• Nenhum resultado encontrado

Rev. latinoam. psicopatol. fundam. vol.1 número4

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Rev. latinoam. psicopatol. fundam. vol.1 número4"

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

A dor de não poder morrer.

Sobre o "delírio das negações",

de Jules Cotard

Mario Eduardo Costa Pereira

Certos autores trazem algumas contribuições tão decisivas para a história das ideias, que seus n o m e s p e r m a n e c e m para sempre indissociáveis de suas próprias d e s c o b e r t a s . Este é, indiscutivelmente, o caso de Jules Cotard.

N a s c i d o e m 1 8 4 0 , n a p e q u e n a c i d a d e f r a n c e s a d e Issoudun, Cotard seguiria seus estudos de m e d i c i n a e m Paris, onde foi aluno de Broca, Vulpian e de Charcot. I n t e r e s s a n d o -se desde cedo pela neurologia, ele defende e m 1868 sua te-se de d o u t o r a d o , q u e c o n s i s t i a de um e s t u d o s o b r e a atrofia parcial do cérebro.

U m a brilhante carreira neurológica parecia anunciar-se até que, sob a influência do g r a n d e Charles L a s è g u e , de q u e m a c o m p a n h a v a com grande admiração as atividades clínicas na Prefeitura de Polícia de Paris, passou a dedicar-se à psiquiatria. E m 1 8 7 4 , p o r i n t e r m é d i o d o m e s m o L a s è g u e , é apresentado a Jules Falret, com q u e m inicia u m a a m i z a d e e u m a colaboração científica estreitas, que perdurará até a morte precoce de Cotard, em 1889. Estes dois h o m e n s trabalharão j u n t o s durante q u a s e um quarto de século no asilo de Vanves.

(2)

n e g a ç õ e s " . Este entraria para a posteridade sob a d e n o m i n a ç ã o dada por R é g i s , de " S í n d r o m e de Cotard".

A especificação desse estado tão peculiar seria feita p r o g r e s s i v a m e n t e e m q u a t r o artigos, p u b l i c a d o s entre 1880 e 1888. O texto fundador apareceu nos Annales Médico-Psychologiques com o título de "Du délire h y p o c o n d r i a q u e dans une forme grave de la mélancolie anxieuse". O segundo, certamente o artigo mais c o m p l e t o e mais importante do ponto de vista descritivo, c h a m a v a - s e " D u délire des n é g a t i o n s " e foi publicado em 1882 nos Archives de Neurologie. São esses dois trabalhos decisivos para a c o m p r e e n s ã o dos processos m e l a n c ó l i c o s mais extremos que estão traduzidos no presente n ú m e r o da Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental.

Os outros dois artigos apareceram em 1884 e em 1888, um tratando sobre a perda da visão mental na melancolia ansiosa e, o último, t a m b é m p u b l i c a d o nos Annales, descrevia um estado de p s e u d o - m e g a l o m a n i a o b s e r v a d o nos estados de delírio melancólico, no qual o paciente não apenas sente que j á está morto, mas t a m b é m que é imortal e que seu corpo cresce de u m a maneira m o n s t r u o s a e n g l o b a n d o todo o universo.

N a verdade, o q u a d r o descrito por Cotard refere-se a um e s t a d o delirante que manifesta-se sobretudo - mas não exclusivamente - nos quadros melancólicos graves, em geral indicando a passagem à cronicidade. O paciente tende a negar sistematicamente a existência de seus órgãos, por vezes de seu próprio c o r p o . Trata-se de um delírio niilista, segundo o qual o indivíduo sente-se j á m o r t o ou, ao contrário, p a d e c e n d o de u m a imortalidade dolorosa, de u m a impossibilidade de m o r r e r d e f i n i t i v a m e n t e , e s t a n d o c o n d e n a d o a u m s o f r i m e n t o p e r p é t u o . F r e q u e n t e m e n t e , o p a c i e n t e i m p l o r a para q u e o m a t e m , o q u e i m e m , q u e lhe p e r m i t a m morrer. E m sua versão de " e n o r m i d a d e " , o corpo torna-se sem fim, sem limites, em expansão infinita, deixando ao sujeito u m a experiência de horror. O c o r r e u m a p e r d a das significações e um e s v a z i a m e n t o do m u n d o , o q u e se reflete num estado de anestesia afetiva, de vazio e de indiferença e no clássico sintoma do "sentimento de falta de sentimento".

H á uma profunda alteração da vivência temporal. Marcel C z e r m a k apresenta um caso clínico no qual a paciente expressa-se pelos seguintes termos: " O t e m p o não p a s s o u . Para mim, o t e m p o está bloqueado... Vou viver e t e r n a m e n t e , sem alma, meu corpo não terá fim"1

.

Em g e r a l , "o negador é um melancólico ansioso, por vezes e s t u p o r o s o , ele é auto-acusador, denigre-se, crê-se danado. Suicida-se e automutila-se f a c i l m e n t e "2

.

1. M. Czermak. "A significação psicanalítica da síndrome de Cotard", in Paixões de objeto, p. 150. 2. P. Bercherie. Histoire et structure du savoir psychiatrique - Les fondements de la clinique I, p.

(3)

A a n s i e d a d e é, de fato, um e l e m e n t o m a r c a n t e , q u e se manifesta no p r i m e i r o plano do q u a d r o clínico da maior parte dos casos. São c o m u n s as alucinações v i s u a i s ( c o m o as v i s õ e s d o s s u p l í c i o s d o i n f e r n o ) . O d e s e s p e r o f a c e a o d e s a p a r e c i m e n t o dos valores éticos, da falta ou da morte de D e u s e a aniquilação do espírito t a m b é m são queixas constantes.

Para bem marcar a especificidade de seu "delírio das n e g a ç õ e s " e m relação a o u t r o s e s t a d o s d e l i r a n t e s c r ó n i c o s , tão e s t u d a d o s pela p s i q u i a t r i a francesa, C o t a r d v i s a , e s p e c i a l m e n t e n o a r t i g o a q u i t r a d u z i d o s o b r e " O d e l í r i o d a s n e g a ç õ e s " , e s t a b e l e c e r q u a s e p o n t o a p o n t o u m a c o m p a r a ç ã o c o m o c l á s s i c o delírio de perseguição, descrito por seu mestre L a s è g u e .

D e outra parte, a insistência de Cotard sobre a p e r d a da visão mental nos estados de melancolia ansiosa refere-se à abolição de toda a significação ao que quer que se apresente ao c a m p o visual do sujeito. S e g u n d o o psiquiatra francês, os d i s t ú r b i o s da a f e t i v i d a d e p o d e r i a m ser o s u b s t r a t o de c o m o o d e l í r i o se d e s e n v o l v e , atribuindo, assim, uma primazia do afetivo sobre o representacional nos sintomas desse quadro.

A p ó s a morte de Cotard, o delírio das negações suscitaria u m a e n o r m e o n d a de discussões na psiquiatria francesa. Buscava-se estabelecer se aquilo que Cotard havia descrito tratava-se de uma nova doença ou constituía apenas u m a forma severa de melancolia (cf. Berrios, 1996). A m b a s as posições tiveram seu período de aceitação.

N a s c l a s s i f i c a ç õ e s p s i q u i á t r i c a s c o n t e m p o r â n e a s , o t e r m o " S í n d r o m e de C o t a r d " p r a t i c a m e n t e d e s a p a r e c e u , d a n d o lugar a e x p r e s s õ e s do tipo " D e l í r i o niilista". Além disso, a diminuição da frequência com que é atualmente observado, faz p e n s a r q u e o p r o g r e s s o feito p e l o s t r a t a m e n t o s p s i q u i á t r i c o s , s o b r e t u d o p s i c o f a r m a c o l ó g i c o s , i m p e d e a c r o n i f i c a ç ã o dos e s t a d o s m e l a n c ó l i c o s , o q u e reforç a a h i p ó t e s e de q u e o C o t a r d seria u m a m a r c a de c r o n i f i c a ç ã o d e s s e s e s t a d o s .

(4)

Bibliografía

BERCHERIE, P. Histoire et structure du savoir psychiatrique - Les fondements de la clinique I. Paris, Editions Universitaires, 1 9 9 1 .

B E R R I O S , G. The History of Mental Symptoms. C a m b r i d g e , T h e C a m b r i d g e University Press, 1996.

C O T A R D , J ; C A M U S E T , M . & S E G L A S , J. DU délire des négations aux idées d'énormité (org. p o r J.-P. Tachón). Paris, L ' H a r m a t t a n , 1997.

CZERMAK, M . " A significação psicanalítica da síndrome de Cotard", in Paixões de objeto. Porto Alegre, Artes M é d i c a s , 1991, p p . 149-167.

Referências

Documentos relacionados

Mas enquanto a espécie existir, tal como é conhecida hoje, haverá lugar para uma psicopatologia que seja, ao mesmo tempo, psicoterapêutica desde que por psicoterapia se entenda

Asimismo otra característica de la estructura psicótica según Lacan es claramente observable cuando Nijinsky ya no reconoce su cuerpo como una totalidad sino como un cuerpo

A noção de “endógeno”, lida por Tellenbach, não considera mais a psicopatologia como uma fatalidade que decorrerá de forma inexorável diante de uma certa disposição herdada

Estreitamente ligado ao conceito de “disposição”, o endógeno aparece como uma região etiológica pertencente ao território do soma, mas não definível mais do que isso, e à

A lógica da medicina sugere que não há mais lugar para o médico homeopata, “purista” e alternativo, tal como o concebíamos há algum tempo; sugere ainda que cada vez mais

Na última parte são discutidos, fundamentalmente, os conceitos de laço e montagem social nas formações perversas que servem de instrumental teórico para a formulação de uma

De qualquer forma coloca-se a necessidade, para a genética do comportamento, de uniformizar ainda mais rigorosamente seus testes e estabelecer um critério ainda mais restritivo para

Do discurso de Erixímaco, o que se depreende é que a doença física não é somente uma perturbação do amor, como só pode ser cuidada se o médico – porque ele é terapeuta