• Nenhum resultado encontrado

UNILEÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA JOSÉ EDINALDO DE ALBUQUERQUE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "UNILEÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA JOSÉ EDINALDO DE ALBUQUERQUE"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

UNILEÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA

JOSÉ EDINALDO DE ALBUQUERQUE

ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NO NÚCLEO DE APOIO Á SAÚDE DA FAMÍLIA NA ATENÇÃO AO PACIENTE GERIÁTRICO

JUAZEIRO DO NORTE – CE 2019

(2)

JOSÉ EDINALDO DE ALBUQUERQUE

ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NO NÚCLEO DE APOIO Á SAÚDE DA FAMÍLIA NA ATENÇÃO AO PACIENTE GERIÁTRICO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Bacharelado em Fisioterapia do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio como requisito para obtenção de título de Bacharel em Fisioterapia.

Orientadora: Prof. Esp.: Tatianny Alves de França

JUAZEIRO DO NORTE – CE 2019

(3)

JOSÉ EDINALDO DE ALBUQUERQUE

ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NO NÚCLEO DE APOIO Á SAÚDE DA FAMÍLIA NA ATENÇÃO AO PACIENTE GERIÁTRICO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Bacharelado em Fisioterapia do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio como requisito para obtenção de título de Bacharel em Fisioterapia.

Orientadora: Prof. Esp.: Tatianny Alves de França

Data de aprovação:

BANCA EXAMINADORA

Orientadora: Prof. Esp.: Tatianny Alves de França

Examinador 1: prof.

Examinador 2: prof.

JUAZEIRO DO NORTE-CE 2019

(4)

RESUMO

Introdução: A Estratégia de Saúde da Família (ESF), a partir da sua inserção, desenvolveu mudanças pertinentes na atuação dos profissionais, composta através de uma equipe multiprofissional, em diferentes áreas atuantes de conhecimento. O fisioterapeuta é inserido na Atenção Básica (AB) através do NASF, o que se torna possível através deste serviço de saúde, a atuação do fisioterapeuta em idosos.

Objetivo: Investigar a atuação do profissional de fisioterapia no Núcleo de Apoio á Saúde da Família na atenção ao paciente geriátrico. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo transversal, observacional, descritivo, de caráter qualitativo. Foi realizado no Município de Ipubi-PE, com fisioterapeutas do NASF I e II, a pós aplicabilidade dos critérios estabelecidos pelo estudo, estes foram convocados para o processo de entrevista, utilizou-se perguntas previamente estabelecidas pelo pesquisador e, para coleta das informações foi utilizado um gravador. A análise dos dados seguiu-se o processo sistematizado do conteúdo de Minayo. Resultados:

Diante das falas analisadas, percebeu-se que os idosos que procuram o serviço do NASF apresentam patologias neurológicas e/ou traumas, como também, o profissional de fisioterapia atua na promoção e prevenção em saúde, na realização de medidas para estas. Ressalta-se que a maior parte da jornada de trabalho atua no processo de reabilitação e queixa-se na falta de recursos na área. Conclusão:

Mediante tais fatores analisados, percebe-se que a inserção do fisioterapeuta é de grande importância, porém com desequilíbrio no processo de atuação no campo do NASF, onde o profissional da atenção básica atua em grande parte no processo de reabilitar, em apenas alguns momentos realiza medidas de educação em saúde.

Sugere-se que novos estudos sejam realizados neste âmbito investigativo, a fim de reafirmar e assegurar as habilidades e competências atribuídas pelo profissional de fisioterapia na atenção básica.

Palavras-chaves: Núcleo de Apoio á Saúde da Família; Fisioterapia; Idosos.

(5)

ABSTRACT

Introduction: The Family Health Strategy (ESF), from its insertion, has developed pertinent changes in the professionals' performance, which is composed by a multiprofessional team in different areas of knowledge. The physiotherapist is inserted in Basic Care (AB) through the NASF, which becomes possible through this health service, acting in the elderly. Objective: To investigate the performance of the physiotherapist in the Family Health Support Center in the care of the geriatric patient. Methodology: This is a cross-sectional, observational, descriptive, qualitative study. It was carried out in the Municipality of Ipubi-PE, with physiotherapists of NASF I and II, after the applicability of the criteria established by the study, these were summoned for the interview process, questions were used previously established by the researcher and, to collect the information was used a recorder. The analysis of the data followed the systematized process of the Mynaio content. Results: In view of the statements analyzed, it was noticed that the elderly who seek the NASF service have neurological and / or traumatic pathologies, as well as the physiotherapist works in health promotion and prevention, in the accomplishment of measures for these. It is noteworthy that most of the working day is in the process of rehabilitation and complains about the lack of resources in the area. Conclusion: Through these analyzed factors, we see an insertion of great importance, but with imbalance in the process of actuation in the field of NASF, where the primary care professional acts largely in the process of rehabilitation, in only a few moments he performs measures of Health education. It is suggested that further studies be carried out in this research area in order to reaffirm and assure the skills and competences attributed by the physiotherapist in basic care.

Keywords: Family Health Support Center; Physiotherapy; Seniors.

(6)

ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NO NÚCLEO DE APOIO Á SAÚDE DA FAMÍLIA NA ATENÇÃO AO PACIENTE GERIÁTRICO

José Edinaldo de Albuquerque¹, Tatianny Alves de França²

Formação dos autores:

1 – Acadêmico do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Dr.

Leão Sampaio.

2 - Professora do Colegiado de Fisioterapia do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio. Especialista em Docência do Ensino Superior, Juazeiro do Norte/CE.

Correspondência: edisaraiva12@hotmail.com

Palavras-chaves: Núcleo de Apoio á Saúde da Família; Fisioterapia; Idosos.

(7)

6

1 INTRODUÇÃO

A Estratégia de Saúde da Família (ESF), a partir da sua inserção, desenvolveu mudanças pertinentes na atuação dos profissionais, levando consequentemente a sua extensão em todo o sistema de saúde, o Núcleo de Apoio de Saúde da Família (NASF) nasce mediante uma ferramenta que possibilita ressignificações nas práticas dos profissionais que participam diretamente dessa política, bem como, em toda a equipe trabalhadora da atenção básica, da população assistida e na rede de atenção (BRASIL, 2010).

O NASF é formado através de uma equipe multiprofissional, em diferentes áreas atuantes de conhecimento, estes, atuam em diretamente com a equipe que faz parte das Equipes de Saúde da Família, compartilhando e apoiando as práticas aplicadas em saúde nos territórios sob-responsabilidade das ESF. (BRASIL, 2009).

O profissional atuante no NASF atua nos princípios básicos da sua atividade, sendo: a integralidade, a territorialização do local, a humanização em saúde, a educação popular e permanente em saúde, a interdisciplinaridade e a intersetorialidade focados especialmente para ações de promoção de saúde que interfiram diretamente na qualidade de vida dos cidadãos (SOUZA; BOMFIM;

SOUZA; FRANCO, 2013).

O fisioterapeuta é inserido na Atenção Básica (AB) através dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Diante da composição do NASF, podem ser citados os seguintes profissionais: nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, etc., tais profissionais proporcionam apoio as ESF, no que diz respeito a ampliação das ações voltadas a saúde e qualificação da atenção (BRASIL, 2011).

A inserção desse profissional no serviço de saúde torna-se possível com a implantação do NASF, porém, também um desafio, pois de acordo com a Portaria do NASF, deixa a critério do gestor a inserção ou não desse especialista. Desta forma, é ideal a organização das práticas profissionais em todos os níveis de cargo para assistência às ESF, facilitando assim o interesse pela inclusão desse profissional (DIBAI FILHO; AVEIRO, 2012).

A fisioterapia é atuante na saúde da população idosa através da AB, este profissional atua na prevenção de agravos, como também na promoção da saúde e recuperação de alguns problemas advindos da terceira idade (AVEIRO et al., 2011).

(8)

7

Diante do exposto, este estudo objetivou investigar a atuação do profissional de fisioterapia no Núcleo de Apoio á Saúde da Família na atenção ao paciente geriátrico; como também, traçar o perfil dos idosos que são assistidos pelo NASF;

descrever as principais medidas fisioterapêuticas do NASF aplicadas à população idosa; identificar as medidas de educação em saúde que atendem a esta população e relatar os principais desafios dos profissionais frente à população de idosos do NASF.

2 METODOLOGIA

2.1 TIPO DE ESTUDO

O presente estudo caracteriza-se como do tipo transversal, observacional, descritivo, de caráter qualitativo.

O estudo de caráter transversal trata-se de uma pesquisa realizada em um pequeno período de tempo, o mesmo é denominado como secção, corte ou fotografia, como consta na literatura (BITTAR et al, 2008).

Em estudos do tipo observacional, o pesquisador simplesmente observa o paciente, as características da doença ou transtorno, e sua evolução, sem intervir ou modificar qualquer aspecto que esteja estudando (HADDAD, 2004).

As pesquisas de natureza descritiva atribuem-se a especificar as propriedades, as características e os perfis importantes de pessoas, grupos, comunidades, ou qualquer outro fenômeno que se submeta a análise (KAUARK;

MANHÃES; MEDEIROS, 2010).

Pesquisa qualitativa é um método de investigação científica que se foca no caráter subjetivo do objeto analisado, estudando as suas particularidades e experiências individuais. Normalmente, as pesquisas qualitativas são feitas com um número pequeno de entrevistados (MARTINS, 2004).

(9)

8

2.2 LOCAL E PERÍODO DO ESTUDO

A pesquisa foi desenvolvida no Município de Ipubi/PE. Este Município apresenta uma população de 30.091 habitantes e é assistido pelas políticas públicas de saúde Brasileira.

Desta forma, o estudo se desenvolveu mais precisamente no NASF I e NASF II, compostos por profissionais (fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e profissional da educação física) ambos localizados na Av. João Eugenio da Silva, Centro. O mesmo foi realizado no período de Abril a Maio de 2019.

2.3 SUJEITO DA PESQUISA

Foram recrutados para participar diretamente do estudo fisioterapeutas com cadastros ativos e atuantes nas localidades do NASF I e NASF II da Cidade de Ipubi.

2.3.1 Critérios de inclusão

Incluíram-se na pesquisa, fisioterapeutas atuantes no NASF I e II que possuíam mais de um ano de trabalho nesta localidade.

2.3.2 Critérios de exclusão

Adotou-se como indivíduos exclusos, estagiários de fisioterapia, profissionais recém-contratados ou aqueles que se apresentaram impossibilitados de dialogar verbalmente durante a entrevista.

2.4 COLETA DE DADOS

A pesquisa foi realizada no Núcleo de Apoio a Saúde da Família I e II, entre Abril e Maio de 2019. Para levantamento dos dados qualitativos, utilizou-se uma entrevista semiestruturada elaborada pelo pesquisador (ver em APÊNDICE A), para

(10)

9

esta coleta foi utilizado um o gravador da marca Novacom, modelo R-70, memória de 8 GB, e tempo máximo suportado para gravação de 290 h.

A entrevista seguiu-se por meio de perguntas previamente estabelecidas para nortear a entrevista e evitar possível fuga de tema, sendo elas:

Como são características dos idosos atendidos pelo NASF? Quais as principais estratégicas fisioterapêuticas você aplica nessa população? Trabalha com estratégias de educação em saúde? Se sim, as descreva em sua prática. Esses idosos são cooperativos com a abordagem fisioterapêutica? Se sim, de que forma?

Aponte as principais dificuldades enfrentadas em sua rotina laboral.

Vale ressaltar que antes de iniciar o processo de coleta de informações, foi realizado um piloto-teste com objetivo de amenizar possíveis falhas durante o momento da entrevista. Este procedimento conduziu-se pelo pesquisador e transcrito pelo mesmo.

Para preservação dos dados pessoais dos entrevistados no estudo, foram adotadas representações das falar pela letra (A) associada em sequencia numérica de acordo com a quantidade de participante.

O mesmo obedeceu aos princípios éticos e legais da resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, iniciando-se após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição e consentimento do participante ao assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

2.5 ANÁLISE DOS DADOS

Os dados foram analisados e produzidos com base na analise sistematizada do conteúdo de Minayo, método muito utilizado na apreciação de dados qualitativos, e compreende um conjunto de técnicas que se desdobra-se nas etapas pré-análise, exploração do material ou codificação e tratamento dos resultados obtidos/

interpretação.

A etapa inicial, a pré-análise compreende a leitura flutuante, constituição do corpus, formulação e reformulação de hipóteses ou pressupostos. A leitura flutuante requer do pesquisador o contato direto e intenso com o material de campo, em que pode surgir a relação entre as hipóteses ou pressupostos iniciais (MINAYO, 2007).

(11)

10

Durante a etapa da exploração do material, o investigador busca encontrar categorias que são expressões ou palavras significativas em função das quais o conteúdo de uma fala será organizado (MINAYO, 2007).

Finalmente, o pesquisador realiza a classificação e a agregação dos dados, escolhendo as categorias teóricas ou empíricas, responsáveis pela especificação do tema. A partir daí, o analista propõe inferências e realiza interpretações, inter- relacionando-as com o quadro teórico desenhado inicialmente (MINAYO, 2007).

Seguindo o fluxograma a seguir:

Figura 1: Etapas da análise de conteúdo

PRÉ-ANÁLISE

EXPLORAÇÃO DO MATERIAL

TRATAMENTO E INTERPRETAÇÕES DOS RESULTADOS

Fonte: Minayo, 2007.

Administração das técnicas no corpus

Síntese e escolha dos resultados

Ilação

Interpretação

Uso dos resultados de análise com fins programáticos ou teóricos

(12)

11

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Posteriormente a realização da coleta das falas, foi realizada a fase de análise textual, codificando os pontos que eram similares, estabelecendo-se quais eram os fatores de diferenciação, na qual se construiu os parâmetros para análise dos resultados. Optou-se em nomear, aleatoriamente por A1, A2, A3, A4, para assim preservar o sigilo a cerca da identidade dos participantes.

Foram entrevistados no presente estudo 04 (quatro) fisioterapeutas que trabalham na unidade do NASF da Cidade de Ipubi/PE, sendo 01 (um) do sexo feminino e 03 (três) do sexo masculino.

Compreendendo as ações preconizadas pelo fisioterapeuta no NASF no grupo da terceira idade, foi possível analisar durante a realização da pesquisa: As características dos idosos atendidos pelo fisioterapeuta do NASF, as principais estratégias fisioterapêuticas aplicadas a esta população, estratégias de educação em saúde, principais formas dos idosos cooperarem com a abordagem fisioterapêutica e as principais dificuldades enfrentadas na rotina laboral.

Categoria 01- Perfil dos idosos atendidos pelo fisioterapeuta do NASF.

De forma global, ao analisara fala dos fisioterapeutas entrevistados, se percebe-se as principais características funcionais das pessoas idosos que procuram os serviços fisioterapêuticos ofertados pelo NASF, nos relatos a seguir:

“De uma maneira geral, os pacientes idosos que chegam pra gente são de AVC ou AVE popularmente dito ou de quedas frequentemente de fraturas, dentre eles: fratura de fêmur e de úmero” [...] (A1)

“Os idosos que a gente atende no NASF eles são acamados é, geralmente decorrentes de sequelas de AVC [...], já tem outros que é decorrentes de fraturas, acidentes em casa, é onde chega esse maior numero com pacientes decorrentes de fratura de membros inferiores.” (A2)

(13)

12

[...] “são pacientes que sofrerão alguma fratura, é nas atividades diária, de casa, sofre alguma queda, fratura e procura o NASF. É, tem muitos pacientes que são acometidos também pelo AVC” [...] (A3)

“Bom, aqui na Cidade de Ipubi a gente pelo menos na minha área, 100% dos pacientes idosos são pacientes sequelados de AVC, popular derrame.” (A4)

Complementando os achados nos relatos supracitados com a literatura, Gonçalves (2011) colabora em sua fala quando diz que o fisioterapeuta é mais conhecido diante da população por sua atuação na reabilitação, principalmente em casos de traumas, no entanto, ele está sendo notado no âmbito da estratégia de saúde da família, onde se tem a oportunidade de verificar sua atividade e aplica-la por meio da prevenção de doenças e promoção da saúde. As suas ações desenvolvidas ganham destaque quando se trata da grande parcela da população que procura as Unidades de Saúde: os idosos. Além das alterações próprias do envelhecimento, os idosos são predispostos a doenças as quais, com passar do tempo, tornam-se crônicas, transformando-os, portanto, em público-alvo de muitos projetos criados pelo referido profissional.

Em um estudo realizado por Reis et al., (2012) relata que a maior parte das pessoas que procuram os serviços do NASF são idosos caracterizando em seu estudo por 38,5% sendo que 58,1% é do sexo feminino, dentre os principais motivos que levam a esta procura, o autor cita em sua pesquisa que 30,7% é por motivos osteomuscular e 25,1% neurológico.

Categoria 02- Estratégias fisioterapêuticas aplicadas nos atendimentos dos idosos pelo fisioterapeuta do NASF.

Nesta categoria, percebeu-se falta de recursos ofertados pelo NASF na realização de atividades mais elaboradas com enfoque em proporcionar melhor opções de intervenções para com os idosos, o que restringem os mesmos a utilizarem apenas exercícios manuais e o lúdico, não deixando de exercer as funções diante da realidade.

(14)

13

“É, dentre o primeiro lugar a gente faz a orientação, capta os exames e verifica como é que esta, orienta a família e já inicia o processo” [...] (A1)

“As principais estratégicas que a gente utiliza além da promoção e prevenção da saúde que é o intuito maior que o NASF tem, através de palestras e orientações, a gente também realiza algumas atividades que estão ao nosso dispor, geralmente nos trabalhamos mais manualmente” [...] (A3)

“Como no NASF a gente não disponibiliza de muitos recursos, geralmente é feito um trabalho mais manual, através de alongamento, mobilização, exercícios resistidos, exercícios ativos, é, sentar e levantar, deambulação, alguns circuitos feitos com oque a gente tem na unidade basca de saúde, devido a falta de recursos mecânicos.” (A2)

Diante das atuações na forma de prevenção para com os idosos, Veras (2012) ressalta que embora a ESF enfatize a prevenção, ou seja, a ação antes de a patologia ou a enfermidade atingir o paciente, os profissionais ainda tem que se voltar ao fator saúde. Deve-se atrelar o processo saúde-doença às atividades, ou melhor, preocupar-se com o âmbito saúde e não apenas com as definições e correlações entre as doenças.

Nas falas supracitadas sobre as principais estratégicas fisioterapêuticas, sublinha-se em todas as atuações deste profissional diretamente na reabilitação, o que se pode entender que no seu dia-a-dia o trabalho é baseado apenas na forma reabilitadora, o que diverge da literatura e sua atuação neste contexto.

Dialogando com Brasil (2008) onde fala que os NASF consistem em equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento que trabalhão em parceria com os profissionais das Equipes de Saúde da Família, compartilhando as práticas em saúde nos territórios sob-responsabilidade das equipes, atuando diretamente no apoio às equipes e na unidade na qual o NASF será cadastrado.

(15)

14

Aveiro et al., (2011) complementa que o fisioterapeuta insere-se no sistema de atenção básica numa nova perspectiva de atuação, focada nas práticas de prevenção e promoção e não restrita aos procedimentos de reabilitação, ao contrário do que tem predominado nas ações deste segmento profissional.

Categoria 03- Estratégias de educação em saúde desenvolvidas pelo fisioterapeuta do NASF.

Nos relatos a seguir observa-se que os fisioterapeutas que prestam serviços ao NASF atuam em alguns momentos sobre a educação em saúde, na realização de palestras e momentos de debates para conscientizar os idosos e/ou familiares a lidarem com a prevenção de situações de riscos, na prevenção de quedas pincipalmente, por este ser um dos maiores motivos que os idosos procuram os serviços do NASF.

“Sim. Geralmente é feito uma palestra por semana, onde pego todo o público, onde geralmente tem o grupo fixo com idosos, com esse grupo fixo de idosos a gente trabalha muito prevenção de acidentes de quedas [...]” (A2)

“É uma das coisas que a gente mais trabalha no NASF que é a educação em saúde através de palestras e algumas demonstrações que a gente faz, a gente trabalha muito a questão da prevenção principalmente em relação a quedas por que o índice de idosos que procuram o setor no NASF por causa de quedas é muito grande [...]” (A3)

A atuação do fisioterapeuta na atenção básica, nos tempos atuais ainda é um processo que se encontra em construção Borges et al., (2010) e Barbosa et al., (2010) observam que o fisioterapeuta vem adquirindo grande inserção nos serviços ofertados pela atenção primária, haja vista que as suas funções e atribuições estão construídas através de ações de saúde, ou seja, a prevenção de agravos, o tratamento, a reabilitação e manutenção da saúde.

(16)

15

Conforme citado Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, sublinha- se que o termo prevenir habilita o fisioterapeuta inserir-se na atenção básica, atuante na prevenção de doenças, sendo este o maior enfoque, sendo esta a sua função, desde a educação em saúde, a prevenção e assistência coletiva. Atua também na integração entre as equipes multiprofissionais no intuito de planejar, programar, controlar e executar projetos e programas na sociedade (COFFITO, 2008).

Categoria 04- Participação dos idosos nas orientações do fisioterapeuta do NASF.

Em alguns momentos, os idosos são pessoas que tem mais tempo de ouvir o que o outro tem para repassar, não tem pressa, e consegue assimilar tal informação para se aplicar em seu dia a dia, em exceção para aqueles com problemas mentais ou neurológicos.

“Sim, alguns são cooperativos sim. Oque a gente pede para esses pacientes realizar, realizam de forma ativa, se pede para realizar um exercício em casa eles sempre falam que faz e tudo mais, porém, tem alguns que tem dificuldade de assimilar, devido aos problemas que eles já vem sofrendo com o decorrer da idade ou de algum problema neurológico ou alguma coisa desse tipo.” (A2)

“[...] eles se adequam muito bem ao tratamento de fisioterapia e as orientações que a gente passa para eles, absorvem bem e a gente fala de uma forma para que eles absorva da maneira mais fácil possível que sirva para que ele não faça só ali, pra ele levar pra casa e realmente praticar aquilo que a gente realmente esta orientando.” (A3)

Tais informações podem ser repassadas de uma forma simples para fácil captação de entendimento e aplicabilidade. Muitos idosos levam as informações e orientações advindas de profissionais da saúde como algo “sagrado” onde tem que ser executado, feito ou aplicado da forma que foi orientada, então, ao mesmo tempo

(17)

16

em que se repassam informações, deve-se ter cuidados quanto à forma que o outro irá trabalhar com esta informação.

Compreendendo a importância do trabalho do fisioterapeuta junto à comunidade idosa, Ferreira et al., (2016) aborda que esta é imprescindível para diminuir os problemas que futuramente possam se instalar e também atuar nos distúrbios já instalados, pois este profissional possui amplo conhecimento tanto teórico quanto prático que podem ser aplicados na rotina da pessoa idosa, com a finalidade de prevenir e também tratar o processo de envelhecimento, por meio da realização de exercícios físicos orientados e regulares que favorecem estes indivíduos a tornarem-se mais ativos e, subsequentemente mais independentes.

Categoria 05- Dificuldades enfrentadas pelo fisioterapeuta do NASF em sua rotina laboral.

Recursos, inviabilidade no atendimento pela falta de assistência, falta de locomoção para assistência e tantas outras barreiras e dificuldades citadas na rotina de um fisioterapeuta atuante no NASF, expostas abaixo:

“Bom, os recursos em primeiro lugar, em segundo lugar a questão dessa população vir ao encontro do PSF, como já tinha relatado, eles geralmente vem quando vem pegar a medicação ou aferir uma pressão [...] a gente aproveita o dia que eles veem pra gente poder fazer essas atividades [...]”(A1)

“Uma das principais dificuldades que a gente tem é a questão da falta de recursos, pois o NASF ele não dispõe dos recursos que muitas vezes a gente sente uma necessidade muito grande usar com os pacientes idosos e, a questão também a cognição por alguns pacientes ter uma idade já avançada [...] a questão da dificuldade da cognição desses pacientes para orientações e tratamento.” (A3)

“Aqui eu acho que uma das principais, primeiramente é a questão da locomoção, transporte para fazer as visitas porque

(18)

17

a maioria desses pacientes são acamados e pra gente fazer essas visitas as vezes não tem transporte, tem que ser por conta da gente mesmo se locomover, e outra e á falta de recursos mesmo, matérias, porque a maioria a gente faz tudo manual mesmo, num tem muito auxilio.” (A4)

Diante de tantas dificuldades para melhor presar assistência de qualidade, mesmo assim o fisioterapeuta não se limita, usando apenas as mão para reabilitar e da imaginação a exercícios, explicação para conscientização em saúde.

Mais uma vez encontramos nas falas os fisioterapeutas apontando queixas de falta de recursos para tal auxilio no atendimento, essas queixas nos remetem pensar que o fisioterapeuta do NASF é conduzido para atuar nas práticas fisioterapêuticas de reabilitação, e não na educação em saúde: promoção e prevenção.

Corroborando com tais indagações, Ribeiro e Flores-Soares (2015) cita que a dificuldade enfrenta diante das implantações de melhorias e iniciativas depende somente da vontade política dos gestores já que podem contar com recursos dos governos federal e estadual para a sua estruturação, dependendo apenas de uma parte da alocação dos recursos do município.

A difícil captação dos usuários torna-se também um desafio dos profissionais que atuam no NASF, em desenvolver uma nova concepção de trabalho que utilize a atuação conjunta, integrada e intersetorial, com base nas redes entre os trabalhadores e incorporando a participação dos usuários, refletindo o conceito ampliado de saúde assumido pelo SUS (MÂNGIA; LANCMAN, 2008).

Alguns profissionais queixam-se de difícil acesso até os usuários necessitados, não recebendo incentivo para esta locomoção, Nascimento e Oliveira (2010) sublinham que o NASF, em seu processo de trabalho, tem por objetivo qualificar e dar suporte ao trabalho desenvolvido pelas Equipes de Saúde da Família, agindo de maneira participativa e colaborando para suplantar a atenção fragmentada que ainda vigora no modelo de saúde vigente, contribuindo para a estruturação de redes de cuidados capazes de alcançar a integralidade da assistência aos usuários.

(19)

18

4 CONCLUSÃO

Diante das falas dos entrevistados, conclui-se que o profissional de fisioterapia possui ampla atuação na atenção básica através do núcleo de apoio a saúde da família.

A população idosa procura os serviços de atenção básica por diversos problemas, caracteriza-se o seguinte perfil: pacientes portadores de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e fraturas de fêmur e úmero decorrentes a quedas principalmente no ambiente domiciliar.

Percebeu-se que os fisioterapeutas desenvolvem atividades de promoção da saúde e prevenção de doenças: palestras, debates, conscientização, orientações sobre medidas preventivas para situações de risco, como também descrevem uma importante atuação no processo de reabilitação em idosos, citando a falta de recursos matérias para lidar com as demandas como principal desafio, associando sempre os recursos manuais às terapias lúdicas.

Destaca-se que este profissional pode atuar na recuperação de alguns problemas advindos da terceira idade, porém, achados remetem pensar que o fisioterapeuta sobrecarrega-se com o processo de reabilitar, atuando nesse aspecto em maior parte da sua jornada de trabalho.

A proposta de atuação do fisioterapeuta na rede básica de saúde caracteriza sua função, que não se restringe apenas à reabilitação, mas também na promoção da saúde, conforme rege as diretrizes do SUS.

Diante do exposto, sugere-se que novos estudos sejam realizados neste âmbito investigativo, a fim de reafirmar e assegurar as habilidades e competências que devem ser atribuídas pelo profissional de fisioterapia na atenção básica de saúde.

Fomentando assim uma atuação mais voltada para a promoção da saúde e prevenção de doenças, possibilitando um possível impacto nos índices de comorbidades, complicações e sequelas advindas de patologias recorrentes em idosos.

(20)

19

REFERÊNCIAS

AVEIRO, M. C.; ACIOLE, G. G.; DRIUSSO, P. et al. Perspectivas da participação do fisioterapeuta no Programa Saúde da Família na atenção à saúde do idoso. Ciência

& Saúde Coletiva, v.16, n.1, p.1467-1478, 2011.

AVEIRO, M. S. et al. Perspectivas da participação do fisioterapeuta no Programa Saúde da Família na atenção à saúde do idoso. Ciência & Saúde Coletiva, v.16, n.1, p.1467-178, 2011.

BARBOSA, E. G.; FERREIRA, D. L. S.; FURBINO, S. A. R. Experiência da

fisioterapia no Núcleo de Apoio à Saúde da Família em Governador Valadares, MG.

Fisioterapia em movimento, Curitiba, v. 23, n. 2, p. 323- 330, 2010.

BITTAR, T. O. et al. O Papel do Agente Comunitário de Saúde Na Educação em Saúde Bucal. Revista Uningá, 2008.

BORGES, A. M. P. et al. A contribuição do fisioterapeuta para o Programa de Saúde da Família – uma revisão da literatura. UNICiências, Cuiabá, v. 14, n. 1, p. 69-82, 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde (BR). Cadernos de atenção básica. Diretrizes do NASF. Núcleo de apoio à saúde da família. Brasília; 2009.

BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio Saúde da Família. Brasília: Ministério da Saúde, Cadernos de Atenção Básica, n.27, 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Aprova a política nacional de Atenção Básica. Diário Oficial da União, Brasília, 21 de outubro de 2011. Disponível em:

<http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/pnab.pdf>. Acesso em:

23\09\2018.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 154 de 24 de janeiro de 2008. Cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Diário Oficial da União, 2008.

CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL-COFFITO (Brasil). Disponível em: https://www.coffito.gov.br/nsite/. Acessado em: 04/06/2019.

DIBAI FILHO, A. V.; AVEIRO, M. C. Atuação dos fisioterapeutas dos núcleos de apoio à saúde da família entre idosos do Município de Arapiraca-AL, Brasil. Rev Bras Promoç Saúde. v.25,n.4, p.397-404, 2012.

FERREIRA, L. M. B. M. et al. Prevalência de quedas e avaliação da mobilidade em idosos institucionalizados. Rev. bras. geriatr. gerontol. v.19, n.6, p.995-1003, 2016.

GONÇALVES, M. Físico para pacientes idosos atendidos na estratégia saúde da família (ESF), Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal. v.15, n.1, 2011.

(21)

20

HADDAD, N. Metodologia de estudo em ciências da saúde. São Paulo: Roca, 2004.

KAUARK, F. S.; MANHÃES, F. C.; MEDEIROS, C. H. Metodologia da pesquisa:

um guia prático. Itabuna/ Bahia: Via litterarum, 2010.

MÂNGIA, E. F.; LANCMAN, S. Núcleos de Apoio à Saúde da Família: integralidade e trabalho em equipe multiprofissional. Rev Terapia Ocup USP. v.19, n.2, 2008.

MARTINS, H. H. T. S. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.2, p. 287-298, 2004.

MINAYO, M.C.S. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 10.

ed. São Paulo: HUCITEC, p.406, 2007.

NASCIMENTO, D. D. G; OLIVEIRA, M. C. Reflexões sobre as competências

profissionais para o processo de trabalho nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família.

Mundo Saúde. v.34, n.1, p.92-6, 2010.

REIS, D. C.; FLISCH, T. M. P.; VIEIRA, M. H. F. et al. Perfil de atendimento de um Núcleo de Apoio à Saúde da Família na área de reabilitação, Município de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, Brasil, 2009. Epidemiol. Serv. Saúde. v.21, n.4, p.663-674, 2012.

RIBEIRO, C. D; FLORES-SOARES, M. C. Desafios para a inserção do fisioterapeuta na atenção básica: o olhar dos gestores. Rev. salud pública. v17, n.3, p.379-393, 2015.

SOUZA, M. C. S.; BOMFIM, A. S.; SOUZA, J. N.; FRANCO, T. B. Fisioterapia e Núcleo de Apoio à Saúde da Família: conhecimento, ferramentas e desafios. O Mundo da Saúde, São Paulo, v.37, n.2, p.176-184, 2013.

VERAS, R. P. Prevenção de doenças em idosos: os equívocos dos atuais modelos.

Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.28, n.10, p.1834-1840, 2012.

(22)

21

APÊNDICE A: Entrevista semiestruturada Nome:_____________________________________________

Profissão:__________________________________________

Cidade:____________________________________________

Perguntas:

1º Como são características dos idosos atendidos pelo NASF?

2º Quais as principais estratégicas fisioterapêuticas você aplica nessa população?

3º Trabalha com estratégias de educação em saúde? Se sim, as descreva em sua prática.

4º Esses idosos são cooperativos com a abordagem fisioterapêutica? Se sim, de que forma?

5º Aponte as principais dificuldades enfrentadas em sua rotina laboral.

Referências

Documentos relacionados

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

trabalho, como um país de economia dita emergente em um mercado mundializado, carrega a história de sua formação social, imprime um caráter peculiar à organização da

Até ao final de 2013 Macau tinha ao todo 5 estações de monotorização automática da qualidade do ar, incluindo: Estação da Calçada do Poço (com referência à berma da

Esta pesquisa tem como objetivo avaliar as características e o potencial do Resíduo de Mármore como material de substituição parcial do cimento Portland em concreto tanto no

Um novo método é proposto para a extração em tempo real da componente da corrente de seqüência negativa, apresentando um bom desempenho em comparação com os outros métodos.

Como hipótese, assumiremos que o desenvolvimento de um modelo matemático diferente do tradicional poderia, por permitir a criação de personagens com comportamentos adaptáveis a

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São