• Nenhum resultado encontrado

BOLETIM DO POLO COSMÉTICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "BOLETIM DO POLO COSMÉTICO"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Apoio:

BOLETIM DO POLO COSMÉTICO

Fonte: MTE – RAIS 2014

Prefeitura de Diadema promove encontro com a ANVISA no auditório do Paço Grande São Paulo possui 319 indústrias de cosméticos. 35 participam do APL

O Polo Cosmético de Diadema e Região envolve indústrias da Região do Grande ABC, da cidade e da Região Metropolitana de São Paulo, seus fornecedores e outras indústrias que de alguma forma estão conectadas na cadeia produtiva do setor e as várias Instituições que apoiam o setor.

São 319 Indústrias que geram 14.132 empregos diretos que representa 32% dos empregos do setor no Brasil que totalizaram 43.980. – pag.01

As ações do Grupo Temático Capacitação visam aproximar as indústrias das instituições de ensino, apoiando programas de estágio, aumentando a empregabilidade dos estudantes, direcionando pesquisas para solução dos desafios das indústrias e contratação de pesquisadores. Em 06 de abril e 09 de agosto foram realizados dois encontros na Fatec Diadema como mais de 200 pessoas. – pag.07

A Prefeitura de Diadema busca melhorar o ambiente regulatório aproximando os órgãos de regulação – Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Vigilância Sanitária Municipal (VISA) – das indústrias do Polo Cosmético.

No dia 15 de setembro mais de 50 empresários do ramo de cosméticos e alimentos participaram de encontro com o Prefeito e representantes da ANVISA no auditório do Paço Municipal. – pag.05

A primeira turma de estagiários foi treinada, integrada e realizou estudos sobre o processo produtivo.

Os estagiários atuam avaliando rotinas de trabalho reforçando quesitos de segurança e qualidade aumentando a eficiência e reconhecendo os colaboradores com melhor desempenho. – pag.08

Davene implanta programa de estágio “DESTAQUE”, fruto de parceria com a Fatec.

Rodada de Negócios organizada pelo CIESP Diadema acontecerá no dia 09 de novembro as 13:30h no SESI Diadema. Estão confirmadas 14 empresas âncoras do setor. – pag.10

Encontros de gestores de RH e instituições de ensino superam expectativas!

Encontros e Rodadas de Negócios são oportunidades para novos fornecedores das indústrias.

Índice Polo Cosmético – pag.01 GT Governança – pag.04

GT Assuntos Regulatórios – pag.05 GT Capacitação – pag.07

GT Adm. Comercial – pag.09 GT Comex – pag.11

GT Pesquisa e Inovação – pag.12 2018 – pag.14

Ano I – Boletim nº 2 – out/2017

(2)

BOLETIM DO POLO COSMÉTICO

Região Empresas Empregos Formais

Diadema 24 1.482

Grande ABC 48 3.192

Cidade SP 156 5.396

Região Metropolitana de SP 319 14.132

Brasil 1.494 43.980

Fonte: RAIS/MTE – 2015; Observatório Econômico e Trabalho de Diadema – 2017.

TABELA 1 – QUANT. DE EMPRESAS E EMPREGOS NA IND. HPPC – 2015/17

Polo Cosmético da Região congrega Instituições de Ensino e Pesquisa, Indústrias, Fornecedores e Entidades de Classe.

Fonte: Google Maps Fonte: Cartilha do Empreendedor – Prefeitura de Diadema

IMAGEM 2 - INDÚSTRIAS DE HPPC DO POLO

POLO COSMÉTICO

Na Região Metropolitana de São Paulo conforme tabela 1, as 319 indústrias de HPPC geram 14.132 empregos diretos, o que representa 32% dos empregos diretos do setor no Brasil, conforme a tabela abaixo.

O Polo Cosmético de Diadema e Região envolve indústrias da Região do Grande ABC, da cidade e da Região Metropolitana de São Paulo, seus fornecedores e outras indústrias que de alguma forma estão conectadas na cadeia produtiva do setor, conforme imagem 1 e 2.

IMAGEM 1 - DIADEMA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SP

Fonte: Google Maps

1

No núcleo da cadeia produtiva estão mais de 300 indústrias de Produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC). Além dos múltiplos fornecedores, esta cadeia perpassa pelo comércio atacadista, varejista, porta a porta e por serviços profissionais de salões de beleza, cabeleireiros e esteticistas antes de chegar a toda à população.

Este mercado tem tido desempenho superior à média da economia nacional. Seu dinamismo é caracterizado pela necessidade permanente de criação de novos produtos em um ambiente rigidamente regulado pela Vigilância Sanitária (VISA) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). As indústrias do setor produzem para marcas próprias ou para marcas de terceiros (terceiristas).

(3)

BOLETIM DO POLO COSMÉTICO

APL Cosméticos de Diadema e Região comemora 1 ano do lançamento.

Fonte: Acervo do APL Cosméticos

O APL Cosméticos foi lançado no dia 20 de outubro de 2016 no auditório do CIESP Diadema com a presença de 80 pessoas. Naquele momento as nove entidades de apoio – Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), CIESP Diadema, Fatec Diadema, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), SEBRAE, Senac, SENAI “Mario Amato”, Prefeitura Municipal de Diadema e Unifesp Diadema - apresentaram seus serviços e possibilidades de interação com a cadeia produtiva.

No lançamento do APL Cosméticos eram 10 indústrias de HPPC participantes. Hoje são 35 indústrias participantes.

POLO COSMÉTICO

2

IMAGEM 3 – LANÇAMENTO DO APL COSMÉTICOS

...

ORGANOGRAMA 1 – ORGANOGRAMA CIRCULAR DO APL COSMÉTICOS

SETOR DE COSMÉTICOS DE DIADEMA E REGIÃO

Fonte: APL Cosméticos

Arranjos Produtivos Locais são concentrações

de empresas em atividades similares ou relacionadas, cooperando entre si e outras entidades

sob uma estrutura de governança comum.

Usufrui das sinergias geradas nas interações fortalecendo as empresas por ser fonte de vantagens

competitivas duradouras na conquista de mercados

globais.

(4)

BOLETIM DO POLO COSMÉTICO

Atividades Pontos

Contratação de Instituições 5

Eventos 4

Visitas 4

Cursos 3

Reuniões 2

Fonte: APL Cosméticos

ORGANOGRAMA 2 - ORGANOGRAMA DO APL COSMÉTICOS

Fonte: APL Cosméticos

TABELA 2 – TABELA DE PARTICIPAÇÃO NO APL

POLO COSMÉTICO Coordenado por um Grupo Gestor, o APL Cosméticos funciona em Grupos Temáticos (GTs), conforme organograma 2, que atuam de acordo com os interesses das indústrias do setor. Neste primeiro ano, os seguintes grupos temáticos funcionaram:

GT Administrativo e Comercial GT Assuntos Regulatórios GT Capacitação

GT Comércio Exterior (Comex) GT Governança

GT Pesquisa e Inovação

As ações do APL Cosméticos podem ser classificadas em Eventos, Reuniões, Visitas, Cursos e Contratações de Instituições. A fim de incentivar as indústrias a participarem do APL Cosméticos, e assim conhecermos suas demandas, o GT Governança criou uma tabela de participação, conforme tabela 2, que gerou a nuvem de palavras do Polo Cosmético.

3

GRUPO GESTOR PESQUISA E

INOVAÇÃO Coordenação:

SENAI

ASSUNTOS REGULATÓRIOS Coordenação: ABC

GOVERNANÇA Coordenação:

CIESP CAPACITAÇÃO

Coordenação:

Fatec ADMINSTRATIVO

E COMERCIAL Coordenação: PMD

COMÉRCIO EXTERIOR Coordenação:

CIESP

VEJA OS PRÓXIMOS CAPÍTULOS DO BOLETIM

(5)

BOLETIM DO POLO COSMÉTICO

Logo Autores

Imagem 4 José Eduardo Pascoal Rosa

Imagem 5 Amanda Miniussi, Beatriz Andrade, Guilherme Dutra, Nathália Fazolin, Patricía Braga, Sabrina Oliveira, Vinicius de Carvalho Veloso

Imagem 6 Amanda Munhoz Colangelo Imagem 7 Carolina Moreira

Senac desenvolve novo logo do Polo Cosmético

GT GOVERNANÇA

O Senac São Bernardo do Campo ofereceu seu know-how para desenvolvimento de logotipo envolvendo os alunos, conforme tabela 3, sob a orientação da professora Sibele Monice. Entre os vários trabalhos apresentados, os seguintes logotipos foram selecionados conforme imagem 4, 5, 6 e 7.

Foi realizada uma enquete para definição do novo logotipo do Polo Cosmético de Diadema e Região. Com 388 votos o novo logo do Polo Cosmético é a Imagem 5 desenvolvida pelos alunos: Amanda Miniussi, Beatriz Andrade, Guilherme Dutra, Nathália Fazolin, Patricía Braga, Sabrina Oliveira e Vinicius de Carvalho Veloso. Em segundo lugar ficou a imagem 4, com 318 votos; em terceiro ficou a imagem 6 com 140 votos e em quarto lugar ficou a imagem 7, com 12 votos.

O Grupo Temático Governança é composto pelos representantes da Fatec Diadema, CIESP Diadema e SEDET. Visa estimular a construção e o fortalecimento da governança do APL Cosméticos perante a cadeia produtiva do setor de cosmético na região. A trajetória histórica do APL Cosméticos neste ano foi realizada através de ações conjuntas e cooperativas que aumentaram a confiança entre os atores permitindo que possamos realizar mais ações em prol do setor nos próximos anos.

IMAGEM 4 IMAGEM 5

IMAGEM 6 IMAGEM 7

Fonte: APL Cosméticos

Fonte: APL Cosméticos

Fonte: APL Cosméticos Fonte: APL Cosméticos

4

TABELA 3 – AUTORES DOS TRABALHOS

Fonte: APL Cosméticos

(6)

Se

BOLETIM DO POLO COSMÉTICO

GT ASSUNTOS REGULATÓRIOS

Nova direção da Vigilância Sanitária de Diadema se apresenta ao GT

No dia 13 de março a nova direção da Vigilância Sanitária (VISA) foi recebida na primeira reunião do GT (imagem 8) com a presença de nove indústrias e três instituições de apoio. Entre os vários temas abordados, ficou claro que a busca da manutenção da segurança sanitária do município será alcançada através de várias ações, entre elas a intensificação da relação com as indústrias, principalmente por meio eletrônico.

Ficou acertado que as demandas da indústria bem como o processo de qualificação para atendimento da regulação poderão ser consolidadas na instituição representativa do setor - o CIESP Diadema. Este fluxo está funcionando.

O GT Assuntos Regulatórios tem como objetivo tornar este tema tão relevante para o setor, mais amistoso e fazer com que as empresas do Polo alcancem a excelência regulatória e a sustentabilidade ambiental ampliando mercados globais.

Neste sentido, foi proposto para as indústrias um programa de oficinas para implantação da RDC 48, coordenado pela Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC) que seria realizado no CIESP Diadema.

Porém o número de inscrições foi insuficiente.

Está em andamento o Curso de Formação de Auditores Internos da RDC 48 com as seguintes participações: Bela Por Natureza, Lipson, RH Cosméticos, Solotast, Sungold e Vigilância Sanitária de Diadema. Outras ações neste sentido acontecerão em 2018.

No dia 15 de setembro, aconteceu um importante encontro com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) no Paço Municipal de Diadema (imagem 9). No encontro foi apresentada a estrutura e a regulamentação da ANVISA e um debate com os participantes na busca por melhorias para o desenvolvimento industrial da cidade. Estiveram lá representantes das indústrias, das instituições de apoio do APL Cosméticos – SEBRAE, Senac e ABC - o Presidente da Câmara de Vereadores Marcos Michels, o Deputado Federal Alex Manente, Secretários Municipais, o Diretor da ANVISA Dr. Willian Dib e o Prefeito Lauro Michels.

IMAGEM 9 – ENCONTRO COM A ANVISA

Fonte: Acervo do APL Cosméticos Fonte: Acervo do APL Cosméticos IMAGEM 8 – REUNIÃO DO GT

5

(7)

Se

BOLETIM DO POLO COSMÉTICO

Data Descrição Local Participantes Histórico

13 de março de 2017 I Reunião do GT CIESP

Arcade Beauty, Baunilha Turquesa, Bela Por Natureza, Davene, Grand Pack, GRV Projetos, Lipson, Sungold, Syntonics, Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), CIESP Diadema, Fatec Diadema, SEDET, VISA.

Apresentação da nova administração da VISA

10 de abril de 2017 II Reunião do GT CIESP

Arcade Beauty, Biomist, Davene, Grand Pack, Sungold, Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), CIESP Diadema, Fatec Diadema, SEDET.

Centralização das demandas junto a VISA no CIESP

08 de maio de 2017 III Reunião do GT CIESP

Bela Por Natureza, Biomist, Davene, Nazca, Sungold, Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), CIESP Diadema, Fatec Diadema, SEDET.

Análise de proposta de capacitação para RDC 48

10 de julho de 2017 IV Reunião do GT CIESP

Nazca, Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), CIESP Diadema, SEDET.

Oficinas para implantação da RDC 48

15 de setembro de 2017

Visita da ANVISA a Diadema

CIESP

Davene, Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), CIESP Diadema, Prefeito (PMD), Presidente da Câmara, Secretários.

Apoio da ANVISA as iniciativas de

fortalecimento do setor e capacitações

05 de outubro a 24 de novembro

de 2017

Curso Formação de Auditores Internos – RDC 48/2013

CIESP

Bela por Natureza, Lipson, RH Cosméticos (Botucatu), Solutaste, Sungold, Vigilância Sanitária de Diadema.

TABELA 4 – TABELA DE EVOLUÇÃO DO GT

GT ASSUNTOS REGULATÓRIOS

6

Missão da Associação Brasileira de Cosmetologia Contato: abc@abc-cosmetologia.org.br Promover a Cosmetologia brasileira por meio da difusão do conhecimento técnico-científico e da capacitação profissional, antecipando-se às necessidades e expectativas do setor; representar os associados junto aos órgãos governamentais e representar o Brasil junto às entidades internacionais ligadas à cosmetologia e atividades correlacionadas; gerar valores e crescimento para seus associados, colaboradores e parceiros.

Fonte: APL Cosméticos

(8)

Se

BOLETIM DO POLO COSMÉTICO

Instituições de Ensino ofertam qualificação, pesquisa e tecnologia

As Instituições de Ensino (IEs) que estão no Polo Cosmético e participam do GT Capacitação são:

Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), Fatec Diadema, SENAI “Mario Amato” e Unifesp Diadema – Departamento de Ciências Farmacêuticas. O GT é coordenado pela Fatec Diadema.

Este rico ambiente de inovação, pesquisa e ensino engloba pós-doutorados, doutorados, mestrados e bacharelados da Unifesp Diadema, graduação tecnológica da Fatec Diadema, cursos de formação, extensão e atualização profissional da ABC, cursos de formação inicial e continuada e curso técnico do SENAI “Mario Amato”.

O GT Capacitação tem o objetivo de aproximar e conectar as IEs com as Indústrias e sua cadeia produtiva através de ações como: Encontros de Departamentos de Recursos Humanos (RHs) com IEs, visitas técnicas às indústrias e às instituições, contratação de pesquisa pelas indústrias, contratação de estagiários e recém-formados, entre outros.

Na busca por esta aproximação, foram realizadas quatro reuniões (imagem 10), cinco visitas e dois encontros entre os RHs das indústrias com as IEs (imagem 11), conforme tabela 5. Estas ações geraram muitos frutos, tais como: contratação de estagiários pelas empresas; contratação da Unifesp Diadema para adequação de sistema produtivo; contratação de pesquisador para busca de soluções em processos produtivos em pesquisa cientifica na Unifesp Diadema; criação do Programa de Estágio “DESTAQUE” da Davene.

IMAGEM 11 – I E II ENCONTRO DE RHs E IEs

Fonte: Acervo do APL Cosméticos

GT CAPACITAÇÃO

IMAGEM 10 – REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA O EVENTO

Fonte: Acervo do APL Cosméticos

7

Prof.ª Priscila Praxedes – Diretora Fatec Diadema Contato: f217dir@cps.sp.gov.br As atividades do GT Capacitação aproximaram as Instituições de Ensino das Indústrias trazendo as demandas mais atuais e as necessidades tecnológicas, de modo que os profissionais em formação estejam aptos para atender ao mercado, além da formação continuada daqueles que já estão empregados na área cosmética.

(9)

Se

BOLETIM DO POLO COSMÉTICO

Data Descrição Local Participantes Histórico

10 de novembro

de 2016

Visita da Arcade Beauty a

Unifesp Unifesp Arcade Beauty e SEDET Visita tecnica

21 de novembro

de 2016

Visita VetSense Vetsense CIESP Diadema, SEDET e Unifesp. Visita técnica 24 de

novembro de 2016

Visita a Arcade Beauty

Arcade Beauty

Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), CIESP Diadema, SEDET e Unifesp.

Visita técnica

08 de fevereiro

de 2017

I Reunião do GT

Fatec Diadema

Arcade Beauty, Davene, Lipson, Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), CIESP Diadema, Fatec

Diadema, Prefeitura de Diadema, SENAI e Unifesp.

I Encontro de RHs com Instituições de Ensino

09 de março

de 2017 II Reunião do GT

Fatec Diadema

Arcade Beauty, Davene, Lipson, Fatec Diadema, Prefeitura de Diadema e SENAI.

I Encontro de RHs com Instituições de Ensino 06 de abril

de 2017

Evento: I Encontro de RHs com Instituições de Ensino

Fatec Diadema

Amend, Arcade Beauty, Davene e Lipson.

As empresas se apresentaram nas salas de aulas para os alunos.

13 de abril de 2017

Visita da Davene a Unifesp Unifesp Davene e SEDET Visita técnica 21 de julho

de 2017

III Reunião do GT Fatec Diadema

Atitude Ideal, Linus, CIESP, Fatec e Prefeitura de Diadema.

II Encontro de RHs com instituições de Ensino 09 de agosto

de 2017

Evento: II Encontro de RHs com Instituições de Ensino

Fatec Diadema

Arcade Beauty, Atitude Ideal, Davene, L’Atelier Parfums, Linus e Nazca.

As empresas se apresentaram nas salas de aulas para os alunos.

25 de setembro de

2017

Visita a Davene Davene Fatec Diadema, SEDET e SENAI.

Conhecer o Programa de Estágio da Davene criado a partir dos Encontros de RHs.

GT CAPACITAÇÃO

TABELA 5 - EVOLUÇÃO DAS ATIVIDADES DO GT

A Fatec realizou uma parceria com a Davene para que seus alunos do curso de Tecnologia em Cosméticos fossem inseridos em um programa de estágio cíclico a fim de cumprir a carga horária estipulada no projeto pedagógico, cujo cumprimento é requisito para aprovação e obtenção de diploma.

Equivalendo do benefício dessa parceria, a Davene desenvolveu o projeto DESTAQUE com o intuito de avaliar a rotina de trabalho dos colaboradores, reforçando os quesitos de segurança e qualidade, desenvolvendo maior eficiência em seus processos e reconhecendo os colaboradores com melhores desempenhos.

A primeira turma de estagiários foi integrada e treinada nas atividades da empresa e realizou estudos sobre o processo produtivo, sendo estes a base para definição das atividades controladas no projeto Destaque e atribuição de metas. As turmas seguintes também foram integradas e treinadas e deram sequência no projeto desenvolvido.

De acordo com os números obtidos, é possível concluir que os colaboradores estão mais conscientes da importância de suas atividades na qualidade e segurança do produto final, o qual reduziu o número de problemas relacionados a 5S, itens de segurança, não conformidades e até mesmo no absenteísmo. Ainda como resultado deste projeto, nota-se o desenvolvimento dos estagiários tecnicamente e socialmente, comprovando que a parceria realizada a Davene e Fatec é de grande valor.

Fonte: APL Cosméticos

Gestores de RH da Davene Cosméticos explicam o Programa de Estágios “DESTAQUE”

8

(10)

Se

BOLETIM DO POLO COSMÉTICO

Painel Tema Palestrante

Regulatório

RDC 48 – Validação e Plano Mestre de Validações Carlos Alberto Trevisan Pontos Críticos Detectados nas Inspeções Sanitárias pela Fiscalização Rita Bacoccini

Gestão Avançada de Recursos Hídricos César Augusto Marcuschi Visão Global de um Projeto – Etapas de Desenvolvimento de

Produtos Cosméticos

Alberto Keidi Kurebayashi

P&D

Testes de Segurança e Eficácia para Atender Requisitos Regulatórios e Potencializar o Marketing

Lucas Guerra

Fotoproteção – Atualizando Conceitos Ricardo Azzini

Inovação em Sistemas Conservantes Sebastião Gonçalves

Alternativas para Expansão dos Negócios

Exportar é uma Alternativa Viável para a sua Empresa e uma Saída para a Crise!

Talles Guedes Terceirização: O Nicho de Mercado para você Iniciar e/ou Expandir

seus Negócios

Antonio Celso da Silva A sua Empresa pode Fabricar Repelentes de Insetos! Enilce M. Oetterer

Tecnologia Capilar & Make UP

Novas Tecnologias para Alisamento e Cacheamento o que há de Novo no Mercado

Celso Martins Jr Engenharia da Descoloração para Cabelos Crespos Daniel Caldeira

Formulando Cosméticos para Peles Latinas Silvana Kitadae Nakayama A Tecnologia das Sensações: Uma Abordagem Técnico-Científica em

Texturas e Sensoriais

Eliana Siqueira

GT ADMINISTRATIVO COMERCIAL

9 I Meeting Tecnológico reúne o Polo Cosmético no CIESP

Organizado pela Associação Brasileira de Cosmetologia sob coordenação da professora Maria Rita Resende, o I Meeting Tecnológico aconteceu nos dias 15 e 16 de março de 2017, das 08h às 18h no auditório do CIESP Diadema para um público total de 320 pessoas. Os temas foram divididos em 4 painéis conforme a tabela 6:

TABELA 6 – ROTEIRO DO I MEETING TECNOLÓGICO

Fonte: APL Cosméticos

IMAGEM 12 – EVENTO I MEETING TECNOLÓGICO

Fonte: Acervo do APL Cosméticos

(11)

Se

BOLETIM DO POLO COSMÉTICO

GT ADMINISTRATIVO COMERCIAL

10

O APL Cosméticos de modo inovador realizou o I Encontro Itinerante de Negócios do CIESP, específico para a cadeia produtiva do setor de cosméticos. O evento aconteceu no dia 17 de março de 2017 no SESI Diadema e teve como empresas líderes: Bela Por Natureza, Davene, Lipson, Nobile, Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC) e SICREDI.

O Polo Cosmético de Diadema e Região que abrange mais de 300 indústrias produtoras de HPPC e sua cadeia produtiva é apoiado por 9 instituições no âmbito do APL Cosméticos. Após um ano de funcionamento, 35 destas indústrias atuam no APL Cosméticos juntamente com as instituições de apoio.

Neste evento expõem seus produtos e serviços no CIESP Diadema, no dia 19 de outubro de 2017.

APL Cosméticos realizou o I Encontro de Negócios do Setor

Evento Produtos e Serviços do Polo Cosmético comemora o primeiro ano de funcionamento do APL Cosméticos

IMAGEM 13 – I ENCONTRO INTINERANTE DE NEGÓCIOS

Fonte: Acervo do APL Cosméticos

Wilson Abreu – Economista SEDET Contato: Wilson.abreu@diadema.sp.gov.br A estratégia do APL Cosméticos de funcionar através de Grupos Temáticos se justifica no sentido de superar a dificuldade que existe em encontrar o interlocutor correto dentro de indústrias de variado porte. O GT Administrativo Comercial busca trazer os temas administrativos e comerciais para este fórum. Durante este primeiro ano, iniciativas como o I Meeting Tecnológico que envolvia temas comercias (Painel Alternativas para Expansão dos Negócios), Encontros de Negócios específicos do setor, para onde foram direcionadas empresas e prestadores de serviço interessados em fornecer às indústrias, e o evento Produtos e Serviços do Polo Cosmético alcançaram ótimos resultados e devem ser reeditados em 2018. Ficamos abertos a novas sugestões.

(12)

Se

BOLETIM DO POLO COSMÉTICO

Fonte: Acervo do APL Cosméticos

GT COMEX

11 Encontro com Câmara de Comércio Árabe Brasileira inaugura GT Comex

Arcade Beauty, Bela Por Natureza, Davene, Prolab, Sungold, Syntonics, Fatec Diadema, Fatec São Caetano do Sul e SEDET estiveram no CIESP no dia 13 de setembro de 2017 em reunião com o Sr. João Bianchini da CCAB – Câmara de Comércio Árabe Brasileira. O Sr. Bianchini destacou que 40 indústrias brasileiras de HPPC já exportam para países Árabes através da CCAB, principalmente produtos da linha capilar. Também destacou que a marca Brasil é muito bem vista em todos os países Árabes por estar associada a sua tropicalidade e diversidade natural. Serão realizados novos encontros em 2018.

O GT definiu que buscará em 2018 atrair missões empresariais internacionais para o Polo.

IMAGEM 14 – I REUNIÃO DO GT COMEX

Dario Sanchez – Gerente Regional CIESP Diadema Contato: dario@ciesp.diadema.com.br

Tendências de mercado e oportunidades surgem e se modificam com velocidade. Por ser inerente ao nosso negócio, sabemos da importância do trabalho conjunto na busca por resultados, respeitando as características de cada organização. Foi com esse foco que dimensionamos a participação do CIESP no APL Cosméticos de Diadema e Região, tanto para a retomada do Polo Cosmético quanto nos desafios da gestão dos Grupos de Trabalhos.

Significativos resultados foram obtidos pelas indústrias que aderiram ao APL neste ano e muito ainda pode ser feito. A marca do trabalho de fomento ao setor é a inovação, que começa pelo próprio formato da gestão do APL, da dinâmica empregada e da participação das instituições de apoio que disponibilizaram suas estruturas.

Nesse primeiro ano, 3 missões internacionais passaram por Diadema e com a estruturação do GT Comex, o Polo Cosmético foi incluído no sistema de recepção de missões. Operadores de Comex foram contatados e, através deles, incorporamos informações sobre Feiras e oportunidades internacionais. O APL estabeleceu canal direto de comunicação com a Vigilância Sanitária Local e ANVISA. A academia, através da Fatec e da Unifesp, participa do dia a dia do Polo. SENAI, IPT e Senac foram importantes no atendimento de demandas de capacitação dos colaboradores das indústrias. Seminários, workshops e meetings foram viabilizados pela Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC). Através do SEBRAE, incorporamos uma série de benefícios para aqueles que estão ingressando no mercado de cosméticos. E no CIESP Diadema, além de sediar boa parte dessas ações e realizar a gestão corporativa do Polo, lançamos o primeiro curso no Brasil de formação de auditores internos na RDC 48.

Reiteramos o convite para que os representantes das indústrias de HPPC participem do Polo. Quanto maior formos maiores serão as oportunidades de melhorias em seus negócios.

Parabéns a Prefeitura Municipal de Diadema em especial a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho que assumiram essa responsabilidade de reativar o Polo Cosmético e a todos que neste primeiro ano transformaram esse projeto em ações reais e resultados tangíveis.

(13)

Se

BOLETIM DO POLO COSMÉTICO

12

GT PESQUISA E INOVAÇÃO

No dia 29 de novembro de 2016 duas importantes indústrias do setor visitaram as instalações do SENAI

“Mario Amato” em São Bernardo do Campo.

SENAI “Mario Amato” recebe a visita da Lipson e da Plasmedix.

Aplicando técnicas de difração e fluorescência de raios x, encontrou-se a composição mineralógica da argila. Minerais predominantes: Muscovita, Quartzo e Anatásio. Outras fases de menor importância:

Biotita e Ilmenita. A argila apresentou composições com características de matérias-primas utilizadas em cosméticos, isto é a argila pode ser aplicada em maquiagens, tais como pós e sombras, onde o brilho é importante, uma vez que a fase Muscovita foi predominante na amostra, e o tamanho da partícula permitirá boa difusão óptica e espalhabilidade do cosmético.

Instituto SENAI de Inovação – ISI avalia potencial de argila para aplicação em cosméticos

IMAGEM 15 – VISITA AO SENAI “MARIO AMATO”

Fonte: Acervo do APL Cosméticos

Rosangela Conrrado – Pesquisadora SENAI “Mario Amato” Contato: rosangela.conrado@sp.senai.br O SENAI tem como compromisso levar a sua empresa a uma posição de vantagem competitiva através do desenvolvimento da pesquisa aplicada das empresas e do compartilhamento de sua infraestrutura oferecendo apoio técnico especializado.

(14)

Se

BOLETIM DO POLO COSMÉTICO

Trabalhos Alunos Orientadores Instituição

Creme hidratante anti- microbiano inibidor de bromidrose nos pés com princípio ativo do óleo de café extraído da borra

Danilo da Silva Pelicer, Eduardo josé Zeferino, Felipe Araújo, Jhonatan de Amorim Gaion, Rafael Gomes Chaves e Romulo Pinheiro Silva

Adriana Simeoni Oyamada, Marcelo Barreira e Vânia Barros

Ramos SENAI

Creme hidratante para pés com fissuras a base de óleos vegetais da flora brasileira.

Mariana Mataruco Rodrigues, Sara Lais Brotoni da Silva, Tatiane Brunello Sferra de oliveira e Vitor Soares de Sousa

Adriana Simeoni Oyamada, Marcelo Barreira, Elaine Oliveira e Karen Rodolpho Baraco

SENAI

Base para unhas com óleo de orégano e ação bactericida e fungicida.

Andrey Luis de Souza Pimenta, Juliano Barros Malta, Mayara Alves de Souza, Pablo Henrique Costa de jesus, Rodolfo Viçoso de Moura Antoniolli e Suellen Cristina dos Reis

Adriana Simeoni Oyamada, Marcelo Barreira e Vânia Barros Ramos

SENAI

Estudo do método “in vitro”

para a determinação de fator de proteção solar por espectrometria no ultravioleta.

Andrey Moraes, Raissa Godoy, Felipe

Almeida, Vinicius Pereira e Victor Lara Adriana Simeoni Oyamada e

Marcelo Barreira SENAI

Xampu alisante a base de carbocisteína e aminoácidos de queratina.

Jéssica C. Silva, Mariana L. Silva, Marçal T. Trassatti, Pedro I. Vasconcelos, Tatiane J. S. Brito

Adriana Simeoni Oyamada, Marcelo Barreira e Vânia Barros Ramos

SENAI Xampu de composição

orgânica e natural contendo óleo de licurí.

Beatriz Cardoso, Bruno Custódio, Fernanda Siqueira, Larissa Santana.

Adriana Simeoni Oyamada e

Marcelo Barreira SENAI

Diferenciação de

queratinócitos induzida por lactato de cálcio

Bárbara Justino Marciano Silva Priscila Praxedes Garcia Branco.

Fatec Desenvolvimento de creme

anticelulítico com extratos oleosos e nanoativos vegetais

Andreza Rodrigues Ueoka Carla Aprecida Pedriali Moraes. Fatec Avaliação da atividade

antibacteriana do óleo essencial de lavanda e sua aplicação em sabonete cremoso com potencial antibacteriano

Andressa Lima Pereira

Carla Aprecida Pedriali Moraes e

Gabriele Wander Ruas de Lima. Fatec

Utilização de óleo de pequi e biopeptídeos em emulsão O/A do tipo cristal líquido para aplicação em estrias

Milena Santos de Oliveira Carla Aprecida Pedriali Moraes Fatec

Emulsão cristal líquido com óleo de peixe e óleo prímula para psoríase

Renata Almeida Aquino de Jesus Carla Aprecida Pedriali Moraes

Fatec

13 Pesquisadores da Fatec e do SENAI apresentam seus trabalhos científicos

Os seguintes trabalhos científicos são apresentados ao Polo de Cosméticos no dia 19 de outubro de 2017, conforme a tabela 7:

Nome do artigo Pesquisador Orientador

Os seguintes trabalhos científicos são apresentados ao Polo de Cosméticos no dia 19 de outubro de 2017:

TABELA 7 – TRABALHOS CIENTÍFICOS DA FATEC E SENAI

Fonte: GT Pesquisa e Inovação

GT PESQUISA E INOVAÇÃO

(15)

Se

BOLETIM DO POLO COSMÉTICO

III E IV ENCONTROS DE RHS COM IES

II MEETING

TECNOLÓGICO III APL EM AÇÃO

RECEPÇÃO DE MISSÕES INTERNACIONAIS

ENCONTROS E

RODADAS DE NEGÓCIOS TREINAMENTOS E

CAPACITAÇÕES

ENCONTROS COM FORNECEDORES REUNIÕES DOS GTs

Em 2018

PROGRAMAÇÃO 2018

Boletim elaborado por Observatório Econômico e Trabalho Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho Prefeitura de Diadema

Boletim elaborado por Observatório Econômico e Trabalho Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho Prefeitura de Diadema Boletim organizado por:

Wilson Abreu – Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho Contato: wilson.abreu@diadema.sp.gov.br

Renato Carlos Felix – Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

Contato: aplcosmeticos@gmail.com

14

Referências

Documentos relacionados

A Comissão Eleitoral da Universidade do Estado de Minas Gerais – unidade João Monlevade, em consonância com o ESTATUTO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS /

Para a produção diária de leite, houve diferença (P<0,05), com menor valor de produção, dos animais de pequeno porte, havendo comportamento similar entre vacas de médio e

A dinâmica de trabalho da equipe de assessores inclui a criação e elaboração de releases, sugestões de pautas e notas para as redações/produções; contatos

Na medida em que as alterações contabilísticas decorrentes da adopção do SNC ou IAS/IFRS se traduzem em alterações ao nível da legislação fiscal, no âmbito desta acção

10.05  –  Agenciamento,  corretagem  ou  intermediação  de  bens  móveis  ou  imóveis,  não  abrangidos  em outros  itens  ou  subitens,  inclusive 

• As novas tecnologias são o mais importante factor de aumento da produtividade. Teoria Económica -

Com base no exemplo dado, produto florestal pode ser cadeia produtiva florestal, cadeia de suprimento ou cadeia de valor de base florestal 1 para a geração de energia e

38 Neste ponto, porém, é importante observar que todos os adjetivos que admitem uma leitura de modo, também admitem uma leitura em que um sintagma nominal implícito é