• Nenhum resultado encontrado

CARACTERÍSTICA TÉCNICA DO PRODUTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "CARACTERÍSTICA TÉCNICA DO PRODUTO"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

CONTEÚDO

Pagina

CARACTERÍSTICA TÉCNICA DO PRODUTO ...4

Nanotecnologia: ... 4

Comportamento do produto:... 5

ANTES DE USAR...8

Preparação da superfície e suas etapas: ... 8

MODO DE USAR ...10

Aplicação do VX45:... 10

Processo de Acabamento: ... 11

Secagem e cura do produto: ... 11

Anomalias que podem ocorrer: ... 12

Rendimento: ... 13

Comportamento do VX45 após aplicação: ... 14

Falsas expectativas com o tratamento cerâmico:... 15

Informações comerciais sobre tratamento cerâmico: .. 17

Manchas, arranhões outras anomalias na pintura:... 19

BENEFÍCIOS ESTÉTICOS E RESIST. RELATIVA ...20

Relação entre resistência e dureza: ... 24

GARANTIA ...25

MANUTENÇÃO ...28

OUTRAS INFORMAÇÕES ...30

Considerações finais: ... 32

(4)

-4- CARACTERÍSTICA TÉCNICA DO PRODUTO VX45 é uma dispersão de nanopartículas de sílica-titânia (dióxido de silício e titânio) organomodificada com Carbono que é estável em um fluido sobre adição de solventes, que após sua integração ao verniz o caracteriza como um material policerâmico tornando o verniz mais resistente, transparente e durável do que um polímero comum.

Nanotecnologia:

O processo de produção do VX45 Inicialmente é executado em laboratório, onde uma nanoestrutura que através de combinações de átomos formam um conjunto de moléculas que resulta em uma nanopartícula de dióxido de silício SiO2 que posteriormente é

orgânomodificada com carbono C e envolvida com dióxido de titânio TiO2.

(Sílica-titânia).

Fases de modificação da nanopatícula do VX45:

(5)

Ao aplicar o VX45 uma estrutura tridimensional resistente e cristalina é formada após a cura, isto é possível devido as nanopartículas serem organo-modificadas por ligações químicas. O resultado garante a formação de um filme cerâmico mais cristalino que melhora a performance da superfície com excelentes funções de proteção e aspetos de embelezamento.

Comportamento do produto:

Seguindo as orientações de uso, uma ionização ocorre durante a aplicação que ao secar forma-se um microfilme para estabilizar e acomodar as nanopartículas na superfície. As nano cavidades existentes no verniz após os serviços de polimento ficam mais abertas, e assim, há um preenchimento, e uma integração das nanopartículas do VX45, iniciando o processo para a formação de um novo material policerâmico sobre a pintura do veículo.

(6)

-6- Da aplicação até a cura, o verniz é convertido em um material policerâmico com microestrutura tridimensional mais cristalino, flexível e autolimpante alterando suas propriedades resistivas, físicas e químicas, para uma performance superior aumentando a resistência intensificando a cor e o brilho de toda a superfície.

A aplicação correta é fundamental para integração do produto ao verniz.

Ao aplicar o VX45 na superfìcie, se inicia um processo de acomodação e preenchimento das nano cavidades do verniz.

Após a cura uma camada cerâmica cristalina se integra ao verniz de forma uniforme, e para melhor performance há opção de aplicar uma segunda camada do VX45

(7)

Após aplicação a camada criada pelo VX45 é repelente a líquidos, graxa e óleo. O que ajuda a evitar a fixação e acúmulo de sujeiras, tornando as limpezas posteriores mais fáceis de serem executadas.

O tratamento cerâmico que utiliza o produto VX45 cria uma lente sobre o verniz, proporcionando uma ótica mais detalhada da pintura com mais brilho e melhorando índice de reprodução de cor, e em pinturas especiais os detalhes serão vistos com muito mais nitidez.

(8)

-8- ANTES DE USAR

É recomendável que utilize equipamentos e materiais em bom estado.

Material necessário p/ aplicação do VX45: Par de luvas nitrílicas; - Mascara EPI pintura; - Toalhas ou panos de microfibra maior que 230g/m². Atenção! Estes materiais não são fornecidos na embalagem do produto VX45.

Preparação da superfície e suas etapas:

No verniz que encobre a tinta do veículo se encontram contaminações e imperfeições como; manchas, marcas ou arranhões que devem ser corrigidas, afim de que, as nano cavidades estejam niveladas e livres de agentes

contaminantes, desta forma, é essencial que o veículo seja preparado em detalhes a fim de garantir a fixação do revestimento cerâmico sobre a superfície e/ou vitrificador.

Examine rigorosamente se a pintura não há marcas de boina, hologramas, contaminantes, excessos de polidores, poeiras e etc. Garanta que a temperatura da superfície esteja menor que 27°C e use o produto LAE-36 para remover vestígios dos compostos de polimento, restos de ceras, selantes e outros compostos similares.

Prepare a superfície do verniz no veículo conforme as 5 etapas de preparação apresentada na página seguinte

(9)
(10)

-10- MODO DE USAR

Certifique-se que o veículo esteja limpo e seco, ao abrigo do sol e em local isento de pó e sujeira. Após todas as etapas de preparação da superfície remova os vestígios de cera ou compostos de polimento com LAE-36.

Em todo o processo sempre use panos limpos e isentos de ciscos ou quaisquer outras contaminações.

Aplicação do VX45:

Faça quatro peças por vez (Ex.; 2 para-lamas e 2 portas). Agite bem o frasco e/ou lata de aerossol antes de usar , aplique pouca quantidade sobre o taco aplicador, se achar necessário envolva o taco com um tecido macio e passe uniformemente de forma orientada (na vertical e horizontal) sobre a superfície de (60x60cm) exercendo pouca pressão, quando necessário adicione mais produto ao aplicador, continue o processo até preencher toda à peça. Após a aplicação aguarde o tempo de 3 a 7 minutos para iniciar o processo de acabamento.

Se optar por uma segunda camada obedeça ao intervalo de 70 minutos após a conclusão da primeira camada.

(11)

Processo de Acabamento:

Conforme figura ao lado, use o pano devidamente dobrado evitando que a costura tenha contato com a superfície, e sempre passe o pano usando uma leve pressão.

Execute o processo peça por peça, para melhor espalhar o produto e ajudar no processo de acabamento, use o pano de microfibra umedecido com água limpa ou com água deionizada, em seguida de acabamento com outro pano de microfibra seco e garanta que todas as superfícies não tenham excesso de produto, se perceber que o pano está com impregnado de produto, borrife sobre eles uma pequena quantidade de LAE-36 ou uma solução IPA (1:1).

Observação; ao perceber que os panos estão c/ excesso de produto, lave de forma adequada ou troque os panos de microfibra, e para finalizar e acentuar o brilho sobre a superfície lustre-a com um outro pano limpo e seco.

Secagem e cura do produto:

Após 70 minutos da conclusão dos serviços a camada vitrificada está parcialmente seca e nestas condições o veículo pode ser entregue somente em dias sem possibilidade de chuva. Em cidades litorâneas e/ou dias de chuva o veículo só poderá ser entregue após 8 horas da conclusão dos serviços.

O tempo de cura do VX45 é que é de 7 dias, e durante este período o veículo não poderá ser lavado.

(12)

-12- Anomalias que podem ocorrer:

Conforme a execução do polimento, e os produtos utilizados. Em pontos isolados nas superfícies escuras, poderão surgir sombras. Isto ocorre devido a uma micro acomodação residual, onde os vestígios dos polidores emerge e se acumulam na superfície.

Para eliminar estas sombras, repita o processo de acabamento sobre o local utilizando sobre o pano de microfibra umedecido com um pouco mais de LAE-36 ou IPA.

O liquido vitrificador penetra e se fixa nos poros do verniz pelo processo de ancoragem.

Caso ocorra a penetração por

calcificação de fezes e/ou seivas vegetais na película criada pelo VX45. O reparo poderá ser efetuado com lustro em baixa rotação da poilitriz, em seguida reaplicar o VX45 no local. Em geral estas anomalias ocorrem por cima da camada vitrificada.

A depender do tipo de verniz, caso aconteça o aparecimento de micro riscos. Este mesmo procedimento poderá ser adotado para correção e o nivelamento da camada vitrificada.

(13)

Rendimento:

O rendimento poderá variar conforme o tamanho do veículo, do tipo de material do acessório aplicador, das condições que se encontram a superfície, de outras partes do veículo onde poderá ser aplicado o produto como as rodas, pinças de freio, escapamento e etc.

Na execução da aplicação por profissionais e empresas credenciadas, executando somente sobre a pintura todo o processo apenas em uma camada, foi constatada a quantidade média do conteúdo consumido do produto VX45 conforme demostrado abaixo.

(14)

-14- Comportamento do VX45 após aplicação:

No mercado mundial, VX45 é o vitrificador que mais proporciona aderência, e devido as suas características físico/químicas aumenta a flexibilidade do verniz. Isto garante um longo tempo de permanência (até 3 anos com eficiência). Podendo ser expandida para até 10 anos com o uso dos produtos SiON e Sensory.

Na composição do VX45 não contém componentes que promovam o efeito “vidro falso” como os acrilatos, acetatos, e isto facilita eventuais manutenções de polimento.

Ao secar o VX45 tem uma característica sensitiva de material flexível, melhor nível de proteção e mais benefícios estéticos a pintura automotiva.

Todos os veículos cujo as tintas são encobertas por verniz podem usar o VX45, no caso de carros usados tem que haver uma atenção especial de um bom profissional quanto a preparação da superfície para receber a vitrificação, e também avaliar se o veículo é viável receber tal proteção.

Tecnologia e produção nacional com distribuidores por todas as Américas, Europa e Ásia - Serviços de atendimento técnico, e ao consumidor direto de fábrica.

(15)

Falsas expectativas com o tratamento cerâmico:

(16)

-16- Comercialmente ou por vídeos que circulam na internet algumas informações sobre tratamento cerâmico e/ou vitrificação podem induzir há uma falsa sensação de proteção da pintura transmitida por alguns representantes, que demostram seus produtos por meio de fotos e vídeos realizados em ambientes luxuosos e com testes visualmente atraentes ao consumidor, se referindo a uma

“proteção que ficará na pintura” vinculada somente pela ação do produto, e desta forma, é ignorado a resistência já existente no verniz, como também, o trabalho executado na preparação da superfície. Estas ações manipulam consumidores desatentos, e os leva acreditar em uma

“superproteção”.

Tecnicamente a manipulação é intencional e ocorre em alguns produtos que utilizam na formulação componentes a base de acrilatos e/ou acetatos, e assim, quando é demostrado o produto seco ao consumidor, estes se presentam transparentes e quebradiços “assim como um vidro”, e usando este artifício, para representar a dureza proporcionada pelo produto, que é erroneamente vinculada a resistência deixada na pintura do veículo utilizam siglas de dureza como 7H, 9H e até 10H, diante deste fato, é oportuno esclarecer que, a dureza de um vidro comum,

(17)

não é maior que 7H, e de um vidro temperado a dureza não chega a 9H, e muitas ações comerciais se faz entender que, ao aplicar tal produto toda a superfície ficará com a dureza conforme a sigla anunciada no rótulo, desta forma, interpreta-se que a pintura não irá arranhar por meio de materiais com dureza inferior a 6H, como por exemplo, uma palha de aço, a ponta de uma faca ou de um prego.

Diante deste fato conclui-se que, estas ações comerciais manipulam a interpretação dos consumidores e os levam há imaginar que a pintura de qualquer carro irá ficar com uma resistência a riscos igual a de um vidro.

Informações comerciais sobre tratamento cerâmico:

Diante de muitas informações falsas e equivocadas sobre tratamento cerâmico e/ou vitrificação de pintura, que tramitem ao consumidor uma expectativa de que o carro será “blindado”, se faz necessário informar que;

Qualquer produto usado para este fim apenas acrescenta percentualmente a dureza existente no verniz, e que, é um mito afirmações que o carro com pintura vitrificada e/ou com um tratamento cerâmico não irá riscar ou arranhar. Isto de seve por considerar que, a micro camada criada por vitrificadores ou qualquer outro produto com esta

(18)

-18- finalidade, é 30 vezes menor que a camada formada por um verniz, sendo assim conclui-se que, qualquer tratamento cerâmico de pintura sempre dependerá da condição resistiva e dureza em que se apresentam a pintura do veículo.

Outros argumentos comerciais podem ser ressaltados além da proteção. Os vitrificadores proporcionam um acréscimo resistivo, melhor conforto ao toque, facilita à limpeza, aumenta o brilho, intensifica o reflexo e a cor original do veículo.

As manutenções e restauração se tornam mais simples.

A vitrificação de pintura e/ou tratamento cerâmico, é o resultado de um processo estético automotivo que após a preparação e/ou restauração da superfície de um veículo é aplicado um produto a base de sílica vítrea em forma de nanopartículas cerâmica SiO2.

Comercialmente estes produtos são denominados no Brasil como VITRIFICADORES e/ou

REVESTIMENTO CERÂMICO, e em outros países COAT OU COATING.

(19)

Manchas, arranhões outras anomalias na pintura:

A função do verniz é embelezar e proteger a cor do veículo, e já tem uma certa resistência à riscos e manchas.

Existem diversos tipos de vernizes com variações de brilho, dureza e resistência, e estas propriedades físicas são atribuídas ao veículo de acordo com a necessidades projetadas para suportar diversas condições de uso, e que ainda, devem obedecer a legislação de uso em cada país e prazos de garantia sobre variadas situações de impacto e condições climáticas, desta forma conclui-se que, há infinitas variações de vernizes que são adotados individualmente aos veiculos.

O verniz automotivo quando vitrificado por um tratamento cerâmico suporta melhor as agressões de raios UV nocivos, fezes de aves seivas de arvores, sujeiras, produtos de limpeza agressivos, entre outros benefícios estéticos.

Uma excelente característica em veículos com a pintura vitrificada, é no aparecimento de manchas ou micro arranhão (swils), em geral, estas anomalias se formam em menor quantidade na camada vitrificada, com isto, o verniz tende sempre a permanecer intacto.

(20)

-20- BENEFÍCIOS ESTÉTICOS E RESISTÊNCIA RELATIVA

(21)
(22)

-22-

(23)
(24)

-24- Relação entre resistência e dureza:

Quando se opta por proteger a pintura de um veículo, é importante saber que. Cientificamente a dureza está relacionada somente ao choque e abrasão, e não é uma propriedade absoluta de resistência, e muito menos, o que determina a qualidade dos serviços ou performance do produto utilizado para vitrificação de pintura.

Analisando a escala de dureza, a micro espessura do filme formado por qualquer produto de vitrificação o torna de forma isolada ineficiente a resistir a intempéries, e diversas situações que provocam os vários tipos de arranhões. Diante deste fato os vitrificadores e/ou

(25)

revestimentos cerâmicos sempre dependerão da base resistiva do verniz, ou seja, o filme criado pelo processo de vitrificação independentemente de sua dureza só pode conferir e garantir um acréscimo resistivo percentual em relação a resistência já existente ao tipo de verniz, que é utilizado para cada veículo.

Comercialmente o produto VX45 não adota a representação de dureza 9H (Dureza Lápis Norma ASTM D 3363e). A forma avaliativa que abona a resistência divulgado no produto VX45 segue conceitos comerciais baseados à norma ABNT - NBR 5845:2015, como também, o Weathering Tester, ensaios realizados em máquina / cabine de teste climático abrangente usado para avaliar o desempenho da performance de produtos desenvolvidos para proteção após a sua aplicação.

GARANTIA

A garantia de um veículo vitrificado com o VX45 contempla um aumento resistivo ao verniz de fissuras;

trincas; desplacamento; proteção contra raios UV nocivos e intempéries naturais. Melhora a resistência oscilante de temperaturas; reação positiva na suspensão de sujidades.

Atenua a ação destrutiva das excretas de aves e seivas de arvores, dos agentes de limpeza fortes, e de agentes químicos. Melhorar a orientação molecular, e o grau de

(26)

-26- cristalinidade e massa molar do verniz o tornando esteticamente mais atraente.

A garantia do produto VX45 é uma tríplice responsabilidade conforme explicamos a seguir;

Responsabilidade do fabricante Alcance Profissional:

Em ofertar ao aplicador e consequentemente ao consumidor um produto capaz de resistir a intempéries da natureza que são os descritos na embalagem - proteção contra excrementos de aves, seivas de arvores e ações nocivas de raios UV nocivos.

Responsabilidade do aplicador do produto: em executar a aplicação adequada conforme instruções de uso indicada na embalagem ou por meios oficiais de orientação técnica seguindo as manutenções programadas e indicadas.

Responsabilidade do consumidor em fazer a manutenção adequada de limpeza conforme orientações expostas no certificado de garantia e do profissional aplicador.

NOTA: Não inclui na garantia do produto VX45 - micro arranhões e aparecimento de swils e gotas calcificada denominadas como marca de chuva ácida. Ressaltamos que estas marcas e os micro riscos e arranhões são por cima da camada vitrificada, e que o verniz na maioria dos casos não é afetado. O que podemos garantir pelo fato da pintura esta vitrificada com o VX45 neste caso, é uma

(27)

redução de até 60% no tamanho de micro riscos e de 40%

no aparecimento de swils provocados por limpeza mal executada. A repelência a líquidos e sujidades, e o toque extremamente aveludado proporcionado na superfície do veículo se mantem por até 6 meses, após este período a repelência e o toque da superfície serão percebidas pelo consumidor como um toque diferenciado e a hidrofobia se comportam conforme o vidro. Ressaltamos também ao cliente que por todas as agressões normais do cotidiano que a superfície venha a ser submetido o brilho vitrificado característico do VX45 perdurará por 03 anos. Os benefícios de toque e hidro repelência se perpetuam com o uso dos produtos SiON e SENSORY.

A empresa Alcance Profissional disponibiliza treinamento técnico presencial no local de trabalho do aplicador (conforme agendamento), como também, oferta todo conhecimento intelectual sobre polimento e novas tecnologias de produtos de limpeza, manutenção e proteção pelo site;

(28)

-28- MANUTENÇÃO

Siga as recomendações deste manual de uso, do certificado de aplicação, do profissional que executou os serviços ou pelo site - www.vx45.com.br

Na manutenção e conservação dos benefícios do VX45;

é recomendável que lave e seque o veículo à sombra, usar somente shampoo automotivo com pH neutro ou produtos específicos para estética automotiva como os produtos AQUO, SiON, ZIVA e BioW limpeza a seco conforme diluições indicadas. Utilize panos de microfibra e/ou acessórios em bom estado e limpos.

Para não prejudicar ou alterar as características e benefícios criadas na superfície pelo VX45, o veículo não deve ser limpo com sistemas ativados com o uso de produtos Solupan e Intercap ou qualquer outro que contenham ingredientes clorados, amoníacos e cáusticos como por exemplo a soda caustica (hidróxido de sódio), e/ou hidrácidos como clorídrico e fluorídrico.

Para garantir as características e benefícios de proteção e estender a garantia e todos os benéficos estéticos é recomendável o uso do selante Sensory uma vez por ano ou sempre que achar necessário, como também o uso do produto SiON nas lavagens e como um selante finalizador.

Sobre os produtos Sensory e SiON, veja na pagina seguinte.

(29)

Sensory é um selante de longa duração em spray.

Composto por uma expressiva quantidade de nano sílica (SiO2) estabilizado com titânio coloidal (TiO2), polisilazano, polímeros sintéticos e outros aditivos de última geração, o que confere a formulação, mais performance na proteção de vernizes automotivos, plásticos e emborrachado, ajudando a evitar os danos provocados por vários tipos de intempéries naturais, e ainda aprimorar o visual da pintura do automóvel, proporcionando um brilho extraordinário melhorando a superfície quanto a lisura do toque e aceno as cores em profundidade.

SiON é um composto reagente com a função de limpeza e proteção de superfícies automotivas, com função principal de expandir a garantia e perpetuar os benefícios estéticos em veículos vitrificados.

Desenvolvido a base de nano partículas de Dióxido de Silício (SiO2) adicionado a um copolímero de poliéster surfactante e outros coadjuvantes hidrossolúveis com característica bipolar. O resultado desta composição garante uma limpeza eficiente com elevado nível de proteção, brilho, repelência e sensação ao toque. É indicado para todos os métodos e sistemas para lavagem de pintura, vidros, plásticos, borrachas, cromados. Atua na limpeza ecológica (a seco), convencional, 2 baldes, com lançador de espuma, túnel de escovas, entre outros maquinários. Ideal para ser usado em motocicletas, carros, embarcações e aeronaves.

Exclusivamente para compor a embalagem do estojo do VX45 de 30ml foi adicionado o produto SiON em spray pronto para o uso.

Iideal para utilizar como um finalizador, ou como um spray secante aplicando sobre as gotas de água, em seguida espalhar, este procedimento irá facilitar a secagem e lustro com um pano seco.

(30)

-30- OUTRAS INFORMAÇÕES

Independentemente do tipo de proteção de pintura que está em seu carro. Nunca utilize detergentes agressivos e que contenham ácido fluorídrico, cáusticos e amoníacos. Estes componentes são gradualmente prejudiciais e afetam esteticamente todas as superfícies automotivas.

Caso há realização de polimento com abrasivos e boinas para corte deve reaplicar o VX45, e apenas o Lustro basta que use o produto Sensory ou o SiON como Selante. Ambos os produtos têm função de reposição de nanopartículas com as mesmas propriedades do VX45, e são ideais p/ proteção de pintura e manutenção de carros vitrificados.

Na revenda ou troca de qualquer veículo, a conservação da pintura influência diretamente na avaliação.

Cuidar de um automóvel é muito mais do que dar manutenções adequadas na mecânica e limpar quando necessário. É dar valor ao investimento pessoal e ter consciência de que por mais que o veículo esteja bom na parte mecânica, isto não será o bastante na hora da venda ou troca do mesmo.

Com exceção da pintura tudo em um veículo pode ser trocado, arrumado e substituído. Por mais que um especialista tente, nunca uma repintura será igual a peça original. Sempre haverá um detalhe que denunciará que a peça foi repintada, e mesmo que aparentemente esteja bem feito, instrumentos simples e baratos em posse de qualquer profissional avaliador denunciara que a pintura estará desigual as demais partes do veículo.

(31)

Apresentação comercial e fiscal do produto VX45:

Classificação de rotulagem e de trasnporte:

(32)

-32- Considerações finais:

Todas as informações contidas sobre o produto VX45 são oferecidas de boa fé e não deverão ser utilizadas em substituição por práticas laborais e experiencias empíricas antes da observação deste manual de uso, isto se deve, para garantir que este produto seja eficiente em termos de segurança e completamente adequado e satisfatório para a finalidade destinada.

As sugestões de uso não devem ser consideradas como indução para violação de qualquer patente.

A, Alcance Profissional oferece a garantia de que o produto VX45 atenderá às especificações

comerciais contidas neste manual de uso, e caso seja constatado desacordo possíveis reembolsos ou ressarcimentos estarão limitados ao valor de venda da mercadoria.

Referências

Documentos relacionados

Em resumo, a hérnia inguinal em cadelas - com presença no saco herniário, do útero grávido ou portador de condições pato­ lógicas diversas - por ser

Um sistema de gestão energética (SGE) visa ter conhecimento de todo o fluxo de energia em uma instituição; verificar influências, possíveis pontos a serem

produtos de origem animais, comestíveis ou não, por meio da inspeção ante e post mortem dos animais destinados ao abate, bem como o recebimento, manipulação,

Evanston, Am erican Veterinary Publications, Inc., p.. V eterinary surgical

por justa causa perpetrada.. À luz do princípio da continuidade da relação de emprego, cabe ao empregador o ônus de provar a justa causa ensejadora da penalidade

Profª Drª Lina Maria Gonçalves – Universidade Federal do Tocantins Profª Drª Natiéli Piovesan – Instituto Federal do Rio Grande do Norte Profª Drª Paola Andressa Scortegagna

A mãe em algumas cantigas apresenta-se como confidente da moça, como na cantiga de Joan de Requeixo, em que a menina relata à mãe a imensidade de seu amor pelo amigo

OCT-302 (extensão) Taxa de recorrência da úlcera Pacientes que necessitaram de administração oral contínua de ácido acetilsalicílico em baixas doses durante o período