• Nenhum resultado encontrado

Sociedade Pestalozzi do Estado do Rio de Janeiro. Reconhecimento do Curso de Terapia Ocupacional. Leda Maria Chaves 1 - RELATÓRIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sociedade Pestalozzi do Estado do Rio de Janeiro. Reconhecimento do Curso de Terapia Ocupacional. Leda Maria Chaves 1 - RELATÓRIO"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

A Sociedade Pestalozzi do estado do Rio de Janeiro é uma sociedade civil considerada Entidade de Fins Filantrópicos, Entidade de Uti lidade Pública Estadual e Entidade de Utilidade Pública Federal, sem fins

lucrativos, com sede e foro na cidade de Niterói, Estado do Rio de Janeiro. Pela Portaria nº 154 de 22 de maio de 1989 SESU/MEC foi designada Comissão verificadora constituída pelos professores Michelle Selma Hahn e Maria Heloisa Medeiros Merhy, da Universidade Federal de São Carlos e pelo TAE Darcymires do Pego Barros, da DEMEC/RJ, para verificar as condições de funcionamento do curso e apresentar relatório conclusivo.

O curso de Terapia Ocupacional foi autorizado pelo Decreto nº / 90.776 de 28.12.84, nos termos do Parecer 335/84, com 60 (sessenta) va gas totais anuais.

A Presidente da Sociedade Pestalozzi do estado do Rio de Janeiro encaminha a este Conselho pedido de reconhecimento do curso de Terapia Ocupacional, ministrado pela Escola Superior de Ensino Helena Antipoff instalada em Niterói/RJ.

1 - RELATÓRIO

Leda Maria Chaves

Reconhecimento do Curso de Terapia Ocupacional Sociedade Pestalozzi do Estado do Rio de Janeiro

(2)

Estabelecimento de ensino superior mantido

* A Sociedade Pestalozzi do estado do Rio de Janeiro mantém apenas a Escola Superior de Ensino Helena Antipoff com os seguintes cursos

* Fisioterapia

Autorizado com 60 vagas - Fonoaudiologia

Autorizado com 60 vagas - Terapia Ocupacional

Autorizado com 60 vagas

As edificações próprias são adequadas para as atividades de ensino, pesquisa e atendimento comunitário, relacionados à área de reabilita çao. Incorporam 14 pavilhões que se distribuem entre as áreas e espaços* arborizados.

Um dos pavilhões encontra-se em reforma e ampliação a fim que possa atender de forma efetiva as atividades práticas do Curso de Terapia Ocupacional. Possui dois pavimentos em que estão inseridas quatro salas destinadas aos ambulatórios, dois amplos salões, banheiros e sanitários além de uma rampa bem adequada a cadeira de rodas, para acesso aos andares superiores. Possui este pavilhão uma área de 522,26m2.

Outra dimensão do Curso de Terapia Ocupacional encontra-se nos ambulatórios sitos á Rua Lopes Trovão, 52, em Icarai, consagrados á fundamentação prática/teórica por meio de Estágios Supervisionados.

A Comissão declara: " Observamos que as construções em sua maioria são recentes e/ou a-

presentam Ótimo estado de conservação, limpeza e higiene adequadas às su as finalidades.

A Mantenedora, integrada às atividades da ESEHA, procura atender suas solicitações no que se refere aos recursos audio-visuais, sobretudo na aquisição de material didático-pedagõgico necessário"•

A Instituição como um todo ainda conta com uma ampla área de lazer uma pequena quadra de esportes e um projeto para construção de um conjun

(3)

A Comissao sugere:

Faz necessário a construção ou destinação de uma área coberta tipo galpão, próxima às salas de aula para que os alunos possam permanecer neste espaço em seus horários livres.

Dessa forma, eles não precisariam ficar nos corredores, prejudicai do o bom andamento das aulas".

Sobre os laboratórios a Comissão Verificadora informa o seguinte:

- LABORATÓRIO DE ANATOMIA E FISIOLOGIA

O laboratório de 80m2, comum aos 3 (três) cursos, é utilizado para as aulas práticas das disciplinas Anatomia I e II, Neuroanatomia e Fisio logia.

T Do ponto de vista de equipamentos, mobiliário, iluminação e ventilação é bastante adequado. Atende perfeitamente á demanda dos alunos nos horários de aulas bem como ainda é utilizado nas horas vagas tanto pelo corpo docente e técnicos para trabalhos de dessecção e preparação de material didático, como pelo corpo discente em atividades de monitoria estudo.

LABORATÓRIO DE HISTOLOGIA E PATOLOGIA

0 laboratório de 58m2, comum aos 03 (três) cursos, é utilizado para as aulas práticas das disciplinas Histologia e Patologia I e II.

Os equipamentos e mobiliário sãoadequados à utilização e demanda. Nas horas vagas além de ser utilizado pelo corpo discente para estudo, / também é aproveitado pela disciplina Anatomia I.

LABORATÓRIO DE ENSINO DE TERAPIA OCUPACIONAL

Não existe ainda um laboratório de ensino para as disciplinas práticas e/ou aplicadas de Terapia Ocupacional. O que tem sido utilizado é parte do espaço dos serviços de Terapia Ocupacional da Sociedade Pestalozzi . São utilizadas as salas do Setor de Terapia Ocupacional Geral Pavilhão Kennedy, e as salas das oficinas pré profissionalizantes. Todas as salas supra-citadas encontram-se em condições bastante precárias e / são inadequadas para uma boa condição de ensino.

(4)

O sistema de ventilação, iluminação, mobiliário e equipamentos exigem reparos a curto prazo para que efetivamente possam ser utilizados pelo corpo docente e discente do curso.

Anexamos a este relatório o projeto, planta e cronograma de uma ampla reforma e ampliação destes 2 setores, para que desta forma as instalações se tornem adequadas para fins de ensino e assistência", (cf. fIs.269/ 272, do Vol. principal).

A Instituição,atendendo a Despacho Interlocutório, enviou fotos e notas fiscais que comprovam ter acatado às sugestões da Comissão.

Sobre a bibliteca, a Comissão Verificadora assim se expressa seu em relatório: "A biblioteca de uso comum aos Cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional dispõe de uma área total de 168m2, sendo 2/3 dessa área reservada à leitura. Apresenta iluminação, condições de ventilação e mobiliário adequado para sua demanda.

O acervo na data da verificação, conforme informação do bibliote cário responsável, é de 2.600 títulos e 3.150 exemplares. Os títulos ' abrangem adequadamente e de forma atualizada as áreas de ciências Bási. cas e clinicas da saúde, bem como as áreas de formação geral e humana' (psicologia, sociologia, etc).

Com relação ao acervo específico de Terapia Ocupacional, este se encontra deficitário em dois aspectos; livros desatualizados e poucos exemplares. Ainda não existem assinaturas de periódicos de Terapia / Ocupacional, embora a Escola esteja envidando esforços para sua aquisição.

Faz parte das previsões da instituição, à curto prazo, a ampliação do acervo bibliográfico especializado, e a instalação de uma sala de vídeo.

Nota-se um grande empenho por parte da direção nesta ampliação , fortalecendo assim a qualidade do ensino".

(5)

A Escola atendeu a sugestão de Comissão Verificadora fazendo a assinatura anual de dois p e r i ó d i c o s : um eapecífico para T. O. o American Journal of Occupaclonal Theory - • outro que serve ao Curso T.O. e ao de Fisioterapia - Reabilitacion, o primeiro em inglês e o segundo em espanhol. Mão existe perió dico em português. A nota fiscal da assinatura acompanha este documento.

Como a própria Comissão o afirma, a Instituição esta enviando esforços para ampliar o acervo especifico de T.O. mas tem esbarrado com dificuldades alheias a sua vontade, ou seja, não há, no mercado editorial brasileiro, novas edições de títulos já esgotados ou novos títulos específicos à disposição para a compra, nem no Rio nem em São Paulo.

0 Chefe do Departamento do T . O , foi à Universidade de Sao C a r l o s em busca de s u b s í d i o s . Sobre a estrutura curricular a Comissão Verificadora informa que;

"A estrutura curricular adotada é por sistema de créditos, e vem

seguindo o estabelecido pelo Parecer 335/84 quando da autorização de fun cionamento.

Há uma posposta de reformulação curricular conforme o exposto no item de 2.1. - Regimento, apreciada por esta Comissão, que deverá ser im plantada tão logo seja aprovada pelo CFE.

O aluno inicia a Bua prática supervisionada no 60 semestre, com 90 horas de estágio de observação. Nos semestres subsequentes realiza 03' (três) estágios de participação, de 220 (duzentos e vinte) horas cada.

Os estágios são realizados na própria mantenedora. Sociedade Pestalozzi do Rio de Janeiro ou em instituições selecionadas e conveniadas / com a Escola Superior de Ensino Helena Antipoff.

O critério de seleção para a celebração de convênios, obedece às se guintes normas mínimas:

Ter um terapeuta ocupacional; ter condições qualitativas e quantita tivas de oferecimento de uma prática clinica ao alunado. Ê função do pro fessor coordenador dos estágios, fazer visitas regulares às instituições conveniadas para garantir essas normas mínimas, bem como verificar o andamento dos alunos em suas práticas.

Na presente data, entre as 20 (vinte) instituições conveniadas, / aproximadamente 14 (quatorze) oferecem estágio para alunos de Terapia / Ocupacional. Não faltam vagas nestes locais.

(6)

Foi verificado ainda a não obrigatoriedade em termos de diversificação de locais e áreas de estágio.

Seguindo a preconização da Federação Mundial de Terapia Ocupado-' nal, recomendamos a obrigatoriedade do aluno estagiar em pelo menos 02 áreas de atuação diferentes, sendo 1 estágio em área física e outro em área mental". A Instituição informa:

Com relação às sugestões refenntes às normas do Estágio Super visionado, informamos que foram todas acatadas, como o compro va a Documentação Complementar de 02/10/69 onde consta as no vas Normas e suas alterações sublinhadas. A Comissão acrescenta que:

"Em contato e entrevistas feitas com os alunos do Curso (90 perío-

p

o), tanto em sala de aula como em campo de estágio, nota-se uma certa segurança por arte dos formandos no que diz respeito ao seu futuro / profissional. Mo entanto, ao detalharem sobre o andamento de sua formação, houve sugestões de modificações

curriculares, e uma aprovação geral quanto à iniciativa da Escola neste sentido. .' Í

Em matéria publicada no caderno do Vestibular de Jornal do Rio de Janeiro 17.08.88, o Curso de Terapia Ocupacional da Escola Superior de Ensino He Lena Antipoff apresenta-se como o melhor do Rio de Janeiro".

O currículo pleno em vigor constitui o .ANEXO I deste Parecer e o currículo pleno proposto pode ser visto no ANEXO II;" -

Sobre o Corpo Docente,a Comissão informa ter verificado. os currículos (por amostragem),comparando-os com os dados indicados no processo de

reconhecimento. Sua conclusão e de que todos estão de acordo com o Parecer 20/77.

(7)

A Escola Superior de Ensino Helena Antipoff, com o cumprimento de' suas atividades fins ensino, pesquisa e extensão- tem se mostrado como' um centro incentivador de práticas necessárias e adequadas para o desenvolvimento da assistência, produção e difusão de conhecimentos científicos e culturais.

Estando o processo devidamente instruído,analiso ,

agora, a outra solicitação da Instituição,que e a alteração curricular, a qual foi, inclusive, avaliada pela Comissão Verificadora.

"A nova proposta do currículo pleno para o Curso de Terapia Ocupacional contêm modificações relevantes quanto á estrutura e conteúdos , mantendo, no entanto, o total de carga horária do currículo pleno em vi gor, ou seja 3.750 horas.

Em correspondência ao currículo mínimo contido na Resolução no / 4/83, são mantidos os ciclos e percentuais propostos, sendo que nesta nova proposta dota-se mais o ciclo de matérias profissionalizantes com maior número de horas/aula,

diminuindo-SE a carga horária dos ciclos an teríores. Com essa alteração verifica-se uma maior adequação à recomendação quanto aos percentuais de tempo mantidos, entre os ciclos. (" Os ciclos 1 (matérias biológicas) e II (matérias de formação geral) devem ocupar 20% desse tempo (total do curso), o ciclo II, pré-profissionali-zante, 20%, o ciclo profissionalizante 40%, restando 20% para a prática supervisionada" - artigo 90)"

A comparação entre os currículos plenos, a nova estrutura curricular, bem como o ementário, bibliografias e recursos, estão contidos no Relatório Analítico-avaliativo enviado pela ESEHA e anexado ao Processo de Reconhecimento do Curso, e mereceram algumas" considerações e sugestões da Comissão.

. o cicio IV foi o que sofreu maiores alterações com grande inclusão de disciplinas de formação específica e de característica de especializações clinicas. Neste sentido percebe-se uma tendência à valo rização do modelo assistencial por patologias medicamente preconizadas.

(8)

Mesmo assumindo este modelo, ou perfil profissional, preocupa-nos a implementação dessas disciplinas em seus aspectos teóricos-práticos que necessitarão de laboratórios e/ou serviços especializados que possam atender às demandas didáticas das mesmas. Ê o caso das disciplinas Prótese e ôrtese aplicadas à Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional ■ aplicada às disfunções internas e cirúrgicas. Terapia Ocupacional aplicada à Reumatologia, entre outras.

A Instituição está tomando providencias necessárias nesse sentido de modo a garantir a qualidade da formação que oferece.

II - VOTO DA R E L A T O R A Em v i s t a do e x p o s t o v o t o f a v o r a v e l m e n t e à a l t e r a ç ã o curricular p r o p o s t a pela E s c o l a S u p e r i o r de E n s i n o H e l e n a A n t i p o f f . A I n s t i t u i ç ã o d e v e r á e n c a m i n h a r a e s t e C o n s e l h o as a l t e r a ções r e g i m e n t a i s d e c o r r e n t e s d e s t a a p r o v a ç ã o . T a m b é m s o u de p a r e c e r f a v o r á v e l ao r e c o n h e c i m e n t o do c u r s o de T e r a p i a O c u p a c i o n a l , a u t o r i z a d o p e l o P a r e c e r 335/84, com 60 (ses-s e n t a ) v a g a s t o t a i s a n u a i s , o f e r e c i d o p e l a E s c o l a S u p e r i o r de E n s i n o H e l e n a a n t i p o f f m a n t i d a p e l a S o c i e d a d e P e s t a l o z z i do E s t a d o do Rio de J a n e i r o . I I - CONCLUSÃO DA CÂMARA A C â m a r a de E n s i n o S u p e r i o r a c o m p a n h a o v o t o da R e l a t o r a .

(9)

01. Angela Longo

Disc: Sociologia

Estudo de Problemas Brasileiros I e II Qual.: Bacharel em Direito pela UFF. Licenciado em Pedagogia (Magistério e Orientação Educacional). Mestrado em História pela / UFF e em Filosofia pela Gama Filho. Possui experiência no ma-gistério superior. Professor Titular de Sociologia e EPB na ESEHA. Possui parecer de aprovação do CFE, nºOs 335/84; 7666/ 78; 578/78; 713/78; e 108/89. Possui trabalhos publicados.

02. Antônio de Souza Neto

Disc: Fundamentos de Física e Biofísica Bioquímica Farmacologia Aplicada

Qual.: Farmacêutico e Farmacêtico-Bioquímico pela UFRJ/70.71. Mestrado em Biociências Nucleares pela UERJ. Possui experiência profissional e de magistério superior. Tem parecer de aprovação do CFE, nº 108/89. Prof. Assistente da ESEHA.

03. Carlos Alfredo Lobo Jasmim

Disc: Ortepedia e Traumatologia I e II Radiologia Aplicada

Qual.: Graduado em Medicina pela FMV-RJ/78. Especialização em Ortepe- dia e Traumatologia. Possui experiêcnia profissional e no ma gistério superior.

04. Carlos José Lemos

Disc: Terapia Ocupacional Geral

Administração em Terapia Ocupacional Terapia Ocupacional Aplicada

Qual.: Graduado em Terapia Ocupacional pela FRASGE/84. Possui especialização em Metodologia do Ensino Superior. Possui experiência profissional e de magistério superior.

r 05. Claudete Machado Cerqueira

Disc: Musicoterapia

Qual.: Graduada em Musicoterapia pela CBM/77.Fez diversos cursos na área de Musicoterapia. Possui experiência profissional e de ma gistério superior.

(10)

02 06. Dirceu Ciccone

Disc: Anatomia I e II

Qual.: Graduado em Medicina pela UNESP de R. Preto. Especialização

em Cirurgia Geral e Vascular Periférica pela UNESP. Possui experiência profissional e de magistério superior e tem pare cer de aprovação do CFE, nº 108/89.

07. Herval Latini Moreira

Disc: Clinica Cirúrgica I e II

Qual.: Graduado em Medicina pela F.M. de Teresõpolis/79. Especialização em Cirurgia Geral pela UFF/85. Possui experiência profissional e de magistério superior.

08. Gilberto Garrido Júnior Disc: Reumatologia I e II

Qual.: Graduado em Medicina. Especialização em Reumatologia pela /

PUC-RJ/86 e em Medicina do Trabalho pela UERJ/78. Possui experiência profissional e de magistério superior.

09. Iza Pereira de Mattos

Disc: Teoria e Técnicas de Psicomotricidade

Elementos de Fonoaudiologia Qual.: Curso de Logopedia - Faculdade de Medicina Cadeira de Otorri nolaringologia da UFRJ/71. Graduada em Pedagogia pela Insti-tuto Isabel/78. Fez curso para Formação de Técnico em Psicomotricidade Ramaim. Especialização em Educação da Infância Excepcional. Possui experiência

profissional e de magistério

superior e tem parecer de aprovação do CFE, nºs 335/84, 108/ 79, 111/83 e 13.580/30.

I 10. João Batista Esteves

Disc: Introdução à Saúde Humana

Qual.: Graduado em Enfermagem pela UFF/75. Habilitação em Enferma- gem e Saúde Pública pela UFF/77. Especialização em Adrainis-

tração Hospitalar pela USP/79 Possui experiência profissio nal e de magistério superior.

11. Jorge Álvaro Vidal do Nascimento Disc: Educação Física I e II

Qual.: Graduado em Educação Física pelas FICB-RJ/80. Especialização em Ciências do Treinamento Desportivo pela UGF. Possui expe-riêcnia profissional e de magistério superior e tem parecer' de aprovação do CFE, nº 108/89.

(11)

03 12. José Eduardo Santos Abreu

Disc: Elementos de Fisioterapia - Cineslogia.

Qual.: Graduado em Fisioterapia pela F.R. ASCE/83. Especialização em Anatomia Funcional do Sistema Locomotor - SUAM/86. Possui experiência no magistério superior.

13. José Luiz da Silva Monteiro Disc.: Ergonomia

Métodos e Técnicas de Avaliação em Terapia Ocupacional Terapia Ocupacional Aplicada Qual.: Graduado em Terapia Ocupacional pela FRASCE. Especialização em Docência Superior na Área de Saúde pelo IBMR/88. Possui ex periência no

magistério superior.

14. Lécio Lisboa Lima

Disc: Clínica Cirúrgica I e II

Qual.: Graduado em Medicina pela Fac. de Medicina de Petrópolis/80 .

Especialização em Cirurgia Geral/83. Possui experiência no ma gistério superior.

15. Luiz Batista Soares da Rocha Disc: Fisiologia

Clinica Médica I e II 0 Qual.: Graduado em Medicina pela Esc de Medicina do Rio de Janeiro. Especialização em Biologia pela SESNI-RJ/88. Possui experiên cia Profissional e de magistério superior. Tem parecer de a-provação do CFE, nº 108/89.

16. Luiz Carlos Nogueira Disc: Histologia

Fundamentos de Biologia

Qual.: Graduado em Enfermagem pela UFF/75. Curso de Habilitação em Enfermagem e em Saúde Pública pela UFF/77. Especialização em

Metodologia do Ensino Superior pela UFF/81. Possui experiên- cia no magistério superior e tem parecer de aprovação do CFE, no 108/89. 17. Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros Disc.: Antropologia

(12)

04 Sociais pela UFRJ. Mestrado (em andamento) em Antropologia So cial pela PUC-SP. Possui trabalhos publicados. Possui experiência profissional e de magistério superior. Tem parecer de aprovação do CFE, nº 335/84.

18. Márcia Cristina Garcia da Silva

Disc: Metodologia da Terapia Ocupacional — Estágio Supervisionado Prótese e Ortese Aplicadas à Terapia Ocupacional Terapia Cinéticas Aplicadas à Terapia Ocupacional.

Qual.: Graduada em Terapia Ocupacional pela SUAM/83. Especialização em Docência Superior pela FFCL-RJ/86. Possui experiência profissional e no magistério superior a partir de 1988.

•19. Márcia Simão Linhares Barreto

Disc: Metodologia Cientifica I e II

Qual.: Bacharel em Psicologia pela PUC-RJ/69. Bacharel em Direito pe la FBCJ-RJ/74. Licenciada em Pedagogia pela UFF/61. Mestrado em Educação pela PUC-RJ/78. Possui experiência profissional e de magistério superior. Tem parecer de aprovação do CFE, nºs 335/84 111/83 226/84 e 108/89.

20. Maria de Lourdes Ribeiro Gaspar Disc: Neuroanatomia

Neurologia Qual.: Graduada em Medicina pela UFF/83. Especialização em Neurolo -gia Pediátrica pela PUC-RJ/87. Possui experiência no magistério superior e tem parecer de aprovação do CFE, nº 108/89.

21. Maria Lúcia de Melo e Silva Disc: Educação Física I e II

Qual.: Licenciada em Educação Física pela UERJ/88. Fez especializa-ção em Atletismo na UERJ/89. Prof. de Musculação, Ginástica , Ténis e Judo.

22. Maurício Afonso Verimo Disc: Patologia I e II

Qual.: Graduado em Medicina Veterinária pela UFF. Cursa Mestrado em' Patologia Esperiemental pela UFF. Possui experiência no magistério superior.

(13)

05 Disc: Reumatologia I e II

Qual.: Graduada em Medicina pela UFF/86. Especialização em Reumatolo gia pela UFF/87. Ê prof. da ESEHA desde 1987.

24. Nádia Browning Ribeiro Gill

Disc: Fundamentos de Terapia Ocupacional

Desempenho Profissional em Terapia Ocupacional Terapia Ocupacional Aplicada

Qual.: Graduada em Terapia Ocupacional pela EBBR-RJ. Especialização em Atendiamento ao Excepcional pela FFPI-RJ/81. Possui experi

ência profissional. Ê prof. da ESEHA a partir de 1987. 25. Octávio Del-Vechio Machado

Disc: Neuroanatomia

Neurologia I e II Qual.: Graduado em Medicina pela TTFF/78. Especialização em Neurolo -gia. Medicina do Trabalho e em Docência Superior. Possui expe riência profissional e de magistério superior. Tem parecer de aprovação do CFE, nº 108/89.

26. Paulo José da Rocha Soares

Disc: Elementos de Psiquiatria I e II

Qual.: Graduado em Medicina pela UFRJ/76. Especialização em Saúde / Mental. Qualificado como Especialista em Psiquiatria pelo / CRM-RJ. Possui experiência profissional e de magistério superior. Tem parecer de aprovação do CFE, nº 108/89. Possui tra-balhos publicados.

27. Silvia Helena Santos do Amaral Disc: Psicologia I, II e III

Qual.: Licenciatura em Psicologia pela UFF/84. Mestrado em Psicolo - gia da Personalidade pela FGV/87. Possui experiência profissi onal e de magistério superior. Tem parecer de aprovação do / CFE, no 108/89.

28. Sérgio Eduardo Viana

Disc: Ortopedia e Traumatologia I e II

Qual.: Graduado em Medicina pela UFF/66. Fez diversos cursos de aper feiçoamento na área médica. Possui especialização em Metodolo gia do Ensino Superior pela UFRJ. Possui experiência profissi onal e de magistério superior. Tem parecer de aprovação do CFE, nº 335/84.

(14)

06 29. Vilma Duarte Câmara

Disc: Anatomia I e II Neurologia I e II

Qual.: Graduada em Odontologia pela UFF/65. Graduada em Medicina pe la UFF/69. Mestrado em Neurologia pela UFRJ/77. Especialização em Psiquiatria pela UFRJ/71. Possui experiência profissi onal e de magistério superior. Tem parecer de aprovação do CFE, nºs 108/89 335/84. 1716/76 e 1715/76.

30. Vânia Belli

Disc: Psicologia I e II

Ética Profissional e Deontologia

Psicologia Aplicada à Terapia Ocupacional Qual.: Bacharel e Formação em Psicologia pela UFF. Mestrado em Psico

logia pela PUC-RJ/84. Doutorado em Letras pela PUC-RJ/85. Pos

sui experiência profissional e de magistério superior. Tem pa recer de aprovação do CFE, no 108/89.

31. Vera Lúcia Peixoto Hisastsuka Disc: Lingua Portuguesa

Qual.: Licenciada em Letras (língua e Literatura Brasileira e Portuguesa) pela UFF/70. Cursa Mestrado em Lingua Portuguesa na / UFRJ. Possui experiência no magistério superior e tem parecer de aprovação doe CFE, nº 108/89.

Sobre a adequação do curso às condições da região, a Comissão co m e n t a :

"Por sua localização geográfica, institucional e conteúdo programático, o Curso de Terapia Ocupacional da ESEHA tem se apresentado como / uma resposta às necessidades de formação de profissionais de saúde da po pulação local. Ê o único curso da cidade de Niterói (RJ) e está oferecen do o profissional requerido á realidade dos serviços de saúde local bem como contribuindo para a dinâmica e produção cultural e científica da re gião.

(15)

QUADRO 1-A CURRÍCULO PLENO EM VIGOR

(16)
(17)
(18)

QUADRO I-B CURRÍCULO PLENO PROPOSTO

(19)
(20)
(21)

IV - DECISÃO DO PLENÁRIO

O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a Conclusão da Câmara .

Referências

Documentos relacionados

Por fim, na terceira parte, o artigo se propõe a apresentar uma perspectiva para o ensino de agroecologia, com aporte no marco teórico e epistemológico da abordagem

Nesta perspectiva, observamos que, após o ingresso dos novos professores inspetores escolares na rede da Secretaria de Estado de Educação, houve um movimento de

A proposta do Plano de Ação Educacional indicou ações que poderão ser executadas, no sentido de favorecer as escolas inseridas na referida região através de um treinamento que

O Processo Seletivo Interno (PSI) mostra-se como uma das várias ações e medidas que vêm sendo implementadas pela atual gestão da Secretaria de Estado.. Importante

De acordo com resultados da pesquisa, para os AAGEs, a visita técnica não é realizada com a presença do AAGE. Quanto ao “ feedback ” ao AAGE sobre a visita técnica realizada

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as