• Nenhum resultado encontrado

Além da realidade. Brincadeiras Reportagens

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Além da realidade. Brincadeiras Reportagens"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Endereço da página:

https://novaescola.org.br/conteudo/7790/alem-da- realidade

Publicado em NOVA ESCOLA Edição 7, 16 de Setembro | 2016

Brincadeiras | Reportagens

Além da realidade

Misturando a imaginação com traços culturais do passado e do presente, os pequenos põem em cena as

brincadeiras. Cada um a seu modo, eles aprendem a participar de várias situações

Rita Trevisan

Quem é apanhado no pega-pega é eleito o pegador da vez. Enquanto a bruxa prepara poções venenosas, o príncipe apaixonado protege a princesa. E a menina que erra o passo e tropeça na corda vai ter de se casar com um moço loiro, moreno, careca ou cabeludo.

As brincadeiras são o modo que as crianças têm de se manifestar com naturalidade, conforme suas vontades e exigências. E também a maneira de elas entrarem em contato com valores e hábitos sociais antigos e

contemporâneos.

Longe de ser uma simples maneira de os pequenos aprenderem as coisas (como acreditam muitos adultos), esse brincar, ora inventado, ora transmitido de geração em geração, permite que eles conheçam o mundo e passem a fazer parte dele.

"As brincadeiras são aprendizagens sociais que pressupõem processos de relações e mediações entre as crianças e entre elas e os educadores", diz Adriana Friedmann, docente do curso de pós-graduação em Educação Lúdica no Instituto Superior de Educação Vera Cruz (Isevec), na capital paulista.

Quando a amarelinha e a ciranda, entre outras atividades, têm espaço

garantido na escola, os pequenos ganham a possibilidade de tomar decisões e fazer descobertas emocionais e físicas. Reunidos em grupos, eles podem trocar informações sobre os diversos jeitos que existem para pular corda, por exemplo.

Organizar brincadeiras para a turma requer nada mais que um bom

planejamento, com muita pesquisa e uma boa dose de imaginação. Em geral,

(2)

elas não necessitam de muitos recursos materiais para ocorrer. Os cômodos da casinha do faz de conta podem ser divididos com traços no chão, e muitas atividades - como o esconde-esconde - fazem do corpo o principal objeto.

Para incrementar o repertório da criançada, NOVA ESCOLA apresenta seis modalidades de brincadeira - correr, faz de conta, pular, amarelinha, de roda e as com bola. Junte-se aos pequenos para brincar e, a partir de então, com mais intencionalidade e foco nas vivências que eles vão experimentar.

Correr

Vou te pegar!

Como funciona

Uma ou mais crianças são eleitas como pegadores (que podem receber os nomes de polícia, gato, mãe da rua). As demais, chamadas de ladrões e ratos, por exemplo, têm de fugir deles. Quem for apanhado assume a posição de pegador. Em algumas variações, há um pique, local designado pelo grupo como neutro, onde se fica a salvo. Para ajudar os fugitivos, é possível

combinar ainda formas de salvamento, como passar por baixo das pernas do colega para imunizá-lo. Existem diversas modalidades: pique-altinho, rio vermelho, pega-pega, esconde-esconde e pega-chiclete, entre outras.

Origem

Esse tipo de diversão existe desde a Antiguidade. O que muda, com o passar do tempo e nas diferentes culturas, é a personalização dos participantes. Os carajás, por exemplo, brincavam de lobos e carneiros.

Por que propor

Para as crianças desenvolverem formas diversas tanto para a fuga como para a captura.

Como enriquecer o brincar

Pergunte aos pequenos, no fim da brincadeira, como eles fizeram para se safar do pegador e para pegar os colegas, socializando as estratégias.

Explore brincadeiras desse tipo para as crianças conhecerem várias regras.

Participe como pegador para os menores compreenderem a dinâmica.

O erro mais comum

Comparar e julgar o desempenho das crianças. Isso desestimula a

participação delas e faz com que brinquem pensando somente no resultado final.

(3)

Faz de conta

Igual à gente grande Como funciona

Meninos e meninas assumem diversos papéis, se colocando no lugar de pai, mãe e professor, além de personagens (super-herói, princesa, rei, fada) ou animais (cachorro, gato, cavalo). As regras são implícitas e variam conforme os costumes, os participantes, o momento, o local, os objetos à disposição e, principalmente as decisões de quem brinca.

Origem

Na Antiguidade, os gregos e romanos já simulavam situações reais, principalmente cenas de combate.

Por que propor

Para a turma experimentar e explorar o mundo e as convenções sociais vivendo situações com as quais estão acostumadas ou não.

Como enriquecer o brincar

Divida o ambiente usando varais com tecidos coloridos para os pequenos passarem entre eles.

Convide a criançada a montar diferentes kits de jogos simbólicos específicos, como navio pirata e show de calouros.

Agende visitas a locais que podem inspirar a brincadeira ou mostre vídeos que os retratem, como um consultório médico e uma lanchonete.

Registre as falas dos pequenos para encaminhar intervenções em outros momentos e aprimorar o jogo simbólico.

O erro mais comum

Interpretar as situações que as crianças criam. Nem tudo é uma expressão da realidade e do cotidiano delas.

Pular

Nas alturas Como funciona

Envolve no mínimo três participantes: dois batem a corda ou seguram o elástico, enquanto um pula. Os saltos podem seguir uma sequência

predeterminada, mudar de acordo com comandos de voz ou seguir o que indica uma cantiga. Macaco Foi à Feira e Com Quem Você Pretende Se Casar?

são algumas das canções que podem embalar a brincadeira de pular corda, que pode ser batida em diferentes velocidades e pulada ao mesmo tempo

(4)

por várias crianças. A brincadeira de elástico, também conhecida como bicicleta, laranjinha, capoeira e chocolate, vai ficando mais difícil conforme sobe a altura dele, que começa nos calcanhares e vai até o pescoço.

Origem

Na Grécia e na Roma antigas, pular corda era um comportamento muito utilizado para celebrar a chegada das novas estações. Já a brincadeira do elástico remonta à Idade Média. Os esquimós entrelaçavam-no entre os dedos das mãos para formar desenhos.

Por que propor

Para os pequenos explorarem movimentos em diferentes velocidades e também em sintonia com o ritmo das cantigas.

Como enriquecer o brincar

Faça adaptações da brincadeira para os menores. Uma opção é convidá- los a pular ou então passar por baixo da corda e do elástico esticados a uma distância pequena do chão.

Pesquise e monte com a turma uma coletânea de parlendas para serem recitadas durante a diversão.

O erro mais comum

Exigir uma performance perfeita dos pequenos. Até 5 anos, a maioria deles não consegue pular corretamente, mas a prática possibilita que aperfeiçoem os movimentos.

Amarelinha

Acertando o passo Como funciona

Tem como base um caminho dividido em casas numeradas e riscado no chão com giz. Após jogar uma pedrinha em uma casa - em que não poderá pisar -, a criança vai pulando com um pé só até o fim do trajeto. Ao chegar, deve retornar, apanhar a pedrinha e recomeçar, dessa vez, atirando a pedra na segunda casa e depois nas seguintes até passar por todas. O participante que errar o alvo ou perder o equilíbrio passa a vez para outro. Existem inúmeras variações de denominações e formas de brincar pelo mundo. Macaca, avião, sapata, tô-tá, xadrez, boneca, casco e queimei são alguns dos nomes que a brincadeira recebe no Brasil. O trajeto pode ter formas diversas.

Origem

Gravuras mostram crianças brincando de amarelinha nos pavilhões de mármore nas vias da Roma antiga. Na época, o percurso carregava o

(5)

simbolismo da passagem do homem pela vida. Por isso, em uma das pontas se escrevia céu e, na outra, inferno.

Por que propor

Para o grupo vivenciar diferentes formas de equilíbrio.

Como enriquecer o brincar

Ajude os menores a desenhar a amarelinha.

Planeje e apresente diferentes trajetos e jeitos de percorrê-los.

Peça que os pais ensinem os tipos de amarelinha comuns de sua infância.

Adapte as regras para os menores pularem com os dois pés para facilitar.

Os erros mais comuns

Ter um traçado fixo no chão do pátio. Desenhar os variados percursos faz parte da brincadeira.

Exigir que a turma siga as regras à risca e pule sem tocar as linhas do trajeto. Para os menores, já é um grande desafio coordenar os

movimentos para saltar.

De roda

Entre na ciranda Como funciona

Os participantes, de mãos dadas, formam um círculo e cantam uma cantiga.

Em geral, todos seguem o que sugere a música, como girar para a esquerda ou para a direita, levantar ou abaixar. Existem variações em que um dos integrantes fica no meio da roda e tem de sair dela, por exemplo. Farinhada, Ciranda Cirandinha, Cipozim, O Limão Entrou na Roda, Corre Cotia, Olha o Macaco na Roda e Fui à Espanha são algumas das cirandas mais tradicionais do Brasil.

Origem

Embora as cantigas de roda de diferentes povos tenham caráter universal e façam parte da cultura, acredita-se que a influência africana tenha sido fundamental para a disseminação das cirandas em solo nacional.

Por que propor

Para que os pequenos aprendam a coordenar movimentos com o ritmo e as mensagens das cantigas.

Como enriquecer o brincar

(6)

Converse com a turma, depois de brincar, sobre as palavras citadas durante a canção e seus significados para que eles compreendam melhor os comandos citados.

Pesquise com o grupo referências nacionais das cirandas, como Lia de Itamaracá, de Pernambuco, para enriquecer o repertório.

Participe da roda tornando-se um ponto de referência para os que ainda não sabem o que fazer.

O erro mais comum

Segurar as crianças pelos braços para ajudá-las a executar alguns

movimentos. O ideal é se limitar aos comandos verbais, explicando os passos da brincadeira com calma.

Com bola

Para todos os gostos Como funciona

Há uma infinidade de brincadeiras com o objeto. O que as diferencia são os combinados entre os participantes e o uso de outros objetos, como no vassourabol, em que a bola é lançada com o auxílio de uma vassoura. Há opções para grupos ou para o indivíduo, como o paredão - em que a bola é jogada contra a parede seguidamente para que não caia no chão. Existem várias modalidades, dentre elas, a queimada, em que os participantes se dividem em dois grupos e cada time tem como objetivo acertar os

adversários com a bola para isolar todos na cadeia, área localizada no fundo do campo.

Origem

Muito popular na civilização grega, o brincar com bola era valorizado porque favoreceia o desenvolvimento dos músculos do corpo.

Por que propor

Para os pequenos desenvolverem habilidades relacionadas ao movimento e à força.

Como enriquecer o brincar

Dialogue com a turma, ao fim da prática, sobre a questão da

cooperação entre os participantes para que a atividade seja divertida para todos.

Ofereça bolas de diversos tamanhos para que todos testem e decidam qual a mais interessante para cada brincadeira.

Sugira que o grupo mostre aos colegas as atividades desse tipo já

(7)

vivenciadas.

Os erros mais comuns

Sugerir que só os meninos brinquem de bola e ainda por cima com os pés. As meninas têm de experimentar a atividade e de maneiras diversas.

Acreditar que os pequenos são egoístas por não passar a bola para os amigos. Eles ainda não percebem que, para brincar, o outro é

importante.

Quer saber mais?

Contato

Adriana Friedmann Internet

Mapa do Brincar, com repertório de brincadeiras.

Referências

Documentos relacionados

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

The present study shows that HOMA-IR has a strong, direct correlation with the insulin tolerance test (ITT) in Wistar rats, and can be used as a surrogate marker of

Diante disto esta Tese possui os seguintes objetivos específicos: • Contribuir na melhoria do modelo adotado na literatura para representação da FAI; • Desenvolver uma metodologia

Recursos: Local com espaço para correr, cadeiras e rádio para tocar música!. Objetivo: Diversão e interação

Diante disto o objetivo deste trabalho foi avaliar a extração de antocianinas a partir do repolho roxo (Brassica oleracea), em diferentes condições de pH, temperatura e

Assim, este projeto de intervenção tem como objetivo planejar ações de implantação da Estratégia de Saúde da Família na Unidade de Atenção Básica Ana Mafra Aguiar do

Se você gostou de aprender como decorar a tabuada e quer aprender cada vez mais com a ajuda de nossas dicas, aproveite para ler nosso artigo sobre: Como gravar a tela

Maximal developed force obtained by stimulation with 200 mM KCl in Phymactis clematis (Drayton in Dana, 1849) (Pc) and 180 mM KCl in Aulactinia marplatensis (Zamponi, 1977) (Am)