• Nenhum resultado encontrado

O APROVEITAMENTO DOS RECURSOS DA TIC EM UMA ESCOLA ENSINO FUNDAMENTAL I DO INTERIOR DO CEARÁ.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O APROVEITAMENTO DOS RECURSOS DA TIC EM UMA ESCOLA ENSINO FUNDAMENTAL I DO INTERIOR DO CEARÁ."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

1 1

O APROVEITAMENTO DOS RECURSOS DA TIC EM UMA ESCOLA ENSINO FUNDAMENTAL I DO INTERIOR DO CEARÁ.

THE USE OF ICT RESOURCES IN A FUNDAMENTAL EDUCATION I INSIDE THE CEARÁ.

Francisca Auderlânia de Oliveira Dias(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceara (IFCE) -audelania_dias@hotmail.com)

Emannuel Diego Gonçalves de Freitas(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceara (IFCE) -diego@ifce.edu.br)

Resumo

O presente artigo tem por objetivo geral sondar e orientar o uso da lousa digital, foi feito um estudo de caso na E.E.I.F. Dr João Gonçalves de Sousa da rede Municipal de Lavras da Mangabeira no Distrito de Mangabeira-CE.Foi realizado questionário com onze professores do referido estabelecimento. O questionário contou com doze perguntas abertas, obtidas por visita in loco e se agruparam em duas categorias: características pessoais e fatores relacionados ao assunto. Para aquisição dos resultados foram aplicadas as estatísticas descritiva e analítica do conteúdo e constatou-se que as dificuldades com as tecnologias não são os únicos empecilhos para usar a lousa digital, mas sim uma formação adequada, que muitos nem sabiam que existia o aparelho na escola. Vale ressaltar como é importante melhorar as condições ofertando formação de qualidade aos docentes do referido estabelecimento.

Palavras-chave:Educação Tecnologia; LousaDigital; Formação de Professores;

Escola Interior do Estado do Ceará.

Abstract:

The present article has as general objective to probe and to guide the use of the digital slate, a case study was made in E.E.I.F. Dr João Gonçalves de Sousa of the Municipal network of Lavras da Mangabeira in the District of Mangabeira.

A questionnaire was carried out with eleven teachers of said establishment. The questionnaire had twelve open-ended questions, obtained by an on-site visit and if and were grouped into two categories: personal characteristics and factors related to the subject. To obtain the results were applied to descriptive and analytical content statistics and found that the difficulties with the technologies are not the only obstacles to use the digital whiteboard, but an adequate training, which many did not even know that the device existed in school. It is worth mentioning how important it is to improve the conditions by offering quality training to the teachers of this establishment.

Keywords:Education Technology, Digital Slate, Teacher Training, Interior School of the State of Ceará.

1. Introdução

(2)

2 2

A variedade das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que vem causando incontáveis mudanças na sociedade e na sala de aula, e de como o sujeito se comunica e se informa. Diante das constantes mudanças no cotidiano e comportamento das pessoas, devido suas interações com as novas tecnologias os professores precisam refletir continuamente, sobre mudança na sua prática pedagógica, sabendo que algumas tecnologias já se encontram presentes na escola, têm sido reveladas diversas necessidades de práticas pedagógicas inovadoras, contando com as potencialidades das mídias digitais no processo de ensino e aprendizagem com o uso da lousa digital.

Mudar este prisma, através da inserção das TICs no ambiente escolar, vai além de atender uma necessidade de interação entre professor e aluno. É necessária uma capacitação entre os professores com foco na mudança da prática pedagógica tradicional para a utilização da lousa digital como um recurso pedagógico que tornam as aulas mais dinâmicas (TREVISOL et al. 2016, p.126).

A lousa digital, frequentemente usada tanto em escolas particulares como em escolas publicas de todo país, surge como alvo deste trabalho, que se desenvolve na escola Dr João Gonçalves de Sousa no Distrito de Mangabeira Município de Lavras da Mangabeira-CE , onde se encontra uma dessas lousas, mas não usada. Muitos professores da instituição não conheciam a existência do equipamento enquanto outros céticos perante a tecnologia, trazem os questionamentos: Como será que o Município de Lavras da Mangabeira-CE por meio da Secretaria de Educação vem implementando uma política educacional para o uso das mídias digitais e em especial a lousa digital? E surgem mais dúvidas, expectativas e inquietudes: Será que vamos nos adaptar a esta iniciativa em usar a lousa digital? O esforço e dedicação em aprender a lidar com as mídias digitais vão trazer benefícios para instituição? Os usuários docentes e discentes farão uso adequado da lousa digital?

E frente aos questionamentos decide-se implementar um projeto piloto no Município para capacitação dos professores e núcleo gestor da referida escola para o uso didático pedagógico da lousa digital, e sabe-se que o uso adequado das mídias digitais sugere diversos espaços de ensino e aprendizagem focado no discente.

Na sociedade atual, em constante atualização e reciclagem, as pessoas nunca se encontram plenamente “formadas”. Ao contrário, o processo dinâmico de interações cotidianas com novas informações coloca-as em estado de permanentes aprendizagens. Esse movimento constante leva-nos à redefinição do processo de aquisição de conhecimentos, caracterizados como saberes personalizados, flexíveis e articulados em permanente construção individual e social (KENSKI, 2003, p.7).

Para tanto a lousa digital e o uso das TIC serão de suma importância para que os docentes possam conhecer as suas ferramentas e saber utilizá-las de modo que possam acrescentar mais conhecimento as práticas pedagógicas dos docentes frente a lousa digital.

Como menciona KENSKI (2003, p.5):

O que eu quero dizer é que a apropriação dessas tecnologias para fins pedagógicos requer um amplo conhecimento de suas especificidades tecnológicas e comunicacionais e que devem ser aliadas ao conhecimento profundo das metodologias de ensino e dos processos de aprendizagem. Não é possível pensar

(3)

3 3 que o simples conhecimento da maneira de uso do suporte (ligar a televisão ou o vídeo ou saber usar o computador e navegar na Internet) já qualificam o professor para a utilização desses suportes de forma pedagogicamente eficiente em atividades educacionais (KENSKI, 2003, p.5).

E esta prática é necessária para reestruturar e observando a nova cultura digital ou cyber cultura e suas peculiaridades.

As tecnologias vêm causando diversos impactos e transformações na sociedade contemporânea, visto que a escola almeja a utilização dos recursos tecnológicos. Para que as mudanças decorrentes destes resultados possam aparecer, é necessário que o professor tenha um melhoramento de sua prática pedagógica com o apoio nos atuais métodos e tendências pedagógicas, visando um maior entusiasmo para seus anseios como educador.

Segundo TREVISOL et al. (2016, p.126) a interatividade com a multimídia proporciona o uso dos meios educativos.

A interação é a palavra de ordem ao utilizarmos a lousa digital como instrumento de ensino-aprendizagem. Esta ferramenta de TIC permite ao professor acessar páginas da Web, escrever, desenhar, editar, gravar e enviar tudo isso aos alunos via e-mail(TREVISOL et al.2016, p.126).

Como metodologia para desenvolvimento do trabalho proposto, foi feita uma pesquisa ação, por ser uma metodologia que requer uma intervenção na prática. Tornando um conjunto de aprendizagem para os docentes do referido estabelecimento. Para o embasamento teórico foi feita uma revisão bibliográfica e para pesquisa ação visita in loco questionários com os docentes visando o quantitativo e qualitativo.

2. O que é a lousa digital?

A lousa digital é um equipamento interativo e nele esta contido o computador e a lousa digital ou (PC-3500i), um equipamento que veio para aprimorar e dinamizar o processo de ensino e aprendizagem, e com as mídias digitais e o uso das TIC facilita esta prática pedagógica.

A lousa digital interativa compreende um conjunto de equipamentostecnológicos organizados de forma a cumprir uma tarefa específica. Esses equipamentossão: um sistema de interação motora com os usuários; um projetor, para projetar asinformações do computador; o computador, que comanda todas às interações, e, osoftware da lousa digital, que oferece diversas ferramentas possibilitando que seususuários prepararem atividades, apresentações e ações, conjuntamente aos demaisaplicativos do computador (ESTEVES et al. 2013, p.188).

A Lousa Digital é uma ferramenta supostamente nova, mas, pouco explorada nas escolas do referido município, sabendo que no Brasil chegou em 2012, como cita TREVISOL.

No Brasil, foi lançado em 2012 pelo Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (FNDE), o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado). O objetivo do ProInfo é levar Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) às salas de aula das escolas públicas do país, sejam elas na esfera federal, estadual ou municipal (TREVISOL et al. 2016, p.123).

(4)

4 4

(a) (b) (c)

Figura 1. Lousa digital.

Fonte: autoria própria.

Os componentes da lousa digital interativa (Figura 1), é equipado com teclado, mouse, portas USB, porta para rede wirelles e rede plc, unidade leitora de DVD, datashow interno, e com todo este aparato a lousa digital ainda pode transformar –se em uma grande tela de computador.

Ele foi desenvolvido ainda como um dispositivo leve e portátil, podendo ser levado pelos professores para as salas de aula. O equipamento é interligado aos laboratórios ProInfo e contém teclado, mouse, portas USB, porta para rede wireless e rede PLC, unidade leitora de DVD e um projetor multimídia.O dispositivo permite apresentar conteúdos digitais armazenados no servidor da escola, além de um sistema operacional com código-fonte aberto. Ele pode ainda operar como uma lousa digital, transformando a superfície de projeção em um quadro interativo (FNDE).

Essa lousa é uma espécie de tela que possui a função touch screen, ou seja, é sensível ao toque. Quando conectada a um computador e um projetor de imagens, essa tela passa a ser interativa, podendo ser comparada, por exemplo, a um tablet, só que em uma dimensão muito maior (MINEMATSUet al., 2013).

Sabe-se que a lousa digital é um importante subsídio tecnológico para corroborar com os professores, desmistificando a sala de aula tradicional e transformando em um ambiente hibrido.

A tecnologia foi invadindo as escolas aos poucos, o uso dos computadores, do projetor multimídia, da internet e de tablets já foi incorporado ao ensino, e o mais novo instrumento tecnológico com esse mesmo propósito é a lousa digital, ou quadro interativo, que possui todos os recursos que um computador oferece, mas tem a vantagem de possibilitar a interação entre os alunos e o professor e também de promover um maior interesse e curiosidade por parte dos estudantes, uma vez que eles se sentem instigados com tudo que é novo e está relacionado à tecnologia (Minematsu et al. 2013).

A lousa digital tem diversos recursos com o intuito de melhorar os meios metodológicos de ensino, deixando as aulas mais dinâmicas, envolvendo os discentes nesse processo de ensino e aprendizagem por meio de aulas audiovisuais, podendo usufruir de ferramentas tais como: vídeo, gravar a própria aula, abrir conteúdos on-line e ainda com um

(5)

5 5

atrativo a mais que é a caneta e com ela podendo escrever, desenhar, desta forma deixar as aulas mais atrativas tirando o fantasma das aulas tradicionais e enfadonhas.

Dessa forma, quais são os benefícios que a lousa digital traz para o contexto escolar? O primeiro deles seria o fato dessa lousa ser uma tecnologia “híbrida”, porque permite que através dela se ouça músicas e sons, incorporando a função do rádio ou CD Player, bem como se assista a vídeos e filmes, reunindo em apenas um equipamento as funções da televisão, do videocassete e do DVD. É uma ferramenta que possui um diferencial em relação aos computadores que compõem o laboratório de informática das escolas,(NAKASHIMA et al., 2009, p.5).

O uso da lousa digital potencializa os conteúdos melhorando o processo de ensino e aprendizagem, por meio da tecnologia, os conteúdos que eram repassados de forma tradicional passam a ser transmitidos mais dinâmicos e criativos, tornando as aulas motivadas e de qualidade, e os professores podem utilizar as ferramentas e os aplicativos disponibilizados para interagir com os discentes, possibilitando diversas estratégias metodológicas de ensino, pois o seu diferencial das demais tecnologias assim como: rádio televisão computador é que ele vem com todos estes recursos acoplados em um único aparelho.

3. Metodologia

A pesquisa foi realizada junto a onze professores do ensino fundamental I de uma escola da rede municipal do município de Lavras da Mangabeira. Deste total de Professores, todos são graduados e oito possuem pós-graduação. A escolha da escola deve-se ao fato da mesma ser pioneira na aquisição da lousa digital na região na qual está inserida e ainda não foi utilizada a ferramenta, há aproximadamente dois anos que a mesma chegou ao referido estabelecimento. A escola conta com uma boa infraestrutura tecnológica para o uso da ferramenta, incentivando o uso no desenvolvimento da aula, possibilitando ao professor mais dinamismo e aulas mais ativas. O Instrumental para a realização da pesquisa foi um questionário, que consistia de doze perguntas abertas. Segundo Marconi e Lakatos (2003, p.201) definem questionário como sendo “um instrumento de coleta de dados, constituído por uma série ordenada de perguntas, que devem ser respondidas por escrito e sem a presença do entrevistador”. De acordo com estes autores, o questionário se sobressai com apanágio de perguntas abertas dando a oportunidade de o entrevistado responder com mais autonomia, sem a opção de marcar uma ou outra alternativa. O questionário foi aplicado aos professores durante o período de aula. Em seguida iremos abordar os resultados.

4. Resultados

Os resultados obtidos através do questionário que se encontra no anexo, sendo demonstrado através do quadro-1 correspondendo a cada questão, logo a seguir. Entre a primeira e a quarta pergunta do questionário reuniu informações pessoais e profissionais. As outras respostas dos professores, sobre o uso da lousa digital, conhecimento de informática, avaliar sala de multi-meios, e por última formação profissional.

Quadro-1 Respostas dos Professores

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 1 1

(6)

6 6 1 2

Professor a Respon deu

2 1 e 3 0

M GRAD UADO E PÓS GRAD UADO

LET RA C

N Ã O

N Ã O

RICA EM RECURS OS AGRAVE L E COM TODA ASSISTE NCIA

SIM SIM SI M

SI M

Professor b

Respon deu

5 0 A 6 0

F GRAD UADA E PÓS GRAD UADA

LET RA C

N Ã O

N Ã O

SEM RESPOS TA

O

O

N Ã O

N Ã O

Professor c

Respon deu

3 0 A 4 0

F GRAD UADA E PÓS GRAD UADA

LET RA C

N Ã O

N Ã O

RAZOAV EL

O

NÃO N Ã O

N Ã O

Professor d

Respon deu

5 0 A 6 0

F GRAD UADA E PÓS GRAD UADA

LET RA D

N Ã O

N Ã O

NÃO SEI O SUFICIE NTE PARA FAZER UMA AVALIAÇ ÃO

O

NÃO SI M

N Ã O

Professore Respon deu

3 0 A 4 0

F GRAD UADA E PÓS GRAD UADA

LET RA D

N Ã O

N Ã O

SEM RESPOS TA

O

NÃO SI M

N Ã O

Professor f

Respon deu

4 0 A 5 0

F GRAD UADA E PÓS GRAD UADA

LET RA C

N Ã O

N Ã O

É UM ELEMEN TO IMPORT ANTE NO PROCES SO EDUCAC IONAL

SIM SIM SI M

N Ã O

Professor g

Respon deu

4 0 A 5 0

F GRAD UADA E PÓS GRAD UADA

LET RA C

N Ã O

N Ã O

ESPAÇO ORGANI ZADO OBJETIV O PROMO

O

NÃO SI M

SI M

(7)

7 7 VERENSI

NO APREND IZAGEM Professor

h

Respon deu

3 0 A 4 0

F GRAD UADA

LET RA B

N Ã O

N Ã O

UMA SALA AMPLA

SIM SIM SI M

SI M

Professor i

Respon deu

4 0 A 5 0

F GRAD UADA

LET RA D

N Ã O

N Ã O

IMPORT ANTE ATRATIV A FACILIT ADOR DA APREND IZAGEM

SIM NÃO SI M

SI M

Professor j

Respon deu

3 0 A 4 0

F GRAD UADA

LET RA C

N Ã O

N Ã O

ESPAÇO COM RECURS OS TECNOL OGICOS INDISPE NSAVEL

SIM NÃO SI M

SI M

Professor k Respon deu

5 0 A 6 0

F GRAD UADA E PÓS GRAD UADA

LET RA C

N Ã O

N Ã O

ÓTIMA UM ATRATIV O A MAIS

SIM SIM SI M

SI M

Fonte: Autoria própria

Como forma de responder a problemática da pesquisa, os resultados desta pesquisa, confirma-se que os professores desta instituição não tiveram o treinamento necessário para usar a lousa digital como ensino-aprendizagem, e que todos indicam que tal prática é necessária, logo a seguir analise dos resultados: a primeira pergunta o nome todos responderam, a segunda a idade que varia entre 21 e 60 anos de idade, a terceira sobre o sexo, são dez feminino e um masculino, a quarta questão sobre a formação, todos são graduados, apenas três não tem pós graduação, a quinta pergunta do questionário “Como você classifica o seu conhecimento de informática? E por que?”, faz referência ao conhecimento prévio de informática em relação ao uso da lousa digital nas aulas, dos onze professores apenas um respondeu bom, sete respondeu razoável e três respondeu ruim, dos onze nenhum trabalhou ou trabalha com a lousa digital e, praticamente, quase ninguém sabia que na escola tinha ou tem uma lousa digital, esta respostas correspondem as questões seis e sete. A oitava pergunta “como você avalia a sala de multimeios?”, todos avaliaram como boa e, a nona questão, “Você é estimulado a usar recursos tecnológicos?”, dez respondeu que

(8)

8 8

sim e um respondeu que não. As justificativas para sim foram para melhorar a qualidade da aula tornando as mais dinâmicas, e quem respondeu não disse que “falta interesse ou competência dos responsáveis pelo sistema educacional”. Já a décima questão, “Você sabe o que é ensino hibrido e sala de aula invertida?”, sete respondeu que não e quatro respondeu que sim. Na décima primeira questão, “Você acha que os professores devem fazer formação sobre as tecnologias da informação e comunicação (TIC)?”, as respostas foram unânime e todos responderam sim, ou seja, todos concordam em se atualizar para usufruir do melhor que a tecnologia pode oferecer ao processo de ensino e aprendizagem, tantopara eles professores quanto para os discentes. Por fim, a décima segunda e última questão, “As formações pedagógicas abordam sobre as tecnologias da informação e comunicação(TIC)?, cinco professores responderam que não, e seis respondeu que sim, mas que deixa muito a desejar e que gostariam que tivesse com mais frequência para poder ter aprofundamento e com isto melhorar a qualidade das aulas.

5. Considerações finais

A lousa digital se sobressai por ser um meio audiovisual com ferramentas interativas que torna as aulas mais dinâmicas e atrativas em um mundo onde todos estão conectados, contribuindo para melhorar as metodologias possibilitando ao professor usar a sua criatividade enriquecendo a sua prática pedagógica favorecendo a percepção integracionista.

É importante insistir na gama de oportunidades existentes, que vai além da idéia de que as pessoas aprendem somente na escola, na universidade, em um curso, seminário ou livro, pois é possível aprender também nos espaços virtuais, mediados por tecnologias digitais (NAKASHIMA et al., 2009. p.4).

Como visto, busca-se inserir uma linguagem interativa do cotidiano discente, sabendo que o uso das TIC não se limita aos muros da escola. Pois, o discente se constrói fora de sala com o advento da internet surge a necessidade da procura por recursos inovadores para o meio educacional, uma vez que o mundo esta em constante mudança e renovação.

A utilização da lousa digital disponível na escola, portanto, contribuir de imediato para enriquecer o cenário atual no sentido de novas tendências pedagógicas e oportunidades para os docentes e discentes da referida escola, almejando minimizar os impactos sofridos pela ausência que lhes foi imposta durante quase dois anos sem a utilização da lousa digital, impedindo a comunidade escolar onde esta inserida de conviver com a realidade cultural, que se formou e com a perspectiva futura, onde cada vez mais a Cultura das Mídias Digitais estará presente nos espaços escolares.

Sendo assim, de caráter emergencial, pretende-se revisar o projeto político- pedagógico da referida escola, no sentido de priorizar a qualificação dos docentes com novas práticas pedagógicas com mídias digitais que contemplem a lousa digital disponível, seja por meio de oficinas, cursos, palestras, entre outros, ou atividades afins, almejando contribuir para a transformação do cenário do Ensino Fundamenta I

(9)

9 9

da escola Dr João Gonçalves de Sousa no Distrito de Mangabeira Município de Lavras da Mangabeira-CE.

6. Referencias

ESTEVES, R F; FISCARELLI, Silvio H; DE SOUZA, C. B. G. A lousa digital interativa como instrumento de melhoria da qualidade da educação-um panorama geral. Revista on line de Política e Gestão Educacional, n. 15, 2013. Disponivel em:http://seer.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9350Acesso em:17 DE SETEMBRO DE 2017.

FNDE,Computador Interativo e Lousa Digital (Projetor Proinfo)Disponível em:

http://www.fnde.gov.br/portaldecompras/index.php/produtos/computador- interatvo-projetorAcesso em:27 DE SETEMBRO DE 2017

KENSKI, V. M. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.10, p.47-56, set./dez, 2003. Disponível em:

http://paginapessoal.utfpr.edu.br/kalinke/grupos-de-pesquisa/novas-

tecnologias/grupos-de-pesquisa/pde/pde/pdf/vani_kenski.pdfAcesso em:16 DE SETEMBRO DE 2017

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed.

São Paulo: Atlas, 2003.

MINEMATSU ,D; LIMA,G. G. R; GUIMARÃES,G. V; PAPP, J ; UMEZAWA, M. K.LOUSA

DIGITAL INTERATIVA 2013. Disponível em:

http://wiki.stoa.usp.br/images/8/85/Lousa_Digital.pdfAcesso em: 25 DE SETEMBRO DE 2017.

NAKASHIMA, R; BARROS, D. M. V; AMARAL, S. F do. O uso pedagógico da Lousa Digital associado à Teoria dos Estilos de Aprendizagem. Revista de Estilos de Aprendizagem,

p. 1-12, 2009.Disponível

em:https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/2133/1/artigo%20Daniela%20 Melar%C3%A9%20%20o%20uso%20pedag%C3%B3gico%20da%20lousa%20digital.pdf Acesso em: 19 DE SETEMBRO DE 2017

TREVISOL, N. P; CRESCÊNCIO, M; DOMINGUES, M. J. C de S. O uso da lousa digital interativa pelos docentes de um Instituto Federal (SC). Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, Florianópolis, p. 120-142, abr. 2016. ISSN 1983-4535.

Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983- 4535.2016v9n1p120/31556>. Acesso em: 19 DE SETEMBRO DE 2017

. doihttp://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n1p120

(10)

10 10

ANEXOS

Questionário aos Professores

Dados gerais, acadêmicos e profissionais

1- Nome___________________________________

2- Idade ( )21 a 30 ( )30 a 40 ( )40 a 50 ( )40 a 50 ( ) 50 a 60 ( ) acima de 60

3-. Sexo

( ) masculino ( ) feminino

4-Formação acadêmica e complementar

( ) Nível Superior – curso: _ _________________________________________

( ) Pós-graduação – curso: __________________________________________

5-Como você classifica o seu conhecimento de informática? E por que?

(A) Muito Bom.

(B) Bom.

(C) Razoável (D) Ruim (E) Muito Ruim.

6- Você já trabalhou com a lousa digital?

SIM ( ) NÂO ( ) Justifique.

7-Já teve formação de como usar a lousa digital ? SIM ( ) NÂO ( ) Justifique.

8-Como você avalia a sala de multimeios . Justifique.

9- Você é estimulado a usar recursos tecnológicos?

SIM ( ) NÂO ( ) Justifique.

10- Você sabe o que é:

Ensino hibrido SIM ( ) NÂO ( ) Justifique.

Sala de aula invertida SIM ( ) NÂO ( ) Justifique.

11-Você acha que o professor deve fazer formação sobre as tecnologias da informação e comunicação (TIC) ? SIM ( ) NÂO ( ) Justifique.

(11)

11 11

12-As formações pedagógicas aborda sobre as tecnologias da informação e comunicação (TIC) ? SIM ( ) NÂO ( ) Justifique.

Referências

Documentos relacionados

The aim of this paper is to verify if Second Life‟s development may be considered a remix of the chasing of American dream by understanding how users are taking advantage of

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

O Fórum de Integração Estadual: Repensando o Ensino Médio se efetiva como ação inovadora para o debate entre os atores internos e externos da escola quanto às

Preenchimento, por parte dos professores, do quadro com os índices de aproveitamento (conforme disponibilizado a seguir). Tabulação dos dados obtidos a partir do

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento