• Nenhum resultado encontrado

Regras e procedimentos Internos ATAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Regras e procedimentos Internos ATAS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Regras e procedimentos Internos ATAS

O presente documento tem como objetivo dar a conhecer as principais, regras, procedimentos e obrigações que terão de ser cumpridas pelos utilizadores dos Apartamentos Turísticos de Amorim e Santos.

O seu conteúdo foi aprovado na Assembleia Geral Ordinária de 14-03-2015, sendo de aplicação imediata.

Dirigido a: • Gerentes; • Sócios;

• Titular do direito de habitação periódica; • Colaboradores da sociedade;

• Outros utilizadores ocasionais das instalações;

Terminologia:

• ATAS – Apartamentos Turísticos de Amorim e Santos, Lda.; • Sócio – Pessoa detentora de quota na sociedade;

• Gerentes – Sócios da ATAS, nomeados gerentes para o período;

• Titular do direito de habitação periódica - Pessoa a quem o respetivo título está endossado;

• Titulo – Documento Título do Direito de Habitação Periódica, exemplo disponível em (http://atas.bloges.sapo.pt)

1) Transmissibilidade dos títulos ou cedência de utilização dos apartamentos: a) Contactar a gerencia da ATAS, informando da intenção de transmissão dos

títulos, por forma a reconhecer-lhe preferência, em igualdade de preço e condições, na alienação dos direitos reais de habitação periódica. Comunicação feita por carta registada com aviso de receção, clausulas do contrato, identificação do potencial comprador ( Escritura de Constituição da ATAS - Doc. Compl. Art. 11º f).

b) A transmissão dos direitos de habitação periódica são obrigatoriamente comunicados à gerencia da ATAS, até inicio da utilização do respetivo direito pelos novos titulares. O não cumprimento dessa formalidade permite à ATAS, opor-se à utilização do apartamento. (Titulo art.7º nº5)

c) A cedência do uso dos apartamentos mediante locação ou comodato, tem de ser comunicada à gerência da ATAS, pelo titular do direito de habitação p e r i ó d i c a , p o r e s c r i t o ( a . t . a m o r i m . s a n t o s @ s a p o . p t e atas.manuela.soares@sapo.pt ), com antecedência de 7 dias, disponibilizando identificação dos utilizadores. Só desta forma é possível salvaguardar os níveis

(2)

d) A responsabilidade, sobre quaisquer incidentes ou incumprimento do estipulado no presente documento, que ocorra durante a cedência de um apartamento e provocado ou imputado aos utilizadores das instalações da ATAS, será assacada ao respetivo titular do direito de habitação periódica, cabendo a este a sua resolução (Aprovado na Assembleia Geral Ordinária de 14-03-2015 ).

e) O não cumprimento integral do estipulado nos pontos c) e d) retira à ATAS, quaisquer responsabilidades perante os utilizadores ocasionais, sobre os impactos físicos, materiais ou morais, independentemente da origem e motivos que estejam na proveniência dos problemas (Aprovado na Assembleia Geral Ordinária de 14-03-2015 ).

f) Não é permitido, por não ter enquadramento legal, o aluguer dos apartamentos em regime “Alojamento Local”. A não observância deste impedimento implica que o titular faltoso é responsável por todos os custos e penalizações legais em que a Sociedade venha a incorrer, inclusivé, a compensar outros titulares por eventuais impedimentos de utilização do empreendimento, resultante de intervenção de entidade oficial.

2) Cessão de quotas da Sociedade:

a) A cessão de quotas entre sócios é livre mas a favor de estranhos depende de consentimento da sociedade, que poderá exercer o direito de preferência em primeiro lugar e dos restantes sócios individualmente em segundo lugar, pelo que previamente deverá ser dirigida carta à sociedade e aos sócios individualmente. (artigo 4º do pacto social da sociedade , cuja alteração foi publicado no DR III Série de 11 de maio de 1993).

3) Obras:

a) A administração do imóvel, incluindo as suas frações autónomas objeto do direito real de habitação periódica compete ao proprietário do imóvel, na circunstância a ATAS. (Titulo art.8)

b) No período de 1 de junho a 30 setembro, são proibidas todas as obras nas frações habitacionais ou áreas comuns, com exceção das que por razões de segurança ou que impeçam o normal funcionamento do imóvel, se tornem inadiáveis. Deverão ser previamente comunicadas à gerencia da ATAS para análise e autorização (Aprovado na Assembleia Geral Ordinária de 14-03-2015 ) e Escritura de Constituição da ATAS - Doc. Compl. Art. 11º d) e e), Art. 12º c) ).

(3)

c) As obras de conservação do imóvel são da responsabilidade do proprietário do imóvel, na circunstância a ATAS (Titulo art.9º nº1), sendo que qualquer intervenção que o titular pretenda efetuar por sua conta, carece de prévia comunicação à gerencia da ATAS, de onde deverá constar memória descritiva dos matérias usados, alterações e projeto arquitetónico se for caso disso, para que seja avaliada e emitida a respetiva autorização (Aprovado na Assembleia Geral Ordinária de 14-03-2015 ).

d) Qualquer intervenção no imóvel em especial partes comuns expostas ao exterior, inclui o interior das varandas, independentemente de serem levadas a cabo pelo proprietário (ATAS) ou pelo titular do direito de habitação periódica, está obrigada a manter as dimensões, materiais e cores originais. Não são permitidos acrescentos ou colocação de mobiliário fixo nas varandas (Regulamento Municipal de Urbanização e Edificação do Concelho de Sintra e Escritura de Constituição da ATAS - Doc. Compl. Art. 12º a).

e) Obras ou intervenções para reparação de deteriorações imputáveis ao titular, consequência de uso anormal da fração habitacional, partes comuns ou equipamentos, são da responsabilidade da proprietária do imóvel (ATAS) mas custeadas de forma direta pelo titular. (Titulo art.10º nº2)

4) Pagamentos das prestações periódicas

a) Os encargos gerais e encargos especiais do prédio serão repartidos pelas parcelas habitacionais proporcionalmente à respetiva área. (Escritura de Constituição da ATAS - Doc. Compl. Art.23 e 24)

b) O pagamento quer das prestações periódicas trimestrais (encargos gerais do prédio) ou outros eventuais valores extraordinários (encargos especiais do prédio), definidas e aprovados em assembleia, serão pagos à ATAS, através de meio de pagamento corrente (cheque ou transferência bancária). (Titulo art. 14º nº1 e Escritura de Constituição da ATAS - Doc. Compl. Art.11 a) e Art. 27º) c) Nota: A titulo excecional, é permitido o pagamento com periodicidade mensal, desde que no último dia dos meses de março, junho, setembro e dezembro, estejam liquidado o valor total, estipulado para o respetivo trimestre (Aprovado na Assembleia Geral Ordinária de 14-03-2015 )

d) O não cumprimento do estabelecido na alínea anterior, implica a aplicação de juros moratórios sobre o valor das dívidas com mais de 30 dias vencidas, apurados de acordo com o Cálculo de Juros Comerciais, para o período em atraso. (Titulo art.14º nº4 e Escritura de Constituição da ATAS - Doc. Compl. Art.11 a) e Art. 27º)

(4)

e) Caso existam dividas do titular para a ATAS, sem prejuízo da manutenção da responsabilidade do titular do direito de habitação periódica, a gerência irá exigir da pessoa a quem tenha sido cedido temporariamente, por locação ou comodato, o pagamento das prestações correspondentes à duração da cedência (Titulo art.14º nº3)

f) Os titulares dos direitos reais de habitação que não sejam em simultâneos sócios da ATAS, não usufruem do desconto no valor da remuneração relativa à administração e gestão do imóvel prevista na Escritura de Constituição da ATAS - Doc. Compl. Art.29º nº6) (Aprovado na primeira assembleia de titulares)

5) Regras de uso das frações autónomas ou espaços comuns

a) É responsabilidade da gerencia da ATAS, administrar os equipamentos e recheio, das frações autónomas, com especial incidência sobre os espaços expostos ao exterior, incluindo varandas. (Titulo art.8º e Escritura de Constituição da ATAS - Doc. Compl. Art.13º)

b) As parcelas habitacionais destinam-se exclusivamente a habitação sendo estritamente proibido utiliza-las para outro fim. ( Escritura de Constituição da ATAS - Doc. Compl. Art. 4º a) )

c) Os titulares do direito de habitação periódica ou quem utilize os espaços do imóvel, abstêm-se de praticar quaisquer atos ou atividades que possam perturbar ou de qualquer forma interferir ou conter com os direitos dos demais titulares e utilizadores do imóvel. (Escritura de Constituição da ATAS - Doc. Compl. Art.11 ).

d) Não é permitida a colocação de estendais no exterior dos edifícios, mesmo que no interior das varandas, ou utilizar os varandins para esse fim, devendo ser utilizado em exclusivo o estendal comum existente na cobertura do prédio (Regulamento Municipal de Urbanização e Edificação do Concelho de Sintra e Escritura de Constituição da ATAS - Doc. Compl. Art. 12º e).

e) Não é permitido efetuar lume nas varandas, mesmo que com utilização de equipamento de barbecue. Devendo ser usado em exclusivo o equipamento disponibilizado para o efeito junto ao parque estacionamento (Aprovado na Assembleia Geral Ordinária de 14-03-2015 ).

f) Não é permitido a prática de jogos com bola no interior das instalações em especial no Salão (Aprovado na Assembleia Geral Ordinária de 14-03-2015 ).

(5)

g) A utilização ou permanência no salão está vedada a menores de 12 anos, quando não acompanhadas de um adulto. (Aprovado na Assembleia Geral Ordinária de 14-03-2015).

h) Não é permitida a circulação nas áreas comuns quando vestido com fatos de surf molhados e sujos de areia. Existe um chuveiro específico para o efeito, junto ao parque de estacionamento. (Aprovado na Assembleia Geral Ordinária de 14-03-2015 )

i) Não é permitido a afixação de quaisquer tipos de publicidade nas varandas do imóvel, independentemente do suporte da mesma.

Referências

Documentos relacionados

Ia untuk menolong juga orang di Timor Leste yang tidak mengenal ejaan dan daftar kata-kata resmi yang Institut Nasional Ilmu Bahasa sedang memajukan, dan orang dari luar negeri

MACHADO GUIMARAES EMPREENDIMENTOS

Para tal, amostras de água foram recolhidas em dois furos de captação encontrados a diferentes níveis de profundidade (amostra 5 - retirada de um furo localizado a 75 m

Como se pode observar, Michaëlis considera a posibilidade dunha forma directamente latina ou latinizante est perante consoante ou en final de oración 2 , que unha revisión exhaustiva

*O Caso 2 será adotado pelo docente/aluno, ao longo do semestre, quando for detectado uma maior dificuldade do aluno em realizar de forma satisfatória alguma das atividades de classe

3 Caliente aceite en un wok o una sartén, ponga en él la carne y dórela a fuego vivo unos 2 minutos sin dejar de remover.Añada la pasta de curry y mézclela bien; incorpore luego

(2007), trabalhando com aplicação de hCG para indução da ovulação e no D1, perceberam a antecipação na maturação do CL, refletida na obtenção prematura do platô da

O sistema aquapônico em pequenas áreas produtivas rurais da agricultura familiar ou espaços geográficos periurbanos tende a ser uma alternativa sustentável