• Nenhum resultado encontrado

Corrente Alternada Uma corrente elétrica em que a polaridade é constantemente alterada entre positiva e negativa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Corrente Alternada Uma corrente elétrica em que a polaridade é constantemente alterada entre positiva e negativa"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

08/2005 Omega

2WD Tração em Duas Rodas

4WD Tração nas Quatro Rodas

A Ampère

ABD Diferencial do Freio Automático

ABS Sistema de Freio Anti-travante

AC Corrente Alternada – Uma corrente elétrica em que a polaridade é constantemente alterada entre positiva e negativa

ACC ou ACCM Acumulador

AFL Limite de Alimentação do Atuador

AIT Sensor de Temperatura do Ar de Admissão

AMP Amperagem

Analogue Signal Um sinal elétrico com alteração constante de voltagem dentro de um determinado parâmetro

APP Sensor de Posição do Pedal do Acelerador

ASM Conjunto

AT Transmissão Automática

AWD Tração em Todas as Rodas

A/C Condicionador de Ar

A/F Ar/Combustível (Razão Ar/Combustível)

BARO Sensor de Pressão Baromética

Barometric Pressure Pressão Barométrica absoluta (pressão atmosférica)

Bateria Armazena energia química e a converte em energia elétrica. Fornece corrente DC para sistemas elétricos de veículos.

BCM Módulo de Controle da Carroçaria

BTSI Conjunto do Interruptor da Lanterna de Freio

oC Graus Celsius

Menu [ F3 ¸ 4 & A Ê N L Z [

(2)

08/2005 Omega

CAN Controller Area Network – Um tipo de dado serial para comunicação entre dispositivos eletrônicos.

Capacitores de Supressão Estes capacitores são conectados entre os circuitos de alimentação e de massa nos motores do ventilador de arrefecimento. Estes capacitores são usados para controlar o ruído do motor do ventilador no rádio

Catalytic Converter Um dispositivo em forma de silencioso montado no sistema de escapamento, geralmente próximo do motor. Através de reação química, o conversor catalítico converte os gases nocivos produzidos no processo de combustão, como HJC, CO e Nox, em vapores de água, dióxido de carbono e nitrogênio seguros para o meio ambiente.

CC Embreagem do Conversor

CKP Sensor de Posição da Árvore de Manivelas

CKT Circuito

CMP Sensor de Posição da Árvore de Comando

Ciclo de Trabalho A medição de um período de tempo em porcentagem em que um circuito está Ligado e Desligado, comparado a um fator de tempo de ativação 100%.

Circuito Aberto Descreve o controle PCM para o sistema de controle de combustível sem usar informações do sensor de oxigênio.

Circuito Fechado Modo do sistema de controle de combustível que utiliza o sinal do sensor de oxigênio do escapamento para controlar a relação ar/combustível precisamente em 14,7 para 1, permitindo a eficiência máxima do conversor catalítico.

Closed Loop Um modo de operação de controle de combustível que utiliza o(s) sinal(is) do(s) sensor(es) de oxigênio para controlar a relação ar/combustível mantendo a relação precisa de 14,7:1. Permite a eficiência máxima do conversor catalítico.

CO Monóxido de Carbono. Um dos gases produzidos pelo processo de combustão do motor.

Código de Diagnóstico de Falha O PCM pode detectar falhas no sistema de controle do motor e da caixa de mudanças automática. Se houver falha, o PCM poderá acender a lâmpada “Check Powertrain” e haverá gravação de DTC de dois dígitos na memória do PCM.

Um código de falhas poderá ser obtido do PCM através da lâmpada “Check Powertrain” ou através do TECH 2. Este DTC indica a área da falha, e os procedimentos de diagnóstico apropriados no manual de reparações irão identificar a origem do problema.

Coletor de Vácuo Fonte de vácuo no motor.

CONT Controle

CONV Conversor

Menu [ F3 ¸ 4 & A Ê N L Z [

(3)

08/2005 Omega

Conversor Catalítico Dispositivo em forma de silencioso montado no sistema de escapamento, entre o motor e o silencioso. É o elemento básico do sistema de controle de emissões, e do controle do PCM para a relação ar/combustível que permite que ele funcione com eficiência. O conversor contém platina, paládio e ródio. O conversor recebe os poluentes (HC, CO e NOx) emitidos pelo motor e através de reações químicas, converte estes poluentes nocivos em vapores inofensivos de água, dióxido de carbono e nitrogênio. A eficiência máxima de conversão das emissões do escapamento é obtida com con- trole preciso da relação ar/combustível de 14,7 para 1.

CTS Sensor de Temperatura de Arrefecimento

Dados Seriais Dados seriais são uma seqüência de sinais de pulsos de alta e de baixa tensão elétrica de movimento rápido. Estes sinais são tipicamente 5 V (alto) e 0 V (baixo) e são transmitidos através de cabo normalmente denominado linha de dados seriais.

dB Decibéis

DC Corrente Contínua

D.C. Ciclo de Trabalho

Digital Signal Um sinal elétrico que pode ser ON ou OFF

DLC Conector da Linha de Dados. Usado na linha de montagem para avaliar o sistema de controle do motor. Nas operações de serviço permite usar o Tech 2 nas verificações do sistema.

DLC Data Stream Uma saída do ECM inicializada pelo Tech 2 e transmitida através do Conector da Linha de Dados.

Driver – Atuador Um dispositivo eletrônico, geralmente um transistor, que funciona como interruptor elétrico.

DMM (10 MΩ) Multímetro Digital. Um medidor multiuso com capacidade para medir a voltagem, o fluxo de corrente e resistência. Um multímetro digital tem impedância de entrada de 10MΩ (megohms); isto significa que drena muito pouca potência do dispositivo sendo testado, são muito precisos e não irão danificar componentes eletrônicos delicados.

DTC Código de Dignóstico. Se houver alguma falha no sistema de controle do motor, o ECM poderá gravar um código de falhas com quatro dígitos (DTC) que representa a condição de falha. O Tech 2 é usado como interface com o ECM e acessa o(s) DTC(s). O ECM também poderá ativar o ícone de verificação do motor no mostrador de informação múltipla no conjunto dos instrumentos.

Duty Cycle Ciclo de carga. O tempo, em porcentagem em que um circuito está ON ou OFF.

DVM (10 MEG.) - Voltímetro digital com impedância de 10 milhões de ohms por volt - usada para medição de tensão elétrica e resistência em sistemas eletrônicos.

D2 Drive 2 (circuito)

Menu [ F3 ¸ 4 & A Ê N L Z [

(4)

08/2005 Omega

D3 Drive 3 (circuito)

D4 Drive 4 (circuito)

D432 Drive 432 (circuito)

EBD Distribuição do Freio Eletrônico

EBL Liberação Eletrônicada Tampa do Compartimento Traseiro

ECC Controle Eletrônico de Climatização

ECM Módulo de Controle do Motor. Um dispositivo eletrônico que monitora o sistema de controle do motor.

ECT Sensor de Temperatura do Líquido de Arrefecimento do Motor - um dispositivo que sensoreia a temperatura do líquido de arrefecimento e transmite estas informações ao Módulo de Controle do Conjunto de Tração

EECS “Sistema de Controle de Emissões Evaporativas - Usado para impedir que vapores de gasolina do tanque de combus- tível sejam lançados na atmosfera. Armazena os vapores num reservatório (canister), localizado no interior da caixa da roda dianteira esquerda. O recipiente contém carvão ativado, e os vapores são “drenados” pelo vácuo do motor, durante algumas condições de funcionamento.”

EEPROM Memória Somente para Leitura Programáel Apagável Eletronicamente. Um tipo de memória de leitura (ROM) que pode ser programada, apagada e reprogramada eletronicamente usando-se o Tech 2. Também conhecida como Flash Memory.

EGR Um dispositivo usado para abaixar os níveis de emissões de Óxidos de Nitrogênio (NOx), recalculando o valor de recirculação dos gases do escapamento na câmara de combustão.

EMI or Electrical Noise Interferência de sinal indesejado em um determinado sinal. Um exemplo comum são as linhas de tensão em um rádio AM.

Engine Braking Uma condição em que o motor é usado para reduzir a velocidade do veículo em condição de borboleta de aceleração fechada o marcha baixa.

EOL Sensor de Nível de Óleo

EOP Sensor de Pressão de Óleo

EPROM Memória Programável Apagável Únida de Leitura. Um tipo de Memória de Leitura (ROM) que pode ser apagada através de luz ultra-violeta e a seguir reprogramada.

ESD Descarga Eletrostática. A descarga da eletricidade estática desenvolvida em um material com isolação.

Menu [ F3 ¸ 4 & A Ê N L Z [

(5)

08/2005 Omega

ETC Controle de Aceleração Eletrônico

EVAP Sistema de controle de emissões evaporativas. Usado para impedir a descarga de vapores do tanque de combustível.

Os vapores são armazenados em um canister que contém um elemento de carvão ativado. Os vapores de combustível são drenados do canister para o coletor para serem queimados no motor.

EX Escapamento

FD Alimentação

Fluxo de dados DLC Uma saída do PCM, inicializada pelo TECH 2 para transmitir comando ao PCM. Esta saída é um sinal em linguagem computadorizada usada pelos equipa-mentos de teste da linha de montagem e ferramenta de diagnóstico TECH 2.

Este sinal é transmitido ao conector da linha de dados.

FRPA Auxílio Dianteiro e Traseiro de Estacionamento

Fuse Uma chapa fina de metal que funde ao receber excesso de fluxo de corrente que flui através dela, interrompendo o fluxo de corrente e protegendo o circuito.

GM LAN General Motors Local Area Network – Um tipo de dados seriais para comunicação entre dispositivos eletrônicos.

H Hidrogênio

HPS Direção Hidráulica

HC Hidrocarbonetos - Resultado de combustível não queimado produzido pela combustão incorreta.

Heavy Throttle Aproximadamente 3/4 do curso do pedal do acelerador (75% posição da borboleta de aceleração).

HVAC Sistema de Aquecimento, Ventilação e Condicionador e Ar

High Alta - Uma tensão elétrica maior que um limite específico como zero ou massa. Em sinais digitais, alta ‚ “ON” “Ligado” e baixa ‚ “OFF” “Desligado”.

Hysteresis Movimento que não segue o mesmo percurso de entrada e de saída em uma área.

Hz Hertz

I.P. Painel de Instrumentos

IAC Controle de Ar na Marcha-Lenta - Instalado na unidade do corpo da borboleta de aceleração, controlado pelo PCM para regular o fluxo de ar na marcha-lenta, e desta forma do rpm (Rotação Por Minuto) na marcha-lenta.

Menu [ F3 ¸ 4 & A Ê N L Z [

(6)

08/2005 Omega

IAT Sensor de Temperatura do Ar da Admissão. Um dispositivo que fornece voltagem variável para o ECM conforme a temperatura do sistema de admissão.

Ideal Mixture A relação ar/combustível que permite o desempenho idela, e ao mesmo tempo mantém a conversão máxima das emissões do escapamento, tipicamente 14,7 para 1 nos motores com velas de ignição.

Ign Ignição

IMRC Válvula de Controle do Canal do Coletor de Admissão

INS Grupo de Instrumentos

ISO Organização Internacional de Normas

ISS Sensor de Velocidade de Entrada

Indicador de advertência com perfil do motor A lâmpada “Check Powertrain” está localizada no painel de instrumentos, e é controlada pelo PCM. O PCM acenderá a lâmpada “Check Powertrain” após detectar falha no sistema de controle do motor ou da caixa de mudanças automática.

Esta lâmpada se acende quando a chave de ignição está ligada e o motor não funcionando (inspeção da lâmpada).

Injeção Seqüencial de Combustível Modo de injeção de combustível no motor ou curso de admissão em cada cilindro.

Inputs Entradas - Informações recebidas de sensores (MAP, TPS, etc.) e interruptores (Liga, Desliga do Ar Condicionado, etc.) usadas pelo PCM para processar controles de saídas.

Intermitente Um sinal elétrico sem continuidade. Nos circuitos elétrico, significa interrupção, curto-circuito ou massa ocasional no circuito.

Interruptor Abre e fecha circuitos, interrompendo ou permitindo um fluxo de corrente.

Interruptor TFP Interruptor de Posição de Válvula Manual de Pressão do Fluido da Transmissão

kg Quilograma

km Quilômetro

km/h Qulômetro por Hora

km/l Quilômetro por Litro

KS Sensor de Detonação

kW Quilowatts

l Litro

Menu [ F3 ¸ 4 & A Ê N L Z [

(7)

08/2005 Omega

lbf.pé Libra força-pé

Light Throttle Aproximadamente 1/4 do curso do pedal do acelerador (25% da posição da borboleta de aceleração)

Low – Baixa Tensão elétrica abaixo de um limite específico. Funciona como massa e pode ou não ser conectada à massa do chassi.

LTFT Ajuste Longo de Combustível

MAF Sensor de fluxo da massa de ar. Um dispositivo que fornece voltagem variável para o ECM conforme a quantidade de entrada de fluxo de ar no sistema de admissão.

MAP Pressão Absoluta no Coletor

MAX Máximo

Medium Throttle Aproximadamente 1/2 curso do pedal do acelerador (abertura de 50% da borboleta de aceleração)

MFD Mostrador de Funções Múltiplas

MIN Mínimo

MIW Termo Identificador da Mensagem

mm Milímetro

mV Milivolt

Mode Modo - Um determinado modo de operação.

Monóxido de Carbono Um dos poluentes encontrados no escapamento do motor

N Neutro

N.C Normalmente Fechado. Interruptores de contato que fecham quando estão em posição operacional normal.

Nm Newton Metro

Nmm Newton Milímetro

N.O. Normalmente Aberto. Interruptores de contato que normalmente são mantidos abertos quando estão na posição operacional normal.

NOx Óxido de Nitrogênio. Um dos poluentes encontrados no escapamento de motores com ignição por centelhamento, gerado da bombustão normal; a severidade aumenta conforme a temperatura de combustão.

Menu [ F3 ¸ 4 & A Ê N L Z [

(8)

08/2005 Omega

O2 Sensor de Oxigênio. Um dispositivo localizado no sistema de escapamento que fornece voltagem variável ao ECM con- forme o conteúdo de oxigênio nos gases do escapamento. Também poderá incluir um circuito de aquecimento que o aquecimento inicial do sensor seja mais rápido (HO2 sensor).

OBD On Board Diagnostic – Diagnóstico no veículo

OCC Controle do Climatizador do Compartimento de Passageiros

Open Loop Controle do sistema e controle de combustível pelo ECM sem usar o sinal do sensor de oxigênio.

OPS Sistema de Proteção dos Passageiros

ORF Orifício

ORUN Overrun

OSS Sensor de Velocidade de Saída

Output Funções que são controladas pelo ECM, tipicamente incluem solenóides e relés, etc.

P Park

PC Controle de Pressão (Solenóide)

PCM Módulo de Controle do Motor

PCV Ventilação Positiva do Cárter - Método para requeimar de vapores no cárter, ao invés de descarregá-los diretamente na atmosfera.

PCS Solenóide de Controle de Pressão (ou Força Motor)

PFI Injeção de Combustível na Abertura - Método de injeção de combustível no motor. Posiciona um injetor de combustível em cada abertura de admissão do cabeçote do motor, diretamente na frente da válvula de admissão, montada no coletor de admissão.

PIM Módulo de Intercomunicação da Transmissão. O PIM atua como tradtor de comunicação entre o ECM e outros controladores a bordo e usa protocolo diferente de dados seriais.

PM Ímã Permanente

PMS Ponto Morto Superior

PR Park Reverse (circuito)

Pressão Barométrica Pressão atmosférica. Pode ser chamada de BARO ou pressão barométrica absoluta.

Menu [ F3 ¸ 4 & A Ê N L Z [

(9)

08/2005 Omega

PRESS REG Regulador de Pressão

PWM Modulação de Amplitude de Pulso. Um sinal digital Ativado e Desativad durante uma porcentagem variável de tempo de ciclo. Um sinal 30% On e 70% Off será considerado 30% no sinal PWM.

Quad Driver Um transistor no ECM capaz de acionar quatro sinais de saída operacionais. Os sinais de saída podem ser ON-OFF ou amplitude de pulso modulada.

RAM Memória de Acesso Randômica - É o bloco de rascunho do microprocessador. O processador pode registrar ou fazer leitura nesta memória, conforme necessário. Esta memória é volátil e necessita de alimentação constante de tensão elétrica. Se houver perda ou remoção de tensão elétrica esta memória será perdida.

R Ré

RF Radiofreqüência

RPA Auxílio de Estacionamento Traseiro

RPM Rotações por Minuto

RWD Tração nas Rodas Traseiras

SAE Sociedade de Engenharia Automotiva

SDM Módulo de Diagnóstico e Reação

SEL Seletivo

Sensor ECT Sensor de Temperatura do Líquido de Arrefecimento do Motor

Sensor de Oxigênio Sensor de oxigênio dos gases do escapamento instalado no coletor de escapamento. Sensoreia o restante de oxigênio após um processo de combustão e produz um sinal Elétrico muito pequeno baseado na quantidade de oxigênio nos gases do escapamento, comparado ao oxigênio na atmosfera.

Sensor de Posição da Árvore de Comando O PCM utiliza este sinal para determinar a posição o êmbolo Nº 1 em seu curso. O PCM utiliza este sinal para calcular o modo de operação da injeção seqüencial de combustível.

Sensor TP Sensor de Posição da Borboleta de Aceleração

Serial Data Dados seriais são uma série de sinais de voltagem que alternam rapidamente entre alto e baixo. Estes sinais são tipicamente 5 volts (UART), 7 volts (Class II), e 12 ou 0 volts (alto e baixo) e são transmitidos através de um cabo elétrico, denominado Circuito Serial.

SIF Sinal

Menu [ F3 ¸ 4 & A Ê N L Z [

(10)

08/2005 Omega

SFI Injeção Seqüencial de Combustível. Método para injeção de combustível no motor, sendo um cilindro por vez em relação à seqüência de ignição do motor.

Sinal Analógico Sinal Elétrico com tensão elétrica. Parâmetro dentro de uma faixa determinada.

SOL Solenóide

Solenóide Bobina eletromagnética que gera um campo magnético quando é atravessada por fluxo de corrente fazendo movimentar um êmbolo ou esfera.

Switch Dispositivo que abre e fecha um circuito, controlando portanto o fluxo de corrente.

SS Solenóide de Mudança

STFT Ajuste Curto de Combustível

TAC Sistema de Controle do Atuador da Borboleta de Aceleração

TC Controle de Tração

TCC Embreagem do Conversor de Torque

TCM Módulo de Controle da Transmissão

TCS Sistema de Controle de Tração (novo)

TECH 2 O Tech 2 é um dispositivo periférico que facilita o diagnóstico e o reparo de sistemas eletrônicos, tais como controle do motor, controle da transmissão, ABS, etc. O Tech 2 é conectado ao Conector da Linha de Dados (DLC) do veículo.

TFP Pressão de Fluido da Transmissão

TFT Sensor de Temperatura do Fluido da Transmissão

TP Sensor de posição da borboleta de aceleração. Um dispositivo que fornece voltagem variável para o ECM conforme a posição da borboleta de aceleração.

TPS Sensor Sensor de Posição da Borboleta de Aceleração - Dispositivo que informa ao PCM a posição atual da borboleta de aceleração, e quando se movimenta, a proporção de abertura/fechamento da borboleta de aceleração.

TRANS Transmissão

TXV Válvula de Expansão Térmica

UART Recepção e Caixa de Mudanças Automática Assíncrona Universal - Método de comunicação entre dois dispositivos eletrônicos.

Menu [ F3 ¸ 4 & A Ê N L Z [

(11)

08/2005 Omega

V Volt

Vácuo Através da Abertura Vácuo admitido através de uma pequena “abertura” no corpo da borboleta de aceleração. Quando o corpo da borboleta de aceleração estiver fechado, não haverá medição de vácuo, uma vez que a abertura fica no lado do filtro de ar da palheta da borboleta de aceleração e estará exposta ao vácuo do motor somente após a abertura da borboleta de aceleração.

Vacuum – manifold Fluxo descendente de vácuo originado da borboleta de aceleração Vacuum – ported Fluxo ascendente de vácuo originado da borboleta de aceleração

VDC Controle Dinâmico do Veículo

VIN Número de Identificação do Veículo

VSS Sensor de Velocidade do Veículo - Sensor com ímã magnético permanente que produz tensão elétrica AC e envia pulsos de sinal ao PCM, que serão interpretados como velocidade do veículo (velocidade de rodagem).

WOT Borboleta de Aceleração Totalmente Aberta - Refere-se à válvula de aceleração ou pedal do acelerador, quando totalmente aberto na sua posição de máxima aceleração.

Menu [ F3 ¸ 4 & A Ê N L Z [

Referências

Documentos relacionados

Obtenção de novos derivados hidrazônicos 20 contendo o núcleo 2- Isoxazolina e avaliação da sua potencial atividade antibacteriana e antifungica como relatado

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma

O Fórum de Integração Estadual: Repensando o Ensino Médio se efetiva como ação inovadora para o debate entre os atores internos e externos da escola quanto às

O caso de gestão estudado discutiu as dificuldades de implementação do Projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica (EMMT) nas escolas jurisdicionadas à Coordenadoria

Narrativamente consensual, o sexo anal, assim como nas cenas de Sasha Grey, parece destravar a boca como caixa de ressonância.. Olham fixamente

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das