• Nenhum resultado encontrado

Gerência de falhas, configuração e desempenho dos ativos de redes, servidores e serviços da Cooperativa Agropecuária Castrolanda. Alex Martins Garcia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Gerência de falhas, configuração e desempenho dos ativos de redes, servidores e serviços da Cooperativa Agropecuária Castrolanda. Alex Martins Garcia"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Gerência de falhas, configuração e desempenho dos ativos de redes, servidores e serviços da Cooperativa Agropecuária Castrolanda

Alex Martins Garcia

Curso de Especialização em Redes e Segurança de Sistemas Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Curitiba, Dezembro de 2009

Resumo

O presente artigo trata da necessidade de monitorar a disponibilidade dos equipamentos, servidores e serviços da Cooperativa Agropecuária Castrolanda que aumentou o número de filiais e expandiu a infra-estrutura tecnológica tornando a administração apenas reativa, reagindo às falhas na medida em que ocorrem. Este fato motivou a realização deste estudo para monitorar e fornecer alertas de forma pró-ativa dos eventos gerados pela indisponibilidade dos links, equipamentos, servidores e serviços indispensáveis para a continuidade do negócio da empresa. Este artigo está dividido em duas partes, a primeira descreve como o projeto foi concebido e qual tecnologia foi implementada e a segunda descreverá as principais configurações e padronizações para implementação.

(2)

Seção 1 – Introdução

O crescimento da empresa Cooperativa Agropecuária Castrolanda e a expansão do número de filiais, atualmente dez unidades, localizadas nos municípios de Castro, Ponta Grossa, Piraí do Sul, Curiúva, estado do Paraná e em Itaberá, estado de São Paulo, motivou a necessidade de controles sobre os links wan, internet e wireless além dos servidores que mantém a operação da empresa e seus respectivos serviços (autenticação de diretório, banco de dados, e-mail, dhcp, dns, proxy, http, antivírus, aplicações web(java, .net e php), etc.

A dependência dos servidores, serviços e links wan, internet e wireless demandam cada vez mais disponibilidade já que a falta de um destes afeta a operação de algumas áreas de negócio gerando prejuízos financeiros ou desgastes na imagem da empresa pois atualmente quem comunica a falha ou paralisação é o cliente externo ou interno e o departamento de Tecnologia da Informação - T.I. somente reage a esta falha corrigindo o problema ou acionando o suporte da telecom ou parceiro que fornece ou mantém o serviço.

Seção 2 – Implementação

2.1 Escolha do Sistema Operacional

Por questão de familiaridade e já estar presente em alguns dos servidores da empresa escolhemos o sistema operacional Debian GNU/Linux versão 5.0.3, codinome lenny rodando em ambiente virtual no VMWare VSphere como sistema operacional para servidor de monitoramento.

2.2 Software de Monitoramento

O custo de licenciamento, implementação, treinamento e manutenção de uma ferramenta proprietária para monitoramento nos levou a procurar por soluções open sources. Após pesquisar adotamos o Nagios versão 3 para software de monitoramento da empresa.

Nagios é uma ferramenta de monitoramento e gerência de rede distribuída sob a licença GPL para monitorar e exibir alertas quando é detectado erros em computadores ou equipamentos de rede e serviços de rede em sistemas UNIX/Linux e Windows (necessário a instalação do plugin NRPE_NT) , foi escrito e é atualmente mantido por Ethan Galstad e comunidade de desenvolvedores [2] e utiliza duas formas de gerenciamento.

• Com agente (programa que coleta dados de um objeto e envia para o gerente processar).

(3)

Figura 1 – Nagios – gerenciamento com agente. [9]

• Sem agente, onde os hosts estão acessíveis remotamente

Figura 2 – Nagios – gerenciamento sem agente. [9]

2.3 Instalação e configuração do Nagios

O processo de instalação do Nagios em sistemas Debian é simples, como mostramos nos comandos abaixo.

vm22:~# apt-get update

vm22:~# apt-get install nagios3 nagios-plugins

O próximo passo é a criação do arquivo .htaccess (ou "arquivo de configuração distribuída")[3] que controla o acesso a interface gráfica web do Nagios através dos comandos abaixo.

vm22:~# cd /etc/nagios3

vm22:~# htpaswd -s htpasswd.users nagiosadmin New password: ******

Re-type new password: ******

(4)

Para acessar a interface web do Nagios digite no browser o endereço http://<Endereço IP>/nagios3/ , informe o usuário e senha do arquivo .htaccess na tela abaixo.

Figura 3 – Autenticação ao acessar página inicial do Nagios. [1]

Após a validação será apresentada a tela inicial do Nagios como mostrado abaixo.

Figura 4 - Página inicial Nagios. [1]

Para iniciar o processo de configuração do Nagios é necessário compreender o significado dos arquivos de configuração.

Descrição dos arquivos de configuração:

• nagios.cfg : responsável por iniciar os serviços de monitoramento. • cgi.cfg : programas CGIs localizados na pasta sbin.

(5)

• hosts.cfg : informações dos hosts.

• hostgroups.cfg : informações dos hosts por grupos.

• contacts.cfg : contatos que deverão ser notificados em caso de problema. • contactgroups.cfg : contatos divididos em grupos.

• service.cfg : serviços que deverão ser monitorados.

• hostextinfo.cfg: definição das imagens apresentadas no statusmap. • dependencies.cfg : informações de dependências de serviços.

• timeperiods.cfg : informações de diferentes períodos de monitoramento. • checkcommands.cfg : definição dos comandos que podem ser executados. • resource.cfg : macros definidas pelos usuários.

Seqüência básica de configuração de um host para monitoramento:

Adicione o host no arquivo de configuração hosts.cfg como mostrado no exemplo abaixo. vm22:/etc/nagios3/conf.d# vi hosts.cfg

define host { use generic-host; host_name core_cisco;

alias Core de Rede Cisco Catalyst 6500 address 10.x.x.x;

notification_period 24x7 notification_options d,u,r contact_groups suporte }

Em seguida crie um grupo e adicione o host como mostrado no exemplo abaixo. vm22:/etc/nagios3/conf.d# vi hostgroups.cfg

define hostgroup {

hostgroup_name core_cisco

alias Core de Rede Cisco members core_cisco }

Para personalizar as imagens do host ou do grupo é necessário criar um grupo com o mesmo nome do grupo usado no arquivo hostgroups.cfg e alterar as imagens que são encontradas no caminho /usr/share/nagios/htdocs/images/logos/ adicionando apenas a pasta onde encontra-se a imagem e em seguida o nome da imagem.

Define hostextinfo{

hostgroup_name core_cisco notes Core de Rede Cisco

icon_image cook/multilayer_switch.png icon_image_alt Core de Rede Cisco

vrml_image cook/multilayer_switch.png statusmap_image cook/multilayer_switch.gd2 }

(6)

Caso não encontre nenhuma imagem que represente o host é possível criar uma imagem em formato PNG e gerar um arquivo com o formato GD2 com as dimensões 40X40 pixels e salvar na pasta base com o seguinte comando:

vm22:/usr/share/nagios/htdocs/images/logos/base#pngtogd2 imagem.png imagem.gd2 Em seguida crie um contato para receber os alertas do Nagios como mostrado no exemplo abaixo.

define contact{

contact_name alex

alias Alex Martins Garcia – T.I. service_notification_period 24x7 host_notification_period 24x7 service_notification_options w,u,c,r host_notification_options d,r service_notification_commands notify-service-by-email host_notification_commands notify-host-by-email email alex@castrolanda.coop.br }

Após criar o contato crie um grupo de contatos que deverão receber os alertas no Nagios. define contactgroup{

contactgroup_name suporte

alias Suporte Tecnologia da Informação members alex

}

Depois de alterar os arquivos de configuração é necessário verificar se as alterações na configuração estão corretas antes de reiniciarmos o serviço do Nagios utilizando o comando:

vm22:/etc/nagios3# nagios3 -v nagios.cfg

Ao final é mostrado o resultado na verificação da configuração, se aparecer à mensagem “Things look okay”, todas as configurações estão corretas e deve-se reiniciar o serviço do Nagios utilizando o comando:

vm22:/etc/nagios3# /etc/init.d/nagios3 reload

(7)

2.4 Avaliação do Nagios

O Nagios é capaz de gerenciar a rede através da análise do estado e comportamento dos dispositivos gerenciados com algumas vantagens e desvantagens que destacamos abaixo. Vantagens

• Ser gratuito.

• Flexível, permite a instalação de plugins ou a criação de comandos personalizados conforme a necessidade de monitorar determinados hosts, equipamentos ou serviços.

• Escalável. • Eficiente.

• Suporte a monitoração remota através de túneis encriptados SSH ou SSL.

• Notificações através de e-mail, mensagens instantâneas através de SMS, Messenger, PopUP e sons.

• Capacidade de definir a rede hierarquicamente definindo equipamentos "pai", permitindo distinção dos equipamentos que estão indisponíveis daqueles que estão inalcançáveis.

• Interface de monitoramento Web. Desvantagens

• A complexidade na configuração, pois é feita apenas através da edição dos arquivos textos.

• Não possuir uma interface WEB para configuração dos hosts, grupos, contatos, notificações e serviços.

• A cada nova mudança na configuração é necessário reiniciar o serviço do nagios através do comando nagios reload.

Mostraremos na imagem abaixo o resultado parcial da implantação do Nagios na Cooperativa Castrolanda.

(8)
(9)

Conclusão

O estudo e implementação da ferramenta de monitoramento e gerência de rede Nagios, mostrou que o processo inicial de levantamento e mapeamento da rede é oneroso para o administrador de rede, mas após esta etapa são muitas as vantagens no dia-a-dia, pois a ferramenta auxilia na gestão de falhas além de documentar de forma gráfica a rede, servidores, equipamentos, serviços e fornecer alertas e relatórios das mais variadas formas.

Como não havia nenhum controle sobre a indisponibilidade e o gerenciamento era apenas reativo a utilização do Nagios permitiu um novo momento na T.I. da Cooperativa Castrolanda onde é possível localizar as falhas de forma mais eficiente e pró-ativa.

(10)

Pesquisa Bibliografia

[1] - http://www.nagios.org/. Acessado em Setembro de 2009.

[2] - http://pt.wikipedia.org/wiki/Nagios/. Acessado em Setembro de 2009.

[3] - http://httpd.apache.org/docs/2.2/pt-br/howto/htaccess.html/. Acessado em Novembro de 2009.

[4] - http://nagios.sourceforge.net/docs/3_0/toc.html/. Acessado em Novembro de 2009. [5] - http://www.ginux.ufla.br/files/mono-HettyAndrade.pdf/. Acessado em Novembro de 2009.

[6] - http://www.pop-mg.rnp.br/eventos/wksp2004/trabalhos/nagios.pdf/. Acessado em Novembro de 2009.

[7] - http://pt.wikipedia.org/wiki/Nagios/. Acessado em Novembro de 2009.

[8] - http://www.vivaolinux.com.br/artigos/impressora.php?codigo=6788/. Acessado em Novembro de 2009.

[9] - http://alesauer.googlepages.com/NAGIOS-ApresentaoSauer.pdf/. Acessado em Novembro de 2009.

Referências

Documentos relacionados

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que conforme a

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Estaca de concreto moldada in loco, executada mediante a introdução no terreno, por rotação, de um trado helicoidal contínuo. A injeção de concreto é feita pela haste

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins &amp; Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e