• Nenhum resultado encontrado

Comunidade em Oração. Comunidade em Oração

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Comunidade em Oração. Comunidade em Oração"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Comunidade em Oração Comunidade em Oração

Liturgia para o 22º Domingo do Tempo Comum/Ano B – 02.09.2012 Secretariado Diocesano de Pastoral – Erechim

- Liturgia agradável a Deus passa pela prática da caridade.“Sede praticantes da Palavra e não mero ouvintes” (Tg 1,22).

- Mês da Bíblia: Tema: Discípulos missionários a partir do Evangelho de Marcos. Lema:

“Levanta-te e vem, o Senhor te chama!”

- 7 de setembro, Dia da Pátria e Dia dos(as) Excluídos(as): “Queremos um Estado a serviço da Nação, que garanta direitos a toda população!” “Vida em primeiro lugar!”

- 1º Domingo do mês: dia de orações pelas vocações e dia da partilha.

Cor litúrgica: Verde Ano 34 - Nº 1996

vivência dos mandamentos de nosso Deus estejam convosco.

A. Bendito seja Deus que nos reu- niu no amor de Cristo.

A vida na liturgia P. Celebramos o domingo da pure-

za do coração. Fazemos a me- mória da Páscoa de Jesus que se manifesta em todas as pesso- as que fazem de sua vida, pela prática da caridade e da justi- ça, um culto agradável ao Pai.

(Lembra acontecimentos da comuni- dade, semana da pátria, mês da Bíblia, encontro diocesano das zeladoras das capelinhas, dia da partilha e de orações pelas vocações...)

Ato Penitencial

P. De coração sincero e transpa- rente, apresentemo-nos diante do Senhor.

(Silêncio)

L. Senhor, às vezes, vos louvamos só por palavras e o nosso cora- ção está longe de vós e dos ir- mãos.

S. (Ré ou Mi) Senhor, tende piedade e perdoai a nossa culpa

A. e perdoai a nossa culpa.

L. Cristo, às vezes, somos bons de aparência e por dentro guarda- mos hipocrisia e falsidade.

S. Cristo, tende piedade e perdoai a nossa culpa

A. e perdoai a nossa culpa.

L. Senhor, nas liturgias sempre manifestamos nossa adesão a Vós, porém, na vida de cada dia, muitas vezes vos rejeitamos nos irmãos que necessitam de nossa solidariedade.

S. Senhor, tende piedade e perdoai a nossa culpa

A. e perdoai a nossa culpa, por- que nós somos vosso povo, que vem pedir vosso perdão.

P. Deus, todo-poderoso...

A. Amém.

Hino de Louvor P. Glória a Deus nas alturas A. e paz na terra aos homens por

Ele amados./ Senhor Deus, rei dos céus,/ Deus Pai todo-pode- roso:/ nós vos louvamos,/ nós vos bendizemos,/ nós vos ado- ramos,/ nós vos glorificamos,/

nós vos damos graças por vos- sa imensa glória./ Senhor Je- sus Cristo,/ Filho Unigênito,/

Senhor Deus,/ Cordeiro de Deus,/ Filho de Deus Pai./ Vós que tirais o pecado do mun- do,/ tende piedade de nós./ Vós que tirais o pecado do mun- do,/ acolhei a nossa súplica./

Vós que estais à direita do Pai,/

tende piedade de nós./ Só vós sois o Santo,/ só vós, o Senhor,/

só vós, o Altíssimo,/ Jesus Cris- to,/ com o Espírito Santo,/ na glória de Deus Pai./ Amém.

P. OREMOS.

Deus do universo, de quem procede todo o dom perfeito, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco, para alimen- tar em nós o que é bom e guardar com solicitu- de o que nos destes.

PNSrJC.

A. Amém.

Nota: A equipe de liturgia, junto com o presidente da ce- lebração, procure ver como destacar a Bíblia neste mês de setembro. Na procissão de entra- da ou no início da proclamação da Palavra, acolher a

Bíblia (Lecionário). Na celebração de hoje, pode haver a Bandeira Nacional ou outro símbolo relacionado à Pátria brasi- leira, ao Grito dos Excluídos...

1. RITOS INICIAIS A. (Fá) /:Onde reina amor, fra-

terno amor,/ onde reina amor, Deus aí está!:/

Anim.: Sentindo-nos comunidade reunida na presença de Cristo res- suscitado, aqui estamos para ce- lebrar o mistério pascal, de cora- ção sincero e transparente, mani- festando nosso desejo de ouvir e praticar a Palavra de Deus.

A. (Mi) 1. Ó Senhor, nós estamos aqui,/ junto à mesa da celebra- ção,/ simplesmente atraídos por vós,/ desejamos formar comunhão.

Ref.: Igualdade, fraternidade, nesta mesa nos ensinais. /:As lições que melhor educam na Eucaristia é que nos dais.:/

2. Este encontro convosco, Se- nhor,/ incentiva a justiça e a paz,/ nos inquieta e convida a sentir/ os apelos que o pobre nos faz.

P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

A. Amém.

P. Que a vida e o amor que vêm da

(2)

3. - Não empresta o seu dinheiro com usura,* nem se deixa subor- nar contra o inocente. - Jamais vacilará quem vive assim.* Ja- mais vacilará quem vive assim.

2ª Leitura: Tg 1,17-18.21b-22.27 (Lecionário p. 639)

L. Leitura da Carta de São Tiago.

Irmãos bem-amados:

Todo dom precioso e toda dádi- va perfeita vêm do alto; descem do Pai das luzes, no qual não há mudança, nem sombra de variação. De livre vontade ele nos gerou, pela Palavra da ver- dade, a fim de sermos como as primícias de suas criaturas.

Recebei com humildade a Pa- lavra que em vós foi implanta- da, e que é capaz de salvar as vossas almas. Todavia, sede pra- ticantes da Palavra e não me- ros ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Com efeito, a reli- gião pura e sem mancha diante de Deus Pai é esta: assistir os órfãos e as viúvas em suas tri- bulações e não se deixar conta- minar pelo mundo.

- Palavra do Senhor.

A. Graças a Deus.

Evangelho: Mc 7,1-8.14-15.21-23 (Lecionário p. 640-641) A. (Mi) Ref.: Bendita, bendita,

bendita a Palavra do Senhor!

Bendito, bendito, bendito quem a vive com amor!

1. A Palavra de Deus escutai,/ no Evangelho Jesus vai falar: “A justiça do Reino do Pai/

procurai em primeiro lugar”.

Ou:

A. Aleluia, aleluia, aleluia!

L. Deus, nosso Pai, nesse seu imen- so amor,/ foi quem gerou-nos com a palavra da verdade,/ nós, as primícias do seu gesto criador!

P. O Senhor esteja convosco.

A. Ele está no meio de nós.

P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos . A. Glória a vós, Senhor!

P. Naquele tempo, os fariseus e al- guns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em tor- no de Jesus. Eles viam que al- guns dos seus discípulos comi- am o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. Com 2. LITURGIA DA PALAVRA

A. (Dó) Tua Palavra é lâmpada para meus pés, Senhor, /:lâm- pada para meus pés, Senhor, luz para meu caminho!:/

1ª Leitura: Dt 4, 1-2.6-8 (Lecionário p. 638)

L. Leitura do Livro do Deute- ronômio.

Moisés falou ao povo, dizendo:

“Agora, Israel, ouve as leis e os decretos que eu vos ensino a cumprir, para que, fazendo-o, vivais e entreis na posse da ter- ra prometida pelo Senhor Deus de vossos pais. Nada acres- centeis, nada tireis, à palavra que vos digo, mas guardai os mandamentos do Senhor vosso Deus que vos prescrevo. Vós os guardareis, pois, e os poreis em prática, porque neles está vossa sabedoria e inteligência peran- te os povos, para que, ouvindo todas as leis, digam: ‘Na ver- dade, é sábia e inteligente esta grande nação!’ Pois, qual é a grande nação cujos deuses lhe são tão próximos como o Senhor nosso Deus, sempre que o invo- camos? E que nação haverá tão grande que tenha leis e decre- tos tão justos, como esta lei que hoje vos ponho diante dos olhos?”

- Palavra do Senhor.

A. Graças a Deus.

Salmo: Sl 14(15) S. Senhor, quem morará em vossa

casa e no vosso monte santo, habitará?

A. Senhor, quem morará em vos- sa casa e no vosso monte san- to, habitará?

Ou:

A. (Dó) Senhor, quem entrará no Santuário pra te louvar?

S. 1. - É aquele que caminha sem pecado* e pratica a justiça fiel- mente; - que pensa a verdade no seu íntimo* e não solta em calú- nias sua língua.

2. - Que em nada prejudica o seu irmão,* nem cobre de insultos seu vizinho; - que não dá valor algum ao homem ímpio,* mas honra os que respeitam o Senhor.

efeito, os fariseus e todos os ju- deus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradi- ção recebida dos antigos. Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que re- ceberam por tradição: a manei- ra certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradi- ção dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócri- tas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’.

Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”. Em seguida, Je- sus chamou a multidão para per- to de si e disse: “Escutai, todos, e compreendei: o que torna im- puro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imorali- dades, roubos, assassínios, adul- térios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas estas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem”.

- Palavra da Salvação.

A. Glória a vós, Senhor!

5. Profissão da fé (de pé) A. Creio em Deus Pai todo-po-

deroso...

6. Prece dos fiéis P. Irmãos, para praticarmos a pa-

lavra de Deus ouvida hoje, fa- çamos nossa súplica confiante.

L. 1. Senhor, concedei à Igreja a força e a coragem de ser a voz daquelas pessoas que não são ouvidas em suas necessidades e angústias.

A. Escutai a nossa prece, Senhor, e renovai o nosso coração!

Ou:

(Fá) Escutai, ó Senhor, a nossa prece.

(3)

e vosso poder leve à ple- nitude o que celebramos no sacramento. Por Cris- to, nosso Senhor.

A. Amém.

Oração Eucarística III Prefácio dos Domingos do TC, VI

(Missal p. 433)

P. Na verdade, é justo e necessá- rio, é nosso dever e salvação dar- vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso.

Em vós vivemos, nos movemos e somos. E, ainda peregrinos nes- te mundo, não só recebemos, todos os dias, as provas de vosso amor de Pai, mas também pos- suímos, já agora, a garantia da vida futura.

Possuindo as primícias do Espí- rito, por quem ressuscitastes Je- sus dentre os mortos, esperamos gozar, um dia, a plenitude da Páscoa eterna.

Por essa razão, com os anjos e com todos os santos, entoamos um cântico novo, para proclamar vossa bondade, dizendo a uma só voz:

A. Santo...

P. Na verdade, vós sois santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela for- ça do Espírito Santo, dais vida e santidade a todas as coisas e não cessais de reunir o vosso povo, para que vos ofereça em toda parte, do nascer ao pôr-do-sol, um sacrifício perfeito.

A. Santificai e reuni o vosso povo!

P. Por isso, nós vos suplicamos:

santificai pelo Espírito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consagradas, a fim de que se tornem o Corpo e + o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que nos mandou celebrar este mistério.

A. Santificai nossa oferenda, ó Senhor!

P. Na noite em que ia ser entregue, ele tomou o pão, deu graças, e o 2. Senhor, fazei que sejamos prati-

cantes de vossa Palavra, que re- quer de nós a solidariedade com os irmãos.

3. Concedei que, sensíveis às reais necessidades do povo, os pode- res públicos e todos nós promo- vamos o bem comum, vivendo a justiça, a honestidade e a paz.

4. Senhor, ajudai-nos a erradicar de nosso País toda forma de violên- cia e de corrupção, a fim de que todos os cidadãos brasileiros se- jam reconhecidos na dignidade de pessoa humana, vocacionada a ser feliz nesta terra.

5. (Outras, conforme necessidades locais, encontro diocesano das zeladoras das capelinhas, lembretes do final deste folheto...)

P. Senhor, infundi em nossos cora- ções sentimentos profundos de fé e de esperança, que se traduzam em obras de amor e nos purifi- quem de um culto de meras pa- lavras. Por Cristo, nosso Senhor.

A. Amém.

3. LITURGIA EUCARÍSTICA Procissão e apresentação

das oferendas

A. (Sol) 1. Um coração para amar, pra perdoar e sentir,/ para chorar e sorrir ao me criar tu me deste./ Um coração pra so- nhar, inquieto e sempre a ba- ter,/ ansioso por entender as coisas que tu disseste.

Ref.: /:Eis o que eu venho te dar,/

eis o que ponho no altar./

Toma, Senhor, que ele é teu,/

meu coração não é meu!:/

2. Quero que o meu coração seja tão cheio de paz,/ que não se sinta capaz de sentir ódio ou rancor./ Quero que a minha oração possa me amadurecer,/

leve-me a compreender as con- seqüências do amor!

P. Orai, irmãos e irmãs...

A. Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício para gló- ria do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.

P.

Este santo sacrifício, Se- nhor, nos traga a pere- ne bênção da salvação

partiu e deu a seus discípulos, dizendo:

TOMAI, TODOS, E COMEI:

ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.

Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente, e o deu a seus discípulos, dizendo:

TOMAI, TODOS, E BEBEI:

ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA REMISSÃO DOS PE- CADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.

P. Eis o mistério da fé!

A. Todas as vezes que comemos deste pão e bebemos deste cá- lice, anunciamos, Senhor, a vossa morte, enquanto espera- mos a vossa vinda!

P. Celebrando agora, ó Pai, a me- mória do vosso Filho, da sua pai- xão que nos salva, da sua glorio- sa ressurreição e da sua ascensão ao céu, e enquanto esperamos a sua nova vinda, nós vos oferece- mos em ação de graças este sacri- fício de vida e santidade.

A. Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!

P. Olhai com bondade a oferenda da vossa Igreja, reconhecei o sa- crifício que nos reconcilia convosco e concedei que, alimen- tando-nos com o Corpo e o San- gue do vosso Filho, sejamos re- pletos do Espírito Santo e nos tornemos em Cristo um só cor- po e um só espírito.

A. Fazei de nós um só corpo e um só espírito!

P. Que ele faça de nós uma oferenda perfeita para alcançar- mos a vida eterna com os vossos santos: a Virgem Maria, Mãe de Deus, os vossos Apóstolos e Mártires, N. (o santo do dia ou o padroeiro) e todos os santos, que não cessam de interceder por nós na vossa presença.

A. Fazei de nós uma perfeita oferenda!

P. E agora, nós vos suplicamos, ó Pai, que este sacrifício da nossa

(4)

2. Se nesta mesa o pão/ é reparti- do/ e as mãos se abrem só para dar...

3. Se neste encontro as mãos/ es- tão unidas/ e a nossa vida pro- mete amar...

4. Se em nossa história Deus/ está conosco,/ se somos filhos do mesmo Pai...

5. Se existem tantos/ já batizados/

que se declaram de Cristo ir- mãos...

P. OREMOS.

Revigorados pelo pão da mesa celeste, nós vos pedimos, Senhor: este alimento da caridade fortifique os nossos co- rações e nos leve a vos servir nos irmãos. Por Cristo, nosso Senhor.

A. Amém.

4. RITOS FINAIS Avisos

Compromisso/envio A. (Ré) /:Vem, nosso irmão, aju-

dar-nos a sermos amigos, ami- gos pra sempre. Sempre e em todo o ambiente, amigos da vida, amigos de Deus!:/

Bênção P. O Senhor esteja convosco.

A. Ele está no meio de nós.

P. O Senhor vos ilumine e vos guarde.

A. Amém.

P. Ele vos faça perseverar nas boas obras.

A. Amém.

P. E sempre vos mostre o caminho da caridade e da paz.

A. Amém.

P. Abençoe-vos Deus todo-podero- so, Pai e Filho e Espírito Santo.

A. Amém.

P. Ide em paz e o Senhor vos acom- panhe.

A. Graças a Deus.

Leituras da semana: - dia 03, 2ªf: 1Cor 2,1-5; Lc 4,16-30; - dia 04, 3ªf: 1Cor 2,10b-16; Lc 4,31-37; - dia 05, 4ªf: 1Cor 3,1-9; Lc 4,38-44; - dia, 06 5ªf: 1Cor 3,18- 23; Lc 5,1-11; - dia 07, 6ªf: 1Cor 4,1-5; Lc 5,33-39; - dia 08 Sab: Mq 5,1-4a ou Rm 8,28-30; Mt 1,1-16 (Natividade de Nossa Senhora); - dia 09, Dom: Is 35,4-7a; Tg

2,1-5; Mc 7,31-37. Diagramação e Impressão: Gráfica Berthier Ltda. – Fone: (0**54) 3313-3255 – Passo Fundo-RS

reconciliação estenda a paz e a salvação ao mundo inteiro.

Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja, enquanto caminha neste mundo: o vosso servo o papa Bento, o nosso bispo José, com os bispos do mundo intei- ro, o clero e todo o povo que conquistastes.

A. Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!

P. Atendei às preces da vossa fa- mília, que está aqui, na vossa presença. Reuni em vós, Pai de misericórdia, todos os vossos fi- lhos e filhas dispersos pelo mun- do inteiro.

A. Lembrai-vos, ó Pai, dos vos- sos filhos!

P. Acolhei com bondade no vosso reino os nossos irmãos e irmãs que partiram desta vida e todos os que morreram na vossa ami- zade. Unidos a eles, esperamos também nós saciar-nos eterna- mente da vossa glória, por Cris- to, Senhor nosso.

A. A todos saciai com vossa glória!

P. Por ele dais ao mundo todo bem e toda graça.

Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, ago- ra e para sempre.

A. Amém.

Rito de Comunhão (Pai nosso... Oração da Paz.... Fração do pão)

Comunhão

Anim.: Comungar pode tornar-se um simples hábito. Se assim for, nossa vida não irá corresponder à comunhão recebida. Vamos, pois, receber o Corpo do Senhor com a consciência de que Ele nos é dado para sermos promotores de comunhão, de paz e de soli- dariedade, a fim de que todos tenham mais vida.

A. (Sol) 1. Se deste pão, Senhor,/

nos alimentas,/ se neste vinho também te dás...

Ref.: Como é possível tanta in- justiça/ e um mundo triste que não conhece a paz? /:Está fal- tando, Senhor, nosso serviço, falta o amor e o nosso compro- misso.:/

Oração da Bíblia em família Ó Deus onipotente, Pai de amor e de bondade, vós nos destes a Bí- blia Sagrada como luz para os nos- sos passos e força para as nossas fra- quezas, alimento para a nossa fé.

No livro sagrado nos ensinastes palavras de vida eterna. Por isso, ó Pai, nossa família quer estar em vos- sa presença com este compromisso filial. Prometemos, de todo o cora- ção, ter sempre a Bíblia em nossa casa, tratando-a com todo respeito.

Queremos ler a Bíblia em família, como alimento para cada dia. A Bíblia é sabedoria para bem viver, é alimento para crescer na fé. Ela será sempre a luz de nossa casa, afas- tando todo tipo de maldade e nos educando em atitudes de amor e de paz. Obrigado, Senhor, por vossa Palavra. Dai-nos a alegria de vivê- la em família. Amém.

(Mi) Toda Bíblia é comunicação/ de um Deus amor, de um Deus irmão./

É feliz quem crê na revelação,/

quem tem Deus no coração.

Os jovens e a Palavra

“... na idade da juventude, surgem as questões sobre o sentido da própria vida e sobre a direção que se deve dar à pró- pria existência. A essas questões só Deus sabe dar verdadeira resposta. ...

(os jovens) precisam de testemunhas e mestres, que caminhem com eles e os orientem para amarem e por sua vez co- municarem o Evangelho sobretudo aos da sua idade, tornando-se eles mesmos arautos autênticos e credíveis” (Verbum Domini, n. 104)

Lembretes:

01 – às 18h, visita pastoral à comunidade Santa Clara, Petit Village, paróquia São Francisco, Erechim.

02 – das 8h30 às 16h, encontro diocesano das zeladoras das capelinhas, no CTG Sen- tinela da Querência; às 9h, visita pastoral à comunidade Nossa Senhora da Saúde, Bairro Tigre, paróquia São Francisco, Erechim.

03 – das 8h30 às 16h, encontro de todas as Agentes da Cáritas para um dia de retiro, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Erechim.

06 a 09 – Escola de Liturgia para Jovens das Dioceses de Erexim e PF, em Passo Fundo.

08 - natividade de Nossa Senhora.

09 – às 10h, encerramento da visita pastoral na capela Nossa Senhora da Saúde – Rio Tigre e festa da Paróquia São Francisco de Assis; às 10h30, missão canônica de Elza Gnoatto Baldo, Darlei Conte Szmais, Ivone da Silva Sperotto e Ivete da Silva, na capela Santa Cruz, no Bairro Presidente Vargas, paróquia das Três Vendas.

(5)

2. Passa fazendo o bem, conosco está o Senhor! Quer que faça- mos o mesmo, conosco está o Senhor!

3. Fala palavras de vida, conosco está o Senhor! Deixa-nos com- prometidos, conosco está o Se- nhor!

P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

A. Amém.

P. Que a graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo, que fez bem todas as coisas, estejam convosco.

A. Bendito seja Deus que nos reu- niu no amor de Cristo.

A vida na liturgia P. (Recordação da vida: acontecimen-

tos da comunidade...). Fazendo sur- dos ouvir e mudos falar, Jesus foi reconhecido como aquele que “tem feito bem todas as coi- sas”. Que esta celebração nos ajude a abrir mais os nossos ou- vidos para ouvir o clamor dos irmãos que sofrem e a soltar nossa voz para o anúncio da Boa Nova de Jesus.

Ato Penitencial

P. Voltemo-nos ao Senhor de co- ração sincero, reconhecendo pe- cado tudo o que é contra a vida humana e que gera maldade em nosso meio; nossa omissão e in- diferença que nos tornam surdos e cegos diante das necessidades dos sofrimentos dos irmãos e ir- mãs; nossas preocupações que sufocam a Palavra de Deus...

(silêncio)

P. Tende compaixão de nós, Senhor, A. porque somos pecadores.

P. Manifestai, Senhor, a vossa mi- sericórdia

A. e dai-nos a vossa salvação.

P. Deus, todo-poderoso....

A. Amém.

P. Senhor, tende piedade de nós!

Cristo, ....

Hino de Louvor S. (Fá ou Sol) Glória a Deus nas al-

turas!

A. Glória, glória, aleluia!

S. Glória a Deus, paz na terra!

A. Glória, glória, aleluia!

Ref.: /:Glória! Glória nos céus!

Paz na terra entre os homens!:/

1. Glória a Deus uno e santo:/

Pai, Espírito e Filho!/ Glória a Deus uno e trino!/ Glória a Deus comunhão!

P. OREMOS.

Ó Deus, olhai com bondade, os que re- dimistes e adotastes como filhos e filhas, e concedei aos que crêem no Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna. PNSrJC.

A. Amém.

2. LITURGIA DA PALAVRA A. (Ré) Abre nossos ouvidos, que-

remos te escutar! Abre nosso coração, queremos te acolher.

(Em caso de acolhida à Palavra) A. (Ré) Santo livro, santo livro,/

louvado seja Deus por seus autores, louvado seja Deus por seus leitores. Santo livro, san- to livro,/ santo livro que me ensina a contemplar. Santo li- vro, santo livro,/ santo livro que me ensina a caminhar.

Nota: A equipe de liturgia, junto com o presidente da ce- lebração, procure ver como destacar a Bíblia neste mês de setembro. Na procissão de entra- da ou no início da proclamação da

Palavra, acolher a Bíblia (Lecionário).

1. RITOS INICIAIS A. (Ré) /:Como é bonito, Senhor,

no meio do povo escutar tua voz! É muito lindo saber que sempre caminhas no meio de nós!:/

Anim.: “Criai ânimo, não tenhais medo! É vosso Deus que vem para vos salvar”. “Ele tem feito bem todas as coisas!” Que bom encontrar-nos novamente reuni- dos para ouvir a Palavra de âni- mo de nosso Deus e depois proclamá-la aos outros durante a semana!

A. (Dó) 1. Abre, Senhor, os meus lábios,/ pois quero entoar a canção/ que vem da fonte da vida,/ e toma o meu coração.

Ref.: Abre, Senhor, os meus lá- bios/ e toma o meu coração.

2. Hoje, eu canto a alegria/ de estar com teu povo unido./

Sim, somos teus consagrados,/

reunidos ao som deste hino.

3. Quando a vida se torna/ de- serto de dura aflição;/ que nós possamos ouvir-te,/ mostran- do-nos a direção.

Ou:

A. (Fá) Ref.: /:Ele está no meio de nós, sua Igreja, povo de Deus.:/

1. Sempre e em toda parte, conosco está o Senhor! Vida, Caminho e Verdade, conosco está o Se- nhor!

Comunidade em Oração Comunidade em Oração

Liturgia para o 23º Domingo do Tempo Comum/Ano B – 09.09.2012 Secretariado Diocesano de Pastoral – Erechim

- Viver fazendo o bem a todos, a começar pelos mais necessitados.

- Mês da Bíblia: Tema: Discípulos missionários a partir do Evangelho de Marcos. Lema:

“Levanta-te e vem, o Senhor te chama!”

Cor litúrgica: Verde Ano 34 - Nº 1997

(6)

ção ao que está bem vestido, dizendo-lhe: “Vem sentar-te aqui, à vontade”, enquanto dizeis ao pobre: “Fica aí, de pé”, ou então: “Senta-te aqui no chão, aos meus pés”, não fizestes, então, discriminação entre vós? E não vos tornastes juízes com critérios injustos?

Meus queridos irmãos, escutai:

não escolheu Deus os pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino que prometeu aos que o amam?

- Palavra do Senhor.

A. Graças a Deus.

Evangelho: Mc 7,31-37 (Lecionário p. 644)

A. /:Aleluia, Aleluia, Aleluia!

Aleluia, Aleluia!:/

L. Jesus Cristo pregava o Evange- lho, a boa notícia do Reino e curava seu povo doente de todos os males, sua gente!

A. Aleluia...

P. O Senhor esteja convosco.

A. Ele está no meio de nós.

P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, escrito por Marcos.

A. Glória a vós, Senhor!

P. Naquele tempo, Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galiléia, atravessando a região da Decápole. Trouxeram então um homem surdo, que fa- lava com dificuldades, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão.

Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em se- guida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. Olhando para o céu, suspirou e disse:

“Efatá!”, que quer dizer: “Abre- te!” Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem difi- culdade. Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulga- vam. Muito impressionados, di- ziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”.

- Palavra da Salvação.

A. Glória a vós, Senhor!

1ª Leitura: Is 35,4-7a (Lecionário p. 642 )

L. Leitura do Livro do Profeta Isaías.

Dizei às pessoas deprimidas:

“Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recom- pensa de Deus; é ele que vem para vos salvar”. Então se abri- rão os olhos dos cegos e se des- cerrarão os ouvidos dos surdos.

O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mu- dos, assim como brotarão águas no deserto e jorrarão torrentes no ermo. A terra árida se trans- formará em lago, e a região se- denta, em fontes d’água.

- Palavra do Senhor.

A. Graças a Deus.

Salmo: Sl 145(146)

S. Bendize, ó minha alma, ao Se- nhor. Bendirei ao Senhor toda a vida!

A. Bendize, ó minha alma, ao Senhor. Bendirei ao Senhor toda a vida!

Ou:

(Fá) Que cantar ao Senhor/ sem- pre enquanto eu viver./ Hei de provar seu amor, seu valor e seu poder!

S. 1. - O Senhor é fiel para sem- pre,* faz justiça aos que são opri- midos; - ele dá alimento aos fa- mintos,* é o Senhor quem liber- ta os cativos.

2. - O Senhor abre os olhos aos cegos,* o Senhor faz erguer-se o caído; - o Senhor ama aquele que é justo.* É o Senhor quem protege o estrangeiro.

3. - Ele ampara a viúva e o órfão,*

mas confunde os caminhos dos maus. - O Senhor reinará para sempre,* para sempre e por to- dos os séculos.

2ª Leitura: Tg 2,1-5 (Lecionário p. 643)

L. Leitura da Carta de São Tiago.

Meus irmãos: a fé que tendes em nosso Senhor Jesus Cristo glorificado não deve admitir acepção de pessoas. Pois bem, imaginai que na vossa reunião entra uma pessoa com anel de ouro no dedo e bem vestida, e também um pobre, com sua rou- pa surrada, e vós dedicais aten-

Homilia A Profissão da fé A. Creio em Deus Pai todo-po-

deroso...

Preces dos fiéis P. Ao Senhor Jesus, sempre sensível

à voz dos que a Ele acorrem, fa- çamos nossa súplica confiante.

L. 1. Senhor, fortalecei a Igreja em sua missão profética de anunci- ar vossa Palavra, apontando os caminhos e os sinais que recri- am e alimentam a esperança do povo.

A. Senhor, confirmai nossa espe- rança!

2. Ajudai-nos a ser a voz daqueles que não são ouvidos em suas necessidades e angústias.

3. Senhor, abri sempre nosso ou- vido à vossa Palavra e fazei-nos anunciá-la aos irmãos e irmãs.

4. Senhor, curai nossa surdez e mu- dez para termos sempre a capaci- dade de dialogar com os outros, ouvindo suas angústias e encora- jando-os com nossa palavra.

5. Senhor, ajudai-nos a ser uma presença animadora junto aos doentes e aos que vivem tristes e deprimidos.

6. Senhor, afastai de nós o espírito de preconceito e de discrimina- ção para cultivarmos a boa con- vivência entre nós na comuni- dade.

7. (Outras, lembretes do final deste fo- lheto...)

P. Senhor Jesus, que fizestes os sur- dos ouvir e os mudos falar, escutai e atendei as nossas pre- ces segundo o vosso coração. Vós, que viveis e reinais para sempre.

A. Amém.

3. LITURGIA EUCARÍSTICA Procissão e apresentação

das oferendas

Anim.: Preparando a mesa da euca- ristia, sobre a qual depositamos as oferendas do pão e vinho, nós nos dispomos a entrar em comu- nhão com Jesus Cristo, que sem- pre se mostrou cheio de miseri- córdia pelos pequenos e pobres.

A. (Sol) 1. És bendito, Deus ter- nura/ pelo pão que, com far- tura,/ nos concedes cada dia.

(7)

Por essa razão, com todos os Anjos e Santos, nós vos louva- mos e bendizemos, e proclama- mos o hino de vossa glória, can- tando a uma só voz:

A. (Fá) Ref.: Santo, santo, santo é o Senhor! Todos nós sabemos e queremos proclamar!

1. Santo é o Senhor nas alturas. O Senhor é Santo!

2. Santo é o Senhor de toda a ter- ra. O Senhor é santo!

P. Na verdade, vós sois santo e dig- no de louvor, ó Deus, que amais os seres humanos e sempre os assistis no caminho da vida. Na verdade, é bendito o vosso Fi- lho presente no meio de nós, quando nos reunimos por seu amor. Como outrora aos discí- pulos, ele nos revela as Escritu- ras e parte o pão para nós.

A. O vosso Filho permaneça en- tre nós!

P. Nós vos suplicamos, Pai de bon- dade, que envieis o vosso Espí- rito Santo para santificar estes dons do pão e do vinho, a fim de que se tornem para nós o Cor- po e + o Sangue de nosso Se- nhor Jesus Cristo.

A. Mandai o vosso Espírito Santo!

P. Na véspera de sua paixão, du- rante a última Ceia, ele tomou o pão, deu graças e o partiu e deu a seus discípulos dizendo:

TOMAI, TODOS, E COMEI:

ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.

Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele, tomando o cálice em suas mãos, deu graças novamen- te e o entregou a seus discípu- los, dizendo:

TOMAI, TODOS, E BEBEI:

ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA REMISSÃO DOS PE- CADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.

Eis o mistério da fé!

A. Salvador do mundo, salvai- nos, vós que nos libertastes pela cruz e ressurreição.

P. Celebrando, pois, ó Pai santo, a memória de Cristo, vosso Fi- lho, nosso Salvador, que pela

paixão e morte de cruz fizestes entrar na glória da ressurreição e colocastes à vossa direita, anunciamos a obra do vosso amor até que ele venha, e vos oferecemos o pão da vida e o cálice da bênção.

Olhai com bondade para a ofer- ta da vossa Igreja. Nela vos apre- sentamos o sacrifício pascal de Cristo, que vos foi entregue. E concedei que, pela força do Es- pírito do vosso amor, sejamos contados, agora e por toda a eter- nidade, entre os membros do vosso Filho, cujo Corpo e San- gue comungamos.

A. Aceitai, ó Senhor, a nossa oferta!

P. Senhor Deus, conduzi a vossa Igreja à perfeição na fé e no amor, em comunhão com o nos- so Papa Bento, o nosso Bispo José, com todos os Bispos, presbíteros e diáconos e todo o povo que conquistastes.

A. Confirmai o vosso povo na unidade!

P. Dai-nos olhos para ver as neces- sidades e os sofrimentos dos nos- sos irmãos e irmãs; inspirai-nos palavras e ações para confortar os desanimados e oprimidos;

fazei que, a exemplo de Cristo, e seguindo o seu mandamento, nos empenhemos lealmente no serviço a eles. Vossa Igreja seja testemunha viva da verdade e da liberdade, da justiça e da paz, para que toda a humanidade se abra à esperança de um mundo novo.

A. Ajudai-nos a criar um mun- do novo!

P. Lembrai-vos dos nossos irmãos e irmãs (N.e N.), que adormece- ram na paz do vosso Cristo, e de todos os falecidos, cuja fé só vós conhecestes: acolhei-os na luz da vossa face e concedei-lhes, no dia da ressurreição, a plenitude da vida.

A. Concedei-lhes, ó Senhor, a luz eterna!

P. Concedei-nos ainda, no fim da nossa peregrinação terrestre, che- garmos todos à morada eterna, onde viveremos para sempre convosco. E em comunhão com a bem-aventurada Virgem Ma- Pelo vinho que alegra,/ quem

festeja e quem celebra,/ pelo amor que nos recria.

Ref.: Abençoa, ó Pai de bonda- de,/ a oferenda que o povo te traz,/ nosso esforço de fraternidade,/ nossa fome de pão e de paz.

2. Neste encontro do teu povo/

nós sonhamos mundo novo,/

partilhamos luta e pão.

Superamos a ganância,/ o ego- ísmo a intolerância./ Procura- mos ser irmãos.

3. Onde há tantos excluídos,/ so- litários, esquecidos/ nós quere- mos construir

nova terra prometida/ onde todos tenham vida,/ todos sai- bam repartir.

P. Orai, irmãos e irmãs...

A. Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício para gló- ria do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.

P.

Ó Deus, fonte da verda- deira piedade e da paz, concedei que vos honre- mos dignamente nesta celebração e, pela fiel participação nos sagra- dos mistérios, sejam re- forçados os laços que nos unem. Por Cristo, nosso Senhor.

A. Amém.

Oração Eucarística para diversas circunstâncias IV - Jesus que passa fazendo o

bem

P. Na verdade, é justo e necessá- rio, é nosso dever e salvação, dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Pai misericordioso e Deus fiel. Vós nos destes vos- so Filho Jesus Cristo, nosso Se- nhor e Redentor.

Ele sempre se mostrou cheio de misericórdia pelos pequenos e pobres, pelos doentes e pecado- res, colocando-se ao lado dos perseguidos e marginalizados.

Com a vida e a palavra anunciou ao mundo que sois Pai e cuidais de todos como filhos e filhas.

(8)

Diagramação e Impressão: Gráfica Berthier Ltda. – Fone: (0**54) 3313-3255 – Passo Fundo-RS

ria, com os Apóstolos e Márti- res (com S.N.: Santo do dia ou Patrono) e todos os Santos, vos louvaremos e glorificaremos, por Jesus Cristo, vosso Filho.

Por Cristo, com Cristo, em Cris- to, a vós, Deus Pai todo-pode- roso, na unidade do Espírito San- to, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.

A. Amém.

Rito de Comunhão (Pai nosso... Oração da Paz.... Fração do pão)

Comunhão

Anim.: Devolvendo ao surdo e mudo a capacidade de ouvir e falar, Jesus recupera a possibili- dade de uma vida nova. Comun- gar da mesa da eucaristia signi- fica também comungar da práti- ca de Jesus de recuperar a digni- dade das pessoas com deficiên- cia e das que vivem excluídas dos bens da vida.

A. (Dó) 1. Tu deste saúde aos do- entes, Senhor,/ mostrando que veio teu reino de amor./ Con- tigo queremos os fracos amar, /:da vida e saúde de todos cui- dar.:/

2. Dos cegos curaste a vista, Se- nhor,/ mostrando que veio o teu reino de amor./ Contigo queremos os cegos amar, /:da vida e saúde de todos cuidar.:/

3. Dos mudos soltaste a língua, Senhor,/ mostrando que veio o teu reino de amor./ Contigo queremos os mudos amar, /:da vida e saúde de todos cuidar.:/

4. Dos surdos abriste o ouvido, Senhor,/ mostrando que veio teu reino de amor./ Contigo queremos os surdos amar, /:da vida e saúde de todos cuidar.:/

5. O mal de leprosos saraste, Se- nhor,/ mostrando que veio teu reino de amor./ Contigo que- remos os doentes amar, /:da vida e saúde de todos cuidar.:/

6. Os coxos fizeste andar, ó Se- nhor,/ mostrando que veio teu reino de amor./ Contigo que- remos os coxos amar, /: da vida e saúde de todos cuidar.:/

7. Os mortos chamaste à vida, Senhor,/ mostrando que veio

teu reino de amor./ Contigo queremos a vida doar, /:da vida e saúde de todos cuidar.:/

P. OREMOS.

Senhor, que alimentais e fortaleceis vossos fi- éis com o pão da Pa- lavra e da Eucaristia, concedei-nos desfrutar de tal modo destes dons do vosso amado Filho, que mereçamos para sempre viver em comu- nhão com ele que vive e reina pelos séculos dos séculos.

A. Amém.

4. RITOS FINAIS

Avisos

Compromisso/envio Anim.: Procuremos, nesta semana,

deixar-nos orientar pela Palavra Deus, e, a exemplo de Jesus, fa- zer bem todas as coisas.

A. (Sol) Eis que eu vou proclamar tua vida. Sim, eu vou anunci- ar teu amor. Livre pra poder amar. Feliz por querer te anunciar. Pronto para escutar quanto tua voz me falar!

Ou:

(Fá) Tu, que vieste pra que to- dos tenham vida,/ cura teu povo dessa dor em que se en- cerra;/ Que a fé nos salve e nos dê força nessa lida/ e que a saú- de se difunda sobre a terra!

(Refrão do hino da CF 2012)

Bênção P. O Senhor esteja convosco.

A. Ele está no meio de nós.

P. Para fazerdes bem todas as coi- sas na família, na comunidade e em toda a sociedade, abençoe- vos o Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo.

A. Amém.

P. Anunciai a todos que o Senhor faz bem todas as coisas; ide em paz e o Senhor vos acompanhe.

A. Graças a Deus.

(Rém) /:No peito eu levo uma cruz, no meu coração o que disse Jesus!:/

Particular atenção aos cegos e surdos

“... queria também recordar que o Sínodo recomendou uma atenção particular àque- les que, por causa da própria condição, sentem dificuldade em participar ativa- mente na liturgia, como por exemplo os cegos e os surdos. Na medida do possí- vel, encorajo as comunidades cristãs a providenciarem instrumentos adequados para ir ao encontro da dificuldade que padecem estes irmãos e irmãs, para que lhes seja possível também estabelecer um contato vivo com a Palavra do Senhor”

(Verbum Domini, n. 71)

Lembretes:

08 – natividade de Nossa Senhora.

09 – às 10h, encerramento da visita pastoral na capela Nossa Senhora da Saúde – Rio Tigre e festa da Paróquia São Francisco de Assis; às 10h30, missão canônica de Elza Gnoatto Baldo, Darlei Conte Szmais, Ivone da Silva Sperotto e Ivete da Silva, na capela Santa Cruz, no Bairro Presidente Vargas, paróquia das Três Vendas.

10 – às 14h, reunião do COMIDI, no CDP; às 18h30, reunião da coordenação diocesana (ampliada) de pastoral, no CDP;

às 19h, reunião da Área de Jacutinga, em Jacutinga.

11 – às 8h30, reunião da Pastoral da Educa- ção, no CDP; das 8h30 às 16h, reunião do Ecônomos e Administradores das Dioceses na CNBB Regional Sul 3, em Por- to Alegre; às 19h30, reunião da Área de Erechim, padres e leigos, na paróquia das Três Vendas.

12 – às 19h, reunião da Área de São Valentim em Erval Grande.

13 – às 14h30, tarde de Oração do Apostolado da Oração, na paróquia de Bela Vista, Erechim.

14 – exaltação da Santa Cruz

15 – Nossa Senhora das Dores; das 8h30 às 16h, encontro de todas as lideranças da Área de Jacutinga, em Campinas do Sul.

15 e 16 – Congresso Regional da Pastoral Familiar, em Cachoeira do Sul.

16 – às 9h, missa e encontro dos pais dos seminaristas da Filosofia, na igreja matriz das Três Vendas, Erechim; às 10h30, mis- são canônica de Ivânia Zicatto Roman e Damaria Piotrowski Biazon, na capela Nossa Senhora do Carmo, Paloma, Paró- quia Nossa Senhora do Rosário de Barão de Cotegipe; às 15h, posse do Arcebispo de Passo Fundo, Dom Antônio Carlos Altieri, na Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Passo Fundo.

Leituras da semana: - dia 10, 2ªf: 1Cor 5,1-8; Lc 6,6-11; - dia 11, 3ªf: 1Cor 6,1- 11; Lc 6,12-19; - dia 12, 4ªf: 1Cor 7,25- 31; Lc 6,20-26; - dia 13, 5ªf: 1Cor 8,1b- 7.11-13; Lc 6,27-38; - dia 14, 6ªf: Nm 21,4b-9 ou Fl 2,6-11; Jo 3,13-17 (Exaltação da Santa Cruz); - dia 16, Sab: Hb 5,7-9; Jo 19,25-27 ou Lc 2,33-35 (Nossa Senhora das Dores); - dia 17, Dom: Is 50,5-9a; Tg 2,14-18; Mc 8,27-35.

(9)

Nota: Procurar destacar a Bíblia neste mês de se- tembro. Na procis- são de entrada ou no início da pro- clamação da Pala- vra, acolher a Bí- blia (Evangeliário ou Lecionário).

1. RITOS INICIAIS A. (Ré) /:O amor de nosso Deus é

para sempre!:/

Ou:

(Rém) /:No peito eu levo uma cruz, no meu coração o que disse Jesus.:/

Anim.: O Senhor nos chamou. Aten- demos ao seu chamado. E aqui estamos com alegria para cele- brar e renovar nossa decisão de segui-lo em seu caminho.

(Procissão: a Cruz, a Bíblia ou o Lecionário, velas acesas, flores indicando a chegada da primavera...)

A. (Ré) 1. Um dia escutei teu cha- mado,/ divino recado batendo no coração./ Deixei deste mun- do as promessas/ e fui bem depressa no rumo de tua mão.

Ref.: /:Tu és a razão da jornada,/

tu és minha estrada, meu guia e meu fim./ No grito que vem do teu povo,/ te escuto de novo chamando por mim.:/

2. Embora tão fraco e pequeno,/

caminho sereno co’a força que vem de ti./ A cada momento que passa/ revivo esta graça de ser teu sinal aqui.

P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

A. Amém.

P. O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em

nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco.

A. Bendito seja Deus que nos reu- niu no amor de Cristo.

A vida na liturgia P. (Recordação da vida: dia 16, às 15h,

posse do Arcebispo de Passo Fundo, Dom Antônio Carlos Altieri, na Cate- dral Nossa Senhora Aparecida; acon- tecimentos da comunidade, da semana e conforme lembretes do final deste folheto; início da primavera, estação que lembra a dinâmica pascal: a vida brota bonita e abundante na natureza, após o inverno...). Celebrando o mistério pascal, renovamos nos- sa fé em Jesus Cristo, o Messias, o servo sofredor, e acolhemos o convite de segui-lo no caminho, renunciando-nos a nós mesmos e empenhando-nos em ações so- lidárias para aliviar o sofrimen- to dos irmãos desprovidos das condições necessárias de uma vida digna.

A. (Ré) No grito que vem do teu povo te escuto de novo cha- mando por mim.

Ato Penitencial P. (Motiva, lembrando a fé sem obras;

dificuldade em aceitar Cristo; falta do espírito de renúncia e de sacrifício...).

S. (Sol) Nós invocamos o teu per- dão, o teu amor nos revigora na missão.

A. Senhor, piedade! Senhor, pi- edade! Senhor,piedade, pieda- de de nós!

S. O coração arrependido, vem renová-lo com a tua compaixão.

A. Cristo, piedade! Cristo, pie- dade! Cristo, piedade, pieda- de de nós!

2. Conosco vem permanecer e ser a força no caminho a percorrer.

A. Senhor, piedade! Senhor, pi- edade! Senhor,piedade, pieda- de de nós!

P. Deus, todo-poderoso...

A. Amém.

Hino de Louvor P. Glória a Deus nas alturas, A. e paz na terra aos homens por

Ele amados. Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-pode- roso: nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imen- sa glória.

Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cor- deiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súpli- ca. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós.

Só vós sois o Santo, só vós, o Senhor, só vós, o Altíssimo, Je- sus Cristo, com o Espírito San- to, na glória de Deus Pai.

Amém.

P. OREMOS.

Ó Deus, vós que criais e governais todas as coisas, volvei para nós o vosso olhar e, para sentirmos a ação da vossa misericórdia, dai- nos a graça de vos ser- vir de todo o coração.

PNSrJC.

A. Amém.

Comunidade em Oração Comunidade em Oração

Liturgia para o 24º Domingo do Tempo Comum/Ano B – 16.09.2012 Secretariado Diocesano de Pastoral – Erechim

- Condições para seguir Jesus: pensar como Deus, renunciar a si mesmo, tomar sua cruz, dar sua vida...

- Mês da Bíblia: Tema: Discípulos missionários a partir do Evangelho de Marcos. Lema:

“Levanta-te e vem, o Senhor te chama!”

- 21, dia da árvore, e dia 22, início da Primavera.

Cor litúrgica: Verde Ano 34 - Nº 1998

(10)

2. LITURGIA DA PALAVRA A. (Rém) Eu vim para escutar

/:tua Palavra, tua Palavra, tua Palavra de amor:/

1ª Leitura: Isaías 50,5-9a (Lecionário p. 644)

L. Leitura do Livro do Profeta Isaías.

O Senhor abriu-me os ouvidos;

não lhe resisti nem voltei atrás.

Ofereci as costas para me bate- rem e as faces para me arran- carem a barba: não desviei o rosto de bofetões e cusparadas.

Mas, o Senhor Deus é meu Auxiliador, por isso não me dei- xei abater o ânimo, conservei o rosto impassível como pedra, porque sei que não sairei hu- milhado. A meu lado está quem me justifica; alguém me fará objeções? Vejamos. Quem é meu adversário? Aproxime-se. Sim, o Senhor Deus é meu Auxiliador; quem é que me vai condenar? - Palavra do Senhor A. Graças a Deus.

Salmo: Sl 114(115)

S. Andarei na presença de Deus,/ junto a ele, na terra dos vivos.

A. Andarei na presença de Deus,/ junto a ele, na terra dos vivos.

S. 1. - Eu amo o Senhor, porque ouve* o grito da minha ora- ção. - Inclinou para mim seu ouvido,* no dia em que eu o invoquei.

2. = Prendiam-me as cordas da morte, + apertavam-me os la- ços do abismo;* invadiam-me angústia e tristeza: - eu então invoquei o Senhor:* “Salvai, ó Senhor, minha vida!”

3. - O Senhor é justiça e bonda- de,* nosso Deus é amor-com- paixão. - É o Senhor quem defende os humildes;* eu es- tava oprimido, e salvou-me.

4. = Libertou minha vida da morte,+ enxugou de meus olhos o pranto* e livrou os meus pés do tropeço. - An- darei na presença de Deus,*

junto a ele na terra dos vivos.

2ª Leitura: Tg 2,14-18 (Lecionário p. 646)

L. Leitura da Carta de São Tiago.

Meus irmãos:

Que adianta alguém dizer que tem fé, quando não a põe em prática? A fé seria então capaz de salvá-lo? Imaginai que um irmão ou uma irmã não têm o que vestir e que lhes falta a co- mida de cada dia; se então al- guém de vós lhes disser: “Ide em paz, aquecei-vos”, e: “Comei à vontade”, sem lhes dar o neces- sário para o corpo, que adian- tará isso? Assim também a fé:

se não se traduz em obras, por si só está morta. Em compensa- ção, alguém poderá dizer: “tu tens a fé e eu tenho a prática!”

Tu, mostra-me a tua fé sem as obras, que eu te mostrarei a minha fé pelas obras!

- Palavra do Senhor.

A. Graças a Deus.

Evangelho: Mc 8,27-35 (Lecionário p. 647-648) A. /:Aleluia, aleluia, aleluia!:/

S. Se alguém quer vir após mim, diz Jesus, deve tomar cada dia a sua cruz.

A. Aleluia...

P. O Senhor esteja convosco.

A. Ele está no meio de nós.

P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, escrito por Marcos.

A. Glória a vós, Senhor!

P. Naquele tempo, Jesus partiu com seus discípulos para os povoa- dos de Cesaréia de Filipe. No caminho perguntou aos discípu- los: “Quem dizem os homens que eu sou?” Eles responderam:

“Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias;

outros, ainda, que és um dos pro- fetas”. Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?”

Pedro respondeu: “Tu és o Mes- sias”. Jesus proibiu-lhes severa- mente de falar a alguém a seu respeito. Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Fi- lho do Homem devia sofrer mui- to, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e douto- res da Lei; devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias.

Ele dizia isso abertamente. En-

tão Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. Jesus voltou-se, olhou para os discípu- los e repreendeu a Pedro, dizen- do: “Vai para longe de mim, Sa- tanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”. Então chamou a multidão com seus dis- cípulos e disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mes- mo, tome a sua cruz e me siga.

Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem per- der a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la”.

- Palavra da Salvação.

A. Glória a vós, Senhor.

A. (Rém)/:No peito eu levo uma cruz, no meu coração o que disse Jesus!:/

Homilia A Profissão da fé A. Creio em Deus Pai todo-po-

deroso...

Ou:

(Alguém pode erguer a CRUZ diante da assembléia).

A. (Ré) Ref.: Creio, Senhor! Creio, Senhor! Tu és meu Deus!

Creio, Senhor!

1. Creio que Jesus é a verdade, é o caminho que conduz os ho- mens à salvação.

2. Creio em Jesus, meu Salvador, deu sua vida por amor, Ele vive entre nós.

3. Creio na palavra de Jesus, na Ressurreição e vida, na recom- pensa do bem.

Preces dos fiéis P. Para seguir a Cristo, assumindo

a nossa cruz e realizando os com- promissos da fé, busquemos o auxílio de Deus, fazendo as pre- ces comunitárias.

L. 1. Senhor, fortalecei a Igreja na missão de anunciar vosso Filho Jesus Cristo, o Messias, solidá- rio com os que sofrem, e de de- nunciar tudo o que fere a digni- dade da pessoa.

A. Senhor, fazei-nos perseverar em vossos caminhos.

2. Fazei que, em nossas famílias e na comunidade, vivamos o res- peito e a igualdade, superando toda forma de discriminação de pessoas.

(11)

3. Dai a força da perseverança a todos aqueles que, por serem fi- éis à vossa Palavra e firmes na denúncia profética da injustiça, carregam a cruz da perseguição.

4. Fazei-nos perseverar na vida de nossa comunidade, despertando em nós a alegria de participar dela através das celebrações litúrgicas, dos serviços de ani- mação e da pastoral do dízimo.

5. Senhor, ajudai-nos a testemunhar nossa fé com a prática da solida- riedade.

6. (Outras preces da comunidade, lem- bretes do final deste folheto...) P. Atendei, Senhor, a oração do

vosso povo suplicante. Que vos- sa Palavra nos fortaleça, nos ilu- mine e nos guie. Por Cristo, nos- so Senhor.

A. Amém.

3. LITURGIA EUCARÍSTICA Procissão e apresentação

das oferendas

Anim.: Junto ao pão e ao vinho, apresentamos a doação de todos aqueles e aquelas que dedicam sua vida pelo bem dos outros.

A. (Mi ou Fá) 1. É prova de amor junto à mesa partilhar./ É si- nal de humildade nossos dons apresentar.

Ref.: Acolhei as ofertas deste vi- nho e deste pão/ e o nosso cora- ção também./ Senhor, que vos doastes totalmente por amor,/

fazei de nós o que convém!

2. Quem vive para si empobrece seu viver./ Quem doar a pró- pria vida, vida nova há de co- lher.

P. Orai, irmãos e irmãs...

A. Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício para gló- ria do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.

P.

Inclinai-vos, Senhor, às nossas súplicas e acolhei benigno as oferendas dos vossos fi- éis, a fim de que os dons que cada um trouxe em vossa honra, sirvam à salvação de todos. Por Cristo, nosso Senhor.

A. Amém.

Oração Eucarística IV Missal: p. 488 (Nesta semana, em que começa a primavera, com esta oração eucarística, vamos louvar a Deus pela obra da criação e pela história da salvação).

P. O Senhor esteja convosco...

P. Na verdade, ó Pai, é nosso de- ver dar-vos graças, é nossa sal- vação dar-vos glória: só vós sois o Deus vivo e verdadeiro que existis antes de todo o tempo e permaneceis para sempre, habi- tando em luz inacessível. Mas, porque sois o Deus de bondade e a fonte da vida, fizestes todas as coisas para cobrir de bênçãos as vossas criaturas e a muitos ale- grar com a vossa luz.

A. Alegrai-nos, ó Pai, com a vos- sa luz!

P. Eis, pois, diante de vós todos os anjos que vos servem e glorifi- cam sem cessar, contemplando a vossa glória. Com eles, tam- bém nós, e, por nossa voz, tudo o que criastes, celebramos o vos- so nome, cantando a uma só voz:

A. (Dó ou Lá) Ref.: Santo, santo, santo,/ sois Vós, Senhor nosso Deus.

1. O céu e a terra proclamam,/

proclamam a vossa glória.

2. Hosana, hosana, hosana,/

hosana nas alturas.

3. Bendito o que vem, bendito/

em nome do Senhor.

P. Nós proclamamos a vossa gran- deza, Pai santo, a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas: criastes o homem e a mulher à vossa imagem e lhes confiastes todo o universo, para que, servindo a vós, seu Criador, dominassem toda criatura. E quando pela desobediência per- deram a vossa amizade, não os abandonastes ao poder da mor- te, mas a todos socorrestes com bondade, para que, ao procurar- vos, vos pudessem encontrar.

A. Socorrei, com bondade, os que vos buscam!

P. E, ainda mais, oferecestes mui- tas vezes aliança aos homens e às mulheres e os instruístes pe- los profetas na esperança da sal- vação. E de tal modo, Pai santo, amastes o mundo que, chegada a plenitude dos tempos, nos enviastes vosso próprio Filho para ser o nosso Salvador.

A. Por amor nos enviastes vosso Filho!

P. Verdadeiro homem, concebido do Espírito Santo e nascido da Virgem Maria, viveu em tudo a condição humana, menos o pe- cado, anunciou aos pobres a sal- vação, aos oprimidos, a liberda- de, aos tristes, a alegria. E para realizar o vosso plano de amor, entregou-se à morte e, ressusci- tando dos mortos, venceu a mor- te e renovou a vida.

A. Jesus Cristo deu-nos vida por sua morte!

P. E, a fim de não mais vivermos para nós, mas para ele, que por nós morreu e ressuscitou, enviou de vós, ó Pai, o Espírito Santo, como primeiro dom aos vossos fiéis para santificar todas as coi- sas, levando à plenitude a sua obra.

A. Santificai-nos pelo dom do vosso Espírito!

P. Por isso, nós vos pedimos que o mesmo Espírito Santo santifique estas oferendas, a fim de que se tornem o Corpo e + o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Se- nhor nosso, para celebrarmos este grande mistério que ele nos dei- xou em sinal da eterna aliança.

A. Santificai nossa oferenda pelo Espírito!

P. Quando, pois, chegou a hora, em que por vós, ó Pai, ia ser glorifi- cado, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Enquanto ceavam, ele to- mou o pão, deu graças, e o partiu e deu a seus discípulos, dizendo:

TOMAI, TODOS, E COMEI:

ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.

Do mesmo modo, ele tomou em suas mãos o cálice com vinho, deu graças novamente, e o deu a seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETER- NA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA REMIS- SÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.

Eis o mistério da fé!

A. Salvador do mundo, salvai- nos, vós que nos libertastes pela cruz e ressurreição.

(12)

Bênção P. O Senhor esteja convosco.

A. Ele está no meio de nós.

P. Deus vos confirme na sua paz e no seu amor. Que Ele vos dê forças nas dificuldades e sofrimentos.

Abençoe-vos o Deus todo-podero- so, Pai e Filho e Espírito Santo.

A. Amém.

P. A alegria do Senhor seja a vos- sa força; ide em paz e o Senhor vos acompanhe.

A. Graças a Deus.

Ref.: Senhora das Dores, mãe do Senhor, /:protege teus filhos do mal e da dor!:/

1. O mesmo caminho de Cristo a pregar, com muito carinho qui- seste trilhar.

2. A mesma aflição de Cristo Se- nhor,/ no teu coração guardas- te com amor.

3. Na hora cruel de Cristo na cruz,/

tu foste fiel ao Filho Jesus.

Lembretes:

15 – Nossa Senhora das Dores

15 e 16 – Congresso Regional da Pastoral Familiar, em Cachoeira do Sul.

16 – às 9h, missa e encontro dos pais dos seminaristas da Filosofia, na igreja matriz das Três Vendas, Erechim; às 10h30, mis- são canônica de Ivânia Zicatto Roman e Damaria Piotrowski Biazon, na capela Nossa Senhora do Carmo, Paloma, Paró- quia Nossa Senhora do Rosário de Barão de Cotegipe; às 15h, posse do Arcebispo de Passo Fundo, Dom Antônio Carlos Altieri, na Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Passo Fundo.

18 – às 19h30, reunião da área de Getúlio Vargas em Capo-Erê.

19 – Aniversário da aparição de Nossa Se- nhora da Salette, em Marcelino Ramos, com a seguinte programação: às 10h, mis- sa no Santuário Salette; às 14h, terço me- ditado; às 19h, missa na igreja matriz, se- guida de procissão luminosa até o Santuá- rio; às 21h, conclusão da procissão com bênção do Santíssimo.

22 – às 14h, encontro de lideranças para o estudo do 12º Plano Diocesano da Ação Evangelizadora na paróquia Santa Luzia, Bairro Atlântico.

23 – às 9h30, crisma e festa na Matriz Nossa Senhora das Dores, em Capo-Erê; às 10h, crismas na capela Nossa Senhora da Salette e festa da Padroeira em Faxinalzinho, paróquia de Benjamin Constant.

Leituras da semana: - dia 17, 2ªf: 1Cor 11,17-26.33; Lc 7,1-10; - dia 18, 3ªf: 1Cor 12,12-14.27-31a; Lc 7,11-17; - dia 19, 4ªf:

1Cor 12,31 – 13,13; Lc 7,31-35; - dia 20, 5ªf: 1Cor 15,1-11; Lc 7,36-50; - dia 21, 6ªf:

Ef 4,1-7.11-13; Mt 9,9-13 (São Mateus); - dia 22, Sab: 1Cor 15,35-37.42-49; Lc 8,4- 15; - dia 23, Dom: Sb 2,12.17-20; Tg 3,16 – 4,3; Mc 9,30-37.

Rito de Comunhão (Pai nosso... Oração da Paz.... Fração do pão)

Comunhão

Anim.: Para segui-lo, Jesus não faz só exigências, mas, também, nos oferece meios de realizá-las. Ele nos dá, especialmente, o alimen- to do seu Corpo, que agora po- demos receber na comunhão eucarística.

A. (Sol ou Fá) 1. Me chamaste para caminhar na vida contigo./

Decidi para sempre seguir-te, não voltar atrás./ Me puseste uma brasa no peito e uma fle- cha na alma./ É difícil, agora, viver sem lembrar-me de ti.

Ref.: /:Te amarei, Senhor! Te amarei, Senhor! Eu só encon- tro a paz e alegria bem perto de ti!:/

2. Eu pensei muitas vezes calar e não dar nem resposta./ Eu pen- sei na fuga esconder-me, ir lon- ge de ti./ Mas tua força ven- ceu e, ao final, eu fiquei sedu- zido./ É difícil agora viver sem saudade de ti.

3. Ó Jesus, não me deixes jamais caminhar solitário,/ pois co- nheces a minha fraqueza e o meu coração./ Vem, ensina-me a viver a vida na tua presen- ça,/ no amor dos irmãos, na alegria, na paz, na união.

P. OREMOS

Ó Deus, que nossa par- ticipação na mesa da Palavra e da Eucaristia nos faça permanecer na vossa aliança, a fim de que possamos, cada dia, viver e trabalhar segundo a vossa vonta- de, e cantar a vossa gló- ria para sempre. Por Cristo, nosso Senhor.

A. Amém.

4. RITOS FINAIS Avisos

Compromisso/envio A. (Lá) /:É o Senhor que chama,

também me ama. Ele me con-

vida a doar a própria vida!:/ Diagramação e Impressão: Gráfica Berthier Ltda. – Fone: (0**54) 3313-3255 – Passo Fundo-RS

P. Celebrando, agora, ó Pai, a me- mória da nossa redenção, anun- ciamos a morte de Cristo e sua descida entre os mortos, procla- mamos a sua ressurreição e as- censão à vossa direita, e, espe- rando a sua vinda gloriosa, nós vos oferecemos o seu Corpo e Sangue, sacrifício do vosso agra- do e salvação do mundo inteiro.

A. Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!

P. Olhai, com bondade, o sacrifício que destes à vossa Igreja e concedei aos que vamos participar do mes- mo pão e do mesmo cálice que, reunidos pelo Espírito Santo num só corpo, nos tornemos em Cristo um sacrifício vivo para o louvor da vossa glória.

A. Fazei de nós um sacrifício de louvor!

P. E agora, ó Pai, lembrai-vos de todos pelos quais vos oferecemos este sacrifício: o vosso servo o papa Bento, o nosso bispo José, os bispos do mundo inteiro, os presbíteros e todos os ministros, os fiéis que, em torno deste al- tar, vos oferecem este sacrifício, o povo que vos pertence e todos aqueles que vos procuram de coração sincero.

A. Lembrai-vos, ó Pai, dos vos- sos filhos!

P. Lembrai-vos também dos que morreram na paz do vosso Cris- to e de todos os mortos dos quais só vós conhecestes a fé.

A. A todos saciai com vossa glória!

P. E a todos nós, vossos filhos e filhas, concedei, ó Pai de bon- dade, que, com a Virgem Ma- ria, Mãe de Deus, com os Após- tolos e todos os Santos, possa- mos alcançar a herança eterna no vosso reino, onde, com todas as criaturas, libertas da corrupção do pecado e da morte, vos glori- ficaremos por Cristo, Senhor nosso.

A. Concedei-nos o convívio dos eleitos!

P. Por ele dais ao mundo todo bem e toda graça.

Por Cristo, com Cristo, em Cris- to, a vós, Deus Pai todo-pode- roso, na unidade do Espírito San- to, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.

A. Amém.

Referências

Documentos relacionados

Na verdade, vós sois santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito

Pres.: Na verdade, vós sois santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito

Na verdade, vós sois santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito

Padre - Na verdade, vós sois santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do

Celebrante: Na verdade, vós sois santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso filho e Senhor nosso, e

Na verdade, vós sois santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito

Celebrante: Na verdade, vós sois santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e

Na verdade, vós sois santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito