• Nenhum resultado encontrado

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 1º TRIMESTRE / REVISTA CPAD - JOVENS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 1º TRIMESTRE / REVISTA CPAD - JOVENS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A GLÓRIA É DE DEUS

Acesse: www.proflucasneto.wordpress.com 1

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 1º TRIMESTRE / 2017 - REVISTA CPAD - JOVENS

LIÇÕES BÍBLICAS – A IGREJA DE JESUS CRISTO

SUA ORIGEM, DOUTRINA, ORDENANÇAS E DESTINO ETERNO

LIÇÃO 12 – A IGREJA E A SALVAÇÃO DOS PERDIDOS INTRODUÇÃO

A igreja tem a imperativa função de anunciar a salvação da humanidade em Cristo Jesus para todos os

homens. Nesta lição estudaremos sobre as etapas da queda do homem e a promessa de Deus para a sua salvação, explicaremos o processo da salvação em suas diversas etapas e sobre o amor e soberania de Deus.

I – O CONCEITO DE SALVAÇÃO E SEU ALCANCE 1. ETAPAS DA QUEDA DO HOMEM

A descrição da queda do homem em desgraça é relatado sucintamente etapa por etapa em Gn 3:1-12. A tentação de Adão e Eva no Éden foi o grande teste para verificarmos se a natureza humana era capaz de resistir ou não aos seus próprios desejos e ao Diabo. Logo, este episódio nos ensina em primeiro lugar que a tentação nunca terá como fonte o próprio Deus e que nós tendo a nossa vida presidida pelo Espírito Santo podemos resistir ao Diabo e vencer o mundo. (Tg 1:12-15; Tg 4:7; Jo 16:33)

1.1. O SEDUTOR E A SEDUÇÃO

Satanás de forma sagaz se apresenta de forma sedutora a Eva, a mãe de toda a humanidade, e esta

apresentação se dar com o seu instrumento mais eficaz de enganação, a palavra mentirosa, contrapondo a ordenança do Senhor Deus.(Gn 3:1-4)

O maligno conhecendo a natureza humana, pois, esteve presente na criação do homem,explora três áreas frágeis desta natureza para ludibriar Eva, as quais, podemos mencionar:

i. O Diabo induz a mulher a ser soberba, a cobiçar o poder, a autossuficiência, o desejo de ser igual a Deus. (Gn 3:5)

ii. Satanás aguça pela palavra proferida o desejo carnal de Eva, ou seja, os seus desejos carnais,

tipificado neste caso pelo comer, pela fome.(Gn 3:6a)

iii. Lúcifer, o maligno, incita pela palavra falada a Eva a satisfação de seus olhos (Gn 3:6b)

A estratégia de Satanás sempre será esta para derrubar o homem, isto é, se utilizará de sofismas, mentiras que parecem verdades, e ativará no homem as concupiscências da carne, as concupiscências dos olhos e a soberba da vida (1 Jo 2:15-17).

1.2. A INFRAÇÃO DA ORDEM DIVINA

Eva caiu na tentação armada pelo Diabo e em ato sumário comeu do fruto da árvore do bem e do mal

que havia sido proibido por Deus de comê-lo, convenceu a Adão, seu marido, a também comer do fruto proibido e pelas mesmas razões Adão também pecou e desnudos ficaram da graça do Senhor.(Gn 3:6-7). Adão e Eva perceberam as suas respectivas nudez, tipificando uma indecência moral do caráter humano sob todos os aspectos, ou seja, o estado anterior de inocência passa a ser imoral deturpando todos os conceitos puros de Deus para o homem.

Quando desobedeceram a Deus, Adão e Eva, instantaneamente morreram espiritualmente e atingiram a degradação moral de caráter, acusados pelas suas próprias consciências e então remediaram este estado de morte espiritual com vestes de folhas de figueiras tipificando uma ineficiente religiosidade de purificação.

1.3. O INQUÉRITO DIVINO

O Senhor em sua perfeita e absoluta onisciência já sabendo da maldita desobediência de Adão e Eva

busca conversar com eles no jardim, na viração do dia, e percebe que eles estavam escondidos detrás das árvores em estado de degradação moral e com o sentimento de medo, coisas que não existiam no paraíso e agora mancharam esta relação e comunhão com Deus. O Senhor então confirma que seus dois filhos o desobedeceram e comeram do fruto proibido. (Gn3:8-11).

(2)

A GLÓRIA É DE DEUS

Acesse: www.proflucasneto.wordpress.com 2

Tudo que fazemos nada está encoberto para Deus e por isso todas as nossas ações de bem ou de mal serão reveladas publicamente. Não adianta enganar o seu próximo, pois, jamais enganaremos a Deus.(Lc 12:1-3)

1.4. A DEFESA HUMANA

A defesa de Adão e Eva para o episódio é pífia, sem respaldo moral, estapafúrdia, pois, humanamente é

impossível justificar o pecado. O primeiro casal criado em sua degradação moral, putrefatos espiritualmente se utilizam da mentira e de se acusarem mutuamente, colocando a culpa um no outro. (Gn 3:12-13).

Não podemos fugir de nossas responsabilidades espirituais, se pecarmos, temos um advogado para nos justificar, desde que venhamos assumir a verdade e nos arrependermos dos malfeitos sem acusar a outrem, pois, acusação infundada com transferência de responsabilidades é obra maligna.(1 Jo 2:1-6)

2. O JUÍZO DE DEUS

Deus é amor, mas também é justo, Ele é um Deus de justiça e pela desobediência realizada pelo casal Adâmico proclamou severas sentenças sobre todos os agentes da criação que até hoje gemem a um só tempo. Estas sentenças foram:

SENTENCIADO SENTENÇA

2.1 A Serpente Por ter deixado Satanás se incorporar em seu ser para promover a tentação e a

queda de Adão e Eva foi sentenciada a rastejar sobre o pó da terra. (Gn 3:14)

2.2 O Diabo Esta sentença está implicitamente em Gn 3:15 que a partir de uma

reestruturação de sua escrita poderia ser entendida assim: "Satanás sempre será contra o homem e contra Cristo procurando destruí-los ou matá-los, porém, Cristo pisará na cabeça de Satanás condenando-o eternamente a viver amarrado no lago de fogo e enxofre, livrando de suas malignas mãos os homens condenados eternamente a viverem afastados de Deus, mas que agora podem se reconciliar e alcançar a Salvação e vida eterna em Cristo Jesus e para isso Jesus, descendente de mulher, será ferido de morte e morte de cruz na cruz do Calvário para a salvação da humanidade.

2.3 Eva A mulher em seu parto natural passa a ter as suas dores multiplicadas, pois, em

sua essência qualquer pecado cometido sempre traz em seu bojo dores e a mulher passa a ser submissa e dominada pelo marido quebrando a harmonia e igualdade marital que veio a ser restaurada com a vinda de Cristo. (Gn 3:16; Ef 5:22-33)

2.4 A terra Pela desobediência a terra foi amaldiçoada e agora passa também a produzir,

espinhos, cardos e abrolhos, sendo estes espinhos, os mesmos que foram utilizados para ferirem a cabeça de nosso mestre Jesus. (Gn 3:17; Mc 15:16-20)

2.5 Adão - Seu sustento alimentar passa a depender de seu próprio esforço físico e de

muitas lutas para sobreviver.

- Foi decretada a sua morte física retornando a sua parte material, (o corpo),para o seu ponto de origem, ou seja, o seu corpo volta para o pó da terra.

- Foi impedido o seu acesso a árvore da vida e concomitantemente foi expulso do paraíso e assim destinado a viver separado e sem comunhão com Deus. (Gn 3:19,22-24)

3. DEUS QUER QUE TODOS OS HOMENS SE SALVEM

Deus é misericordioso e demonstrou o seu profundo amor para com o homem, quando prometeu a

vinda de uma Salvador (Gn 3:15) e tipificou o modo de salvação do homem pela morte e pelo sangue de um cordeiro ao substituir as vestes de Adão e Eva feita de folhas de figueira por vestes feitas de peles de animal.(Gn 3:20-21)

Este cordeiro Salvador se consolidou na vinda de Jesus Cristo, o filho de Deus, na forma de homem

para morrer na cruz do Calvário e ter o seu sangue derramado para perdão dos pecados da humanidade e para dar vida eterna.(Jo 3:16)

II – A DINÂMICA DA SALVAÇÃO

O pecado reina pela morte e a graça reina pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo (Rm 5:21)

(3)

A GLÓRIA É DE DEUS

Acesse: www.proflucasneto.wordpress.com 3

Literalmente a Graça é um favor imerecido ou dádiva de Deus dada aos homens sem que estes

merecessem a salvação da morte eterna realizada por Jesus Cristo na cruz do Calvário. (Tt 2:11-15)

2. IMPORTÂNCIA DA GRAÇA

Se não existisse a Lei, não existiria pecado e por conseguinte não existiria a graça e é por isso que

elas estão imbricadas, ou seja, entrelaçadas, a Lei revela o pecado no homem e a graça aponta o Salvador Jesus para aniquilar os efeitos do pecado. A graça não anula a Lei e a Lei não anula a Graça, elas coexistem e se complementam para a perfeição espiritual do homem. (Gl 3:15-28)

3. DIFERENÇAS ENTRE A LEI E A GRAÇA

A Lei é a sombra da Graça, ou seja, tudo que está na Lei não salva o homem, mas aponta o seu estado

débil de iniquidade necessitando de um aperfeiçoamento e salvação. A lei apresenta uma característica de base bilateral, isto quer dizer, que o homem só podia alcançar a misericórdia de Deus se cumprisse em sua totalidade os preceitos morais, cerimoniais e civis da Lei. Já a graça é unilateral, pois, Cristo fez a parte dele e a nossa e é pela graça em Cristo Jesus que somos salvos, presente de Deus .

4. A GRAÇA DE CRISTO

A Lei aponta o pecado no homem, porém, onde existe o pecado, existe a graça de Cristo divina para

aniquilar o pecado. (Rm 5:20)

5. SOMOS SALVOS PELA LEI OU PELA GRAÇA?

Somos salvos pela Lei ou pela Graça? e se somos salvos pela Graça, para que serve a Lei? Estas são perguntas que ecoam por séculos e séculos que em muitas situações quando não respondidas de forma responsável provocam dúvidas e distorções dos verdadeiros ensinamentos sobre este assunto na Bíblia Sagrada. Vamos começar a responder as questões supracitadas a partir de uma análise com muita responsabilidade considerando os textos e contextos bíblicos.

O homem ao decair pela ação do pecado, recebeu pelas infinitas misericórdias do Senhor o presente

de ser salvo pela graça (favor imerecido) em todas as gerações. (Ef 2:1-10)

Se não fosse pelo incomparável amor de Deus, a humanidade teria parado a sua progressão e desenvolvimento na desobediência de Adão e Eva. Desde Adão até Jesus voltar, a salvação do homem sempre será pela graça e não pelas obras da lei.

6. E SE SOMOS SALVOS PELA GRAÇA, PARA QUE SERVE A LEI?

A Lei de Deus não foi anulada ou ab-rogada, esta continua em pleno vigor no que concerne aos

princípios morais, éticos e espirituais. Jesus não veio revogar a Lei, mas, cumpri-la integralmente. O apóstolo Paulo afirma que Jesus é o fim da Lei no sentido de apontar não o término em si da eficácia da Lei ou o seu obsoletismo, na verdade, o apóstolo Paulo menciona que a finalidade, ou seja, o objetivo da Lei é apontar Cristo para o alcance da justiça de Deus e da vida eterna. (Rm 10:4)

6.1. PROPÓSITOS DA LEI

6.1.1. Estabelecer um padrão moral de conduta para o homem

Todos os estatutos, mandamentos, ordens e juízos do Senhor são santos, justos e bons, pois servem de

espelho e referencial para apontar a conduta que o homem deve ter diante de Deus e dos homens para bem viver.(Dt 6:20-25)

6.1.2. Identificar o pecado e suas consequências por intermédio da Lei

O pecado é maligno e como tal sua prática deve ser rejeitada pelo homem, pois o pecado gera a morte

física e sobretudo espiritual, de modo que a Lei de Deus expõe a malignidade do pecado mas também aponta o caminho absoluto do perdão deste pecado.(Rm 7:14-21)

6.1.3. Revelar o amor e a santidade de Deus

Deus é amor e a maior prova deste infinito e incondicional amor foi ter enviado o seu filho para morrer na

cruz por toda a humanidade, onde pelo precioso sangue de Jesus os nossos pecados foram redimidos. (1 Jo 4:7-21)

(4)

A GLÓRIA É DE DEUS

Acesse: www.proflucasneto.wordpress.com 4

Pelos atributos morais de Deus revelados em sua Palavra temos o referencial único e máximo para

lapidarmos o nosso caráter, o nosso comportamento moral e social na sociedade e é evidente que a santidade de Deus nos remete a uma reflexão e busca de sua santidade para sermos iguais a ELe (Lv 19:1-2; Lv 20:7).

7. A GRAÇA É SUPERIOR A LEI

Considerando que o pecado é definido biblicamente como a transgressão da lei e o que o salário do pecado é a morte, a lei assume um papel preponderante de ser um espelho, uma referência para

apontar o pecado. Logo, quem comete pecado está debaixo da lei e se a lei fosse abolida perderíamos o referencial de pecado e ficaríamos com este conceito insuficientemente apenas gravado em nossa consciência e coração.(Rm 7:7-13)

A Graça de Deus é superior a Lei, porém, Jesus não aboliu a lei, ao contrário, Ele cumpriu a lei e assim

guardamos a lei não para sermos salvos, guardamos a lei porque já somos salvos em Cristo Jesus. Aleluia! (Mt 19:16-22)

8. AS ETAPAS DA DÁDIVA DA SALVAÇÃO PELA GRAÇA EM CRISTO JESUS

A confissão e o arrependimento dos pecados são indispensáveis para a nossa salvação, e o arrependimento traz a mente do ser humano uma reflexão e uma vontade de voltar-se para Deus. A salvação possui várias etapas, e são nestas etapas que vamos desfrutando das bênçãos do Senhor em um processo que começa e termina em Deus

ETAPA INICIATIVA SIGNIFICADO

8.1. Predestinação Deus Deus determinou que aqueles que cressem em Cristo

seriam salvos e teriam vida eterna, e os que não cressem seriam condenados á morte eterna. (Dn 12:1-3)

8.2 Eleição Deus Deus escolhe salvar o homem (1 Pd 1:1-9; Jo 15:12-16) 8.3 Vocação ou

chamamento

Deus Deus revela ao homem a sua vontade de salvá-lo.(2 Tm

1:7-11)

8.4 Fé Salvífica Deus Se manifesta quando o homem ouve a Palavra de Deus.(Rm 10:8-17; Ef 2:18)

8.5 Convenciment o do pecado, da justiça e do juízo

Deus O Espírito Santo convence o homem de que ele é pecador,

convence-o de que precisa fazer o que é certo e que há um julgamento de cada pessoa, segundo as suas obras. (Jo 16:5-15)

8.6 Arrependiment o

Homem O homem se reconhece como pecador e imediatamente se

conflagra uma tristeza em seu coração que opera uma mudança de atitude e comportamento de dele para com Deus. (Mc 1:14-15)

8.7 Perdão dos pecados

Deus Jesus é o único e suficiente Salvador e somente Ele pode

perdoar os pecados dos homens. (At 10:34-43)

8.8 Justificação Deus Deus declara o homem justo, sem que ele mereça, porque o seu pecado é imputado a Cristo e a justiça de Cristo é concedida ao homem declarado justo com perdão e esquecimento pleno de toda transgressão cometida em sua vida pregressa.(Rm 8:31-39; Rm 3:21-28; Rm 5:1-11) 8.9 Conversão Homem O homem pecador ao se arrepender, perdoados os seus

pecados, é justificado e deixa a sua vida de pecados e muda completamente a sua forma de viver, muda o seu caráter e a sua fé é posta em prática. (Jo 3:16-21; 1 Ts 1:2-10)

8.10 Regeneração Homem O homem a cada momento evita o pecado e com isso tem

uma vida de retidão. O homem nasce de novo e tem um domínio próprio para não se inclinar ao pecado. (Jo 3:3-8; Gl 5:22-26)

8.11 Adoção Deus Deus nos concede a condição de ser filhos de Deus,

portanto, herdeiros dos céus. (Rm 8:12-17)

8.12 Santificação Homem e

Deus

É um estado espiritual em que o homem se mantém separado do pecado e ao mesmo tempo consagrado a

(5)

A GLÓRIA É DE DEUS

Acesse: www.proflucasneto.wordpress.com 5

Deus. (Ef 4:1-32; Ap 22:11-14)

8.13 Glorificação Deus É a consumação da salvação, ou seja, o homem assume um

corpo glorificado para viver eternamente com Cristo no céu. (1 Co 15:50-58)

III – AMOR E SOBERANIA DE DEUS

O amor de Deus se manifestou na entrega de seu único Filho, Jesus Cristo, para salvar a humanidade

da morte eterna e esta entrega se deu pela soberania de Deus que providenciou mesmo antes da fundação do mundo o passaporte da humanidade para a vida eterna na pessoa do Senhor Jesus que morreu por mim e por você. Que morreu para nos salvar pelo seu infinito amor incondicional!

IV - CONCLUSÃO

A Salvação é um ato do amor de Deus para com os homens, sendo uma manifestação da sua graça,

misericórdia e da sua justiça, como obra única que só pode ser alcançada pela fé em Jesus Cristo e por isso é boa, perfeita e eterna. A Salvação tem origem em Deus, e devido a isso, podemos buscá-la e ter a certeza de que seus efeitos de vida eterna e abundante são permanentes.

Referências

Documentos relacionados

RESUMO - O autor estudou distúrbios de memória em pacientes epilépticos com crises parciais complexas (CPC), com os objetivos de: 1) identificar estes distúrbios; e 2) comparar

Faria (2006) analisou trabalhos já realizados no Brasil, e em outros países, no que se refere às atitudes em relação à Matemática e concluiu que existem pontos em comum entre

Em um estudo com casuística de 24 pacientes, portadores de epilepsia com crises parciais complexas, investigou-se a clínica de pacientes com e sem lesão no lobo temporal

III JORNADA INTERNACIONAL DE EPILEPSIA BRASIL-AMÉRICA LATINA?. 08 a 11 de junho de 2016 – Mercure Recife Mar Hotel

• Entre as alterações de linguagem que podem estar presentes na epilepsia cita-se a disfasia do desenvolvimento, afasia aguda com alteração transitória da

Para preparar-se para esta prova o aluno deve, seguindo o cronograma apresentado, ler o livro recomendado para a sua série e responder às questões propostas em cada capítulo.

In the present study, we synthesized six analogs of mastoparan-L obtained by rational design of peptides and evaluated its effect in vitro against Gram-positive and

Marras (2000) observa que a questão de ser classificado X ou Y depende do ponto de vista do gestor. Isso significa que o ângulo de análise do indivíduo pode causar