• Nenhum resultado encontrado

HÁ LUZ NO FIM DO TÚNEL,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "HÁ LUZ NO FIM DO TÚNEL,"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

As concessões atuais do pe- dágio se encerram em 27 de no- vembro, e o Paraná poderá ficar por mais de dez meses sem a co- brança de pedágio após o fim dos atuais contratos de concessão das rodovias. Um novo cronograma de concessões foi alterado e os novos contratos podem ficar para final de 2022 após as eleições.

DETALHES NA PÁGINA 16

COLORIDA

Curitiba, 15 a 21 de Outubro de 2021 Ano XXVIII • nº 1284 • R$ 3,00

COLORIDA

Gradativamente o brasileiro vai retomando sua vida normal. As últimas semanas registraram uma sensível mudança nas taxas de ocupação de leitos em Unidades de Terapia Intensiva - UTIs da Covid-19. Os registros de contágio também caíram substancialmente. E até a média de mortes vem baixando em todo o País. A população se preocupa com a retomada da economia e os índices de fome crescem a todo instante. Com o ciclo completo da vacinação vamos poder trabalhar mais, produzir mais e amenizar a fase de retração da economia. No entanto, todo o cuidado é pouco. A ciência nos alerta para os procedimentos básicos para a volta. Novas cepas podem aparecer se não formos minimamente disciplinados. Cuide-se! DETALHES NA PÁGINA 09

COVID NÃO ESTÁ NEUTRALIZADA

TRAIRAGEM NO PT

MARQUETEIRO REVELA TRAIRAGEM DE LULA NO IMPEACHMENT. PAG. 05

LEILÕES nas páginas 02 e 09

LEIA MAIS:

• PONTA GROSSA: JUIZ SUBSTITUTO DO CARTEIRAÇO TEM MUITA ABUNDÂNCIA.

PAG.11

• GUARATUBA : PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA. PAG.08

• PARANAGUÁ: ANDRÉ PIOLI NA PRESIDÊNCIA DA APPA. PAG.08

• FAZENDA RIO GRANDE: TIME DO

FRANCISCHINI SAI DA GESTÃO NASSIB.

PAG.12

HÁ LUZ NO FIM DO TÚNEL,

MAS OS RISCOS CONTINUAM

Ciro, Lula e Dilma

PARANÁ E DUBAI

REUNIÃO NA EMIRATES EM BUSCA DE VOO DIRETO PARA FOZ DO IGUAÇU. PAG. 13

NOVA SEDE DO CONSELHO TUTELAR GRECA VISTORIA OBRA DA FUTURA SEDE DO

CONSELHO EM CURITIBA. PAG. 13

ESTERTORES DA CPI!

HORA DE RESPONSABILIZAR SENADORES PAG. 05

PEDÁGIO NO PARANÁ: EM CONTAGEM REGRESSIVA

UMA VIAGEM A CADA 76 DIAS

REQUIÃO ESQUECEU DA VIAGEM QUE FEZ A DUBAI? PAG. 13

OSNI NANDO PSICOGRAFA

BRIZOLA RELATA TRAIÇÃO DE LERNER.

PAG. 10

Humberto, Renan,Omar e Randolfe.

(2)

2

Curitiba, 15 a 21 de Outubro de 2021 • edição 1284 www.impactopr.com.br • impacto@impactopr.com.br

Uma publicação da EDITORA KARINA LTDA

Fundado em 19 de maio de 1993 - CNPJ: 81.912.818/0001-82

Luiz Fernando Fedeger (in memorian)

Luiz Marcelo Fedeger Jornalista Responsável (desde 05/04/2021)

COLUNISTAS

Alceu Carlos Presner, Douglas Mayer, Ogier Buchi e Osires Nadal.

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal.

REDAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO

Rua Nilo Peçanha 798 - CEP: 80520-000 Bairro Bom Retiro - Tel./Fax: 41.3338-0695 Impresso na PRESS ALTERNATIVA - ALMIRANTE TAMANDARÉ - PR

Onde você encontra o Impacto PR

Curitiba: Bancas: Do Batel, Boca Maldita, Supermercado Super G e Panificadora Sensação, Jurandir (Praça Ouvidor Pardinho), Cotegipe (Mercado Municipal), Paulo (Praça Espanha), Paulo (Praça do Japão), Valdir (Sesc da Esquina), Aniceto, Casimiro, Jorge, Jair, Celso, Alberto, Carlos, Anafer, Otavio, Bom Jesus, Sergio, Valdete, 7 de Abril, Laercio, Rogério, Alex, Almir (Campo Largo), A.S. Distribuidora (André de Barros, 330), Fazenda Rio Grande, Banca do Xoró • Panificadoras: Bom Jesus

• Bares: do Stuart Araucária: Bancas: Banca da Aracy, Banca do Milton, Banca do Zebrão, Maria Flores, Zanella, Zanella - Supra • Panificadoras: Água na Boca (Centro), Água na Boca (Manoel Ribas), El Grano, Ki Pão, Marquezotti, NDC • Revistarias: Nova Mania • Café Duetto • Câmara Municipal • Casa de Carnes Vitória

• Minimercado Jalú • Quitanda da Marina • Largo Frederico Faria de Oliveira - Centro São José dos Pinhais: Terminal Central de São José • Revistarias: Danúbio, Bagdá, Calçadão • Bancas: Banca da Matriz, Banca da Ema e Banca do Daniel Cascavel: Bancas: Banca do Edson, Banca do Fiori e Banca do Calçadão Toledo:

Rádio União de Toledo Maringá: Banca do Robes Ponta Grossa: Bancas da Praça Foz do Iguaçu: Francisco Alencar • Londrina • Carambeí • Campo Largo

• Jaguariaíva • Mandirituba • Colombo • Pontal do Paraná • Paranaguá • Fazenda Rio Grande

ASSINATURA ANUAL - ENTRE EM CONTATO COM NOSSO DEPARTAMENTO COMERCIAL.

Filiado à Banca do Batel

Banca Largo Frederico F. de Oliveira

EDITORIAL O PLÁ

OS PIORES ÍNDICES À NOSSA EDUCAÇÃO

As creches são fundamentais até para melhorar a alimentação das crianças.

Bolsonaro vetou a distribuição gratuita de ab- sorventes higiênicos para mulheres pobres e diante da possibilidade de derrubada do veto, ameaçou tirar recursos da saúde e da educação para manter a distribuição definida pelo legislativo.

Isso foi mais um balde de água fria no já defasado orçamento da Educação, que com os baixos índices do atual governo já se constata que há redução no número de crianças em creches públicas na era Bolsonaro.

O jornal Folha de S. Paulo, conseguiu levantar que só 17% dos municípios brasileiros tem vagas em creches. Ou seja atende menos da metade das crian- ças da faixa etária. E a maior parte é justamente das regiões mais expressivas do território: Sul e Sudeste

Houve um acentuado recuo das matrículas no atual governo, mesmo antes da pandemia. Isso con- firma que “fica ainda mais remota a chance de o país alcançar a meta de ter metade das crianças de até 3

anos na escola até 2024”, diz o jornal.

Se em 2019, 32% das crianças de 0 a 3 anos esta- vam em creches, em 2020 caiu para 31%, invertendo o ritmo de avanço dos últimos anos.

O Ministério da Educação (MEC), reduziu o apoio às redes municipais para a educação infantil. Assim ano passado já ocorreu a primeira retração do nú- mero de matrículas em creches. É o pior índice em duas décadas.

A média nacional camufla imensas desigualda- des pelo Brasil: só 45% das cidades não superam a média nacional. Nessa situação aparecem 80% dos municípios do Norte e mais da metade do Nordeste.

E o MEC evita se pronunciar a respeito, enquanto critica que há excesso de universidades no país.

A matrícula em creches (de 0 a 3 anos) não é obrigatória, mas a lei do PNE (Plano Nacional de Educação) estipula que, até 2024, metade das crianças da faixa etária esteja na escola. O país ainda precisa incluir nos bancos escolares 2,2 milhões de crianças para alcançar a meta.

Estudos internacionais apontam que a educação na primeira infância tem efeito positivo no desenvol- vimento das crianças, na redução de desigualdades e na vida adulta.

Os dados da Folha são cálculos do Comitê Técnico de Educação do IRB (Instituto Rui Barbosa). A entidade é ligada aos TCEs (Tribunais de Contas dos Estados).

As projeções levam em conta o Censo Escolar de 2020, estimativas populacionais calculadas pelo TCE-SC e se baseia no Censo Populacional 2010, es- timativas municipais anuais do IBGE e informações de nascidos vivos e mortalidade do Ministério da Saúde.

DOIS DÍGITOS DE INFLAÇÃO, 27 ANOS

SE PASSARAM

Há quanto tempo não se ouvir falar disso?

Pergunte lá no Posto Ipiranga, para ficar bem caracterizado o mote de campanha, que virou símbolo de competência. Ou não.

Desde 1994, ou 27 anos depois, o Brasil volta a conviver com uma inflação de dois dígitos. O IPCA foi o maior em setembro. E isso não acon- tecia há quase três décadas. Os números foram de 10,25% no acumulado de 12 meses. Alta é puxada pela pandemia, habitação e energia, além da crise política.

O Brasil voltou a registrar inflação na casa dos dois dígitos, com o maior índice para o mês de setembro observado desde os primórdios do Plano Real, em 1994.

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acelerou de 0,87% em agosto para 1,16% em setembro, segundo dados divulgados na sexta-feira (08) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Só no acumulado em 12 meses, a inflação chegou a 10,25%, ficando acima de dois dígitos, algo que não ocorria há mais de cinco anos. É o maior índice anual registrado desde fevereiro de 2016, quando chegou a 10,36%. O IPCA acumula alta de 6,9% no ano.

Apesar da alta, os números são aquém das estimativas. Várias instituições financeiras pre- viam avanço de 1,25%. O IPCA superou até a distância do teto da meta de inflação perseguida pelo Banco Central, de 5,25% em 2021. O centro é de 3,75%.

Foram oito de nove grupos de produtos e serviços pesquisados acusaram alta no mês pas- sado. O maior índice é o da habitação (0,41 ponto percentual), assim como a maior variação (2,56%), que acelerou 0,68% comparado a agosto. Quem contribuiu foi o aumento de 6,47% na conta de energia elétrica, que em 12 meses acumula alta de 28,82%.

Também tiveram fortes impactos os trans- portes (1,82%) e alimentação e bebidas (1,02%), com impactos de 0,38% e de 0,21%, pela ordem.

Os fatores foram diversos para a alta da infla- ção. Contem-se a pandemia de covid-19, a crise política provocada pelo governo Bolsonaro e a crise hídrica, pela falta de chuvas e comprometi- mento das usinas termelétricas, o que elevou os custos da geração de energia.

A alta da taxa básica de juros (Selic), pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central, mantém os preços muito altos, enquanto o índice de desemprego sobre descompassadamente.

A DIREÇÃO

(3)

3

Curitiba, 15 a 21 de Outubro de 2021 • edição 1284 www.impactopr.com.br • impacto@impactopr.com.br

Osmann de Oliveira

Advogado

JUSTIÇA

REPÓRTER CHIPA

TRIBUNAL DE HAIA

É o Planeta contra Bolsonaro, diriam os mais radicais. Cientistas, ecologistas e até um ex-juiz em Haia, denunciaram o presidente brasileiro no Tribunal Pena Internacional por destruição da Amazônia.

Esta é a primeira queixa por crimes contra a humanidade por uma ação contra o clima. Ainda não se sabe as consequências desse ato.

PEDIDO NEGADO

Davi e André

Nem todos são contra Bolsonaro.

O ministro do Supremo Tribunal Fe- deral Ricardo Lewandowski negou o pedido apresentado por senadores para obrigar o presidente da Comis- são de Constituição e Justiça, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), a marcar a data de sabatina do ex-ministro André Mendonça.

Mendonça foi indicado há três meses pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar a vaga aberta com a apo- sentadoria de Marco Aurélio Mello.

Alcolumbre trabalha para que a indicação de Mendonça perca valida- de e a cadeira na corte seja ocupada por indicado no próximo mandato presidencial.

A decisão de Lewandowski dividiu opiniões entre especialistas. Jair Bol- sonaro fez duras críticas a Alcolumbre.

ABUSO DE PODER

Simone Tebet

A senadora Simone Tebet (MDB- -MS) defendeu que a indicação ao STF é prerrogativa do presidente e obe- dece a critérios constitucionais. Para ela, cabe à Comissão de Constituição e Justiça sabatinar o indicado. Não é direito, mas dever de o presidente da Comissão pautar a sabatina.

“Numa democracia, o poder é o da soberania do plenário. O atraso injus- tificado, sem motivação, caracteriza abuso de poder. ”

OUTUBRO ROSA

Se de um lado a senador Simone Tebet defende Bolsonaro, de outro, faz críticas. Diz ela que o veto à distribui- ção gratuita de absorventes a milhões de estudantes pobres de escolas pú- blicas, moradoras de rua e presidiárias

é falta de empatia, desconhecimento da realidade e descaso.

“Chega a ser cruel, em pleno Outu- bro Rosa, quando voltam-se os olhos para a saúde da mulher. ”

NA VEIA: RECADO DIRETO DO ARCEBISPO

Bolsonaro passou o feriadão no interior de São Paulo e esteve em Apa- recida do Norte no dia da Padroeira. Lá ele ouviu o Arcebispo, Dom Orlando Brandes durante a homilia da missa de Aparecida:

“Os verdadeiros patriotas não colocam um brasileiro contra o outro, não alimentam o ódio, não espalham mentiras e nem estimulam a violência.

A mensagem de Cristo é de amor ao próximo. ”

VAIAS E APLAUSOS

Bolsonaro foi vaiado, xingado e aplaudido em visita a santuário em Aparecida.

No vídeo, feito e transmitido pela própria equipe do presidente, Bolsonaro é chamado de "genocida",

"ladrão" e "assassino", entre outros impropérios.

BOLA DE ROMÁRIO

Para o advogado Wadih Damous, ex-presidente da OAB-RJ “não se pode esperar de Romário, fora de campo, a genialidade que ele tinha dentro de campo. Fora de campo, é um sujeito medíocre e tosco. No Congresso Na- cional, integra esse baixo clero igno- rante e reacionário pago injustamente com os impostos do povo.

Romário foi autor de um co- mentário polêmico ao dizer preferir Bolsonaro a Lula: “Antes, país estava uma merda. ”

CORTE DA CIÊNCIA

Renato Janine

O ex-ministro da Educação e atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, lamentou a de- cisão do governo cortar drasticamente os recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e enfatizou:

“É uma ameaça a continuidade da pesquisa no país.”

Dos R$ 960 milhões previstos por projeto de lei, apenas R$ 55,2 milhões foram direcionados para a pasta. Uma redução de mais de 90%. A decisão foi da Comissão mista do orçamento do Congresso Nacional a pedido do ministro Paulo Guedes.

AMEAÇA SAIR

Marcos e Bolsonaro.

Por causa do corte substancial no orçamento, o ministro da Ciência, Tec- nologia e Inovações, Marcos Pontes, se disse surpreso e chegou a ameaçar deixar o cargo no governo.

Pontes afirmou que ficou “muito chateado” com a mudança, e que pensou em abandonar Bolsonaro.

“Temos dias bons e dias ruins”, decla- rou, e depois recuou da ideia. “Tenho que continuar para ajudar a levar isso para frente. Eu me sentiria muito mal em sair e deixar todo esse pessoal na mão", reconsiderou.

SERÁ INDICIADO

Marcos Luiz

O vice-presidente da CPI da Covid, senador Randolfe Rodrigues (Rede- -AP), confirmou que o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Mauro Luiz de Brito Ribeiro, estará entre os indiciados no relatório final da comissão.

Ao ser questionado sobre a deci- são, enfatizou: "Não tenha dúvida". A CPI não pode convocar o presidente do CFM para depor. Nesta reta final no vigor da Comissão, Brito Ribeiro esca- pará do questionamento no Senado.

O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

NÃO É IGREJA PARA CULTOS

Está aberta uma espécie de “guerra” santa entre evangélicos e presbiterianos para que dignos pastores de uma ou outra comunidade –formados em direito – tornam-se ministro do Supremo Tribunal Federal.

O Presidente da República inclinou-se para um culto e inteligente Pastor chamando-o de

“terrivelmente evangélico” provocando com isso profundas mágoas entre os prosélitos de outras conversões ou não.

O Chefe da Nação brasileira foi muito inábil, pois, desde a Constituição de 1890 e com o advento da República e a queda do Imperia- lismo houve – segundo o Decreto nº. 119 de 7 de janeiro daquele ano – a separação da Igreja do Estado acolhendo o país a proposição de RUY BARBOSA no sentido de que

”A TODAS AS CONFISSÕES RELIGIOSAS PERTENCE À FACULDADE DE EXERCEREM O SEU CULTO, REGEREM-SE SEGUNDO A SUA FÉ E NÃO SEREM CONTRARIADOS NOS ATOS PARTICULARES OU PÚBLICOS QUE INTERESSEM...” (REV. INFORMAÇÃO LEGISLATIVA DO SENADO FEDERAL /194, PÁGINA 177)

A esse preceito aderiram todos. E isto não pode e não deve ser negado, pois, o mais alto Pretório da Justiça não é e nem deve ser uma espécie de Catedral e nem seus eminentes Ju- ízes transformarem-se ou apresentarem-se na condição de acólitos do Governo carregando turíbulo com incenso destinado a perfumar, com nuvens de fumaça, os poderes do Estado.

Não se nega a capacidade jurídica de ninguém, todavia, torna-se objeto de críticas a forma de indicações feitas ou a fazer.

Esse apego do Presidente da República pode, até, determinar a impetração de Man- dado de Segurança – dificilmente alguém ou alguma outra instituição recorreria a esse ins- trumento – pois, em tese, quando o Presidente da República discrimina um culto indicando a sua preferência está ferindo o artigo 5º da Constituição Federal que assegura a todos os brasileiros e aos estrangeiros residentes no país, a “inviolabilidade” à sua crença religiosa ou filosófica (inc. V.III,) PONTES DE MIRANDA – cuja amizade privei ao comentar a Constituição de 1946, doutrinou: “culto é a forma exterior da religião” ou o conjunto de atos e cerimônias com que o homem tributa a Deus sua home- nagem reverente”. Assim como todo diácono, Padre ou fiel, podem comparecer a um culto, também pode fazê-lo qualquer político, porém, sem dizer, em razão do Estado, que para a composição de um dos Poderes do Estado – e o Supremo Tribunal é um poder – nomeará um Pastor de Almas TERRÍVEL, cujo sinônimo é monstruoso. Admita-se que isso seja mera incontinência de linguagem sem reflexos e pronto! Não se fala mais.

(4)

4

Curitiba, 15 a 21 de Outubro de 2021 • edição 1284 www.impactopr.com.br • impacto@impactopr.com.br

COLORIDA

CAMPO LARGO CURITIBA

GASOLINA CARA

Nesta semana um posto de combustível da rede BR do bair- ro Batel foi flagrado cobrando R$ 9,00 o litro da gasolina, a mais cara do país. O preço é resultado do novo aumento autorizado pelo presidente Jair Bolsonaro e da política de preços da Petrobrás, que vincula ao dólar e ao mercado internacional ao invés do custo da produção, garantindo assim mais lucros para os acionistas.

SÓ SEI QUE NADA SEI

Rafael Greca.

O prefeito Rafael Greca (DEM) quebrou o silêncio so- bre o processo de fusão do seu partido com o PSL, partido do seu principal adversário em 2020, deputado Fernando Fran- cischini, apenas para dizer que

"por enquanto, nada muda". O alcaide deve esperar finalizar o processo de fusão, que só deve ocorrer em janeiro, para decidir se troca ou não de partido.

GALO PREOCUPADO O deputado estadual Galo (Podemos) subiu a tribuna nesta última semana para ma-

nifestar suas preocupações com as recentes flexibilizações nas políticas de combate ao Coronavírus em Curitiba, que manteve bandeira amarela, mas liberou casas de shows, teatros, bares, boates e estádios de fu- tebol para receber até 50% da sua capacidade. “Apesar desta flexibilização, ainda não é hora para se relaxar e achar que a pandemia acabou, por isso to- dos nós devemos ainda manter os cuidados conhecidos desde o início da pandemia”, afirmou.

Galo

BOLSONARISTAS DESPREOCUPADOS

Ricardo Arruda

Na contramão, os deputa- dos bolsonaristas Delegado Fernando Martins (PSL) e Ricar- do Arruda (PSL) apresentaram projetos que proíbe em todo o Paraná a exigência de com- provante de vacinação para ter acesso a determinados lugares e serviços, conhecido como Passaporte Sanitário. Em Curi- tiba, os vereadores já rejeitaram o exigência, porém está em trâ- mite na Assembleia Legislativa,

um projeto que estabelece o passaporte em todo o Paraná.

EVANGÉLICOS CONTRA RENATO FREITAS

A bancada evangélica da Câmara Municipal entrou com um processo contra o vereador

Renato Freitas (PT) no Conselho de Ética por quebra de deco- ro por ter escrito em chat do YouTube da Câmara que “essa bancada conservadora dos pas- tores trambiqueiros não estão nem aí para vida, só pensam no seu curral eleitoral bolso- narista, infelizmente” devido o posicionamento desses parla- mentares a favor da cloroquina.

A votação foi adiada devido ao pedido de vista do vereador Éder Borges (PSL).

PROTEÇÃO ÀS MULHERES TRABALHADORAS

Maria Letícia

Os vereadores aprovaram uma alteração da Lei de Prote- ção à Mulher que obriga bares, restaurantes e casas de shows a protegerem mulheres que ma- nifestem estar em situação de risco de assédio, estendendo a proteção às funcionárias desses estabelecimentos, incluindo em episódios que envolvam os clientes. A proposta, de autoria da vereadora Maria Letícia (PV), foi aprovado com 34 votos a fa- vor e apenas um voto contrário.

Prefeito Maurício Rivabem de Campo Largo.

O Superintendente da SUDIS - Supe- rintendência Geral de Diálogo e Interação Social, Mauro Rockembach e os assessores estiveram cumprindo o trabalho na interio- rização do Governo do Estado do Paraná em Campo Largo na última quarta feira (13).

Com a presença de várias autoridades como o Prefeito Maurício Rivabem, o vice prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel, o Presidente da Câmara Pedrinho Petrush, o Secretário Muni- cipal de Assuntos Inter federativos Cristiano Puppi, o presidente da FEMOCLAN, Nilson Pereira e diversos vereadores e secretários que compõem a equipe de Rivabem na pre- feitura prestigiaram o movimentando evento naquela cidade.

Mauro Rockembach e Eduardo Pimentel Na oportunidade várias autoridades fize- ram o uso da tribuna e para finalizar Mauro Rockembach, além de apresentar o projeto PARANÁ SOCIAL, colocou a SUDIS à disposi- ção dos presidentes de Associações de Mo- radores e reiterou o compromisso do diálogo com as entidades civil organizadas, e também os vários trabalhos realizados como a media- ção de conflitos fundiários, cestas básicas as comunidades tradicionais do estado como quilombolas, indígenas e ciganos, entregas realizada numa parceria com a Defesa Civil do Estado do Paraná.

SUDIS APRESENTA

O PARANÁ SOCIAL

(5)

5

Curitiba, 15 a 21 de Outubro de 2021 • edição 1284 www.impactopr.com.br • impacto@impactopr.com.br

COLORIDA COLORIDA

COLUNA DO OGIER BUCHI

ESTERTORES DA CPI! HORA DE RESPONSABILIZAR SENADORES.

Humberto, Renan,Omar e Randolfe.

Como se cantava antigamente com bastante ênfase no momento em que porfias chegavam ao final: “está chegando à hora”, e de fato ela chegou finalmente. Não tenho dúvida em afirmar que esta Comissão e não vejo termo que seja mais pertinente, seja pelos três nomes principais, seja pelas conclu- sões a que chegaram foi inepta e incompetente.

Como se conclui das desesperadas tentativas de Renan e sequazes eles não conseguiram envolver o Presidente Bol- sonaro.

Entre os citados pela CPI está o Deputado Federal pelo Paraná, e líder do Governo Ricardo Barros em entrevista re- cente, deixando claro a quem interessar possa que, de nada mas de nada realmente serviu a CPI, senão para criar o silêncio da algaravia tão bem esclarecido como estratégia pelo filó- sofo Umberto Eco em sua obra “Construir o Inimigo e outros escritos ocasionais”!

Por outro lado, entendo que o objetivo principal da CPI, que seria efetivamente buscar subsidiar ações para recuperar dinheiro público mal havido na pandemia não foi atingido, aliás foi objeto de abjeta omissão!

Com base nesta consideração, convido o ilustre leitor a visitar na internet a publicação da edição Expressa do Correio da Manhã de Salvador do dia 11 de outubro 2021.

O Jornalista Cláudio Magnavita escreveu sob o seguinte título:

“O que a CPI do Senado tentou esconder”, revelando que deputados do RN instalaram uma CPI QUE VISA DESVENDAR OS CRIMES EM TESE, de 9 governadores que criaram o Consór- cio Nordeste e torraram dinheiro público do Governo Federal e de Estados. O crime descrito queimar dinheiro público em plena pandemia, hediondo por certo, envolve entre outros o filho do Coronel José Renan o indigitado do Senado. Encobertos os 9, pelo Senado da República, entidade desmoralizada pelos membros da CPI e pelos demais senadores que se omitiram e permitiram a desmoralização da Instituição! O chefe do Con- sórcio é um petista famoso Carlos Gabas, responsável perante a Receita Federal, então a prática foi o silêncio da bagunça na imprensa, e madeira no Governo Federal.

Isto posto, meu nobre como diria Fernando Gomes, a planilha que não falha exige que os Senadores devolvam aos cofres públicos os milhões gastos para este espetáculo circen- se que fecha as cortinas do espetáculo com uma só certeza.

Senadores palhaços!

EFEITOS DA LAVAJATO ONDE MELIANTE NÃO É LIBERADO DA CANA

EM EMBARGOS DE DECLARAÇÃO O ex-presidente da Braskem, José Carlos Gru- bisich, de 64 anos, foi condenado na terça-feira (12), pelo Tribunal Federal do Brooklin, a 20 meses de prisão nos Estados Unidos pela participação em um esquema de suborno envolvendo funcionários da Pe- trobras, caso investigado pela da Lava Jato. Além da prisão, o executivo terá que pagar também uma multa no valor de US$

1 milhão e teve US$ 2,2 milhões em bens confiscados pela justiça americana.

No mês de abril, Grubisich se declarou culpado à justiça americana e admitiu que a Braskem é uma empresa brasileira do ramo petroquímico, produtora de resinas termoplásticas.

Culpado pelos desvios de 250 milhões de dólares usados em propina a funcionários da Petrobras e políticos! Com quarenta unidades industriais em quatro países, é a maior de seu seg- mento nas Américas e a maior produtora de polipropileno dos Estados Unidos.

“Grubisich abusou de sua posição de confiança como CEO da Braskem para facilitar e ocultar o pagamento de milhões de dólares em propinas para que a companhia pudesse aumentar seus lucros e seus executivos seniores - incluindo o próprio

Grubisich - pudessem se beneficiar pessoalmente”, declarou na época o Procurador dos Estados Unidos em exercício, Mark J.

Lesko. Em 2019, a empresa, que era controlada pela Odebrecht, assinou um acordo de leniência no valor de R$ 2,87 bilhões.

A Braskem é uma empresa brasileira do ramo petroquímico, produtora de resinas termoplásticas. Com quarenta unidades industriais em quatro países, é a maior de seu segmento nas Américas e a maior produtora de polipropileno dos Estados Unidos.

Como visto e provado ainda uma vez mais, o trabalho hercúleo da Lavajato produziu resultados expressivos. Há um trabalho diário desenvolvido pela imprensa engajada e por enorme parcela do mundo jurídico que visa desmoralizar a operação desqualificando e desmoralizando seus membros.

Aqui há que estabelecer vezo ótico! Evidentemente ações hu- manas sempre serão revestidas de falhas e equívocos. Todavia olvidar que um só servidor da Petrobras, terceiro escalão de nome Barusco se a memória não me traí, devolveu de uma ta- cada só 80 milhões de dólares é rir dolorosamente da verdade.

Desde logo vale escrever que entendo a esquerdalha ladravaz atacando Moro e demais, porque sabem que a trégua a Lulla e José Dirceu dura ate o momento da realidade pré-eleitoral.

Mais uma vez vou escrever: tentei falar com Moro uma vez no Jantar da Boca Maldita e ele sequer me respondeu!

Não conheço Deltan pessoalmente. Todavia ignorar que eles destroçaram o esquema de corrupção que corroia o Brasil DE MANEIRA HERÓICA é ignorar a história do País. E mais, antes que me esqueça lugar de ladrã de dinheiro público é passando caneca na grade e não fazendo campanha eleitoral!

TRETA NA ESQUERDA

Ciro, Lula e Dilma.

O marqueteiro João de tal, que já foi preso é gênio do mal! Inventou Lullinha paz e amor e deu no que deu! Agora orientado Ciro depois de ser abandonado pela escória petista, mandou o “Coroné Ciro” contar que o Lulla ferrou a Dilma no impedimento! Deu a louca na mídia esquerdista, Dora Kramer aquela estava histérica nos microfones nesta quinta-feira (14) cedo, secundada pelos outros ocupantes de microfone a serviço da nova ordem mundial! Dizem que o General Heleno foi hospitalizado em Brasília em face de crise de riso que não cessou naturalmente! Ora, se o PT tem pelo menos 4 divisões

reconhecidas como algum vivente pode esperar união de toda a esquerda? Quanto ao fato de Lulla trair Dilma não entendo a razão do espanto da patuleia. Lembrem-se senhores e senhoras que Dilma foi eleita por Lulla para um mandato e ela mandou caçar tirisco e arrebentou o projeto. Enfim, todos sabiam que a esquerda vaidosa e de baixíssima intelectualidade mostraria a sua falta de predicados morais, só não se sabia que seria tão antecipadamente!

A BRIGA PELOS IMPOSTOS

De há muito se discute a descentralização da arrecadação no Brasil, e deputados federais com Hauly e já nos anos 90 o hoje homem de mídia Ratinho Jr. propôs o IVA que seria o imposto de valor agregado e seria imposto único. Todavia mais tarde apareceu a excrescência chamada emenda parlamentar que oblitera toda e qualquer ação de modernização proposta no Legislativo Brasileiro.

Dito isto lembro que a discussão de momento é a incidência do ICMS no combustível, o que torna vilões governadores e especialmente a direção da Petrobras. Esta, com ações na Bolsa de Valores e 49 % por cento de seu capital pulverizado em investidores privados visa obviamente lucro! Tem programas sociais, mas visa lucro e “zé fini”! Os governadores têm no imposto sobre combustível um dos carros chefes! É preciso enfrentar a questão como ação de estado e responsabilização dos políticos geradores de legislação. A Reforma Tributária já está atrasada há 30 anos! Para que você tenha ideia cidadão, numa conta de R$ 200, 00 em alimentação o cidadão paga R$ 46,76 de impostos! Ou seja, o governo é sócio majoritário sem risco de investimento de trabalho ou capital! É preciso finalmente encontrar solução legislativa. Na quarta-feira (13) o anúncio da aprovação do PL11/20 que estabelece valor fixo para cobrança de ICMS no combustível que seria em valor próximo a 8%%! Aguardemos pois...!

REGIONAL

1. Com equilíbrio e tranquilidade o Senhor Darci Piana governa o Paraná no período. Elogiadíssimo por deputados que ficaram trabalhando. Alexandre Curi foi dos que mais destacou o trabalho de Piana.

2. Federações partidárias podem virar moda, depois do trem do PSL, PFL- “Jesus me salve”. Tudo para beneficiar projetos de caciques. Aqui a piazada de Avante, MDB e Soli- dariedade quer tomar média e pão com manteiga para ver se sobra um lanche do Madero! O Francischini acha que pode perturbar o governador e jura, mas jura mesmo que agora vai para a disputa do Senado! Tá bom então!

FILOSOFANDO

Amigo é o que chega quando os outros abandonam!

ORAÇÃO DE OGIER BUCHI

Senhor, a doença que veio da China esta controlada.

Obrigado Senhor. Os políticos continuam sem solução. Com- preendo até para o Senhor esta tarefa é quase impossível.

Senhor, sei de suas imensas tarefas, mas foi só o Senhor se distrair e o Coritiba já está fazendo besteira de novo. Socorro Senhor! Amém.

(6)

6

Curitiba, 15 a 21 de Outubro de 2021 • edição 1284 www.impactopr.com.br • impacto@impactopr.com.br

PUBLICAÇÃO LEGAL

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO

KLABIN S.A. Torna público que irá requerer ao IAT – Instituto Água e Terra, a Licença Ambiental de Operação (LO), para extração de cascalho, im- plantada na localidade denominada Socimbra II, no município de Telêmaco Borba.

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE RENOVAÇÃO DA LICENÇA DE OPERAÇÃO

KLABIN S.A. Torna público que irá requerer ao Instituto Agua e Terra - IAT, a Renovação da Licença de Operação para Extração de Saibro e Cascalho nº 36789 válida até 31/08/2026, instalada na loca- lidade denominada Fazenda Cascalheira da Costa - Município Guarapuava.

SÚMULA DE RECEBIMENTO DA LICENÇA DE OPERAÇÃO

D. MANTOVANELI MINERAÇÃO - ME. Torna pú- blico que recebeu do IAT - Instituto Água e Terra, a Licença de Operação nº 30674 com validade até 20/05/2025 para no município de Cianorte/PR.

SÚMULA DE RECEBIMENTO DE LICENÇA OPERAÇÃO

KLABIN S.A. Torna público que recebeu do IAT - Instituto Água e Terra, a Licença de Operação nº 36792 válida até 03/09/2026 para Extração de Cas- calho, situada na localidade denominada Balança GR02 – Município de Turvo.

SÚMULA DE RECEBIMENTO DE LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO

PAVIMENTACOES E TERRAPLENAGENS SCHMITT LTDA. Torna público que recebeu do IAT – Instituto Água e Terra, a Licença Ambiental de Operação (LO), nº 35505, válida até 09/02/2022, no município de Cascavel/PR.

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE RENOVAÇÃO LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO PAVIMENTACOES E TERRAPLENAGENS SCH- MITT LTDA. Torna público que irá requerer ao IAT – Instituto Água e Terra, a Renovação da Licença Ambiental de Operação (LO), nº 35505, válida até 09/02/2022 para Extração e Britagem de Basalto, no município de Cascavel/PR.

SÚMULA DE RECEBIMENTO DE LICENÇA PRÉVIA

DIEGO MOCELLIN , torna público que recebeu do IAT, a Licença Prévia para armazenagem e co- mércio atacadista de calcárioNº 254149, VALIDA ATÉ 23/09/2023 a ser implantadana Rodovia Regis Bittencourt - BR 116, 3701, KM 191 - Distrito do Lageado - Campo do Tenente/PR.

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA DE INSTALAÇÃO

DIEGO MOCELLIN, torna público que irá re- querer do IAT, a Licença de Instalação para arma- zenagem e comércio atacadista de calcário a ser implantada na Rodovia Regis Bittencourt - BR 116, 3701, KM 191 - Distrito do Lageado - Campo do Tenente/PR.

SÚMULA DE RECEBIMENTO DE AMPLIAÇÃO DE LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO MINERAÇÃO ILHA GRANDE DO PARANÁ LTDA Torna público que recebeu do IAT – Instituto Água e Terra, a Ampliação da Licença Ambiental de Ope- ração (LO), nº 36787, válida até 31/08/2025 para Extração de areia em rio implantada no município de Icaraíma/PR.

SÚMULA DE RECEBIMENTO DE RENOVAÇÃO DE LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Cerâmica LEX – Comércio exportação LTDA torna público que recebeu do IAT – Instituto Água e Terra, a Renovação da Licença Ambiental de Operação (LO), nº 36392, válida até 02/09/2024 para atividade de extração de argila, implantada no município de Guaíra/PR.

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO

FERTIMAIS INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE FER- TILIZANTES LTDA., torna público que irá requerer ao IAT, a Licença de Operação para Fabricação e Comércio de Adubos e Fertilizantes Granulados a ser implantada Rua Estêvão Costa nº 151, bairro Boicininga, Colombo/PR.

SÚMULA DE RECEBIMENTO DE LICENÇA DE INSTALAÇÃO

FERTIMAIS INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE FERTI- LIZANTES LTDA., torna público que recebeu do IAT, aLicença de Instalação paraFabricação e Comércio de Adubos e Fertilizantes Granuladosnº 250362, válida até 28/09/2023, Rua Estêvão Costa nº 151, bairro Boicininga, Colombo/PR.

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA PRÉVIA

ON PETRO – DISTRIBUIDORA DE COMBUSTÍ- VEIS LTDA., torna público que irá requerer ao IAT, a Licença Previa para a atividade de transporte rodoviário de cargas em geral, resíduos e produtos perigosos, implantada na Rua Dr. Eli Volpato Nº 600 em Araucária – PR.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA

A CPA - TERMINAL PARANAGUÁ S.A (cujo nome fantasia é Terin - Terminais Inteligentes), em atendimento ao disposto na Lei Orgânica do Município de Paranaguá e com a base nos estabelecidos no artigo 43 da Lei 10.257/2001 (Estatuto das Cidades) e na Lei Complementar Municipal nº60/07 (PDDI), convida a população em geral e demais interessados a comparece- rem à Audiência Pública para apresentação do EIV - Estudo de Impacto de Vizinhança e RIV – Relatório de Impacto de Vizinhança, referentes ao empreendimento Ampliação do Terminal de Granéis Líquidos, localizado na Rua Francisco Machado, 835 – Vila Guadalupe, Paranaguá – PR, elaborados de acordo com a Lei Ordinária nº2822/2007 que dispõe sobre o Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança e Decreto Municipal de Paranaguá nº 544/2013 que Regulamenta o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV).

Local – Salão Social do Santuário do Rocio Endereço – Praça Thomás Sheehan – Rocio - Paranaguá – PR

Data – 28 de outubro de 2021 Horário – Início às 19h

A audiência pública será realizada simultane- amente ONLINE, com transmissão e participação através dos sites: https://audienciapublicacpa.

com e https://audienjuris.com.br/cpa

O EIV apresentado está disponível no site da prefeitura municipal em https://www.paranagua.

pr.gov.br/conteudo/secretarias-e-orgaos/urba- nismo/eiv-em-analise

*Haverá transporte gratuito disponível para a população saindo da Rua Francisco Machado, esquina com Avenida Coronel Santa Rita, às 18h20, retornando ao ponto de partida após o término da audiência.

LEILÃO Nº 007/2021 – SUCATA – DETRAN/PR

Comissão de Leilão – Portaria n.º 575/2021 – DG - O Departamento de Trânsito do Paraná – DETRAN/PR torna público que realizará licitação, na modalidade leilão, tipo MAIOR LANCE, rece- bendo o número de série 007/2021, para a venda de SUCATA, sendo sucatas aproveitáveis e sucatas aproveitáveis com motor inservível, de veículos automotores de diversos tipos, apreendidos nas cidades listadas no edital. O leilão será realizado em 21/10/2021, a partir das 09:00h. Pelo Leiloeiro Daniel Elias Garcia. Edital completo no site:

www.danielgarcialeiloes.com.br Contato: 0800 278 7431

(41) 99192-8718

MUDANÇAS: PRTB FICA À DERIVA NO PARANÁ

Sem ter respaldo e também apoio do partido do atual vice-presidente Hamilton Mourão, o ex-verea- dor curitibano Chico do Uberaba preferiu renunciar

ao cargo de presidente do PRTB do Paraná, junta- mente com toda a Comissão Executiva, deixando a sigla de Mourão, novamente sem base no estado há menos de um ano das eleições de 2022 e segundo Chico já há outros convites para assumir o comando de outro partido, a partir de novembro.

Uberaba desistiu da sigla devido à briga pela sucessão de Levy Fidelix ainda em andamento e a indecisão do vice que ultimamente tem deixado a desejar dentro do governo, onde passou a ser um mero coadjuvante. Chico já tem um grupo político formado que deve acompanhá-lo na nova jornada, com condições de fazer pelo menos dois deputa- dos federais e um deputado federal, sem nenhum reforço.

Chico e Hussein

Nesta semana uma visita ao líder do governo Ratinho Jr. na assembleia, o deputado Hussein Bakri para uma boa conversa sobre as eleições do ano que vem.

(7)

7

Curitiba, 15 a 21 de Outubro de 2021 • edição 1284 www.impactopr.com.br • impacto@impactopr.com.br

PEIDO DA VEIA UNIÃO DA VITÓRIA

FEITO A MÃO O Espaço União feito a mão foi inaugurado na sexta-feira (8), em União da Vitória.

Um espaço com artesanato e artes

manuais que vai levar o nome da cidade para o mundo. Organizado pela prefeitura de União da Vitória, por meio da Secretaria da Cultura, o espaço é destinado aos artistas da cidade, no intuito de fomentar o comércio local e incentivar a produção de artes manuais, além de oferecer um espaço gratuito para os artesãos desenvolverem seus talentos e ganharem visibilidade.

OUTUBRO ROSA A Secretaria de Saúde de União da Vitória realiza nes- te mês de outubro ações voltadas à divulgação do Ou- tubro Rosa, mês de- dicado à conscienti- zação e à importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo de útero. Entre as ações, estão a divulgação sobre a conscientização do autoexame da mama, e também o agendamen- to de exames de mamografia de rastreamento para mulheres acima de 50 anos. No dia 23 de outubro, das 8h às 16h, nas Unidades de Saúde do município, será realizado o Dia D para a coleta do exame preventivo e solicitação de mamografias.

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e ABC Cidadania (CEJUSC) lança o projeto ABC, de refor- ço na aprendizagem. Idealizado pela professora aposentada e mediadora Sandra Konell, a iniciativa visa atender crianças e adolescentes de regiões mais periféricas e com maior dificuldade ampliada por conta da pandemia de assimilar conteúdos e têm a aprendizagem prejudicada. A Municipal de Educação Ricardo Brugnago será a primeira a implantar o projeto.

IN MEMORIAM

AFFONSO REIS.

O ex-vereador de União da Vitória, Affonso Reis era filiado ao MDB-PR, morreu no domingo (10), a causa da morte não foi informada. Reis tinha 88 anos de idade e estava morando em Curitiba.

Teixeira Filho se elegeu em 1982, vereador da cidade pelo PMDB. Foi Primeiro Secretário da Câmara Municipal, no período de 1983-84 e seu Presidente, no biênio 1987-88. Em 2016, recebeu o Título de Cidadão Honorário de União da Vitória.

Salve periferia! Já tomei três doses da Coronavac, mas garanto que em solidariedade ao Mito não vou mais vacinar! Cacete... vamos defender nossa liberdade de expressão, porra!

BATERIA DE NIÓBIO

E vem aí a bateria de nióbio, tec- nologia 100% brasileira. É a primeira do mundo! Nossos carros elétricos vão recarregar em 6 min. Volks e Toshiba já fecharam parceria para comercializar a tecnologia. Isso quer dizer que voltamos a era do Fusca, agora com direito a plugar na toma- da. Mas o plugue é de três ou dois pinos? Peidos de satisfação!!! Esse Mito é um fenômeno. E louvemos nosso astronauta ministro, esse é de outro mundo! Peidos no éter..

REBANHO IMUNE

Bolsonaro queria imunidade de rebanho, mas só conseguiu um rebanho sem imunidade! Um gado sem vacina tem que se cuidar para não pegar aftosa.

RACHADINHA NA CPI Cacete.... Não é que deu racha na CPI da Covid? Então, rachadura profunda entre os que querem res- ponsabilizar o Bozo por genocídio de indígenas na pandemia.

O relator, Renan Calheiros, o im- poluto, está decidido a enquadrar o presidente no crime, que teria ampla repercussão internacional. Mas em compensação tem um sem número de aloprados louquinhos pra livrar a cara do capetão. Só resta saber então quando cai o checão de R$

98 pilas.

EVITANDO MORTES

E não é que a Coronavac, com chip chinês e tudo está dando certo?

Um artigo científico publicado na plataforma de preprints MedRxiv diz que a Coronavac na Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai foi

eficaz para reduzir casos graves e mortes e para conter variantes da Covid-19. Cacete! É a ciência a servi- ço da saúde. E eu que acreditava no kit cloroquina, ivermectina, jeton de ozônio! ... Todo dia uma “fake news”

pra contrariar o homem...

PRIVATIZA A MESA

O nosso ilustre presidente da Câmara dos Deputados, Arthur toca a Lira, Nero, agora deu pra criticar os preços da Petrobrás. Bem agora que resolveu estabilizar o ICMS, essa por- ra que aumentava os preços.... Agora o Lira quer privatizar a Petrobras.

'Há uma política que tem que ser revista, porque ela nem é pública e nem é privada, completamente', palpitou ele.

Olha, gente! Se não der pra privatizar a Petrobras porque não privatizar a Mesa da Câmara Fede- ral? Privatizada nem custaria tanto pra gente, e quem sabe começaria a funcionar direitinho. Dizem que a iniciativa privada faz maravilhas com nossos parlamentares inertes.

DATENA VAI...

E o gordinho Datena está deci- dido: agora vai! Ele anunciou no seu programa na TV Bandeirantes que disputará as eleições de 2022.

- Ora, deixa ele. O Tiririca já se candidatou e ganhou, o Cacareco quase foi eleito no Rio de Janeiro.

O que é que custa ver o Datena pedindo voto por aí!...

VACINA O VÉIO

Na manhã de quinta-feira (14), o ministro da Saúde, Marcelo Queiro- ga, esteve na UBS 2, da 114 norte,

em Brasília (DF), para vacinar o ministro de Estado Chefe do Gabi- nete de Segurança Institucional da Presidência da República, General Augusto Heleno.

E até fotografaram o picão no véio general. Há van toma vacina...

- Foi uma peidorreira sem tama- nho! E o cheiro, então!!!

GRINGOS NO BR

Não é à toa que o Augusto He- leno se vacinou. O Mito autorizou a entrada de militares dos EUA no Brasil para treinamento com o Exército.

Imagina se o Augusto Heleno com todo o seu histórico de atleta vai ficar de fora dessa. Vacinadinho, em traje camuflado, batendo con- tinência para a bandeira ianque e de prontidão.

É um troca-troca oficial: De janeiro a março deste ano, oficiais brasileiros fizeram treinamento nos EUA...

NÃO VACINA

Cara de palhaço, sem máscara, ele fez pelo menos oito declarações públicas dizendo que se vacinaria contra a Covid-19.

Cara de palhaço, sem máscara, ele colocou seu cartão de vacinação sob sigilo de 100 anos.

Cara de palhaço, sem máscara, esta semana ele disse que não vai se vacinar. Fez um estudo científico detalhado e chegou a conclusão de que não precisa.

Acreditem no Bozo. Ele tem convicção! Vacina não resolve. O que resolve é cloroquina, ivermec- tina e ozônio no rabo.

Gente! Juro que cansei desse povo! Tô indo por hoje! É demais pro meu caminhãozinho. Peidos de satisfação! Semana que vem tem mais! Podem acreditar!

Respirem fundo que vou soltar o derradeiro!!!

(8)

8

Curitiba, 15 a 21 de Outubro de 2021 • edição 1284 www.impactopr.com.br • impacto@impactopr.com.br

COLORIDA COLORIDA

Portos do Paraná recebe prêmios da ANTAQ

André Pioli

A empresa pública Portos do Paraná, responsável pela administração dos portos de Paranaguá e An- tonina, foi premiada na quinta-feira (14), em Brasília, pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em reconhecimento às boas práticas de operação e gestão. Trata-se do Prêmio Antaq 2021, entregue a cada dois anos. A Portos do Paraná ficou entre os três primeiros lugares em duas categorias:

Desempenho Ambiental (na modalidade “Maior Índi- ce de Desempenho Ambiental 2020) e “Conformidade Regulatória”. Entre os portos públicos selecionados na categoria de gestão do Meio Ambiente, junto com o Porto de Paranaguá, estão os portos de Itajaí (SC) e Terminal Portuário de Pecém (CE). Entre os portos públicos, nos três primeiros lugares, na modalidade

“Porto Organizado”, estão a Companhia Docas de São Sebastião, Companhia Docas da Paraíba e Ad- ministração dos Portos de Paranaguá e Antonina. O prêmio foi recebido por André Pioli, atual diretor em- presarial, que está substituindo o diretor presidente Luiz Fernando Garcia que se encontra em Dubai na comitiva do governador.

Luiz Fernando Garcia fez uma palestra em Dubai nesta semana demonstrando o potencial do porto de Paranaguá para investidores.

CADASTRAMENTO NA LEI ALDIR BLANC O prefeito Marcelo Roque autorizou o início da nova etapa de convocação para cadastramento na Lei Aldir Blanc. Segundo Marcelo a meta da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) é destinar quase R$ 700 mil a artistas e grupos culturais da

cidade, por meio de dois editais diferentes: um que visa o fomento de projetos e outro que irá amparar os espaços culturais do município. As inscrições, que ocorrem de forma online, iniciaram na última sexta- -feira (08) e seguem até 3 de novembro. A expectativa da Secultur é contemplar cerca de 170 propostas.

Prefeito Marcelo Roque.

SENADOR NA CAPITANIA DOS PORTOS DO PARANÁ

Senador da República, Álvaro Dias, esteve em Paranaguá visitando a Capitania dos Portos do Para- ná, com o objetivo de conhecer as instalações e as operações realizadas. O Vice-Prefeito de Paranaguá, José Carlos Borba, acompanhou a visita. “Agradeço ao Senador Álvaro Dias por tudo que faz por Parana- guá”, declarou. O Comandante dos Portos do Paraná, André Luiz Morais Vasconcelos, falou sobre a visita.

“Pudemos mostrar um pouco do nosso trabalho e de todas as nossas responsabilidades. É uma honra receber um senador da república”, finalizou.

FALECIMENTO DO MARIOZINHO

Mario Lobo Filho.

Nesta semana a triste notícia do falecimento do ex-superintende da Portos do Paraná, Mário Mar- condes Lobo Filho, na última segunda-feira (11).

Mariozinho Lobo, como era conhecido em Paranaguá.

Ele foi diretor administrativo e esteve à frente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), quando ainda era uma autarquia, de 29 de abril de 2010 a 01 de janeiro de 2011. Advogado, com 53 anos, de família tradicional parnanguara, filho de Mário Marcondes Lobo e Sônia Fatchuf Lobo, ele trabalhou pela cidade, no legislativo, como verea- dor, e no executivo (tanto do município quanto do Estado). Ainda passou pelo Rio Branco Sport Club e foi presidente do Clube Literário. Mariozinho Lobo estava internado em Curitiba, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), e faleceu em decorrência de complicações da Covid-19.

CARGA MOVIMENTADA POR FERROVIA AU- MENTOU 25% NOS PORTOS DO PARANÁ Segue em alta a participação do modal ferroviário no transporte de cargas que chegam ou saem pelos terminais portuários paranaenses. Como mostram os dados da Portos do Paraná, de janeiro a setembro, neste ano, o volume de produtos movimentados em vagões subiu 25,19% em relação ao mesmo período do ano passado. Nos primeiros noves meses deste ano, chegaram ou saíram de trem 19,7% do total foi movimentado pelos portos paranaenses. Isso equivale a 8.752.258 toneladas de carga. Em 2020, no mesmo período, essa participação foi de 15,9% - equivalente a 6.991.429 toneladas.

GUARATUBA

PREFEITURA PROMOVE PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA OUTUBRO ROSA

A Prefeitura de Guaratuba e par- ceiros iniciaram as ações do Ou- tubro Rosa, mês dedicado à saúde da mulher, princi- palmente, sobre a conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero, no último sábado (9).

A abertura oficial do Outubro Rosa em Guaratu- ba aconteceu no Espaço Litoral com uma belíssima oração feita por Ciuma Bonilha.

O prefeito Roberto Justus esteve presente com sua esposa Flávia Brenner Foccacia Justus e as filhas, iniciando sua fala com um agradecimento especial ao deputado Estadual Nelson Justus que estava acompa- nhado de sua esposa Nilva Justus. "O Outubro Rosa foi criado com foco na prevenção e neste dia onde destacamos a importância do auto exame e das con- sultas eletivas, eu quero agradecer ao deputado Nel- son Justus por todo esforço, já que mais da metade dos equipamentos que temos no hospital e nas UBS, o próprio PS, ambulâncias, tudo tem o apoio do de- putado," destacou.

Agradeceu também a presença de todos e pediu uma salva de palmas a todas as mulheres pre- sentes, pela garra e coragem que en- frentam as adversi- dades da vida.

A secretária Municipal da Cultura e do Turismo, Rocio Bevervanso, foi a anfitriã do evento.

ONDAS LITORÂNEAS

(9)

9

Curitiba, 15 a 21 de Outubro de 2021 • edição 1284 www.impactopr.com.br • impacto@impactopr.com.br

COLORIDA COLORIDA

POR FORÇA DO DECRETO Nª 4230 DO GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ, DESDE O ÚLTIMO DIA 16/03/20 OS LEILÕES ESTÃO ON LINE NO SITE:

www.favaretoleiloes.com.br

MAIS UM JORNALISTA

QUE DEUS CHAMA

Já são tantos os jornalistas que Deus chama para subir e ocupar um lugar no céu que a gente fica meio desconfiado...

Agora foi a vez do Cícero do Amaral Cattani que pela in- teligência e audácia fez do jornalismo aquilo que o poeta Carlos Drumond de Andrade escreveu um dia:? “pelas no- tícias de ontem, o jornalismo de hoje faz temer as de amanhã”...

Cícero do Amaral Cattani dividia o exercício da sua vocação com a sua digna esposa Dra. Carmem, os filhos e os Tribunais, pois, injustificadamente, sofria processos e eu era sempre o seu advogado e juntos íamos aos pretórios - por justiça - ele quase sempre era absolvido ou lutava com todas as suas forças para que as hienas da política não o despojassem dos seus próprios bens.

Lembro-me que li certa feita um conto de PITI- GRILLE que bem se adapta ao Jornalista Cícero Cat- tani : havia um príncipe Hindu que disse a um vidente

“dou-te a metade do meu reino , se me permitires ler no livro do meu destino” , logo no outro dia mandou chamá-lo e disse: “dou-te a outra metade do meu reino, se me fizeres esquecer o que li” !

Tenho a impressão que Cícero do Amaral Cattani ao morrer e antes de entregar a sua alma ao Criador repetiu, em pensamentos , a lição de Santos Tomás d’Aquino: “ A razão é origem de toda a liberdade” e assim foi embora deixando os melhores exemplos da coragem e da certeza que sempre procurou agir com a verdade!

NOTA DE REDAÇÃO: Essas palavras foram escritas pelo Jornalista Osmann de Oliveira que, no Fórum Criminal, sempre atuou em favor do seu amigo Cícero do Amaral Cattani!

Cícero Cattani

COVID NÃO ESTÁ NEUTRALIZADA

HÁ LUZ NO FIM DO TÚNEL, MAS OS RISCOS CONTINUAM

Gradativa- mente o brasileiro vai retomando sua vida normal, de- pois de meses de queda no número de casos, as infec- ções por covid-19 em todo o mundo fez aumentar a es-

perança de um fim próximo da pandemia. A partir de julho com o aumento da cobertura vacinal no Brasil, os casos de infecção pelo novo coronavírus esteve em queda no país permitindo flexibilização das restrições sociais e de viagens, bem como a reabertura de estabelecimentos comerciais. Nos últimos meses houve um grande aumento nas taxas de vacinação e as variantes altamente transmissíveis do novo coronavírus diminuíram a força de ação na população do país.

Nesta semana como resultado das mais de 300 milhões de doses de vacina Covid-19 distribuídas para todo o País, o Brasil chegou a uma marca importante na Campanha de Vacinação: mais de 100 milhões de brasileiros que estão completamente vacinados.

O número corresponde a 62,5% do público-alvo imunizados com as duas doses da vacina ou com o imunizante de dose única.

Até o fim de outubro, essa marca deve crescer ainda mais. Isso porque o Ministério da Saúde prevê a chegada de mais 51,5 milhões de doses de vacina Covid-19. A previsão é que sejam 15,3 milhões da AstraZeneca e 36,1 milhões do imunizante da Pfizer.

As doses correspondem a novos contratos, além dos 100 milhões entregues por ambos os laboratórios. O Instituto Butantan também já finalizou as entregas em setembro. O Governo Federal enviou aos estados mais de 301 milhões de doses de vacina Covid-19 e fez o Brasil chegar hoje a 93,7% do público-alvo vacinados com a primeira dose.

NÚMEROS DA PANDEMIA As últimas se- manas registraram uma sensível mu- dança nas taxas de ocupação de leitos em Unidades de Terapia Intensiva - UTIs da Covid-19.

Os registros de contágio também caíram substan- cialmente. E até a média de mortes vem baixando em todo o País. A população se preocupa com a retomada da economia e os índices de fome crescem a todo instante. Com o ciclo completo da vacinação vamos poder trabalhar mais, produzir mais e ame- nizar a fase de retração da economia. No entanto, todo o cuidado é pouco. A ciência nos alerta para os procedimentos básicos para a volta.Os números do Brasil contabilizam 601.643 óbitos e 21.596.739 casos de coronavírus desde o início da pandemia, segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa com dados das secretarias de Saúde. É a menor média de vítimas registrada desde abril de 2020.

QUEM DECLARA O FIM DA PANDEMIA?

Segundo cientistas e historiadores, existe a possi- bilidade de as pessoas decidirem sobre o fim da pan- demia muito antes de qualquer órgão governamental declará-lo oficialmente. Se a sociedade considerar o fim da pandemia antes de ele ser oficialmente declarado pela ciência, aceitaremos as graves conse- quências — incluindo mortes. Foi isso que geralmente ocorreu nas pandemias anteriores.

QUANDO SERÁ?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a pandemia de covid-19 em 11 de março de 2020.

Após 19 meses exaustivos e caóticos, as pessoas en- lutadas e esgotadas psicologicamente se perguntam quando a pandemia finalmente acabará?

(10)

10

Curitiba, 15 a 21 de Outubro de 2021 • edição 1284 www.impactopr.com.br • impacto@impactopr.com.br

COLUNA DE OSNI NANDO PSICÓGRAFO!

Osni Nando é psicógrafo graduado pela Royal Academy de Salem, Master pela Sociedade Científica de Psicografia de Warsóvia! Professor titular na República Tcheca!

VOLTANDO COMO PROMETIDO!!!

Ontem (12 de outubro) dia dos guris e das gurias dei uma passeada aérea pela minha Porto Alegre.

Vi o por do sol no Guaíba. Olhei por cima a cidade que tanto orgulho me dá. Fui ao Piratini. Pois bahhh!

Prestem atenção neste guri que está ali. Tem os trejeitos dele, mas é melhor que o Capitão e que o canalha! Este Capitão não entendeu que é Presidente da República, pois não se dá o respeito. Ontem es- tava batendo boca com aquela china da Globo, a tal Xuxa! Se o guri passar pelo sacripanta de São Paulo estará no páreo.

Brizola e Collor

Semana passada este Osni cansou, de modos que continuo de onde parei. Fui reeleito no Rio de Janeiro e trabalhei com Collor, quando fiz a Linha Vermelha e as escolas integrais que tanto me deixaram feliz.

Brizola e Cesar Maia, Brizola e Garotinho Depois em 1994 sofri a grande desilusão, quando fui abandonado pelo PDT, especialmente por Cesar Maia e Anthony Garotinho que se afasta- ram com objetivos pessoais. O tempo se encarregou desses dois guaipecas!

LERNER NO EVENTO COM FHC.

No Paraná fui traído vilmente pelo Lerner e turma.

A ponto de ir à Curitiba e eles prestigiarem no dia um comício daquele Fernando Henrique, num tal Bairro Novo. Não há como enfrentar peleia com traíra no

jogo político. Os traidores me fulminaram e acabei com 3,18%!

Acertei-me com aquele Lulla e fui candidato a Vice Presidente em 1998, quando perdemos para o homem do mensalão o Fernando Henrique.

Depois perdi a Prefeitura do Rio em 2000, e perdi o Senado em 202, quando fiquei em sexto lugar no Rio de Janeiro. Imagine que o Rio consagrou o “gato angorá”, Moreira Franco, este apelido dei a ele por ir de colo em colo na politica.

Uma das poucas alegrias que tive no fim foi o vareio que dei na Globo quando o Cid Moreira leu o editorial daquele Roberto Marinho me pedindo desculpa.

Dilma, Brizola

Brizola Neto e Dilma

Por derradeiro quero lembrar que avisei muitas vezes que aquela Dilma sempre valeu menos que um pacote de bolachas apesar de um neto meu ter sido Ministro do Trabalho dela.

Por esta tertúlia me despeço mandando um que- bra costelas para o leitor!

QUANDO ESTE OSNI NANDO SE DISTRAIR EU RETORNO!

LIVRO DO MORO VEM AÍ!

Sergio Moro

De olho em 2020, o ex-juiz Sérgio Moro lançará livro sobre os bastidores da operação Lava Jato e do governo Bolsonaro, da qual foi ministro da Justiça. O livro da Editora Sextante já está em fase de pré-venda, com o lançamento previsto para a segunda quinzena de outubro. O livro deverá ser um sucesso de vendas, o que aumentará os re- cursos do próprio Moro para se lançar candidato, seja à Presidência ou ao Senado, como especulam.

REPOSIÇÃO SALARIAL: Prefeitura deve voltar a pagar em janeiro os 3,14% suspensos por decisão do STF

URV DA ALEP

Funcionários aposentados da Assembleia Legislativa do Paraná entrando em contato com IMPACTO para fazer uma matéria sobre o paga- mento prometido da URV que teve uma defasa- gem na época de mais de 12 por cento e até hoje só se ouviram promessas da mesa diretora dos outros reajustes. Muitos dos que estiveram em nossa redação não conseguem mais suportar a inflação e os aumentos da alimentação.

A Prefeitura de Curitiba vol- tará a pagar, em janeiro de 2022, os 3,14% de reposição salarial dos servidores municipais que, desde setembro, está suspensa em cumprimento à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

O prazo é necessário para que expire a Lei Comple- mentar 173 (federal), que vetou reajustes e vale até 31/12/2021. O projeto de lei para implementar a ação deverá ser enviado ainda este ano.

Ficaram programadas também para janeiro as reuniões de negociação salarial com os sindicatos que representam os servidores municipais. Nelas será debatida a pauta que os sindicatos apresentarão no início do mês, logo após o recesso de Natal e de ano novo.

A negociação salarial deveria ser realizada neste mês, mas a Lei Complementar 173/2020, que trata do Programa Federativo de Enfrentamento ao Coro- navírus, proíbe, além da concessão de aumento ou reajuste a servidores públicos, também a negociação desse tema.

Referências

Documentos relacionados

Todavia, assim que o governo brasileiro confirmou sua decisão de enviar tropas à MINUSTAH as críticas inverteram de foco e passaram a ser o estabelecimento

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

- As medidas que seguidamente propomos para revitalizar a vida económica do concelho e combater o desemprego, não são as únicas, pois quando falarmos dos outros três

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO COMISSÃO PERMANENTE DE PROCESSO SELETIVO - CPPS.. CONCURSO PARA PROFESSOR EFETIVO

Because of the specificities involved in the process of swallowing and the speech-language therapist’s eye upon it, the present paper aims at identifying which speech-

Este documento pretende sensibilizar os alunos para a necessidade de fazerem uma preparação orientada para a Prova de Corta-mato Regional, nomeadamente melhorar a

[r]

51 - Ficam criados, na estrutura de cargos em co- missão do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, os seguintes cargos: 01 (um) cargo de Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros