• Nenhum resultado encontrado

ACTA N.º 14. A reunião foi secretariada pelo Chefe da DAF, Hélder José Páscoa Fernandes. ABERTURA OFICIAL DA REUNIÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ACTA N.º 14. A reunião foi secretariada pelo Chefe da DAF, Hélder José Páscoa Fernandes. ABERTURA OFICIAL DA REUNIÃO"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

ACTA N.º 14

Aos vinte dias do mês de Junho do ano dois mil e sete na Sala de Sessões, Edifício dos Paços do Concelho desta cidade de Vendas Novas reuniu a Câmara Municipal tendo estado:

PRESIDENTE... JOSÉ MARIA RODRIGUES FIGUEIRA VICE-PRESIDENTE ... ANTÓNIO MANUEL SERRALHA MENDES

CARLOS ALBERTO GUEDES REBELO LUÍS FILIPE CAMPOS BRAGA

MARIA DO CARMO SERRUDO MARECO MARQUES JOSÉ AFONSO DO CARMO M. ALVITO

AUSENTES ……… JOÃO LUÍS TELHA DA SILVA

A reunião foi secretariada pelo Chefe da DAF, Hélder José Páscoa Fernandes. ABERTURA OFICIAL DA REUNIÃO Pelo Senhor Presidente foi declarada aberta a reunião eram 15H10.

JUSTIFICAÇÃO DE FALTA

A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, justificar a falta do Vereador João Silva, ausente por motivos profissionais.

1. Ponto – PERÍODO ANTES DA ORDEM DO DIA INFORMAÇÕES

Tomou a palavra o Sr. Presidente informando que, no dia 12 de Junho participou numa reunião com a equipa do Plano Estratégico e Desenvolvimento de Vendas Novas, no dia 13 esteve presente na abertura ao público do Centro Ambiental e do Espaço Internet do Jardim do Bairro José Saramago e nos dias 15 e 16 participou no XVII Congresso da ANMP, que se realizou em Ponta Delgada. No dia 17 de Junho esteve presente no 3.º Torneio Infantil de Futebol de 7, Internacional do Estrela Futebol Clube e no dia 18 participou numa reunião com a Direcção dos Salesianos. Relativamente ao XVII Congresso da ANMP, informa que o mesmo tinha como

(2)

finalidade, discutir o plano de actividades da ANMP e a transferência de competências da Administração Central para as Autarquias Locais, nas áreas da saúde, educação, acção social e ambiente e ordenamento do território. O Município de Vendas Novas esteve presente em 3 secções, tendo sido apresentadas propostas de alteração ao plano de actividades, que foram rejeitadas e os documentos foram aprovados com a abstenção do delegado desta Câmara Municipal e de outras.

Interveio o Sr. Vice-Presidente informando que se iniciou a pavimentação de algumas ruas de Vendas Novas, que a obra da entrada poente de Vendas Novas está praticamente terminada, estão a fazer-se os calcetamentos no loteamento particular junto ao Estádio Municipal da Av.ª 25 de Abril e está-se a proceder à ligação dos ramais de esgoto da Afeiteira.

Tomou a palavra a Vereadora Maria do Carmo informando que, no dia 8 de Junho fez parte do Júri do Festival de Tunas Académicas, organizado pelos alunos da Escola Secundária de Vendas Novas, no dia 9 participou na inauguração da exposição de pintura de Marco Rodrigues, no dia 12 participou na reunião da Mesa da Rede Social, no dia 16 esteve presente na abertura do 3.º Torneio Infantil Internacional de Futebol de 7, organizado pelo Estrela Futebol Clube e no dia 19 participou na reunião do Plenário da Rede Social.

Interveio o Vereador Afonso Alvito informando que no dia 15 de Junho esteve presente no convívio de natação dos 4.ºs anos do 1.º ciclo, no dia 16 esteve presente na abertura do 3.º Torneio Infantil Internacional de Futebol de 7, organizado pelo Estrela Futebol Clube e no 16.º Aniversário da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Vendas Novas, no dia 17 participou no arraial do fim do ano lectivo do Colégio Laura Vicuña e no dia 19 participou na Assembleia da Escola EB1.

2. PONTO – PERÍODO DA ORDEM DO DIA

2.1 – 2.ª Revisão ao Plano Plurianual de Investimento, ao Plano de Actividades Municipal e ao Orçamento de 2007 Doc. 1 Presente a 2.ª Revisão ao Plano Plurianual de Investimento, ao Plano de Actividades Municipal e ao Orçamento de 2007, tendo em vista a introdução do saldo da gerência anterior.

A Câmara Municipal deliberou, por maioria, com as abstenções do Vereador Carlos Rebelo e Luís Braga aprovar a 2.ª Revisão ao Plano Plurianual de Investimento, ao Plano de

(3)

Actividades Municipal e ao Orçamento de 2007, submetendo a mesma à apreciação e votação da Assembleia Municipal.

2.2 – Alteração ao RMEUT – Regulamento Municipal de Edificação, Urbanização e Taxas Urbanísticas do Concelho de Vendas Novas Doc. 2 Na sequência da deliberação da Câmara Municipal de 18/04/2007 e terminado o prazo para discussão pública, presente para aprovação a Proposta de alteração ao RMEUT.

A Câmara Municipal deliberou, por maioria, com as abstenções do Vereador Carlos Rebelo e Luís Braga aprovar a alteração ao RMEUT, submetendo a mesma à apreciação e votação da Assembleia Municipal.

2.3 – Contracção de Empréstimo de Médio e Longo Prazo Doc. 3 Na sequência da deliberação da Câmara Municipal de 06/06/2007, presente o relatório de análise das propostas apresentadas para contracção de um empréstimo de médio e longo prazo de valor até 1.500.000 euros.

Interveio o Vereador Luís Braga referindo que votou contra o empréstimo e relativamente ao facto de não se pagarem juros se não se utilizar o dinheiro, tinha a noção de que podiam existir alguns encargos e de facto foi informado que é normal os Bancos cobrarem uma comissão relativamente às verbas não utilizadas.

Tomou a palavra o Sr. Presidente referindo que, pelo facto de ser este montante, verifica-e que foi possível obter um spread bastante mais baixo, parecendo-lhe que a estratégica definida, foi de facto a mais correcta. Relativamente à intervenção do Vereador Luís Braga, verifica-se mais uma vez que as várias instituições bancárias isentam a Câmara Municipal de qualquer comissão e quando anteriormente disse que não tinha custos referia-se a não existir pagamento de juros. A Câmara Municipal deliberou, por maioria, com o voto contra do Vereador Luís Braga adjudicar a contratação do empréstimo ao Banco Espírito Santo, submetendo o processo à apreciação e votação da Assembleia Municipal.

(4)

2.4 – Repartição do Montante do FEF Doc. 4 Presente proposta de deliberação do modo de repartição do montante do FEF, nos termos do n.º 3 do art. 25 da Lei 2/2007, de 15 de Janeiro.

A Câmara Municipal deliberou, por maioria, com a abstenção do Vereador Luís Braga, aprovar a proposta.

2.5 – Expediente

2.5.1 – Associação de Solidariedade Social 25 de Abril de Vendas Novas P.º C-34 O Presidente da Direcção da Associação de Solidariedade Social 25 de Abril, solicita que a Câmara Municipal intervenha junto das entidades competentes, para que aquela instituição possa manter e alargar os seus serviços de acção social que realiza, uma vez que, a partir de 1 de Maio de 2007, devido ao corte orçamental, deixou de ter financiamento do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

A Câmara Municipal tomou conhecimento e irá pronunciar-se sobre esta matéria, junto do Director da Segurança Social e do Ministro do Trabalho e da Segurança Social.

2.5.2 – Horário de Estabelecimento

Presentes os requerimentos dos titulares infra identificados dando conhecimento do horário de funcionamento dos respectivos estabelecimentos situados na cidade de Vendas Novas, solicitando a respectiva emissão:

• Fastisaúde Importação e Exportação Unipessoal, Lda, sito na Rua Sarmento Vieira, 67-C em Vendas Novas.

• Manuel Vicente Nunes Nabo, Agencia Funerária, sita na Av.ª 25 de Abril, 46, em Vendas Novas.

• Esmeralda Maria Fernandes Lopes da Silva, Salão de Cabeleireira, Sito na Rua António Coelho de Oliveira, Lote 25, Loja 3, em Vendas Novas.

(5)

2.5.3 – Publicidade

• Francisca dos Anjos Peixoto Pinheiro Carrasco, na qualidade de proprietária de um estabelecimento de Lavanadaria/Engomadoria, situado na Av.ª da Misericórdia, 36-B em Vendas Novas, requer que lhe seja autorizado a instalação de um reclamo luminoso, na fachada do seu estabelecimento, conforme processo.

Deferido, por unanimidade.

• Mapfre, Seguros Gerais, SA, com sede na Rua Castilho, 52, em Lisboa, requer que lhe seja autorizado a instalação de reclames luminosos e bandeirolas, na fachada da sua agência, sita na Rua António Coelho de Oliveira, 13 B, em Vendas Novas, conforme processo.

Deferido, por unanimidade, de acordo com o parecer do Chefe da DAUA.

2.5.4 – Empresa EDP Distribuição Energia, SA Doc. 5 Presente parecer do Sr. consultor jurídico sobre a proposta de protocolo a celebrar entre o Município de Vendas Novas e a Empresa EDP Distribuição Energia, S.A. tendo em vista a regularização da factura n.º 10268928822 apresentada por aquela empresa.

A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar o protocolo apresentado, de acordo com o parecer do Sr. Consultor Jurídico.

2.5.5 - Movimento Democrático de Mulheres P.º A-17/1 Presente carta do Movimento Democrático de Mulheres a solicitar apoio financeiro para a realização do encontro de Mulheres eleitas nas Autarquias.

A Câmara Municipal deliberou, por maioria, com o voto contra do Vereador Luís Braga, atribuir um apoio no valor de 100 €.

Tomou a palavra o Vereador Luís Braga apresentando a seguinte declaração de voto: “ Voto contra, não pelo valor envolvido mas por não concordar com este tipo de iniciativas que na minha opinião são formas de aceitar algumas descriminações com as quais não concordo”.

(6)

2.5.6 – Movimento de Cidadãos Independentes pela Defesa do Serviço de Urgências no Centro de Saúde de Vendas Novas P.º D-1 Presente oficio do Movimento de Cidadãos Independentes pela Defesa do Serviço de Urgências no Centro de Saúde de Vendas Novas sobre a reabertura do SAP/Urgências de Vendas Novas. Interveio o Sr. Presidente fazendo um ponto de situação sobre a providência cautelar. Refere que após ter sido interposta a providência cautelar, a juíza deu razão à Câmara Municipal de Vendas Novas e o Ministério da Saúde, independentemente de ir recorrer, deveria ter aberto o SAP durante 24 horas, no entanto assim não o entendeu e protelou esta situação, refutando com os seus argumentos, tendo também o Município aduzido mais informações. As consequências desta situação podem-se comprovar pelo facto de no dia 29, o Sr. Manuel da Shell ter sofrido um princípio de enfarte com paragem cardíaca, tendo sido atendido no Serviço de ambulatório do Centro de Saúde, à frente de 15 pessoas, sendo reanimado e só ao fim de cerca de 1 hora e meia é que foi possível transferi-lo para o Hospital de Évora. No dia 8 aconteceu outro caso, em que um jovem teve um acidente com lesões na face, por volta da meia-noite e meia, o serviço de urgência mandou a jovem ir para o SAP que estava fechado.

A situação mais grave aconteceu na noite do dia 12, da qual só teve conhecimento na manhã do dia 13, que motivou a morte de uma senhora de 51 anos. Refere que, na sua opinião, se o Ministério das Saúde tivesse aberto o SAP quando devia, a senhora poderia ter morrido da mesma forma, mas teria tido outro tipo de assistência, o que não aconteceu uma vez que os Bombeiros receberam instruções para levar a pessoa para Évora. Entretanto no dia 14, altura em que já se encontrava em Ponta Delgada, teve conhecimento que o Tribunal de Beja obrigava o Ministério a repor o funcionamento anterior, tendo mesmo afirmando e passou a citar: “a desobediência determina o apuramento civil disciplinar e criminal do Mistério da Saúde em todo o processo”. Refere que o SAP veio a reabrir no dia 25, às 10 horas. Informa a Câmara Municipal, que para si fica claro que o SAP e o Serviço de Urgências Básicas são fundamentais no quadro de saúde que existe em Portugal em termos de equipamentos de socorro. A não haver nas sedes de concelho este tipo de atendimento, vai colocar em risco a vida de muitas pessoas. Refere que no Distrito de Setúbal e Évora só existem 3 viaturas VMER com características de atendimento urgente. Vendas Novas encontra-se a mais de 50 km de Évora e Setúbal, o que põe em risco a sua população. Informa que a Sociedade do Parque Industrial recebeu da Karmam Guia, um abaixo-assinado dos trabalhadores relativamente a um problema com uma trabalhadora que houve naquela fábrica e às

(7)

deficiências da assistência à mesma. Refere que quando tiver o documento na sua posse, o trará à reunião da Câmara Municipal. Considera que a Câmara Municipal tem todo o direito em apresentar um recurso aos Tribunais, quer pela defesa da vida das pessoas, quer porque os territórios têm direito de ter os equipamentos que os qualificam e que garantem a qualidade de vida das suas populações. Afirma que no Congresso, foi abordado por vários autarcas, de várias cores politicas, que estão com o mesmo problema. Desconhece qual irá ser a decisão no futuro, no entanto considera que a Câmara Municipal não pode deixar de lutar pela instalação do SUB e pela melhoria das condições de saúde em Vendas Novas.

Tomou a palavra o Vereador Carlos Rebelo afirmando que a providência cautelar, não necessita de ratificação, caso precisasse votaria a favor. Só não está de acordo que o Sr. Presidente daí parte para o facto de que outras pessoas estão contra, como por exemplo a secção do PS de Vendas Novas.

O Sr. Presidente afirma que nunca o fez, simplesmente responsabiliza politicamente o Ministro. Tomou a palavra o Vereador Carlos Rebelo afirmando que foi feito crer à população que a secção do PS de Vendas Novas era a favor do Governo, na sua decisão de encerra o SAP e isso é falso, simplesmente o PS de Vendas Novas não pode fazer grande coisa. Afirma que sempre que foi convidado, esteve presente para defender os interesses de Vendas Novas.

Interveio o Sr. Vice-Presidente afirmando que enquanto representante da CDU, afirma que o PS quer o local, quer o nacional tiveram responsabilidades nesta situação.

Tomou a palavra o Vereador Carlos Rebelo informando que durante o período em que o SAP esteve encerrado, teve de ir para Évora 2 vezes, às 4 horas da manhã e não ficou satisfeito com isso. Nunca afirmou em lado nenhum que era a favor do encerramento do SAP e a prova mais evidente é que nas recentes eleições para a Assembleia de Freguesia de Vendas Novas, os eleitores que votam no PS não foram votar na CDU e tendo percebido que o problema era do Governo, optaram por se abster. Só lamenta este facto, pois nunca o PS local estaria a favor do encerramento do SAP de Vendas Novas.

Interveio o Sr. Vice-Presidente afirmando que houve um comunicado do PS que defendia o novo horário de atendimento do SAP, não podendo existir outra leitura política sem ser esta.

Tomou a palavra o Sr. Presidente afirmando que só chama a atenção e não pode aceitar que seja dito que agora a situação está pior, quando o Município apresentou várias propostas ao longo dos últimos anos para a melhoria daqueles serviços. Refere que o Sr. Ministro nunca gostou dos

(8)

SAP’s, mas a verdade é que todas as sedes de concelho devem ter Serviços de Atendimento Permanente ou Urgências Básicas que funcionem em rede. Não considera correcto que se diga que com a consulta alargada se está melhor, pois em Vendas Novas os médicos nem sequer tinham acesso aos dossiers dos doentes. Afirma que o que existia era o mesmo serviço que o SAP prestava, mas sem ser permanente. Considera que a Câmara Municipal deve continuar a lutar para ter o SUB 24 horas, para melhorar os serviços de saúde do Concelho.

Interveio o Vereador Luís Braga afirmando que naturalmente concorda com a providência cautelar e ocorreu-lhe que seria apenas para empatar durante algum tempo e que não teria efeito, mas não foi assim e ainda bem. Refere que apoia inteiramente a iniciativa, correndo algum risco de alguma retaliação Pergunta se foi recebida alguma correspondência do Presidente da Republica ou do Primeiro-Ministro, relativamente a este assunto.

O Sr. Presidente informou que nada foi recebido até ao momento, mas considera natural que leve algum tempo. Também a Comissão Parlamentar de Saúde irá levar este assunto ao plenário para que se pronuncie sobre o mesmo. Informa que no congresso da ANMP se pronunciou sobre esta situação e não acredita que o Governo aceite as propostas aprovadas nesse congresso da ANMP, sobretudo ao nível da saúde.

A Câmara Municipal tomou conhecimento, agradece e irá continuar a dar todo o apoio à população.

2.5.7 – Assembleia de Freguesia de Vendas Novas

Presente, para tomada de conhecimento, informação sobre as eleições intercalares para a Assembleia de Freguesia de Vendas Novas que decorreram no dia 17 de Junho de 2007.

A Câmara Municipal tomou conhecimento.

2.5.8 – PSD – Partido Social Democrata – Grupo Parlamentar P.º P-10/1 A Deputada Joana Santa Marta do Gabinete Coordenador do Grupo Parlamentar do PSD envia cópia da resposta ao requerimento apresentado na Assembleia da Republica sobre “A Construção da Barragem de Veiros Estremoz/Évora”.

(9)

2.5.9 – Instituto do Desporto de Portugal, I.P. P.º D-2 Domingos Froes David comunica que, por forças da criação da nova Lei Orgânica do Instituto do Desporto de Portugal, I.P., cessa funções de Delegado do IDP de Évora e Beja. Expressa os seus agradecimentos pela colaboração e desempenho partilhado na obtenção de inúmeros objectivo que se propuseram implementar, desejando os maiores sucessos em prol do sucesso e desenvolvimento desta região.

A Câmara Municipal tomou conhecimento e deseja votos de felicidade pessoais e profissionais.

2.5.10 – Resumo Diário da Tesouraria

Presente o Resumo, respeitante ao dia 19 do corrente cujo saldo é de 855.489,14 € correspondendo 720.887,49 € a Dotações Orçamentais e 134.601,65 € a Dotações não Orçamentais.

A Câmara Municipal tomou conhecimento.

Obras – Licenciamento

Com base nos pareceres emitidos pelas entidades intervenientes, bem como pelos técnicos municipais, foram presentes os processos a seguir referenciados e que mereceram as seguintes deliberações:

• Proc. nº 128/63, de Francisco Rodrigues, a solicitar a apreciação do projecto de legalização de parte de uma moradia de rés-do-chão que levou a efeito na Rua Luís António Firmino nº 104 em Vendas Novas.

Deferido, por unanimidade, de acordo com o parecer do Chefe da DAUA, devendo ser levantado o respectivo auto.

• Proc. nº 59/05, de Bruno António Silva., a solicitar a apreciação do projecto de alteração e ampliação da habitação que anda a levar a efeito na Rua José Pedro Soares nº 25 em Vendas Novas.

(10)

• Proc. nº 26/04, de António Jorge Tacão Moura, a solicitar a apreciação do projecto de licenciamento de construção de um muro de vedação que pretende levar a efeito junto à sua moradia nos Foros da Afeiteira em Vendas Novas.

Deferido, por unanimidade, de acordo com o parecer do Chefe da DAUA.

• Proc. nº 199/96, de Soc de Construções M. Cardante & Filhos Ldª. a solicitar a apreciação do projecto de legalização das alterações que levou a efeito na moradia que possui na Rua Marechal Gomes da Costa nº 6 em Vendas Novas.

Deferido, por unanimidade, de acordo com o parecer da Arquitecta Carla Reis, devendo ser levantado o respectivo auto.

• Proc. nº 41/07, de Maria Agostinha Vitorina e Herdeiros a solicitar a apreciação do projecto de legalização de uma habitação e anexos que possuem na Rua Bernardino Machado nº 14 em Vendas Novas.

Deferido, por unanimidade, de acordo com o parecer do Chefe da DAUA, devendo ser levantado o respectivo auto.

• Proc. nº 9/07, de Sílvia Isabel Cardoso Tavares , a solicitar a aprovação do projecto do construção de um edifício de 2 pisos destinado a um estabelecimento comercial de restauração e bebidas e uma habitação que pretende levar a efeito na Rua Bernardino Machado em Vendas Novas.

Deferido, por unanimidade, de acordo com o parecer do Chefe da DAUA, aceitando a Câmara Municipal o pagamento dos 3 lugares de estacionamento em falta.

LICENCIAMENTO COMERCIAL

• Proc. nº 25/53 de Manuel Joaquim Pinto de Mendonça Romão , a solicitar a legalização das alterações interiores em 2 estabelecimentos comerciais que possui na Avª da República nº 98 e Rua António Coelho de Oliveira nºs 1,3,5 em Vendas Novas.

(11)

DIVERSOS

• Proc. nº 120/81 de António Candeias Quitéria, a solicitar a emissão de certidão da anexação de 2 parcelas de terreno que possui na Rua Maestro Fernando Lopes Graça em Vendas Novas a fim de resultar apenas uma com a área de 900 m2.

Deferido, por unanimidade, de acordo com o parecer do Chefe da DAUA.

• Proc. nº 79/06 de Sara Cristina Lopes Delca e Emanuel Casimiro Matilde Trigueirão a solicitarem no âmbito do artº 39º alª 4 do R.M.E.U.T. de Vendas Novas, a redução de 50% das taxas administrativas referentes ao licenciamento da construção da sua moradia, que pretende levar a efeito no Bº Lino de Carvalho lote 68 em Vendas Novas.

Deferido, por unanimidade, de acordo com o parecer do Chefe da DAUA. LOTEAMENTO

• Proc. nº 9/2005 de A.& J Mestrinho, Arquitectura e Obras Particulares Ldª. a solicitar a recepção provisória das obras de infraestruturas do loteamento que está a levar a efeito nos Foros da Afeiteira em Vendas Novas, solicitando ainda que o assunto da reclamação de Maria Alexandra Mota referente ás águas pluviais seja tratado separadamente deste. Sobre o mesmo foi emitido o parecer jurídico que se anexa.

A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, retirar o assunto da reunião para melhor esclarecimento.

• Proc. nº17/07, de Alcarpico – Investimentos Imobiliários Ldª. a solicitar a aprovação do projecto de loteamento que pretendem levar a efeito na Rua do Polígono/Rua António Maria Casquinha em Vendas Novas depois de feitas as rectificações solicitadas pelos serviços.

A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, retirar o assunto da reunião para melhor esclarecimento.

Não participou na presente discussão e votação o Vereador Luís Braga, tendo-se ausentado previamente da sala, de harmonia com o disposto no n.º 6 do art.º 90 da Lei 169/99 de 18 de Setembro, alterada pela Lei 5-A / 2002 de 11 de Janeiro por se considerar impedido.

(12)

3. PONTO – Período de Intervenção Aberto ao Público

Interveio o Sr. Mestrinho relativamente ao processo n.º 9/2005 em apreciação nesta reunião, explicando o que se passava com as águas pluviais do loteamento em causa.

APROVAÇÃO DA ACTA EM MINUTA

Para que as deliberações possam ter efeitos imediatos, foi elaborada uma minuta, que depois de lida e colocada à votação, de acordo com o disposto no n.º 3 do artigo 92.º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, foi aprovada, por unanimidade.

FORMA DE VOTAÇÃO

Todas as deliberações tomadas na presente reunião foram objecto de votação nominal. CONCLUSÃO DA ACTA

E, não havendo mais assuntos a tratar, foi pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal encerrada a reunião eram 18H15 sendo a presente acta assinada pelo Sr. Presidente, José Maria Rodrigues Figueira e por mim, Helder Páscoa Fernandes, na qualidade de Chefe da DAF, que a redigi e lavrei.

O Presidente da Câmara Municipal ________________________________

O Chefe da DAF

_____________________________________________ Vendas Novas, 20 de Junho de 2007

(13)

Aprovada, por ____________________, na reunião realizada em ___/___/_____. ______________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ O _________ Presidente ______________________________ Os Vereadores

António Manuel Serralha Mendes ______________________________

Carlos Alberto Guedes Rebelo ______________________________

Luís Filipe Campos Braga ______________________________

João Luís Telha da Silva ______________________________

Maria do Carmo S. Mareco Marques ______________________________

(14)

DOCUMENTOS ANEXADOS

AO FINAL DESTA ACTA

AO ABRIGO DO DECRETO-LEI 334/82

Referências

Documentos relacionados

3.Comparativo da logística do Brasil com outros países 4.Fretes e produtividade. 5.Perfil do motorista

Elas envolvem também características adicionais intrínsecas aos alimentos tais como valor nutricional, segurança do alimento (presença de resíduos químicos e

No caso específico da cadeia produtiva de leite da região do EDR de Tupã, o agente coordenador poderia ser a indústria de laticínios, pois, como observado no diagnóstico,

Καταχωρήστε το προϊόν μέσα σε 3 μήνες από την αγορά για να επωφεληθείτε από: - 3ετή εγγύηση προϊόντος - Νέες ιδέες συνταγών μέσω e-mail -

El amplificador DUOX se puede configurar para permitir un funcio- namiento como placa de entrada general, entrada de bloque o entrada de sub-bloque.. • El sistema DUOX

3. During talking state, Press UNLOCK Button or touch 1 icon to open the door for the visitor. When the monitor is in standby mode, press TALK/MON Button or touch Monitor

A regra da reparação integral do dano consagrada no caput do artigo 944 do CC/2002 é excepcionada em seu parágrafo único, segundo o qual, havendo desproporção entre a gravidade

Com o objetivo de adquirir conhecimento sobre o tema estudado, na fundamentação teórica sobre gestão de custos foram abordados tópicos como, conceitos básicos de