• Nenhum resultado encontrado

A NOÇÃO DE TECNOLOGIA DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL QUE PARTICIPARAM DO PROJETO TECKIDS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "A NOÇÃO DE TECNOLOGIA DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL QUE PARTICIPARAM DO PROJETO TECKIDS"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

A NOÇÃO DE TECNOLOGIA DOS PROFESSORES DO ENSINO

FUNDAMENTAL QUE PARTICIPARAM DO PROJETO TECKIDS

Estéfano Vizconde Veraszto Dirceu da Silva

Nonato Assis de Miranda Fernanda Oliveira Simon

RESUMO

A sociedade atual passa por rápidas transformações. Antigos paradigmas estabelecidos têm sido colocados em xeque e o professor que antes dominava todo o conteúdo tem dado lugar a um novo tipo de profissional, capaz de mobilizar os conhecimentos, transformando-os em ação. Temos hoje a necessidade de um professor profissional capaz de organizar situações de aprendizagem, com autonomia para tomar decisões ao mesmo tempo em que seja capaz de refletir acerca de sua própria ação. Neste trabalho estaremos apresentando uma proposta de capacitação de Educação Tecnológica para professores em exercício no Ensino Fundamental, ao mesmo tempo em que classificamos através de uma análise qualitativa de estudo de caso, as opiniões que os mesmos apresentam sobre o que venha a ser tecnologia. Este levantamento é fundamental para se estabelecer um consenso, visto que a tecnologia é tratada de maneira bastante diversificada e na maioria das vezes de forma errônea seja a nível informal ou ainda em propostas oficiais.

PALAVRAS-CHAVE

Tecnologia; Educação Tecnológica; Ensino Fundamental

THE ELEMENTARY SCHOOL TEACHERS TECHNOLOGY NOTION

WHO HAD PARTICIPATED TO TECKIDS PROJECT

ABSTRACT

(2)

INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas muitos países têm empregado esforços por introduzir a Educação Tecnológica dentro de seus programas escolares, seja como uma assinatura própria, seja como uma adaptação das propostas internacionais vigentes. Esta tentativa continua ganhando força e adeptos e ampliando o campo de ação, pois sabe-se que a inserção da tecnologia dentro da sala de aula pode proporcionar um ensino diferenciado e atrativo à medida que conseguimos trazê-la para próximo da realidade do aluno (IGLESIA, 1997, VERASZTO, 2004). Porém, podemos constatar que muito se tem falado na inserção da Tecnologia como elemento de inovação curricular, mas ainda faltam atitudes concretas na sala de aula destinadas a colocar o aluno diante da mesma. (ACEVEDO DÍAZ, 1996, 2003a; SOLBES; VILCHES, 1997). O que notamos foi que o que se tem proposto é o simples contato dos estudantes com produtos tecnológicos de ponta fabricados para fins comerciais, fazendo com os mesmos aprendam operacionalizá-lo ou aprendam sobre o funcionamento dos mesmos (SILVA et al, 2000). Outra característica que também fica evidente é que o ensino de tecnologia muitas vezes é camuflado, sendo a tecnologia tratada como apenas uma simples aplicação prática de conceitos científicos e matemáticos, onde os alunos são incentivados a simplesmente repetirem experiências abordadas por manuais, mas que de maneira alguma se caracterizam como uma Educação Tecnológica concreta (VRIES, 1996; JARVIS; RENNIE, 1998; GORDILLO; GALBARTE, 2002; ACEVEDO DÍAZ, 2003b).

(3)

de capacitar o professor em exercício no Ensino Fundamental (EF) em Educação Tecnológica, fosse capaz de manter diálogo e negociações com os mesmos, tendo em vista que as atividades que desenvolvemos e apresentamos em trabalhos anteriores são de natureza aberta, muito diferente dos conteúdos programáticos de Ciências Naturais do Ensino Fundamental, tentando amainar uma possível insegurança que poderia vir a surgir. Ao elaborarmos o curso, também precisávamos levar em consideração que a confusão existente sobre o que o significado do termo tecnologia só poderia ser amenizada se respeitássemos a necessidade de formação em serviços desses professores, devido estes apresentarem carências na área de Ensino de Ciências e Tecnologia. Desta forma, o curso desenvolvido não poderia comprometer o andamento das atividades rotineiras das escolas, não interferindo assim, no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

Consideramos que o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) deve ser dado dentro do contexto escolar permeando elementos próprios da Tecnologia ao longo de todo o currículo e não a inserindo como mais uma disciplina isolada e fragmentada mesmo reconhecendo que possui um corpo de saberes específicos. Porém, antes de pensarmos em levar a Educação Tecnológica de forma efetiva para dentro da sala de aula, precisamos estar cientes que de um trabalho voltado para a formação e capacitação de professores deve ser empreendido.

Aqui é preciso ainda ressaltar que o presente trabalho destina-se a classificação do conceito de tecnologia a um número restrito de professores (os participantes do Projeto TecKids) e a comparação dos resultados com outro anteriormente realizado (Silva e Barros Filhos, 2001) que possui uma amostragem mais ampla e precisa e cujos resultados mostrados logo adiante podem ser mais expressivos do que a amostragem apontada por esse trabalho.

1. CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTALEM EXERCÍCIO

(4)

visão reducionista que indica que a mesma deva se restringir somente a este fato (Silva et al, 2000; Lacerda Neto, 2002; Silva, 2002).

Muito mais do que isso, a Tecnologia é fruto de um processo dinâmico que ocorre na sociedade como um todo e engloba em si os mais diferentes fatores sociais, econômicos, políticos, éticos, estéticos, metodológicos e educacionais. A tecnologia não somente está presente nos artefatos que nos cercam, como também em processos que envolvem decisões e julgamentos que objetivam o bem estar humano. E, levando em consideração que nossa sociedade é transformada a cada instante devido às próprias demanda que ela mesma impõe, fazendo surgir a cada dia novos artefatos, precisa-se pensar também em introduzir modificações significativas no nosso sistema educacional rapidamente (Garcia de Rícart, 1999; Veraszto, et al, 2003c).

E é dentro deste contexto, e para como uma tentativa de evitar que situações como as descritas anteriormente sejam simplesmente reproduzidas pelos professores em sala de aula, é que optamos por estruturar um curso de capacitação, cuja estrutura é mostrada no presente trabalho no Quadro 1:

Etapas/ Carga

Horária Etapas do curso Dados Instrumentos de coleta de dados

Etapa 1 (4h)

- Levantamento das concepções sobre ciência e tecnologia dos professores participantes; - Leitura e discussão de um texto sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade

- Apresentar situações-problema práticas de caráter aberto

- Pré-concepções dos professores acerca do que venha a ser tecnologia - Pré-concepções do professores acerca de como se pode ensina tecnologia no Ensino Fundamental

- Assertivas de Escala Likert (Silva e Barros Filho, 2001) que professores responderão de forma dissertativa; - Transcrição de filmagem e/ou gravação em fita cassete

Etapa 2 (4h)

- Desenvolver as atividades práticas com os professores Apresentação das soluções - Pedir para que as professoras trabalhem em pequenos grupos construindo situações-problema

- Adaptações das situações-problema à

realidade de cada escola; - Filmagem e/ou gravação em fita cassete

- Resultado da aplicação das atividades em sala.

- Auto-avaliação do processo (curso e o desenvolvimento e aplicação das atividades em sala de aula.

- Transcrição de filmagem e/ou gravação em fita cassete

Etapa 3 (4h)

- Discussão dos resultados obtidos

- Preparação para atividades em

sala de aula com os alunos do EF - Resultado da aplicação das atividades com as professoras.

(5)

Etapa 4 (14h) Aplicação das situações-problema nas escolas (trabalhos apresentados Barros Filho Veraszto et al, 2003; Silva, et al, 2003; Veraszto, Silva et al, 2003a, 2003b, 2003c)

Etapa 5 (4h)

- Discussão dos resultados obtidos

- Avaliação final

- Resultado da aplicação das atividades em sala.

- Auto-avaliação do processo (curso e o desenvolvimento e aplicação das atividades em sala de aula.

- Transcrição de filmagem e/ou gravação em fita cassete

Quadro 1: estrutura e objetivos do curso de capacitação de professores em atividade no Ensino Fundamental (Fonte: Veraszto, 2004)

Para o acima apresentado curso optamos, de início, restringir para um grupo reduzido de participantes de forma que pudéssemos acompanhar melhor aplicação o desenvolvimento das atividades em sala de aula. A descrição dessas atividades, desenvolvidas pelos alunos dos professores que freqüentaram o nosso curso, não faz parte da intenção desse trabalho. Isso tornaria o texto longo demais e fugiria do propósito inicial que, como já fora mencionado anteriormente, baseia-se no levantamento e a classificação do conceito de tecnologia que os professores apresentam para comparar com um trabalho já desenvolvido, cujos resultados mostramos no tópico posterior.

2. A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES ACERCA DO TERMO TECNOLOGIA

(6)

Fatores / Carga Fatorial

Assertivas 1 2 3 4 5 6 7

04. Produtos fabricados com tecnologia avançada têm forma ou design (estilo, formato) arrojado ou inovador.

0,831

03. Quanto mais tecnologia está envolvida em um determinado produto ou equipamento melhor é a sua qualidade.

0,745

02. O desenvolvimento da tecnologia está a serviço da

melhoria da vida do ser humano. 0,601

11. Pode-se ter acesso às novas tecnologias através da compra

dos equipamentos adequados. 0,790

06. A tecnologia democratiza as relações sociais. 0,712

16. O ser humano tem domínio sobre a evolução da

tecnologia. 0,808

14. O desenvolvimento tecnológico implica em maiores

períodos de lazer. 0,612

01. O desenvolvimento da tecnologia implica no aumento das ofertas de emprego.

0,789

08. Tecnologia é aplicação das leis, teorias e modelos da Ciência.

0,612

13. A tecnologia provoca destruição do meio ambiente. 0,798

12. A tecnologia torna os seres humanos mais isolados. 0,634

07. Hoje há tecnologias que podem ser adquiridas por um preço acessível para muitos, tais como celulares, aparelhos de som, microcomputadores etc.

0,783

15. O uso de equipamentos produzidos com tecnologias mais modernas, nas empresas, diminuem os seus custos.

-0,572

10. A tecnologia é produzida por inventores (pessoas ou grupos que trabalham por necessidade própria) e depois as empresas buscam uma aplicação.

0,754

09. Mais problemas serão resolvidos com o avanço da tecnologia.

0,507

05. Cada vez mais o conhecimento tecnológico está inacessível ao ser humano comum.

0,415 0,490

Quadro 2: Resultados (fatores e cargas fatoriais) da Análise Fatorial, realizada com o método VARIMAX com a Normalização de Kaiser, - "valor próprio" (Eigenvalue) superior a 1.0 e limitação da carga fatorial em 0,415.

Seguindo critério dos autores (Silva e Barros Filho, 2001), a tecnologia é vista de formas bastante distintas, conforme podemos observar abaixo: Após a análise quantitativa dos dados, os autores (Silva e Barros Filho, 2001) buscaram caracterizar cada fator por uma propriedade que pudesse representar a síntese de cada agrupamento estatístico.

Essas caracterizações não representam uma conseqüência matemática, mas sim uma interpretação segundo uma visão geral do instrumento e dos conhecimentos relativos ao campo de saber que o mesmo está inserido ou a que se refere. Assim, as características que nós atribuímos aos fatores (Silva e Barros Filho, 2001).

(7)

Fator 1: Esperança de melhorias com a tecnológica:

Aspectos de crença de que os produtos mais recentes, tecnologicamente falando, são melhores e a tecnologia está a serviço de coisas melhores.

04. Produtos fabricados com tecnologia avançada têm forma ou design (estilo, formato) arrojado ou inovador.(0,831)

03. Quanto mais tecnologia está envolvida em um determinado produto ou equipamento melhor é a sua qualidade.(0,745)

02. O desenvolvimento da tecnologia está a serviço da melhoria da vida do ser humano.(0,601)

Fator 2: Confusão entre a tecnologia e o artefato tecnológico:

Acredita-se que a tecnologia é algo material ou materializado em equipamentos e artefatos. E, já que está disponível nos artefatos, pode democratizar as relações sociais.

11. Pode-se ter acesso às novas tecnologias através da compra dos equipamentos adequados.(0,790)

06. A tecnologia democratiza as relações sociais.(0,712)

Fator 3: Domínio da tecnologia:

Tem-se a crença de que por dominar a tecnologia pode-se ter mais lazer.

16. O ser humano tem domínio sobre a evolução da tecnologia (0,808).

14. O desenvolvimento tecnológico implica em maiores períodos de lazer (0,612).

Fator 4: Esperança e Neutralidade:

(8)

01. O desenvolvimento da tecnologia implica no aumento das ofertas de emprego (0,789)

08. Tecnologia é aplicação das leis, teorias e modelos da Ciência (0,612).

Fator 5: Visão negativa da tecnologia:

A tecnologia é nociva ao meio ambiente e isola as pessoas. Esta concepção é reconhecida por vários autores (Iglesia, 1997) como sendo uma visão “satânica” da tecnologia, isto é, associada a intenção mal intencionada e destrutiva da humanidade.

13. A tecnologia provoca destruição do meio ambiente (0,798). 12. A tecnologia torna os seres humanos mais isolados (0,634).

Fator 6: Tecnologia acessível:

Acredita-se que pode-se ter acesso à tecnologia com a compra de artefatos e que estes aumentam (carga fatorial é negativa) os custos das organizações. A questão cinco entra na composição deste fator e aparece no fator 7 também. Isso mostra que há uma tendência central em considerar a resposta como negativa, o que reforça a qualificação dada ao fator de que a tecnologia é reconhecida como barata, reforçando o fator.

07. Hoje há tecnologias que podem ser adquiridas por um preço acessível para muitos, tais como celulares, aparelhos de som, microcomputadores etc. (0,783).

15. O uso de equipamentos produzidos com tecnologias mais modernas, nas empresas, diminuem os seus custos (-0,572)

05. Cada vez mais o conhecimento tecnológico está inacessível ao ser humano comum (0,415).

Fator 7: Desconhecimento da produção da tecnologia:

10. A tecnologia é produzida por inventores (pessoas ou grupos que trabalham por necessidade própria) e depois as empresas buscam uma aplicação (0,754).

09. Mais problemas serão resolvidos com o avanço da tecnologia (0,507).

(9)

Foi tomando esses dados como referência que analisamos as opiniões omitidas pelas professoras que participaram do Projeto Teckids, segundo podemos observar no tópico seguinte.

3. CLASSIFICAÇÃO E CATEGORIZAÇÃO DAS OPINIÕES DAS PROFESSORAS SOBRE O QUE VENHA A SER TECNOLOGIA

Em virtude do que fora mencionado, o fato do termo tecnologia ser interpretado de variadas formas, sendo na grande maioria das vezes de forma errônea, era essencial iniciarmos a primeira etapa do curso pedindo para que as professoras respondessem um questionário aberto que pretendia colher suas concepções acerca do que entendiam sobre tecnologia. Isso fora feito com o objetivo de direcionarmos nosso curso partindo das concepções e crenças que as professoras tinham acerca do que venha a ser a tecnologia, com o objetivo de estabelecer uma discussão que viesse a tentar formar um consenso a partir do qual as atividades possam ser trabalhadas.

Nosso curso foi destinado, inicialmente a sete professoras em exercício no EF dos municípios de Americana e Leme do estado de São Paulo S, dentre as quais, somente quatro concluíram. O numero foi reduzido inicialmente, porque pretendíamos acompanhar cada sala de aula e a aplicação das atividades sugeridas ao longo do curso, com os respectivos alunos. Assim, de forma inicial pedimos para que as professoras comentasse de forma dissertativa um conjunto de assertivas tipo Likert (que encontram-se no Quadro 2), desenvolvida a partir de algumas modificações introduzidas no trabalho de Silva e Barros Filho (2001).

(10)

Assertivas Pi Opiniões das Professoras (Pi) Fator Classificação dos Fatores Fator 2 Esperança de melhorias com a tecnológica P2

“Maior conforto e menos preocupações com limpezas (principalmente em relação ao

tempo dispensado).” Fator 4 Domínio da tecnologia Se pudesse, teria uma casa

com todas as tecnologias modernas disponíveis, escolheríamos aquelas (aparelhos e equipamentos) que têm mais funções e

possibilidades. P3

“Uma casa diferente – filme, amei e gostaria de ter essa casa como moradia.”

Fator 7 Tecnologia acessível

A Tecnologia democratiza as relações entre seres humanos. P1

“Temos a oportunidade de perceber a dinâmica do mundo e das relações.”

Fator 1 Indícios sobre o que venha a ser tecnologia. Tecnologia é aplicação das

leis, teorias e modelos da

Ciência. P1

“Mais do que isso, é uma organização para a vida do ser humano.”

Fator 1 Indícios sobre o que venha a ser tecnologia. Compreender a Tecnologia não

é difícil, porque ela faz parte do nosso dia-a-dia. P1

“Penso que antes de ser fácil é

preciso saber o porque dela.” Fator 8

Desconhecimento da produção da Tecnologia

P1

“Vemos muitos com seus celulares a bordo, mesmo sem saber usa-lo, assim como outros equipamentos.”

Fator 3 Confusão entre a tecnologia e o artefato tecnológico

P2

“Vê-se claramente, através das famílias de alunos onde muitos não possuem dinheiro para o material escolar, mas têm coleções de CDs e assistem fitas de vídeo costumeiramente.”

Fator 3 Confusão entre a tecnologia e o artefato tecnológico Hoje há tecnologias que

podem ser adquiridas por um preço acessível para muitos, tais como celulares, aparelhos de som, microcomputadores etc.

P3 “Sim. Quando pessoas buscam

mais qualidade de vida.” Fator 2

Esperança de melhorias com a tecnológica

Mais problemas serão resolvidos com o avanço da

tecnologia. P2 “Há economia de tempo [...]” Fator 2

Esperança de melhorias com a tecnológica

Fator 7 Tecnologia acessível P2 “Tanto concordo, que são os que mais acham nas vitrines das

lojas.” Fator 3 Confusão entre a tecnologia e o artefato tecnológico Produtos fabricados com

tecnologia avançada têm forma ou design (estilo, formato) arrojado ou inovador.

P3 “Trabalhos manuais são importantíssimos, e aliados à tecnologia podem se completar.”

Fator 8 Desconhecimento da produção da Tecnologia

Fator 3 Confusão entre a tecnologia e o artefato tecnológico A fabricação de produtos, com

tecnologias mais modernas nas empresas, faz com que estes (produtos) sejam mais baratos.

P1

“Não acredito que são acessíveis aos orçamentos, penso que há muitas vezes um investimento por moda”.

Fator 8 Desconhecimento da produção da Tecnologia

O ser humano tem domínio

sobre a evolução da tecnologia. P2 “O que acontece é o contrário.” Fator 6 Visão negativa da tecnologia Equipamentos modernos,

fabricados com tecnologia P1 “Penso que tem mais marketing e não beleza.” Fator 3

(11)

atual, são mais bonitos.

Fator 8 Desconhecimento da produção da Tecnologia

P1 “Porque para muitos a tecnologia é TER e esquecem o SER.”

Fator 6 Visão negativa da tecnologia

Fator 6 Visão negativa da tecnologia P2 “Prova disto, é a rapidez que

este se tornam obsoletos.”

Fator 3 Confusão entre a tecnologia e o artefato tecnológico Vivemos hoje em uma

sociedade que sofre impactos constantes devido à presença de novas tecnologias.

P4

“Dentro da sala de aula você percebe que a presença de novas tecnologias, ou seja, temos alunos que possuem aparelhos eletrônicos bem atuai [...]”

Fator 3 Confusão entre a tecnologia e o artefato tecnológico

P1 “Melhor seria um equilíbrio

entre a tecnologia e a ética.” Fator 6 Visão negativa da tecnologia Melhor seria dar uma

formação mais humanística do que ensinar Tecnologia para as

crianças. P4

“Podemos dar uma educação humanística através da tecnologia, quando levamos os nossos alunos a refletirem sobre a utilização do computador, [...] o que ele tem de bom e o de ruim.”

Fator 1 Indícios sobre o que venha a ser tecnologia.

A poluição e a destruição da natureza são conseqüências da

tecnologia. P1

“Penso que a natureza sofre conseqüências de um não equilíbrio entre tecnologia e ética.”

Fator 6 Visão negativa da tecnologia

Fator 3 Confusão entre a tecnologia e o artefato tecnológico Não importando o preço, se

tivesse que comprar, por exemplo, um celular novo, iria procurar aquele que tem mais recursos e mais funções.

P1 “Pelo marketing este equipamento facilitaria mais a vida e o uso.”

Fator 7 Domínio da tecnologia

A tecnologia é produzida por inventores (pessoas ou grupos que trabalham por necessidade própria) e depois as empresas buscam uma aplicação.

P1

“Penso que os inventores vão em busca de criações que facilitem ou organizem as empresas.”

Fator 8 Desconhecimento da produção da Tecnologia

Pode-se ensinar tecnologia tratando de equipamentos modernos (celulares,

computadores etc) em sala de aula.

P4 “Sim; um exemplo: o microondas em matemática; podemos trabalhar hora.”

Fator 3 Confusão entre a tecnologia e o artefato tecnológico

Fator 3 Confusão entre a tecnologia e o artefato tecnológico O desenvolvimento

(12)

P2

“Falo pelos momentos de prazer com meu filho, onde viajamos para praia sem televisão, sem cd.”

Fator 3 Confusão entre a tecnologia e o artefato tecnológico

Fator 3 Confusão entre a tecnologia e o artefato tecnológico P3 “Ok. Nós necessitamos de lazer.

Stress não.”

Fator 4 Domínio da tecnologia Fator 3 Confusão entre a tecnologia e o artefato tecnológico P4

“Não, mas obriga a população a estudar para conseguir

acompanhar o avanço

tecnológico.” Fator 8 Desconhecimento da produção da Tecnologia Fator 8 Desconhecimento da produção da Tecnologia P1

“Talvez um dia isto aconteça, mas no momento penso que as empresas estão pensando em

diminuir mão-de-obra.” Fator 6 Visão negativa da tecnologia

P2

“Nem toda população tem acesso à esse tipo de educação, não estando preparados para o mercado de trabalho.”

Fator 6 Visão negativa da tecnologia O desenvolvimento da

tecnologia implica no aumento das ofertas de emprego.

P3 “Sim. Maiores opções no

mercado de trabalho.” Fator 8

Desconhecimento da produção da Tecnologia P2 “Destacamos a ciência em

medicina.” Fator 5 Neutralidade da tecnologia Fator 4 Domínio da tecnologia O desenvolvimento da

tecnologia está a serviço da melhoria da vida do ser

humano. P3 “Ok. Viabiliza nossas vidas.”

Fator 3 Confusão entre a tecnologia e o artefato tecnológico

P1 “A tecnologia é mais um aspecto a ser compreendido na vida do ser humano.”

Fator 1 Indícios sobre o que venha a ser tecnologia.

Fator 3 Confusão entre a tecnologia e o artefato tecnológico A tecnologia torna os seres

humanos mais isolados.

P2

“Tomo por exemplo as horas que passo em frente ao computador, e as amigas que trocam festa por sala de

bate-papo.” Fator 6 Visão negativa da tecnologia

Ensinar Tecnologia não é

importante. P3 “Muito importante. Ou queremos ser alienados?” Fator 2

Esperança de melhorias com a tecnológica

Cada vez mais o conhecimento tecnológico está inacessível ao

ser humano comum. P1

“A evolução é constante e a compreensão é algo de vivência.”

Fator 8 Desconhecimento da produção da Tecnologia O meio ambiente só será

preservado se desenvolvermos a tecnologia.

P1 “O meio ambiente só será conservado se o ser humano compreendê-lo como seu.”

Fator 2 Esperança e Neutralidade

P2

“Devido aos seus brinquedos eletrônicos, trocados por nossas brincadeiras (mais voltadas ao folclore).”

Fator 3 Confusão entre a tecnologia e o artefato tecnológico Nossos alunos já “chegam à

sala de aula” sabendo mais sobre a Tecnologia do que a nossa geração.

P3 “Com certeza! Hoje as opções

são inúmeras com jogos.” Fator 3

(13)

A tecnologia provoca

destruição do meio ambiente. P4 “Não, desde que seja bem orientado.” Fator 4 Domínio da tecnologia Quanto mais tecnologia está

envolvida em um determinado produto ou equipamento melhor é a sua qualidade.

P1 “Quanto mais ela facilitar a existência humana melhor sua qualidade na vida.”

Fator 4 Domínio da tecnologia

Fator 3 Confusão entre a tecnologia e o artefato tecnológico Vivemos em uma crise moral e

ética no mundo devido ao excesso de tecnologias em nossas vidas.

P2

“Jovens mais distantes das famílias, por falta de diálogo, a impressão de um mundo mais

fácil.” Fator 6 Visão negativa da tecnologia

Pode-se ter acesso às novas tecnologias através da compra dos equipamentos adequados e modernos

P1 “Comprar não adianta é preciso

compreende-la em nossa vida.” Fator 8

Desconhecimento da produção da Tecnologia Quadro 4: opiniões das professoras sobre tecnologia e classificação prévia das respostas

Desta forma, nossa análise posterior será embasada em todo o desenvolvimento do curso, bem como no material aqui coletado, dentre os quais, selecionamos aqui os trechos relevantes dos depoimentos das professoras e que se enquadram no nosso objetivo de buscar as concepções acerca das opiniões das mesmas sobre o que venha a ser tecnologia. Juntamente com opiniões das professoras, optamos por neste mesmo quadro (Quadro 4), iniciarmos nossa classificação de cada depoimento, também seguindo os fatores (Silva e Barros Filho, 2001) mostrados anteriormente.

4. METODOLOGIA

(14)

5. ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS

Como forma de apresentar os resultados de maneira mais clara e, partindo de uma contagem de freqüências, optamos por classificar todas as opiniões das professoras em novo quadro (Quadro 5) onde tomamos a liberdade de incluir um novo fator (fator 1) dentre os demais definidos por Silva e Barros Filho (1991), e reorganizar a numeração proposta.

Fator Nome dos Fatores Características de cada fator Freqüência

Fator 1

Indícios do que venha a ser tecnologia:

A partir de toda a nossa revisão bibliográfica ao longo deste trabalho, alguns pontos importantes puderam ser levantados apontando um norte sobre as reais noções de tecnologia. Em alguns dos depoimentos das professoras, pudemos constatar, mesmo que de forma bastante superficial, algumas considerações pertinentes sobre o real sentido da tecnologia em nossa sociedade atual.

4

Fator 2 melhorias com a Esperança de tecnológica

Aspectos de crença de que os produtos mais recentes, tecnologicamente falando, são melhores e a tecnologia oferece melhores condições de vida ao ser humano. Analisando os dados, vemos ainda, a possibilidade de aumento das ofertas de emprego, com o desenvolvimento da tecnologia caminhando paralelamente às necessidades de profissionais mais especializados.

5

Fator 3

Confusão entre a tecnologia e o artefato tecnológico

Acredita-se que a tecnologia é algo material ou materializado em equipamentos e artefatos. E, já que está disponível nos artefatos, pode democratizar as relações sociais.

18

Fator 4 Domínio da tecnologia

Tem-se a crença de que por dominar a tecnologia pode-se ter mais lazer. O domínio da tecnologia, aqui também, quase sempre aliado ao fator 3, ou seja, a posse de produtos sofisticados, podem trazer benefícios e facilidades à vida do homem.

6

Fator 5 Neutralidade da tecnologia

O fato de encarar a tecnologia como aplicação simples dos elementos da Ciência, também reforça a idéia de que a tecnologia é neutra na medida que é aplicação da ciência e é produzida por inventores desvinculados de um contexto de demandas de desenvolvimento.

1

Fator 6 Visão negativa da tecnologia

A tecnologia é nociva ao meio ambiente e isola as pessoas. Esta concepção é reconhecida por vários autores (Iglesia, 1997) como sendo uma visão “satânica” da tecnologia, isto é, associada a vontade intencionada e destrutiva da humanidade.

9

Fator 7 Tecnologia acessível

De certa forma, também relacionado ao fator 3, este item mostra uma certa tendência em considerar a tecnologia como produtos baratos e de fácil aquisição, devido a uma variedade bastante grande colocada no mercado à disposição da sociedade.

3

Fator 8 Desconhecimento da produção da Tecnologia

A tecnologia é produzida por inventores, normalmente estereotipados como seres alienados da sociedade, que visam o bem comum, à imagem de Einstein, assim ela irá resolver mais problemas. Além do mais, relembrando os outros fatores (principalmente o fator 3), há uma confusão generalizada entre a tecnologia e os seus produtos que são reduzidos às possíveis “aplicações” da Ciência.

10

Quadro 5: contagem de freqüência e classificação das opiniões das professoras sobre como se relacionavam com a tecnologia no cotidiano (Fonte: VERAZSTO, 2004).

(15)

tecnológico. Com este resultado era de se esperar que outro fator de grande incidência fosse o fator relacionado com o desconhecimento acerca do que venha a ser tecnologia (10), seguido diretamente pelo fator que aponta a tecnologia como um mal a sociedade (9 incidências). (Quadro 3) Com este resultado era de se esperar que outro fator de grande incidência fosse o fator relacionado com o desconhecimento acerca do que venha a ser tecnologia (10), seguido diretamente pelo fator que aponta a tecnologia como um mal a sociedade (9 incidências).

Resultados como este só tendem a mostrar que o levantamento bibliográfico anterior tende a se confirmar nos mais diferentes pontos da sociedade, inclusive entre professores em exercício. E isso comprova que a Educação Tecnológica somente pode ser efetivada se realizada de forma paralela e conjunta, ou seja, pensar em como integrar a tecnologia no currículo escolar não é suficiente se ao mesmo tempo deixa-se de lado a capacitação do professor, que é o profissional diretamente responsável pela formação dos indivíduos. Se a concepção errônea mantida durante muito tempo continuar a existir, conseqüentemente atividades inovadoras desenvolvidas para com o intuito de educar os alunos para uma sociedade tecnologicamente avançada, de nada resolveriam o problema, tendo em vista que seriam aplicadas a partir de um ponto de vista distorcido.

(16)

P1: "Trabalhar com a atividade evidenciou, mais uma vez, que propostas assim permitem um desenvolvimento e uma aprendizagem mais global e prazerosa. [...] Enquanto visão de professora, pude acreditar, mais uma vez, que é preciso deixar o aluno ser realmente ativo em suas ações e o professor também ser ativo em suas observações, para as possíveis intervenções. [...]"

P2: "[...] Um ponto importante que tenho a relatar, é o fato de que tais atividades proporcionam uma habilidade maior na conclusão do outras áreas do conhecimento, como foi o caso do raciocínio lógico frente a uma situação-problema dando opiniões sobre qualquer problemática que venha aparecer. Outro aspecto que percebi muito clara, foi o gosto em trabalhar concretamente, desligando-se dos conceitos já prontos dos livros didáticos, pois com este trabalho (onde nada de exatamente correto está imposto), eles puderam optar e opiniar livremente, segundo seus raciocínios."

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Concluímos o curso de forma bastante satisfatória por conseguir perceber essa evolução por parte das professoras acerca de uma maior compreensão de como o processo tecnológico esta diretamente relacionado com as intrincadas relações sociais. Desta maneira, ficou evidente que o um certo tabu começava a ser rompido pelo menos dentro do grupo de professoras envolvidas no curso, e o “clima” preconceituoso que envolvia o grupo no inicio do curso, acerca do termo tecnologia, que existia no início do curso, deixava de existir e começava a ser desmistificado, cedendo espaço para uma maior aceitação da introdução de elementos típicos do processo de produção tecnológico dentro do cotidiano escolar.

(17)

Na tentativa de estabelecer um elo de ligação concreto entre a pesquisa acadêmica e a realidade de sala de aula, levando assim a cabo o papel social da universidade, desenvolvemos este curso que passa por fase de fases de análise final, mais cujos resultados prévios já puderam ser apresentados ao longo deste trabalho.

REFERÊNCIAS

ACEVEDO DÍAZ, J. A. La tecnología en las relaciones CTS. Una aproximación al tema. Enseñanza de las Ciencias, v. 14, n. 1, p. 35-44, 1996.

______. Una breve revisión de las creencias CTS de los estudiantes. Biblioteca Digital da OEI (Organização de Estados Iberoamericanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2003a, Disponível em: http://www.campus-oei.org. Acesso em: 19 jan. 2003.

______. Tres criterios para diferenciar entre ciencie e tecnología. Biblioteca Digital da OEI (Organização de Estados Iberoamericanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2003b, Disponível em: http://www.campus-oei.org. Acesso em: 19 jan. 2003.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Trad. RETO, L. A.; PINHEIRO, A. 1 ed. Lisboa: Edições 70, 1991. p. 71, 96-98, 101-103, 117-119.

BARROS FILHO, J. et al. Projetos tecnológicos no ensino fundamental como alternativa para o futuro do ensino de física . In: GARCIA, N. M. D. (Org.). SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 15, 2003, Curitiba [Atas...] Curitiba, 2003. p. 2065-2074. 1 CD-ROM.

GARCIA DE RICART, M. Orientación CTS como posible eje organizador de contenidos del Área de Ciencias Naturales en los primeros ciclos de la escolaridad. Biblioteca Digital da OEI (Organização de Estados Iberoamericanos para a Educação, a Ciência e a Cultura), 1999. Disponível em: http://www.campus-oei.org/salactsi/garcia.htm. Acesso em: 26 jun. 2002.

GORDILLO, M. M.; GALBARTE J. C. G. Reflexiones sobre la educación tecnológica desde el enfoque CTS. Revista Iberoamericana de Educación, n. 28, p. 17-59, 2002. Disponível em: http://www.campus-oei.org/. Acesso em: 01 ago. 2002.

(18)

LACERDA NETO, J. C. M. Ensino de tecnologia: uma investigação em sala de aula. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2002.

SILVA, C. A. D. Estudo das tomadas de decisões de alunos universitários em questões que envolvem a ciência, a tecnologia e a sociedade. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.

SILVA, D.; BARROS FILHO. Concepções de alunos do curso de pedagogia sobre a tecnologia e suas relações sociais: Análise de um pré-teste. Revista Educação e Ensino da Universidade São Francisco, Bragança Paulista, v. 2, n. 6, 2001.

SILVA, D. et al. Tecnologia no ensino fundamental: uma proposta metodológica. In: V SIMPÓSIO EM FILOSOFIA E CIÊNCIA, 5, 2003, Marília. [Anais...] Trabalho e

conhecimento: desafios e responsabilidades das ciências: anais eletrônicos. Marília: Unesp Marília Publicações, 2003. p. 01-05. 1 CD-ROM.

SOLBES, J.; VILCHES, A. STS Interactions and the Teaching of Physics and Chemistry. Science Education, John Wiley & Sons, Inc., Warwick, v. 81, p. 377-386, 1997.

VERASZTO, E. V. Projeto Teckids: Educação tecnológica no ensino fundamental. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas 2004.

VERASZTO, E. V. et al. Ensino de Física e Tecnologia: Desenvolvimento de Atividades de Educação Tecnológica para alunos do Ensino Fundamental In: XV SIMPÓSIO

NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2003, Curitiba/PR.. Programa e Resumos. Curitiba/PR: Imprensa Universitária da UFPR, 2003. V.1. p.138-139, 2003a.

VERASZTO, E. V. et al. O caráter multidisciplinar da Educação Tecnológica:

desenvolvendo atividades práticas contextualizadas a partir de uma releitura dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Desafios da Educação neste século: pesquisa e formação de professores.1 ed.Cruz Alta/RS : Centro Gráfico UNICRUZ, 2003, v. 2, p. 109-120, 2003b. (ISBN 85-87661-09-4).

______. Estruturando atividades tecnológicas práticas no ensino fundamental In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCADORES EM PAULÍNIA (ENEP). 2003, Paulínia [Anais] Educação Hoje... Seus desafios, Nossas Perspectivas. Paulínia, 2003c.

VRIES, M. J. Technology education: beyond the "Technology is Applied Science"

(19)

ESTÉFANO VIZCONDE VERASZTO Doutorando em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas Email: estefanovv@terra.com.br

DIRCEU DA SILVA Docente da Faculdade de Educação da

Universidade Estadual de Campinas Email: dirceuds@uol.com.br

NONATO ASSIS DE MIRANDA Doutorando em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas s Email: mirandanonato@uol.co.br

Referências

Documentos relacionados

Boa parte do sucesso desses números tem relação com a autorização da Corregedoria Nacional de Justiça, por meio do Provimento nº 100, para a prática de

Embora outras espécies de cochonilhas, tais como Dysmicoccus brevipes (Cockerell, 1893), Geococcus coffeae (Green), Nipaecoccus coffeae (Hempel), Pseudococcus cryptus

Figura 2 Comprimento de raízes com diâmetros maiores que 2 mm, em metros, de mudas de cafeeiro Acaiá e Rubi obtidas por meio de enraizamento de estacas e por semeadura..

Experiment 1: Development of the somatic embryos There were used somatic embryos obtained by direct embryogenesis from coffee seedling leaves Coffea arabica L., cv.. Rubi MG

O número de ácaros nas outras fases, na parte inferior da planta, foi semelhante ao número de ácaros observados na parte média da planta, com as médias dos picos iguais a 1,0 e

RESUMO: Ácaros predadores pertencentes à família Phytoseiidae, entre eles Amblyseius compositus Denmark & Muma, 1973, têm sido encontrados em cafeeiros (Coffea arabica L.)

Resumo: Objetivos: verificar a confiabilidade do escore em um questionário de aptidão física autorrelatada (QAPA) em crianças de 6 a 11 anos, nas aulas de educação física

(2004) e Zhouri e Laschefski (2010) tratam dos aspectos socioambientais do extrativismo mineral, vegetal e animal, onde diversos atores disputam o acesso pelos recursos