• Nenhum resultado encontrado

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM: DIREITO AGRÁRIO E AMBIENTAL MANUAL DO CURSO INFORMAÇÕES:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM: DIREITO AGRÁRIO E AMBIENTAL MANUAL DO CURSO INFORMAÇÕES:"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Publicado em 14 de novembro de 2018 – Esta versão substitui as versões anteriores.

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM:

DIREITO AGRÁRIO E AMBIENTAL

MANUAL DO CURSO

INFORMAÇÕES:

ICAP - Central de relacionamento: (65) 3641-5347 (65) 98116-9633, (65) 99236-5259, (65) 99679-2601 Segunda a sexta – 8:00 as 12:00 e das 14:00 as 18:00 horas

E-mail: comercial@icapcursos.com.br

www.icapcursos.com.br

Endereço: Av. República do Líbano nº 04, bairro Jardim Monte Líbano CEP 78048-200 Cuiabá – MT

(2)

Publicado em 14 de novembro de 2018 – Esta versão substitui as versões anteriores.

DIREITO AGRÁRIO E AMBIENTAL

O ICAP – Instituto de Capacitação e Pós-Graduação, tem como uma de suas linhas de ação a especialização lato sensu que privilegia a formação profissional nas suas especificidades, assegurando, desta forma, seu compromisso com a sociedade enquanto instituição de ensino.

Tendo como pressuposto a necessidade cada vez maior de conhecimentos mais específicos para trabalhar nas diferentes dimensões envolvidas no contexto da sociedade contemporânea, as organizações educacionais estão diante de desafios complexos a serem superados. De maneira geral, é necessário que a continuidade dos estudos se estabeleça através de uma formação sólida e em consonância com esta realidade, atendendo satisfatoriamente às necessidades existentes e crescentes nos panoramas mundial, nacional, regional e local.

No que se refere a Mato Grosso, campo de atuação direta destas instituições, o crescimento e desenvolvimento acelerados em diversos setores a partir da década de 1970, são indicadores significativos, os quais vêm atribuindo maior destaque ao Estado na região e no Brasil. Consequentemente, tem-se um amplo processo de transformação multi-disseminada, que parte desde a administração pública, atingindo questões agrarias, sociais, culturais, ambientais.

Portanto, é premente a necessidade de se repensar as formas pelas quais a formação na educação superior deve proceder no preparo de profissionais a serem encaminhados a atuar nesta conjuntura, num mercado de trabalho diversificado, porém, criterioso e competitivo.

Nesta perspectiva, o curso de pós-graduação lato sensu em Direito Agrário e Ambiental ora apresentado justifica-se enquanto meio para possibilitar a formação profissional específica na área, para o preenchimento de lacunas no campo de atuação dos profissionais das Ciências jurídicas nas áreas Agrária, Ambiental e áreas afins no contexto local e regional. Nesta pretensão, busca-se estabelecer medidas para atender aos critérios de qualidade na educação pós superior, essencialmente, na lato sensu.

(3)

Publicado em 14 de novembro de 2018 – Esta versão substitui as versões anteriores.

A área do Direito Agrário se trata de um mercado em franca expansão no Brasil. Tal área tem por base sempre que um dos direitos inalienáveis do homem – seguramente um dos mais fundamentais de todos – é o direito ao conhecimento. Desta forma, tudo o que representa melhoria em sua capacitação como profissional, principalmente na área agrarista perpassa pelo conhecimento das regras que deverá seguir e da qual deverá se valer para alcançar êxito em suas empreitadas.

O curso, além de discutir a questão envolvente ao Direito Agrário, suas fontes e regras jurídicas vigentes, preocupar-se-á com o relacionamento do Direito Agrário com outras áreas do Direito. Serão focos do curso as leis, jurisprudências e entendimentos atuais do Direito Agrário, sem perder o prisma acerca das infrações penais e conceitos atuais em juízo.

Tendo em vista que toda e qualquer forma de ocupação do solo e de trabalho nele feito possuem tratamento legal, o Direito Agrário tem assim destacada sua relevância na formação dos profissionais da área. A terra é um dos maiores bens materiais da humanidade, já que a produção de alimentos é indispensável à população, além de sua riqueza natural nela existente. Por isso, jamais poderá deixar de haver disciplina no uso e exploração do solo, fazendo-se necessário o conhecimento oferecido neste curso de pós-graduação Lato Sensu em Direito Agrário e Ambiental.

O curso se destina a todos aqueles que estão ligados ao processo do Direito Agrário, além de Magistrados, membros do Ministério Público, defensores públicos, detentores de mandatos eletivos, Advogados e a todas as carreiras que terão de intervir aplicando os preceitos do Direito Agrário, incluindo a capacitação de profissionais ligados a instituições públicas e privadas de ensino e Sindicatos, Coordenadores de Cursos, Secretários Acadêmicos, Professores.

OBJETIVO DO CURSO:

Qualificar, ampliar e desenvolver conhecimento e habilidades nos ramos do Direito Agrário e Ambiental, incluindo ampla análise da legislação, doutrina e jurisprudência vertentes, com análise de casos concretos de modo a sedimentar o conhecimento, tendo

(4)

Publicado em 14 de novembro de 2018 – Esta versão substitui as versões anteriores.

como principal diferencial a conexão entre a teoria e a prática, visando suprir a carência existente atualmente no mercado do Direito Agrário e Ambiental.

PÚBLICO ALVO:

O curso se destina a todos aqueles que estão ligados ao processo do Direito Agrário, além de Magistrados, membros do Ministério Público, defensores públicos, detentores de mandatos eletivos, Advogados, bacharéis em Direito e atuantes do ramo jurídico que tenham interesse em aperfeiçoar seus conhecimentos na área, incluindo a capacitação de profissionais ligados a instituições públicas e privadas de ensino e Sindicatos, Coordenadores de Cursos, Secretários Acadêmicos, Professores.

Além dessas áreas, o curso está direcionado para profissionais com formação acadêmica de nível superior de qualquer área do conhecimento que exerçam ou pretendam exercer funções ou de assessoramento em organizações públicas, no âmbito do Executivo, Legislativo e Judiciário.

ESTRUTURA DO CURSO:

• METODOLOGIA CIENTÍFICA E ELABORAÇÃO DO TRABALHO MONOGRÁFICO

• DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

• DIREITO CONSTITUCIONAL AGRÁRIO E FUNDIÁRIO • DIREITO DO TRABALHO NO MEIO RURAL

• DIREITO TRIBUTÁRIO AMBIEMTAL

• O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA TERRA EM MT • DIREITO AGRÁRIO E O CÓDIGO CIVIL (INOVAÇÕES) • DIREITO PENAL AGRÁRIO

• DIREITO AMBIEMTAL CONSTITUCIONAL

• DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E COMPENSAÇÃO AMBIENTAL • RECURSOS HÍDRICOS E OUTORGA

• CRIMES AMBIENTAIS DO DIREITO PROCESSUAL

(5)

Publicado em 14 de novembro de 2018 – Esta versão substitui as versões anteriores.

• LICENCIAMENTO AMBIENTAL

• GEOPROCESSAMENTO E ATUAÇÃO DO CAR NA ESFERA AMBIENTAL

EMENTAS DAS DISCIPLINAS:

METODOLOGIA CIENTÍFICA E ELABORAÇÃO DO TRABALHO MONOGRÁFICO

Conhecimento e Ciência. Produção e transmissão do conhecimento através da pesquisa científica. Etapas do processo de produção de pesquisa científica. A construção do projeto de pesquisa. A importância dos resultados da pesquisa. Construção de artigo científico e monografia.

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

Concepções filosóficas na educação. Educação no século XXI. Formação de professores universitários. O processo de formação do educador e a dinâmica do "saber" e "fazer “-pedagógico. Planejamento de ensino como elemento orientador do trabalho pedagógico do professor. Instrumentação para prática pedagógica no ensino superior. As categorias constitutivas do planejamento de ensino.

DIREITO CONSTITUCIONAL AGRÁRIO

Noções gerais sobre direito agrário; Conceito; Características; Contexto histórico; Princípios; Imóvel rural.

Terras públicas, conceito e definições; Terras devolutas e patrimoniais; Reforma agrária e política fundiária: a) Conceitos e definições, b) Características da reforma agrária, c) Instrumentos, d) Desapropriação e suas finalidades, e) Desapropriação por interesse social para fins de reforma agrária, f) Áreas passíveis de reforma agrária, g) Identificação de áreas passíveis de reforma agrária, h) Cálculos.

DIREITO AGRÁRIO E FUNDIÁRIO

Origens da questão fundiária; Conceitos; Lei de Sesmarias 1375; O conceito de junção social; Aplicação no Brasil; Revogação em 1822; Nova lei de terras 1850; Registro do vigário; A visão republicana; A lei de terras do Mato Grosso em 1892; O novo código civil; O registro de imóveis; A introdução do usucapião; A Era Vargas.

(6)

Publicado em 14 de novembro de 2018 – Esta versão substitui as versões anteriores.

O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA TERRA EM MT

A Era Vargas e os novos códigos; Os códigos de terras de Mato Grosso; Colonização e apropriação de terras; Momento atual.

DIREITO AGRÁRIO E O CÓDOGO CIVIL (INOVAÇÕES)

A reforma agrária no contexto jurídico Constitucional brasileiro. Definição. Conceitos e história. Função social da propriedade. Direito Agrário brasileiro. Estatuto da Terra. Módulo rural. Propriedade rural. Das ações agrárias no código de Processo Civil. Rito. Requisitos e procedimentos. Contrários agrários e seus aspectos gerais. Formas de contratos. Arrendamento rural. Desenvolvimento rural. Proteção à economia. Política de tributação fundiária. Fatores determinantes. Dinâmica operacional e órgãos normativos e executores. Prática processual. Forma processual nos diversos procedimentos rurais. Conclusões. Análise da situação conjuntural no Brasil.

DIREITO PENAL AGRÁRIO

Parte geral do direito penal: 1) Divisão do código penal; 3) Princípios fundamentais do direito penal; 3) Tipo penal: conceito, funções, composição; Tipo penal: conceito, funções, composição; 4) Ação de inquérito policial e Ação penal. Crimes agrários típicos: 1) Noções gerais; 2) Alteração de limites; 3) Usurpação de águas; 4) Esbulho possessório. Crimes agrários atípicos: 1) Abigeato; 2) Diversidades.

DIREITO AMBIENTAL COSNTITUCIONAL

Representação e meio ambiente – as diversas maneiras que vemos os recursos naturais; Evolução da questão ambiental ao longo do tempo; Reconhecendo as variáveis econômicas da questão ambiental; Introdução aos princípios do direito ao meio ambiente: Sadia qualidade de vida, Acesso equitativo; Princípios ligados à administração pública; Princípio da consideração da variável ambiental; Princípio do controle do poluidor pelo poder público; Princípio da precaução/prevenção; Princípio do usuário pagador; princípio do poluidor pagador; O meio ambiente nas constituições anteriores a de 1988; Tipos de competência quanto a natureza e quanto a extensão; Natureza executiva ou material. O

(7)

Publicado em 14 de novembro de 2018 – Esta versão substitui as versões anteriores.

capítulo do meio ambiente na constituição federal; Tipos de normas: geradora, instrumental e específicas; Constituição Estadual.

RECURSOS HÍDRICOS

Política Nacional de Recursos Hídricos; Princípios; Fundamentos; Objetivos; Participação Social; Instrumentos de Gestão; Planos de Recursos Hídricos; Importância; Conteúdo; O Plano Estadual e o Plano Nacional de Recursos Hídricos; Enquadramento dos corpos d’água; Resolução CONAMA 357; Importância, Classes, Rios de Mato Grosso; Participação Social: Comitês de Bacias Hidrográficas e Conselhos Nacional e Estadual de Recursos Hídricos; Planos de águas subterrâneas; Situação atual em Mato Grosso da implementação da política de recursos hídricos e funcionamento do sistema Estadual dos Recursos Hídricos.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E COMPENSAÇÃO AMBIENTAL

História da questão ambiental; Meio ambiente: sensibilização e conscientização; Desenvolvimento sustentável; Questões de desenvolvimento sustentável – desafios; Empresas e desenvolvimento sustentável; Responsabilidade socioambiental; Problemas ambientais: desmatamento, chuva ácida, destruição da camada de ozônio, mudanças climáticas, crise da água, poluentes orgânicos persistentes; Legislação ambiental; Licenciamento ambiental; Monitoramento ambiental; Compensação ambiental; Sustentabilidade ambiental: econômica, ecológica, social, cultural e espacial.

DIREITO DO TRABALHO NO MEIO RURAL

Histórico da legislação sobre o trabalho rural no Brasil; O rurícola frente a CF?88; Lei 5889/73 e as especificidades do trabalho no meio rural; Critério para enquadramento como trabalhador rural; Principais modalidades de contratos no meio rural; Contrato de emprego; Contrato de safra e suas especificidades; O intervalo do rurícola e a jornada noturna (digo: intervalo intrajornada); Salário utilidade no meio rural: doutrina e jurisprudência; jornada de trabalho do rurícola e tempo à disposição do empregador; Meio ambiente do trabalho: histórico sobre a recuperação com a saúde do trabalhador; Princípios aplicáveis ao meio ambiente do trabalho; Processo de colonização em Mato

(8)

Publicado em 14 de novembro de 2018 – Esta versão substitui as versões anteriores.

Grosso; Trabalho na pecuária: tipos de relações de trabalho, riscos e jurisprudência acerca de casos concretos.

CRIMES AMBIENTAIS E DIREITO PROCESSUAL

Criminal. Crime ambiental praticado por pessoa jurídica. Responsabilização penal do ente coletivo. Possibilidade. Previsão Constitucional Regulamentada por Lei Federal. Opção Política do Legislador. Forma de Prevenção de danos ao meio-ambiente. Capacidade de ação. Existência Jurídica. Atuação dos administradores em nome e proveito da pessoa Jurídica. Culpabilidade como responsabilidade social. Corresponsabilidade. Penas adaptadas à natureza jurídica do ente coletivo. Recurso provido.

BIOMAS DO ESTADO DE MATO GROSSO E PROTEÇÃO NORMATIVA

Pantanal e suas características ambientais; Cerrado e suas características ambientais; Amazônia e suas características ambientais; Instrumentos Públicos de Gestão Ambiental.

PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE URBANO

Pré-história e história, sob viés da formação das cidades; Cidades Antigas: gregas e romanas; Cidades Ocidentais; Cidades Industriais; Cidades Contemporâneas, Cidades Sustentáveis, Urbanização no Brasil, Evolução da Urbanização; Problemas Urbanos; Meio Ambiente; Urbanização e Meio Ambiente; Mobilidade Urbana; Planejamento Ambiental; Gestão Ambiental; Crise Ambiental Global; Relação ser humano X natureza; Histórico da Preservação Ambiental; Qualidade Ambiental Urbana; Ambiente Urbano e Degradação Ambiental; Saúde Ambiental; Poluição: tipos e medidas mitigadoras; Resíduos Urbanos; Saneamento Básico; Saneamento Básico no Brasil; Doenças associadas a falta de saneamento básico.

PRÉ-REQUISITO PARA INSCRIÇÃO:

Preenchimento da ficha de pré-inscrição no site, assinatura do contrato (vamos até você ou você pode vir até o ICAP) e pagamento de taxa no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).

Não haverá devolução da taxa de inscrição em caso de desistência.

(9)

Publicado em 14 de novembro de 2018 – Esta versão substitui as versões anteriores.

• 02 Foto 3x4 • Cópia RG • Cópia CPF

• Cópia Certidão de Casamento (se casado)

• Cópia Diploma de curso superior. Na ausência do diploma o aluno poderá entregar o atestado de conclusão de curso, que será aceito temporariamente, ficando sobre a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.

• Cópia Histórico do 3º Grau (graduação) • Comprovante de endereço

CANCELAMENTO OU ADIAMENTO DO CURSOS:

O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos, automaticamente, 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicado pelo participante, em até 30 dias úteis se o valor foi efetivado em dinheiro ou cartão de débito, se foi efetivado no cartão de crédito após o vencimento da fatura.

O cancelamento da inscrição por parte do participante sem motivo e unilateralmente recinta o contrato, o ICAP fica desobrigado de efetivar qualquer tipo de devolução financeira. Por motivos operacionais ou por falta de quórum, o ICAP reserva-se ao direito de adiar, alterar a programação ou o palestrante, sem aviso prévio, por questões e razões de ordem superveniente. A inscrição será confirmada mediante assinatura do contrato, envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização, depósito ou outra forma de pagamento.

O ICAP não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como: passagens aéreas ou rodoviárias, combustível, hospedagem, etc. em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

CARGA HORÁRIA E DURAÇÃO:

O curso Direito Agrário e Ambiental possui carga horária de 400 horas, com duração dos módulos de 06 a 12 meses e prazo máximo para a entrega do trabalho de conclusão do curso (TCC) de 18 meses, a partir do início do curso.

As aulas são de segunda a quinta-feira das 19:00 as 22:00 horas.

(10)

Publicado em 14 de novembro de 2018 – Esta versão substitui as versões anteriores.

Av. República do Líbano, nº 04, Bairro Jardim Monte Líbano, CEP 78048-200 Cuiabá – MT

INVESTIMENTO:

MATRICULA PARCELAS VALOR DA PARCELADO

PARCELA VALOR DO CURSO VALOR DO CURSO / MATRICULA

150,00

O pagamento da matricula será efetuada no ato da mesma por cartão de debito, crédito ou boleto bancário.

As parcelas serão pagas por meio de boleto bancário que serão enviados no e-mail do aluno em até 7 dias antes do vencimento ou com cartão de crédito.

Referências

Documentos relacionados

A partir dos objetivos propostos neste estudo, constatou-se a prevalência do diagnóstico de enfermagem constipação e de sete de seus indicadores

O Certificado de Especialização do CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO será fornecido aos alunos que atenderem aos

Nesta seção, serão apresentados os resultados obtidos da caracterização dos arames, assim como os ensaios de mecânica da fratura utilizados para avaliar as

Eles mostram que um aumento nos empréstimos de crédito rural leva a melhorias em uma série de indicadores agropecuários, incluindo a produção agrícola municipal, o PIB

Conclusões Os moradores da comunidade Muribeca entrevistados no presente trabalho demonstraram possuir um bom conhecimento sobre a utilização de plantas como medicinais, mas as

As rimas, aliterações e assonâncias associadas ao discurso indirecto livre, às frases curtas e simples, ao diálogo engastado na narração, às interjeições, às

Tal como a prescrição eletrónica, a prescrição manual deve conter o número da receita, identificação do utente (definindo o regime de comparticipação), local de

Face à lacuna de dados empíricos sobre estas problemáticas, nomeadamente no contexto português, este estudo pretende ser um modesto contributo para compreender os