• Nenhum resultado encontrado

ILUSTRAÇÃO E CRIAÇÃO DE IMAGENS VETORIAIS ADOBE ILLUSTRATOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ILUSTRAÇÃO E CRIAÇÃO DE IMAGENS VETORIAIS ADOBE ILLUSTRATOR"

Copied!
35
0
0

Texto

(1)

ILUSTRAÇÃO E CRIAÇÃO DE IMAGENS VETORIAIS – ADOBE ILLUSTRATOR

JEANE SIDOU

U N I D A D E 4

(2)

O Illustrator é um software padrão para gráficos vetoriais utilizado por milhões de designers, curiosos e artistas para todo tipo de criação, desde imagens e peças para a web e smartphones até logos, ícones, livros, embalagens, ilustrações e propagandas para painéis de rua.

Vamos agora aprender a manipular as ferramentas de mesclagem e expansão de objetos no Illustrator, com base na aplicação de efeitos visuais.

UNIDADE 4 | INTRODUÇÃO

(3)

1. Mesclar e expandir objetos no Illustrator.

2. Trabalhar com aparência, propriedades e estilo.

3. Editar formas no Illustrator.

4. Transformar textos em curvas para fechamento e exportação do arquivo para o Photoshop e para o Flash.

UNIDADE 4 | OBJETIVOS

(4)

Podemos, no Illustrator, misturar objetos criando e distribuindo nossas formas de maneira homogênea em dois objetos.

Além disso, também mesclar dois caminhos que estejam abertos, a fim de construir uma mudança suave entre os referidos objetos, e mesclar cores e objetos, criando assim mudanças de cores na forma de um objeto específico.

MESCLAGEM E EXPANSÃO

DE OBJETOS NO ILLUSTRATOR

(5)

Ao criarmos uma mistura, nossas figuras fundidas serão como um único objeto. Por isso, se movermos um dos objetos de início ou editarmos os pontos de ancoragem do objeto original, a mescla também será modificada. Vale lembrar que os novos objetos mesclados entre os originais não terão pontos de ancoragem próprios.

(6)

Segundo a Adobe (2018), existem algumas regras aplicáveis à mesclagem de objetos e suas cores originais são estas:

“Não é possível misturar entre objetos de malha”.

Se você misturar um objeto pintado com uma cor de processo e outro objeto pintado com uma cor especial, as formas misturadas serão pintadas com uma cor de processo misturada. Se misturar entre duas cores especiais diferentes, as cores de processo serão usadas para pintar as etapas intermediárias.

(7)

Se você misturar dois objetos com padrão, as etapas misturadas apenas usarão o preenchimento do objeto na camada localizada na extremidade superior.

Se você misturar objetos que possuem modos de mistura especificados, com o painel Transparência, as etapas misturadas apenas usarão o modo de mistura do objeto superior.

Se você misturar objetos com vários atributos de aparência (efeitos, preenchimentos ou traçados), o Illustrator tentará misturar as opções.

(8)

Se misturar duas instâncias dos mesmos símbolos, as etapas misturadas serão instâncias desse símbolo. Entretanto, se misturar duas instâncias de diferentes símbolos, as etapas misturadas não serão instâncias de símbolo.

Por padrão, misturas são criadas como grupos de transparência de separação, de forma que, se qualquer uma das etapas consistir em objetos transparentes sobrepostos, esses objetos não aparecerão uns através dos outros.

(9)

Existem duas ferramentas que nos auxiliam na criação de misturas. São elas a ferramenta Mistura e o comando Criar mistura. Essas criações são várias cores e objetos interpostos entre objetos selecionados.

CRIANDO MESCLAS

(10)

Para criar uma mistura com a ferramenta Mistura, vamos seguir os seguintes passos:

1) Começar selecionando a ferramenta Mistura.

2) Se quisermos misturar em sequência e sem rotação, basta clicar em qualquer local dentro de cada objeto, é importante evitar clicar sobre os pontos de ancoragem.

3) Ao finalizar a adição de objetos à mistura, vamos clicar outra vez na ferramenta Mistura.

(11)

Em outra opção, para criar uma mistura com o comando Criar mistura, temos os seguintes passos:

• Começar selecionando os objetos a serem mesclados.

• Seguir pelo caminho Objeto > Mistura > Criar.

Segundo a Adobe (2018): “Por padrão, o Illustrator calcula o número ideal de etapas para criar uma transição suave de cores. Para controlar o número de etapas ou a distância entre etapas, defina opções de mistura”.

(12)

Quando julgar necessário, é possível alterar as opções de mistura da sua arte.

Logo, vamos selecionar o objeto já mesclado e escolher entre as seguintes opções:

• Dar um clique duplo na ferramenta Mistura.

• Seguir pelo caminho Objeto > Mistura > Opções de mistura.

• Ir ao painel Propriedades e clicar em Opções de mistura dentro da seção Ações rápidas.

(13)

Quando a caixa de diálogo for exibida, poderemos definir as seguintes opções de misturas, segundo a Adobe (2018):

Espaçamento – Determina quantas etapas são adicionadas à mistura.

Cor suave – Permite que o Illustrator calcule automaticamente o número de etapas para as misturas.

Etapas especificadas – Controla o número de etapas entre o início e o final da mistura.

Distância especificada – Controla a distância entre as etapas na mistura.

(14)

Orientação – Determina a orientação dos objetos misturados.

Alinhar à página – Orienta a mistura perpendicularmente ao eixo x da página.

Alinhar ao caminho – Orienta a mistura perpendicularmente ao caminho.

“A linha mestra é o caminho ao longo do qual as etapas em um objeto misturado são alinhadas. Por padrão, a linha mestra forma uma linha reta” (ADOBE, 2018).

A linha mestra pode ser ajustada, substituída e/ou invertida.

(15)

Podemos mudar a aparência de objetos, grupos ou camadas no Illustrator, com base em efeitos e nos painéis Aparência e Estilos de gráfico. Podemos também dividir um objeto em partes essenciais, modificando elementos desse objeto de forma independente.

APARÊNCIA, PROPRIEDADES E ESTILOS

NO ILLUSTRATOR

(16)

O painel Aparência é a via de acesso para se trabalhar com atributos de aparência.

Como é possível aplicar atributos de aparência a camadas, grupos e objetos, e frequentemente a preenchimentos e traçados também, a hierarquia de atributos no trabalho artístico pode se tornar bastante complexa. Por exemplo, se você aplicar um efeito a uma camada inteira e outro efeito a um objeto nessa camada, talvez seja difícil determinar que efeito está causando a alteração no trabalho artístico.

(17)

Segundo a Adobe (2017): “Você pode especificar se deseja que os novos objetos herdem atributos de aparência ou tenham apenas os atributos básicos.

Para aplicar somente um preenchimento e um traçado a novos objetos, escolha Nova arte tem aparência básica, no menu do painel. Para aplicar todos os atributos de aparência atuais a novos objetos, cancele a seleção de Nova arte tem aparência básica, no menu do painel”.

ESPECIFICANDO A APLICAÇÃO A NOVOS

OBJETOS DE ATRIBUTOS DE APARÊNCIA

(18)

“Antes de poder definir um atributo de aparência ou aplicar um estilo ou efeito a uma camada, um grupo ou objeto, você precisa direcionar o item no painel Camadas. Selecionar um objeto ou grupo usando qualquer método de seleção também direciona o objeto ou o grupo no painel Camadas, mas as camadas só podem ser direcionadas por meio do painel” (ADOBE, 2017).

(19)

No Illustrator, podemos editar ou adicionar um atributo de aparência. No caso, há possibilidade de abrir um atributo e alterar posteriormente as configurações. Segundo a Adobe (2017): “Um estilo de gráfico é um conjunto de atributos de aparência reutilizáveis. Estilos de gráfico permitem alterar rapidamente a aparência de um objeto.

Por exemplo, você pode alterar sua cor de preenchimento e traçado, alterar sua transparência e aplicar efeitos em uma única etapa. Todas as alterações aplicadas com estilos de gráfico são completamente reversíveis.

(20)

Para aplicar um estilo de gráfico, devemos selecionar um objeto ou grupo. Para aplicar um estilo único a um objeto, vamos arrastar o estilo de gráfico para um objeto na janela do documento. Para mesclar ou aplicar diversos estilos, selecionamos o objeto e segurando Alt (Windows) ou Option (Mac) clicamos no estilo, dentro do painel Estilos de gráfico.

Quando quiser manter a cor do seu texto, após aplicar um estilo de gráfico, retire a seleção de Substituir cor de caractere, presente no painel Estilos de gráfico.

(21)

A Adobe (2016) descreve a função de sua ferramenta para Illustrator da seguinte forma:

“A ferramenta Shaper ajuda a criar designs bonitos e complexos por meio de desenho, empilhamento e inserção de formas e, em seguida, simplesmente combiná-los, mesclá-los, excluí-los ou movê-los. Use gestos simples e visualmente intuitivos para executar operações que podem ter sido anteriormente realizadas por meio de várias ações.

EDIÇÃO DE FORMAS NO ILLUSTRATOR

(22)

Use a ferramenta Shaper para transformar gestos naturais em formas vetoriais. Use um mouse ou a facilidade de um dispositivo de toque para criar polígonos, retângulos ou círculos. As formas desenhadas são formas ativas. Esse recurso é ativado nas áreas de trabalho tradicionais e na área de trabalho sensível ao toque especializada.

(23)

Para fazer os referidos procedimentos com a ferramenta Shaper, vamos acompanhar os seguintes passos:

• Selecione formas sobrepostas no documento, ou utilize alguma ferramenta para desenhar formas sobrepostas, ou use a própria ferramenta Shaper para fazer formas rápidas.

• Se não utilizou a ferramenta Shaper no passo anterior, selecione-a.

• Com o mouse, risque na parte que deseja combinar, excluir ou furar.

(24)

Em um Shaper Group, as formas permanecem sempre editáveis, mesmo que partes de formas sejam perfuradas ou mescladas. Algumas ações permitem selecionar formas únicas ou grupos, como modo de seleção da face e modo de construção.

SHAPER GROUP

(25)

A Adobe (2016) descreve a função da referida ferramenta para Illustrator da seguinte forma: “O Construtor de formas é uma ferramenta interativa para a criação de formas complexas, por meio da mistura e da exclusão de formas mais simples. Funciona em caminhos simples e compostos”.

(26)

As bordas e regiões da arte selecionada são realçadas e então podem ser mescladas para formarem novas formas. Uma borda é definida como a seção de um caminho que não faz interseção com nenhum outro caminho dos objetos selecionados. Região é uma área fechada delimitada por bordas. Por padrão, a ferramenta está no modo de mistura, que permite a combinação de caminhos ou regiões. Você também pode alternar para o modo de exclusão para excluir bordas ou regiões indesejadas, pressionando Alt (Windows) ou Option (Mac).

(27)

Quando nos referimos a converter em curvas, falamos em uma transformação de texto em objeto, o que deixará o novo objeto sem possibilidade de edição. Por isso, é muito importante salvar o arquivo inicial todas as vezes antes de começarmos a fazer a conversão, dando outro nome a ele, de modo que continue editável, caso perceba algum erro no trabalho final ou mesmo para alterá-lo.

CONVERSÃO PARA CURVAS

E FECHAMENTO DO ARQUIVO

(28)

No Illustrator, ao produzirmos um texto com uma determinada fonte, com objetivo de impressão desse conteúdo, ao mandar o arquivo para impressão, caso ele não esteja convertido em curvas, estando ainda em modo editável, provavelmente teremos uma perda ao enviar o arquivo ou tentar abri-lo em outro dispositivo.

(29)

Consequentemente, ao tentar a abertura do arquivo, o Illustrator poderá abri-lo, contudo é provável ocorrer a substituição da fonte original por outra qualquer.

Por isso a importância de converter o texto antes de qualquer ação externa à criação.

(30)

Existem cinco formatos de arquivo básicos (AI, PDF, EPS, FXG e SVG) nos quais você pode salvar um trabalho artístico. Esses formatos são chamados de formatos nativos, porque podem preservar todos os dados do Illustrator, incluindo várias pranchetas (nos casos dos formatos PDF e SVG, é necessário selecionar as opções Preservar os recursos de edição do Illustrator, para preservar todos os dados do Illustrator).

SALVANDO SEU TRABALHO ARTÍSTICO

(31)

O EPS e o FXG podem salvar pranchetas individuais como arquivos separados.

O SVG salva somente a prancheta ativa, mas o conteúdo de todas as pranchetas é exibido. Você também pode exportar um trabalho artístico em vários formatos de arquivo para uso fora do Illustrator. Esses formatos são chamados de formatos não nativos, uma vez que o Illustrator não conseguirá recuperar todos os dados se você reabrir o arquivo no programa.

(32)

Se o seu trabalho tiver mais de uma prancheta e optar por salvá-lo em versão anterior do Illustrator, pode escolher salvar cada prancheta como um arquivo distinto ou mesclar o conteúdo de suas pranchetas de trabalho em um arquivo único. Se o seu documento contiver várias pranchetas, especifique como exportá-las antes de clicar em Salvar (Windows) ou Exportar (macOS) na caixa de diálogo Exportar (ADOBE, 2019).

(33)

Para exportar cada prancheta como um arquivo PSD separado, selecione Usar pranchetas na caixa de diálogo Exportar. Para exportar apenas um intervalo de pranchetas, especifique o intervalo. Clique em Salvar (Windows) ou Exportar (macOS) (ADOBE, 2019).

(34)

“Photoshop (PSD) é um formato padrão do Photoshop. Se o seu trabalho artístico contiver dados que não podem ser exportados para o formato do Photoshop, o Illustrator preservará a aparência do trabalho artístico mesclando as camadas no documento ou rasterizando esse trabalho artístico. Como resultado, é possível que, em certas ocasiões, camadas, subcamadas, formas compostas e texto editável talvez não sejam preservados no arquivo do Photoshop, mesmo que você tenha selecionado a opção de exportação apropriada” (ADOBE, 2019).

(35)

OBRIGADA!

Referências

Documentos relacionados

Conclusão: Não há diferenças sig- nificativas das categorias dos hospitais público e privado, o que demonstra que a forma como a família vivencia a internação

a) Deixar os cacos de vidro em um local isolado e depois misturar os mesmos com o lixo orgânico para reciclagem. b) Misturar os cacos de vidro ao lixo reciclável e enviar

A sua elevada compatibilidade e facilidade de integração com outras aplicações complementares, como o Adobe Photoshop e o Adobe Illustrator, tornam o Adobe InDesign numa das

Outras anotações feitas por MARCELO BAHIA ODEBRECHT e apontadas no Relatório de Análise de Polícia Judiciária nº 510/2016 corroboram a conclusão de que JUSCELINO

Então, não pensem em nada com a sua mente, não meditem, não persigam os objetos dos sentidos mas permaneçam naturalmente repousados sem se misturar mesmo com

67) 1 máquina cutter de misturar carne

Colocar o frango de volta na frigideira com molho, misturar bem; continuar a cozinhar até o molho se reduzir e misturar no frango e a mistura começa a caramelizar,

Você pode usar o painel Camadas para mostrar, selecionar e manipular o conteúdo de uma forma composta, por exemplo, para alterar a ordem de empilhamento de seus componentes..