• Nenhum resultado encontrado

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA PARA O CURSO DE BACHARELADO EM MEDICINA PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA PARA O CURSO DE BACHARELADO EM MEDICINA PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2021"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EDITAL UB n.3 / 2021

O Reitor da Universidade Brasil - UB, no uso de suas atribuições, com base na legislação pertinente, torna público este edital com as normas da Comissão de Planejamento e Execução do Processo Seletivo, nos termos regimentais e de acordo com a Resolução CONSU nº 22/2021 de 31/03/2021 para abertura de inscrições para o:

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA PARA O CURSO DE BACHARELADO EM

MEDICINA PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2021

I – DOS CANDIDATOS

1.

O presente Processo Seletivo limita-se às vagas remanescentes ofertadas neste Edital e vincula-se ao curso de graduação em Medicina, tempo integral, cuja matrícula deverá ocorrer no semestre letivo 2021.2. (segundo semestre de 2021).

1.1 Somente poderão candidatar-se às vagas remanescentes ofertadas neste Edital:

a) Estudantes regularmente matriculados em curso de graduação Bacharelado em Medicina autorizado e/ou reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), da República Federativa do Brasil. Neste caso, enviar o Histórico Escolar da Graduação completo e oficial (assinado e carimbado) emitidos pela Instituição de Ensino Superior (IES) de origem, com data atualizada, onde deverá constar: Descrição do regime de aprovação da IES de origem; Relação das disciplinas cursadas com as respectivas cargas horárias; Rendimento expresso em conceitos e/ou notas; Situação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE); Declaração da IES de origem informando a grade ou matriz curricular e Planos de Ensino das disciplinas cursadas;

b) Estudantes regularmente matriculados em curso de graduação Bacharelado em Medicina em IES estrangeiras. Neste caso, deverão apresentar, no ato da inscrição, documentação com a tradução juramentada e reconhecida pela convenção de Haia, o Histórico Escolar do Curso de Medicina (contendo descrição do regime de aprovação da IES de origem, rendimento expresso em conceitos e/ou notas), Planos de Ensino das disciplinas cursadas (com as respectivas cargas horárias), Atestado de Matrícula (estar devidamente matriculado na IES de origem no semestre vigente) acompanhado do critério de avaliação do curso de bacharelado em Medicina, o apostilamento ou legalização do mesmo na Embaixada ou Consulado estrangeiro do país onde foram cursadas as disciplinas e no Consulado da República Federativa do Brasil.

- A transferência externa de alunos de IES estrangeiras estará condicionada à apresentação de documentação, com a tradução juramentada e reconhecida pela convenção de Haia, em língua portuguesa, e autenticada pelos órgãos competentes do país de origem, de acordo com as normas determinadas pelo Ministério das Relações Exteriores e pelo Ministério da Educação.

1.2 Para alunos que tenham cursado em mais de uma IES o eventual aproveitamento de estudos será feito apenas com os documentos originais de cada uma das IES.

1.3 Poderão participar alunos que estejam com a matrícula trancada do curso de graduação Bacharelado em Medicina em outra IES, por um período não superior há dois anos, desde que comprovem o trancamento atual da matrícula na instituição de origem, no Brasil ou no Exterior.

1.4 Em todos os casos, devem ter integralizado, no mínimo, 700 (setecentas) horas da carga horária total do seu curso na instituição de origem.

1.5 Serão automaticamente desclassificados os candidatos que estiverem cursando outros cursos que não seja curso de graduação Bacharelado em Medicina.

(2)

II – DAS VAGAS

2. O preenchimento das vagas remanescentes, ora ofertadas neste Edital, ocorrerá de acordo com o número de vagas disponíveis, conforme indicado abaixo, que poderá ser alterado após o encerramento do período de rematrícula dos alunos veteranos para o semestre 2021.2. Havendo alteração no número de vagas, a Universidade Brasil publicará o aditamento contendo as informações necessárias e a quantidade de vagas disponíveis.

• 1º ano (2º semestre) - 40 vagas • 2º ano (3º e 4º semestres) - 177 vagas • 3º ano (5º e 6º semestres) - 66 vagas • 4º ano (7º e 8º semestres) - 5 vagas

2.1 Os candidatos às vagas remanescentes do curso de graduação em Medicina 2021.2, ofertadas por este Edital, deverão se inscrever na forma de ingresso de transferência pelo link https://ubvestibular.com.br/, no período de 20/04/2021 a 07/05/2021, preenchendo o requerimento de inscrição para concorrer ao Processo Seletivo de Transferência Externa para o curso de graduação em Medicina e enviar toda a documentação exigida neste Edital, além de efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais).

2.2 O requerimento de inscrição do candidato implica conhecimento e aceitação das normas e condições descritas no presente Edital, também estabelecidas por esta Instituição, bem como quaisquer outras instruções e/ou informações relativas ao processo que venham a ser divulgadas pela Universidade Brasil.

2.3 A efetivação da inscrição implica a aceitação e concordância do candidato com os procedimentos e termos descritos neste Edital, bem como implica ciência de que a utilização dos recursos visa o bom andamento dos trabalhos e lisura do processo, assim como à garantia dos direitos individuais e coletivos.

2.4 Somente a inscrição no Processo Seletivo que trata este Edital não implicará em aceitação automática da Transferência Externa para o curso de graduação em Medicina, devendo o candidato cumprir todas as exigências previstas neste Edital, obter resultados satisfatórios em todas as etapas de avaliação do Processo Seletivo e realizar o pagamento da taxa de inscrição.

2.5 O Processo Seletivo para preenchimento das vagas remanescentes por Transferência Externa para o curso de Medicina será conduzido por Comissão de Planejamento e Execução do Processo Seletivo da Universidade Brasil – UB, no uso das suas atribuições legais e nos termos regimentais de acordo com a Resolução CONSU nº 22/2021 de 31/03/2021. A Comissão Avaliadora do Curso de Medicina da Universidade Brasil fará a análise dos documentos do curso de origem.

III - DO PROCESSO SELETIVO

3. O Processo Seletivo para preenchimento das vagas remanescentes por Transferência Externa para o curso de Medicina será realizado em duas etapas:

3.1. ETAPA de CARÁTER ELIMINATÓRIO, constituída de exame da documentação acadêmica e análise da estrutura curricular conduzida pela Comissão Avaliadora, de modo a verificar a regularidade da documentação apresentada pelo candidato, conforme item 1.1a ou 1.1b do presente Edital, e a compatibilidade curricular do curso de origem com a estrutura curricular vigente para a vaga e semestre pleiteados.

Links de referência no repositório do site da Universidade Brasil: https://ub.edu.br/ Projeto Pedagógico do Curso de Medicina (PPC):

(3)

Modelo da Matriz vigente do Curso (2018A):

https://ub.edu.br/portal/_biblioteca/paginas/arquivos/20210405140459.pdf

Modelo Padrão da Análise de Aproveitamento de Estudos:

https://ub.edu.br/portal/_biblioteca/paginas/arquivos/20200911123340.xlsx

3.2 ETAPA de CARÁTER CLASSIFICATÓRIO, se fará por meio de uma prova de aptidão direcionada ao respectivo semestre pretendido pelo candidato.

3.2.1 Em decorrência da pandemia e suas restrições, a prova será realizada por método remoto por meio da utilização de ambiente virtual de aprendizagem (AVA), em link a ser enviado oportunamente para realização a prova no domingo, dia 16/05/2021, conforme cronograma no Anexo.

3.2.2 As provas serão aplicadas pela empresa Edudata Informática – CNPJ 00.333.193/0001-00 e serão elaboradas para avaliar o conhecimento adquirido do candidato, com um total de 40 questões de múltipla escolha, com 4 (quatro) alternativas, contendo apenas uma única alternativa correta e conteúdo baseado no curso de graduação em Medicina ao longo dos seis anos.

3.2.3 Aplicação da prova na modalidade remota:

• Para fazer a prova o candidato necessitará de um computador e de um smartphone, simultaneamente; • Pelo computador ele terá acesso à prova e pelo smartphone terá acesso, via web conferência, ao

fiscal-tutor que fará a identificação do candidato e acompanhará toda a aplicação da prova;

• Para fazer a prova o candidato necessitará de 2 (duas) senhas. A senha pessoal que será definida por ele e 1 (uma) senha que será informada pelo fiscal-tutor durante a web-conferência;

• Responder as questões das provas em computador com software seguro. 3.3 DOS EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS PARA EXECUÇÃO DA PROVA

Para a realização da prova on-line será necessário que o candidato disponha de computador (desktop ou notebook) em pleno funcionamento, que atenda aos seguintes requisitos mínimos:

• Sistema Operacional: Windows (8.1 ou superior) ou MacOS; • Processador Core i3 ou compatível ou superior;

• Memória RAM 4GB ou superior;

• Fonte de energia com capacidade para 5 horas de preferência conectado à rede elétrica; • Espaço de armazenamento mínimo em disco de 500MB;

• Internet com Velocidade mínima de 10 (dez) megabits por segundo (Mbps); • Smartphone ou Tablet compatível com o aplicativo Google Meet.

3.3.1 Não será permitida a realização de prova em equipamentos móveis de qualquer tipo, como tablets, somente em computadores e não será permitida, também, a utilização de fone de ouvido, calculadora, protetores auriculares, relógio de pulso ou qualquer outro.

3.3.2 A Universidade Brasil e a Edudata não se responsabilizam por quaisquer motivos de ordem técnica dos aparelhos eletrônicos, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, procedimento indevido do participante e/ou outros fatores que impossibilitem a transferência de dados. É de responsabilidade exclusiva do participante garantir os requisitos técnicos e de internet durante a realização da prova. Não será permitido segunda chance ou envio de prova fora do horário estabelecido.

3.3.3 A prova on-line ocorrerá com monitoramento remoto, e cada candidato será acompanhado ao vivo pelo fiscal, por meio de vídeo (câmera) e áudio (microfone). Toda a prova será gravada em áudio e vídeo.

3.3.4 Durante o período de realização da prova on-line, o navegador utilizado também desabilitará a utilização de outras funções e softwares no computador do candidato, não permitindo a consulta à internet ou acesso a softwares ou aplicativos. Ao candidato fica proibido manter seu computador conectado a mais de um monitor, ou conectado a um projetor.

(4)

IV – DO RESULTADO

4. O resultado será divulgado a partir do dia 20/05/2021, bem como toda a publicidade dos atos pertinentes ao Processo Seletivo serão publicados no Portal do Candidato: https://ubvestibular.com.br/

Eventuais recursos da prova classificatória deverão ser enviados para o e-mail selecaoub@edudata.com.br no prazo de 01 (um) dia a contar da publicação do resultado. O assunto do e-mail deverá ser “RECURSO – nome do(a) candidato(a)”, o conteúdo do e-mail deve ser conforme modelo a seguir:

Processo Seletivo: Transferência Externa UB 2021

Candidato: ____________________________________________________ Nº do Documento de Identidade: ___________________________________ Nº da Questão: ______________

Fundamentação e argumentação lógica: _____________________________

4.1 É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento dessas publicações, não podendo alegar o desconhecimento de qualquer norma ou quaisquer informações divulgadas no site https://ubvestibular.com.br/ e/ou no site da Universidade Brasil (www.ub.edu.br).

4.2 Os candidatos aprovados no Processo Seletivo de transferência externa para o curso de Medicina de que trata este Edital serão convocados a realizar sua matrícula entre 01 e 11/06/2021, da maior pontuação para menor e deverão efetuar sua respectiva matrícula acadêmica e financeira, verificar os detalhes no cronograma constante no anexo deste Edital conforme seu grupo de convocação, na Universidade Brasil, campus Fernandópolis localizada na Estrada Projetada F-1, s/nº, Fazenda Santa Rita, CEP 15.613-899, Fernandópolis/SP. 4.3 Para os alunos que não conseguirem por algum motivo realizar sua matrícula na data estipulada, este deverá aguardar a finalização das matrículas de todos os candidatos para ser convocado novamente se ainda houver vagas disponíveis.

4.4 Os casos omissos serão avaliados pela Comissão de Avaliação designada pela Comissão de Planejamento e Execução do Processo Seletivo da Universidade Brasil – UB.

4.5 O presente Edital será regido pela legislação pátria em vigor, com força de lei, sendo cumpridas, para todos os efeitos, as determinações nele contidas para o Processo Seletivo de Transferência Externa para o curso de Medicina da Universidade Brasil.

V - DA MATRÍCULA

5. Após aprovação do Processo Seletivo, o candidato, ou responsável, deverá fazer a sua matrícula pelo Portal do Candidato ou comparecer presencialmente no Campus de Fernandópolis, para entrega dos documentos da matrícula, assim como deverá apresentar cópia simples e originais para devida conferência (só serão aceitos os documentos que forem, legíveis, sem corte e frente e verso dos documentos), conforme abaixo:

a) 1 (uma) foto 3x4 recente;

b) Contrato de Prestação de Serviços Educacionais com a Universidade Brasil assinado; c) Certidão de nascimento ou casamento;

d) Cédula de identidade – RG nacional, com menos de 10 anos de emissão (carteira nacional de habilitação não é válida);

e) CPF do aluno e do responsável financeiro, quando aplicável. O número pode ser comprovado pela indicação no RG ou pela impressão do comprovante de situação cadastral do CPF obtido no site da Receita Federal; f) RG e CPF do responsável, se menor de idade;

g) Histórico escolar do Ensino Médio ou equivalente; h) Certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente; i) Comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone);

j) Se for estrangeiro, deverá apresentar o Carteira de Registro Nacional Migratório (CNRM) em substituição a cédula de identidade; passaporte (identificação e visto na condição de estudante, com período de validade para estadia no país);

(5)

k) Histórico escolar da Graduação completo e oficial (assinado e carimbado) emitidos pela instituição de origem, com data atualizada, onde deverá constar:

I- Descrição do regime de aprovação da IES de origem;

II- Relação das disciplinas cursadas com as respectivas cargas horárias; III- Rendimento expresso em conceitos e/ou notas;

IV- Situação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE); V- Declaração da IES de origem informando a grade ou matriz curricular; l) Planos de ensino das disciplinas cursadas;

j) Declaração de vínculo com a IES de origem e situação acadêmica atual.

5.1 O candidato que precisar fazer a matrícula via portal do vestibular por restrição em função da pandemia pelo COVID-19, ficará responsável por enviar os documentos originais (Histórico Escolar e Conteúdo Programático), antes do início das aulas, via correio (formato Sedex e registrado com AR). Após conferência e análise curricular, seus documentos estarão disponíveis para a retirada na secretaria acadêmica do campus. Endereço para o envio dos documentos: Universidade Brasil - campus Fernandópolis - Estrada Projetada F-1, s/nº, Fazenda Santa Rita, CEP 15.613-899, Fernandópolis/SP – direcionado para Secretaria Geral.

5.2 É de inteira responsabilidade do candidato a veracidade das informações prestadas e a autenticidade dos documentos apresentados, podendo ser responsabilizado legalmente, para esse do qual as informações prestadas sejam falsas, será nula de pleno direito, a qualquer tempo, a classificação do candidato que tenha participado do Processo Seletivo e realizado matrícula fazendo uso de documentos falsos ou utilizado de meios ilícitos.

VI - CONSIDERAÇÕES FINAIS

6. Constatada, a qualquer tempo, a falsificação nas informações prestadas e/ou irregularidade na documentação apresentada, a matrícula será cancelada em definitivo, com a perda da respectiva vaga, sem o prejuízo de outras medidas judiciais cabíveis, sem direito a ressarcimento de eventuais pagamentos efetivados até a efetiva rescisão e/ou cancelamento.

6.1 Como determina o Regimento Interno da Instituição, artigo 26, a Universidade funciona em regime de “Matrícula por disciplinas, em sistema de créditos”. Todos os alunos deverão se submeter ao processo de “Matrícula Orientada”, ou seja, se matriculando nas disciplinas que for cursar.

6.2 O aluno(a) só ingressará no internato (9º ao 12º semestres) após a aprovação ou aproveitamento de estudos em TODAS as unidades curriculares, do primeiro ao oitavo semestres, do Curso de Medicina da Universidade Brasil, sendo pré-requisito obrigatório e indispensável para acesso ao Internato/estágio.

6.3 Em função da pandemia, considerando as restrições impostas pelas autoridades municipais e em observância aos protocolos de biossegurança para o enfrentamento da pandemia de COVID-19, as aulas eventualmente poderão ser por meio de recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convencionais sendo utilizados em caráter excepcional, para integralização da carga horária das atividades pedagógicas.

6.4 O curso de Graduação em Medicina será ministrado pela Universidade Brasil campus Fernandópolis, com autorização nos termos da Portaria do Ministério da Educação (MEC) nº 833 de 16 de dezembro de 2016, publicada no DOU de 19 de dezembro de 2016 e Portaria SERES 1.222/2017.

Parágrafo único. O local de funcionamento da Universidade é Estrada Projetada F-1, s/nº, Fazenda Santa Rita, CEP 15.613-899, Fernandópolis/SP.

São Paulo, 07 de abril de 2021.

Prof. Felipe Sartori Sigollo

Reitor

(6)

-ANEXO CRONOGRAMA

Atividade Data/Período

Período de inscrição Das 10 horas do primeiro dia às 18 horas do último dia 20/04/2021 à 07/05/2021 (horário oficial de Brasília/DF)

Data limite para o pagamento da taxa de inscrição 07/05/2021 Validação no site da Edudata pelo candidato

( www.edudata.com.br ) e

suporte relativo às dúvidas de verificação de equipamento

10 à 14/05/2021

Das 10 horas do primeiro dia às 18 horas do último dia (horário oficial de Brasília/DF)

Envio do link de verificação e do equipamento do candidato 12 à 14/05/2021

Aplicação da Prova on-line

Apresentação dos candidatos na sala virtual: 9h00 Início da Prova: 10h00

Término da Prova: 12h00 (horário oficial de Brasília/DF)

DATA DA PROVA: 16/05/2021

Divulgação da prova e do gabarito 17/05/2021

Prazo para a interposição de recursos contra o resultado da

etapa classificatória Das 10 horas às 18 horas 21/05/2021 (horário oficial de Brasília/DF) Divulgação da classificação no portal do candidato 24/05/2021

Data de matrícula e entrega dos documentos 01 à 11/06/2021 Data de matrícula e entrega dos documentos Reconvocação

(Se houver vagas disponíveis) 14 à 25/06/2021

Processo de Matrícula nas Disciplinas (Matrícula

Orientada) pelo sistema 01 a 30 de junho de 2021

Início das Aulas 9 de agosto de 2021

* As datas e os períodos estabelecidos no cronograma são passíveis de alteração, conforme necessidade e conveniência da Universidade Brasil. Caso haja alteração, esta será previamente comunicada por meio de edital.

Referências

Documentos relacionados

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Então os pais divulgam nosso trabalho, e a escola também ela divulga todos os resultados, então nós temos alguns projetos que desenvolvemos durante o ano letivo, que

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

Nessa perspectiva, o objetivo geral deste trabalho é o de analisar a proposta curricular do Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública, oferecido

O Estudo de Caso analisou os fatores extra e intraescolares associados à eficácia escolar do Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo, instituição de ensino da

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Muito embora, no que diz respeito à visão global da evasão do sistema de ensino superior, o reingresso dos evadidos do BACH em graduações, dentro e fora da