• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO UNIFESP CAMPUS DIADEMA-SP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO UNIFESP CAMPUS DIADEMA-SP"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Ministério da Educação

Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO – UNIFESP CAMPUS DIADEMA-SP

EDITAL DO PROCESSO DE SELEÇÃO EM FLUXO CONTÍNUO PARA O CURSO DE MESTRADO EM ANÁLISE AMBIENTAL INTEGRADA - 2022

A coordenação do Programa Interunidades de Pós-Graduação em Análise Ambiental Integrada, da Universidade Federal de São Paulo, no uso de suas atribuições legalmente conferidas, torna público o edital do processo de inscrição para a seleção de candidatos(as) ao curso de Mestrado Acadêmico do Programa Interunidades de Pós- Graduação em Análise Ambiental Integrada (PPGAAI) para o ano de 2022 e estabelece abaixo as normas para o processo de seleção.

1. DOS OBJETIVOS GERAIS DO PROGRAMA

1.1. O Programa Interunidades de Pós-Graduação em Análise Ambiental Integrada (PPGAAI), doravante referido como “programa”, propõe-se a formar pesquisadores(as) que tenham habilidades e competências para articular o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento sob uma perspectiva interdisciplinar aplicada às questões ambientais, capazes de gerar novos conhecimentos relacionados com o desenvolvimento de políticas públicas, metodologias e tecnologias sustentáveis mitigadoras de impactos socioambientais.

1.2. Trata-se de um programa Interunidades (Campi Diadema e Baixada Santista), sediado no Campus Diadema, que concentra a maior parte das atividades acadêmicas (disciplinas e eventos) e administrativas (secretaria). O programa não disponibiliza serviço de transporte próprio e gratuito entre os campi.

2. INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O SISTEMA DE INGRESSO

2.1. O ingresso de candidatos(as) como alunos(as) regulares no programa se dá em fluxo contínuo e pode ocorrer em qualquer época do ano durante a vigência do presente edital.

2.2. Os(as) candidatos(as) postulantes às bolsas do programa, quando estas forem disponibilizadas, serão submetidos a uma prova escrita na área de Ciências Ambientais para fins de classificação e atribuição da bolsa, conforme dispositivos adiante.

3. DAS VAGAS OFERECIDAS

3.1. Serão oferecidas 24 vagas anuais, preenchidas em fluxo contínuo conforme a ordem de apresentação de candidaturas e aprovação. O(a) candidato(a) que se inscrever após o preenchimento das vagas, ficará em lista de espera válida durante a vigência do presente edital.

(2)

Ministério da Educação

Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

3.2. Do total anual de vagas, em consonância com a Portaria PROPGPQ no 3197/20211 (ações afirmativas na pós-graduação), 33% (8 vagas) serão destinadas para ações afirmativas, das quais: 4 (quatro) vagas para pessoas negras e quilombolas; 1 (uma) vaga para pessoas indígenas; 1 (uma) vaga para pessoas com deficiência; 1 (uma) vaga para pessoas transgênero; 1 (uma) vaga para pessoas em situação de refúgio, apátridas e portadores de visto humanitário.

3.3. As vagas serão preenchidas em fluxo contínuo conforme a ordem de apresentação de candidaturas e aprovação.

3.4. No caso de desistência de candidato(a) aprovado(a) para uma das vagas destinadas às ações afirmativas, sua vaga será preenchida pelo(a) próximo(a) da lista de espera na sua categoria, ou de outra categoria na inexistência do anterior, de acordo com a demanda.

3.5. A distribuição das vagas não-preenchidas será reavaliada no início de cada semestre letivo pela Comissão de Ensino do Programa (CEPG), de acordo com a demanda.

4. DA INSCRIÇÃO

4.1. A inscrição se dará pelo preenchimento e envio do formulário de inscrição, bem como dos demais documentos (item 4.4) digitalizados em formato PDF à Coordenação do PPGAAI por e-mail (ppg.aai@unifesp.br), com o assunto “Inscrição PPGAAI – Nome Candidato(a)”.

4.2. São requisitos para a inscrição no programa: o aceite por parte de um(a) orientador(a) pertencente ao quadro de orientadores(as) permanentes ou colaboradores cadastrados no programa e apresentação de um projeto de pesquisa. Assim, o formulário de solicitação de ingresso por fluxo contínuo no programa deve ser assinado por ambos, o(a) candidato(a) e o(a) orientador(a).

4.3. É facultado aos candidatos que se enquadram nas categorias de ações afirmativas a inscrição para as vagas de ampla concorrência.

4.4. Para se inscrever no processo seletivo, o(a) candidato(a) deverá enviar, por e-mail, os documentos listados abaixo. Caso o(a) candidato(a) seja aprovado(a), alguns dos originais dos documentos abaixo serão exigidos no ato da matrícula junto à secretaria do programa, conforme item 7 deste edital.

(a) Formulário de inscrição preenchido e assinado pelo(a) candidato(a) e pelo(a) orientador(a), disponível no site do programa. Em caso de intenção de ocupar vagas reservadas às ações afirmativas, o(a) candidato(a) deverá informar neste formulário para qual categoria está se inscrevendo: pessoas negras, quilombolas, indígenas, com deficiência ou transgênero. É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) verificar, no momento da escolha de cada uma das categorias de concorrência, o atendimento aos critérios exigidos para concorrer a estas vagas;

(b) Curriculum Vitae Lattes atualizado do(a) candidato(a) (disponível para preenchimento e impressão na

1 Documento disponível em:https://www.unifesp.br/reitoria/propgpq/documentos/portarias/category/87-

2021#:~:text=PORTARIA_PROPGPQ_N._3197%2D2021___DISPES_SOBRE_AS_AES_AFIRMATIVAS_NA_UNIFESP.pdf

(3)

Ministério da Educação

Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

internet no sítio do CNPq: Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br). O currículo do(a) candidato(a) deve ser acompanhado dos documentos comprobatórios das informações declaradas. Somente as informações comprovadas documentalmente serão consideradas para fins de pontuação curricular;

(c) Histórico escolar completo da graduação;

(d) Diploma de Graduação (frente e verso) expedido por universidade reconhecida e regulamentada pelo Ministério da Educação. No caso de candidato(a) com graduação no exterior, o diploma ou documento equivalente deverá ser expedido por universidade oficialmente reconhecida e regulamentada, na forma da lei do país de origem. O(a) candidato(a) que ainda não possuir o Diploma de Graduação deverá apresentar declaração expedida pela instituição de origem de data provável de conclusão do curso ou declaração de próprio punho informando data provável da colação de grau. A matrícula no programa somente será possível às pessoas que comprovarem a conclusão do curso de graduação;

(e) Carta de aceitação do(a) orientador(a) no programa, disponível no site do programa, a qual deverá ser emitida após entrevista do(a) candidato(a) com o(a) orientador(a) ou orientadores(as);

(f) Documentos de identidade do(a) candidato(a): RG (ou CNH ou documento equivalente válido em território nacional) e CPF, para brasileiros(as); RNE, no caso de estrangeiro(a) (se não possuir o RNE, será aceita para inscrição cópia do passaporte);

(g) Uma foto 3x4 recente;

(h) Projeto de pesquisa (máximo 20 páginas), que deve obrigatoriamente estar inserido nas temáticas das linhas de pesquisa do PPGAAI e ter caráter interdisciplinar, sendo esse um dos critérios que será levado em consideração pelo(a) parecerista.

(i) Documentos comprobatórios para os(as) candidatos(as) que optarem por concorrer a vagas destinadas para ações afirmativas, conforme item 4.5.

4.5 No caso de candidatos(as) que optarem por vagas destinadas para ações afirmativas, a conformidade do(a) candidato(a) com a categoria da vaga pleiteada deve ser comprovada no ato da inscrição por meio de um dos seguintes documentos:

(a) Autodeclaração assinada no caso dos(as) candidatos(as) que optarem por uma das vagas reservadas para pessoas negras. Uma banca de heteroidentificação, instituída na Universidade, fará a verificação da autodeclaração.

(b) Os(as) candidatos(as) quilombolas deverão apresentar declaração de liderança da comunidade à qual pertencem.

(c) Os(as) candidatos(as) indígenas deverão apresentar cópia do Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) ou declaração da FUNAI ou declaração de liderança do grupo ao qual pertence.

(d) Laudo médico dos últimos 12 meses assinado por um médico especialista, no caso dos(as) candidatos(as) que optarem pela vaga destinada a pessoas com deficiência. É também obrigatória a apresentação de documentos adicionais para casos específicos de deficiência descritos no Art. 10 da

(4)

Ministério da Educação

Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Portaria PROPGPQ no 3197/20212.

(e) Autodeclaração assinada da condição de pessoa transgênero, no caso dos(as) candidatos(as) que optarem pela vaga destinada a pessoas nessa categoria.

(f) Comprovação da condição de refugiado(a) reconhecida pelo Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE) ou apresentação do protocolo de solicitação de refúgio, de acordo com o estabelecido pela Lei n° 9.474, de 22 de julho de 1997 ou, ainda, visto humanitário válido.

4.6. A ausência de qualquer dos documentos relacionados no item 4.4 e do atendimento de suas exigências acarretará o indeferimento da inscrição.

4.7. A qualquer tempo, caso haja denúncia sobre não conformidade na utilização de qualquer uma das categorias de vagas destinadas às ações afirmativas, o(a) candidato(a) ou estudante poderá ser convocado pelo Escritório de Ações Afirmativas da PROPGPQ, que, após análise de banca avaliadora, atestará ou não a conformidade e responderá às denúncias impetradas. A recusa ou o não comparecimento à convocação acarretará desligamento do estudante do programa. Os(as) candidatos(as) serão excluídos deste Processo Seletivo a qualquer tempo, se ficar comprovada falsa declaração ao optar por qualquer uma das vagas destinadas para ações afirmativas.

4.8. Os(as) candidatos(as) que não concordarem com o resultado das bancas de análise de heteroidentificação ou da condição de deficiência devem enviar por e-mail um pedido de recurso à coordenação do programa (ppg.aai@unifesp.br) em um prazo de até 5 dias úteis da divulgação do resultado da banca. A coordenação analisará o caso, podendo solicitar nova manifestação da banca em questão, submetendo a decisão final à CEPG.

4.10. Para candidatos(as) estrangeiros(as) não será necessária comprovação de proficiência em língua portuguesa para o ingresso no programa. Entretanto, os(as) candidatos(as) estrangeiros(as) devem estar cientes de que todas as aulas das disciplinas do PPGAAI serão ministradas em português, bem como a dissertação final deverá estar escrita igualmente em português.

4.11. Poderão solicitar a avaliação de candidaturas em fluxo contínuo os(as) orientadores(as) credenciados no programa que não tenham atingido o limite de 5 (cinco) orientações simultâneas, das quais apenas 2 (duas) podem ser orientações individuais (não múltiplas).

4.12. Após aprovado(a), o(a) estudante deverá realizar a matrícula (item 7) em até 45 dias corridos, com o projeto já submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Unifesp.

5. DO FLUXO INTERNO PARA AVALIAÇÃO DOS PEDIDOS DE MATRÍCULA

5.1. Os documentos serão recebidos pela Coordenação do PPGAAI, que confirmará ao(à) candidato(a) o recebimento e iniciará o processo de avaliação da candidatura.

5.2. Após verificação da temática do projeto de pesquisa do proponente, a coordenação o encaminhará para uma avaliação “duplo cego” para um(a) parecerista anônimo(a) dentre o quadro de Docentes Permanentes do

2 https://www.unifesp.br/reitoria/propgpq/documentos/portarias/category/87-

2021#:~:text=PORTARIA_PROPGPQ_N._3197%2D2021___DISPES_SOBRE_AS_AES_AFIRMATIVAS_NA_UNIFESP.pdf

(5)

Ministério da Educação

Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Programa ou um Ad hoc externo, sendo que este terá 30 dias corridos para enviar sua avaliação, recomendando ou não o ingresso do(a) proponente.

5.3. O(a) orientador(a) proponente poderá sugerir até dois nomes de eventuais pareceristas para a avaliação, cabendo à coordenação do programa a decisão final para quais submeter o projeto (os sugeridos ou outros).

5.4. A pontuação do curriculum vitae será realizada pela coordenação do programa;

5.5. Caso o parecer do projeto não recomende a aprovação, a coordenação encaminhará o parecer ao proponente, que poderá optar por incorporar as sugestões do parecerista e reapresentar o projeto (indicando em carta à parte as justificativas de não incorporação de cada sugestão, se for o caso) ou cancelar sua candidatura. A ausência de manifestação do(a) proponente ou o não encaminhamento de projeto reformulado no prazo de 45 dias implicará no cancelamento da candidatura.

5.6. Tanto o projeto aprovado, quanto o parecer e a pontuação do CV, serão apreciados em reunião da CEPG, que aprovará ou reprovará a candidatura, cujo resultado final será comunicado aos interessados pela coordenação do programa. Portanto, o resultado final poderá demorar até 60 (sessenta) dias para ser divulgado, sendo que será considerada a data inicial do pedido de avaliação de candidatura enviado à coordenação para fins de ordem de ingresso.

5.7. Apenas em período de distribuição de bolsas, esses prazos poderão ser alterados para atender o processo, mediante edital específico para a classificação e distribuição de eventuais bolsas de estudo disponíveis.

6. DOS CRITÉRIOS A SEREM CONSIDERADOS PARA AVALIAÇÃO NA CEPG

6.1. Será realizada uma análise curricular, na qual serão considerados aprovados(as) o(a)s candidato(a)s que atingirem notas iguais ou superiores a 5,00 nos quesitos considerados pela CEPG (Apêndice I). Também será considerado o relatório do parecerista, conforme os critérios qualitativos descritos no Apêndice II, que subsidiará a decisão final do colegiado.

6.2. Os(as) candidatos(as) poderão solicitar a revisão de nota por meio de requerimento devidamente assinado dirigido à coordenação do programa, em até 2 dias úteis, contados a partir da data de divulgação do resultado.

O requerimento deverá ser encaminhado ao email da coordenação do programa (ppg.aai@unifesp.br), que imediatamente repassará à CEPG para análise. No prazo de 5 (cinco) dias úteis, a CEPG avaliará o requerimento e revisará a nota, se for o caso.

7. DA MATRÍCULA

7.1. Uma vez aprovado o ingresso do(a) candidato(a), a coordenação do programa encaminhará o resultado à secretaria do programa, que irá orientar sobre os procedimentos da matrícula e documentos necessários (podendo haver solicitação de complementação ou atualização aos já apresentados na candidatura).

7.2. O(a) candidato(a) deverá observar as condições de matrícula inicial, diretos e deveres de discentes previstos

(6)

Ministério da Educação

Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

no Regimento Interno da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação3 e no Regimento Interno do PPGAAI4, bem como das normas complementares e associadas.

7.3. O(a) candidato(a) terá 45 (quarenta e cinco) dias corridos para iniciar seu processo de matrícula no programa, contados a partir do envio de orientações pela secretaria do programa ao(à) candidato(a). Caso o prazo seja vencido sem justificativa plausível e aceita pela coordenação do programa, a autorização para matrícula será cancelada e o processo de ingresso extinto.

8. DA SELEÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSAS

8.1. Caso o(a) ingressante tenha interesse em bolsa de estudo do programa, ele(a) poderá se inscrever na prova de distribuição de bolsas, que ocorrerá a depender da disponibilidade de bolsas e disporá condições e regras em edital específico.

8.2. Para concorrer às bolsas, quando forem disponibilizadas, os(as) candidatos(as) deverão ter apresentado candidatura em completa conformidade para ingresso no programa, estarem com sua matrícula aprovada ou já estarem matriculados(as) no PPGAAI, para então poder realizar a prova de conhecimentos básicos em Ciências Ambientais. A prova objetiva estabelecer uma classificação dos(as) candidatos(as) para atribuição de bolsas, considerando o período de vigência de seu edital.

8.3. A prova de conhecimentos básicos em Ciências Ambientais, bem como a sua aplicação, será a mesma para candidatos(as) das vagas de ampla concorrência e de vagas de ações afirmativas. Contudo, os resultados e a classificação serão apresentados em listas separadas entre esses dois tipos de vagas.

8.4. A quantidade de bolsas destinada às vagas de ações afirmativas será o equivalente a 25% do total de bolsas disponíveis no ano em que vigorar o presente edital, sendo que a primeira bolsa disponível em 2022 será destinada às categorias contempladas nas ações afirmativas. Caso a cota de bolsas não seja destinada às pessoas ocupantes de vagas de ações afirmativas, por falta de interesse ou ausência destas pessoas no programa, a(s) bolsa(s) será(ão) direcionada(s) para o processo seletivo referente às vagas de ampla concorrência do programa.

8.5. O edital específico de seleção de bolsistas irá prever todas as condições e procedimentos para execução do processo.

9. DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1. Um banco de pareceristas Ad hoc será alimentado permanentemente pelo corpo docente do PPGAAI.

9.2. Todos(as) os(as) ingressantes, independente da categoria da vaga, ficarão submetidos(as) às mesmas regras e prazos impostos a todos(as) os(as) pós-graduandos(as) do PPGAAI.

9.3. Informações adicionais poderão ser obtidas junto à Secretaria de Pós-Graduação do Campus Diadema: Rua

3 https://www.unifesp.br/reitoria/propgpq/regimento-2021?download=801:regimento-interno-da-pro-reitoria-de-pos-graduacao-e- pesquisa-2021

4 https://ppgaai-unifesp.webs.com/normas-e-formul-rios

(7)

Ministério da Educação

Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

São Nicolau, 210, 5o andar, Centro – Diadema/SP, CEP 09913-030, e-mail: secretaria.ppgaai@unifesp.br.

9.4. Este edital será vigente até a data em que um novo edital seja aprovado pela CEPG. As candidaturas apresentadas durante a vigência deste edital serão analisadas conforme as condições nele estabelecidas, mesmo que ele venha a ser substituído por novo edital.

9.5. Os casos omissos e não previstos por este edital serão resolvidos pela CEPG. Ao se inscrever, os(as) candidatos(as) assumem conhecer e aceitar o conteúdo deste Edital, assim como o Regimento Interno da Pós- Graduação e Pesquisa da UNIFESP.

9.6. Este edital substitui o Edital de Seleção em Fluxo Contínuo aprovado em 2021 e entra em vigência em 10 de fevereiro de 2022.

Prof. Dr. Décio Luis Semensatto Junior Coordenador do PPGAAI

(8)

Ministério da Educação

Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

APÊNDICE I

Processo de Fluxo Contínuo - Análise dos Históricos Escolares e Currículos

Avaliação do desempenho acadêmico, da produção científica e da experiência do(a) candidato(a) Obs: todos esses documentos devem ser anexados ao Curriculum, conforme edital.

Na análise do curriculum Lattes, a Comissão de Seleção atribuirá a pontuação aos aspectos listados abaixo de I a VII, que para efeito de contagem deverão estar comprovados com cópias simples no ato da inscrição. Itens curriculares mencionados no Curriculum Lattes e não comprovados não serão pontuados. A nota global do curriculum Lattes será o resultado da somatória da pontuação em cada um dos aspectos avaliados, variando de 0,00 (zero) a 10,00 (dez).

Pontos por item Pontuação máxima I. Realização de estágios e iniciações científicas (referenciados por

semestre de atividade) 0,5 1,00

II. Atividades técnico-científicas: organização de eventos, monitorias, consultorias, oferecimento de cursos e palestras etc.

(referenciadas por número de itens)

0,5 0,5

III. Participação em cursos extra-curriculares (referenciada pela

soma de todas as cargas horárias) 0,5 a cada 40 horas 0,5

IV. Participação em eventos (referenciada pelo número de itens) 0,25 0,5

V. Publicações (referenciadas pelo número de itens) - 1,5

Livros 2,5 -

Capítulos de livros e artigos em periódicos 2,0 -

Trabalhos completos em eventos 1,5 -

Resumos expandidos 1,0 -

Resumos 0,5 -

Material educacional 1,0 -

VI. Experiência profissional comprovada na área ambiental

(referenciada por semestre de atividade) 0,5 1,5

VII. Curso de especialização (pós-graduação lato sensu),

contabilizando-se um item, no máximo 0,5 0,5

VIII. Histórico escolar Baseado no CR 4

(9)

Ministério da Educação

Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

APÊNDICE II – ANÁLISE DE PROJETO DE PESQUISA

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

Item Tópico Observações/Comentários

Página de rosto

Estão indicados os nome da Instituição, título do projeto, local e data?

O título é adequado ao projeto?

Resumo O resumo expressa informações sobre o tema, problema, objetivos, metodologia e resultados

esperados?

SE HOUVER NO TEXTO Lista de figuras Lista de tabelas Lista de abreviaturas e siglas

Lista de símbolos

ELEMENTOS TEXTUAIS

Seção Tópico Questão Comentários/Observações

Introdução

Tema do

Projeto O tema é explicitado e é interdisciplinar?

Problema O problema a ser investigado é declarado (em forma de pergunta ou não) e pertinente à pesquisa?

Justificativa

O projeto apresenta a importância da pesquisa do ponto de vista da integraçãoentre as dimensões

social, econômica, educacional, tecnológica ou ambiental? Ela se fundamenta em documentos?

Objetivos

Os objetivos expressam claramente o que a pesquisa quer alcançar? Eles são adequados para a

resolução do problema?

Seção Questão Comentários/Observações

Revisão da Literatura

O referencial teórico é interdisciplinar e pertinente ao problema e à metodologia?

Ele expressa conhecimento sobre o tema da pesquisa?

As citações estão corretas?

O texto é estruturado adequadamente (visão abrangente do tema seguida de informações específicas relativas ao problema)?

As informações, devidamente atribuídas aos seus autores, estão articuladas?

(10)

Ministério da Educação

Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Seção Questão Comentários/Observações

Material e Métodos

A metodologia apresenta os passos necessários para alcançar os objetivos?

A metodologia é coerente com os objetivos?

A metodologia deixa claro como os dados serão coletados e analisados?

A metodologia é factível do ponto de vista dos recursos humanos e materiais?

A metodologia tem características de interdisciplinaridades?

Resultados

esperados O projeto apresenta os resultados que se deseja alcançar?

Cronograma

O cronograma é exequível?

O cronograma prevê a realização de todos os passos da metodologia?

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

Seção Questão Comentários/Observações

Referências Todas as referências foram citadas no texto?

As referências seguem um padrão de formatação consistente?

Anexos (se

houver) Anexos e apêndices estão diferenciados e indicados corretamente?

Avaliação Final

Aprovado ( ) Parcialmente Aprovado ( ) Não Aprovado ( )

Sugestões de incorporação e/ou alterações de elementos e comentários adicionais

Referências

Documentos relacionados

responsável para aplicação, após a comprovação dos pagamentos efetuados e poderão ser feitas de acordo com as modalidades de ensino on-line ou semipresencial, conforme

Graças à utilização da diatomácea como elemento básico no processo filtrante, o Diato–filtro TETIS vai além do simples tratamento da água por filtragem: fornece água

História do direito do trabalho; conceito do direito do trabalho; denominação; natureza jurídica; autonomia do direito do trabalho; relação do direito do trabalho com outros ramos

O estudo assume um caráter exploratório, pois segundo Gil (2014), pesquisas exploratórias são desenvolvidas com o objetivo de explorar, aproximar de um tema

a) Existem mais crianças em idade escolar frequentando aulas atualmente do que em qualquer outro período da nossa história. b) Existe mais crianças em idade escolar. frequentando

-Desde un smartphone o tablet profesional o personal descargando la aplicación YAMMER disponible en Apple Store, Google Play Store o Windows store.. 5 / Wypełnij formularz

Caso alguma destas configurações não corresponda ao seu projeto, (i.e. caso não utilize o ATmega8 como microcontrolador da gravadora, ou não utilize um cristal de 12MHz, ou não

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de