• Nenhum resultado encontrado

Rev. Adm. Pública vol.46 número2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Rev. Adm. Pública vol.46 número2"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

RAP — Rio de Janeiro 46(2):361-62, mar./abr. 2012

Palavras da diretora

Transferência tecnológica e inovação por meio da sustentabilidade trata do processo de transfe-rência de tecnologia da universidade para a sociedade, embasada em fatores de sustentabili-dade, com vistas ao desenvolvimento regional sustentável. Os resultados da pesquisa apresen-tam indícios de que o processo adotado, por meio de uma rede de fomento, compreende uma realidade efetiva de intervenção social e de transferência de tecnologia sustentável, baseada no desenvolvimento econômico, na preservação ambiental e na promoção social.

Estudos internacionais sobre inovação no setor público: como a teoria da inovação em serviços pode contribuir? situa a discussão atual sobre inovação no setor público em revistas in-ternacionais, em confronto com a teoria da inovação em serviços. Os artigos revisados foram recuperados da base sciencedirect referente ao período de 2006 a 2010. Os artigos revelam a visão inovadora como mudança imposta de cima para baixo e não como processo interativo e intrínseco à atividade pública.

Empoderamento das mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família na percepção dos agentes dos Centros de Referência de Assistência Social desenvolve pesquisa cujos resultados apontam a importância dos centros, pois a conveniência e a participação nestes locais têm contribuído para a conscientização sobre direitos, para a inserção social e para a melhoria do bem-estar das mulheres. Embora seja um processo lento e embrionário, afirma-se que o ciclo do empoderamento das mulheres beneficiárias do Bolsa Família pode ser completado, pois consegue atingir as três dimensões (individual, familiar e comunitária).

Políticas compensatórias versus emancipatórias: desafios para a implementação de pro-gramas de geração de renda às famílias em situação de risco mostra que programas de transfe-rência direta de renda às famílias mais pobres que possuem como contrapartida a inserção e a permanência da criança e do adolescente na escola conseguem realmente garantir maior e melhor nível de desempenho escolar. Por outro lado, programas sociais com vieses mais com-pensatórios do que emancipatórios não propiciam a autonomia das famílias, o que as deixa numa situação crítica de dependência permanente.

Tipos de empreendedores em penturbia brasileira analisa de que forma diferentes atores sociais, em particular os empreendedores sociais, se articulam — ou não — na construção de modelo de desenvolvimento econômico regional baseado na noção de penturbia. Como resultado da pesquisa realizada, identificaram-se duas grandes categorias de empreendedo-res, emergentes de antinomias locais. A frequência e a orientação dessas categorias para com modelos alternativos de desenvolvimento local têm importantes implicações para o futuro sociocultural e econômico da cidade.

(2)

RAP — Rio de Janeiro 46(2):361-62, mar./abr. 2012

362 Palavras da diretora

questiona a afirmação de que uma escolha pode excluir as emoções para ser a “certa”. Estuda o comportamento do eleitor observando como ele constrói a ideia de votar, preenchendo uma lacuna na compreensão do comportamento do eleitor.

Programas de marketing social: proposição e exame de uma estrutura conceitual de avalia-ção de resultados examina propostas de avaliação de programas de marketing social, em busca do que seria uma estrutura conceitual ideal para esse tipo de avaliação. Baseia-se na litera-tura, prática de mercado, opinião de experts e exame empírico da proposta em dois estudos de caso: o programa Novo Sinal, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, e os programas de imunização do Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Governo do Rio Grande do Sul.

Planejamento estratégico situacional aplicado à segurança pública em Lavras (MG) mostra que o método PES contribui para a proposição e a discussão de práticas de planejamento es-tratégico da segurança pública para o referido município, e que a participação de seguimentos representativos da sociedade é fundamental neste processo, potencializando soluções próxi-mas e acessíveis à população.

Organização-cidade: proposta de avanço conceitual a partir da análise de um caso contri-bui para o desenvolvimento do conceito de organização-cidade nos estudos organizacionais. Analisa a dinâmica da cidade de Itabira (MG) por meio de uma estratégia qualitativa de pesquisa. Os resultados da pesquisa revelam que Itabira é representada de forma complexa e contraditória, variando de um polo material (cidade operária mineradora) a outro simbólico (cidade cultural). As principais implicações do artigo se referem à necessidade de se assumir a cultura como metáfora, já que a cidade é, inescapavelmente, seu povo.

Construção e uso de conceitos em estudos organizacionais: por uma perspectiva social e histórica discute o problema da definição conceitual no campo de estudos organizacionais, das perspectivas social e histórica. Aponta problemas práticos que envolvem a maneira como os pesquisadores organizacionais definem os conceitos que articulam a prática científica no campo.

Capacidades dinâmicas e rituais de interação entre alta e média gerência: proposta de umframework constata que é mínima a teoria destinada a examinar a relação entre aspectos comportamentais e atitudinais da gerência e a base de recursos. O objetivo do artigo é propor um framework para articular macro e microfundações das capacidades dinâmicas, a partir das interações entre alta e média gerência.

A virtualidade nas estratégias de inovação aberta: proposta de articulação conceitual ar-ticula as bases conceituais para estudo do papel da virtualidade nas estratégias de inovação aberta pertinentes aos diferentes tipos de redes estratégicas virtuais em que a firma brasileira está inserida. Como resultado principal, o artigo oferece uma proposta de articulação concei-tual e descreve seus argumentos centrais.

Boa leitura!!

Deborah Moraes Zouain

Referências

Documentos relacionados

Dessa forma, o objetivo deste estudo foi verificar a influência das atitudes alimentares, sintomas depressivos, autoestima, ansiedade e IMC na imagem cor- poral de gestantes..

7 Os parâmetros utilizados no modelo foram: cotação média do ouro em cada dia como o valor do ativo-objeto; Lua do o.'~r como taxa de juros livre de risco; valor segurado como

(iades aliadas de ocupação, Cstas mulheres tornaram - r e cidadãs japonesas, iiv vestidas do poder de voto, com capacidade para es. colher seu.governo, urga. los livremente sem

Según lo declarado por el Ministro Secretario de la Secretaría Nacional de Cultura, la construcción de ese inmueble fue declarado bien patrimonial el día jueves

A partir do problema apresentado, chegou-se à seguinte hipótese básica: os empresários de Alta Floresta utilizam a contabilidade em sua empresa para a tomada de decisão, pois os

Em síntese, ao vivenciar os problemas relacionados à alfabetização e letramento, como atuante do PIBID surgiu à necessidade em buscar estratégias por meio da

registra o valor total da arrecadação das receitas provenientes da amortização de empréstimos aos estados e municípios, em 1989, a união foi autorizada a

Dubrovin publicou um trabalho, originalmente em russo e traduzido para o inglˆ es em 1984, onde apresenta uma generaliza¸c˜ ao para a defini¸c˜ ao de anel de valoriza¸c˜ ao n˜