• Nenhum resultado encontrado

TRIBUNAL REGIONAL DE JUSTIÇA ELEI- TORAL DO DISTR1CT0 FEDERAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRIBUNAL REGIONAL DE JUSTIÇA ELEI- TORAL DO DISTR1CT0 FEDERAL "

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ESTADOS UNIDOS DO BRASIL

(Decreto n. 21.076, de 24 dé fevereiro de 1932)

A N N O V RIO D E JANEIRO, 21 D E JANEIRO D E 1936 N . f)

TRIBUNAL SUPERIOR DE JUSTIÇA iLEITORAL

JULGAMENTOS

O sr. ministfo-presidente designou o dia 22 do corrente para julgamento, dos seguintes processos:

1. Processo n . 1.683 (relator-o senhor professor João Cabral). Asdrubal Gwyer de Azevedo, primeiro supplente á d e p u t a ç ã o federal pelo Estado do Rio de'Janeiro, requer a decretação da-perda do mandato do ^deputado Raul Fernan- des. (Continuação do. julgamento iniciado na s e s s ã o anterior).

2. Processo n. 1.759 (relator o senhor ministro Laudo àe Camargo). O Presidente do Tribunal Regional de Goyaz pede providencias ao Tribunal Superior para que seja no dia 15 de fevereiro . p r ó x i m o suspenso o estado de sitio, naquelle Estado, afim de se realizarem as e l e i ç õ e s em diversos m u n i c í - pios . (Da pauta anterior).

3. Processo n. 1.760 (relator o senhor desembargador .losé Linhares). O Presidente do Partido Republicano Social de Pernambuco consulta sobre: 1*, se. é caso de nullidade dà s e c ç ã o o facto de nelle terem votado 8 a 10 eleitores extranhos, num total de 200 a 300 eleitores; 2°, apurada a eleição muni- cipal pelo Tribunal Regional, na f ô r m a do que autoriza o a r - tigo 48 do Código Eleitoral, qual o Tribunal competente para julgar os recursos, o Tribunal Superior ou o Regional que fez a mesma a p u r a ç ã o e assim delibera sem que de sua d e c i s ã o haja recurso. (Da pauta anterior).

'Secretaria, do Tribunal Superior de J u s t i ç a Eleitoral, em 20 de janeiro de-1936. — Agrijoino Veado, Secretario.

Secretaria do Tribunal Superior dé Justiça Eleitoral

Expediente dos dias 17 e 18 de janeiro de 1936 Primeira Secção

Papeis protocollados

N . 115 — Officio n . S-5, do Tribunal Regional Eleito- ral de Minas Geraes.

N . 116 — Officio n. S-6, do Tribunal Regional Eleitoral, de Minas <5eraes.

N . 117 — Officio n. S-7,'do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Geraes.

N . 118 — Officio n. S-4, do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Geraes.

N . 119 — Telegramma-n. 440, do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas.

N . 120 — Telegramma n. 26, do Tribunal Regional do P a r a n á .

' N . 121 — Telegramma n . 2.416, do Tribunal Regional Eleitoral de S ã o Paulo.

N . 122 — P e t i ç ã o de J o s é Tavares Sim as Neves, delegado 4o Parf.ido Trabalhista do Brasil junto ao Tribunal Superior.

N . 123 — Officio n . 105, do Exrno. Sr. Ministro da J u s t i ç a .

N . 124 — Officio sem numero, da A c c ã o . Monarchista Brasileira.

N . 125 — Officio sem numero, de H i l d e n ê Casteilo Branco, deputado estadual pelo M a r a n h ã o .

, N . 126 — Officio sern numero, do Salvador de Castro Barbosa, deputado estadual pelo Maranhão.,

Autos conclusos Ao Sr. ministro P l í n i o Casado:

Mandado de s e g u r a n ç a n . 14 — Classe 7" (Pernambuco), sendo recorrente o sr. procurador regional eleitoral do Estado, e recorrido p Tribunal Regional.

— Ao sr. ministro Laudo de Camargo:'

Processo n . 1.759 — Classe 6" — (Goyaz) — Represen- tação do Tribunal Regional de Goyaz.

—- Ao sr. desembargador José Linhares:'

Recurso n. 248 — Classe 3* — (S. Paulo), sendo re- corrente Benedicto Nunes de Freitas e recorrido o Tribunal Regional do Estado;

Processo n , 1.759 — Classe 6* — (Goyaz) — Represen- Consulta do presidente do Partido Social Republicano de Per- nambuco.

— Ao sr. professor J o ã o Cabral:

Recurso n . 241 — Classe 3* — Matto Groseo — Sendo, recorrente João Baptista Nuness Ribeiro e recorrido o T r i - bunal Regional;

Processo n. 1.683 — Classe 6"

do deputado d r . Raul Fernandes;

«

Processo n. 1.694 — Classe 6J — Cassação do mandato do deputado á A s s e m b l é a Constituinte do Estado r\n Rio de Janeiro, d r . Luiz Guarino.

— Ao sr. d r . Miranda Valverde:

Recurso n . 57 — Classe 4* — Espirito Santo — Sendo recorrente a A s s o c i a ç ã o doa S e r v e n t u á r i o s da J u s t i ç a e ou- tras e recorrkfb o Tribunal Regional.

Cassação do mandato

Autos 'distribuído*

Processo n . 1.759 — Classe 6' (Goyaz) — Pedido de s u s p e n s ã o de sitio pelo presidente do Tribunal Regional — 'Relator, sr. ministro Laudo de Camargo.

— Processo n. 1.760 — Classe 6a. — (Pernambuco) — Consulta do Partido Republicano Social cie Pernambuco - ~ Relator, sr. desembargador José Linhares.

Autos com vista ás partes

Recurso Eleitoral n . 36 — Ciasse 4a — Recorrente, dou-, tór Mario de Oliveira e outro e recorrido o Tribunal Re- gional do Acre.

— Recurso, eleitoral n. 54 — Classe 4" — Recorrente, Moysós Barbosa de Oliveira, del-egado-eleitor pelo grupo dos.

(2)

178 T e r g à - f e i r a 21 B O L E T I M E L E I T O R A L J a n e i r o de 1938

Empregados, I n d u s t r i a e Transporte e r e c o r r i d o o T r i b u n a l Regional do E s p i r i t o S a n t o .

— Recurso e l e i t o r a l n . 58 — Classe -4* — Recorrente, J o a q u i m B o t e l h o Cabral e r e c o r r i d o , S é r g i o .Rodrigues Pessoa.

Recurso eleitoral n . 253 Classe 4" Recorrente, S e - v e r i n o Ramos de A r a ú j o e outros, e recorrido, o T r i b u n a l ' R e - gional da P a r a h y b a .

Autos devolvidos á Secretaria Pelo S r . m i n i s t r o P l i n i o Casado:

Recurso n . 248 Classe 31 ( S . P a u l o ) sendo r e c o r r e n - te Benedicto Nunes de F r e i t a s e r e c o r r i d o o T r i b u n a l R e - g i o n a l ;

Processo n . 1.758 ;— Classe 6° — P a r a n á — Consulta do S r . p r o c u r a d o r r e g i o n a l e l e i t o r a l do Estado.-

P e l o S r . ' m i n i s t r o L a u d o de C a m a r g o :

Recurso n . 249 — Classe 3a (Matto Grosso), s e n d o ' r e c o r - rente J o ã o B a p t i s t a Nunes R i b e i r o e r e c o r r i d o o T r i b u n a l R e - gional do E s t a d o .

— Pelo S r . desembargador J o s é L i n h a r e s :

Processo n . 1.754 Classe 6° — P a r a n á — Consulta do P a r t i d o S o c i a l D e m o c r á t i c o do P a r a n á .

•Pelo S r . desembargador Collares M o r e i r a :

Recurso n.. 245 Classe 3" (Matto Grosso), sendo recorrente D a r i o R o c h a e r e c o r r i d o o T r i b u n a l R e g i o n a l ;

Processo n . 1.755 — Classe 6a — P e r n a m b u c o — C o n - s u l t a do S r . -Presidente do P a r t i d o E c o n o m i s t a de P e r n a m - b u c o .

Pelo S r . professor J o ã o C a b r a l :

(Processo n . 1.756 Classe 6a — C e a r á — Consulta dos S r s . Presidentes das a s s o c i a ç õ e s dos "Professores de P r o p e - d ê u t i c a e" A r t e s do C e a r á " e "Professores das escolas . p a r t i - culares de F o r t a l e z a " .

— P e l o S r . D r . M i r a n d a V a l v e r d e :

Recurso n . 57 — Classe 4* -r— ( E s p i r i t o Santo), sendo r e - corrente a - A s s o c i a ç ã o dos S e r v e n t u á r i o s da J u s t i ç a e outro?. ,e r e c o r r i d o o T r i b u n a l Regional do E s t a d o ;

Recurso n . 247 Classe 3a — ( P i a u h y ) , sendo recorrente A n t ô n i o Sandes da F o n s e c a e r e c o r r i d o o T r i b u n a l R e g i o n a l ;

Processo n. 1.757• Classe. 6" — E s p i r i t o Santo — 'Con- s u l t a do Presidente do T r i b u n a l R e g i o n a l do E s t a d o .

Accorãâos publicados na Secretaria

Recurso n . 248 — Classe 3" — P i a u h y — Relator, S r . D r . M i r a n d a V a l v e r d e .

Processo n . 1.755 — Classe 6° — Relator, S r . desembar- gador C o l l a r e s - M o r e i r a .

Processo n . 1.755 Classe- .6" — Relator, S r , professor J o ã o C a b r a l .

Processo n . 1 . 7 5 7 -— Classe 6a — Relator, S r . D r . M i - randa V a l v e r d e .

J U R I S P R U D Ê N C I A Estado do Rio Grande do Norte

Recurso E l e i t o r a l n . 229 Classe 3." do arf. 30 do Regi- mento Interno (*)

Não o especial, de cassação de mandato, m.as o de irnpugnação á eleição e diploma, é o processo que cabe, antes, de passada em- julgada a eleição.

Nãò- constitue nullidade da eleição a falta de compromisso prévio de bem servir, prestado pelos deputados eleitores.

Accprdão

O deputado Sandoval W a n d e r l e y , à A s s e m b l é a C o n s t i - tuinte do R i o Grande do Norte, reeorreu d a e l e i ç ã o procedida pela mesma e em que f o i escolhido governador do Estado o 'ir. Rafael Fernandes G u r j ã o .

(*) R e p r o d u z i d o p o r ter -sabido com -incorrèco-õe».

O fundamento do recurso é n ã o ter sido, antes da e l e i ç ã o , deferido o j u r a m e n t o aos deputados eleitores, conforme p a - rece i n d i s p e n s á v e l ao recorrente em v i r t u d e do art. 5,° das I n s t r u c ç õ e s do T r i b u n a l Superior, que mandou v i g o r a r p r o - v i s o r i a m e n t e p a r a o funecionamento da A s s e m b l é a , o Regi-»

mento Interno do antigo Congresso L e g i s l a t i v o do Estado, o qual,' no seu artigo 1.°, exigia, determinava que, "antes da a b e r t u r a " do mesmo Congresso, o vice-rpresidente c o n v i d a r i a os deputados "a c o n t r a í r e m , o f o r m a l ' ' c o m p r o m i s s o de bem c u m p r i r e m os seus d e v e r é s pelo m o d o1' p o r que passa a f a v z e l - o . . . "

D a h i concluindo ser. n u ü a a e l e i ç ã o procedida sem tal compromisso, pede o recorrente que se- decrete a n u l l i d a d e , impetrando ao mesmo tempo do T r i b u n a l S u p e r i o r que dê o effeito suspensivo áo recurso,, como o "fez no caso do R i o de J a n e i r o .

'Feito e publicado5 o r e l a t ó r i o i n i c i a l , c e r t i f i c a a S e c r e - t a r i a (fl-s. 22), q u e ' d e c o r r e u o prazo legal sem que os i n - teressados apresentassem a l l e g a ç õ e s .

A b e r t a v i s t a ao s r . p r o c u r a d o r geral, eis o seu parecer :

"Opino no sentido de se negar provimento ao recurso, .1.° p o r - que v e i u desacompanhado de p r o v a ; '2.9, porque, estando o recorrente em e x e r c í c i o , • o processo devia ser o de c a s s a ç ã o do mandato".

Attendendo a tudo isso, e a que n ã o procede a. segunda a l l e g a ç ã o da P r o c u r a d o r i a , pois o processo de c a s s a ç ã o de m a n - dato tem por f i m , como diz esta mesma e x p r e s s ã o , a n n u l - l a r u m mandato que se tenha conferido e titulado com u m d i - ploma, a respeito do q u a l , desde o i n i c i o , n ã o tenha havido recurso* f o r m a i , contra a eleição, a p u r a ç ã o e e x p e d i ç ã o do p r ó p r i o d i p l o m a ; quer dizer que este recurso precede a q u e l - le, e deve ser processado e julgado regularmente, desde que seja interposto, como f o i o presente, dentro do prazo l e g a l ; Attendendo a que, somente depois de passada em j u l g a d o a d e c i s ã o a . r e s p e i t o da e l e i ç ã o , em s i , da a p u r a ç ã o ou da e x p e d i ç ã o r e g u l a r do d i p l o m a , é que este pode ser cassado mediante a p r o m o ç ã o e b processo especial, que a C o n s t i t u i - ç ã o F e d e r a l , o Código E l e i t o r a l e a J u r i s p r u d ê n c i a do T r i - b u n a l S u p e r i o r t ê m adoptado;

Attendendo, p o r é m , a que, s i procedente n ã o fosse a p r i - m e i r a a l l e g a ç ã o da p r o c u r a d o r i a geral, de v i r o recurso des- acompanhado de p r o v a ; ainda que se acceitasse a c o n s i d e r a - ção feita no r e l a t ó r i o i n i c i a l de constarem ,de outro processo de recurso contra os diplomas de senadores eleitos n a m e s m a oecasião,". as .provas p a r a o julgamento destes, a i n d a assim o motivo ú n i c o da c o n t e s t a ç ã o ao d i p l o m a expedido ao G o v e r - nador n ã o procede; pois,

Attendendo a que e s s e ' m o t i v o ú n i c o ' é ò de n ã o ter s i d o aos deputados eleitos deferido j u r a m e n t o ou c o m p r o m i s s o

•antes da v o t a ç ã o ; mas a 'sua improcedencia mesmo d i a n t e da d o c u m e n t a ç ã o apresentada com aquelle em outro r e c u r s o (vide r e l a t ó r i o i n i c i a l , no processo n . 231, in B . E . 139, de 1935), n ã o se impoz ao T r i b u n a l S u p e r i o r ;

Attendendo à que «ste mesmo T r i b u n a l , julgando o caso apontado 'pelo recorrente (recurso contra a e l e i ç ã o do G o - v e r n a d o r do Estado do Rio de' Janeiro, n . 208, in B . E . n u - mero 148 de 19'35) assentou que as I n s t r u c ç õ e s . expedidas p a r a tal eleição, ao declararem que d processo delia se f a r á pela f ô r m a cio Regimento que v i g o r a v a na antiga a s s e m b l é a n ã o e x i g i u , por isso, a p r e s t a ç ã o do compromisso, pois este n ã o entra propriamente no processo ou na " f ô r m a da e l e i - ç ã o " ;

Attendendo i m a l m e n t e âs demais c o n s i d e r a ç õ e s e r a z õ e s de d i r e i t o constantes d o ' c i t a d o accórclão, e referentes a esta a l e g a ç ã o de falta de compromisso p r é v i o , r a z õ e s que se des- e n v o l v e m e c o n f i r m a m nas que servem de base ao j u l g a - mento do-recurso contra a eleição dos senadores .peto mesmo Estado do R.io Grande cio N o i t e , o c c o m d a na m e s m a oeca- s i ã o c pelos mesmos eleitores;

Aecórdam. os Juizes do T r i b u n a l S u p e r i o r de J u s t i ç a E l e i t o r a l em tomar conhecimento do recurso, e, contra o v o t o do S r . relator, desembargador -Collares M o r e i r a , n e g a r - l h e p r o v i m e n t o . O S r . relator, consoante o seu voto nos julgados anteriores, j á referidos, dava p r o v i m e n t o ao recurso p o r j u l - gar procedente-a a l l e g a ç ã o d a . f a l t a de c o m p r o m i s s o ; a n á a l i a - v a portanto a eleição e mandava proceder a n o v a .

T r i b u n a l S u p e r i o r de J u s t i ç a E l e i t o r a l , em 20 d.e dezem- bro de 1935. — Hermenegildo de Barras, Ftresidente. ' — João Cabral. R e l a t o r .

(3)

T e r ç a - f e i r a 2i BOLETIM E L E I T O R A L Janeiro de 1938 179' Estado do Paraná

(*) Recurso e l e i t o r a l n . 56",- Cias. "4", do art. 30 do Regimento'

•Interno A c c ó r d ã o V i s t o s , e t c . :

R e c o r r e u J o s é , M a x i n u a n o da". Costa F a r i a , presidente d á O r d e m dos Contadores e G u a r d a - l i v r o s , do Estado do P a r a n á , da d e c i s ã o do respectivo T r i b u n a l Regional que a p p r ó v o u as e l e i ç õ e s a l i realizadas pelo grupo profissional- dos e m p r e g a - dos e p r o c l a m o u Deputado á A s s e m b l é a L e g i s l a t i v a do E s - tado E i b e L a u r o Pos-pissil.

A l l e g o ú o recorrente que dos- cinco syndicatos eleitores que c o n c o r r e r a m á e l e i ç ã o por seus delegados,' quatro n ã o p o d i a m fazel-o por n ã o se haverem adaptado ás e x i g ê n c i a s do decreto n 24.094,.de ,12'de j u l h o de 1934, n ã o apresentan-

do p r o v a de s a t i s f a ç ã o da e x i g ê n c i a , isto é, c e r t i d ã o passada de accordo com o artigo 4°. das I n s t r u c ç õ e s . J u n t o u como p r o v a de sua a l l e g a ç ã o a c e r t i d ã o a f l s . 7 .

Mas, attendendo-a que o eleito juntou- diversos d o c u m e n - tos, entre os quaes.as c e r t i d õ e s de f'ls. 28, 31, 33, 34, 35 e 36, com as quaes p r o v o u que os cinco syndicatos f o r a m r e g i s t r a - dos no M i n i s t é r i o do T r a b a l h o antes de j u l h o de 1934, a e c ó r - dam os juizes cio T r i b u n a l S u p e r i o r de J u s t i ç a E l e i t o r a l , em negar p r o v i m e n t o ao recurso p a r a c o n f i r m a r , . como c o n f i r - mam, a dfebisão o c o r r i d a .

Rio de Janeiro, 20 de dezembro de 1935. — Hermenegildo de Barros, presidente. — Collares Moreira, relator.

Estado do Rio Grande do Norte

Recurso E l e i t o r a l n . 231 — C i a s . 3l do art. 30 do Reg. I n t . Não i m p o r t a em- n u l l i d a d e serem os Senado- res federaes eleitos pelas A s s e m b l é a s Constituintes dos Estados, sem que antes os Deputados tenham prestado c o m p r o m i s s o .

A c c ó r d ã o

V i s t o s , relatados e discutidos estes autos de r e c u r s o i n - terposto pelo D r . Sandoval W a n d e r l e y n a qualidade de D e - putado eleito á A s s e m b l é a C o n s t i t u i n t e do Estado do R i o G r a n d e do Norte e de delegado do P a r t i d o S o c i a l N a c i o n a l i s t a , e interposto a f i m de se a n n u l l a r a e l e i ç ã o pela d i t a A s s e m - b l é a Constituinte dos Senadores Federaes, D r . E l o y C a s t r i - ciano de Souza e J o a q u i m Ignacio de C a r v a l h o F i l h o :

considerando que a n u l l i d a d e ú n i c a a r g u i d a pelo r e c o r - rente consiste em os Deputados estaduaes n ã o terem p r e s t a - do o respectivo compromisso, antea de p r o c e d i d a a. e l e i ç ã o ; mas,

considerando que a falta do compromisso n ã o importa, em n u l l i d a d e , conforme se v ê do r e l a t ó r i o e parecer de f l s . ' 44, p u b l i c a d o no B o l e t i m E l e i t o r a l n . 139 de 3 do mez c o r - rente ( f l s . -53), com o q u a l parecer e r e l a t ó r i o concordou o D r . P r o c u r a d o r G e r a l ( f l s . 65), e, assim j á f o i julgado nesta i n s t â n c i a s u p e r i o r (recurso e l e i t o r a l n . 208, B . E . n . 133, de 1935, p . 2 . 6 1 4 ) ;

A c c o r d a m os J u i z e s do T r i b u n a l S u p e r i o r de J u s t i ç a E l e i t o r a l em negar p r o v i m e n t o ao r e c u r s o .

Rio de J a n e i r o , 20 de dezembro âe 1935. — Hermene- gildo de Barros, Presidente. — J. de Miranda Valverde, R e - lator ,

Estado do Espirito Santo

Recurso E l e i t o r a l n . 233 — C i a s . 3* do a r t . 30 do R e g . I n t . Accórdão

V i s t o s , relatados e discutidos estes autos de recurso e l e i - t o r a l n . 233, da 3" classe.

Recorrente — A s s o c i a ç ã o dos L e n t e s e Professores d a E s - cola N o r m a l M u n i z F r e i r e .

D a d e c i s ã o do T r i b u n a l R e g i o n a l E l e i t o r a l ' que a n n u t í o u à e l e i ç ã o de delegado-eleitor f e i t a c m a s s e m b l é a g.éral da R e c o r r e n t e » f o i interposto r e c u r s o p a r a este T r i b u n a l S u p e -

.(*> R e p r o d u z i d o por ter sabido com i n c o r r e e ç õ e s .

r i o r , que delle conheceu e deu p r o v i m e n t o , sm parte, que v a l i d o u a e l e i ç ã o , considerando, p o r é m , prejudicado o r e c u r - so para o effeito da. e l e i ç ã o j á r e a l i z a d a .

A s s i m decidem porque a r a z ã o em que se fundou o T r i - b u n a l Regional n ã o l e g i t i m o u a n u l l i d a d e da e l e i ç ã o , de v e i que a A s s o c i a ç ã o se acha devidamente registrada, e neste caso, só por meio de processo p r o m o v i d o por quem tenha i n - teresse p o d e r i a ser cassado o r e g i s t r o .

R i o de Janeiro, 4 de dezembro de 1935. — Eermeneaildo de Barros, P r e s i d e n t e . — José Linhares, R e l a t o r . .

TRIBUNAL REGIONAL DE JUSTIÇA ELEI- TORAL DO DISTR1CT0 FEDERAL

V i s t o s e examinados etc. accordam os Juizes do T r i b u n a l Regional E l e i t o r a l j u l g a r improcedente a r e c l a m a ç ã o do D o u - tor J o s é A n t ô n i o Nogueira, contra a d e l i b e r a ç ã o deste T r i b u - nal, em s e s s ã o de 8 do corrente mez, que reconheceu c o m p e t i r á q u e l l e magistrado, ora reclamante, o. e x e r c í c i o da Q u a r t a Z o n a E l e i t o r a l , de vez que f o i transferido p a r a a V a r a de O r p h ã o s . A s s i m d e c i d e m pelos seguintes fundamentos:

O Código E l e i t o r a l que é l e i o r d i n á r i a , sem p a r t i c i p a r da i n t a n g i b i l i d a d e d a C a r t a C o n s t i t u c i o n a l , d i s p u h a que o T r i - b u n a l R e g i o n a l se c o m p o r i a de seis membros effectivos e seis substitutos, pelo seguinte m o d o : o j u i z federal da segunda V a r a , dois -desembargadores effectivos o dois substitutos, o dois j u r i s t a s effectivos e tres substitutos, escolhidos pelo Chefe do Governo P r o v i s ó r i o .

Depois, alterou-se esse r e g i m e : passou o T r i b u n a l a t e r : dois desembargadores "effectivos e dois substitutos, u m j u i z de d i r e i t o effectivo e dois substitutos, e o j u i z federal"da se- gunda V a r a . Os dois- juizes de d i r e i t o substitutos, t i n h a m , e n t ã o , a f u n e ç ã o de s u b s t i t u i r o j u i z de d i r e i t o effectivo e o juiz federai, conforme d e c i s ã o do Colendo T r i b u n a l S u p e r i o r . A C o n s t i t u i ç ã o F e d e r a l , no seu a r t . 82, § 3o, p o r e m , n ã o estabeleceu o numero de membros do Tribunal. Apenas, d i s - p õ e sobre o modo de sua c o m p o s i ç ã o : u m t e r ç o dentre os desembargadores, outro _dò j u i z federal e de j u i z de d i r e i t o , e os nomeados pelo P r e s i d e n t e da IRepublica.

V e m a l e i n . 48 de 4 de maio de-1985 e'no aft. 21 p r e s - creveu que p T r i b u n a l E l e i t o r a l c o m p õ e - s e de cinco membros effectivos e cinco substitutos, ao i n v é s de seis.. Os substitutos s ã o : (2) dois desembargadores, dois j u r i s t a s nomeados pelo Governo é u m j u i z do d i r e i t o sorteado p e l a Corte (art. 21,

§ 2o letras a, e d e a r t . 22, § 2° da L e i n . 4 8 ) . P a r a a s u b s t i - t u i ç ã o doá desembargadores h a v e r á u m a escala organizada pela Corte de A p p e l l a ç ã o (art. 22, §-4°) mas, como o j u i z dé d i r e i t o substituto é um, e único (§ 2o) , n ã o s e r á m i s t e r essa e s c a l a .

. Isto posto, f o i a l e i n . 48 — e n ã o a C o n s t i t u i ç ã o F e d e r a l , que f i x o u o n u m e r o de membros do T r i b u n a l R e g i o n a l e, em v i r t u d e , de preceito legal, expresso, é que, só existe u m j u i z de d i r e i t o s u b s t i t u t o . P o r q u e , e x i s t i a m dois .substitutos, s o r - teados, de accordo com a l e i anterior, r e s o l v e u este T r i b u n a l , que u m — o D r . J o s é A n t ô n i o Nogueira, j á n ã o p o d i a e x e r - cer a f u n e ç ã o de j u i z substituto, de vez que a l e i e x t i n g u i u , automaticamente, esse cargo. A s o l u ç ã o fora, pessoalmente, a t t i n g i r o D r . J o s é A n t ô n i o Nogueira, porque a l e i manda que o j u i z substituto, de preferencia, não seja juiz eleitoral (§ 2°

do a r t . 22 da l e i n . 4 8 ) . O r a , dois eram os s u b s t i t u t o s : os Juizes D r s . F r e d e r i c o Sussekind e J o s é A n t ô n i o N o g u e i r a : o p r i m e i r o é t i t u l a r de V a r a Cível, e n ã o é j u i z e l e i t o r a l ; o segundo é j u i z . de o r p h ã o s , e, portanto,, juiz: da Q u a r t a Z o n a E l e i t o r a l , com i m p e d i m e n t o para ser s u b s t i t u t o .

Mas, o D r . J o s é A n t ô n i o N o g e i r a , r e c l a m a contra essa de- liberaçãO' do T r i b u n a l e pede sua r e c o n s i d e r a ç ã o ' , porque, «), é membro substituto d a T r i b u n a l , e como t a l inamomvel, ex- vi ao a r t . 82 § 6 combinado c o m o a r t . 64 l e t r a b da C o n s t . F e d e r a l ; b) é obrigado' a servir durante dois amtos nessa f u n e ç ã o ; e). a l e i que reduz o n u m e r o de membros do T r i b u - nal, n ã o pode attingil-os,, porque j á o encontra empossado e- no>

e x e r c í c i o do cargo-.. •

Realmente, a C o n s t i t u i ç ã o F e d e r a l assegura a inamoyibi- lidade' aos m e m b r o s do T r i b u R a f , assim como os obriga a.

s e r v i r durante u m b i e n n i o . Mas, a d e c i s ã o deste T r i b u n a l n ã o i n f r i n g i u preceito consf-itneional. A nova- Carta P o l í t i c a não

(4)

180_ Terça-feira. 21 BOLETIM E L E I T O R A L . Janeiro de 1036

fixou o numero de membros do T r i b u n a l Regional e, quando se refere a esse T r i b u n a l , nem ;.;equjr alludo aos juizes subs- t i t u t o s . A e x p r e s s ã o da l e i é e s t a : "os T r i b u n a e s rcgiunaes c o m p o rTs e - ã o . cie modo a n á l o g o : u m t e r ç o etc. ''Nem se obje- cte q u e " de modo a n á l o g o " s e r á o mesmo que se contem no art. 82" 2o da Const. F e d e r a l , visto como essa c i r c u m s t a n c i a l de modo, como a p r ó p r i a n o t a ç ã o g r a m m a t i c a l — dois pontos — o i n d i c a , refere-se á m a n e i r a de fazer a c o m p o s i ç ã o , isto é, de ele- g e r o nomear os seus m e m b r o s . Logo, a l e i n. 48 podia, e devia f i x a r , como o f i x o u , o numero de juizes effectivos e substitutos '(art. 2 1 ) .

Mas, d i r - s e - á , .e a q u i o argumento que tem a p a r ê n c i a de procedente que a l e i n . 48 reduzindo a um o j u i z de direito substituto, n ã o p o d e r á ser. applieada ao presente, pois que o ''Dr. J o s é A n t ô n i o N o g u e i r a e D r . F r e d e r i c o Sussekind, fo-

r a m , ambos sorteados, na v i g ê n c i a da l e i anterior, e são i n a - m o v i v e i s . Releva notar, p o r é m , que se faz u m a p a l p á v e l c o n - f u s ã o com invocar-se o p r i n c i p i o de i n a m o v i b i l i d a d e , que n ã o e, de n e n h u m modo, v i o l a d o no caso em a p r e ç o . O T r i b u n a l n ã o r e m o v e u o j u i z J o s é A n t ô n i o Nogueira, da f u n e ç ã o de j u i z substituto^ para a de j u i z e l e i t o r a l . E l l e p r ó p r i o , r e q u e - xeu a sua r e m o ç ã o da V a r a Givel, p a r a a V a r a de O r p h ã o s , e que f o i deferido p e l a Corte de A p p e l l a ç ã o . A V a r a de O r - p h ã o s corresponde a Q u a r t a V a r a E l e i t o r a l , de accordo com antiga d i v i s ã o deste T r i b u n a l , approvada pelo Venerando T r i - b u n a l S u p e r i o r . E l l e , pois, se investe, automaticamente, em v i r t u d e de u m a r e m o ç ã o a pedido, p á f u n ç ã o e l e i t o r a l .

E ' verdade que, para isso, o T r i b u n a l resolveu que o reclamante n ã o devia mais ser considerado j u i z substituto, mas assim decidindo o T r i b u n a l n ã o . fez mais do que a p p l i c a i a p r ó p r i a l e i , isto é, declarar que e x - v i do a r t . 22 § 2o c o m - b i n a d o com o a r t . 21 da l e i n'. 48, s ó existe u m substituto, e como, actualmente, ha dois, n ã o deve ser reconhecida essa qualidade ao D r . J o s é A n t ô n i o N o g u e i r a , que é juiz eleitoral, em face de r e m o ç ã o v o l u n t á r i a , e, portanto com o i m p e d i - mento de que trata a parte f i n a l do § 2o do a r t . 2 2 . O p r ó p r i o n r t . 82 § 6° da C o n s t i t u i ç ã o F e d e r a l outorga as garantias ac a r t . 64 letra b, salvo as incompatibilidades que forem decla- radas nas leis orgânicos dá mesma justiça.

E ' certo que a l e i obriga a s e r v i r p o r u m biennio, mas, no caso, o que se tem em v i s t a é p r o h i b i r a v o l u n t á r i a e s q u i v a n - ça, a escusa. O r a , na hypothese em a p r e ç o o reclamante deixa de s e r v i r os dois annos, porque a p r ó p r i a l e i extinguiu u m dos logares de j u i z s u b s t i t u t o . Pretende-se levar m u i t o l o n - ge a n o ç ã o do d i r e i t o a d q u i r i d o , j á hoje f i l t r a d a de p r i n c í p i o s mais r a c i ó n a e s .

F i q u e , assim, esclarecido que o T r i b u n a l n ã o d e t e r m i n o u n e n h u m a remoção, nem designou o j u i z J o s é A n t ô n i o N o g u e i r a p a r a a V a r a E l e i t o r a l : elle p r ó p r i o é que r e q u e r e r á , e obteve a sua transferencia da vara eivei para a de Orphãos, e a esta corresponde a'Quarta Zona Eleitoral. Portanto, n ã o p o d e r á c o n - t i n u a r como j u i z substituto, visto que, a l é m de impedimento l e - gal, n ã o ha, s e n ã o , u m j u i z substituto, e a preferencia deve ser p e l o ' q u e n ã o exerce f u n e ç ã o e l e i t o r a l .

S a l a das S e s s õ e s , em 15 de j a n e i r o de 1936. — Arthur.

Soares, P r e s i d e n t e . — José Duarte, R e l a t o r . — Moraes Sar- mento, vencido, com fundamento no artigo 82, § 6o, c o m b i n a - do com o artigo 64, l e t r a b) da C o n s t i t u i ç ã o F e d e r a l . — Vi- cente Piragibe, vencido de accordo com o voto do desembar- gador Moraes S a r m e n t o .

Terceira Circumseripção DÉCIMA ZONA ELEITORAL

(Districtos municipaes de São- Christovão e Engenho Novo) Juiz — Dr. Eurico P a i x ã o

E s c r i v ã o — Dr. Plácido Modesto de Mello

t) doutor P l á c i d o Modesto de M e l l o , e s c r i v ã o da T e r c e i r a C i r c u m s e r i p ç ã o E l e i t o r a l d o D i s t r i c t o F e d e r a l , em pleno exer-

loicio de seu cargo, n a f ó r n i a da l e i , e t c , e t c :

í l a z saber aos que o presente v i r e m , ou d e l l e ' c o n h e c i - mento t i v e r e m , que p o r despacho do d o u t o r j u i z de d i r e i t o

jla D é c i m a - Z o n a E l e i t o r a l do D i s t r i c t o F e d e r a l , exarado á s folhas quatorze, nos autos e m que Oscar B r a n d ã o M o n t e i r o fle B a r r o s , e l e i t o r i n s c r i p t o sob o n u m e r o q u i n h e n t o s - e v i n t e

|í q u a t r o , no d i s t r i c t o m u n i c i p a l de E n g e n h o Novo, antiga JSexta Z o n a E l e i t o r a l , p e d i u r e c t i f i c a ç ã o de nome p a r a Oscar Monteiro de B a r r o s , f o i deferido d i t o pedido em' data de

dezeseis de .novembro do anno transacto, sendo-lhe expedido novo t i t u l o sob o numero- dpus iriil novecentos e sessenta e oito, ficando arclnvado; o, a n t e r i o r sob. o. n u m e r o m i l cento e noventa e ü m , da antiga Sexta- Z o n a E l e i t o r a l , i l , p a r a constar, mandou l a v r a r o presente que, assigna.

Dado e passado nesta cidade do R i o de J a n e i r o , aos deze- seis dias de j a n e i r o de m i l novecentos e, t r i n t a e s e i s . E u , C i d V e l l e z , escrevente, no'-impedimento, do e s c r i v ã o , o s u b - screvo e assigno. — Cid. Vellez-.

Q U A L I F I C A Ç Ã O R E Q U E R I D A Primeira Circumseripção

TERCEIRA ZONA ELEITORAL

(Districtos niunHpaes de Santa. Rita, Sacramento e S ã o Domingos e Ilhas)

Juiz — D r . Eduardo Sousa Santos

Escrivão — D r . Carlos Waldenjar de Figueiredo Q U A L I F I C A D O S P O R D E S P A C H O D E 15 D E J A N E I R O D E

1926 ' 5 . 9 6 4 . L u i z de C a r v a l h o .

3 . 9 6 5 . H e n r i q u e R o s a . 3 . 9 6 6 . A d d a S e r r a .

3 . 9 6 7 . E d g a r d de Azevedo M o r e i r a . 3 . 9 6 8 . J o ã o Severino de O l i v e i r a .

Q U A L I F I C A D O S P O R D E S P A C H O D E 17 D E J A N E I R O D E 1936

3.9>69. E d i l b e r t o P e r e i r a de S o u z a . 3 . 9 7 0 . Ires Lopes F a r i a .

3 . 9 7 1 . T h e o p h i l o M a g a l h ã e s dos Santos.

3 . 9 7 2 . A r a c y B e r q u ó C a r n e i r o . 3 . 9 7 3 . A n t ô n i o Rodrigues J o r g e . 3 . 9 7 4 . Á l v a r o B a r r o s o .

3 . 9 7 5 . A l b e r t o F r a n c i s c o M a r c e l l o . 3 . 9 7 6 . Carlos de Mello Castello B r a n c o . 3 . 9 7 7 . D i v a B e r q ú ó 'Carneiro.

3 . 9 7 8 . E u c l y d e s M a r i a da C o n c e i ç ã o . 3 . 9 7 9 . F r a n c i s c o dos Santos.

3 . 9 8 0 . G r i z i a G i l a r d . 3 . 9 8 1 . J ú l i o de S o u z a .

3 . 9 8 2 . Manoel de O l i v e i r a B a s t o s .

3 . 9 8 3 . M a r i a de L o u r d e s S. P a u l o P e r r i r a z . 3 . 9 8 4 . M a r i a J a t a h v R o c h a .

3 . 9 8 5 . - N e w t o n M o t h é . 3 . 9 8 6 . P e r v Costa S o u z a . 3.9ST7. S y l v i o B a r r o s o . 3 . 9 8 8 . V i c e n t e S i l v a .

3.989~. A r n a l d o A u g u s t o V i l l á F l o r J ú n i o r .

E D I T A E S D E I N S C R I P C Ã O Primeira Circumseripção TERCEIRA ZONA ELEITORAL

(Districtos municipaes de Santa Rita. Sacramento e S ã o Domingos)

Juiz — D r . Eduardo Sousa Santos

E s c r i v ã o — D r . Carlos Waldemar de Figueiredo F a ç o p u b l i c o , p a r a os fins dos a r t s . 43 do Código e 25 do Regimento dos JUÍZOS e Gartorios E l e i t o r a e s , que p o r ' e s t e C a r t ó r i o e J u í z o 3a Z o n a E l e i t o r a l , e s t ã o sendo processados os pedidos de i n s c r i p c ã o dos seguintes c i d a d ã o s :

G E R A L D O M A R I A - E S T E V E S (4.187), f i l h o de. L u i z .Carlos Esteves e de A r i s t o t e l i n a D i a s de Souza E s t e v é s , n a s c ir. do a 4 de m a i o de 1917, n o D i s t r i c t o F e d e r a l , commer-s

(5)

T e r ç a - f e i r a 2í B O L E T I M E L E I T O R A L Janeiro de 1938 131 cio, solteiro, com d o m i c i l i o eleitoral no d i s t r i c t o m u n i c i -

p a l de S ã o D o m i n g o s . ( Q u a l i f i c a ç ã o - r e q u e r i d a , 3a Z o n a , n . 2 . 4 5 7 . ) . „ A R Y M A C H A D O F A G U N D E S ( 4 . 1 8 8 ) , - f i l h o de J o a q u i m M a -

chado Fagundes e de D o m i n i c a í n f u r h a , nascido a 12 de fevereiro de 1916, n D i s t r i c t o F e d e r a l , c o m m e r c i ò , s o l - teiro, com d o m i c i l i o eleitoraI"no d i s t r i c t o m u n i c i p a l de S ã o D o m i n g o s . ( Q u a l i f i c a ç ã o r e q u e r i d a 3% Zona, n . 2 . 8 2 8 . ) R U B E N S M A R C O N D E S D O A M A R A L (4.189), filho de J o ã o

Marcondes do A m a r a l e de L u o i n d a Marcondes cio A m a - r a l , nascido a 6 de maio de 1910, no D i s t r i c t o F e d e r a l , c o m m e r c i ò , casado, com d o m i c i l i o e l e i t o r a l no d i s t r i c t o m u n i c i p a l de S ã o D o m i n g o s . ( Q u a l i f i c a ç ã o requerida, 3a Z o n a , n . 2 . 9 3 0 . ) ,

A N T Ô N I O M O R E I R A D E L I M A {4.190)." f i l h o de J o ã o - M o - r e i r a de L i m a e de M a r g a r i d a Rosa da Rotslia, nascida a 13 de j u n h o de 1905, M D i s t r i c t o Federa;, c o m m e r c i ò , solteiro, com d o m i c i l i o eleitoral no d i s t r i c t o m u n i c i p a l de S ã o D o m i n g o s . ( Q u a l i f i c a ç ã o r e q u e r i d a , 3a Zona, n u m e - ro 2 . 7 1 8 . )

A N T Ô N I O D E O L I V E I R A C A R R I C O (4.191), filho de D a m i â o F e r n a n d e s C a r r i ç o e de G u i o m a r de O l i v e i r a Costa, n a s - cido a 17 de setembro dé 1913, e m São J o s é de Campos, Estado de S ã o - P a u l o , c o m m e r c i ò , solteiro, com d o m i c i - l i o eleitoral no d i s t r i c t o m u n i c i p a l de São Domingos.-

( Q u a l i f i c a ç ã o requerida, 3a Zona, n._ 2 . 2 7 2 . )

H A R O L D O D A R O C H A N O G U E I R A (4.192), f i l h o de Augusto.

Nogueira e de C e l i n a Barbosa da S i l v a , nascido a 17 de novembro de 1912, no D i s t r i c t o F e d e r a l , c o m m e r c i ò , sol- teiro, c o m d o m i c i l i o e l e i t o r a l no d i s t r i c t o m u n i c i p a l de São D o m i n g o s . ( Q u a l i f i c a ç ã o requerida, 3" Zona, n u m e r o 2. 8 7 9 . )

J t í l G U E L F 5 A U T I S N O G O M E S (4.193), f i l h o de faustino M a - n o e l G o m e s e de M a r i a de Víz Baptista, nascido a 2 de fe- v e r e i r o de 1892, em P o r t u g a l ( b r a s i l e i r o n a t u r a l i s a d o ) , m a r í t i m o , casado, com d o m i c i l i o eleitoral no d i s t r i c t o m u - n i c i p a l de Santa R i t a . ( Q u a l i f i c a ç ã o requerida, 3.a zona, n. 2 . 8 6 8 . )

AMÉRICO C A M P O S L E A N D R O (4.194), f i l h o de A n t ô n i o B e r - nardo Leandro J ú n i o r e de Rosa R a m i r o Campos, nascido a 4 de fevereiro de 1916a n o D i s t r i c t o F e d e r a l , c o m m e r c i ò , solteiro, com d o m i c i l i o eleitoral no districto m u n i c i p a l de Santa R i t a . . ( Q u a l i f i c a ç ã o requerida, 3." zona, n u m e - ro 2 . 8 3 2 . )

L O U R I V A L L E A N D R O D E A L M E I D A (4.195), f i l h o de L e a n - dro F r a n c i s c o de A l m e i d a e de M a r i a A u g u s t a de A l m e i - da, nascido a 7 de agosto de 1908, no D i s t r i c t o F e d e r a l , f u n c c i o n a r i o m u n i c i p a l , solteiro, c o m d o m i c i l i o e l e i t o r a l no d i s t r i c t o m u n i c i p a l de Santa R i t a . ( Q u a l i f i c a ç ã o r e q u e - rida, 3." zona, n . 2.054.-)-

J O S E ' A L V E S D O S S A N T O S C O E L H O (4.196), f i l h o de J o s é A l v e s Coelho e de B e n e m é r i t a F r a n c i s c a dos Santos C o e - lho, nascido a 20 de agosto dè 1877, no D i s t r i c t o F e d e r a l , c o m m e r c i ò , casado, com d o m i c i l i o e l e i t o r a l no d i s t r i c t o m u n i c i p a l de S ã o D o m i n g o s . ( Q u a l i f i c a ç ã o requerida, 3."

zona, n. 2 . 3 2 7 . )

G R A Z Z I A T O R R E S ( 4 . 1 9 7 ) , f i l h a de B r i g l i o G i u s e p p e e de M a r i a M i r a b e l l a , nascida a 14 de j u n h o de 1908, no D i s - t r i c t o F e d e r a l , domestica, casada, com d o m i c i l i o eleitoral' no districto m u n i c i p a l de São D o m i n g o s . (Qualificação, requerida, 3." zona, n. 2 . 8 8 8 . )

M A R I L I A D E O L I V E I R A A R A Ú J O (4.198), f i l h a de B r a s i l i q A m é r i c o de A r a ú j o e de L u c i l i a de O l i v e i r a A r a ú j o , n a s - c i d a a 18 de j u n h o de 1911, no D i s t r i c t o F e d e r a l , p r o f e s - sora, solteira, com d o m i c i l i o eleitoral no d i s t r i c t o m u n i - c i p a l de São D o m i n g o s . ( Q u a l i f i c a ç ã o requerida, 3.a zona, n . 2 . 8 3 4 . )

p À U R E A D E A L M E I D A C R U Z ( 4 . 1 9 9 ) , f i l h a de S y l v i o P e - r e i r a da Cruz e de C e c i l i a de A l m e i d a da C r u z , nascida a 10 de maio de 1912, no D i s t r i c t o F e d e r a l , professora, s o l t e i - ,ra, com d o m i c i l i o e l e i t o r a l no d i s t r i c t o m u n i c i p a l de S ã i

D o m i n g o s . ( Q u a l i f i c a ç ã o requerida, 3.* zona n . 2 . 8 3 0 . ) Í V O F E R R E I R A M A C I E L (4.200), f i l h o de M a r i o F e r r e i r a

M a c i e l e de M a r i a da S i l v a M a c i e l , nascido a 10 de n o - vembro de 1915,-no D i s t r i c t o F e d e r a l , m e c â n i c o , solteiro, c o m d o m i c i l i o e l e i t o r a l no d i s t r i c t o m u n i c i p a l de S. D o - m i n g o s . ( Q u a l i f i c a ç ã o requerida, 3a zona, B. 2 . 9 5 7 . ) G U A L T E R T A V A R E S D A S I L V A (4.201)',. f i l h o de Clau.de-.

m i r o Tavares da S i l v a e de Fausti-na L e i t e da S i l v a , nas- cido' a 15 de dezembro de 1917, no D i s t r i c t o F e d e r a l , estudante, solteiro, oom d o m i c i l i o eleitoral no d i s t r i c t o - m u n i c i p a l de São D o m i n g o s . ( Q u a l i f i c a ç ã o r e q u e r i d a , Sa- zona, n . 2 . 8 9 7 . )

ÍÍELSON D E C A R V A L H O (4.202)', f i l h o de B e n j a m i n A l f r e d d de Carvalho e de I z a u l i n a P i a de Moraes, nascido a 18 de dezembro de 1912. em R i o D o c e . Estado de M i n a s

Geraes, c o m m e r c i ò , solteiro, com d o m i c i l i o eleitoral no d i s t r i c t o . m u n i c i p a l de S ã o D o m i n g o s . (Transferencia do Estado de M i n a s , t i t u l o sem n u m e r o . )

C O R I O L A N O B A S T O S M A R T I N S (4.203), f i l h o de J o s é L u i z M a r t i n s e de L e ò n ò r Bastos M a r t i n s , nascido a 23. cie j u l h o de 1911, no D i s t r i c t o F e d e r a l , funccionario b a n c á - r i o , casado, c o m d o m i c i l i o eleitoral no districto m u n i c i - pal de S ã o D o m i n g o s . , ( Q u a l i f i c a ç ã o requerida, 3,L zona, n'. 2 . 6 2 5 . )

P f l I L A D E L P H O A N T Ô N I O D A S I L V A ( 4 . 2 0 1 ) . f i l h o de F a - b r i c i a n o A n t ô n i o da S i l v a e de F r a n c i s c a M a r i a , d a C o n - c e i ç ã o , nascido a 25 de -outubro de 1888, em A r a i a i a m a , Estado do R i o de Janeiro, c o m m e r c i ò , casado, com d o - m i c i l i o e l e i t o r a l no d i s t r i c t o m u n i c i p a l de S ã o D o m i n g o s .

( Q u a l i f i c a ç ã o requerida, 3" zona, n . 2 . 2 9 4 . J

D i s t r i c t o F e d e r a l , 18 de janeiro de 1936. — Pelo e s c r i - vão, Maurício Teixeira de Mello.

E D Í T A E S D E T R A N S F E R E N C I A Primeira Circumseripção

TERCEIRA ZONA ELEITORAL

(Districtos municipaes de Santa Rita, Sacramento São Domingos)

Juiz — D r . Eduardo Sousa Santos

Escrivão — Dr. Carlos Waldemar de Figueiredo F a ç o publico, p a r a fins do a r t . 69, § 2o da l e i n . 48, de 4 de maio de 1935, que por este C a r t ó r i o e J u i z o da 4a Zona E l e i t o r a l , e s t ã o sendo processados os pedidos de transferencias dos seguintes c i d a d ã o s :

A B I M A E L B A R R O S (697) ( i n s c r i p c ã o n . 2 0 . 8 3 9 ) , f i l h o de- J o s é Hemeterio. B a r r o s , nascido a 22 de novembro de 1909, em Maceió, Estado de Alagoas, funccionario p u b l i c o , c a - sado (Transferencia do t i t u l o e l e i t o r a l n . 16.749 d a 1*

zona antiga (Sacramento) p a r a a 3a zona (Santa R i t a . }1 S E B A S T I Ã O D A CONCEIÇÃO (698) ( i n s c r i p c ã o n . 2 . 2 0 7 ) ,

f i l h o de A c c a c i o da Conceição, nascido a 9 de j u l h o de 1909, no D i s t r i c t o F e d e r a l , c o m m e r c i ò , s o l t e i r o . T r a n s f e - r e n c i a do t i t u l o eleitoral n . 2.207 da 1 1a zona CMeyer)1

p a r a a 3a zona (Santa R i t a . )

J O S E ' H E M E T E R I O B A R R O S (699) ( i n s c r i p c ã o n . 1.128)., f i l h o de F r a n e i s c o F e r r e i r a B a r r o s , nascido a 3 de m a r ç o de 1878, em Ingazeira, Estado de Pernambuco, casado, c o m m e r c i ò . (Transferencia do t i t u l o e l e i t o r a l n , 1.115 da 4a zona (Santo A n t ô n i o ) p a r a a 3" zona (Santa R i t a . ) H U M B E R T O L A M E N Z A (70-0) ( i n s c r i p c ã o n . 4 . 8 2 3 ) , f i l h o de Paschoal L a m e n z a , nascido a 29 de. j u l h o de 1907; no D i s - t r i c t o F e d e r a l , c o m m e r c i ò , s o l t e i r o . ( T r a n s f e r e n c i a do t i t u l o e l e i t o r a l n . 4.629 da 2a zona antiga (Ajuda) p a r a a 3a zona ( S ã o D o m i n g o s . )

A S C E N D I N O P A N N O S D E L E M O S (701) ( i n s c r i p c ã o n . 702), f i l h o de E m i l i o L e m o s de A r a ú j o , nascido a 20 de a b r i l d e 1903, no D i s t r i c t o F e d e r a l , conferente, casado. ( T r a n s f e - r e n c i a do t i t u l o "eleitoral n . 687 da 2a zona ( S ã o .José)' p a r a a 3a zona (São D o m i n g o s . )

D i s t r i c t o F e d e r a l , aos 18 de j a n e i r o do 1936. — Pelo es*

c r i v ã o , Maurício Teixeira de Mello.

DÉCIMA SEGUNDA ZONA ELEITORAL í D i s t r i c t o s municipaes de Piedade, Irajá e Penha)

Juiz — D r . Antônio Carlos Lafayette de Andrade Escrivão — D r . P l á c i d o Modesto de Mello

De ordem do D r . Juiz E l e i t o r a l d a 1 2a Z o n a , f a ç o p u - b l i c o , p a r a conhecimento dos interessados, que f o r a m defe- r i d o s os pedidos de transferencias dos seguintes c i d a d ã o s A P P A R I C I O D A S I L V A ROCH1A ( 1 . 1 7 8 ) , i n s c r i p c ã o i i . . 8.S38,

de C a n d e l á r i a p a r a P i e d a d e ,

(6)

. í # 2 T e r ç a - f e i r a 21 B O L E T I M E L E I T O R A L janeiro de 193Ô

J O A Q U I M D A S I L V A M C N T E A L VÃO (1.179), i n s c r i p c ã o n u - mero 8.559, de G l o r i a p a r a P i e d a d e .

1 ' A B M C I O J O S E ' G O M E S ( 1 . 1 8 0 ) , i n s c r i p c ã o n . 3.942, de Campo G r a n d e p a r a P i e d a d e .

R A N i U L P H O C U N H A D E A R A Ú J O (1.-181), i n s c r i ç ã o n u m e r o 6.825, de Ensrenho V e l h o para P i e d a d e .

J O N A S - A N S E L M O D A S I L V A ( 1 . 1 8 2 ) , i n s c r i p c ã o n 578, de Mever para P i e d a d e .

TUT.NEU B R A G A D A S I L V A ( 1 . 1 8 3 ) , i n s c r i p c ã o n . 7.278, de P e n h a p a r a . P i e d a d e .

F R A N C I S C O C Y R I A C G ' S A L G A D O D E M A T T O S ( 1 . 1 8 4 ) , i n - s c r i p c ã o n . 21.196, de S ã o J o s é p a r a P i e d a d e . A R T - H U R " O S C A R C H E R E M D E M O R A E S R E G O (-1.1&5), i n -

s c r i p c ã o n . 4.977, de G l o r i a p a r a P i e d a d e .

H U R B E R T O G A R C I A D A S I L V A ( 1 . 1 8 6 ) , i n s c r i p c ã o n u m e r o 8.034. de Meyer p a r a P i e d a d e .

D I L E R M A N O D È M O R A E S ( 1 . 1 8 7 ) , i n s c r i p c ã o n. 271, de .Realengo p a r a ^Piedade.

O S W A L D O A L V E S P E R E I R A ( 1 . 1 8 8 ) , i n s c r i p c ã o n . 485, d é T i j u c a para P i e d a d e .

L A U D E L I i N . G ' G E R A L D O ( 1 . 1 8 9 ) , i n s c r i p c ã o n . 13.288, de -Sacramento p a r a P i e d a d e .

J O S E ' N U N E S (1.190), i n s c r i p c ã o n . 6.962, de Gamboa p a r a P i e d a d e .

M A N O E L V E L A S C O D E L I M A ( 1 . 1 9 1 ) , i n s c r i p c ã o n . 3.167, de J a c a r é p a g u á p a r a P i e d a d e .

M A T H - I A S S A L L E S ( 1 . 1 9 2 ) , i n s c r i p c ã o n . 5.045, de M a d u - r e i r a p a r a P i e d a d e .

MARÇAL D E P A U L A ( 1 . 1 9 3 ) , i n s c r i p c ã o n . 3.627, de G l o r i a p a r a P i e d a d e .

M A R I O S I L V A ( 1 . 1 9 4 ) , i n s c r i p c ã o n . 6.868-, de P a v u n a p a r a P i e d a d e .

C U S T O D I O R O M U A L D O D A S I L V A ( 1 . 1 9 5 ) , i n s c r i p c ã o n u - m e r o 9.535, de S a n f A n n a p a r a P i e d a d e .

J O S E ' D E S O U Z A ( 1 . 1 9 6 ) , i n s c r i p c ã o n . 5.412, de Realengo p a r a P i e d a d e .

M O A C Y R F E R R E I R A ( 1 . 1 9 8 ) , i n s c r i p c ã o n . 3.741, de G a m - boa p a r a P i e d a d e .

Q T T I L I O G I T Á H Y E S P Í N O L A ' ( 1 . 1 9 8 ) , i n s c r i p c ã o n . 4.134, de J a c a r é p a g u á p a r a P i e d a d e .

' A D H E M A R M A R C E N A L ( 1 . 1 9 9 ) , i n s c r i p c ã o n . 8.8*39, de E s - p i r i t o Santo p a r a P i e d a d e .

J O S E ' J O A Q U I M D A S I L V A ( 1 . 2 0 0 ) , i n s c r i p c ã o n . 1.346, de M e y e r p a r a P i e d a d e .

R E Y N A L D O S I M Õ E S V I L L A S - B Ô A S ' ( 1 . 2 0 1 ) , i n s c r i p c ã o n u - m e r o 1.205, de P e n h a p a r a Piedade.-

CÉSAR A U G U S T O ' D O S R E I S .(1.202), i n s c r i p c ã o n . 7.215, de R i o C o m p r i d o p a r a P i e d a d e .

ANTÔNIO J O S é D A S I L V A (1.20-3), i n s c r i p c ã o n. 5.050, de Copacabana p a r a P i e d a d e .

A L F R E D O T E I X E I R A F E R N A N D E S ( 1 . 2 0 4 ) , i n s c r i p c ã o n u - m e r o 2.857, de S a n f A n n a p a r a P i e d a d e .

J O S E ' - F E R N A N D E S D E O L I V E I R A ( 1 . 2 0 5 ) , i n s c r i p c ã o n u - mero 3.844, de J a c a r é p a g u á p a r a P i e d a d e .

PtEDfRO P E R E I R A P R I M A (.1.206), i n s c r i p c ã o , n . 8.019, de T i j u c a p a r a P i e d a d e .

O R M I N D G F E R R E I R A D E S O U Z A " ' ( 1 . 2 0 7 ) , i n s c r i p c ã o ' n u - m e r o 2.477,.-de A n d a r a h y p a r a P i e d a d e .

VVALtDEMAlR S A N T I A G O ( 1 . 2 0 8 ) , i n s c r i p c ã o n . 1.437, de J a c a r é p a g u á - p a r a P i e d a d e .

R A U L C A R D O S O D A S I L V A ( 1 . 2 0 9 ) , i n s c r i p c ã o n . 2.608, de J a c a r é p a g u á p a r a P i e d a d e .

M A N O E L G O M E S D E A Z E V E D O ( 1 . 2 1 0 ) , i n s c r i p c ã o n u m e r o 1.570, de A n d a r a h y p a r a P i e d a d e .

P O R P H I R I G ' MACHLADO PAVÃO ( 1 . 2 1 1 ) , i n s c r i p c ã o n u m e r o 1.644, íle Meyer p a r a P i e d a d e . .

O S M A R M A C H A D O P A L H A R E S ( 1 . 2 1 2 ) , i n s c r i p c ã o n u m e r o

•7.410, de P a v u n a p a r a P i e d a d e .

' F R A N C I S C O D E A S S I S S I M A S ( 1 . 2 1 3 ) ; i n s c r i p c ã o n . 5 . 2 8 5 , de R e a l e n g o ' p a r a P i e d a d e .

T K E L M O J O S E ' FI-USA D A C U N H A ( 1 . 2 1 4 ) , i n s c r i p c ã o n u - mero 108, de Meyer -para P i e d a d e .

C A N T E Í L D A . G U E R R A CiRUZ (1.215)', i n s c r i p c ã o n . 334, de Meyer p a r a P i e d a d e .

' A D H E M A R R E B E L L O D!E MENDONÇA ( 1 . 2 1 6 ) , i n s c r i p c ã o n . 3.486, de M e v e r p a r a P i e d a d e .

N A t R J G S E " T E I X E I R A ( 1 . 2 1 7 ) , i n s c r i p c ã o n . 4.537, de Meyer pa«:a P i e d a d e .

Z A C A R I A S C O E L H O SAOCO ( 1 . 2 1 8 ) , i n s c r i p c ã o n . 7.915, de Pienha p a r a P i e d a d e .

A V E L I N O RARTG D A S I L V A (1.219). i n s c r i p c ã o tí, 64t 3$

J a c a r é p a g u á p a r a P i e d a d es :

J O S E ' P I N T O G U E D E S (1.2.20), i n s c r i p c ã o n . 23.840, de S ã o J o s é p a r a P i e d a d e .

A L B E R A L I N O LEÃO', ( 1 . 2 2 1 ) , i n s c r i p c ã o n . 1.990, de J a c a - r é p a g u á p a r a P i e d a d e .

M A R I O P I O D A S I L V A ( 1 . 2 2 2 ) , i n s c r i p c ã o n . 7.984, de A n - d a r a h y - p a r a P i e d a d e .

G E R M A N O L U I Z M A R T I N S (1.2.23), i n s c r i p c ã o n . 9.482, de

G l o r i a para P i e d a d e . N

J E I H I E L D E O L I V E I R A C A M P O S ( 1 . 2 2 4 ) , i n s c r i p c ã o n u m e r o 1.4&2-, de J a c a r é p a g u á para Piedade.-

B E N B D I C T O F E T J I P P E ( 1 . 2 2 5 ) , i n s c r i p c ã o n . -6.204, de E s - p i r i t o Santo p a r a P i e d a d e .

J O S E ' MiUINíIZ (1.226), i n s c r i p c ã o n . 73 4, de P a v u n a p a r a P i e d a d e .

W A L T E R S C O T T D O C A R M O (1.227), i n s c r i p c ã o n . 1.409, de T i j u ç a p a r a P i e d a d e .

M A N O E L . F R A N C I S C O D A S I L V A ( 1 . 2 2 8 ) , i n s c r i p c ã o n u m e r o 1.533, de Traja p a r a P i e d a d e .

A G E N O R A L V E S D O S S A N T O S '(1.229, i n s c r i p c ã o n . 6.426, de P a v u n a para P i e d a d e .

Y G L A N D O T E L L E S D E MEiNEZES ( 1 . 2 3 0 ) , i n s c r i p c ã o n u - mero 12,670, de Meyer p a r a P i e d a d e .

A L F R E D O I R I N E U P I N T O ( 1 . 2 3 1 ) , i n s c r i p c ã o n . 11.046, de Santo A n t ô n i o p a r a P i e d a d e .

J O R G E S A L V A D O R ( 1 . 2 3 2 ) , i n s c r i p c ã o n . 780, de G l o r i a p a r a P i e d a d e .

A L B E R I C O F O N S E C A FRANÇA ( 1 . 2 3 3 ) , i n s c r i p c ã o n u m e r o 8.874, de Santo A n t ô n i o para P i e d a d e .

A L B E R T O R O U G E M A N T ( 1 . 2 3 4 ) , i n s c r i p c ã o n . 2.588, de I n h a ú m a p a r a P i e d a d e .

L U I Z D E G L I V E T R A P I T T A ( 1 . 2 3 5 ) , i n s c r i p c ã o n . 145, de S ã o D o m i n g o s para P i e d a d e .

S Y L V I O M O T T A ( 1 . 2 3 6 ) , i n s c r i p c ã o n . "5.930, de I n h a ú m a p a r a P i e d a d e .

R O B E R T O D E C A S T R O G U I M A R Ã E S ( 1 . 2 3 7 ) , i n s c r i p c ã o n u - mero 4.495, de A n d a r a h y p a r a P i e d a d e .

A U G U S T O M A R Q U E S D E O L I V E I R A (1.238), i n s c r i p c ã o n u - mero 5.214, de S ã o Domingos p a r a P i e d a d e .

A L C I D E S F R A N C I S C O D E O L I V E I R A ( 1 . 2 3 9 ) , i n s c r i p c ã o - n u - mero 3.512, de J a c a r é p a g u á p a r a P i e d a d e .

M A N O E L R O D R I G U E S B A S T O S (1.240), i n s c r i p c ã o n. 6.348, de A n d a r a h y para P i e d a d e ,

F R A N C I S C O A L V E S D A S I L V A ( 1 . 2 4 1 ) , i n s c r i p c ã o n . 20,503, de S ã o Domingos p a r a P i e d a d e .

P E D R O C O S T A A L V E S F E R R E I R A ( 1 . 2 4 2 ) , i n s c r i p c ã o nu-i mero 3.792 de Meyer p a r á P i e d a d e .

J A Y M E S E B A S T I Ã O P I N T O ( 1 . 2 4 3 ) , i n s c r i p c ã o n . 2 . 3 8 3 , de Realengo p a r a P i e d a d e .

A R L I N D O S I L V A (1.244), i n s c r i p c ã o n . 6.792, de Meyer p a r a P i e d a d e .

A L B E R T O J O S E ' D I A S N O G U E I R A ( 1 . 2 4 5 ) , i n s c r i p c ã o n u - mero 2.392, de Meyer. para P i e d a d e ,

M A N O E L CORRÊA D E N O R O N H A (1.246), i n s c r i p c ã o n. 4.535, . de Meyer para P i e d a d e .

A D E L I N O S O U Z A M A S E L L O (1.247), i n s c r i p c ã o n . 694, de E s p i r i t o Santo p a r a P i e d a d e .

L A U R A D E O L I V E I R A (1.248), i n s c r i p c ã o n . 021-, de G l o r i a

* p a r a P i e d a d e .

JOÃO F E R R E I R A D A S I L V A (1.249), i n s c r i p c ã o n . 14.049, de S ã o Domingos p a r a P i e d a d e .

F R A N C I S C O D O N A S C I M E N T O ( 1 . 2 5 0 ) , i n s c r i p c ã o n . 1.964, de I n h a ú m a para P i e d a d e .

JOSE' D A C O S T A M A C E D O ( 1 . 2 5 1 ) , i n s c r i p c ã o n . 6.948; do P e n h a para Ira j á .

F R A N C I S C O F E I T A L B O R G E S (1.252), i n s c r i p c ã o n, 12.707.

de Meyer para P i e d a d e .

F R E D E R I C O D O E G Y P T O R O S A (1:253), i n s c r i p c ã o n . 3.682, de Santo A n t ô n i o para P i e d a d e .

V I C E N T E D E P A U L A P E R E I R A D A S I L V A ( 1 . 2 5 4 ) , i n s c r i p c ã o n . 183, dc S a n f A n n a para P i e d a d e .

J O A Q U I M D E S O U Z A ( 1 . 2 5 5 ) . i n s c r i p c ã o V n . 1.169, de S a c r a - mento p a r a P i e d a d e .

ALTINO* M A R I A D E M O R A E S (1.250), i n s c r i p ç ã c n . 207, de I n h a ú m a p a r a P i e d a d e .

CÂNDIDO A N D R É ' D O S S A N T O S ( 1 . 2 5 7 ) , i n s c r i p ç ã o ^ n . 2.514, de S a n f A n n a para P i e d a d e .

R U B E M D A S I L V E I R A ( 1 . 2 5 8 ) , i n s c r i p c ã o n . 1.636, çlo I n h a ú m a para P i e d a d e .

DARIO D E S O U Z A R O D R I G U E S ( 1 . 2 5 9 ) , i n s c r i p c ã o n u m e r o 1 6 . 0 0 2 , de C a n d e l á r i a para P i e d a d e .

VIRGÍLIO J O S E ' FERREIRA ( 1 . 2 6 0 ) , i n s c r i p c ã o n . 297, do E n g e n h o Novo p a r a P i e d a d e .

Referências

Documentos relacionados

Juiz — Dr Eduardo Sousa Santo' TERCEIRA ZONA ELEITORAL. (Districtos municipaes de Santa Rita, Sacramento e Sãc

ARMANDO TATLLACE.. Eduardo Souza Suu^a Escrivão — Dr.. Sylvio Muniz da Silva.. ). SEXTA

DESEMBARGADOR ARTHUR SOARES DE MOURA... — Evaristo Ferreira

; MARIO JOSE' DA SILVA (1.800), filho de Pedro José da Silva e de Delpíima Rosa de Je3us .nascido a 30 de maio de 1914, no Districto Federal, residente á rua Coronel Agostinho,

TRIBUNAL HEtílONAL-DE-JUSTIÇA ELEI- TORAL DO DISTR1CT0 FEDERAL.. — Antônio Eu- gênio

Fructuoso Moniz Barreto de Aragão Escrivão — Dr Carlos Waldemar de Figueiredo Direciona Geral do Expediente e Contabilidade da Policia.. Civil do Districto Federal DESPACHO DE 14 DE

Francisco de Miranda Soares votou em Vassouras, no pleito dc 14 de outubro.. (Qua- lificação requerida,

Norberto Lima dos Santos, filho de Joaquim Antônio iSantos e de Silvana Lima Santos, nascido a 13 de setembro de 1912, no Districto Federal, residente i rua São Gabriel n. 18