSS para poder receber meu benefício. A mulher que me atendeu solicitou minha identidade para veri- ficar minha idade.

Chequei meus bolsos e percebi que a tinha deixado em casa. Disse à mulher que lamentava, mas teria que ir até minha casa e voltar depois. A mulher disse, “desabotoe sua cami- sa.”Então, desabotoei minha camisa deixando exposto meus cabelos cres- pos prateados. Ela disse. “Este cabelo prateado no seu peito é prova sufi- ciente para mim”, e processou meu benefício.

Quando cheguei em casa, contei entusiasmado o que ocorrera para minha esposa. Ela disse: “Por que você não abaixou as calças? Você poderia ter conseguido auxilio-inva- lidez também!”

Meses AUTOS/COM. MOTOCICLETAS CAMIN/ÔNIBUS IMPLEMENTOS TOTAL

2008 2009 2008 2009 2008 2009 2008 2009 2008 2009

Janeiro 4.676 4.363 2.614 2.034 295 313 172 289 7.757 6.999

Fevereiro 4.587 4.989 3.240 2.532 313 281 189 128 8.329 7.930

Março 5.163 6.868 4.010 3.060 390 286 203 240 9.766 10.454

Abril 5.904 6.159 5.141 2.693 488 192 228 112 11.761 9.156

Maio 5.251 5.796 4.623 3.066 378 207 250 173 10.502 9.242

Junho 5.110 6.859 4.824 3.174 376 282 193 116 10.503 10.431

Julho 5.505 6.104 5.222 3.514 509 242 199 141 11.435 10.001

Agosto 4.866 5.678 4.812 3.151 404 244 182 88 10.264 9.161

Setembro 5.477 7.032 5.017 3.229 528 310 142 121 11.250 10.843

Outubro 4.849 6.156 4.146 2.869 434 391 168 117 9.686 9.609

Total Ano 51.388 60.004 43.649 29.392 4.115 2.748 1.926 1.525 101.253 93.826

Licenciamento de Veículos em 2009 - ES

Dezembro

04 Dia da Propaganda 11 Dia do Engenheiro 11 Dia do Agrônomo 11 Dia do Arquiteto 20 Dia do Mecânico 21 Dia dos Artistas 25 Natal

31 Réveillon

Sindicato revitaliza seu site na internet

O

Sincodiv/ES inaugurou no mês de outubro seu novo portal na in- ternet. O site da Entidade foi total- mente repaginado, e conta agora com layout mais moderno e atraente. Toda a gama de informações que continha no site anterior continua disponível, agora com melhor disposição e agru- padas por categorias afins.

A atualização do portal ficou a cargo da Aldabra, empresa de design gráfico e web design. Segundo Guto Magalhães, diretor de marketing da Aldabra, o novo site do Sincodiv/ES oferece agora maior flexibilidade, di- namicidade e liberdade para a Entida- de. ”A facilidade de navegação foi o nosso objetivo principal. Neste novo projeto tentamos facilitar ao máximo a usabilidade do portal. Portanto re- classificamos e agrupamos todas as informações e colocamos os princi- pais links em destaques no topo do site”.

O site continua dividido entre acesso ao público, área que todos os internautas podem acessar, e a área restrita ao associado do Sincodiv/ES, onde estão armazenadas diversas in-

formações importantes para as con- cessionárias associadas, que só po- dem ser acessadas por elas, mediante login e senha.

“Entre as vantagens do projeto está a autonomia que o Sincodiv/ES terá para alterar o conteúdo e criar novas páginas sem necessitar de ma- nutenção terceirizada”, finalizou Ma- galhães. Não deixe de conferir o novo portal e acesse www.sincodives.

com.br.

Inspeção Veicular

O controle de poluição emitido por veículos automotores só deve acontecer no Estado em 2011, com a implantação da Inspeção Veicular Obrigatória. Portanto, o governo terá que elaborar o PCPV – Plano de Controle de Poluição Veicular.

O objetivo da inspeção anual é melhorar a qualidade do ar, com a redução da emissão de poluen- tes. A inspeção no Estado poderá ser feita por órgão competente ou terceirizado, e abrangerá os veícu- los automotores, motocicletas e similares, independente do tipo de combustível.

Referências

Documentos relacionados

Todo bixo deverá amar e respeitar seu veterano acima de qualquer coisa e não invocar seu nome em vão;..

os outros 5 eu sabia mas como esqueci agora e está na hora de entregar a prova, o senhor não vai esperar eu

"Lulo, você deveria sair hoje, mas como a diferença não foi muito grande _70% para você e 30% para a Mariana_ você fica." - Sílvio Santos, justificando com assombrosa

Avaliador descrevendo bens para penhora em execução: "o material é imprestável mas pode ser utilizado".. Despacho judicial em ação de execução, numa Comarca de

O pior cego é aquele que não quer ver, não quer comer, não quer trabalhar, enfim, não quer fazer porra nenhuma!.. Só estou esperando uma posição sua, pois o negócio continua

O Banco do Brasil possui um departamento chamado "Carteira de Crédito Agrícola", que fiscaliza a utilização dos empréstimos feitos para a agricultura e pecuária.. Esta

"Os homens brasileiros estão acabando com tudo, as árvores para desmartar. para fazer tauba e outra coisa" (Alguém sabe o que

No tempo colonial o Brasil só dependia do café e de outros produtos extremamente vegetarianos.. Na América do Norte tem mais de 100.000 Km de estradas de