• Nenhum resultado encontrado

Saúde é, segundo a OMS, o estado completo de bem-estar físico, mental, moral e social do indivíduo, não significando apenas a ausência de doenças.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Saúde é, segundo a OMS, o estado completo de bem-estar físico, mental, moral e social do indivíduo, não significando apenas a ausência de doenças."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Este conteúdo pertence ao Descomplica. É vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

Programas de Saúde

Introdução

O presente material servirá para auxiliar os estudos do tema “Programas de Saúde”, bem como à resolução de questões de vestibular relacionadas ao mesmo, inclusive às da nossa monitoria dessa semana. Não pretendemos aqui esgotar o conteúdo, mas sim uma apresentação geral, sistemática e sintética dos pontos principais do tema. A utilização dos módulos do site,

monitorias, aulas particulares e materiais outros (como livros, resumos etc.) continuam tendo importância ímpar para o domínio e entendimento da matéria.

Conceitos Importantes

Alguns conceitos são muito importantes para o nosso estudo e, portanto, apresenta-se a seguir breves definições dos conceitos que serão usados em nossos estudos.

Saúde é, segundo a OMS, “o estado completo de bem-estar físico, mental, moral e social do indivíduo, não significando apenas a ausência de doenças”.

Doença é um distúrbio das funções de um órgão, psique ou do organismo. Algumas das classificações principais usadas para se referir as doenças são:

 Doenças alérgicas: resultam de contato com substâncias do ambiente que causam irritabilidade.

 Doenças autoimunes: falha funcional do sistema imunológico que resulta em respostas imunes contra as células (tecidos, órgãos etc.) do próprio organismo. (diabetes melitus tipo 1, por exemplo)

 Doenças congênitas: provocadas durante a gestação, período em que a ligação entre o feto e a mãe é muito íntima, permitindo que um agente patogênico que venha a infectar a mãe possa atacar o bebê.

 Doenças por deficiência: oriundas da falta de uma ou mais substâncias na alimentação. Hipovitaminoses, por exemplo, são causadas pela carência de vitaminas.

 Doenças degenerativas: relacionadas à idade avançada, surgem com o envelhecimento do organismo (senescência). (Perda de acuidade visual ou auditiva, por exemplo).

 Doenças hereditárias: passadas dos pais para os filhos através dos cromossomos (Síndrome de Down, por exemplo).

 Doenças infecciosas: são provocadas por parasitas denominados agentes patogênicos, os quais são vulgarmente conhecidos como micróbios e vermes. Essas doenças apresentam sintomas típicos e diversos mecanismos de transmissão. Os principais

 organismos causadores de doenças infecciosas são vírus, bactérias, protozoários, fungos e vermes.

(2)

organismos causadores de doenças infecciosas são vírus, bactérias, protozoários, fungos e vermes.

 Doenças mentais: são provocadas por alterações mentais (neurose, esquizofrenia e amnésia, por exemplo).

Agente etiológico é o agente (organismo) causador da doença. Por exemplo, os arbovírus DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4, causadores da dengue. Geralmente o termo agente infeccioso pode ser usado para se referir a agentes etiológicos de doenças infecciosas.

Agente transmissor ou vetor é o organismo que transmite o agente etiológico, cujo ciclo

biológico apresenta uma fase de desenvolvimento no interior do corpo do vetor. O Aedes aegypti, por exemplo, é o vetor da dengue, causada pelos arbovírus supracitados.

Profilaxia é o conjunto de medidas preventivas para evitar doenças.

Sequela é efeito que perdura mesmo após a cura das doenças. Paralisia de uma ou várias regiões do corpo são exemplos de sequelas da poliomielite.

Síndrome é o conjunto de sintomas de uma doença.

Portador é aquele que possui uma doença, mas não manifesta as evidências clínicas provocadas pela mesma.

Período de Incubação é o tempo decorrido entre a entrada do agente etiológico e o aparecimento dos primeiros sintomas da doença.

Endemias são doenças cuja ocorrência está fortemente associada à geografia. Ou seja, manifesta-se em dada região em função ou de características locais ou da própria biologia dos organismos que causam e transmitem a doença. Na região Norte do país, por exemplo, a febre amarela e a malária são doenças endêmicas.

Epidemias são doenças infecciosas e transmissíveis que, ao ocorrer em determinado local ou região, podem se espalhar rapidamente para outras regiões.

Pandemias atingem grandes proporções, espalham-se por continentes, quiçá pelo mundo. Mortes em massa destruindo cidades e regiões inteiras são consequência desse tipo de surto. Viroses

São doenças causadas por vírus que, grosso modo, tem suas manifestações clínicas como reflexo do efeito citolítico do ciclo viral. As úlceras formadas pelo vírus da herpes, por exemplo, ocorrem pela morte de células epiteliais em determinada região da pele. Vírus podem atacar

(3)

bactérias, plantas e animais. A seguir estão listadas as principais viroses humanas (doença), a ácido nucleico (Ac.N.) do vírus causador e formas de transmissão.

Doença Ac.N. Transmissão

Sarampo RNA Contato direto e secreções nasais

Rubéola RNA Contato direto e secreções nasobucais

Caxumba RNA Contato direto e saliva

Catapora DNA Contato direto e secreção nasal

Gripe (influenza) RNA Contato direto e gotículas de saliva

Poliomielite RNA Fecal-oral

Hidrofobia (raiva) RNA Mordidas (saliva): cão, gato e morcego

Herpes DNA Saliva e relação sexual

Mononucleose

Infecciosa DNA Saliva e secreção nasal

Febre amarela RNA Mosquito Aedes aegypti

Dengue RNA Mosquito Aedes aegypti

Papiloma (HPV) DNA Contato de pele e genital.

Hepatite A RNA Fecal-oral

Hepatite B DNA Sangue e relação sexual

Hepatite C RNA Sangue e relação sexual

AIDS (HIV) RNA Relações Sexuais, transfusão de sangues e seringas contaminadas

Bacterioses

São doenças causadas por bactérias. Os mecanismos de ação das bactérias quando invadem o organismo são inúmeras. Geralmente a entrada dessas no organismo gera reações locais como dor, calor e edema. A multiplicação ativa das bactérias pode fazer com que atinjam outros órgãos.

(4)

Algumas liberam enzimas como, por exemplo, a colagenase, que ataca o colágeno facilitando a disseminação subcutânea da infecção. Outras, ainda produzem toxinas, como, por exemplo, a diftérica, botulínica, tetânica e outras, cujos efeitos em doses de apenas miligramas pode ser fatal. A seguir estão listadas as principais bacterioses humanas, bactéria causadora e formas de

transmissão.

Doença Bactéria Transmissão

Tétano Clostridium

tetane

Ferimentos profundos com objetos contaminados Tuberculose Mycobaterium tuberculosis (bacilo de Koch) Saliva e catarro Lepra (hanseníase) Mycobacterium leprae (bacilo de Hansen)

Secreção em contato com narinas, boca e pele

Difteria

Corynebacterium diphteriae

(bacilo)

Secreção do nariz e da garganta

Cólera Vibrio cholerae

(vibrião)

Contaminação fecal de água e alimentos

Leptospirose

Leptospira icerohemorrhagiae

(espiroqueta)

Ferimentos e mucosas em contato com águas contaminadas por urina de rato.

Febre Tifoide (febre entérica) Salmonella typhi (bacilo)

Contaminação fecal e urinária de água e alimentos. Mucosa.

Peste bubônica Pasteurella

pestis (bacilo)

Do rato para o ser humano, através da picada de pulgas Pneumonia Diplococcus pneumoniae (diplococo) Secreções nasobucais. Meningite meningocócica Neisseria meningitidis (meningococo) Secreções nasobucais. Sífilis Treponema pallidum (espiroqueta) Relações sexuais Gonorreia Neisseria gonorrhoeae (gonococo) Relações sexuais

(5)

Contra a ação das bactérias patogênicas o organismo dispõe de diversos mecanismos como, por exemplo, pH de algumas mucosas (vaginal – ácido lático –; gástrica – ácido clorídrico –),

secreções sebáceas da pele, imunoglobulinas, interferons, fagocitose etc.

Antibióticos são substâncias usadas como auxiliares no tratamento de bacterioses, podendo apresentar ações bactericidas ou bacteriostáticas.

Protozooses

São doenças causadas protozoários parasitas, seres pertencentes ao Reino Protoctista. Ao estudar, dê importância a amebíase, doença de Chagas e malária. As duas últimas são as duas maiores e mais graves endemias brasileiras causadas por protozoários e o ciclo de vida do agente etiológico pode cair na sua prova de vestibular.

A seguir, estão listadas as principais protozooses humanas, protozoário causador e formas de transmissão.

Doença Protozoário Transmissão

Disenteria amebiana; amebíase Entamoeba histolytica (Rizópode) Água e alimentos contaminados

Disenteria Balantidium coli

(Ciliado)

Água e alimentos contaminados

Malária

Plasmodium vivax; P. malariae; P. falciparum.

(Esporozoário)

Picada do mosquito Anopheles

Toxoplasmose Toxoplasma gondii

(Esporozoário) Fezes do gato

Doença de Chagas Trypanosoma cruzi

(Flagelado) Picado do barbeiro

Doença do Sono Trypanosoma gambiense

(Flagelado) Picada de mosca tsé-tsé

Leishmaniose tegumentar Leishmania brasiliensis (Flagelado)

Picado do mosquito phlebotomus

(6)

Leishmaniose visceral Leishmania donovani (Flagelado)

Picado do mosquito phlebotomus

Botão-do-oriente Leishmania tropica (Flagelado)

Picado do mosquito phlebotomus Tricomoníase Trichomonas vaginalis

(Flagelado)

Relações sexuais, objeto contaminado

Giardíase Giardia lamblia

(Flagelado)

Água e alimentos contaminados

Micoses

São doenças causadas por fungos que podem causar infecções graves com lesões profundas na pele e em outros órgãos internos. Em plantas os fungos podem provocar doenças como a

ferrugem que ataca, entre outras, a planta do café.

A seguir, são listadas algumas doenças causadas por fungos, o fungo causador e as formas de transmissão.

Doença Bactéria Transmissão

Meningite criptococócica Cryptococcus

neoformans

Inalação de esporos presentes nas fezes de pombos

Micoses de pele, unhas e pelos Diversas espécies Contato direto; objetos contaminados

Candidíase Candida albicans Contato direto (inclusive sexual); objetos

contaminados. Blastomicose sul americana Paracoccidioides

brasiliensis

Ferimentos em mucosas com objetos que contenham o fungo

Verminoses

São doenças causadas por nemaltemintos ou platelmintos parasitas que causam diversas

doenças em animais, podendo não levar à morte do hospedeiro, fato que reflete sua adaptação à vida parasitária.

A seguir, são listadas algumas doenças causadas por nematelmintos, o nemátodo causador e as formas de transmissão

(7)

Doença Nemátodo Transmissão Ascaridiose ou ascaridíase Ascaris lumbricoides (lombriga)

Via oral, pela ingestão de

ovos. Ancilostomose ou amarelão Ancylostoma duodenale e

necator americanus

As larvas penetram na

pele Dermatite serpiginosa Diversas espécies

Larvas migrans penetram na

pele Filariose (elefantíase) Wuchereria bancrofti

(filária)

Picada do pernilongo

Culex fatigans

A seguir, são listadas algumas doenças causadas por platelmintos, o causador e as formas de transmissão:

Doença Platelminto Transmissão

Barriga d’água

Esquistossomose Schistosoma mansoni As larvas penetram na pele

Teníase Taenia saginata ou Taenia solium Ingestão do cisticerco comendo carne

de boi ou porco mal cozida

Cisticercose Taenia solium Ingestão de água, hortaliças ou frutos

contaminados por ovos.

Fonte: Amabis, J. M. Martho, G.R. Fundamentos da Biologia Moderna, 3ª ed, Moderna, São Paulo, Sp, pp. 489 a 506, 2002.

Referências

Documentos relacionados

Compare a descri¸c˜ao de matriz apresentada por Cayley (veja a primeira p´agina da tradu¸c˜ao da mem´oria) com a defini¸c˜ao atual.. equa¸c˜oes lineares por Cayley enquanto,

Com a finalidade de iniciar cada vez mais precocemente a identificação destes transtornos de aprendizagem, estudos apontam para a necessidade de se realizar a

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

A solução, inicialmente vermelha tornou-se gradativamente marrom, e o sólido marrom escuro obtido foi filtrado, lavado várias vezes com etanol, éter etílico anidro e

Considerando-se que estrutura argumental relaciona-se com a representação mental acerca de itens lexicais, podemos também pensar na hipótese de que a aquisição de

Para a OMS, saúde se define como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”, no entanto, convém traçar

Dentre os entrevistados, 24,2% disseram que fazem uso de alguma estratégia para se lembrar dos horários das tomadas dos medicamentos (Tabela 4), sendo que na pesquisa de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo