• Nenhum resultado encontrado

DESEMBARGADOR SÉRGIO ANTÔNIO DE RESENDE - PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MINAS GERAIS POSSE DO DESEMBARGADOR GUTEMBERG DA MOTA E SILVA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "DESEMBARGADOR SÉRGIO ANTÔNIO DE RESENDE - PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MINAS GERAIS POSSE DO DESEMBARGADOR GUTEMBERG DA MOTA E SILVA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

DISCURSO

DESEMBARGADOR SÉRGIO ANTÔNIO DE RESENDE - PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MINAS GERAIS

POSSE DO DESEMBARGADOR GUTEMBERG DA MOTA E SILVA

Auditório da Unidade da Raja Gabaglia - 16 de abril de 2009 – 18 horas – Gabinete da Presidência

Rio Piracicaba, São Domingos do Prata, Divinópolis e Belo Horizonte, para muitos, são apenas nomes de algumas comarcas mineiras. Para o novo Desembargador Gutemberg da Mota e Silva, significam muito mais. Representam sua trajetória na magistratura, carreira iniciada em 1988.

O novo integrante do Tribunal de Justiça é natural de Marcelino Vieira, Rio Grande do Norte. Mas, foi

(2)

É também Mestre em Direito Administrativo, pela UFMG, com a dissertação, REGIÕES METROPOLITANAS: INSTITUCIONALIZAÇÃO.

Atuou como Juiz da 37ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte; como Juiz da Comissão de Fiscalização da Propaganda do Tribunal Regional Eleitoral nas eleições de 2006; Juiz Substituto e Membro efetivo do TRE.

Foi Professor de Direito Administrativo na Faculdade Milton Campos, de Direito Processual Civil e de Direito Civil na FUMEC.

Antes de ingressar na magistratura, exerceu a advocacia em Belo Horizonte no período de 1980 a 1988, tendo sido assessor jurídico da Companhia de Transportes Urbanos da Região Metropolitana de Belo Horizonte – METROBEL, de 1982 a 1987.

(3)

Anteriormente à sua opção pela carreira jurídica, em 1963 até 1980, o atual Desembargador dedicou-se ao Jornalismo; primeiro, como Repórter do Jornal TRIBUNA DO NORTE, de Natal; depois, como Repórter da sucursal de O GLOBO, em Belo Horizonte, onde chegou a exercer a Chefia de Reportagem; e foi ainda Chefe de Reportagem e Repórter da sucursal do JORNAL DO BRASIL.

Em seu currículo, ainda consta o mérito de ter sido o Organizador do número especial DRUMMOND:

50 ANOS DE POESIA. Com essa edição especial, o Suplemento Literário do Minas Gerais assinalou, em maio de 1980, o cinqüentenário do lançamento do primeiro livro de Carlos Drummond de Andrade: Alguma Poesia.

Por tudo o que foi enumerado, pode-se perceber que o recém-empossado possui experiência profissional diversificada, como Jornalista, Advogado, Professor e Juiz.

(4)

O Desembargador Gutemberg da Mota e Silva acompanhou, juntamente com vários colegas que militam há mais tempo na área, o processo de aproximação do Judiciário com os meios de comunicação.

Há pouco mais de dez anos, o clipping, feito pela Assessoria de Comunicação, selecionava matérias de conjuntura econômica, política e social. As reportagens sobre o Judiciário eram raras. Hoje, pelo contrário, não é mais possível colocar no clipping todas as publicações dos jornais impressos, relacionadas à Justiça.

O bom relacionamento com a Imprensa é essencial, para que a população possa ter acesso a informações corretas, oriundas daqueles que vivenciam e conhecem a realidade do Poder Judiciário.

A chegada do novo Desembargador ao Tribunal representa, para todos nós, oportunidades de melhoria e aprimoramento dos serviços e, assim, maior reconhecimento pela sociedade.

(5)

Parabéns ao Desembargador Gutemberg da Mota e Silva por mais esta conquista. Cumprimentamos, especialmente, os seus pais, Antônio Fernandes da Silva e Maria Fernandes da Mota e Silva; a sua esposa Maria da Glória Bahia Carneiro da Mota; os filhos, Mariana e Bernardo; o genro Adriano Girão.

Não poderíamos deixar de citar o Desembargador José de Anchieta da Mota e Silva, irmão do empossado, a sua esposa Cecília; as irmãs Maria do Socorro, Maria da Conceição e Antônia Maria, toda a família do Desembargador Gutemberg da Mota e Silva, bem como aqueles que estiveram presentes ao longo de sua carreira, representando apoio, estímulo e força.

Muito obrigado a todos.

(6)

Referências

Documentos relacionados

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Considerando-se principalmente as diretrizes para relatórios de sustentabilidade para o setor de mineração e metais (GRI, 2010), a análise dos relatórios de

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior