• Nenhum resultado encontrado

Mudanças para a Copa acontecem no compasso Brasil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mudanças para a Copa acontecem no compasso Brasil"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Ano XXXIV - Nº 1349 - De 8 a 14 de janeiro de 2014

Informação com qualidade no coração da Zona Leste

www.noticiasdeitaquera.com.br - Presidente de Honra: Lidia Paniaga

Rua Rio Mamanguape, 52 - Cidade Líder - Itaquera - São Paulo - SP - Fone: (11) 2748-7300

“Vivendo o presente e escrevendo o futuro”

Notícias de

Itaquera

Jornal 100%

Zona Leste O Centro de Integração Escola Emprego (CIEE), em parceria com a Obra Social Kolping e Paróquia Nossa Senhora do Carmo - disponibilizam 70 vagas de cursinho pré-vestibular gratuito em Itaquera. Po- dem se inscrever alunos que estão matrioculados no terceiro ano do Ensino Médio ou que já tenham concluído. As aulas serão realizadas no CIFA - rua Flores do Piauí, 170 – Centro de Itaquera. O cur- so tem duração de um ano e conta com as seguintes disciplinas: Matemática, Português, Inglês, Litera- tura, Gramática, História, Geografia, Química, Físi- ca, Biologia. Os interessa- dos deverão enviar email para Jorge (coordenador do cursinho) solicitando sua inscrição e informan- do dados básicos para re- torno de contato e saber o dia em que deverá efetivar sua inscrição. Informações pelos fones 98930-9325 (claro), 95395-9952 (tim) e 96051-5866 (oi) com Jorge Macedo.

Cursinho pré vestibular

gratuito em Itaquera

O comércio do centro de Itaquera abre espaço para a alça viária esperada há muito. Mesmo com todo o movimento dos operários, o terminal de ônibus, inaugurado na gestão Serra/Kassab, vem registrando roubos de cabos de iluminação. Na última semana de dezembro, o local ficou às escu-

Mudanças para a Copa acontecem no compasso Brasil

ras. A ILUME refez a rede, mas fica a dica: o terminal, ou melhor, pon- tão de ônibus, fica a pou- cos metros do 32º Distri- to Policial de Itaquera e da 2ª Cia. do 39º Bata- lhão da Polícia Militar Metropolitana. Página 2

(2)

Página 2 Notícias de Itaquera/Zona Leste De 8 a 14 de janeiro de 2014

E

d i t o

r i a

L

Censura ‘democrática’

mais dura que a ditadura

E

s t a d

O

Alckmin cria lei que acaba com desmanches irregulares

Este jornal é uma publicação da empresa Notícias de Itaquera Ltda.

Redação: Rua Rio Mamanguape, 52, Cidade Líder - Itaquera - São Paulo - SP - CEP: 08285-120

Fones: (11) 2748-7300 - Fax: 2748-6785 Internet: www.noticiasdeitaquera.com.br E-mail: noticiasdeitaquera@noticiasdeitaquera.com.br

Presidente de honra: Lidia Paniaga

Jornalista Responsável: Sueli Benazi (MTB 24.268) Colaboração: Joel Novaes/ Vitor Locks Depto. Jurídico: Advocacia Malheiros & Paniaga

OAB/SP 77.136 - Fone: 2743 9834 Tiragem: 20 mil exemplares

Distribuição: gratuita/ Periodicidade: Semanal Impressão: Gráfica Pana - Fone: 3209-3538 OBS.: AS MATÉRIAS ASSINADAS NÃO COMPROMETEM A NEUTRALIDADE DO JORNAL.

E

x p e d i e n t

E Ó

b v i

O

Presidenta? Que palavra é essa?

No dia 12 de dezembro último, a presidente Dilma Rousseff sancionou parcialmente a minirreforma eleitoral. O projeto de lei, que prevê alterações na legislação eleitoral, inclui uma emenda sugerida pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), que torna crime a divulgação de mensagens e comentários na internet que repre- sentem ofensas a candidatos, partidos e coliga- ções. De acordo com a lei, manifestações on line du- rante a campanha, estão liberadas, desde que não ofen- dam nenhum candidato. Que lindo! Se ele tem a ficha suja, como muitos, porque literalmente possui a mão grande e rouba declaradamente, jamais poderá ser ro- tulado de bandido na internet. Seria ele, digamos as- sim, um ser errante. Nos polpem!

Criticar político corrupto virou crime hediondo.

Mas, o que a presidente esconde? O que teme Dilma para sancionar a Lei da Censura Cássio Cunha Lima?

É obrigação cívica, de todo cidadão, denunciar os cri- mes de corrupção praticados contra o Brasil e o povo brasileiro, pelo Executivo, Legislativo e pelo Judici- ário. Lugar de bandido, inclusive os do colarinho bran- co, é na cadeia. As redes sociais se tornaram impor- tante instrumento de comunicação, inclusive para conscientização política.

Ainda estão frescas na memória de todos nós as manifestações públicas realizadas no ano passado e que chamaram a atenção do mundo, com o povo nas ruas clamando contra a corrupção e a bandidagem no Poder Público. Exceção feita ao vandalismo que im- perou, no mais a população se motivou a mostrar sua força, dizendo não em alto e bom som. As redes soci- ais incentivaram esses atos. Possivelmente por essa razão a presidente e o senador da República estejam tão preocupados em coibir críticas.

Sueli Benazi - jornalista

A história é real, triste, antiga e não admite perifrases.

Dependendo do veículo que se tenha, quando roubado, o destino é um só: o desmanche. As quadrilhas que atu- am nesse tipo de “mercado” têm forte presença aqui na Zona Leste, em bairros extremos, limítrofes como São Mateus, por exemplo, onde o comércio de peças de carros roubados é intenso, famoso e nem sempre poli- ticamente correto.

Mas agora esse mercado paralelo está ameaçado.

Na quarta-feira, 2 último, o governador Geraldo Alckmin sancionou o projeto de lei que tem o objeti- vo de acabar com os desmanches irregulares de veí- culos no Estado de São Paulo. Para comercializar pe- ças, as empresas terão que manter cadastro no Detran.SP e na Secretaria da Fazenda. A Secretaria da Segurança Pública colocará em seu site a lista dos estabelecimentos regulares, além de um link para o serviço de webdenúncia, para incentivar os cidadãos a denunciarem depósitos irregulares.

“Nessa lei temos o lado de salvar vidas, sempre preo- cupados com a segurança pública. De um lado [a lei] vai acabar com os desmanches ilegais e de outro vai criar um mercado sério, correto, com ciclo completo das pe- ças e dentro da lei em benefício da população”, afirmou o governador. Para Alckmin, o combate ao desmonte e ao comércio irregular de veículos e peças é mais uma medida estruturante para o enfrentamento da criminalida- de. A lei quebra a cadeia econômica do crime de roubo e furto de veículos. Com o fim dos estabelecimentos ir- regulares, um dos elos dessa cadeia deixa de existir, pos- sibilitando a redução desse tipo de crime.

“Essa lei também tem um lado de salvar vidas, pois 50% dos latrocínios estão ligados ao roubo de veícu- los. À medida que reduzirmos o roubo e furto, derruba- mos [o número de] latrocínios”, salientou Alckmin.

A Prefeitura atingiu e superou, no fim de dezembro, a meta tra- çada para 2013 para o Programa de Remode- lação e Eficientização gerido pelo Departa- mento de Iluminação Pública (Ilume). Até o último dia 27, foram ampliados 18 mil no-

O credenciamento das empresas no Detran será anual e poderá ser renovado, desde que o estabelecimento continue a cumprir as exigências da legislação. Sócios de empresas que desrespeitarem a lei ficarão impedi- dos de trabalhar neste ramo de atividade e de apresen- tarem pedido de inscrição de nova empresa.

A nova lei prevê também a adoção de um sistema que permite rastrear todas as etapas do processo de desmontagem, desde a origem das partes e peças, in- cluindo a movimentação do estoque, até sua saída. O objetivo é garantir segurança ao consumidor final e permitir o controle e a fiscalização das empresas, sob a responsabilidade do Detran e da Secretaria da Segu- rança Pública. Itens de segurança, como airbags e frei- os, não poderão ser vendidos ao consumidor. A destinação fica restrita aos fabricantes ou empresas especializadas em reaproveitamento.

Outra novidade é a chamada adoção do “ciclo com- pleto”: as empresas que atuam na compra de veículos para desmonte terão que ser responsáveis pelo manejo das peças até a venda ao consumidor final. A medida visa impedir a comercialização de peças sem o contro- le rígido, o que facilitaria fraudes e a inclusão de mate- riais roubados ou furtados. “Vamos acabar com aqueles depósitos criminosos de peças, que revoltam os cida- dãos de bem e facilitam o mercado negro e paralelo do crime. Ficarão no mercado os empresários sérios”, afir- mou o secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira. Na Argentina, onde legislação semelhante foi adotada em 2003, os roubos de veículos caíram 50%.

A lei também exige condições ambientais adequa- das para o funcionamento da empresa. Entre elas, a de possuir piso 100% impermeável nas áreas de

‘descontaminação e desmontagem do veículo e tam- bém na de estoque de partes e peças.

P

r e f e i t u r

A

Cidade supera meta de iluminação para 2013

vos pontos de luz e 125 mil lâmpadas de vapor de mer- cúrio foram substituídas por vapor de sódio, que tem mais luminosidade – 5 mil além da meta traçada.

Com o programa, que tem investimentos de R$

116,3 milhões, a Secretaria Municipal de Serviços tam- bém atendeu a uma relação da Polícia Militar, que apon- tava 643 logradouros que necessitavam de melhoria de iluminação, por conta de maior incidência de crimes.

Após mais de 800 vistori- as, o Ilume não constatou problemas em 140 delas.

Em outras 138 foram reali- zadas 10 mil manutenções, como troca de lâmpadas queimadas. Em 397 endere- ços, foram executadas 7 mil remodelações, 113 locais receberam 750 novos pon- tos de luz e em 53, foram realizados serviços de po- das de árvores.

Entre os locais benefici- ados pelo programa estão a Vila Bela, em São Mateus, que permaneceu na escuri- dão por dez anos, e os bai- xos do Viaduto da China, no Jardim Helena. No caso da Vila Bela, o local foi con- templado com 421 pontos de iluminação distribuídos em cem ruas, o equivalente a 12 quilômetros de vias, benefi- ciando 10 mil pessoas.

Em Paraisópolis, a aveni-

da Hebe Camargo, de um quilômetro de extensão, re- cebeu um novo padrão de iluminação, pedonal, em que as luminárias são posicionadas para favorecer prioritariamente as calçadas. Experiências assim tam- bém foram realizadas na Alameda Santos e rua Antô- nio Carlos, no Jardins, para eliminar pontos escuros causadas pela arborização.

A remodelação e a ampliação da iluminação não fica- ram restritas às ruas e avenidas e também beneficiaram praças, como a Mãe Preta, na Vila Curuçá, do Forró, em São Miguel Paulista e do Campo do Torto, em Itaquera. Na Mãe Preta, por exemplo, 400 pontos de iluminação, distribuídos numa área de 5 mil metros qua- drados, trazendo conforto para 40 mil pessoas.

Queda nas reclamações - Os novos investimentos causaram redução de 22% nas reclamações sobre pro- blemas de iluminação. Nos casos que exigiram inter- venções em até 48 horas, 83% deles foram executa- dos no prazo, enquanto em 2012, foram 67%. Nos ca-

sos que necessitavam de até 72 horas, 97% foram con- cluídos, contra 83% regis- trados no ano de 2012.

Novas atribuições - A partir de janeiro, o ativo de 9 mil pontos de iluminação da Eletropaulo utilizados na reurbanização de favelas passarão para o controle do Ilume. O departamento será responsável também pela iluminação das passarelas, que hoje contam com 7,5 mil pontos, que são contro- lados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), além dos 106 par- ques. O projeto é expandir em 2,3 mil novos pontos de iluminação nas passarelas e nos parques, serão amplia- dos 600 novos pontos, além de 70 remodelações nos locais.

Parcerias - Para mo- dernizar a iluminação pú- blica da cidade, a Prefeitura deverá firmar em 2014, parcerias público-privadas (PPP) para prestação e manutenção do serviço.

Chamamento Público a- traiu a atenção de mais de 40 empresas, das quais 26 foram autorizadas a apre- sentar estudos de moder- nização, otimização, ex- pansão, operação e manu- tenção da infraestrutura da rede, composta por mais de 560 mil lâmpadas. Pela parceria, os vencedores fi- carão com a arrecadação da Contribuição para custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), estimada para este ano em R$ 271 milhões. Esse valor é pago pelo contribuinte na conta de luz – R$ 4,44 por resi- dência e R$ 13,99 para imóveis não residenciais.

No português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o parti- cípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existen- te, o de mendicar é mendicante... Qual é o particípio ativo do verbo ser? Ente. Aquele que é: o ente. Aque- le que tem entidade. Assim, quando queremos desig- nar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte. Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", indepen- dentemente do gênero, masculino ou feminino. Se diz capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estu- dante, e não "estudanta"; adolescente, e não "adoles- centa"; se diz paciente, e não "pacienta".

Um exemplo (negativo) seria: "A candidata a pre- sidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbari- zentas, não tem o direito de violentar o pobre portu- guês, só para ficar contenta.". ENTÃO NÃO EXISTE PRESIDENTA!!!!

Quantos governadores corruptos foram reeleitos neste Brasil porque o eleitor não foi devidamente informado? E, para piorar, vários são candidatos a se- nador ou a deputado federal este ano, e ameaçam vi- rar legisladores a partir de 2015. Que a censura da propaganda e da contrapropaganda vem sendo ditato- rialmente exercida pelos tribunais eleitorais, benefi- ciando os marginais da política, não pairam dúvidas.

O que motivou o senador Cássio, que já foi governa- dor da Paraíba, a apresentar mais uma lei de cabresto e mordaça neste Brasil? Caso muito sério a se pensar e, mais, agir. Feliz ano novo Brasil!

José Alberto Serra, diretor da Ilume e abaixo o Parque Linear Rio Verde, totalmente iluminado

(3)

De 8 a 14 de janeiro de 2014 Notícias de Itaquera/Zona Leste Página 3

C

o t i d

i a n

O

Novo Fórum Trabalhista da Z. Leste fica na Penha

Avenida Amador Bueno da Veiga, 1888, Penha. Este endereço abriga a mais nova grande e importante aqui- sição da Zona Leste, o Fórum Trabalhista, inaugurado no dia 19 de dezembro último, com 14 varas que foram regulamentadas pelas portarias 88 e 89/2013. A unida- de só não foi implantada em Itaquera porque não foi localizado prédio adequado para as instalações no tem- po determinado. De qualquer forma, a comunidade ju- rídica considera o ato como grande ganho regional.

Participaram da solenidade as desembargadoras Maria Doralice Novaes, presidente do TRT-2, Silvia Re- gina Galvão Pondé Devonald, vice-presidente adminis- trativa e o ex-ministro Almir Pazzianotto Pinto. Experi- ente no setor, enfocou o processo de descentralização explicando que um dos maiores argumentos a favor des- ta unidade foi a própria fundação do TRT da 15ª Região, que abarca as cidades do Interior de São Paulo, com ex- ceção de alguns municípios contíguos à Capital e Lito- ral Sul, que pertencem à 2ª Região.

“Mesmo sob alguns protestos na época, está com- provado que esta descentralização trouxe inúmeros be- nefícios aos referidos tribunais, às cidades e principal- mente, aos jurisdicionados”, frisou Pazziantotto. Ele ainda lembrou que no país havia, anteriormente, apenas oito tribunais regionais trabalhistas, sendo que hoje são 24.

O advogado Márcio Gonçalves, presidente da subseção Penha de França da Ordem dos Advogados, destacou a “ousadia” do corpo diretivo do TRT-2 com a decisão da descentralização, e argumentou sobre as di- ficuldades que seus colegas passavam, quando se diri- giam ao lotado Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, com as mais que saturadas opções de transporte que os mora- dores da Zona Leste dispõem.

Márcio disse que, por conta deste problema e tam- bém das vias, bem como do próprio Fórum Ruy Barbo- sa, “é difícil ver a descentralização como mera opção, mas sim, como necessidade”. Ele agradeceu, em nome da classe e da comunidade, a deferência da inauguração do novo fórum ser na Zona Leste, e disse aguardar ou- tras medidas similares a serem tomadas, objetivando a celeridade processual e uma justiça mais eficaz e tam- bém mais próxima, em vários sentidos. O presidente da Seccional Itaquera, Eudécio Teixeira Ramos, tam- bém participou.

O prefeito Fernando Haddad (PT) vetou o projeto que proibia a realização de bailes funk em locais públi- cos. O projeto havia sido aprovado pela Câmara e de- pendia da sanção do prefeito para virar lei. O veto, po- rém, foi publicado no “Diário Oficial” da cidade da quar- ta-feira, 8. Haddad justificou dizendo que “o assunto já se encontra disciplinado e equacionado pela legislação municipal, tanto no que concerne à necessidade de pré- via autorização para os eventos musicais temporários como, sobretudo, quanto à implementação de medidas

Prefeito veta projeto que proibia bailes funks nas ruas

fiscalizatórias”.

Entenda o Funk - O prefeito apon- ta ainda que o artigo 5º inviabilizaria eventos como a Virada Cultural, a de final de ano da avenida Paulista e o Carnaval em razão da fixação do ho- rário de 22h para o encerramento das atividades licenciadas. O texto publi- cado no “Diário Oficial” aponta tam- bém que “que o funk é uma expressão legítima da cultura urbana jovem, não se conformando com o interesse público, à toda evidência, sua proibição de ma- neira indiscriminada nos logradouros públicos e espaços abertos”.

Os vereadores que apresentaram o projeto afirmavam que os bailes funk estimulam o uso de bebidas alcoólicas e drogas, reúne grande número de menores de idade, além de prejudi- car o trânsito, inclusive com fechamento de ruas, e os moradores, com músicas altas e casos de vandalismo.

Os vereadores Conte Lopes (PTB) e Coronel Camilo (PSD), responsáveis pelo projeto, pretendiam ainda estender a proibição também a espaços privados de li- vre acesso ao público, como postos de gasolina e esta- cionamentos. O não cumprimento da lei previa apreen- são do carro de som e multa.

O governador Geraldo Alckmin defendeu, nesta quar- ta-feira, 8, a redução de custos e da burocracia para quem tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Uma resolução do Denatran, que está em vigor desde 1° de janeiro, exige aulas práticas em um simulador de trânsito para aqueles que vão tirar sua primeira habili- tação. Estima-se que a exigência federal - que recria condições adversas encontradas pelo condutor nas vias - gere aumento de até 20% no valor cobrado pelos Cen- tros de Formação de Condutores (CFCs), conhecidos como autoescolas, no processo de habilitação. Para o governador, “a tecnologia é para reduzir custos e para facilitar a vida das pessoas”.

As declarações foram feitas no Palácio dos Bandei- rantes, durante o anúncio da criação de vagas de ensino técnico no Estado de São Paulo. O Detran.SP encami- nhou ofício ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) destacando a necessidade de mais 90 dias para a adaptação das autoescolas às novas exigências.

O Governo também defende que as novas horas-aula no simulador sejam contadas como aulas práticas. Se- gundo o governador, se não for feito desta forma, a

UniFIES auxilia jovens a ingressar na vida acadêmica Uso do simulador será obrigatório para Habilitação

medida “está criando mais um custo, um aumento que pode chegar a R$ 200”.

O Governo do Estado de São Paulo também discute com representantes da categoria, como o Sindicato das Auto Moto Escolas, e as empresas fornecedoras dos equipamentos, medidas para que a inclusão da prática nos simuladores não gere custos adicionais ao cidadão.

“As empresas estão orçando a máquina hoje em tor- no de R$ 38 mil reais. Fora o preço da aquisição do simulador, ainda teremos que arcar com a hora/aula do aluno e com o aluguel do software da empresa. Tudo isso vai elevar os custos para mais de R$ 40 mil. Com certeza esse valor de investimento será repassado para a sociedade. A sociedade vai ter que gastar mais para tirar a carteira de motorista”, explicou o diretor geral e instrutor de uma autoescola de Itaquera que não quis ter seu nome divulgado na reportagem. E completou:

“Definitivamente é uma determinação irreal e muito onerosa. Se formos observar, esse simulador não aju- dará em muita coisa. É como se fosse um videogame.

Jamais mostrará a realidade que o aluno encontrará no trânsito”, disse.

Para jovens que desejam ingressar em uma universi- dade e não tem condições financeiras para arcar com as mensalidades, o Fundo de Financiamento ao Estu- dante do Ensino Superior (FIES) pode ser uma solu- ção. Porém, nem todos têm acesso às informações so- bre a oportunidade oferecida pelo Governo Federal ou desistem da solicitação só de ouvir as palavras financi- amento e fiador.

Sendo assim, afim de auxiliar os interessados na vida acadêmica, desmistificar o programa e diminuir a eva- são estudantil, surge o UniFIES, responsável por pres- tar orientação gratuita por meio de atendimentos presencial e on-line sobre os cursos, universidades dis- poníveis e habilitadas ao FIES. A instituição atua como intermediário entre o aluno e a universidade. Nas uni- dades de atendimento e no site www.unifies.com.br, é possível obter informações sobre os benefícios, as eta- pas do processo, os documentos necessários e os cál- culos de renda.

“Queremos evitar que a falta de conhecimento, de estímulo ou tentativas frustradas façam com que o es- tudante perca a oportunidade de se qualificar. O FIES foi criado com o propósito de ajudar o jovem, que mui- tas vezes desconhece, por exemplo, a existência do Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC) que permite a utilização do FIES sem a ne- cessidade de um fiador para pessoas de baixa renda”, explica a coordenadora de Marketing e Operações do

UniFIES, Catarina Simione.

Ela ressalta que entre as dúvidas mais frequentes está quem pode recorrer ao FIES. “Qualquer pessoa pode solicitar o benefício, contanto que a família possua ren- da de até 20 salários mínimos por mês e que o valor da mensalidade atinja, pelo menos, 20% da renda média familiar. Também é importante que os interessados sai- bam que o financiamento só começará a ser cobrado depois de 18 meses do término do curso e o valor final pode ser dividido em parcelas fixas em até 16 anos”.

Após um ano de atuação, mais de 20 mil alunos de diversos estados do Brasil foram beneficiados com a ajuda do programa e a expectativa é de que em 2014 esse número alcance 50 mil.

Universidades parceiras do uniFIES:

São Paulo: FMU, Cruzeiro do Sul e Unicid (Zona Leste), Estácio, UNG, Centro Universitário Módulo Bahia: UniJorge, Estácio, Faculdade Maurício de Nassau

Distrito Federal: UDF

Pernambuco: Estácio, Faculdade Joaquim Nabuco e Faculdade Uninassau

Amapá, Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Gran- de do Sul, Roraima e Santa Catarina: Estácio.

Nasceu na segunda feira, 6 de janeiro (Dia de Reis), no Hospital Municipal da Vila Nova Cachoeirinha, Luiz Eduardo Cardoso Garcia, filho da vereadora Juliana Car- doso (PT). Ele é o segundo filho do casal Eduardo dos Santos Garcia e Juliana. Veio ao mundo saudável, com 3,5kg e 50 cm. Tem como irmã, Maria Clara, de sete anos de idade. Estranho, no entanto, foi o hospital, na Zona Sul, afinal, Juliana é assídua e ferrenha defensora da Zona Leste, com atuação mais forte na região de Sapopemba. Pode ser que a falta de vagas nas materni- dades públicas tenha obrigado a vereadora a parar na Cachoeirinha. Esse drama (procurar hospitais) é vivenciado diariamente pelas parturientes que depen- dem do serviço público de saúde.

Bem vindo ao mundo,

Luiz Eduardo!

A Polícia Civil abriu, em 6 de janeiro, as inscri- ções para o concurso público que preencherá 788 va- gas para escrivão em todo o Estado de São Paulo. O edital foi publicado no dia 12 de dezembro, no Diá- rio Oficial do Estado e os interessados têm até 31 de janeiro para fazer o cadastro, no site da Vunesp. A taxa é de R$ 63,92. Para concorrer ao cargo os can- didatos devem ter idade igual ou superior a 18 anos, não registrar antecedentes criminais, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares e ter diploma de graduação. É preciso também ser habilitado para a condução de veículos na categoria "B".

As vagas estão divididas entre Capital (25%), Gran- de São Paulo (25%) e Interior (50%). Além das 788 novas contratações, mais 287 vagas remanescentes do último concurso para escrivão serão preenchidas com a nomeação de candidatos, totalizando 1.075 fu- turos escrivães.

Aberto concurso para

escrivão da Polícia Civil

(4)

EDITAIS PROCLAMAS DE CASAMENTO

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL DISTRITO DE SAPOPEMBA

ALFREDO DE OLIVEIRA SANTOS NETO

Faço saber que pretendem se casar e apresentaram os documento exigidos pelo artigo 1525 do Código Civil Brasileiro

Página 4 Notícias de Itaquera - Zona Leste De 8 a 14 de janeiro de 2014

Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

ROGER DE FREITAS, estado civil solteiro, profissão mecânico, nascido em Ribeirão Claro, estado do Paraná, Ribeirão Claro, PR no dia dezenove de julho de mil novecentos e oitenta e um (19/07/1981), residente e domiciliado em São Paulo, filho de ARTUR DE FREITAS e de APARECIDA HONÓRIA LEMES DE FREITAS. FERNANDA XAVIER HERNANDES ABDALLAH, estado civil viúva, profissão estudante, nascida em Santo André, neste Estado, Santo André, SP no dia treze de janeiro de mil novecentos e setenta e oito (13/01/1978), residente e domiciliada em São Paulo, filha de VANDERLEI HERNANDES e de ZENIR APARECIDA XAVIER HERNANDES.

DANIEL PEREIRA DE SOUZA, estado civil solteiro, profissão ajudante geral, nascido em Mogi das Cruzes, neste Estado, Mogi das Cruzes, SP no dia dois de fevereiro de mil novecentos e noventa e três (02/02/1993), residente e domiciliado em São Paulo, filho de LUIZ PAULO PEREIRA DE SOUZA e de VALDETE ALVES DE SOUZA. LILIAN HELENA GUEDES, estado civil solteira, profissão farmacêutica, nascida nesta Capital, São Paulo, SP no dia trinta e um de dezembro de mil novecentos e oitenta e sete (31/12/1987), residente e domiciliada em São Paulo, filha de JOSÉ MARIA GUEDES JESUS e de MARIA HELENA REINALDO GUEDES.

EZIEL LOPES DOS REIS, estado civil solteiro, profissão ajudante operacional, nascido em Santo André, neste Estado, Santo André, SP no dia treze de janeiro de mil novecentos e noventa e três (13/01/1993), residente e domiciliado em São Paulo, filho de JOSÉ LOPES DOS REIS e de MARIA DAS DORES DE OLIVEIRA LOPES.

MARIA LUCIENE FURTADO SARAIVA, estado civil solteira, profissão do lar, nascida em Lavras da Mangabeira, estado do Ceará, Lavras da Mangabeira, CE no dia vinte e sete de agosto de mil novecentos e noventa e um (27/08/1991), residente e domiciliada em São Paulo, filha de LUIZ FURTADO SARAIVA e de MARIA AZEVEDO LIMA.

BRUNO CARNEIRO GARCIA, estado civil solteiro, profissão desenhista, nascido nesta Capital, São Paulo, SP no dia cinco de maio de mil novecentos e noventa (05/05/1990), residente e domiciliado em São Paulo, filho de MARCELO GARCIA e de ROSEMEIRE APARECIDA CARNEIRO. MERLYN DA SILVA MOREIRA, estado civil solteira, profissão monitora escolar, nascida em São Caetano do Sul, neste Estado, São Caetano do Sul, SP no dia vinte e quatro de outubro de mil nove- centos e oitenta e nove (24/10/1989), residente e domiciliada em São Paulo, filha de CARMEN MOREIRA GUANDALINI.

TIMOTEO DE JESUS FREIRE, estado civil viúvo, profissão motorista, nascido nesta Capital, São Paulo, SP no dia vinte e quatro de janeiro de mil novecentos e setenta e oito (24/01/1978), residente e domiciliado em São Paulo, filho de TIMOTEO DE MORAES FREIRE e de MARIA DE JESUS FREIRE. LÍGIA PEREIRA MAGA- LHÃES DE OLIVEIRA, estado civil solteira, profissão assistente administrativo, nascida em São Bernardo do Campo, neste Estado, São Bernardo do Campo, SP no dia quatorze de maio de mil novecentos e noventa (14/05/1990), residente e domiciliada em São Paulo, filha de IVO BRAZ DE OLIVEIRA e de ANA ZELIA PEREIRA MAGALHÃES DE OLIVEIRA.

RAFAEL DE OLIVEIRA RIZZATO, estado civil solteiro, profissão monitor de atendimento, nascido em São Caetano do Sul, neste Estado, São Caetano do Sul, SP no dia quatorze de setembro de mil novecentos e oitenta e nove (14/09/1989), residente e domiciliado em São Paulo, filho de VICENTE RIZZATO NETO e de MARGARIDA MARIA DE OLIVEIRA RIZZATO. DANIELA NUNES DE OLIVEIRA, estado civil solteira, profissão agente de atendimento, nascida em Barra do Mendes, estado da Bahia, Barra do Mendes, BA no dia seis de dezembro de mil novecentos e oitenta e sete (06/12/1987), residente e domiciliada em São Paulo, filha de JOA- QUIM NUNES DE OLIVEIRA e de ILDONETE MENDES DOS SANTOS OLIVEIRA.

MARCOS RODRIGO GOMES BATISTA, estado civil solteiro, profissão metalúrgico, nascido em Osasco, neste Estado, Osasco, SP no dia primeiro de junho de mil novecentos e oitenta e oito (01/06/1988), residente e domiciliado em São Paulo, filho de ANTONIO MARCOS SOBRAL BATISTA e de EDNA APARECIDA GOMES DOS SANTOS. JÉSSICA ALESSANDRA DE JESUS, estado civil solteira, profissão do lar, nascida nesta Capital, São Paulo, SP no dia três de setembro de mil novecentos e noventa e quatro (03/09/1994), residente e domiciliada em São Paulo, filha de MARINA BERNARDES DE JESUS.

FERNANDO FLORENTINO GONÇALVES DA SILVA, estado civil solteiro, pro- fissão auxiliar de expedição, nascido em Santo André, neste Estado, Santo André, SP no dia treze de setembro de mil novecentos e oitenta e sete (13/09/1987), residente e domiciliado em São Paulo, filho de IRINALDO GONÇALVES DA SILVA e de ZULEIDE FLORENTINO GONÇALVES DA SILVA. AMANDA DOS SANTOS CUSTODIO, estado civil solteira, profissão do lar, nascida em Santo André, neste Estado, Santo André, SP no dia oito de julho de mil novecentos e noventa e dois (08/07/1992), residente e domiciliada em São Paulo, filha de MAURI CUSTODIO e de ANA MARIA DOS SANTOS CUSTODIO.

FRANCISLEIDE ANDRADE SOUZA FRÓES, estado civil solteiro, profissão vendedora autônoma, nascido em Salvador, estado da Bahia, Salvador, BA no dia vinte e dois de janeiro de mil novecentos e oitenta e um (22/01/1981), residente e domiciliado em São Paulo, filho de FRANCISCO ASSIS ANDRADE FRÓES e de ROSALINA FELIX DE SOUZA FRÓES. ROSANA APARECIDA DA SILVA, estado civil solteira, profissão doméstica, nascida nesta Capital, São Paulo, SP no dia sete de novembro de mil novecentos e setenta (07/11/1970), residente e domiciliada em São Paulo, filha de MARIA ABADIA DA SILVA.

DANIEL SOARES RIBEIRO, estado civil solteiro, profissão vendedor, nascido nesta Capital, São Paulo, SP no dia dois de março de mil novecentos e oitenta e oito (02/03/1988), residente e domiciliado em São Paulo, filho de VIRGINIO RIBEIRO e de MARIA CRISTINA SOARES RIBEIRO. PRISCILA SOARES DA SILVA, estado civil solteira, profissão consultora comercial, nascida em Santo André, neste Estado, Santo André, SP no dia vinte e um de setembro de mil novecentos e oitenta e cinco (21/09/1985), residente e domiciliada em São Paulo, filha de JOSÉ SOARES DA SILVA e de MARILENE RAIMUNDO DA SILVA.

ADEMILSON HONÓRIO DE MEDEIROS, estado civil divorciado, profissão opera- dor de máquinas, nascido em Arcoverde, estado de Pernambuco, Arcoverde, PE no dia vinte e cinco de novembro de mil novecentos e setenta e sete (25/11/1977), residente e domiciliado em São Paulo, filho de ANTONIO JOSÉ DE MEDEIROS e de DJANIRA HONÓRIO DE MEDEIROS. VIVIANE CRISTINA DA SILVA, estado civil divorciada, profissão auxiliar administrativo, nascida nesta Capital, São Paulo, SP no dia nove de novembro de mil novecentos e setenta e um (09/11/1971), residente e domiciliada em São Paulo, filha de ANTONIO MAIA DA SILVA e de LIDIA MASQUETI DA SILVA.

JOSIEL BRANDÃO HISSA, estado civil solteiro, profissão contador, nascido em Guarulhos, neste Estado, Guarulhos, SP no dia vinte e um de setembro de mil novecentos e oitenta e oito (21/09/1988), residente e domiciliado em Guarulhos, filho de JOSÉ HISSA e de MARILUCE PINTO BRANDÃO HISSA. VANESSA DE LIMA SOUZA, estado civil solteira, profissão administradora, nascida nesta Capital, São Paulo, SP no dia dezessete de agosto de mil novecentos e oitenta e sete (17/08/

1987), residente e domiciliada em São Paulo, filha de ZENILTON CAMILO SOUZA e de MARIA IVANIA DE LIMA SOUZA.

WENDER ALVES MENEZES, estado civil solteiro, profissão autônomo, nascido nesta Capital, São Paulo, SP no dia vinte e três de junho de mil novecentos e noventa e dois (23/06/1992), residente e domiciliado em São Paulo, filho de HENRIQUE ALVES DA SILVA e de ANA LUCIA DE SALES MENEZES. SIMONE FERREIRA DA SILVA, estado civil solteira, profissão auxiliar de cadastro, nascida nesta Capital, São Paulo, SP no dia primeiro de janeiro de mil novecentos e noventa e três (01/01/

1993), residente e domiciliada em São Paulo, filha de SEVERINO FERREIRA DA SILVA e de ABELITA OLIVEIRA DOS SANTOS.

MARCELO PEDRO DE ALEXANDRE, estado civil divorciado, profissão cabelei- reiro, nascido em Campo Mourão, estado do Paraná, Campo Mourão, PR no dia oito de março de mil novecentos e setenta e nove (08/03/1979), residente e domiciliado em Campinas, filho de WILSON PEDRO DE ALEXANDRE e de LINDAURA COLARES OLIVEIRA ALEXANDRE. FERNANDA DA COSTA SANTOS, estado civil solteira, profissão operadora de caixa, nascida em Santo André, neste Estado, Santo André, SP no dia dezenove de janeiro de mil novecentos e noventa (19/01/

1990), residente e domiciliada em São Paulo, filha de JOÃO DA COSTA DOS SANTOS e de MARTA DOS SANTOS.

JOSÉ RIBEIRO CAMPOS, estado civil viúvo, profissão mestre de obras, nascido no Estado de Pernambuco, Pernambuco no dia três de abril de mil novecen- tos e trinta e quatro (03/04/1934), residente e domiciliado em São Paulo, filho de JOAQUIM RIBEIRO CAMPOS e de MARIA RIBEIRO DE ARAUJO. MARIA DE CASTRO GONÇALVES, estado civil viúva, profissão doméstica, nascida em Valparaíso, neste Estado, Valparaíso, SP no dia nove de agosto de mil novecentos e quarenta e seis (09/08/1946), residente e domiciliada em São Paulo, filha de FRANCISCO DE CASTRO SIMÕES e de AURORA MARIA DE JESUS.

ANDERSON GALVÃO DA SILVA, estado civil solteiro, profissão auxiliar administrativo, nascido nesta Capital, São Paulo, SP no dia oito de fevereiro de mil novecentos e oitenta e oito (08/02/1988), residente e domiciliado em São Paulo, filho de RUBENS GALVÃO DA SILVA e de NOEMIA ORMENA DA SILVA. DENISE CIRIACO DO NASCIMENTO, estado civil solteira, profissão estagiária, nascida nesta Capital, São Paulo, SP no dia vinte e nove de março de mil novecentos e noventa e três (29/03/1993), residente e domiciliada em São Paulo, filha de JOSE RODRIGUES DO NASCIMENTO e de ZELIA CIRIACO DA SILVA DO NASCIMENTO.

RAUL RIBEIRO DOS SANTOS, estado civil solteiro, profissão açougueiro, nascido em Mauá, neste Estado, Mauá, SP no dia vinte e dois de janeiro de mil novecentos e noventa e um (22/01/1991), residente e domiciliado em São Paulo, filho de RICARDO PEREIRA DOS SANTOS e de MARIA APARECIDA RIBEIRO.

MARIA ELISANGELA DA SILVA, estado civil solteira, profissão do lar, nascida em São Caetano do Sul, neste Estado, São Caetano do Sul, SP no dia três de agosto de mil novecentos e oitenta e um (03/08/1981), residente e domiciliada em São Paulo, filha de ANTONIO LUIZ DA SILVA e de AMARA LUCIA DA SILVA.

ATHOR JÚNIO ALVES BORGES, estado civil solteiro, profissão consultor de serviços, nascido em Uberaba, estado de Minas Gerais, Uberaba, MG no dia vinte e um de agosto de mil novecentos e oitenta e sete (21/08/1987), residente e domiciliado em Uberaba, filho de LUIZ CARLOS BORGES e de WORLEY MARIA ALVES. NADYARA DE OLIVEIRA CAMPOS DOS SANTOS, estado civil solteira, profissão assistente de cordenação, nascida nesta Capital, São Paulo, SP no dia primeiro de agosto de mil novecentos e noventa (01/08/1990), residente e domiciliada em São Paulo, filha de MIGUEL AVELINO DOS SANTOS e de NICEA DE OLIVEIRA CAMPOS.

JILDETE RODRIGUES DA SILVA, estado civil solteiro, profissão pintor, nascido em Piatã, estado da Bahia, Piatã, BA no dia quatro de setembro de mil novecentos e setenta e cinco (04/09/1975), residente e domiciliado em São Paulo, filho de JOA- QUIM RODRIGUES DA SILVA e de ANA BARBOSA DA SILVA. ANGELICA CARVA- LHO GUERREIRO, estado civil solteira, profissão do lar, nascida nesta Capital, São Paulo, SP no dia dezenove de maio de mil novecentos e setenta e quatro (19/05/

1974), residente e domiciliada em São Paulo, filha de AGREPINO JOSÉ GUERREI- RO e de ANA CRISTINA GUERREIRO.

ALEXANDRO DA SILVA FREIRE, estado civil solteiro, profissão mecânico automotivo, nascido em Tavares, estado de Pernambuco, Tavares, PB no dia vinte e seis de julho de mil novecentos e noventa e dois (26/07/1992), residente e domiciliado em São Paulo, filho de CIRILO FREIRE e de SILVANEIDE BARROS DA SILVA FREIRE. MARCÍLIA AVELINO BATISTA DA SILVA, estado civil solteira, profissão manicure, nascida em Araripe, estado do Ceará, Araripe, CE no dia dezenove de abril de mil novecentos e oitenta e oito (19/04/1988), residente e domiciliada em São Paulo, filha de ENOQUE AVELINO BATISTA e de MARIA BARRETO SILVA BATISTA.

JOSÉ LUCIANO MONTEIRO DA SILVA, estado civil solteiro, profissão motorista, nascido em Lagoa do Ouro, estado de Pernambuco, Lagoa do Ouro, PE no dia vinte e nove de março de mil novecentos e setenta e dois (29/03/1972), residente e domiciliado em São Paulo, filho de JOSÉ MONTEIRO DA SILVA e de LIBERINA FERREIRA DA SILVA. NANCI TELLES, estado civil solteira, profissão do lar, nascida em Lorena, neste Estado, Lorena, SP no dia vinte e um de novembro de mil novecentos e setenta e quatro (21/11/1974), residente e domiciliada em São Paulo, filha de OSCAR TELLES e de MARIA DOS ANJOS TELLES.

HENRIQUE CAFERO SALEM, estado civil solteiro, profissão técnico em gasoterapia, nascido nesta Capital, São Paulo, SP no dia nove de janeiro de mil novecentos e sessenta e cinco (09/01/1965), residente e domiciliado em São Paulo, filho de JAMIL SALEM SOBRINHO e de NEIDE CAFERO SALEM. KÁTIA CARDO- SO DA SILVA, estado civil solteira, profissão promotora de vendas, nascida nesta Capital, São Paulo, SP no dia vinte e dois de setembro de mil novecentos e setenta e seis (22/09/1976), residente e domiciliada em São Paulo, filha de ERONILDO CARDOSO DA SILVA e de VALDERÉS DA SILVA.

PEDRO HENRIQUE DA SILVA FIGUEIREDO, estado civil divorciado, profissão atendente de sinistro, nascido em Arcoverde, estado de Pernambuco, Arcoverde, PE no dia vinte e cinco de agosto de mil novecentos e oitenta e cinco (25/08/1985), residente e domiciliado em São Paulo, filho de PEDRO ROCHA FIGUEIREDO e de MARIA APARECIDA DA SILVA FIGUEIREDO. THALITA DE OLIVEIRA BESSI, estado civil solteira, profissão secretária de diretoria, nascida nesta Capital, São Paulo, SP no dia vinte e cinco de setembro de mil novecentos e oitenta e nove (25/

09/1989), residente e domiciliada em São Paulo, filha de MARIO OSCAR DE OLIVEIRA BESSI e de MARISTELA DA SILVA DE OLIVEIRA BESSI.

RENATO DE CARVALHO RUIZ, estado civil solteiro, profissão promotor de vendas, nascido nesta Capital, São Paulo, SP no dia dois de abril de mil novecentos e oitenta e sete (02/04/1987), residente e domiciliado em São Paulo, filho de EDUARDO CARLOS VASCONCELLOS RUIZ e de ISABEL DE CARVALHO RUIZ.

PALOMA ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA, estado civil solteira, profissão auxiliar administrativo, nascida nesta Capital, São Paulo, SP no dia três de março de mil novecentos e noventa e três (03/03/1993), residente e domiciliada em São Paulo, filha de PAULO SERGIO DE OLIVEIRA e de FRANCISCA NEUMA DE OLIVEIRA.

PAULO ROBERTO RAMOS JUNIOR, estado civil solteiro, profissão motorista, nascido em Santo André, neste Estado, Santo André, SP no dia dezesseis de outubro de mil novecentos e oitenta e um (16/10/1981), residente e domiciliado em São Paulo, filho de PAULO ROBERTO RAMOS e de MARIA CLARICE CEZARIO RAMOS. CLAUDIA REGINA BASSO, estado civil solteira, profissão vigilante, nasci- da nesta Capital, São Paulo, SP no dia onze de maio de mil novecentos e oitenta e quatro (11/05/1984), residente e domiciliada em São Paulo, filha de IVANIR BASSO.

Boa dica de passeio cultural para quem vai ao Litoral Sul neste verão. A cidade de Praia Grande recebe, no Palácio das Artes, a exposição "Enigmas de Ilhabela:

Histórias, Lendas e Naufrágios", que mostra os objetos encontrados nos nau- frágios ocorridos no arquipélago de Ilhabela. Destaque para o navio "Príncipe de Astúrias", conhecido como o "Titanic brasileiro". O público ainda confere o acervo do mergulhador internacional Jeannis Michail Platon, além de painéis, vitrines, maquete e instalações. As visi-

A

r t

E

Mostra "Enigmas de Ilhabela: Histórias, Lendas e Naufrágios" está em Praia Grande

tas acontecem até o dia 28 de fevereiro, de terça-feira a sábado, das 14h às 18h.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3496-5713 ou no site www.sisemsp.org.br. A mostra tem orga- nização do Sisem-SP (Sistema Estadual de Museus) e parceria da Acam Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari). O Palácio das Artes - Galeria Nilton Zanotti fica na avenida Costa e Silva, 1.600 - Boqueirão - Praia Grande. Entrada franca. Informações:

(13) 3496-5713.

Navio Príncipe de Astúrias

Nelson Mandela, com sua morte, mergulhou no inconsciente coletivo da humanidade para nunca mais sair de lá porque se transformou num arquétipo universal, do injustiçado que não guar- dou rancor, que soube perdoar, recon-

F

a l e c i m

e n t

O

O Céu do Senhor está mais iluminado, pois acaba de receber uma nova estrela: Kons- tancija Palaikis Feitosa. Moradora na Cidade Líder, faleceu no dia 5 deste mês aos 96 anos e seu corpo foi sepultado no Cemitério do Carmo. Nascida em Springfield, Illinois, onde morou até 1920, Konstancija era filha de lituanos. Com dez anos de idade veio para o Brasil, indo residir numa colônia de lituanos

Nosso adeus à dona Konstancija

Com a bisneta Luiza, filha de Karine e Cleber.

Dona Konstancija era mãe de Zuleika Feitosa que por longos anos foi assistente social no Hospital Santa Marcelina.

em São Paulo, no bairro do Pari. Filha de Ionas Palaikis e Ursule Palaikis, teve mais três irmãos, Petras, Julija e Vytautas Palaikis, falecidos.

No Brasil ela teve vida difícil, principalmen- te pelo idioma. Trabalhou muito, mas também se divertia, pois era sócia do Esporte Club Corinthians (matrícula 0491), onde praticava remo, no Rio Tietê. Naquela época conheceu Antonio Alves Feitosa, um sergipano, com quem se casou tempos depois, na igreja de Santo Antonio do Pari. O casal teve cinco fi- lhos: Luiz Carlos, Elisabeti, Zuleika, Antonio Filho e Valquiria (falecida). Em 2005, a família sofreu mais uma perda, com a partida de Anto- nio para a eternidade, depois de uma convi- vência de 58 anos com dona Konstancija.

A querida remadora corintiana, também teve muito peito para lutar, com bravura e heroísmo, numa existência repleta de conquis- tas, alguns problemas - como é natural do ser humano - porém muita felicidade, pois sem- pre teve fé sendo temente a Deus, acima de tudo. O final de sua história Konstancija não lembra como escreveu, devido ao quadro de demência senil, mas seus filhos e netos sabem que ela viveu intensa e gostosamente, sendo respeitada e servindo de exemplo. Neste iní- cio de sua nova caminhada, certamente reen- controu seus queridos, entre eles o senhor An- tonio Feitosa, que receberam a nova estrela celeste com honra e glórias.

R

e f l e x ã

O

O significado de Mandela para o futuro ameaçado da humanidade

ciliar pólos antagônicos e nos transmitir inar- redável esperança de que o ser humano ainda pode ter jeito. Depois de passar 27 anos de re- clusão e eleito presidente da Africa do Sul em 1994, se propôs e realizou o grande desafio de transformar uma sociedade estruturada na su- prema injustiça do apartheid que desumanizava as grandes maiorias negras do país condenan- do-as a não-pessoas,

numa sociedade única, unida, sem discrimina- ções, democrática e li- vre.

E o conseguiu ao escolher o caminho da virtude, do perdão e da reconciliação. Per- doar não é esquecer.

As chagas estão ai, muitas delas ainda abertas. Perdoar é não permitir que a amargura e o espírito

de vingança tenham a última palavra e deter- minem o rumo da vida. Perdoar é libertar as pessoas das amarras do passado, é virar a pá- gina e começar a escrever outra a quatro mãos, de negros e de brancos. A reconciliação só é possível e real quando há a admissão com- pleta dos crimes por parte de seus autores e o pleno conhecimento dos atos por parte das víti- mas. A pena dos criminosos é a condenação moral diante de toda a sociedade.

Uma solução dessas, seguramente originalíssima, pressupõe um conceio alheio à nossa cultura individualista: o ubuntu que quer dizer: “eu só posso ser eu através de você e com você”. Portanto, sem um laço permanente que liga todos com todos, a sociedade estará, como na nossa, sob risco de dilaceração e de conflitos sem fim.

Deverá figurar nos manuais escolares de todo mundo esta afirmação humaníssima de Mandela: ”Eu lutei contra a dominação dos brancos e lutei contra a dominação dos ne- gros. Eu cultivei a esperança do ideal de uma sociedade democrática e livre, na qual todas as pessoas vivem juntas e em harmonia e têm oportunidadades iguais. É um ideal pelo qual eu espero viver e alcançar. Mas, se preciso for, é um ideal pelo qual estou disposto a morrer”.

Por que a vida e a saga de Mandela funda uma esperança no futuro da humanidade e de nossa civilização? Porque chegamos ao nú- cleo central de uma conjunção de crises que pode ameaçar o nosso futuro como espécie humana. Estamos em plena sexta grande extinção em massa. Cosmólogos (Brian Swimm) e biólogos (Edward Wilson) nos ad- vertem que, a correrem as coisas como estão, chegaremos por volta do ano 2030 à culmi-

nância desse processo devastador. Isso quer dizer que a crença persistente no mundo intei- ro, também no Brasil, de que o crescimento econômico material nos deveria trazer desen- volvimento social, cultural e espiritual é uma ilusão. Estamos vivendo tempos de barbárie e sem esperança.

Cito o insuspeito Samuel P. Huntington, antigo assessor do Pentágono e analista pers- picaz do processo de globalização no término de seu O choque de civilizações: “A lei e a ordem são o primeiro pré-requisito da civili- zação; em grande parte no mundo elas pare- cem estar evaporando; numa base mundial, a civilização parece, em muitos aspec- tos, estar cedendo diante da barbárie, gerando a imagem de um fenômeno sem precedentes, uma Idade das Tre- vas mundial, que se abate sobre a Hu- m a n i d a d e ” (1997:409-410).

Acrescento a o- pinião do conheci- do filósofo e cien- tista político Norberto Bobbio que, como Mandela, acreditava nos direitos humanos e na democracia como valores para equacionar o problema da violência entre os Estados e para uma convivência pacífica. Em sua última entrevista declarou: ”não saberia dizer como será o Terceiro Milênio. Minhas certezas caem e somente um enorme ponto de interrogação agita minha cabeça: será o milênio da guerra de extermínio ou o da concórdia entre os se- res humanos? Não tenho condições de res- ponder a esta indagação”.

Face a estes cenários sombrios Mandela responderia seguramente, fundado em sua ex- periência política: sim, é possível que o ser humano se reconcilie consigo mesmo, que so- breponha sua dimesão de sapiens à aquela de demens e inaugure uma nova forma de estar juntos na mesma casa.

Talvez valham as palavras de seu grande amigo, o arcebispo Desmond Tutu que coor- denou o processo de Verdade e Reconcilia- ção: “Tendo encarado a besta do passado olho no olho, tendo pedido e recebido perdão e tendo feito correções, viremos agora a página

— não para esquecer esse passado, mas para não deixar que nos aprisione para sempre.

Avancemos em direção a um futuro glorioso de uma nova sociedade em que as pessoas valham não em razão de irrelevâncias biológi- cas ou de outros estranhos atributos, mas por- que são pessoas de valor infinito, criadas à imagem de Deus”.

Essa lição de esperança nos deixa Mandela:

nós ainda viveremos se sem discriminações pu- sermos em prática de fato o Ubuntu.

Leonardo Boff é teólogo

Referências

Documentos relacionados

GABRIEL PEREIRA MOURA DE SANTANA, estado civil solteiro, profissão ajudante de bar, nascido no Subdistrito Vila Mariana, nesta Capital (CN:LV.A/221.FLS.211-VILA MARIANA/SP),

lWALLACE DE MACEDO ARRUDA e FRANCIELE PEREIRA DA SILVA, sendo o preten- dente: solteiro, mecânico, nascido em 13.02.1992, natural de Santo André - SP, residente em Jacareí - SP,

Vandelucia de Almeida Santos, estado civil solteira, profissão do lar, nascida em Subdistrito Jabaquara, São Paulo, SP no dia vinte e um de novembro de mil novecentos

ELE é natural de Jacareí, Estado de São Paulo, nascido a 28 de julho de 1985, de profissão ajudante geral, de estado civil solteiro, residente Avenida Alfredo Blois n° 92, Jardim

HENRIQUE OTAVIANO SEVERO DE SOUSA, estado civil solteiro, profis- são operador de máquina, nascido em São Pedro, SP, no dia quatro de novembro de mil novecentos e noventa e

João Baptista André, filho de Affonso Francisco A n - tônio André e de Maria Antonia Pureza, nascido a 27 de julho de 1905, no Estado do Rio de Janeiro, commerciario, solteiro,

ELE: ELIAS RANGEL DOS SANTOS, nacionalidade brasilei- ra, profissão vendedor, estado civil solteiro, de 24 anos de idade, nascido em Taubaté - SP, no dia 7 de julho de

Douglas da Silva Santos, estado civil solteiro, profissão vigilante, nascido em Rio de Janeiro (Reg. 11º Registro Civil), RJ no dia vinte e sete de janeiro de mil novecentos e