• Nenhum resultado encontrado

A FOTOGRAFIA COMO DOCUMENTO EM ARQUIVOS BRASILEIROS: OS CASOS DO ARQUIVO NACIONAL E DO ARQUIVO PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "A FOTOGRAFIA COMO DOCUMENTO EM ARQUIVOS BRASILEIROS: OS CASOS DO ARQUIVO NACIONAL E DO ARQUIVO PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

GT 2: Organização e Representação do Conhecimento Modalidade de apresentação: Pôster

A FOTOGRAFIA COMO DOCUMENTO EM ARQUIVOS BRASILEIROS: OS CASOS DO ARQUIVO NACIONAL E DO ARQUIVO PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL

Miriam Paula Manini

Universidade Federal de Brasília

Larissa Falcomer Paiva

Universidade Federal de Brasília

Resumo: Os arquivos estão cada vez mais presentes nas instituições, onde seu papel de servir à administração, tornando disponíveis as informações contidas nos acervos documentais sob sua guarda, é cada vez mais valorizado, tanto nos processos de tomada de decisão quanto na construção da memória. Nesse sentido, a discussão das fotografias como documento de arquivo parece imatura, já que suas características de produção estão mais próximas dos itens de coleção do que dos documentos arquivísticos. No entanto, quando encaixadas em seu contexto de produção, constituem fontes de informação tão ricas em detalhes que são capazes de espelhar aspectos do momento e lugar em que foram produzidas, transmitindo, conservando e representando as atividades políticas, sociais, científicas e culturais da cena fotografada, na qual essa representação, muitas vezes, torna-se mais completa do que se fosse realizada por meio de um documento textual. Com base na premissa de que a Ciência da Informação é responsável por estudar o comportamento da informação, suas interações e aplicações e considerando esse aspecto no âmbito do tema pesquisado, é possível perceber que, acervos fotográficos presentes em arquivos públicos possuem em seu conteúdo valores informacionais de evidência e prova, o que pode resultar, a partir de sua gestão, em conhecimento registrado independente de seu suporte. Com isso, a pesquisa fundamenta-se na bibliografia existente em relação ao tema no âmbito da Ciência da Informação e em estudos de caso nos acervos fotográficos do Arquivo Nacional e do Arquivo Público do Distrito Federal, com o objetivo de discutir a fotografia como documento arquivístico, destacando a importância desse tipo de documento, passível de gestão com base em princípios e técnicas pré-estabelecidos.

(2)

Problema

É comum que os profissionais que lidam com repositórios de documento enfoquem apenas a gestão dos documentos considerados “convencionais”, que possuem formato textual e que têm como suporte o papel, consequentemente condenando os documentos em suportes especiais, como as fotografias, a tratamentos diferenciados, desvinculando-as de seu contexto de produção e descaracterizando seu comportamento como documento arquivístico, perdendo assim seu caráter de organicidade.

Com isso, para a gestão dos acervos fotográficos que formam arquivos especiais e necessitam de tratamento diferenciado, é necessário compreender a dimensão documental das fotografias, ou seja, é preciso analisar a relação que esse tipo de registro estabelece com a realidade, partindo da premissa de que esta é seu objeto de representação.

Nesse sentido, a discussão do caráter arquivístico da fotografia como fonte de informação e instrumento de comunicação de acontecimentos precisa ser discutida sob a perspectiva da Ciência da Informação, já que pode resultar numa nova abordagem de compreensão dessa ciência, ainda com as delimitações do seu objeto de estudo em construção.

Objetivo Geral

Sabe-se que a fotografia consiste na representação da realidade, na qual, por meio dessa técnica, possibilitou-se a imortalização de recortes do real e sua preservação para a posteridade em um formato bidimensional na superfície fotossensível1, eliminando qualquer outro elemento sensorial capaz de ser percebido pelo homem, como sons, aromas, sabores e texturas. Nesse sentido, a pesquisa possui como objetivo geral analisar e discutir o caráter informacional das fotografias em arquivos, ou seja, reconhecê-las como registro de informações com valor probatório, informativo e principalmente

1

(3)

histórico, bem como resultado das atividades de uma instituição ou pessoa, destacando a importância desse tipo de acervo para a preservação da memória.

Objetivos Específicos

• Contribuir para o reconhecimento da fotografia como documento de arquivo;

• Discutir a importância da valorização desse tipo de documento na preservação da memória;

• Estudar o tratamento recebido atualmente pelas fotografias em arquivos públicos brasileiros.

Metodologia

A metodologia de trabalho escolhida para realização da pesquisa consiste no levantamento e análise da bibliografia referente ao tema no âmbito da Ciência da Informação e aplicação de um questionário estruturado com enfoque qualitativo mediante visita técnica às instituições selecionadas como objeto de estudo, resultando em uma discussão sobre a realidade de acervos fotográficos no país em comparativo com a visão dos autores sobre o tema.

(4)

Resultados

A pesquisa encontra-se em andamento; no entanto, é necessário, antes de tudo, admitir que muitas vezes a situação em que se encontram os acervos é justificada pelo fato de que as fotografias demandam muitas peculiaridades no que diz respeito à sua conservação e disponibilização das informações contidas em seus suportes.

Mais sensíveis que a maioria das espécies documentais, os suportes tradicionais que compõem os documentos fotográficos possuem uma química relativamente complexa na sua produção, além de sua capacidade de reprodução em série, fatores que devem ser levados em consideração. Porém, a partir da revisão bibliográfica, percebe-se que é possível extrair dos documentos fotográficos aspectos que atendem aos princípios básicos da Arquivologia, tais como organicidade, proveniência, autenticidade e respeito aos fundos. Para efetuar esta extração, contudo, é necessário compreender o contexto do universo de criação da fotografia, ou seja, compreender a sua lógica de produção, o objetivo inicial de sua guarda, o uso que se quer dar ao fundo, os limites históricos, jurídicos e administrativos e, ainda, tornar esse aspecto acessível ao pesquisador. A partir do momento em que estas informações são conhecidas e as fotografias se encontrarem contextualizadas, os processos de seleção, aquisição, aplicação de normas para análise documental, definição de práticas de conservação e aplicação de métodos de comunicação das informações são realizados com mais segurança pelos responsáveis pelo acervo.

Discussão

Segundo Rouillé (2009), a fotografia apareceu com a sociedade industrial e, devido ao seu caráter mecânico de produção, foi considerada a forma mais adequada para documentar essa sociedade naquele período, na qual se popularizou através do seu uso como ilustrações de textos, onde seu papel era aproximar o leitor da realidade do escritor.

(5)

destacar a Astronomia, a Medicina, a Comunicação, a Criminalística, a Educação, a Arquitetura, dentre outras, cumprindo com precisão e eficiência o papel designado pelos seus produtores.

Diante do avanço das tecnologias e a crescente demanda por informações estruturadas, é necessário reconhecer que muitas evoluções aconteceram e continuam acontecendo na forma como os arquivos são constituídos e nas atribuições dos profissionais responsáveis por esse tipo de repositório, isto é, partindo da premissa de que os arquivos têm sua base consolidada entre os meios jurídico-administrativo e histórico-cultural, percebe-se que sua importância vai além das tipologias2 documentais

(função + espécie3), abrangendo também a necessidade de valorização das informações

em outras espécies documentais e reconhecendo que a tendência dos profissionais da Arquivologia caminha para a constante especialização.

Nesse sentido, embora não concordando que a fotografia seja em sua natureza um documento propriamente dito, Rouillé (2009) afirma que:

[...] cada imagem fotográfica possui um valor documental que, longe de ser fixo ou absoluto, deve ser apreciado por sua variabilidade no âmbito de um regime de verdade – o regime documental. O valor documental da imagem fotográfica baseia-se em seu dispositivo técnico, mas não é garantido por ele, pois varia em função das condições de recepção da imagem e das crenças que existem a respeito (p. 27).

Embora não concorde com a opinião do autor sobre a fotografia como documento, é necessário reconhecer que a fidelidade da realidade subentendida na fotografia ainda é objeto de discussão, já que estas, muitas vezes, carregam consigo a visão do seu produtor ou características de manipulação objetivando a estética ou a adulteração com motivos escusos e ignorando a realidade do seu contexto de produção.

No entanto, quando partimos do conceito de documento de arquivo sob o ponto de vista da Arquivologia, sem a pretensão, porém, de definir um conceito que seja absoluto, mas atentando para os aspectos consensuais entre as definições abordadas na pesquisa – entendemos que o documento arquivístico é preservado com o objetivo de apoiar a

2

Tipologia: Divisão de espécie documental que reúne documentos por suas características comuns no que diz respeito à fórmula diplomática, natureza de conteúdo ou técnica do registro, tais como cartas precatórias, cartas régias, cartas-patentes, decretos sem número, decretos-leis, decretos legislativos, daguerreótipos, litogravuras, serigrafias, xilogravuras.(Dicionário brasileiro de terminologia arquivística, p. 162).

3

(6)

gestão administrativa, a informação, a investigação e a cultura, subsidiando processos decisórios ou atuando como fonte de informação histórica, ou seja, ações que podem ser vinculadas às fotografias.

Conclusão

Sabe-se que é uma necessidade do ser humano a manutenção de lembranças para preservação e evocação da memória, independente do tipo de suporte4 onde a

imagem está afixada. Com isso, a fotografia é, dentre as formas estáticas de representação do real, a que o faz de maneira mais fiel ao referente fotográfico5 daquele

recorte da realidade, o que, segundo Couchot (1993), é garantido, pois “(...) implica sempre a presença de um objeto preexistente a imagem” e que pode também ser confirmado nas palavras de Barthes (1984): “(...) a fotografia é toda evidência”, ou seja, comprova a existência de um referente que precede a criação da fotografia.

Dentre as instituições de guarda que são objeto da presente pesquisa, percebe-se que os acervos fotográficos são tanto quanto ou mais ricos em informações de caráter histórico, probatório e informativo que os compostos apenas por documentos textuais e possuem capacidade superior a esses de despertar interesse nos pesquisadores. Com isso, é cada vez mais importante que as fotografias de arquivos se consolidem como documento arquivístico sob a ótica dos responsáveis por essas instituições e que seja atribuído a esse tipo de acervo práticas de gestão documental que possibilitem o atendimento às necessidades dos usuários e ao mesmo tempo salvaguarde a integridade desses registros.

4

Suporte: Material no qual são registradas as informações. (Subsídios para um Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, p. 149.)

5

(7)

ABSTRACT: The archives are increasingly present in institutions, where their role of serving the government, making available the information contained in the document collection under his care, is increasingly valued, both in the processes of decision making regarding the construction of memory. In this sense, the discussion of the photographs as an archival document seems immature, since their production characteristics are closer to the collection of items that the archival documents. However, when embedded in their context of production, sources of information are so rich in details that are able to mirror aspects of time and place where they were produced, providing, preserving and representing political activities, social, scientific and cultural scene photographed, in which this representation often becomes more complete than if carried out through a textual document. Based on the premise that Information Science is responsible for studying the behavior of information, their interactions and applications and considering this aspect as part of the research topic, you can realize that these photographic collections in public archives have in their informational content values of evidence and proof, which may result from its management, independent in which support is recorded the knowledge. Thus, the research builds on the existing literature regarding the issue within the Information Science and case studies in the photographic collections of the Arquivo Nacional do Brasil Archives and Arquivo Público do Distrito Federal (Brasília, Brazil), with the aim of discussing the photograph as document archival highlighting the importance of this type of document, subject to management based on principles and techniques pre-established.

Keywords: Photograph. Archival Document. Photographic Document. Photographic Records. Records Management.

Referências:

ARQUIVO NACIONAL (BRASIL). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.

BARTHES, R. A câmara clara: notas sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

COUCHOT, E. Da representação à simulação: evolução das técnicas e das artes da figuração. In: PARENTE, André (org.). Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

MANINI, Miriam P. A fotografia como registro e como documento de arquivo. In: BARTTALO, Linete; MORENO, Nádina A. Gestão em Arquivologia: abordagens múltiplas. Londrina: EDUEL, 2008, p. 119-183.

Referências

Documentos relacionados

Com base nos resultados obtidos através do levantamento realizado, mediante a análise dos dados obtidos através da aplicação do teste de Kolb, na amostra de alunos da terceira

Foram encontradas, também, as pes- quisas de Soares (2007), sob o título “O Sistema Nacional de Avaliação da Educa- ção Superior e a Gestão Estratégica das

A tendência manteve-se, tanto entre as estirpes provenientes da comunidade, isoladas de produtos biológicos de doentes da Consulta Externa, como entre estirpes encontradas

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

Este artigo relata um trabalho realizado no Posto COOPERCARGA, situado em Concórdia, SC, onde foram identificados os custos das operações executadas e propostos relatórios para

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Entre os elementos que servem para caracterizar os relatos recolhidos como “narrativas tradicionais” estão as marcas de oralidade, a valorização do conhecimento