• Nenhum resultado encontrado

gente vê essa personagem passando

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "gente vê essa personagem passando"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Fortaleza - Ceará,Segunda-feira, 3 de maio de 2021

www.opovo.com.br/vidaearte vidaearte@opovo.com.br | 3255 61 37

O que era para ser uma temporada de filmagens aca-bou tomando o rumo, não só do cinema, mas da reflexão sobre escolhas, acasos e amor -próprio. Maria havia termi-nado um relacionamento de anos, quando foi convidada para atuar num filme. O cená-rio era o Parque Estadual do Jalapão, localizado no municí-pio de Mateiros, no Tocantins. Na condução do novo projeto, estava um diretor com quem a atriz já teve um envolvimen-to em outro tempo. Em meio à nova jornada de amor, uma outra ascendeu em sua vida: a do autoconhecimento. Maria passou a desvendar seu eu do antes, agora e depois.

A história pode até parecer realidade, mas trata-se de uma ficção. Para ser mais exato, o primeiro livro da atriz, rotei-rista, diretora e agora escritora Maria Flor. Sim, a protagonista do romance contemporâneo “Já Não me Sinto Só” é atriz. E também se chama Maria. Lan-çado pela Editora Planeta, com

ilustração de Anna Cunha, o li-vro está disponível nas versões impressa e digital.

A Maria do livro dá vida a uma enfermeira, que retorna à terra natal para um trabalho voluntário. Ela atua na vacina-ção de povos indígenas contra a febre amarela, no fim da déca-da de 1970. Quem a dirige é Jú-lio — seu amor do passado. No mergulho do trabalho, outras tramas acabam entrando em combustão. O encontro com o diretor faz Maria percorrer di-versas sensações.

No decorrer da narrativa, há situações cômicas e embara-çosas, além de mais persona-gens que chegam à história. Em meio a gravações, decupagens, leitura de roteiro e toda a roti-na do set, a obra de Maria Flor toca em assuntos pertinentes ao contexto social, como o ma-chismo, mas atravessando com doses de humor.

A feitura dessa história co-meça no fim de 2017. Maria Flor queria abordar aquele momen-to da vida em que um relacio-namento longo (e importante) se encerra e a pessoa se vê “sem chão”. “A gente não sabe quem a gente é, qual caminho tomar

nem como se entender no mun-do sem aquela pessoa mun-do nosso lado”, diz a autora. O ponto de partida para o livro veio justa-mente de fragmentos de textos dela, escritos no momento em que passou pela sua primeira grande separação.

Maria Flor acredita que, tal-vez, independentemente da personagem se chamar Maria ou ser atriz, sua história iria ser confundida em algum momento com a obra. “Eu quis aproveitar um pouco disso e quis confundir um pouco os leitores. Eu quero que eles fiquem pensando ‘será que isso aconteceu? Será que não aconteceu? Será que é ver-dade? Será que não é?’”, revela. O que interessa à autora na lite-ratura é exatamente a confusão. “Tem algumas passagens que eu me inspirei na minha própria vida e tem outras que não, que são completamente ficcionais. Essas misturas, camadas, estão no livro”, conta.

A autora também fala sobre um reencontro consigo. Nes-sa costura, há o entendimento sobre como a personagem pode viver a partir do término da re-lação. Quem Maria pode ser e como ela pode se reinventar. “A

Entre

Marias

| LANÇAMENTO |

Maria Flor, atriz, roteirista, diretora e,

agora, escritora, lança o livro de ficção “Já Não Me Sinto Só”

e repercute suas produções audiovisuais na Internet

divulg a ÇÃo/Jorge Bispo

Já não me sinto só

de Maria Flor Editora Planeta 192 pág. Quanto: R$ 41,90 (impresso) e R$ 17,99 (e-book)

Mais info:

www.planetadeli-vros.com.br

arte, POlítiCa

e OutraS MídiaS

Maria flOr

maria Flor começou sua carreira no audiovisual, no início do milênio, e segue passeando pelas outras artes. durante o período de reclusão, devido à Covid-19, ela tem repercutido diversos vídeos no mundo on-line. Nas produções, a personagem Flor pistola aponta insatisfações políticas para os mais de 500 mil seguidores de seu instagram (@ mariaflor31), às segundas-feiras. No Youtube, a artista estrela com seu companheiro, emanuel aragão, o canal “Flor & manu” — lá, falam sobre relacionamento, sexualidade e cotidiano. em meio à pandemia, a Flor pistola falou sobre a falta de recursos para vacina, falso moralismo e impeachment do presidente Bolsonaro (sem partido). os vídeos geraram um sentimento de identificação. “isso que a Flor fala, para mim pelo menos, me deu uma chacoalhada. eu falei, ‘olha, existe sim uma vontade de reação’”, diz maria Flor. Numa troca, as produções movimentaram outras pessoas, mas também deram força para a atriz. ao mesmo tempo, a criadora da personagem foi alvo de diversos ataques e conteúdos falsos na internet. Quando pensou em criar o quadro, ela já sabia que isso poderia acontecer. ali, dá seu rosto (sem caracterização alguma) para a Flor pistola. Quando os comentários maldosos se intensificaram, foi inevitável se abalar. Já a Flor pistola, não liga. maria Flor, que a conhece bem, conta: “ela não tá nem aí para o que falam”.

luiza ester

luiza.ester@opovo.com.br

espeCial para o povo gente vê essa personagem pas-sando por várias

transforma-ções. Eu não vou contar o que acontece, mas, no final, ela en-tende coisas. Ela sabe que pode estar no mundo sem precisar desse olhar de um parceiro. Ela está sozinha. E ela pode sobre-viver sozinha”, acrescenta.

Maria é atriz. E a atriz-es-critora Maria Flor a escolheu assim para também contar um pouco sobre o ofício de ser-ar-tista no País. “Desde o impeach-ment (da presidente Dilma, em 2016), os artistas passaram por desvalorização, por descrédito, como se o trabalho artístico não importasse ou não desse muito trabalho. Além de gerar muitos empregos, dá muito trabalho. Esses artistas precisam estudar muito, pensar muito, ler, se con-centrar muito”.

divulg

a

(2)

FORTALEZA - CE, SEGUNDA-FEIRA, 3 DE MAIO DE 2021

􀣥

ROMEU DUARTE*

romeuduarte@opovo.com.br

*ESCREVE QUINZENALMENTE, ÀS SEGUNDAS

C O N F I R A E STA E O U T R A S C O LU N A S E M W W W. O P O V O . C O M . B R / C O LU N A S

PRÓXIMA

SEMANA

R AY M U N D O N E T T O

FICO PENSANDO

NO DONO DO

SESQUIPEDAL

APÊ, BEM ASSIM

REFESTELADO

NA SUA CHAISE􀒀

LONGUE, DRINQUE

NA MÃO, VENDO

TUDO AQUILO􀪱

“VENCI NA VIDA!...”

Edifício Brasil

De minha casa, à distância de um grito bem dado, observo o edifício arruinado. Está ali há pelo menos vinte anos. Levantado em uma esquina movimentada do Dionísio Tor-res e talvez por isto pensado como um pré-dio de uso misto, amarga cruel abandono. O que um dia foi motivo de alegria para em-presários e proprietários, hoje nada mais é para estes do que uma grande dor de cabe-ça. Seu esqueleto de concreto à vista já exibe fissuras e bicheiras. Sua carne de alvenaria de tijolos cerâmicos, inacabada, tinge-se de limo e pátina, sinal da dura passagem do tempo. Projetado para ser moradia de gente, tornou-se um imenso pombal, com seus ha-bitantes alados lutando pela existência con-tra os esfomeados gaviões. Sua encon-trada, há muito vedada, é a negação de si mesmo.

Seus colegas à volta, de destino mais feliz, parecem sentir asco e repulsa quanto à sua presença. Bem vestidos em suas roupagens contemporâneas, dir-se-ia vê-los rir da an-drajosa modinatura arquitetônica do parcei-ro. Quando chove, como agora neste último

abril, transforma-se numa gigante cascata construída, paraíso de mil goteiras. Ao sol, é só o cobogó de si, vazado, por terminar, sem esquadrias ou fechamentos, aberto a todas as intempéries. À noite, quando seus vizinhos se acendem e viram imensas luminárias, é o breu em forma de arquitetura, metendo medo em quem fura o confinamento. Assim, não é mais que um pária, destituído de qual-quer atenção. Quem o vê, só deseja a sua ida ao barro. Sem dó nem misericórdia, a demo-lição é o seu final.

Digo isso passando meus cansados olhos pelo jornal, quando sou chamado à ordem por uma notícia assaz interessante. Sobre o fére-tro de uma residência de veraneio de antigos e atuais poderosos na Beira-Mar, será levan-tado um majestoso edifício, que terá, entre outras maravilhas já prometidas no seu pro-jeto, uma garagem ao nível de cada aparta-mento. Assim, a felizarda família milionária, além da vista generosa do Oceano Atlântico, terá no seu living-room a presença de um veículo auto-motor de marca, objeto de sua

admiração, bem como da dos seus convivas. Fico pensando no dono do sesquipedal apê, bem assim refestelado na sua chaise-longue, drinque na mão, vendo tudo aquilo: “Venci na vida! Se um dia fui pobre, não me lembro”. No horizonte, a superlua...

Na minha pequena e preconceituosa visão, hipócrita leitor(a), ambos prédios acabam constituindo uma única arquitetura, a de uma edificação chamada Edifício Brasil. Um amál-gama de uma construção feita para aperrea-dos, aquele povo que vende o almoço para comprar o jantar, mesmo assim ostentando o que não tem nem poderá ter, com outra construída para os “vencedores” dessa mes-ma classe, mes-mais os poucos ricaços de sempre. Na portaria e nos serviços gerais, lambendo as botas da sobrevivência, os pobres que ado-ram apanhar dos seus amos, imaginando um dia serem seus iguais, e o lúmpen, de tudo ca-paz e caca-paz de tudo. A arquitetura, arte social de construir, espelha tudo isso. É ter olhos para ver e estômago para digerir. E aí, que tal o Buick na sala?

Cynthia Luz é a atração de encerramento do Festival Bem Bolado

DIVULG A ÇÃO

O

MELHOR

DA A G E N DA C U LT U R A L

Q U E R D I V U L GA R S E U E V E N T O ? R E P O R T E R @ O P O V O . C O M . B R

PROJETO ABISMOS

DE DOSTOIÉVSKI

EXPOSIÇÃO VIRTUAL

ANTONI MUNTADAS:

ABOUT ACADEMIA

TEATRO VIDEOINSTALAÇÃO

O Centro Cultural de São Paulo (CCSP) reexibe o projeto Abismos de Dostoiévski, que adapta obras do escritor russo para monólogos teatrais. Celso Frateschi, Matheus Nachtergaele e Yara de Novaes estão entre os artistas envolvidos.

Quando: até o dia 9 de maio, às 20h Onde: @ccsp_oficial no Instagram

A exposição virtual Antoni Muntadas: About Academia I-II, uma videoinstalação do artista espanhol, discute o papel atual das universidades. O projeto discute o lugar da arte em âmbito universitário, a relação entre público e privado, tradição e contemporaneidade, o futuro das universidades e a interdisciplinaridade, a partir de entrevistas realizadas pelo artista com professores e alunos.

Quando: até o dia 31 de outubro Onde: em aboutacademia.iea.usp.br

INFORMAÇÕES SOBRE ATRAÇÕES, DATAS E HORÁRIOS SÃO DE RESPONSABILIDADE DOS ORGANIZADORES DOS EVENTOS

FESTIVAL BEM BOLADO

VIVADANÇA FESTIVAL

INTERNACIONAL

MÚSICA

VIRTUAL O repertório escolhido para encerrar o Festival

Bem Bolado, evento on-line da Bem Bolado Brasil, abriga a melódica discografia de Cynthia Luz, formada por quatro álbuns de estúdio. Rap, R&B, pop, reggae e outros ritmos que fazem parte do repertório de Cynthia embalarão a noite no palco do Festival.

Quando: hoje, dia 3, às 20 ho

Onde: canal da Showlivre no YouTube

Produções de 12 países integram o Vivadança Festival. Entre os destaques está  “Dançando ao anoitecer”, parceria entre Pina Bausch Foundation, École des Sables e o Sadler’s Wells Theatre.

Quando: festival segue até o dia 9 de maio Onde: festivalvivadanca.com.br. Ingresso: R$ 10

93 ANOS DE LUIZ CARLOS BARRETO

MINICURSO DIVERSIDADE

EM ESPAÇOS CULTURAIS

CINEMA INCLUSÃO

Considerado um dos maiores realizadores do cinema brasileiro, Luiz Carlos Barreto, o Barretão, completa 93 anos de idade no dia 20. Para homenageá-lo, o Canal Brasil exibe uma mostra com oito títulos onde seu trabalho ficou conhecido em diferentes funções. A mostra vai ao ar durante todo o mês de maio, às segundas e terças, e começa hoje com o filme “Terra em Transe”.

Quando: a partir de hoje, dia 3, às 20 horas Onde: canal Brasil

O minicurso “Diversidade em espaços culturais: como implementar práticas mais inclusivas” traz a análise de casos e dados para mostrar as relações entre a gestão de espaços e eventos culturais, a comunicação com os públicos, o consumo cultural e o acesso e inclusão de públicos minorizados. Ministrado por André Fonseca, o minicurso foi pensado para pessoas que já atuam ou que desejam atuar na área cultural. O valor da taxa de inscrição é R$135.

Quando: inscrições até amanhã, dia 4; curso na quarta-feira,

5, às 19 horas

Onde: pela plataforma Sympla

Cynthia Luz é a atração de encerramento do Festival Bem Bolado

DIVULG

A

(3)

FORTALEZA - CE, SEGUNDA-FEIRA, 3 DE MAIO DE 2021

􀢭

CLOVISHOLANDA@OPOVO.COM.BR | *ESTA COLUNA É PUBLICADA TODOS OS DIAS

CLÓVIS

HOLANDA

CLOVISHOLANDA@OPOVO.COM.BR | *ESTA COLUNA É PUBLICADA TODOS OS DIAS

HOLANDA

LÚCIO

CARNEIRO 80`

Chega hoje às oito décadas de vida o industrial Lúcio Carneiro. Data vai ser comemorada na intimidade da família, com jantar organizado por Ana Virgínia Carneiro e restrito aos filhos e noras do casal. No registro, o aniversariante entre amigo Fernando Férrer e o filho Lucinho, em momento leve de outrora. Saúde!

ENTRE VIVOS

E MORTOS...

Difusor convicto da filosofia

espírita no Brasil, senador Luiz Eduardo Girão (Podemos) poderá confirmar, ao final da CPI da Covid-19, se os vivos são capazes mesmo de promover mais mal e medo do que as almas, como prega o ditado popular.

Bem diferente, o começo da

pré-campanha à Presidência de Ciro Gomes. Apostou num vídeo de bate-papo, bem humanizado, conduzido pela companheira Giovanna Bezerra. Se foi convincente a versão paz e amor? Vocês que respondam.

Tempo dedicado à

plataforma de reuniões online Google Meet aumentou 20 vezes no Brasil ao longo da pandemia. E o ritmo não para: de janeiro de 2021 até agora, o uso da plataforma no país cresceu 275%, revela levantamento do Google.

Sobre assunto, uma questão: Quem será o legislador

ou o magistrado capaz de peitar a regulamentação do uso de aplicativos de mensagem entre empresas e empregados dentro e fora do horário de trabalho acordado? Pandemia e consequente home office degeneram, cada vez mais, essa relação que, pelo visto, é o futuro do mundo laboral.

Recém-empossado, deputado

estadual George Lima (PV) deu entrada em um projeto de lei propondo criar o Programa de Atração e Apoio à Geração de Energias Renováveis do Ceará. Interessante.

Alta no número de casos

de violência contra a mulher, registrada desde o início da pandemia, fez a Polícia Militar de São Paulo criar a “Patrulha Maria da Penha”, um destacamento em homenagem à ilustre cearense, que dá nome à lei, e voltado exclusivamente ao atendimento de vítimas domésticas.

Famosa evangelizadora

cearense Ticiana de Paula acaba de lançar, nos apps musicais, nova versão da música “A Treze de Maio”, canção clássica que narra as aparições de Nossa Senhora a três crianças na cidade de Fátima, Portugal.

Tânia Joias exibe em suas

vitrines os lançamentos em relógios apresentados na Watches & Wonders 21, um dos maiores eventos do mercado de luxo do mundo.

ENQUANTO HOUVER SOL... Comemorando nove anos de

casadas, Denise Bezerra e Gil Santos passaram o fim de semana no Makena Hotel, em Icaraí de Amontada. No mesmo roteiro, Melaine Diogo.

Martinha Assunção e George

Lima escolheram o zen-chic Zorah, em Guajiru.

Almoçando sexta no Carbone,

Cláudia Quental, Neuza Márcia Falcão e Safira Moreira.

Também por lá, Germana

Wanderley, Letícia Studart e Márcia Andrea, Luizane Cavalcante.

Desde quinta na Praia da Pipa,

hospedados no famoso Hotel Sombra e Água Fresca, uma das vistas mais belas da praia, Roberto Pinheiro e Claudinha com a filha Isabela.

Na Osteria Nonna Rosa, em

São Paulo, Pedro Coelho Neto e Larissa com os filhos do casal.

Guilherme Bismarck percorreu

as belezas naturais do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO).

Rodrigo Ventura e Alice Diniz

relaxando pelo Carmel Taíba.

Aniversariaram neste domingo:

Louro Maia, Sakiê Brookes, Régis Medeiros, Luciano Vidal Jr.

Já hoje é dia de parabenizar

Igor Pinho, Priscila Cavalcanti, Samuel Arruda, Abelardo Rocha Neto.

Príncipe Harry e Meghan irão co-presidir um concerto de arrecadação de fundos para aumentar a vacinação em todo o mundo. Agendado para esta quinta-feira, 8 de maio, evento contará com a participação do presidente dos Estados Unidos Joe Biden e sua esposa Jill.  “Vax Live: The Concert To Reunite The World” contará ainda com as participações de Jennifer Lopez, Eddie Vedder, J Balvin e HER, dentre outros artistas. Também contará com falas da vice-presidente Kamala Harris, do presidente da França, Emmanuel Macron, e do primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau. Promovida pela organização internacional Global Citizen, a campanha visa pressionar as empresas a “doarem dólares por dose” e os países do G7 a compartilharem o excesso de vacinas. Ele também pedirá às empresas farmacêuticas que disponibilizem vacinas a preços sem fins lucrativos. O show será transmitido no YouTube e nas redes de televisão americanas ABC e CBS às 21h no horário de Brasília. A TV Globo também fará a exibição do encontro. 

PRÓ-VACINA 

DIEGO DAVI/ DIVULGAÇÃO

SELO EMPRESA SUSTENTÁVEL

Secretário do Estado Artur Bruno (Meio Ambiente) conduz cerimônia virtual, no próximo dia 6, às 9h30min, para entrega da primeira edição do “Selo Empresa Sustentável”. A certificação corresponde ao ano de 2019, numa edição piloto, feita somente em Jericoacoara. As empresas certificadas são: Chez Loran, Vento de Jeri e Casa na Praia. O distintivo integra programa de Certificação Ambiental Pública para identificar empresas comprometidas com as boas práticas ambientais, como a utilização de tecnologias e metodologias limpas, reciclagem e geração de impactos sociais positivos. Boa! 

CICLOS 

Mário Albuquerque e Mariana Lobo, em registro nos últimos dias, quando ele brindou seus 50 anos de vida e conquistas.

O BRASIL É LINDO!

Finalizo com essa imagem de Mozart Gomes e Roberta Quaranta com os filhos desbravando as belezas da Chapada Diamantina (BA). Viva o turismo nacional! 

Boa segunda-feira, boa semana!

Uma poesia que refl ete vários mundos

FENÔMENO da poesia,

Rupi Kaur lança novo livro

DIVULGAÇÃO

| LITERATURA |

Rupi Kaur lança coletânea “Meu corpo, minha casa”

Rupi Kaur diz que escreve para entender as complicações e as belezas da vida. A escrito-ra, de 28 anos, é um fenôme-no da poesia com 4 milhões de seguidores no Instagram e mais de oito milhões de livros vendidos e traduzidos para 20 idiomas. Para Rupi, que nasceu na Índia e vive no Canadá des-de pequena, um poema é feito para criar - e para ser compar-tilhado, sentido, vivido.

A escritora teria vindo ao Bra-sil, onde já vendeu mais de 500 mil livros, se não fosse a pan-demia. “Não vejo a hora de tudo isso acabar e eu poder visitar o país e me apresentar para meus leitores brasileiros. Eles são, de verdade, os mais doces, gentis e apaixonados. Fazem com que me sinta parte da família”, afirma.

Revelada com “Outros jei-tos de usar a boca”, livro pu-blicado de forma indepen-dente e depois por grandes editoras - aqui, ela é editada pela Planeta -, ela lança agora sua terceira coletânea: “Meu corpo, minha casa”. No meio dos dois está “O que o sol faz com as flores”. Todos com ilustrações dela.

“Um poema é feito para criar. Para ser compartilhado. Para ser sentido. Para ser vi-vido. Digo com frequência que escrevo para uma versão mais jovem de mim mesma. Aquilo que a minha versão de 15 anos precisava escutar. Palavras que lhe dissessem ‘oi, queri-da, sei que a coisa está difícil agora, mas vamos ficar bem’. Escrevo como uma maneira

de compartilhar experiências e vida. Venho de uma comuni-dade sikh onde a poesia é qua-se parte da nossa natureza. Nascemos nela. Nossos nomes vêm da poesia”, aponta a auto-ra, que tem apelo com público de diferentes idades.

Na sua obra, Rupi toca em as-suntos delicados como abusos, a experiência de ser estrangeiro, depressão e ansiedade, abor-dando também autoconheci-mento, aceitação, corpo e men-te. “São histórias reais. Minhas ou vindas de conversas que tive com as mulheres à minha vol-ta. As mulheres que encontrei na minha vida. Amigas, irmãs, primas, tias. Isso ocorreu natu-ralmente. Os tópicos vieram a mim, e era meu dever escrever a respeito deles. Eram essas as

questões que me emocionavam. Eu precisava trabalhar por meio da complexidade delas e fiz isso com a minha linguagem”, re-flete. A artista completa: “Por meio das ilustrações, eu tentei suavizar a experiência enquan-to inseria o leienquan-tor na obra com mais profundidade”.

Segundo a escritora, o mun-do em pandemia tem revelamun-do muito do que somos. “Acho que este ano de pandemia eviden-ciou as vastas desigualdades que existem no planeta. E o mundo fracassou esplendidamente em conseguir ajudar as pessoas mais vulneráveis. Enquanto países desenvolvidos estão vacinando prontamente suas populações, vemos uma crise descontrolada em lugares como Índia e Brasil”.

(4)

FORTALEZA - CE, SEGUNDA-FEIRA, 3 DE MAIO DE 2021

􀏄

O que é e como jogar

1. O jogo é constituído de 81 quadrados numa grade de 9 x 9 quadrados, subdivivida em nove grades menores de 3 x 3 quadrados. 2. Cada fileira (vertical e horizontal) deverá conter números de 1 a 9. 3. Cada grade menor, de 3 x 3 quadrados, deverá conter números de 1 a 9.

4. Nas fileiras horizontais e verticais da grade maior, cada número deverá aparecer uma só vez.

SUDOKU

PALAVRAS CRUZADAS

23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO 23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO 22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO 21 DE JUNHO A 22 DE JULHO 23 DE JULHO A 22 DE AGOSTO 23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO

22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO 21 DE JANEIRO A 19 DE FEVEREIRO 20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO 21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL 21 DE ABRIL A 20 DE MAIO 21 DE MAIO A 20 DE JUNHO

Brincar

Os mundos de Liz.

DANIEL BRANDÃO

www.estudiodanielbrandao.com

Os Intrépidos.

KARLSON GRACIE E BRENO TAVEIRA

@karlsongracie

Coisinhas.

DHIOW

adivinhadindi.tumblr.com

HORÓSCOPO PERSONARE

www.personare.com.br | a.martins@personare.com.br

PEIXES

AQUÁRIO

CAPRICÓRNIO

SAGITÁRIO

ESCORPIÃO

LIBRA

VIRGEM

LEÃO

CÂNCER

GÊMEOS

TOURO

ÁRIES

A Lua migra da área social até o da intimidade, enquanto Mercúrio e Vênus adentram a casa espiritual, o que lhe faz dar valor às situações e pessoas que se harmonizam com sua vida. A Lua Minguante do mencionado setor requer que você refl ita quanto a sua exposição da imagem pública.

A Lua Minguante se desloca entre a casa da família e o de relacionamentos, enquanto Mercúrio e Vênus adentram a área da intimidade e isso faz com que você venha a aperfeiçoar o seu círculo de confi ança. O astro no referido setor tende a lhe conduzir a ajustes na vida privada.

O fator humano tende a fi car no centro dos acontecimentos, pois a Lua se desloca entre a citada área e a do cotidiano, e Mercúrio e Vênus adentram o setor de relacionamentos. A Lua Minguante na casa comunicativa exige cautela e diplomacia para melhorar o trato interpessoal.

Mercúrio e Vênus adentram a área de crise, indicando desafi os que podem afetar nas ideias e emoções. A Lua Minguante tende a exigir aprimoramento pessoal. Procure aproveitar este momento astrológico para fazer ajustes em suas metas de vida e as relações correlatas.

Diálogos e afetos podem ser despertados, pois Mercúrio e Vênus adentram o setor das amizades. A Lua Minguante na casa dos relacionamentos faz com que os obstáculos interpessoais provoquem mudanças ideológicos e práticos, já que a Lua migra da citada área à de trabalho.

Lua Minguante transita da citada área até a da espiritualidade, e Mercúrio e Vênus adentram a casa da profi ssão, levando-lhe a fortifi car seus ideais de vida. Este é um momento favorável para refl etir sobre ajustes que a rotina precisa, pois esse astro inaugura essa fase no setor do cotidiano.

As rotinas tendem a ser pensadas para causar bem-estar, pois a Lua se desloca entre a área material e a de prazeres, enquanto Mercúrio e Vênus adentram a do cotidiano. As questões práticas exigem atenção e alterações agora, por conta da Lua Minguante na citada casa.

A Lua se desloca em direção ao setor da família, e Mercúrio e Vênus adentram a área de prazeres, nutrindo o bem-estar íntimo. Procure entender que é essencial exercitar a autocrítica e melhorar a postura perante o dia a dia e as pessoas, já que a Lua Minguante transita por seu signo.

A Lua se desloca entre a área de crise e a da comunicação, e Mercúrio e Vênus adentram o setor familiar, mostrando que é possível aperfeiçoar a maneira como você se posiciona no círculo íntimo. A Lua Minguante na mencionada casa pode lhe deixar introvertidade e focado nos obstáculos.

A área comunicativa recebe Mercúrio e Vênus, nutrindo o equilíbrio entre razão e emoção tanto nas ideias quanto no discurso. A Lua Minguante promove ajustes interpessoais. A Lua se desloca entre as áreas de amizades e material, o que lhe faz analisar e forticar as parcerias.

Mercúrio e Vênus adentram a área material, fornecendo praticidade e criatividade. A Lua Minguante tende a favorecer refl exões e mudanças rumo à satisfação profi ssional. A Lua migra da área do trabalho até seu signo, fazendo com que você se aprimore frente às demandas e parcerias.

A Lua migra entre as áreas espiritual e de crise, o que coloca os desafi os práticos e humanos em debate. Mercúrio e Vênus adentram seu signo, fortalecendo o pensamento e a autoestima. Refl exões profundas se farão presentes com a Lua Minguante, dando a chance de ajustar expectativas e realidade.

O SANTO

São Filipe e São Tiago

O ANJO

Sealiah

Filipe, nascido em Betsaida, Galiléia, recebeu o chamado junto de Pedro e André, se tornando apóstolo. Filipe, durante a

multiplicação, questionou Jesus de como iria alimentar tanta gente, além de ter sido ele quem pediu ao Cristo que lhe mostrasse o pai. Jesus lhe respondeu: “Filipe quem vê a mim vê ao pai”. São Tiago, o Menor, possuía grande santidade. Além de apóstolo, Tiago era filho de

Alfeu, ou seja primo de Jesus. Seu chamado se deu junto de Tadeu e, sem exitar, se tornaria apóstolo de Cristo. Após a ressurreição, Jesus apareceu para Tiago, para que este tocasse suas chagas e ganhou do próprio Cristo o dom de ciência. Alguns santos vêm em Tiago sua grande pureza, vivendo uma vida de santidade extraordinária, chegando a ser martirizado pelo testemunho de sua fé verdadeira.

Este arcanjo deverá remediar os males da humanidade: será ele quem conduzirá a nova geração para a nova era. No final de nossas vidas, o príncipe Rafael e seus anjos ficarão ao nosso lado, aliviando toda e qualquer dor. É o médico divino, o anjo da cura, príncipe das Virtudes, que cura todos os males da humanidade e de todo o planeta. Recomenda o louvor a Deus, a prática das boas ações, a oração, o jejum e a esmola.

(5)

FORTALEZA - CE, SEGUNDA-FEIRA, 3 DE MAIO DE 2021

􀎑

LEDAMARIA@OPOVO.COM.BR | *ESCREVE ÀS SEGUNDAS E QUARTAS

LÊDA

MARIA

LEDAMARIA@OPOVO.COM.BR | *ESCREVE ÀS SEGUNDAS E QUARTAS

MAIS,

MAIS

MOLDURAS

Aqui espécies de um jardim original com raras flores e frutos, riquezas do Ceará

S

ão 2.465 espécies de plantas com flores e frutos formando os cenários do sertão, litoral, ambientes aquáticos, chapadas e serras. Tudo isso faz parte agora do “Inventário da Flora Cearense”, um livro contendo o levantamento de uma completa pesquisa que valoriza e encanta esse universo. O trabalho contém informações de décadas de estudos, reunindo especialistas e tendo a coordenação da professora Iracema Loiola, do Departamento de Biologia da UFC. Para o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, “a ideia é que esse inventário digital auxilie na elaboração de políticas públicas para a conservação, estudos de biotecnologia, plantas medicinais, avaliação de impactos ambientais não só para impulsionar empreendimentos, mas para o conhecimento das variadas e ricas espécies. O público alvo são os gestores públicos, empresas, pesquisadores, ONGs e, outros estudiosos”. O Inventário será lançado próximo dia 7, às 14 horas, via canal do YouTube, da Secretaria do Meio Ambiente. Ele une Sema/Semace/Funcap.

INVENTÁRIO DA FLORA CEARENSE􀪱

UMA RIQUEZA LANÇADA DIA 􀠌

E

stá localizado em Aquiraz, um complexo de multi-entretenimento de praia com 20.500 metros quadrados. É o Riviera Beach Club, bonito e

moderno, celebrando mais um ato de amor unindo cearenses e portugueses. Está voltado para ser uma âncora para um dos maiores empreendimentos do Estado do Ceará: o Aquiraz Riviera.

Terá grande restaurante na frente mar, acompanhado de uma piscina de borda infinita como protagonista, assim como o bar molhado. Além disso, focando para toda a família, o Beach Club contará com parque aquático, cercado por um paisagismo belo e perfumado. O projeto é assinado pelos arquitetos Marcus Novais e o filho Lucas. A inauguração deverá ser no Ano Novo.

R

egina Castelar projetou a realização de um curso on line, via zoom (ao vivo), sobre Meditação Plena, incluindo respiração, pensamentos, emoções, sentimentos, compaixão, valores e outros temas. Oito aulas, cada uma com 50 minutos de duração, e início neste mês, permitirá a aprendizagem de como atingir a atenção plena que nos traz presença, serenidade, redução de estresse, aumento da produtividade e muitos outros benefícios direcionados ao viver com qualidade e alegria. Mais informações: 99632.6996

Cláudio Vale escolheu o Egito para comemorar a chegada de seus 44 jovens anos. Na companhia de suas mulheres amadas Renata e as filhas Cláudia (foto), Lina e Lara e do irmão Paulo, a programação foi recheada de alegrias e descobertas. Por conta do calor reinante, todos aderiram a um novo guarda roupa, o aniversariante, inclusive, mais liberto, apreciando as calças masculinas, adquiriu uma coleção. Grande ausente foi a mamãe Iracema, dedicada a uma missão familiar.

LÚCIA E OSVALDO Carioca contando a tranquilidade do

novo cenário praiano, levando-os a deixar Fortaleza. Residem hoje no Way- Way Eco Residente Cumbuco, com direito a banho de mar matinal, convivência com amigos e muito bom tempo para as leituras.

LUIZ EDUARDO, jovem advogado cearense, depois de

aprovação em concurso, ocupa cargo maior na área de fiscalização financeira do STJ. Papais Orlane e Luiz Eduardo Laguna acompanham mais um sucesso do filho

Amanhã, ganha nova idade a querida Tane, amada de Chiquinho de Matos Brito e mãe queridíssima de André, Mayra e Cláudio. A Pandemia cancela comemoração sempre realizada e pincelada de muito amor e entusiasmo. Mas o Grupo Azul prepara surpresa.

REGINA Juaçaba não teme

lockdown, aproveita seu tempo criando peças em crochê para a bisneta Beatriz, a filha querida de Roberta e Cadeh Juaçaba.

LISIEUX Brasileiro, em

parceria com Tânia Bulhões, apresenta na sua loja peças para mesa e uma linha de perfumaria atraente. É o seu “Jardim de Rosas” para o Dia das Mães.

DR. FRANCISCO ELEUTÉRIO,

há 48 anos professor universitário na área de Ginecologia e Obstetrícia, aceitou o convite do Rotary Club Fortaleza Planalto e apresentou uma live enfocando os temas: Saúde Materno-Infantil, Covid em gestantes e a questão da vacinação atendendo bebês e mamães.

MÉDICO Rogério Pessoa e

Vânia programando para maio dias de relax na tranquilidade em seu espaço residencial na Praia da Fontes.

ARQUITETA Regina

Catunda desenvolvendo o moderno projeto, da residência de praia, de Dalton Mendes (Enaut) e Alexandra, localizado no Mandara Kawai.

ATLETAS e caminhantes

aplaudem a criação de uma live, às 6 horas da manhã, programada pela Unimed Assessoria de Corrida. Uma completa orientação é dada por especialistas, focalizando a saúde e o bem estar.

UM ABRAÇO especial para

os aniversariantes: Valdelice Calvet, Herbert Vieira, Jurandir Picanço, Mino Castelo Branco, Verônica Silva e Vanildo Marcelo. Amanhã para Amarílio Macedo, Jose Rego, Hans Schmidtner, Eliardo Rodrigues.

A CELEBRAÇÃO da

Esperança pela partida de Amir Franco para a Casa do Pai será hoje, às 18 horas, na Paróquia de São Vicente. Transmissão também pelo Google Meet. Amigos unem-se na saudade com os filhos queridos de Amir: Erika, Marcelo e Fernanda.

CAMISA autografada do Ceará Sporting Club;

livro “O Legado de um Grupo Vencedor”; Medalha Campeão Cearense 2018. Esses objetos, atraindo principalmente o torcedor do Ceará, fizeram parte do leilão para ajudar a Fundação do Rim. Presidente Paulo Mota conta que o programa, acionado pelo site do Montenegro Leilões, reuniu torcedores e amigos, fim de tarde do último dia 30. Outras ajudas são importante para o funcionamento da Casa.

POR QUE ninguém sabe responder a que se deve o

programa de isolamento social praticado pelo Governo do Estado, nunca atingir os coletivos? Trabalhadores, estudantes e demais passageiros enfrentam, em todas as horas, ônibus lotados, permitindo a propagação do vírus e a insegurança de todos.

Curso de blues pela Internet

CAIKE Falcão realiza o

curso ‘Do nada ao blues’

JUSCELINO BLOW/ REPRODUÇÃO/ INS

TAGRAM @CAIKEF

AL

CAO

| MÚSICA |

Caíque Falcão lança “Do nada ao blues”, já disponível pela plataforma Hotmart

Desde o início da pandemia, os cursos virtuais se tornaram uma das únicas alternativas para as pessoas que querem aprimorar seus conhecimentos em determinadas áreas de in-teresse. Com a situação, cursos livres e atividades de extensão se adaptaram à internet como maneira de alcançar o público à distância. Mas, mesmo com o aumento da variedade de ini-ciativas de formação on-line, o guitarrista Caike Falcão per-cebeu que ainda havia poucas oportunidades para estudar mais profundamente sobre o gênero musical blues.

Por causa disso, teve a ideia de produzir uma atividade forma-tiva completamente virtual. O curso, denominado “Do nada ao blues”, está disponível para ins-crições na plataforma Hotmart

desde ontem, 2 de maio. “Na pandemia, temos que nos virar para receber dinheiro. Então percebi que existe um grande mercado de cursos digitais”, ex-plica o músico. “Encontramos vários cursos de guitarra, mas havia poucos de blues, que é o estilo que domino”, comenta.

“Serão mais de 20 aulas, divi-didas em quatro módulos. Tam-bém haverá um pack de 25 licks de guitarra”, afirma. Nos quatro módulos, abordará vários te-mas. A introdução passará por questões básicas, como harmo-nia, fazer acordes e montar es-calas. Depois, o aluno será ensi-nado sobre a escala pentatônica, comumente utilizada no blues.

Na terceira parte, os cur-sistas trabalharão com har-monia e acorde. “Tentamos fugir um pouco do clichê. Os

materiais sobre blues que es-tão na internet são repetiti-vos, são coisas que estão bati-das há anos. Então queremos passar uma outra visão”, in-dica. Para finalizar, no quarto momento, a ideia é fazer com que os estudantes avancem de nível. “O quarto é um pouco mais sofisticado, já coloco o aluno no intermediário para cima, para ele sair do curso com outro nível”, explica.

O processo de elaboração do “Do nada ao blues” foi baseado nas metodologias que Caike Falcão encontrou em outros espaços de formação. “Eu fiz alguns cursos de guitarra, que me ajudaram a criar um flu-xograma”, afirma. A produção foi gravada de maneira sim-ples, sem tanta conversação e com um cenário limpo.

Curso “Do nada

ao blues”

Quando: inscrições a partir

de domingo, 2

Onde: na plataforma Hotmart Quanto: R$ 297

Mais informações:

Insta-gram @caikefalcao

O público-alvo é, principal-mente, pessoas com conheci-mentos intermediários sobre harmonia. “Eu gosto de pensar que meu público já sabe to-car. Não necessariamente ele conhece a teoria, mas já tem algum tipo de conhecimento”, diz. A iniciativa custa R$ 297 para a primeira turma e terá uma carga horária de aproxi-madamente 35 horas.

(6)

FORTALEZA - CE, SEGUNDA-FEIRA, 3 DE MAIO DE 2021

􀠾

Cinema

&

séries

A popularidade crescente dos chamados “doramas”, produções audiovisuais asiáticas, tem fei-to muitas pessoas começarem a consumir essas obras. O prota-gonismo asiático — sobretudo o coreano — nas áreas da músi-ca e do cinema deu espaço para que essas sociedades, mesmo não nutrindo tantas semelhan-ças com a ocidental, despertem a curiosidade do público. A par-tir dos anos 1990, a hallyu ou “onda coreana” tratou de difun-dir a cultura coreana ao redor do mundo. Mas, além da hallyu, o que está por trás do sucesso dos dramas coreanos?

A palavra “dorama” faz refe-rência à pronúncia da palavra “drama” em japonês. Ao contrá-rio do que muitos pensam, os doramas não estão associados a um único país asiático, mas a todos os que produzem esse tipo de programa. Um exemplo dis-so é a existência de uma grande quantidade de doramas corea-nos, japoneses, chineses, tailan-deses... Outro equívoco comum é chamar dorama de “novela asiática”: quando observamos a estrutura de um dorama e os temas abordados nele, a seme-lhança é maior com o que conhe-cemos como série.

Esse formato de produção oriental possui um enredo (iní-cio, meio e fim) dividido, geral-mente, em 16 episódios com foco num núcleo principal de perso-nagens — diferente das nossas novelas, que costumam ter vá-rios núcleos. Na maioria das ve-zes, os dramas possuem apenas uma temporada e episódios que são lançados semanalmente. Existem doramas para todos os gostos e que tratam de diferen-tes temáticas, mas a comédia romântica é o gênero mais co-mum nessas produções.

Formado em História e Li-teratura Coreana com espe-cialização em Dinastia Joseon (1392-1910), o coreano Jimmy Park aborda a inserção desses elementos históricos e culturais em doramas por meio de seu perfil @jimmythehistorian no Instagram. Questionado a res-peito da popularidade dessas produções ao redor do mundo, ele afirma que, além da influên-cia da fama de celebridades co-reanas como BTS, Blackpink e Song Joong-Ki, a sensibilidade é a característica que tornou os doramas tão conhecidos. “Os k-dramas expressam mui-to bem as emoções humanas. As pessoas simpatizam com as emoções dos personagens. In-dependentemente da diferença cultural e da barreira do idioma, as pessoas podem sentir o que os personagens sentem. K-dramas capturam pequenos momentos que representam verdadeiras histórias de vida. Às vezes, não é fácil para as pessoas falarem

com o coração, mas k-dramas fazem isso por você”, explica.

Eduarda Porfírio é estudante de jornalismo, criadora de con-teúdo e proprietária do blog “Re-flexões de uma Desocupada”, em que veicula indicações de várias séries, incluindo doramas. Ela conta que seu primeiro conta-to com as produções asiáticas foi em 2018, quando estava no terceiro semestre da faculdade. “Uma amiga começou a ver “So-mething in the Rain” porque a Netflix recomendou. Ela me in-dicou, eu comecei a ver e gostei, por ter uma narrativa diferente das comédias românticas esta-dunidenses”, narra.

Para Eduarda, além dos do-ramas servirem como uma vál-vula de escape em meio ao pe-ríodo de isolamento social, eles permitem conhecer mais sobre a cultura sul-coreana — de modo a entender como se desdobram problemáticas sociais como ra-cismo, sexismo e padrões de beleza numa sociedade dife-rente da brasileira. A estudante comenta ainda sobre o estigma imposto às produções asiáticas: “A gente ainda tem essa ideia de que o que vem dos Estados Uni-dos e da Europa é melhor. Vemos isso na música também. Nosso consumo é muito colonizado”.

Para celebrar o sucesso de audiência das produções asiá-ticas, a Netflix resolveu investir mais de 600 milhões de dólares em obras coreanas neste ano. Publicações feitas pelos perfis da plataforma em redes sociais acerca do assunto, antes quase inexistentes, agora são comuns. A arquiteta e urbanista Ana Pau-la Rodrigues rePau-lata que assiste

mais produções orientais do que ocidentais. “Depois que acos-tumei com a sonoridade da lín-gua, passei a gostar muito mais dos dramas coreanos, porque tendiam a ser menos machistas que os japoneses. Um caminho sem volta realmente para as ro-mânticas incuráveis! Como são produções muito bem feitas em sua maioria, quando as pessoas deixam para trás suas barreiras tanto com a língua quanto com a cultura, elas conseguem reco-nhecer a beleza por trás dessas criações”, acredita. Paula possui um perfil no Instagram voltado para disseminação de cultura asiática, @ohayo.asia. Segundo ela, a pandemia favoreceu esse consumo, cujas proporções estão indo além do esperado.

No Ceará, a presença da cul-tura coreana é sentida com a realização de eventos como o Sana, que reúne um público in-teressado em cultura asiática; abertura de restaurantes como o Kpop&Food; e surgimento de cursos de línguas asiáticas pela Capital. Iago Filipi, graduado em Sistema e Mídias Digitais, Publi-cidade e aluno de Mestrado em Comunicação da Universidade Federal do Ceará, pontua que esse fenômeno começou com a cultura japonesa. “Com a chega-da chega-da Internet, todo mundo tem acesso às informações de outros países. Uma cultura que eu vejo que fez mais sucesso inicialmen-te, foi a cultura japonesa, que chegou por meio da televisão”, explica. Iago destaca que, apesar da cultura japonesa ainda ser popular no Ceará, a coreana tem tido mais visibilidade nos últi-mos anos.

| AUDIOVISUAL |

Sucesso de audiência nas plataformas de

streaming, doramas conquistam lugar no coração do público

DORAMAS

A FEBRE DOS DRAMAS ASIÁTICOS

“Vicenzo” é protagonizada por Song Joong Ki, estrela de dramas como “Descendentes do Sol” e “Arthdal Chronicles”.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

EUZIANE BASTOS

vidaearte@opovo.com.br

ESPECIAL PARA O POVO

Confi ra as indicações de

doramas clássicos e atuais

RESPONDE 1988

Lançamento: 2015 Elenco: Park Bo-gum, Lee Hye-ri, Ryu Jun-yeol, Go Kyung-pyo

Onde assistir: Netflix, Viki Rakuten

GLOBLIN

Lançamento: 2016

Elenco: Kim Go-eun, Gong Yoo, Lee Dong-wook Onde assistir: Viki Rakuten

ITAEWON CLASS

Lançamento: 2020

Elenco: Park Seo-joon, Kim Da-mi, Kwon Na-ra

Onde assistir: Netflix

TUDO BEM NÃO SER

NORMAL

Lançamento: 2020

Elenco: Seo Ye-ji, Kim Soo-hyun

Onde assistir: Netflix

VINCENZO

Lançamento: 2021

Elenco: Song Joong-ki, Jeon Yeo-been, Ok Taec-yeon Onde assistir: Netflix

MR.QUEEN

Lançamento: 2020

Elenco: Shin Hye-sun, Kim Jung-hyun

Onde assistir: Viki Rakuten

FLOR DO MAL

Lançamento: 2020

Elenco: Lee Joon-gi, Moon Chae-won, Kim Ji-hoon Onde assistir: Viki Rakuten 

Referências

Documentos relacionados

Aniversário AOP: comemorar de forma particular o 30.º aniversário da AOP em cerimónia para o efeito, procurando dar e conferir maior notoriedade à «Academia»

Um dos principais impactos da colaboração entre Madrid e Buenos Aires tem sido compreender as semelhanças e diferenças entre os sistemas de gestão e governança das duas

Se a Mangueira expandiu seu domínio na área do samba para ser sinônimo de melhor projeto social do País, citada como exemplo para o mundo pela Organização das Nações Unidas,

O papel do Fundecitrus foi decisivo para a construção da posição ostentada pelo Brasil, inclusive pelo trabalho do inventário das árvores e a robusta metodologia de estimativa

 A forte temporada de Natal que presenciamos em 2013 nos nossos shoppings mais novos – Uberlândia, Boulevard Londrina e Passeio das Águas – fundamenta

Os números revelam que o único tipo de relação que aparece na maioria das personagens são as amorosas e familiares, mas aí a diferença entre homens e mulheres é significativa

Deus não vai perguntar quantas pessoas você atraiu para a igreja.... mas vai perguntar como você influenciou o Mundo à

Na faculdade de tecnologia FIAP, o diretor acadêmico do Centro de Pós-Graduação, Francisco  Amaral, utiliza a comunidade de 1.250 alunos dos cursos de pós-gra- duação