• Nenhum resultado encontrado

Vasos de Misericórdia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Vasos de Misericórdia"

Copied!
35
0
0

Texto

(1)

Vasos de Misericórdia

Sermão nº 327

Por Charles H. Spurgeon (1834-1892) Traduzido, Adaptado e

Editado por Silvio Dutra

Jun/2019

(2)

2

S772

Spurgeon, Charles H.- 1834-1892

Vasos de Misericordia / Charles H. Spurgeon Tradução e adaptação Silvio Dutra Alves – Rio de Janeiro, 2019.

35p.; 14,8 x21cm

1. Teologia. 2. Pregação. 3. Alves, Silvio Dutra.

I. Título.

CDD 252

(3)

3

“E para que ele pudesse dar a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que de antemão preparou para a glória, a nós, a quem ele chamou, não somente dos judeus, mas também dos gentios.” (Romanos 9: 23-24)

Não foi para controvérsia que eu selecionei este texto, mas para um propósito muito mais alto e mais prático, isto é, que por esta verdade, muitos de nós possamos nos examinar, e que possamos ser capazes de descobrir se temos algumas das marcas dos vasos de misericórdia que Deus preparou para a glória.

Devemos tomar o próximo verso para completar o nosso texto: “a nós, a quem ele chamou, não somente dos judeus, mas também dos gentios.”

O contexto nos convida a visitar a casa do oleiro.

Lá, na oficina, você percebe diversos vasos em processo de formação. A roda está girando, e dela você vê continuamente sendo formados, vasos de um tipo ignóbil, adaptados apenas aos propósitos mais mesquinhos. E, por outro lado, do mesmo barro que você vê, são produzidos vasos que poderiam enfeitar o palácio de um rei, vasos de honra adequados para propósitos honrados. Nós agora o conduzimos a uma oficina maior, à casa da Providência do grande oleiro. Continuamente girando a roda das

(4)

4

circunstâncias, homens, como massas de barro são colocados sobre ela, mas eles não são todos iguais. alguns homens que são evidentemente para o observador casual, vasos não adaptados para as ocupações elevadas e honrosas do céu e da glória. Há homens que, toda vez que a roda gira, se tornam piores em caráter e mais depravados em mente. Há homens que, pela própria providência que é abençoada para outros, tornam-se mais completos em iniquidade e mestres no crime.

Por outro lado, com prazer, você pode perceber que na mesma roda há alguns vasos, que, tocados pela mão hábil do grande oleiro, estão sendo cada vez mais acabados e completados, e você logo percebe que eles não são do mesmo tipo daqueles que acabamos de passar, mas daqueles são destinados a usos mais elevados e propósitos mais nobres. Na verdade, eles estão se preparando para ficar em pé no meio do paraíso, os gloriosos troféus da habilidade e poder do grande Criador.

Como meu sermão pretende ser prático e não controverso, eu solenemente convido cada ouvinte a tremer, a fim de que ele não pertença aos vasos da ira reprovados e abandonados. Falo com a mais profunda tristeza quando faço a pergunta, com a probabilidade, ou melhor, a

(5)

5

quase certeza de que deve ser respondida afirmativamente: não há aqui alguns de vocês que estão sendo preparados para a destruição?

Deus não está ajustando você, você está ajustando a si mesmo, entregando-se diariamente e satisfazendo à depravação do seu coração. Você está buscando cada novo prazer e cada novo pecado, e embora muitas vezes seja advertido a se afastar do seu curso do mal, não há alguns de vocês que estão precipitando-se para a destruição? Não são muitos de vocês, por um curso de pecado e loucura, amadurecendo- se para a grande colheita do Senhor? Você não está se preparando para ser como restolho totalmente seco, lançado no forno de Sua ira?

Isso não deve ser colocado sob a responsabilidade de Deus, mas à sua porta, a culpa deve ser colocada. Se você perecer qualquer um de vocês, em sua própria cabeça será o seu sangue. O eterno Deus não é culpado do assassinato das almas dos homens, e aqueles que morrem e afundam no inferno são suicidas.

Eles rejeitaram a misericórdia, desprezaram o Salvador, escolheram o pecado e odiaram a santidade. Como foi sua escolha, tal é a sua parte. Assim como sua vontade rebelde na Terra, tal deve ser seu destino atormentado para sempre. Oh, se eu pudesse ver com um olhar infalível, os corações e consciências de todos os presentes, não poderia, enquanto eu coloco

(6)

6

meus olhos ao longo destes assentos, dizer de cada um, mesmo no julgamento da caridade, que “aquele homem está se preparando para a destruição”? Seus crimes exigem punição, seu espírito é de tal caráter que ele requer que more para sempre a uma distância de Deus. Sua vontade é tão teimosa, suas intenções tão obstinadas, sua paixão tão desesperada, que todos podem ver com meio olho, que ele está se preparando para habitar para sempre, onde a felicidade, e até mesmo a esperança, são eternos estranhos.

Ó meus queridos irmãos, que te direi eu? Como eu devo pregar para você? Você está enchendo a medida de sua iniquidade, e se preparando com toda a diligência para ser o companheiro apropriado para os demônios no inferno.

Precisa de um coração terno e uma voz sincera para abordar como você é. Permita-me falar com você na linguagem das Escrituras. Por que você vai morrer, ó casa de Israel, por que você abraçará os prazeres do pecado - prazeres que você sabe que devem ser seguidos pelos tormentos da eternidade?! Por que você vai afastar de você a esperança de vida? Por que você rejeitará o Salvador? Será uma coisa terrível, vocês que são vasos de alegria, quando forem enchidos de ira. Você que é agora vaso de prazer e vaso de orgulho, será uma coisa terrível

(7)

7

quando Deus lhe encher de desgraça, e você estará transbordando de Sua ira.

Oh Senhor, nós Te pedimos, desfazendo o trabalho do pecador. Grande Oleiro, reverta a roda, molda novamente o barro, quebra em pedaços o velho vaso que está se preparando para ser um tampão para Satanás, e Tu novamente o desfaça e o reforme, e o traga de volta sobre o roda, e toca-o com a Tua própria mão, e torna-o ainda um recipiente para a honra, equipado para o uso do Mestre!

E agora, eu tenho uma tarefa mais agradável de voltar imediatamente ao nosso texto, e considerando o caráter daqueles que, por outro lado, são os “vasos de misericórdia, que ele tinha preparado antes para glória, a quem ele tem chamado não somente dos judeus, mas também dos gentios.”

Há três coisas que veremos nesta manhã.

Primeiro, os vasos. Em segundo lugar, o oleiro em seu trabalho. E então, o selo do oleiro que é colocado sobre os vasos - o selo do chamado divino, que os marca como sendo os vasos de misericórdia.

(8)

8

I. Primeiro, então, olhemos para os santos de Deus como aqui descritos, sob o título de VASOS DE MISERICÓRDIA.

1. E a primeira coisa que observamos aqui é que, como vasos de misericórdia, é dito claramente que eles são feitos da mesma massa que os vasos da ira. O mesmo pedaço de barro do qual o vaso da ira é formado pode ser usado por Deus para também fazer um vaso de misericórdia. Oh querido irmão! Você que tem a esperança do céu daqui em diante, e um antegosto disto agora mesmo, olhe de volta para o buraco da cova de onde você foi cavado, para o barro de lodo de onde você foi tirado! Não havia nada em você por natureza melhor do que aquilo que é encontrado em qualquer outro homem. Você estava na massa impura da criatura caída, e se Deus fez de você um vaso de misericórdia, não foi porque havia algo em você que pudesse merecer estima. Não houve adequação, nenhuma adaptação natural em você para se tornar o que você é. Você é um milagre do Seu amor e da Sua graça distintiva. Se Ele tivesse lhe deixado para si mesmo, você teria sido tão vil quanto os outros em sua vida. Você teria sido tão desesperado e tão sem Cristo quanto os outros em sua morte. Você teria sido tão condenado na eternidade quanto o homem que desceu ao buraco, vermelho com o sangue de muitos

(9)

9

assassinados. Lembre-se, você estava nos lombos de Adão, nos lombos que geraram um Judas. Tu és filho da mesma mãe Eva, que concebeu e trouxe ao mundo Caim, o homicida, e Demas, que abandonou o Senhor, e Judas, que o vendeu por trinta moedas de prata.

Você sabe, também, em sua própria experiência, que seu temperamento é tão perverso, sua disposição tão vil e sua tendência tão infernal quanto a de qualquer homem que pereceu na estaca da forca. Se houver uma diferença em você, a diferença é da graça e não da natureza. Pois nesta mesma manhã você teve em sua própria alma uma prova de que você foi tirado do velho bloco, e é apenas um fragmento do farrapo leproso da humanidade caída. Meus queridos leitores, vocês aprenderam essa verdade em suas almas? Eu sei que há alguns que não acreditam que são depravados. Eles não podem ser levados a pensar que eles são tão caídos quanto o pior dos homens, mas eles se colocam com orgulho, fingindo acreditar que há algo melhor neles do que é encontrado no criminoso ou no degenerado. Eu lhe dou pouca esperança de que você é um filho de Deus, se você nunca aprendeu essa verdade. Eu acho que os eleitos de Deus, aqui, são da mesma massa que o principal dos pecadores, e se você é de uma massa diferente, argumenta que você não

(10)

10

é um dos escolhidos de Deus. Todo o povo de Deus deve aprender, tão seguramente como sempre a graça os ensina, que eles são vis. Os cristãos podem diferir em mil doutrinas, mas nunca diferem nesse ponto. Todos nós acreditamos, e todos nós somos constrangidos a confessar que nossa natureza é desprezível em relação ao original - o mal, é apenas o mal e isso continuamente. Se existe algum bem em qualquer um de nós, todos nós reconhecemos que é o trabalho da graça divina, e não o fruto da força da criatura, nem uma emanação de nossos corações depravados. Eu oro a Deus para que aprenda esta lição, e se você a tiver aprendido, não a desencoraje, mas sim lhe dê esperança. Ao olharem para si mesmos e dizerem: “Eu vejo que sou do velho rebanho”, levante os olhos para o Deus de toda a graça e clame: “Ó grande Oleiro!

Ainda que eu seja do velho barro, todavia, molda-me com a tua graça e faze-me um vaso de misericórdia, preparado para a glória.”

2. Além disso, parece tanto do texto como do contexto que esses vasos de misericórdia eram como qualquer outra porção do barro, inteiramente nas mãos do oleiro. Teria o oleiro vontade de deixar aquela massa de barro sozinha, e deixá-la girar sobre a roda intocada por Sua mão graciosa, ou entregue às ferramentas de Satanás e seu ofício, se, eu digo,

(11)

11

o grande oleiro tivesse deixado você ou eu que somos vasos de misericórdia, entregues a nós mesmos, deveríamos ter sido vasos de ira com certeza. JEOVÁ poderia ter feito isso se quisesse fazê-lo e não haveria poder em nós para nos ajustarmos ao céu. Os cardos do inferno crescem por si mesmos, mas o trigo de Deus precisa de um lavrador. Vasos de misericórdia se encaixam para a destruição, mas somente a graça pode preparar uma alma para a glória. Não há nenhuma razão no mundo para que qualquer homem seja salvo pela graça soberana e distintiva de Deus. Se o Senhor permitisse que toda a raça humana perecesse, Ele teria sido infinitamente justo e, por toda a eternidade, os anjos lhe teriam louvado em cânticos de adoração. Se Ele tivesse escolhido poupar alguns da humanidade, poupar apenas alguns seria um ato de surpreendente misericórdia, e misericórdia e julgamento teriam constituído os dois elementos da canção eterna. No entanto, como Ele tomou tanto da massa argilosa, e se agradou de fazer inumeráveis vasos de misericórdia como as estrelas do céu, ao Seu nome seja toda a glória para todo o sempre.

Observe que quando você pensa no número dos redimidos, você não estrague a ideia de que Deus é um soberano ainda. Se Ele tivesse salvo apenas um, você teria dito que era um exemplo de soberania absoluta, embora Ele tenha salvo

(12)

12

dezenas de milhares, a soberania é tão absoluta quanto era antes. Se o Senhor tivesse deixado você para se tornar tudo o que sua natureza maligna e Satanás poderiam ter feito de você, você não poderia ter murmurado. Se Ele tivesse permitido que você continuasse em sua embriaguez sem enviar o Evangelho a você, se Ele permitisse que você rejeitasse esse Evangelho como você teria feito a menos que Ele o tivesse obrigado a recebê-lo, você não poderia ter impugnado Sua justiça, mesmo embora você possa ter murmurado nisso.

Você foi feito o que você é, não como resultado de qualquer compulsão de mérito exigindo uma dívida do Senhor, nem por qualquer esforço seu, você é o que você é como o efeito do amor discriminador soberano de Deus Pai em Cristo Jesus nosso Senhor. Agora deixe-me perguntar aos meus leitores novamente: você aprendeu essa verdade? Você aprendeu o quão completamente você está nas mãos de Deus?

Você já foi trazido, meu leitor, a acreditar que, se salvo, deve ser a Sua vontade que lhe salva, embora, se perdido, seja sua vontade que lhe amaldiçoa? Você já foi despido tão nu, tão completamente nu, que você disse: “Eu não tenho direito a Deus. Se Ele me salva, deve ser misericórdia, pura misericórdia, misericórdia sem mistura”? Oh! Se você nunca foi trazido

(13)

13

aqui, eu temo por você. Eu oro ao Senhor para trazê-lo a este lugar, pois é o próprio limiar da porta da graça. E quando um homem é trazido para cá, ele não está longe do reino de Deus. Seja como for com cada um de nós, para que possamos reconhecer a soberania e depois admirar a graça na soberania.

3. Mas para prosseguir. O texto fala dos escolhidos de Deus como sendo “vasos”. Agora, como todos sabemos, um vaso nada mais é que um receptor. Um vaso não é uma fonte, não é um criador da água, mas um recipiente e um recipiente daquilo que é derramado nele. Tais são os redimidos de Deus. Eles não são fontes através de natureza, de quem brota qualquer coisa que seja boa. Eles são simplesmente receptores e apenas receptores. Por um tempo, eles estão cheios de si mesmos, mas a graça os esvazia e então, como vasos vazios, eles são colocados no caminho da bondade de Deus, Deus os enche até a borda com Sua bondade amorosa, e assim eles provaram ser os vasos de Deus, de Sua misericórdia.

Pecador! Lembre-se, tudo o que Deus pede a você para a sua salvação é que você seja um receptor e isso Ele lhe dá - até mesmo o poder de receber. Você pode receber de quem dá tudo.

Ele pede para você não fazer nada além de

(14)

14

segurar sua mão vazia e pegar tudo o que quiser.

Ele não pede que você venha com a boca cheia como alguém que é gordo e cheio de pão, mas para abrir bem a sua boca vazia e Ele a encherá com a Sua salvação. Ele não pede que você armazene em seus celeiros e torne-se rico. Ele pede que você simplesmente confesse sua pobreza e abra as portas de suas câmaras vazias, para que Ele possa derramar uma bênção que você dificilmente encontrará espaço para receber.

Os eleitos de Deus, para repetir meu texto, são apenas vasos. Eles podem, como os vasos, dar depois aos outros, mas eles só podem dar o que Deus colocou neles. Eles podem trabalhar a sua própria salvação com temor e tremor, mas não podem resolvê-la a menos que Deus trabalhe neles, tanto o querer quanto o realizar segundo Seu bom prazer. Eles podem manifestar gratidão, mas é só porque Deus os encheu de graça. Eles podem fluir com santidade, é somente porque o Senhor mantém o suprimento transbordando. Eles são apenas receptores.

E agora, deixe-me perguntar, você já aprendeu essa verdade, meu leitor? Você veio para viver como recebedor das mãos de Deus? Você já esteve no portão da misericórdia como um

(15)

15

mendigo esfarrapado clamando por seu pão?

Você já foi obrigado a dizer: "Nada em minhas mãos eu trago, simplesmente à sua cruz eu me apego"? Em nome de Deus, garanto-lhe, se você nunca se tornou um vaso de misericórdia, se você nunca esteve disposto a receber de Deus, em vez de dar suas próprias ações a Ele, se você não está disposto a ser um recipiente de Deus, de Sua bondade gratuita, você é um completo estranho a tudo do Evangelho de Cristo. O romanista que traz suas orações, o formalista que traz suas cerimônias, o hipócrita que traz sua profissão - todos esses homens confundiram o Evangelho. O Evangelho é um sistema não de dar a Deus, mas de tomar de Deus. Não é trazer alguma coisa para o Eterno JEOVÁ, mas é tirar da Sua plenitude, beber do Seu poço, receber do Seu armazém. Você ainda não começou a soletrar a salvação a menos que tenha aprendido, em primeiro lugar, que não pode fazer nada e não ser nada, a não ser que Deus lhe faça alguma coisa e lhe permita fazer algo em Sua causa.

4. Mas além disso, e por último sobre esta primeira cabeça, os filhos de Deus são chamados vasos, mas eles têm isto acrescentado por meio de distinção, eles são

“vasos de misericórdia.” Para que possam ser vasos de misericórdia, certamente é necessário

(16)

16

que eles sejam pecadores e que sejam miseráveis. A misericórdia pode ser dada aos miseráveis, a misericórdia deve ser concedida aos pecadores. Para um juiz falar de misericórdia para com aqueles que nunca ofenderam, seria insultá-los, e para o filantropo oferecer compaixão ao homem que não conhece tristeza, seria apenas zombar dele. As únicas qualificações que um homem pode ter para ser um vaso de misericórdia são as qualificações de ser pecador e de ser sofrido - duas qualificações que duvido que muitos de vocês agora possuam, embora você as tenha, você acha que nunca pode ser filho de Deus. O alegre neste pensamento, que, a fim de ser enchido com graça, a qualificação é ser vazio.

Para ser revestido de justiça, a qualificação indispensável é a nudez. Para ser lavado no sangue de Jesus, tudo o que é desejado de você é que você sinta sua necessidade dessa lavagem.

Os remidos de Deus não são vasos de mérito, mas vasos de misericórdia. Eles são homens e mulheres pecadores que sentiram seu pecado e lamentaram sua iniquidade e, portanto, tornaram-se tristes e infelizes. Então é que Deus mostra a eles que são vasos de misericórdia. Se eu pudesse vagar por este salão e ler cada coração, eu deveria encontrar alguns, não duvido, que vieram aqui dizendo: “Eu sou o

(17)

17

chefe do pecadores, sinto que, se todo o mundo fosse salvo, não haveria espaço para mim, pois não há uma boa característica em meu caráter.

Meu pecado é tão agravado que ouvi o Evangelho tantas vezes e ainda o rejeitei. A consciência me atendeu tantas vezes e, no entanto, eu não ouvia suas admoestações. Estou certo de que estou certo de estar na situação mais desesperadora, e sou terrivelmente miserável por causa disso. Oh! que houvesse misericórdia para ser recebido no céu, e que Deus tivesse pena de tal homem como eu sou!”

Alma, alma, há conforto para você neste texto.

Eu não lhe disse, e você não acredita, que o vaso deve estar vazio antes que possa ser enchido? E você está vazio. Há esperança então que Deus vai lhe salvar. O vaso deve estar negro de pecado antes de poder ser lavado com misericórdia. E você é negro. Há esperança então que você seja purificado. Um vaso deve ser cheio de miséria antes de ser cheio de misericórdia, você está cheio de miséria e cheio de tristeza. Oh, tenha bom ânimo. Traga este seu vaso, cheio de desgraça, e esvazie tudo ao pé da cruz, e eu lhe digo, pecador, minhas palavras são verdadeiras.

Ele encherá o seu vaso com a mais rica misericórdia que já deu ao mais brilhante dos Seus santos ou ao mais ousado dos seus apóstolos. Que alegria é quando Deus pela primeira vez enche o vaso com Sua

(18)

18

misericórdia. Minha alma não pode evitar voltar à hora em minha própria experiência, quando o primeiro dilúvio de misericórdia encheu este pobre vaso vazio. Preenchido a rebentando com absinto e fel tinha sido aquele vaso por muitos e muitos dias. Muitas vezes, parecia que o vaso devia ser quebrado com o trabalho de tristeza interior, mas finalmente chegara a hora. JEOVÁ disse: “Olhai para mim, e sede salvas, todas as extremidades da terra”. Esse olho viu, esse coração acreditou, e em um momento aquele vaso, esvaziado de si mesmo e esvaziado de miséria, foi mergulhado no mar de misericórdia e totalmente submerso. Eu pensei que deveria ter um pouco de esperança a princípio, e depois uma confiança mais forte, mas não, meu sol surgiu na plenitude de Sua força. O fluxo não veio em graus lentos, mas em um instante o vaso foi coberto, engolido e perdido em alegria e amor. A alegria daquela hora, eu posso lembrar, mas eu não posso dizer. Então eu conheci meus pecados perdoados. Eu poderia dançar de alegria. Então eu sabia que meu nome estava inscrito no belo Livro da Vida do Cordeiro, e nada que a Terra pudesse ter provido poderia dar uma gota de alegria que fosse comparável à felicidade daquela hora.

Oh! Que seja assim com alguns de vocês esta manhã. Homens, irmãos, pais, mães e irmãs,

(19)

19

seja assim com vocês. Por sua vez, suplico-lhe, seus olhos lacrimosos para Jesus pendurado na cruz, e será assim agora. Venha, traga seu vaso vazio para os fluxos da fonte. Não quebre o seu cântaro com desespero, mas venha preenchê-lo com a mão da fé. Há espaço para você aqui no banquete do casamento, seu mendigo trêmulo, vestido com os farrapos do pecado. Venha, a voz da misericórdia lhe pede. Os braços de Jesus estão estendidos para cortejar você. Você não é rejeitado, a porta da misericórdia não está fechada, venha e seja bem-vindo. É a décima primeira hora - a décima segunda hora, embora tenha atingido a Terra, não tem atingido o céu - ainda há tempo. Seu meio-dia de misericórdia não é passado. A hora da graça ainda dura, e mesmo agora você pode ler o seu nome como um vaso de misericórdia totalmente preparado para a glória eterna.

II. Nós demos uma olhada nos vasos, vamos agora parar um pouco e ver O OLEIRO NO SEU TRABALHO.

Quando um oleiro está prestes a fazer um vaso, você não deve imaginar que ele pegue o mero barro e o coloca na roda, e então deixa ao acaso o que será feito dele. Não, ele tem seu plano.

Antes de se sentar para o trabalho, ele sabe que tipo de vaso está prestes a fazer. Assim é com o

(20)

20

nosso Oleiro Divino que está no céu. Ele toma o pobre pecador como uma massa de barro. Ele o coloca em posição e, enquanto a roda gira, o Oleiro olha e vê naquele barro um futuro que não aparece para o vaso, mas que só aparece aos olhos do Grande Oleiro. Podemos verdadeiramente dizer de cada um de nós que conhecemos o Senhor, que “ainda não aparece o que seremos”. E o que seremos nunca aparecerá até que possamos ver a Cristo como Ele é e sermos como Ele. O Oleiro, no entanto, sabe o que devemos ser. Nosso Pai que está no céu não será enganado afinal quanto ao que Ele fará de Seu povo. Ele tem um plano e esse plano, eu acho, eu posso dizer a você nestas poucas palavras: “Ele nos apresentará sem mancha ou ruga, ou qualquer coisa semelhante.”

Consideração doce e abençoada! Deus pretende fazer com que todo pecador que crê nEle, seja um vaso imaculado e perfeito, cheio de glória.

Ele não pretende deixar um único pecado sem perdão, ou deixar um único princípio maligno permanecer em sua alma. Ele quer rasgar a sua iniquidade pelas raízes e libertá-lo totalmente do próprio ser e da morada do pecado. Ele quer lhe lavar tão completamente no sangue de Cristo, que tanto o poder quanto a culpa do pecado serão todos tirados. E Ele visa como a conclusão de tudo, torná-lo à imagem de Cristo Jesus - tão justo e amável quanto aquele

(21)

21

impecável e perfeito Cordeiro de Deus. Oh!

Cristão, isso não alegra seu coração - você ainda será como Cristo. Oh, você diz: "Eu sou tão parecido com o diabo quanto posso, e muitas vezes tenho que lamentar que há muito do antigo Adão em mim"? Sim, mas regozije-se.

Ainda não aparece o que você será. Toda marca de Satanás ainda será afastada de você. Todo matiz da velha depravação ainda será purificado.

E quando você for levado para o céu como um vaso completamente terminado, você será um tema de admiração para todos os anjos e os espíritos glorificados, que se reunirão ao seu redor para ver a incomparável habilidade e graça de Deus como é manifestada em seu caráter e em sua natureza.

O Senhor conceda que possamos sempre ter um olho para o grande plano do Oleiro, de modo que quando aflições afiadas nos façam rodopiar sobre a roda, podemos nos alegrar que o plano está sendo realizado, e que sairemos perfeitos da mão do Criador.

E agora, enquanto estamos parando aqui para notar o Oleiro em Seu trabalho, tendo olhado de relance para o plano, vamos observar que, como todo oleiro, Ele primeiro faz os contornos no barro. Você pode ter visto o homem no trabalho executando projetos em vidro. Talvez, no

(22)

22

primeiro momento, você possa formar uma suposição aproximada do que a coisa toda deve ser, apesar do ornamento e elaboração que constituem a parte principal da beleza que você ainda não pode descobrir. Certo é que, no momento em que um homem começa a se preparar para o céu pela graça de Deus em sua alma, você pode ver os contornos do que ele é, embora seja apenas os contornos nus. Devo dizer-lhe quais são esses contornos? Em primeiro lugar, há nele a fé em Cristo. Uma confiança simples e infantil naquele que pendia da cruz. Há próximo nele outra marca da mão do Oleiro - isto é amor a Cristo - um amor que é forte como a morte, embora às vezes pareça ser fraco como um verme. Há nele também uma esperança que não se envergonha, e uma alegria que alegra seu semblante. É apenas o esboço nu, como eu disse, porque a glória que se destaca não está lá. O vaso está apenas em seu embrião, mas ainda suficientemente desenvolvido para dar uma profecia de sua forma acabada, mas como para as imagens que serão incrustadas, como para todas as diversas cores que serão gastas sobre ele, você não pode adivinhar ainda, nem você poderia a menos que você pudesse subir ao assento do Oleiro e ver o plano sobre o qual Ele olha enquanto o barro gira sobre a roda. Queridos irmãos, irmãs, você tem alguma coisa em você ainda dos grandes

(23)

23

contornos? Você pode dizer em verdade: "Eu creio no Senhor Jesus"? Não tenha medo, então, meu leitor, você é um vaso de misericórdia. Não é um vaso acabado, mas um que deve ser acabado. Você pode dizer: "Sim, eu amo a Jesus porque Ele me amou primeiro"? Se isso for verdade, você ainda não é o que você será, mas você é um vaso de misericórdia para tudo isso. E a sua esperança às vezes lhe diz que por meio de Jesus você estará entre os glorificados? Então fique feliz, o Oleiro começou a boa obra em você e Ele nunca o deixará. Ele não deixa nenhum vaso na roda, ou se estiver estragado, Ele o refaz.

Ele não joga fora o barro que uma vez tomou em sua mão. Ele completará o que Ele começou. Ele não conhece fracassos nem decepções. Você ainda será tudo o que Ele quer que você seja, e cheio de glória, você deve brilhar no céu, finalmente.

Mas, para prosseguir como o oleiro continua com o Seu trabalho, você pode perceber a conclusão gradual do artigo que Ele fabrica. E assim, queridos irmãos, se vocês são vasos de misericórdia, nem sempre haverá em vocês o esboço nu, mas com o passar do tempo haverá algumas das belas linhas e forma. É sempre uma alegria para mim que uma proporção tão grande de cristãos de cabelos grisalhos sempre compareça aqui, e é um tema de admiração,

(24)

24

assim como de um sermão de misericórdia, um sermão de autoexame. alegria, porque mal consigo entender o que eles podem aprender comigo. O Senhor deve tê-los ensinado muito mais nesses muitos anos. Ele deve tê-los gravado, e usando o instrumento de discernimento sobre eles por tanto tempo que elas devem estar se preparando, eles devem estar se aproximando daquela gloriosa prontidão que prepara o povo de Deus para a entrada na vida eterna. Eu não estou entre aqueles que pensam que um cristão é uma coisa que fica parada. Ele é um vaso, mas é um vaso na roda. Ele é barro, mas ele é barro na mão do Oleiro sendo gradualmente formado. Eu deveria questionar se existe algo da vida de Deus em um homem se essa vida não germina e não cresce, pois a vida é uma coisa que irá crescer, e você não pode impedi-lo. Você pode procurar amarrar o galho de uma árvore ou contê-la, mas se ela não puder crescer em uma direção, será em outra. Se ela não puder inchar em um lugar onde você a tenha enfaixado, embora muitas vezes ela estourará o laço mais estreito que você pode colocar em torno dela, se ela não puder inchar ali, ela certamente crescerá em outro lugar. Assim é com a vida de Deus no cristão - ela crescerá. O cristão ficará cada vez mais parecido com o seu Mestre. Você às vezes parece pensar que está indo para trás, mas se você é filho de

(25)

25

Deus, existe uma constante no futuro. Pode haver retrocessos ocasionais, mas o teor de sua vida será progresso. Você pode escorregar, cair e cair, mas ainda assim, “Para frente” será o verdadeiro lema do seu curso. Você estará progredindo na vida divina, mas eu não penso, irmão, que você é um vaso de misericórdia, se depois de vinte ou trinta anos de união com a igreja de Cristo, não houve crescimento em você. Se você não conhece mais a fidelidade do seu Senhor, se você não sente mais a sua própria fraqueza e depravação, se a sua fé não se tornou mais incerta, e mais confiante nAquele que é fiel e verdadeiro, se você não tem mais anseio por Ele, e mais vontade para ser gasto em Sua causa, eu deveria começar a questionar se você é um vaso na roda do Mestre. Eu não acho que Ele perderia vinte e cinco anos por você, que Ele deixaria você girar ao redor da roda da providência por todo esse tempo, e ainda assim nunca tocou em você e nunca fez você se encontrar mais para ser um participante da herança dos santos na luz. De fato, é justamente esse crescimento da graça que é uma das evidências da vida, e embora você possa não ser capaz de descobri-lo em todos os momentos, ainda assim está lá. Se você é um vaso de misericórdia, você está se aproximando da conclusão, mais perto do dia em que, com canções eternas, você será apresentado diante

(26)

26

da face do Pai. Oh, irmãos, se nós podemos somente ver aqui na terra, vasos se preparando para a perfeição, e se aqueles vasos têm tanta beleza neles quanto os filhos de Deus realmente têm, o que eles devem ser quando finalmente eles terminarem? JEOVÁ, quão gloriosa será Sua obra nisto, Sua segunda criação. Se este mundo é belo, quanto mais belo será o novo mundo - se nesta Sua velha criação, Você fez tais belezas que os anjos admirados podem descer para vê- los, e as estrelas da manhã podem encontrar nelas temas para música, qual será a Sua nova criação? Se aquele trabalho duro que Você fez, senão pelo falar da Sua boca, é tão maravilhosamente bonito, o que deve ser aquele trabalho no qual Você se sentou na roda do Oleiro, para realizar o que para ser criado Você derramou Seu próprio sangue, e para aperfeiçoar, que Você não poupou os tesouros do céu, mas os esvaziou para que complete os vasos que serão para a Sua glória? Oh, as músicas! Oh, os aleluias que saudarem a obra de Jeová, quando tudo estiver terminado, quando todos os vasos forem trazidos para casa, quando as mesas do céu forem carregadas com o mais rico de todos os utensílios, quando as almas se encherão do vinho tinto da bem-aventurança e todos os glorificados se regozijarão em Deus.

Que canções, eu digo, que aleluias farão as

(27)

27

cortes celestiais ecoarem por toda a eternidade para todo o sempre!

III. E agora, Chegarei ao meu último ponto, sobre o qual serei breve, mas espero sinceramente. O último ponto foi A MARCA DO OLEIRO SOBRE SEUS VASOS.

Em toda a fabricação de mercadorias caras, há sempre alguma marca peculiar da firma que fabricou o artigo - uma marca que não deve ser imitada e sem a qual nenhum artigo é tido como uma genuína produção da citada empresa.

Irmãos, vocês podem saber hoje se vocês são um vaso de misericórdia. Você pode saber pela marca do Mestre sobre você. Aquela marca, o apóstolo diz, está chamando. Você já foi chamado? Se você é chamado, você é eleito. A graça divina chamou você das trevas para a luz maravilhosa? Se assim for, não é questão de saber se você é ordenado para a vida eterna.

Você pode estar certo de que, sem dúvida, seu nome estava no Livro da Vida do Cordeiro desde antes da fundação do mundo, se você tiver sido com o tempo chamado do pecado para a justiça.

Observe, então, a marca distintiva do grande Oleiro em Seus vasos de misericórdia é um chamado eficaz. E eu observaria aqui que essa é uma marca que nenhum homem pode colocar sobre você. É aquela que somente Deus pode

(28)

28

imprimir. Podemos ligar para você, mas não podemos ligar para você de maneira eficaz. O ministro fervoroso pode clamar em voz alta, e não poupar, e pedir aos pecadores que venham à ceia das bodas do Cordeiro, mas é em vão chamar aos ouvidos surdos, e esses são os ouvidos de todos os homens por natureza. Só o Senhor pode falar com os surdos, ou melhor, com os mortos que devem ouvir. Você já sentiu um chamado que não é do homem nem do homem? A voz de misericórdia já falou com a sua alma e disse: “Venha a Jesus”? E tão falado que o seu coração disse: "Teu rosto, Senhor, procurarei"? Oh, meus queridos leitores, vocês foram chamados tantas vezes por mim, tantas vezes que, se você perecer, seu sangue deve estar à sua porta. Deus é testemunha de que, ao longo de quase todos vocês, esses olhos choraram muitas e muitas vezes. O Senhor sabe quão fervorosamente lhe chamei, como lhe implorei como se fosse a minha própria alma que estava em perigo, e como se eu implorasse por minha própria vida. Se você rejeitou esses chamados, esteja preparado para responder no último grande dia. Mas, infelizmente, esses chamados você pode ter, e eles só podem afundar você mais baixo do que o mais profundo inferno. Você já recebeu o chamado irresistível do Espírito Santo? Ele disse a você, "Maria", e você disse: "Raboni"? Ele clamou a você: "Zaqueu

(29)

29

se apresse e desça", e você desceu e o recebeu em sua casa? Ninguém, a não ser um chamado dos próprios lábios de Cristo, compelirá corações tão teimosos como o nosso a segui-Lo.

Você já teve esse chamado, pois se assim for, você tem a marca do Oleiro sobre você. Você não é um vaso de ira preparado para a destruição, mas um vaso de misericórdia preparado para a glória.

Eu observaria ainda mais que, como esta é uma marca que nenhum homem pode colocar sobre você, então bendito seja Deus, é algo que nenhum homem pode tirar de você. Se Deus lhe chamou, esse chamado é sem arrependimento, Deus não se arrependerá e não levará de volta o dom que Ele lhe deu. Se Ele lhe chamou por Sua graça ao arrependimento, Ele lhe chamará para a fé, e então da fé para o amor, do amor para a paciência, e para a esperança, e por diante Ele sussurrará: “Suba aqui”, e Ele chama-lhe para a glória.

Eu não acredito naquele Evangelho que ensina que um homem pode ser chamado eficazmente e ainda pode perecer, que um coração pode ser completamente renovado, e ainda assim pode voltar ao seu antigo estado, que de fato a obra de Deus pode derreter, que Sua nova criação é apenas espuma e fumaça, que ela só vive pela

(30)

30

vontade de uma criatura, e morre se a criatura tiver uma vontade de fazê-lo. Não, meus irmãos, se o Senhor colocou a luz do céu em você uma vez, está lá para sempre, e nem a morte nem o inferno podem apagá-la, mas em sua alma ela deve e vai queimar.

“Ah!” Mas diz alguém, “se eu me entrego ao pecado.” Sim, mas você não deve se entregar ao pecado, o Senhor preservará e manterá você para que o maligno não lhe toque.

“Mas se eu voltar e pecar como costumava fazer.” Ai, mas você não pode fazer isso. Aquela graça que mudou sua natureza lhe levará até o fim, você deve andar na luz até que você venha a andar em glória. “Seu caminho será como a luz que brilha mais e mais até ser dia perfeito.” E se você recuar, diremos a respeito de você: “Ele saiu de nós porque não era dos nossos, pois se tivesse sido dos nossos, ele sem dúvida teria continuado conosco.” “O cão voltou ao seu vômito, porque ele era um cachorro, e a porca que foi lavada voltou para se chafurdar na lama, porque ela era uma porca”. Se as naturezas tivessem sido modificadas, eles nunca teriam retornado às suas antigas propensões. Se tivessem sido criados novas criaturas em Cristo Jesus, essa nova criação nunca poderia ter sido desfeita. A tapeçaria de Deus não poderia ter

(31)

31

sido desfeita, Seu trabalho não poderia ter sido consumido. É eterno e deve permanecer. Deve durar até a perfeição na glória. Tenha bom ânimo, então, se o Senhor colocou Sua marca sobre você, o diabo não pode lavá-la.

E então, para concluir, deixe-me observar, se você teve o selo de chamada sobre você, esse selo é certo e seguro. Nunca houve um homem que fosse chamado da escuridão para a luz por engano. Nunca houve um homem que se arrependesse e descobrisse que ele não era eleito. Nunca um homem foi a Cristo, e então descobriu que ele não tinha o direito de vir, e deveria voltar. "Todo aquele que vem a mim, de maneira alguma lançarei fora." Deus nunca cometeu erros nos chamados de Sua graça. O homem certo é chamado na hora certa e no lugar certo. Ele vai a Cristo e descobre que o que é um fato no tempo era um propósito em toda a eternidade. Entre o chamado e a eleição há uma união indissolúvel. Se você tem o link de chamada na sua mão dependa dele que está preso, embora você não possa vê-lo, ao outro elo de ouro do decreto divino. Você não poderia ter vindo a Cristo a menos que o Pai o tivesse atraído, e o Pai não teria atraído você, a menos que Ele pretendesse atraí-lo, e essa intenção é o decreto da Eleição. Portanto, esteja bem certo de que, se você vier, pretendia que viesse e fosse

(32)

32

escolhido por Deus desde antes da fundação do mundo. Eu tenho certeza de que sou regenerado? Não posso permitir uma disputa sobre se sou eleito ou não. Tenho certeza de que

“Minha fé está fixada em nada menos do que o sangue e a justiça de Jesus”? Eu posso estar tão certo da minha eleição, como se eu pudesse subir ao céu e virar o rolo vermelho e ler meu nome em letras de ouro. O Senhor lhe deu um teste que nunca falhou e nunca falhará. Você não deve encontrar, no tempo ou na eternidade, um único penitente, que descobriu que se arrependeu e acreditou por erro. Oh! não. O fruto prova a vida da árvore e o fato de você ter misericórdia, prova que Deus pretendia dar-lhe a misericórdia. E o que é isso, senão tudo o que entendemos pela doutrina, que Deus, desde o princípio, escolheu para salvação aqueles que creem em Cristo Jesus?

E agora, antes de despedir-me, deixe-me dizer uma ou duas palavras sinceras. Fico feliz em ver o trabalho que o Senhor está fazendo em nossos dias em todos os lugares. Eu não penso que estes são tempos sobre os quais o povo de Deus deve se entristecer. Atualmente, há mais coisas acontecendo em Londres do que as realizadas nos últimos vinte anos. O povo de Deus é sincero em oração. Há homens que se levantam para pregar em linguagem simples a verdade como é

(33)

33

em Jesus, e eu espero que qualquer bem que vimos no passado esteja prestes a ser eclipsado e superado por coisas maiores que estão a caminho. Mas meus irmãos e irmãs, que podem fechar os olhos ao triste fato de que em dias de avivamento há alguns que não são abençoados?

Eu estou ansioso por você, que enquanto Deus está trabalhando à direita e à esquerda, você não deve escapar sem receber a bênção do alto. Oh!

ser como o velo de Gideão - secar quando o chão estiver molhado! Permanecer em um lugar estéril quando toda a terra está cheia de umidade! E, no entanto, meus queridos ouvintes, este é o caso de alguns de vocês. Você ainda está se tornando mais e mais preparado para a destruição. Oh! Eu solenemente lhe avisaria que a aptidão para a destruição certamente terminará em destruição. O pecado e o inferno são casados, a menos que o arrependimento opere o divórcio. Como você semeia, você deve colher. Não adianta você olhar para doutrinas misteriosas para encontrar algo que possa contradizer essa verdade. Como sua vida é tal, o seu fim deve ser. E se o seu curso estiver fora de Cristo, o seu fim estará fora de Cristo, e o seu lar eterno estará fora da esperança e longe da felicidade eterna. Mas oh!

Oro para que, em vez disso, o Senhor em Sua infinita generosidade possa chamá-lo efetivamente pela Sua graça. Eu oro para que o

(34)

34

Espírito Santo possa descer, mas como obteremos esse Espírito Santo? Somente pelas orações unidas da igreja de Cristo. Meus queridos amigos, oremos com mais fervor. Não apenas nosso próprio conforto, mas a salvação dos pecadores está nas mãos de Deus. Nós não podemos salvá-los. Nós não podemos despertá- los. Vamos clamar: “Oh! Senhor, conclui a obra da Tua mão", e de nesta hora, que todo cristão em nosso meio resolva que ele não dará descanso ao Senhor até que Ele envie os aguaceiros de Sua graça e reviva Sua obra no meio de nossa igreja e em todas as terras.

Deixe-me dispensar você com apenas uma palavra de oração nesse sentido. Oh! Senhor, reaviva o seu trabalho, nós oramos a você. Nós somos fracos, não podemos fazer nada. Mas venha tu mesmo e alcança triunfos e deixa vitórias. Venha e quebre o coração duro e subjugue a vontade teimosa. Senhor, salve os não salvos. Especialmente você terá o prazer de despertar aqueles aqui presentes que os vasos da misericórdia, estão mortos em pecado, e faça com que os vasos de misericórdia que em seu soberano bom prazer você escolheu da massa da humanidade sejam enchidos de misericórdia até transbordar de gratidão e alegria. Oh!

Senhor, ouça-nos e deixe que o fraco esforço desta manhã seja coroado com um sucesso mais

(35)

35

rico do que podemos pedir ou mesmo pensar, através de Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Não existem dados clínicos disponíveis para pacientes com alteração hepática grave (Child Pugh C) (ver itens “Contra-indicações” e “Características Farmacológicas”). -

Por último, temos o vídeo que está sendo exibido dentro do celular, que é segurado e comentado por alguém, e compartilhado e comentado no perfil de BolsoWoman no Twitter. No

Seria, assim, fácil encaminhar o pensa- mento no sentido de dizer que a discussão sobre as definições no Teatro de Animação são inférteis e fazem pouco mais que reduzir o

Os testes de desequilíbrio de resistência DC dentro de um par e de desequilíbrio de resistência DC entre pares se tornarão uma preocupação ainda maior à medida que mais

O planejamento fatorial foi aplicado satisfatoriamente para a otimização dos parâmetros da técnica de voltametria linear de redisso- lução anódica no desenvolvimento

As pontas de contato retas e retificadas em paralelo ajustam o micrômetro mais rápida e precisamente do que as pontas de contato esféricas encontradas em micrômetros disponíveis

Ademais, apontando um tipo de unidade nos trabalhos coligidos, nota- se que praticamente todos tendem a afirmar, calcados em diferentes bases teóricas, que nas páginas de Abelaira