• Nenhum resultado encontrado

ADMINISTRAÇÃO (Prova - 4)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ADMINISTRAÇÃO (Prova - 4)"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

1. O Teste de Progresso terá início às 19 horas e se encerrará às 22h00, impreterivelmente, havendo uma tolerância de entrada, no início da prova, até às 19h30.

2. Você receberá o seguinte material:

a. um Caderno de Questões, com 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha, sendo 10 (dez) questões de Formação Geral e 40 (quarenta) questões específicas do curso.

b. um Cartão-Resposta.

3. Imediatamente após o recebimento de seu Caderno de Questões e do Cartão-Resposta, verifique:

a. o tipo de prova (1-2-3-4);

b. se todas as páginas estão impressas e legíveis;

c. se o número do Cartão-Resposta é o mesmo de sua matrícula;

d. se o seu nome no Cartão-Resposta está correto;

caso contrário, notifique imediatamente a um dos responsáveis pela sala.

4. Logo que você conferir se seu Caderno de Questões está completo, escreva, na capa do caderno, seu número de matrícula.

5. Após a conferência de seu nome e matrícula no Cartão-Resposta, você deve marcar nele o tipo de prova recebida (1-2-3-4), utilizando caneta esferográfica de tinta preta ou azul. O tipo de prova encontra-se logo na primeira página interna do Caderno de Questões.

6. Observe, no Cartão-Resposta, as instruções sobre a marcação das respostas às questões de múltipla escolha (apenas uma alternativa por questão).

7. Tenha muito cuidado com o Cartão-Resposta, para não dobrar, amassar ou manchar. Esse cartão não será substituído.

8. Coloque seus pertences pessoais sob a carteira ou no chão e não retire as carteiras de seus lugares.

9. Esta prova é individual. Não se comunique com outros colegas. São vedados o uso de calculadora, qualquer comunicação e troca de material entre os presentes. Não é permitida consulta a qualquer material impresso ou manuscrito.

10. Se você tiver justificativa fundamentada para solicitar a impugnação de qualquer questão de prova, solicite ao Aplicador o formulário próprio para impugnação.

11. Não será permitido ao aluno o uso de celulares ou assemelhados, durante a prova.

12. A ida ao banheiro é permitida, um por vez, após as 19h30, exceto no intervalo de 20h10 às 20h40.

13. Você só pode se ausentar da sala, após decorridos 90 (noventa) minutos do início do Teste de Progresso, ou seja, após as 20h30.

14. No Cartão-Resposta, marque as opções exclusivamente com tinta preta ou azul, preenchendo toda a área destinada a marcação. Atenção: Não faça x e marque somente na área destinada às respostas; não rasure o campo de identificação do cartão, ou você inutilizará o mesmo. Não haverá troca de Cartão-Resposta.

15. Quando terminar, entregue a um dos responsáveis pela sala o Cartão-Resposta e o Caderno de Questões e assine a Lista de Presença. Não se retire da sala antes de devolver o Cartão-Resposta, o Caderno de Questões e assinar a lista de presença.

16. Depois de entregar o material, você deverá se retirar da sala de prova

17. Os resultados do Teste de Progresso lhe serão enviados de forma personalizada.

(4)
(5)

Questão 1

(ENADE 2012). É ou não ético roubar um remédio cujo preço é inacessível, a fim de salvar alguém, que, sem ele, morreria?

Seria um erro pensar que, desde sempre, os homens têm as mesmas respostas para questões desse tipo.

Com o passar do tempo, as sociedades mudam e também mudam os homens que as compõem. Na Grécia Antiga, por exemplo, a existência de escravos era perfeitamente legítima: as pessoas não eram consideradas iguais entre si, e o fato de umas não terem liberdade era considerado normal.

Hoje em dia, ainda que nem sempre respeitados, os Direitos Humanos impedem que alguém ouse defender, explicitamente, a escravidão como algo legítimo.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Fundamental. Ética. Brasília, 2012.

Disponível em: <portal.mec.gov.br>. Acesso em: 16 jul. 2012 (adaptado).

Com relação a ética e cidadania, avalie as afirmações seguintes.

I. Toda pessoa tem direito ao respeito de seus semelhantes, a uma vida digna, a oportunidades de realizar seus projetos, mesmo que esteja cumprindo pena de privação de liberdade, por ter cometido delito criminal, com trâmite transitado e julgado.

II. Sem o estabelecimento de regras de conduta, não se constrói uma sociedade democrática, pluralista por definição, e não se conta com referenciais para se instaurar a cidadania como valor.

III. Segundo o princípio da dignidade humana, que é contrário ao preconceito, toda e qualquer pessoa é digna e merecedora de respeito, não importando, portanto, sexo, idade, cultura, raça, religião, classe social, grau de instrução e orientação sexual.

É correto o que se afirma em a) III, apenas.

b) I, II e III.

c) I e II, apenas.

d) I, apenas.

e) II e III, apenas.

Questão 2

(ENADE 2011). Exclusão digital é um conceito que diz respeito às extensas camadas sociais que ficaram à margem do fenômeno da sociedade da informação e da extensão das redes digitais. O problema da exclusão digital se apresenta como um dos maiores desafios dos dias de hoje, com implicações diretas e indiretas sobre os mais variados aspectos da sociedade contemporânea.

Nessa nova sociedade, o conhecimento é essencial para aumentar a produtividade e a competição global. É fundamental para a invenção, para a inovação e para a geração de riqueza. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) proveem uma fundação para a construção e aplicação do conhecimento nos setores públicos e privados. É nesse contexto que se aplica o termo exclusão digital, referente à falta de acesso às vantagens e aos benefícios trazidos por essas novas tecnologias, por motivos sociais, econômicos, políticos ou culturais.

Considerando as ideias do texto acima, avalie as afirmações a seguir.

I. Um mapeamento da exclusão digital no Brasil permite aos gestores de políticas públicas escolherem o público alvo de possíveis ações de inclusão digital.

II. O uso das TICs pode cumprir um papel social, ao prover informações àqueles que tiveram esse direito negado ou negligenciado e, portanto, permitir maiores graus de mobilidade social e econômica.

III. O direito à informação diferencia-se dos direitos sociais, uma vez que esses estão focados nas relações entre os indivíduos e, aqueles, na relação entre o indivíduo e o conhecimento.

IV. O maior problema de acesso digital no Brasil está na deficitária tecnologia existente em território nacional, muito aquém da disponível na maior parte dos países do primeiro mundo.

É correto apenas o que se afirma em:

a) I, III e IV.

b) I e II.

c) III e IV.

d) I, II e III.

e) II e IV.

Questão 3

(ENADE 2008). CIDADÃS DE SEGUNDA CLASSE?

As melhores leis a favor das mulheres de cada país-membro da União Européia estão sendo reunidas por especialistas. O objetivo é compor uma legislação continental capaz de contemplar temas que

(6)

vão da contracepção à eqüidade salarial, da prostituição à aposentadoria. Contudo, uma legislação que assegure a inclusão social das cidadãs deve contemplar outros temas, além dos citados.

São dois os temas mais específicos para essa legislação:

a) liberdade de expressão e divórcio.

b) estupro e imigração clandestina.

c) educação moral e trabalho.

d) cotas raciais e assédio moral.

e) aborto e violência doméstica.

Questão 4

(ENADE 2009). O Brasil tem assistido a um debate que coloca, frente a frente, como polos opostos, o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. Algumas iniciativas merecem considerações, porque podem agravar ou desencadear problemas ambientais de diferentes ordens de grandeza.

Entre essas iniciativas e suas consequências, é INCORRETO afirmar que:

a) a construção de obras previstas pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) tem levado à redução dos prazos necessários aos estudos de impacto ambiental, o que pode interferir na sustentabilidade do projeto.

b) a construção de grandes centrais hidrelétricas nas bacias do Sudeste e do Sul gera mais impactos ambientais do que nos grandes rios da Amazônia, nos quais o volume de água, o relevo e a baixa densidade demográfica reduzem os custos da obra e o passivo ambiental.

c) os incentivos ao consumo, sobretudo aquele relacionado ao mercado automobilístico, para que o Brasil pudesse se livrar com mais rapidez da crise econômica, agravarão a poluição do ar e o intenso fluxo de veículos nas grandes cidades.

d) a exploração do petróleo encontrado na plataforma submarina pelo Brasil terá, ao lado dos impactos positivos na economia e na política, consequências ambientais negativas, se persistir o modelo atual de consumo de combustíveis fósseis.

e) a preocupação mais voltada para a floresta e os povos amazônicos coloca em alerta os ambientalistas, ao deixar em segundo plano as ameaças aos demais biomas.

Questão 5

(ENADE 2012). A floresta virgem é o produto de muitos milhões de anos que passaram desde a origem do nosso planeta. Se for abatida, pode crescer uma nova floresta, mas a continuidade é interrompida. A ruptura nos ciclos de vida natural de plantas e animais significa que a floresta nunca será aquilo que seria se as árvores não tivessem sido cortadas. A partir do momento em que a floresta é abatida ou inundada, a ligação com o passado perde-se para sempre. Trata-se de um custo que será suportado por todas as gerações que nos sucederem no planeta. É por isso que os ambientalistas têm razão quando se referem ao meio natural como um “legado mundial”.

Mas, e as futuras gerações? Estarão elas preocupadas com essas questões amanhã? As crianças e os jovens, como indivíduos principais das futuras gerações, têm sido, cada vez mais, estimulados a apreciar ambientes fechados, onde podem relacionar-se com jogos de computadores, celulares e outros equipamentos interativos virtuais, desviando sua atenção de questões ambientais e do impacto disso em vidas no futuro, apesar dos esforços em contrário realizados por alguns setores. Observe-se que, se perguntarmos a uma criança ou a um jovem se eles desejam ficar dentro dos seus quartos, com computadores e jogos eletrônicos, ou passear em uma praça, não é improvável que escolham a primeira opção.

Essas posições de jovens e crianças preocupam tanto quanto o descaso com o desmatamento de florestas hoje e seus efeitos amanhã.

SINGER, P. Ética Prática. 2 ed. Lisboa: Gradiva, 2002, p. 292 (adaptado).

É um título adequado ao texto apresentado acima:

a) Uso de tecnologias pelos jovens: indiferença quanto à preservação das florestas.

b) Preferências atuais de lazer de jovens e crianças: preocupação dos ambientalistas.

c) Computador: o legado mundial para as gerações futuras.

d) Redução de investimentos no setor de comércio eletrônico: proteção das gerações futuras.

e) Engajamento de crianças e jovens na preservação do legado natural: uma necessidade .

Questão 6

(ENADE 2011). A educação é o Xis da questão.

(7)

A expressão “o Xis da questão” usada no título do infográfico diz respeito

a) à quantidade de anos de estudos necessários para garantir um emprego estável com salário digno.

b) aos questionamentos que são feitos acerca da quantidade mínima de anos de estudo que os indivíduos precisam para ter boa educação.

c) às oportunidades de melhoria salarial que surgem à medida que aumenta o nível de escolaridade dos indivíduos.

d) à redução da taxa de desemprego em razão da política atual de controle da evasão escolar e de aprovação automática de ano de acordo com a idade.

e) à influência que o ensino de língua estrangeira nas escolas tem exercido na vida profissional dos indivíduos.

Questão 7

(ENADE - 2011). A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que procura atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. O mundo assiste a um questionamento crescente de paradigmas estabelecidos na economia e também na cultura política. A crise ambiental no planeta, quando traduzida na mudança climática, é uma ameaça real ao pleno desenvolvimento das potencialidades dos países.

O Brasil está em uma posição privilegiada para enfrentar os enormes desafios que se acumulam.

Abriga elementos fundamentais para o desenvolvimento: parte significativa da biodiversidade e da água doce existentes no planeta; grande extensão de terras cultiváveis; diversidade étnica e cultural e rica variedade de reservas naturais.

O campo do desenvolvimento sustentável pode ser conceitualmente dividido em três componentes:

sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica.

Nesse contexto, o desenvolvimento sustentável pressupõe:

a) a redução do consumo das reservas naturais com a consequente estagnação do desenvolvimento econômico e tecnológico.

b) o reconhecimento de que, apesar de os recursos naturais serem ilimitados, deve ser traçado um novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade.

c) a distribuição homogênea das reservas naturais entre as nações e as regiões em nível global e regional.

d) a redefinição de critérios e instrumentos de avaliação de custo-benefício que reflitam os efeitos socioeconômicos e os valores reais do consumo e da preservação.

e) a preservação do equilíbrio global e do valor das reservas de capital natural, o que não justifica a desaceleração do desenvolvimento econômico e político de uma sociedade.

Questão 8

(ENADE 2009). Observe os gráficos abaixo.

(8)

Relacione esses gráficos às seguintes informações:

O Ministério da Cultura divulgou, em 2008, que o Brasil não só produz mais da metade dos livros do continente americano, como também tem parque gráfico atualizado, excelente nível de produção editorial e grande quantidade de papel. Estima-se que 73% dos livros do país estejam nas mãos de 16% da população.

Para melhorar essa situação, é necessário que o Brasil adote políticas públicas capazes de conduzir o país à formação de uma sociedade leitora.

Qual das seguintes ações NÃO contribui para a formação de uma sociedade leitora?

a) Uso da literatura como estratégia de motivação dos estudantes, contribuindo para uma leitura mais prazerosa.

b) Programas de formação continuada de professores, capacitando-os para criar um vínculo significativo entre o estudante e o texto.

c) Programas, de iniciativa pública e privada, garantindo que os livros migrem das estantes para as mãos dos leitores.

d) Desaceleração da distribuição de livros didáticos para os estudantes das escolas públicas, pelo MEC, porque isso enriquece editoras e livreiros.

e) Exigência de acervo mínimo de livros, impressos e eletrônicos, com gêneros diversificados, para as bibliotecas escolares e comunitárias.

Questão 9

(ENADE 2006). Observe os quadros da figura abaixo.

(9)

Tendo em vista a construção da ideia de nação no Brasil, o argumento da personagem expressa...

a) a afirmação da identidade regional.

b) o esfacelamento da unidade do território nacional.

c) a fragilização do multiculturalismo global.

d) o fortalecimento do separatismo estadual.

e) o ressurgimento do fundamentalismo local.

Questão 10

(ENADE 2012). Analise a tabela abaixo.

A tabela acima apresenta a taxa de rotatividade no mercado formal brasileiro, entre 2007 e 2009.

Com relação a esse mercado, sabe-se que setores como o da construção civil e o da agricultura têm baixa participação no total de vínculos trabalhistas e que os setores de comércio e serviços concentram a maior parte das ofertas. A taxa média nacional é a taxa média de rotatividade brasileira no período, excluídos transferências, aposentadorias, falecimentos e desligamentos voluntários.

Com base nesses dados, avalie as afirmações seguintes.

I. A taxa média nacional é de, aproximadamente, 36%.

II. O setor de comércio e o de serviços, cujas taxas de rotatividade estão acima da taxa média nacional, têm ativa importância na taxa de rotatividade, em razão do volume de vínculos trabalhistas por eles estabelecidos.

III. As taxas anuais de rotatividade da indústria de transformação são superiores à taxa média nacional.

IV. A construção civil é o setor que apresenta a maior taxa de rotatividade no mercado formal brasileiro, no período considerado.

É correto apenas o que se afirma em a) III e IV.

b) I e III.

c) I e II.

d) II, III e IV.

(10)

e) I, II e IV.

Questão 11

Uma empresa fabrica e vende os produtos A e B. Durante o mês de fevereiro de 2013, o departamento fabril reportou para a contabilidade o seguinte relatório da produção:

Demonstre o cálculo do valor do custo a ser atribuído a cada produto. Considere que como base de rateio dos Custos Indiretos de Fabricação a empresa utiliza a proporção que cada produto efetivamente consumiu de matéria-prima.

a) Produto A: R$ 8.800,00 e Produto B: R$ 6.200,00.

b) Produto A: R$ 2.800,00 e Produto B: R$ 2.200,00.

c) Produto A: R$ 4.000,00 e Produto B: R$ 6.000,00.

d) Produto A: R$ 5.000,00 e Produto B: R$ 10.000,00.

e) Produto A: R$ 7.500,00 e Produto B: R$ 7.500,00.

Questão 12

Janete foi encarregada do desenvolvimento de novos produtos para a sua empresa. A empresa (Tilabra) fabrica uma seleção se suprimentos comuns para escolas. A Tilabra tenta lançar pelo menos três novos produtos no mercado a cada ano. Este ano a empresa refez a capa de sua linha popular de cadernos Tilabratech usando fotos de astros musicais do momento. Ainda neste ano, a empresa lançou no mercado um conjunto pré-embalado de sua linha corrente de suprimentos escolares com o nome de Tilabra Kit.

Recentemente, a empresa inventou um caderno eletrônico (o Notetaker) que grava e imprime cópias de aulas e também permite ao estudante acrescentar anotações às aulas. Este produto está sendo vendido em três cidades representativas dos Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte) ao preço de 100 reais.

O Notetaker foi desenvolvido por uma equipe interfuncional que trabalha em outro prédio que não o de Janete. Descrições escritas do Notetaker foram distribuídas a diversos estudantes para avaliação.

O protótipo foi testado utilizando-se uma aula de faculdade transmitida pela televisão pública e funcionou muito bem.

Mas, mesmo assim o caderno eletrônico enfrenta um problema de adaptação entre os estados.

Janete receia que as queixas correntes possam exigir que a Tilabra retire o produto do mercado.

Adicionar as fotos de astros musicais à linha de cadernos Tilabratech seria um exemplo de:

a) uma adição à linha de produtos.

b) um produto novo para o mundo.

c) uma nova categoria.

d) um reposicionamento.

e) uma melhoria em produtos.

Questão 13

O título impresso no cartão de visitas de Joel Silva era "gerente de produção", cargo no qual ele tinha mais de 30 subordinados, que comandava em um amplo escritório. O rapaz, de 29 anos, tinha grandes ambições de progredir na organização, motivado pela perspectiva de promoções e melhoria de status. Isto foi há dois anos, antes da empresa ser fundida com uma concorrente. Hoje, Joel trabalha num espaço comum a outros vinte gerentes e o número de pessoas diretamente subordinadas a ele foi cortado para apenas cinco.Você é o diretor de Recursos Humanos desta empresa e deve enfrentar o desafio da motivação de uma força de trabalho que, como Joel, está entediada. Qual seria, nesse caso, a atitude correta e adequada que você tomaria?

a) Permitiria que os empregados definissem a sua política de recompensas e punições segundo os seus valores e prioridades.

b) Estabeleceria um sistema de ameaças ou coação para que o trabalho fosse realizado acoplado a

(11)

um sistema de recompensas a todos no fim do ano.

c) Estabeleceria um programa contínuo que buscasse identificar e satisfazer as necessidades, os desejos e as expectativas dos empregados.

d) Implementaria uma política de elogios e reforço contínuo embasada na teoria de condicionamento.

e) Estabeleceria um modelo de modificação de comportamento embasado num esquema de reforço intermitente.

Questão 14

Uma empresa de treinamento está planejando um curso de especialização. Os custos previstos são:

Custos Variáveis de R$1.200,00 por aluno e Custos Fixos de R$72.000,00, dos quais R$4.800,00 referem-se à depreciação de equipamentos a serem utilizados. O curso será vendido a R$6.000,00 por aluno. O Ponto de Equilíbrio Contábil se dá com:

a) 10 alunos.

b) 15 alunos.

c) 20 alunos.

d) 14 alunos.

e) 12 alunos.

Questão 15

Verifique quais das afirmativas abaixo são falsa ou verdadeira:

I - O documento de planejamento constitui diretriz para a coordenação, orientando o que se deve fazer e quando empreender a ação, permitindo ao gerente do projeto controlar e coordenar o andamento do trabalho.

II - A hierarquia do planejamento está baseada nos objetivos secundários. Inicia com as táticas passa para o nível básico das operações e atividades e termina nos níveis estratégicos.

III - O progresso é monitorado em cada etapa pela consecuão de desempenho e medido em relação a marcos predeterminados.

IV - A semântica do planejamento é pouco importante pois as confusões e mal entendidos existentes são provocados normalmente por incompetência técnica e não por diferentes interpretações de termos no planejamento.

É correto afirmar que:

a) Todas as afirmativas são verdadeiras.

b) Todas as afirmativas são falsas.

c) Apenas uma afirmativa é verdadeira.

d) Apenas duas afirmativas são verdadeiras.

e) Três afirmativas são verdadeiras.

Questão 16

Com base no art. 225 da Constituição Federal Brasileira, analise as afirmativas a seguir e em seguida assinale a alternativa correta:

I - As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais, civis e administrativas.

II - O dever de defender e preservar o meio ambiente para as presentes e futuras gerações é imposto ao Poder Público e também à coletividade.

III - Aquele que explora recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, exceto se a exploração decorre do uso de matéria-prima esgotável.

a) Se somente I estiver correta.

b) Se todas as afirmativas estiverem corretas.

c) Se somente I e II estiverem corretas.

d) Se somente I e III estiverem corretas.

e) Se somente II e III estiverem corretas.

Questão 17

(ENADE, 2006) A figura abaixo representa os custos de diferentes formas de processos de produção (celular, automatizada e intermitente), e a receita de vendas de um determinado produto.

(12)

Considerando a figura, analise as afirmações a seguir.

Se for esperado um volume de produção abaixo de 10.000, a manufatura intermitente é a preferível;

entre 10.000 e 43.000, a manufatura celular é a preferível; acima de 43.000, a manufatura automatizada é a preferível.

PORQUE

Os pontos de equilíbrio (quantidade/valor para os quais as receitas igualam os custos) são de 27.000, 30.000 e 40.000, respectivamente, para as manufaturas celular, automatizada e intermitente.

A respeito das informações acima, conclui-se que:

a) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

b) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

c) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

d) as duas afirmações são falsas.

e) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

Questão 18

A globalização é o estágio supremo da internacionalização. O processo de intercâmbio entre países, que marcou o desenvolvimento do capitalismo desde o período mercantil dos séculos 17 e 18, expande-se com a industrialização, ganha novas bases com a grande indústria nos fins do século 19 e, agora, adquire mais intensidade, mais amplitude e novas feições. O mundo inteiro torna-se envolvido em todo tipo de troca: técnica,

comercial, financeira e cultural. A produção e a informação globalizadas permitem a emergência de lucro em escala mundial, buscado pelas firmas globais, que constituem o verdadeiro motor da atividade econômica.

SANTOS, M. O país distorcido. São Paulo: Publifolha, 2002 (adaptado).

No estágio atual do processo de globalização, pautado na integração dos mercados e na competitividade em escala mundial, as crises econômicas deixaram de ser problemas locais e passaram a afligir praticamente todo o mundo. A crise recente, iniciada em 2008, é um dos exemplos mais significativos da conexão e interligação entre os países, suas economias, políticas e cidadãos.

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. O processo de desregulação dos mercados financeiros norte-americano e europeu levou à formação de uma

bolha de empréstimos especulativos e imobiliários, a qual, ao estourar em 2008, acarretou um efeito dominó de quebras nos mercados.

PORQUE

II. As políticas neoliberais marcam o enfraquecimento e a dissolução do poder dos Estados nacionais,

(13)

bem como asseguram poder aos aglomerados financeiros que não atuam nos limites geográficos dos países de origem.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

a) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

b) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

c) As asserções I e II são proposições falsas.

d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

e) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Questão 19

Analise a ficha estoque do produto X e determine o saldo final em valores monetários nos métodos PEPS, UEPS e Custo Médio:

a) CUSTO MÉDIO R$ 95,50; PEPS R$ 103,00; UEPS R$ 72,00 b) CUSTO MÉDIO R$ 99,50; PEPS R$ 108,00; UEPS R$ 74,00 c) CUSTO MÉDIO R$ 98,50; PEPS R$ 104,00; UEPS R$ 71,00 d) CUSTO MÉDIO R$ 95,50; PEPS R$ 103,00; UEPS R$ 77,00 e) CUSTO MÉDIO R$ 93,50; PEPS R$ 100,00; UEPS R$ 70,00

Questão 20

O Administrador da empresa Alfa, de posse do Balanço Patrimonial do ano de 2011, realiza a análise de rentabilidade para fins de comparação com sua concorrente, a empresa Beta. O administrador observa que o Índice de Rentabilidade do Ativo de ambas as empresas corresponde a 0,2 e que os valores das vendas líquidas de ambas as empresas também são iguais e correspondem a R$

60.000,00. Entretanto, o Giro do Ativo da empresa Alfa foi de 0,8, e o da empresa Beta foi de 0,5.

Com base nessas informações, a diferença entre o Lucro Líquido da empresa Alfa e o da empresa Beta é de:

a) R$ 72.000,00 b) R$ 60.000,00 c) R$ 36.000,00 d) R$ 90.000,00 e) R$ 96.000,00

Questão 21

A maioria das empresas ainda aplica exclusivamente sistemas tradicionais de remuneração, embasados em descrições de atividades e responsabilidades de cada cargo ou função. A utilização de instrumentos como descrições de cargos, organogramas e planos de cargos e salários permite a muitas dessas empresas atingir um patamar mínimo de estruturação na gestão de seus recursos humanos. Entretanto, quando aplicados na condição de exclusão de outras formas, esses sistemas podem tornar-se anacrônicos em relação às novas formas de organização do trabalho e ao próprio direcionamento estratégico da empresa.

WOOD JUNIOR, T.; PICARELLI FILHO, V. (Coord.) Remuneração e carreira por habilidades e por competências: preparando a organização para a era das empresas de conhecimento intensivo. São Paulo: Atlas, 2004, p. 84 (adaptado).

O texto acima permite distinguir novos modelos estratégicos de modelos tradicionais de gestão de pessoas,

associando-os aos contextos e às características das organizações. Nesse contexto, selecione quais

(14)

das seguintes

características correspondem aos novos modelos estratégicos de gestão de pessoas.

I. A estrutura organizacional apresenta muitos níveis hierárquicos e a ascensão salarial se faz preponderantemente por promoção horizontal e vertical, no âmbito do sistema de gestão de carreiras.

II. O processo decisório baseia-se em uma descrição de papéis e de responsabilidades clara e rigorosamente observada no dia a dia da organização.

III. O planejamento estratégico é realizado pela cúpula dirigente, com apoio de um grupo de especialistas de alto nível lotados no departamento de planejamento da matriz, produzindo diretrizes e objetivos negociais para a organização.

IV. O estilo e a cultura gerenciais privilegiam proximidade e compartilhamento de informações e de pontos de vista. Nesse contexto, as pessoas têm acesso franqueado aos seus dirigentes e às equipes de áreas funcionais e técnicas da organização.

V. As descrições de responsabilidades e de atribuições são estabelecidas de maneira genérica e contextualizada,

privilegiando a explicitação dos resultados a serem alcançados, ao lado dos padrões de serviços, da qualidade e dos relacionamentos pessoais e negociais internos e externos.

São pertinentes apenas as características descritas em:

a) III e IV.

b) II e III.

c) I e V.

d) I e II.

e) IV e V.

Questão 22

Uma fábrica de roupas de cama tem em estoque 68m de cetim, 40m de seda e 80m de algodão e pretende fabricar dois modelos de jogos de casal. O primeiro modelo (M1) consome 6m de cetim, 4m de seda e 8m de algodão. O segundo modelo (M2) consome 6m de cetim, 8m de seda e 10m de algodão. Se M1 é vendido por R$ 400,00 e M2 é vendido por R$ 500,00, qual é o modelo que descreve a quantidade de jogos de cama que ele deve fabricar para maximizar seu lucro?

a) max lucro = 400 x1 + 500 x2 s. a.:

6 x1 + 6 x2 4 x1 + 8 x2 8 x1 + 10 x2 x1

x2

b) max lucro = 400 x1 + 500 x2 s. a.:

6 x1 + 4 x2 6 x1 + 8 x2 8 x1 + 10 x2 x1 >= 0 x2 >= 0

c) max lucro = 500 x1 + 400 x2 s. a.:

6 x1 + 6 x2 >= 68 4 x1 + 8 x2 >= 40 8 x1 + 10 x2 >= 80 x1 >= 0

x2 >= 0

d) max lucro = 400 x1 + 500 x2 s. a.:

6 x1 + 6 x2 4 x1 + 8 x2 8 x1 + 10 x2 x1 >= 0 x2 >= 0

e) max lucro = 400 x1 + 500 x2 s. a.:

6 x1 + 4 x2 8 x1 + 8 x2 10 x1 + 8 x2

(15)

x1 >= 0 x2 >= 0

Questão 23

(ENADE 2011) O plano de negócios é um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócios que sustentam a empresa. Sua elaboração envolve um processo de aprendizagem e autoconhecimento e ainda permite ao empreendedor situar-se no seu ambiente de negócios.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro:

Campus, 2001, p. 97

A respeito do plano de negócios, avalie as seguintes asserções:

O plano de negócios é importante para gerenciar de forma mais eficaz a empresa e tomar decisões acertadas e identificar oportunidades e transformá-las em diferencial competitivo para a empresa PORQUE

permite estabelecer comunicação interna eficaz na empresa e convencer o público-alvo externo:

fornecedores, parceiros, clientes, bancos, investidores, etc. sobre os benefícios e os custos do negócio.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:

a) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

b) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

c) As duas asserções são proposições falsas.

d) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

e) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Questão 24

(ENC 2001) Para a análise do portfólio de negócios da Empresa Pathi S/A foi escolhida a matriz BCG, do BOSTON CONSULTING GROUP, que requer a avaliação de todos os serviços da organização em termos de duas dimensões: crescimento e participação relativa de mercado. Constatou-se que as unidades estratégicas de negócios da empresa (UENs) "são crianças–problema" ou "sinais de interrogação" (pequena participação relativa em mercados de crescimento rápido).

O seu presidente, Dr. Walter Lima, quer transformar as UENs em estrelas (alta participação relativa em mercados de crescimento rápido) e para tanto:

a) Fez investimentos adicionais de elevados montantes de caixa para a organização e desinversão de ativos.

b) Selecionou produtos cujo investimento se possa conseguir uma participação maior.

c) Drenou os recursos de caixa que outras UENs geraram.

d) Consolidou o domínio da empresa através da realocação dos fundos gerados.

e) Utilizou o caixa para atender a demandas financeiras da organização em outras áreas.

Questão 25

Uma determinada sociedade empresaria em 2012 apresentou os seguintes dados:

Caixa R$ 6.500,00

Banco conta movimento R$ 14.000,00 Capital Social R$ 20.000,00

Custo de Mercadoria Vendida R$ 56.000,00 Depreciação Acumulada R$ 1.500,00 Despesas Gerais R$ 23.600,00 Impostos a Recolher R$ 9.300,00 Duplicatas a Receber R$ 20.900,00 Equipamentos R$ 10.000,00 Reserva de Lucro R$ 21.100,00 Estoque de Mercadorias R$ 4.000,00 Receita de Venda R$ 97.700,00 Salários a Pagar R$ 3.500,00

A partir dos dados acima o saldo do Patrimônio Líquido e o do Ativo Circulante são respectivamente:

a) R$ 41.100,00 e R$ 50.400,00.

b) R$ 37.100,00 e R$ 41.400,00.

c) R$ 37.100,00 e R$ 46.100,00.

(16)

d) R$ 41.100,00 e R$ 45.400,00.

e) R$ 37.100,00 e R$ 46.100,00.

Questão 26

Uma empresa necessitou descontar um título no valor de R$ 1.000,00 e o banco cobrou de juros o valor de R$ 40,00. A operação foi efetuada no prazo de 60 dias. Assinale nas alternativas abaixo a taxa nominal mensal da operação:

a) 40%

b) 4,0%

c) 2,0%

d) 8,0%

e) 20%

Questão 27

Os requisitos da NBR ISO 9001:2000 visam à melhoria contínua da eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da empresa, e uma auditoria deve entender se a organização procurou definir objetivos que estabeleçam uma correlação entre os objetivos corporativos, as necessidades dos clientes e as expectativas do mercado. De acordo com a norma, em um SGQ, a empresa deve demonstrar sua capacidade de fornecer produtos em conformidade com os requisitos do cliente e dos órgãos regulamentadores aplicáveis. Assim, para garantir que os requisitos sejam atendidos, são utilizadas as auditorias, que avaliaram a eficácia do sistema de gestão da qualidade, identificando oportunidades de melhoria. De acordo com a ISO 19011, uma auditoria é um processo sistemático, documentado e independente, desenvolvido para obter evidências e avaliá-las objetivamente, para determinar a extensão do atendimento aos os critérios da auditoria. Nesse contexto, um programa de auditoria:

I. determina as melhorias a serem realizadas na empresa.

II. contribui para a melhoria do sistema de gestão de qualidade da empresa.

III. fornece informação adicional para auxiliar o modelo de decisão da empresa.

IV. identifica se os resultados estão adequados à consecução dos objetivos da empresa.

É correto apenas o que se afirma em:

a) I e III.

b) II e III.

c) II, III e IV.

d) I e IV.

e) I, II e IV.

Questão 28

Os dados abaixo se referem ao salário mensal (em R$) e à carga horária semanal (em horas) de 50 funcionários de certa empresa:

A partir dos resultados obtidos, em termos relativos, assinale a alternativa cuja variável possui a menor variabilidade e a correta justificativa.

a) O salário, pois tem maior desvio padrão.

b) A carga horária, pois tem menor variação absoluta.

c) A carga horária semanal, pois o desvio padrão é menor.

d) A carga horária, pois tem menor média e desvio padrão.

e) O salário, pois o coeficiente de variação é menor.

Questão 29

O problema de escoamento das mercadorias no país é um grande gargalo no sistema logístico. A falta de armazéns e silos para estocagem, principalmente de grãos, é um dos fatores que contribuem para este problema. Mas, verifica-se que o modal rodoviário, que detém o maior percentual de transporte de mercadorias no país, além de muitas dificuldades é utilizado como solução de armazenagem, causando transtornos nos principais portos do país. Uma das soluções para resolução do problema é a multimodalidade, que de certo trará maior facilidade de escoamento das

(17)

mercadorias. Assinale a alternativa correspondente a multimodalidade.

a) Utilização do transporte aeroviário.

b) Utilização do transporte dutoviário.

c) Utilização do transporte marítimo.

d) Utilização do transporte de Cabotagem.

e) Integração total da cadeia de transportes.

Questão 30

A seguir, está apresentado o Balanço Patrimonial da empresa Alfa com o saldos dos grupos analítico das contas patrimoniais, dos exercícios findos em 31/12/2010 e 31/12/2011.

As Demonstrações de Resultado dos Exercícios apresentam Lucro Líquido de R$ 7.000,00 em 2010 e de R$ 18.000,00 em 2011.Considerando a análise das Demonstrações Contábeis da Empresa Alfa, avalie as afirmações a seguir.

I. O índice de liquidez corrente foi superior a 1,8 em 2010 e em 2011.

II. A taxa de retorno do patrimônio líquido foi inferior a 15% em 2011.

III. A variação no capital circulante líquido, de 2010 para 2011, foi superior a R$ 40 000,00.

IV. A participação de capitais de terceiros sobre os recursos totais foi inferior a 50% em 2010 e 2011.

É correto apenas o que se afirma em:

a) I e III b) II, III e IV c) III e IV d) I, II e IV e) I e II

Questão 31

(ENC 2001) Segundo Michael Porter, uma das cinco forças que exercem influência sobre a rentabilidade média de um setor é a ameaça de entrada de novos concorrentes. Essa ameaça tende a ser mais significativa quando:

a) O setor é mais segmentado.

b) O setor caracteriza-se pela posse de ativos caros.

c) Há muitos distribuidores escoando a produção do setor.

d) As empresas do setor operam sob a forma de licenciamento.

e) Existe escassez de matéria-prima.

Questão 32

(PROVÃO 2003) A Empresa AGT Consultores propôs a reorganização da estrutura da Construtora Prédio Feito S.A., de modo a privilegiar:

- o desenvolvimento de um forte e coeso trabalho de equipe;

- a eliminação de mão de obra ociosa;

- a eliminação de uma extensa cadeia hierárquica;

- a melhoria do processo comunicativo nos empreendimentos.

Para cada novo empreendimento passou, então, a adotar a seguinte estrutura:

(18)

Conclui-se, assim, que a empresa de consultoria propôs uma estrutura:

a) Especialista.

b) Linear.

c) Geográfica.

d) Qualitativa.

e) Matricial.

Questão 33

A seleção de prioridades de implantação de sistemas é uma parte importante do Planejamento Estratégico de Tecnologia de Informação (PETI). Uma visão corporativa das necessidades de sistemas deve ser desenvolvida de tal maneira que as prioridades sejam definidas. Os sistemas implantados em primeiro lugar devem ser aqueles que atendem aos fatores críticos de sucesso do negócio, resolvem problemas imediatos, tenham rápido retorno de investimento ou sejam de implantação rápida e simples. Constituem atividades do PETI:

I. Definição de estratégias de negócio: diretrizes, planos, objetivos, fatores críticos de sucesso, benefícios do projeto;

II. Inicio da elaboração do PETI pela definição dos projetos operacionais a serem executados;

III. Verificação da situação atual dos sistemas a serem definidos, avaliando o grau de atendimento das necessidades de informações gerenciais;

IV. Especificação dos equipamentos como base para definição do planejamento;

V. Determinação dos recursos de informática que serão utilizados: conectividade, compatibilidade de hardware, software e configurações dos equipamentos.

Estão corretas, apenas as atividades:

a) II e IV b) I, III e IV c) I e III d) II e III e) I e IV

Questão 34

Em uma faixa afixada na parede do saguão principal de uma grande revendedora de automóveis, que vem superando suas metas de vendas, pode-se ler o seguinte: “Satisfação 100% garantida ou seu dinheiro de volta para todos os carros comprados aqui com até um mês de uso”. Certo dia, um cliente adentra o saguão da revendedora, entrega as chaves de seu automóvel recém-adquirido ao sorridente vendedor e anuncia: “Comprei meu carro aqui na semana passada. Não estou satisfeito.

Quero meu dinheiro de volta”. Surpreso, o vendedor afirma que essa situação nunca acontecera, mesmo com a faixa afixada há vários meses na loja. Ele explica que a devolução do dinheiro pago pelo carro dependerá de uma entrevista do cliente com o gerente comercial da revendedora, de uma perícia minuciosa no automóvel para apurar eventuais problemas devidos ao mau uso do veículo e do preenchimento, pelo cliente, de sete formulários diferentes detalhando suas razões para a devolução.

Informa ainda que, cumpridas essas etapas, depois de uma análise por parte do setor financeiro da loja, o dinheiro do cliente poderá ser devolvido em dez parcelas mensais de igual valor.

Com base no caso exposto, avalie as afirmações a seguir.

I. O excesso de burocracia na revendedora de automóveis constitui obstáculo para que a empresa seja eficaz em seus objetivos comerciais.

II. A atitude do vendedor revela falhas no treinamento oferecido pela empresa, pois ele foi incapaz de cumprir a promessa contida na faixa afixada na loja.

III. Há evidências de disfunção burocrática caracterizada pela dificuldade de atendimento aos clientes

(19)

frente a demandas não usuais.

É correto o que se afirma em:

a) II e III, apenas.

b) I, II e III.

c) I e II, apenas.

d) I, apenas.

e) III, apenas.

Questão 35

Os estilos de liderança consistem nas atitudes de um líder frente a seus seguidores. Diversos autores apontam três formas de liderança: autocrática, democrática e laissez-faire.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I - Um supervisor que está preocupado exclusivamente com a produção e os prazos de entrega, desconsidera as opiniões de seus seguidores e centraliza as decisões da organização é um líder autocrático.

II - Um gerente que deixa todas as decisões nas mãos dos seguidores e cobra apenas os resultados pode ser classificado como um líder democrático.

III - É característica da liderança laissez-faire a participação de seguidores no processo de tomada de decisão e a definição compartilhada de objetivos e estratégias.

Está correto APENAS o que se afirma em a) I e II.

b) III.

c) II.

d) I e III.

e) I.

Questão 36

A maioria das empresas ainda aplica exclusivamente sistemas tradicionais de remuneração, embasados em descrições de atividades e responsabilidades de cada cargo ou função. A utilização de instrumentos como descrições de cargos, organogramas e planos de cargos e salários permite a muitas dessas empresas atingir um patamar mínimo de estruturação na gestão de seus recursos humanos. Entretanto, quando aplicados na condição de exclusão de outras formas, esses sistemas podem tornar-se anacrônicos em relação às novas formas de organização do trabalho e ao próprio direcionamento estratégico da empresa. Fonte: WOOD JUNIOR, T.; PICARELLI FILHO, V. (Coord.) Remuneração e carreira por habilidades e por competências: preparando a organização para a era das empresas de conhecimento intensivo. São Paulo: Atlas, 2004, p. 84 (adaptado).

O texto acima permite distinguir novos modelos estratégicos de modelos tradicionais de gestão de pessoas, associando-os aos contextos e às características das organizações. Nesse contexto, selecione quais das seguintes características correspondem aos novos modelos estratégicos de gestão de pessoas.

I. A estrutura organizacional apresenta muitos níveis hierárquicos e a ascensão salarial se faz preponderantemente por promoção horizontal e vertical, no âmbito do sistema de gestão de carreiras.

II. O processo decisório baseia-se em uma descrição de papéis e de responsabilidades clara e rigorosamente observada no dia a dia da organização.

III. O planejamento estratégico é realizado pela cúpula dirigente, com apoio de um grupo de especialistas de alto nível lotados no departamento de planejamento da matriz, produzindo diretrizes e objetivos negociais para a organização.

IV. O estilo e a cultura gerenciais privilegiam proximidade e compartilhamento de informações e de pontos de vista. Nesse contexto, as pessoas têm acesso franqueado aos seus dirigentes e às equipes de áreas funcionais e técnicas da organização.

V. As descrições de responsabilidades e de atribuições são estabelecidas de maneira genérica e contextualizada, privilegiando a explicitação dos resultados a serem alcançados, ao lado dos padrões de serviços, da qualidade e dos relacionamentos pessoais e negociais internos e externos.

São pertinentes apenas as características descritas em:

a) III e IV.

b) I e V.

c) I e II.

d) IV e V.

e) II e III.

Questão 37

Analise as assertivas abaixo, segundo as regras previstas no Direito do Trabalho, e aponte a resposta correta.

a) Recentemente editou-se uma alteração a Constituição Federal, estabelecendo um novo tratamento

(20)

aos empregados domésticos, que passaram a ter garantido mais alguns direitos.

Verdade, porém, que essa alteração no texto constitucional não se preocupou em equiparar o direito dos domésticos ao dos empregados comuns.

b) Recentemente editou-se uma lei no Brasil, estabelecendo novas regras para aplicação do aviso prévio, que agora será proporcional ao tempo de serviço, atingindo no máximo o número de 120 dias, em caso de dispensa sem justa causa do empregado.

c) A alteração da titularidade do estabelecimento empregador afeta os direitos decorrentes do contrato de trabalho e isola a responsabilidade do adquirente pelo passivo trabalhista devido anteriormente a compra.

d) As horas extraordinárias não devem ser pagas levando em consideração, somente, aquilo que o empregado efetivamente trabalhou para além de sua jornada normal de trabalho. Isto porque, as horas extraordinárias habitualmente prestadas refletem em outras verbas, tais como no DSR, 13º salário, Férias + 1/3, aviso prévio etc..

e) A gestante tem direito a garantia provisória no emprego (estabilidade provisória), desde a confirmação da gravidez, até 4 (quatro) meses após o parto, sendo que a empregada doméstica não goza dessa proteção.

Questão 38

A expressão “apagão de mão de obra” passou a ser veiculada na mídia especializada e entre agentes econômicos, sociais e políticos para retratar uma condição estrutural do mercado de trabalho brasileiro, no qual as necessidades organizacionais por competências laborais mais complexas e (ou) de elevada qualificação não são facilmente supridas. Considerando essa realidade, avalie se cada uma das organizações descritas nos itens a seguir adota as melhores práticas de gestão de pessoas, de acordo com abordagens contemporâneas.

I. Pressionada pelo mercado de trabalho, a organização tende a redesenhar seus processos de trabalho para ampliar a produtividade e a qualidade. Em paralelo, tende a ampliar os investimentos em capacitação para prover características multifuncionais aos empregados.

II. Pressionada pelo mercado de trabalho, a organização tende a conceber políticas remuneratórias diretas e (ou) indiretas mais atraentes. Tornando-se mais atrativa no mercado de trabalho, poderá

“congelar” investimentos em capacitação de pessoas.

III. Pressionada pelo mercado de trabalho, a organização tende a reduzir de maneira significativa as exigências de recrutamento e de seleção para atrair pessoal. Em contrapartida, não terá de conceber políticas remuneratórias mais atraentes.

IV. Pressionada pelo mercado de trabalho, a organização tende a adotar modelos de remuneração variável mais agressivos, conjugados a critérios de promoção mais restritivos, no âmbito do sistema de gestão de carreiras e de remuneração.

V. Pressionada pelo mercado de trabalho, a organização tende a flexibilizar as exigências de recrutamento e de seleção e a ampliar seus investimentos em capacitação.

Atuam de forma adequada face ao “apagão de mão de obra” mencionado no texto apenas as organizações

descritas em a) II e III.

b) IV e V.

c) III e IV.

d) I e II.

e) I e V.

Questão 39

Embora constitua área de conhecimento das mais fascinantes, as bases teóricas da Administração ainda estão em formação. Os estudos pioneiros de Taylor e Fayol, por exemplo, foram ampliados, de forma significativa, nos anos posteriores.

Sobre as Teorias da Administração pode-se afirmar que:

I - na Burocracia, o trabalho realiza-se por meio de funcionários que ocupam cargos, os quais têm atribuições oficiais, fixas e ordenadas por meio de regras, leis ou disposições regimentais;

II - na Administração Científica, enfatiza-se o estudo das tarefas, a divisão do trabalho, o conceito e homo economicus, incentivos salariais e prêmios de produção;

III - na Teoria Sistêmica da Administração a organização é um sistema social fechado cujas partes são independentes, mas inter-relacionadas.

IV - na visão Contingencial, procura-se analisar como as condições ambientais da empresa afetam as possibilidades de escolha nas decisões organizacionais;

V - na abordagem Comportamentalista, a eficácia organizacional é promovida pela aplicação de

(21)

análise quantitativa aos problemas e decisões administrativas.

São corretas, apenas, as afirmativas a) II, IV e V.

b) I, II e III.

c) III, IV e V.

d) I, III e V.

e) I, II e IV.

Questão 40

Analisando as demonstrações de uma determinada empresa, observamos que o saldo da conta duplicatas a receber é de R$ 150.000, e as duplicatas serão recebidas em parcelas iguais no prazo de 30, 60 e 90 dias, enquanto na conta fornecedores o saldo é de R$ 120.000, e os pagamentos serão efetuados em parcelas iguais no prazo de 45 e 70 dias. Verificando através de um diagrama de fluxo de caixa as condições de recebimentos e pagamentos, assinale a alternativa que corresponde aos saldos do diagrama que apresentará o fluxo de caixa:

a) negativo em 45 dias;

b) saldo negativo.

c) negativo em 30 dias;

d) negativo em 35 dias;

e) negativo em 40 dias;

Questão 41

A medida que as empresas usam mais canais, a fim de aumentar suas vendas, elas correm o risco de gerar conflitos. O desafio não é eliminar o conflito, mas lidar com ele. A empresa K está em 206 mil pontos de venda, e a meta, para 2009, é conquistar mais 50 mil novos estabelecimentos. “Antes, estávamos preocupados com desenvolvimento de produto, fabricação e venda. Agora, o foco está no consumidor e no ponto de venda”, diz o diretor de Trade marketing. Os distribuidores passaram a ter remuneração por desempenho. Além disso, o preço praticado não pode estar 10% abaixo ou acima do sugerido pela K.

Qual das razões de conflito a K está tentando evitar?

a) Papéis e direitos confusos.

b) Poder de coerção do varejista.

c) Diferenças de percepção.

d) Dependência do varejista.

e) Incompatibilidade de objetivos.

Questão 42

Os custos de marketing tendem a ser altos durante o estágio de introdução no Ciclo de Vida do Produto porque:

a) os custos de produção são mais baixos.

b) a confiabilidade do produto é menor.

c) a empresa utiliza uma grande dose de venda pessoal.

d) é preciso construir demanda secundária.

e) a empresa precisa educar os consumidores.

Questão 43

Ao implementar um programa de avaliação organizacional, o gerente de Recursos Humanos da Empresa KLJ optou por um questionário que privilegiasse um conjunto de necessidades, a fim de poder identificar aspectos que deveriam ser implementados para a melhoria da motivação de seu pessoal. Assim, levou em consideração as seguintes necessidades:

I - básicas;

II - sociais;

III - salariais;

IV - de segurança;

V - de desenvolvimento;

VI - de status;

VII - de auto realização;

VIII - de auto avaliação.

Para uma boa avaliação comportamental, segundo o modelo de Maslow, deverão ser contempladas no instrumento apenas as necessidades:

a) II, III, V, VII e VIII.

(22)

b) I, II, V, VI e VIII.

c) I, II, IV, VI e VII.

d) II, III, IV, VI e VII.

e) I, III, IV, V e VIII.

Questão 44

Sociedade limitada é a sociedade cujo capital se divide em quotas (quotas) e a responsabilidade dos sócios, aqui cotistas é limitada ao valor/montante do capital social, uma vez que os sócios respondem solidariamente pelo que faltar para a integralização do capital social.

Considerando a definição acima, assinale a opção correta:

a) A responsabilidade dos sócios é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem pela integralização do capital social.

b) As quotas podem ser integralizadas pelos sócios por valores representados em dinheiro, bens ou prestação de serviços, respondendo solidariamente todos os sócios pela exata estimação dessas contribuições.

c) Marido e mulher podem contratar sociedade limitada, entre si e com terceiros, independente do regime de bens que vigora entre os mesmos.

d) As deliberações em assembléia são obrigatórias se o número de sócios for superior a cinco.

e) Não dependerá de deliberação dos quotistas a nomeação ou a destituição dos administradores.

Questão 45

Com base no disposto na Constituição Federal de 1988 e no Código Tributário Nacional, pode-se afirmar que:

a) Os entes federativos não poderão instituir tributos.

b) A cumulatividade e a seletividade são características essenciais do Imposto sobre Produtos Industrializados.

c) Compete tanto à União quanto aos Estados, DF e Municípios a instituição de taxas em razão do exercício do poder de polícia.

d) Somente a União e os Estados podem instituir contribuições de melhoria.

e) A União pode transferir aos Estados o exercício regular de sua competência tributária.

Questão 46

A Cia Tempos Modernos fabrica equipamentos para fertilização agrícola. Em um determinado mês, produz e vende 500 unidades ao preço de R$ 4.000,00, com relação a estrutura de custos da empresa temos um custo fixo de R$ 420.000,00 por mês e um custo variável unitário de R$ 2.500,00.

Com base nos dados apresentados é correto afirmar:

a) A empresa nestas condições obtém um lucro de 1.577.500,00.

b) A empresa opera com 40% de lucro em relação à receita.

c) O ponto de equilíbrio da empresa se dá após a venda de 280 unidades.

d) A empresa apura, no período, um prejuízo de R$ 330.000,00.

e) O resultado da empresa é nulo.

Questão 47

A expressão “apagão de mão de obra” passou a ser veiculada na mídia especializada e entre agentes econômicos, sociais e políticos para retratar uma condição estrutural do mercado de trabalho brasileiro, no qual as necessidades organizacionais por competências laborais mais complexas e (ou) de elevada qualificação não são facilmente supridas. Considerando essa realidade, avalie se cada uma das organizações descritas nos itens a seguir adota as melhores práticas de gestão de pessoas, de acordo com abordagens contemporâneas.

I. Pressionada pelo mercado de trabalho, a organização tende a redesenhar seus processos de trabalho para ampliar a produtividade e a qualidade. Em paralelo, tende a ampliar os investimentos em capacitação para prover características multifuncionais aos empregados.

II. Pressionada pelo mercado de trabalho, a organização tende a conceber políticas remuneratórias diretas e (ou) indiretas mais atraentes. Tornando-se mais atrativa no mercado de trabalho, poderá

“congelar” investimentos em capacitação de pessoas.

III. Pressionada pelo mercado de trabalho, a organização tende a reduzir de maneira significativa as exigências de recrutamento e de seleção para atrair pessoal. Em contrapartida, não terá de conceber políticas remuneratórias mais atraentes.

IV. Pressionada pelo mercado de trabalho, a organização tende a adotar modelos de remuneração variável mais agressivos, conjugados a critérios de promoção mais restritivos, no âmbito do sistema de gestão de carreiras e de remuneração.

V. Pressionada pelo mercado de trabalho, a organização tende a flexibilizar as exigências de recrutamento e de seleção e a ampliar seus investimentos em capacitação.

Atuam de forma adequada face ao “apagão de mão de obra” mencionado no texto apenas as

Referências

Documentos relacionados

Região, alinhado com a jurisprudência do STJ, tem decidido que para se determinar o exame do pedido de indisponibilidade de bens, em face da presença de fundados indícios da

Neste cruzamento das perguntas de grau de conhecimento e possibilidade de voto ou não, vemos que Humberto Costa tem 34% de rejeição entre os eleitores que afirmaram que conhecem bem o

como segundo elemento, a ideia da – suposta – necessidade (“suponho que realmente existem...”) da existência de uma lei moral pura e válida a priori, uma ideia corroborada,

8 de abril Data limite para entrega de listas de pessoal docente e não docente, bem como dos representantes da associação de pais, nos serviços administrativos da escola sede. 9

Somente serão elegíveis os candidatos que tenham obtido um percentual de 60% do score total possível nos referidos testes, aplicados em uma das seguintes instituições:

Com o modo simples de se representar n´ umeros numa reta, visto acima, podemos esten- der a id´ eia para o plano, basta que para isto consideremos duas retas perpendiculares que

Alega a defesa que a conduta narrada na denúncia é penalmente atípica, pois não consta que o acusado sabia que a máquina era de introdução clandestina ou que o réu

O amor pode ter sentidos distintos pelos idosos e requer estudos que busquem explicar ou compreender a dimensão subjetiva que representa no contexto da AIDS, nos