• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA BOLSAS DE ESTUDOS DA CAPES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA BOLSAS DE ESTUDOS DA CAPES"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

1

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA BOLSAS DE

ESTUDOS DA CAPES

Edital N° 1/2016 – CB/PPGQ/PRPPG

Boa Vista, 28 Julho de 2016

A Comissão de Seleção de Bolsa de Estudo da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), para o Curso de Mestrado em Química da Universidade Federal de Roraima, designada pela Ordem de Serviço N° 006/2016 – PPGQ, de 16 de junho de 2016, no uso das atribuições conferidas pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química – PPGQ, torna público aos interessados que estão abertas as inscrições para o processo de Seleção de candidatos às bolsas de Estudo para o Curso de Mestrado em Química da UFRR.

1 . DA VALIDADE

1.1 O Processo seletivo de que trata o presente edital só terá validade para o segundo semestre de 2016.

2 . DAS BOLSAS

2.1 A concessão das bolsas de estudo da CAPES seguirá os requerimentos contidos na Portaria N° 76 – CAPES, de 14 de abril de 2010, Art. 9°, e na Portaria Conjunta N° 1 – CAPES/CNPq, de 15 de julho de 2010, a saber:

I. dedicação integral às atividades deste programa de pós-graduação;

II. quando possuir vínculo empregatício, estar liberado das atividades profissionais e sem percepção de vencimentos;

III. comprovar desempenho acadêmico satisfatório, consoante as normas definidas pela instituição promotora do curso;

IV. não possuir qualquer relação de trabalho com a instituição promotora do programa de Pós-Graduação;

V. realizar estágio de docência de acordo com o estabelecido no art. 18 da Portaria N° 76 – CAPES, de 14 de abril de 2010;

VI. não ser aluno em programa de residência médica;

VII. quando servidor público, somente os estáveis poderão ser beneficiados com bolsas de mestrado e doutorado, conforme disposto no Art. 318° da Lei 11.907, de 02 de fevereiro de 2009;

VIII. Os servidores públicos beneficiados com bolsas de mestrado e doutorado deverão permanecer no exercício de suas funções, após o seu retorno, por um período igual ao de afastamento concedido (§ 4°, Art. 96° - A, acrescido pelo Art. 318° da Lei N° 11.907, de 02 de fevereiro de 2009 que deu nova redação à Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990);

(2)

2

IX. ser classificado no processo seletivo especialmente instaurado pela Instituição de Ensino Superior em que se realiza o curso;

X. fixar residência na cidade onde realiza o curso;

XI. não acumular a percepção da bolsa com qualquer modalidade de auxilio ou bolsa de outro programa da CAPES, de outra agência de fomento público, nacional ou internacional, ou empresa pública ou privada, excetuando-se;

a) poderá ser admitido como bolsista de mestrado ou doutorado, o pós-graduando que perceba remuneração bruta inferior ao valor da bolsa da respectiva modalidade, decorrente de vínculo funcional com a rede pública de ensino básico ou na área de saúde coletiva, desde que liberado integralmente da atividade profissional e, neste último caso, esteja cursando a pós-graduação na respectiva área;

b) os bolsistas da CAPES, matriculados em programas de pós-graduação no país, selecionados para atuarem como professores substitutos públicas de ensino superior, com a devida anuência do seu orientador e autorização da Comissão de Bolsas CAPES/DS do programa de pós-graduação, terão preservadas as bolsas de estudo. No entanto, aqueles que já se encontram atuando como professores substitutos não poderão ser contemplados com bolsas do Programa de Demanda Social;

c) conforme estabelecido pela Portaria Conjunta N° 1 CAPES/CNPq, de 12/12/2007, os bolsistas CAPES, matriculados em programas de pós-graduação no país, poderão receber da Universidade Aberta do Brasil –UAB, quando atuarem como tutores. Em relação aos demais Agentes da UAB, não será permitido o acúmulo dessas bolsas. Parágrafo único. A inobservância dos requisitos deste artigo acarretará a imediata interrupção da bolsa.

2.2. Os bolsistas da CAPES e do CNPq matriculados em programa da pós-graduação no país poderão receber complementação financeira, proveniente de outras fontes que se dediquem a atividades relacionadas à sua área de atuação e de interesse na sua formação acadêmica, Científica e tecnológica, conforme previsto na Portaria Conjunta N° 1 – CAPES/CNPq, de 15 de julho de 2010.

2.3. Para receber complementação financeira ou atuar como docente, o bolsista deve obter autorização, concedida por seu orientador, devidamente informada à coordenação do curso ou programa de pós-graduação em que estiver matriculado e registrada no Cadastro Discente da CAPES.

2.4. No caso de comprovado desrespeito às condições estabelecidas na Portaria Conjunta N° 1 – CAPES/CNPq, de 15 de julho de 2010, o bolsista será obrigado a devolver a CAPES ou CNPq os valores recebidos de bolsas, corrigidos conforme a legislação vigente.

2.5. A concessão prevista na Portaria Conjunta N° 1 – CAPES/CNPq, de 15 de julho de 2010, não exime o bolsista de cumprir com suas obrigações junto ao curso de pós-graduação e à agência concedente da bolsa, inclusive quanto ao prazo de vigência da bolsa.

(3)

3

2.6 As bolsas de Estudos a serem implementadas, através deste Edital, são Demanda Social da CAPES, as quais possuem regulação conforme a Portaria N° 76 – CAPES, de 14 de abril de 2010.

2.7. As bolsas de Estudos serão distribuídas igualmente nas duas áreas de concentração, a saber: Química de Produtos Naturais e Química Ambiental.

2.8. No caso de número ímpares de bolsa, a distribuição de bolsas entre as duas áreas de concentração levará em conta o candidato melhor classificado no Processo Seletivo de Ingresso de novos alunos para o Programa de Pós-Graduação em Química, independentemente de sua área de concentração, que atenda as condições estabelecidas no item 2.1 deste edital. As demais bolsas serão distribuídas de forma alternada entre as duas áreas considerando a classificação por área.

2.9. O tempo de Bolsa é no máximo 24 (vinte quatro) parcelas não ultrapassando 24 (vinte quatro) meses de aluno no programa.

3. DA INSCRIÇÃO

3.1 Poderão participar deste Processo Seletivo de concessão de Bolsas, os candidatos que participaram do último Processo Seletivo para admissão de alunos, regidos por Edital publicado pelo PPGQ e obtiveram aprovação.

3.2 A inscrição para este processo seletivo far-se-á no horário das 8:00 h às 11:00 h e das 14:00 h às 17:00 h, em datas conforme Cronograma disponível no item 5, no seguinte local: UFRR, Avenida Capitão Ene Garcez 2413, bairro Aeroporto, CEP 69304-000, Boa Vista, Roraima, Sala da secretaria do Mestrado em Química, Prédio do Núcleo de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência e Tecnologia,.

3.3 No ato da inscrição o candidato deverá apresentar copia da Carteira de Identidade, CPF, Curriculum Lattes atualizado, e preencher a Ficha de Inscrição (ANEXO I), para em seguida entrega-la na secretaria. A copia da Carteira Nacional de Habilitação dentro do prazo de validade poderá substituir a Carteira de Identidade e CPF.

3.4 O resultado da homologação das inscrições será divulgado conforme Cronograma disponível no item 5, sendo divulgado na Secretaria do Mestrado em Química e no sítio do PPGQ (http://ufrr.br/ppgq).

3.5 O período de inscrição poderá ser alterado por solicitação da Coordenação do Programa à Comissão com apresentação de justificativa.

(4)

4

4. DA SELEÇÃO

4.1 A avaliação dos candidatos será realizada conforme Cronograma disponível no item 5, sendo considerados os seguintes critérios de avaliação:

a) NOTA DA PROVA ESCRITA (normalizada de zero a dez) recebida no último Processo Seletivo para admissão de alunos, regidos pelos Editais publicados pelo PPGQ.

b) O processo Seletivo para o ingresso 2016.2, foi feita pela atribuição de uma pontuação individual aos candidatos obtida a partir de uma prova escrita.

c) A prova escrita teve duração de 03 (três) horas constando de 08 (oito) questões subjetivas, cujos tópicos são apresentados no anexo V deste Edital.

d) Esta etapa foi considerada eliminatória e classificou os candidatos em ordem decrescente de suas notas. A nota de corte foi menor que 5,0 (cinco virgula zero) pontos.

e) os candidatos serão classificados por área de concentração considerando a sua nota naquela Prova Escrita;

f) em caso de empate entre os candidatos, serão considerados como critérios de desempate:

I. Maior coeficiente de rendimento escolar obtido no curso de graduação; II. Maior pontuação na análise curricular (ANEXO II);

III. A idade mais avançada do candidato;

4.2 O resultado da classificação parcial será divulgado Cronograma disponível no item 5, na Secretaria do Mestrado em Química e no sítio do PPGQ (http://ufrr.br/ppgq). 4.3 A comissão de Seleção divulgará o Resultado final, do Processo Seletivo no Cronograma disponível no item 5, e será fixado na Secretaria do Mestrado em Química assim como também no sítio do PPGQ (http://ufrr.br/ppgq).

(5)

5

5 . DO CRONOGRAMA

O cronograma de atividades a serem desenvolvidas está apresentado na tabela 1 TABELA 1 Cronograma de atividades

ATIVIDADE

S

DATA

Divulgação do edital

15

/09/2016

Prazo para impugnação do edital

16 a 19/09/2016 Resultado do Pedido de impugnação

30/09/2016

Inscrições

3

a 7/10/2016

Homologação das inscrições

13

/10/2016 Pedido de Recurso da homologação das inscrições

14 e 17/10/2016 Resultado do Recurso da homologação das

inscrições

18/10/2016 Resultado Parcial do Processo Seletivo 19/10/2016 Pedido de Recurso do Resultado Parcial do Processo

Seletivo

20 e 21/10/2016 Resultado do Recurso do Resultado do Processo

Seletivo (classificação)

24/10/2016 Resultado final do Processo Seletivo 24/102016

6 . DISPOSITIVOS GERAIS

4.4 A impugnação do edital observará oCronograma disponível no item 5

4.5 O candidato poderá impetrar recurso, no prazo até de 48 horas, após a publicação oficial de cada uma das fases desta seleção.

4.6 O recurso deverá ser apresentado, exclusivamente, em formulário próprio conforme o anexo III deste edital.

(6)

6

ANEXO I

FICHA DE INSCRIÇÃO

Nome_________________________________________________________________ Endereço_____________________________Bairro__________________CEP_______ Cidade___________________________Estado______________Telefone ( )________ e-mail____________________________________

RESPONDA ÀS PERGUNTAS ABAIXO

Tem vínculo empregatício? ___________SIM __________NÃO Em caso positivo, qual o local de trabalho?_______________________________________ Qual a área de atuação no trabalho?__________________________________________ Está liberado(a) integralmente das atividades do trabalho para fazer o mestrado?

______________________________________________________________________

Caso esteja liberado(a) integralmente das atividades do trabalho, continua a receber os vencimentos? ___________________________________________________________ Recebe bolsa ou auxilio de outro programa da CAPES, ou de outra agência de fomento pública nacional? Qual?___________________________________________________ Declaro que as informações prestadas nesta ficha são verdadeiras (declaração feita em observância aos artigos 297° - 299° do Código Penal Brasileiro).

Assinatura do Candidato________________________________________

(7)

7 ANEXO II

Atividades e suas pontuações consideradas na análise curricular

ITEM PONTOS QUANT. TOTAL DE

PONTOS TITULAÇÃO NA ÁREA DO CURSO

Especialização em Química (máx. 01) 10 Especialização em área afim (máx. 01) 5 ATIVIDADES ACADÊMICAS NOS ÚLTIMOS 3 ANOS

Participação como membro de banca de trabalho de conclusão de curso (máx. 05)

2 Professor de ensino superior (sendo um por semestre (max. 04) 5 Professor de ensino médio (sendo um por ano) 5 Monitoria em química (sendo um por semestre) (max. 04) 3 Bolsista de Iniciação Científica (sendo um por ano 5 ATIVIDADES INTELETUAIS NOS ÚLTIMOS 3 ANOS

a) Artigos científicos publicados

Artigo completo em periódico Qualis A1 emQuímica 20 Artigo completo em periódico Qualis A2 em Química 15 Artigo completo em periódico Qualis B1 em Química 10 Artigo completo em periódico Qualis B2 em Química 7 Artigo completo em periódico Qualis B3 (mãx. 03) em Química 4 Artigo completo em periódico Qualis B4 (máx. 03) em Química 3 Artigo completo em periódico Qualis B5 (máx. 03) em Química 2 Artigo completo em periódico Qualis C, regional/local (máx. 03) em Química

1 b) Trabalhos em eventos

Resumo expandido publicado em anais de evento científico internacional em Química

5 Resumo expandido publicado em anais de evento científico

internacional em áreas afins

3 Resumo expandido publicado em anais de evento científico

nacional em Química

4 Resumo expandido publicado em anais de evento científico

nacional

2 Resumo expandido publicado em anais de evento científico

regional/local em Química

2 Resumo simples publicado em anais de evento científico (máx.

03) em Química

1

PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS CIENTÍFICOS NOS ÚLTIMOS 3 ANOS Congresso científico internacional em química 4

Congresso científico internacional em áreas afins 2 Congresso científico nacional em química 3 Congresso científico nacional em área afim 1,5 Congresso científico regional em química 2 Congresso científico regional em área afim 1

(8)

8 ANEXO III

FORMULARIO PARA RECURSOS

À Comissão de Seleção de Bolsa do Programa de Pos-Graduação em Química PPGQ de que trata o Edital n° 1/2016 CB/PPGQ/PRPPG

Nome do candidato(a)________________________________________________ N° de Inscrição_____________ N° do doc. de Identificação_____________________ Justificativa do Candidato – Razões da solicitação do recurso:

__________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ Obs: Preencher com letra de forma, entregar este formulário na secretaria do PPGQ no Prédio do NPPGCT

Data_______/________/__________ ____________________________________ Assinatura do candidato

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ COMPROVANTE DO RECURSO

Nome do candidato (a)________________________________________________ N° de inscrição__________ N° do doc de Identificação_____________________ Data_____/_____/____ ________________________________________________ Nome e assinatura do Funcionário

(9)

9 ANEXO IV

COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO

______________________________________________________________________ Nome do candidato(a)____________________________________________

N° de Inscrição_______ N° de doc de Identificação_______________________ Data____/_____/_____ ______________________________________________

Nome e assinatura do Funcionário 1ª. via

COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO

______________________________________________________________________ Nome do candidato(a)____________________________________________

N° de Inscrição_______ N° de doc de Identificação_______________________ Data____/_____/_____ ______________________________________________

Nome e assinatura do Funcionário 2ª. via

(10)

10 ANEXO V PROGRAMA E BIBLIOGRAFIA

O programa da prova escrita poderá abordar os tópicos apresentados a seguir: (1) Estequiometria e a Base da Teoria Atômica: Origens da Teoria Atômica. Determinação de Pesos atômicos e Fórmulas Moleculares. O conceito de Mol. A Equação Química. Relações Estequiométricas. Cálculos Estequiométricos; (2) Equilíbrio Químico: A Natureza do Equilíbrio Químico. A constante de Equilíbrio. Efeitos externos sobre o Equilíbrio. Energia livre e Equilíbrio em Soluções não Ideais. Cálculos com a Constante de Equilíbrio; (3) Equilíbrio Iônico em Solução Aquosa: Sais pouco Solúveis. Ácidos e Bases. Problemas Numéricos. Resumo do método da Equação Global. Tratamento Exato do Equilíbrio Iônico. Tópicos Especiais em Equilíbrio Ácido-Base. Equilíbrios envolvendo Íons Complexos. (4) Valência e

Ligação Química: Radicais. Valência. Estruturas de Lewis. Ligações Iônicas e Polares. Momento Dipolar. Valências Dirigidas e Geometria Molecular. Modelo de Repulsão dos Pares de Elétrons da camada de Valência (RPEV). Distâncias e Energias de Ligação; (5) Termodinâmica Química: Sistemas. Estados e Funções de Estado. Trabalho e Calor. A Primeira Lei da Termodinâmica. Termoquímica. Critérios para Variação Espontânea. Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica. O significado Molecular da Entropia. Entropia Absoluta e a Terceira Lei da Termodinâmica. Energia livre. Energia Livre e as Constantes de Equilíbrio. Células Eletroquímicas. Dependência do Equilíbrio com Relação à Temperatura. Propriedades Coligativas. Dispositivos Baseados na Energia Térmica; (6) Cinética Química: Efeitos da Concentração. Mecanismos de Reação. Velocidade de Reação e Equilíbrio. Teoria Colisional das Reações Gasosas. Efeito da Temperatura. Velocidades de Reação em Soluçao. Teoria do Complexo Ativado. Superfícies de Reação. Catálise; (7) A Estrutura Eletrônica dos Átomos: A natureza Elétrica da Matéria. A estrutura do átomo. As Origens da Teoria Quântica. Mecânica Quântica. O átomo de Hidrogênio. Átomos

Multieletrônicos. Determinação Mecânico Quântica das Propriedades Atômicas; (8) A Ligação Química: Ligação Iônica. As Ligações Covalentes mais simples. Orbitais Atômicos e Ligações Químicas. Hibridização. Resultados de Cálculos Quantitativos Relativos à Ligação Química; (9) Sistemática da Teoria dos Orbitais Moleculares: Orbitais para Moléculas Biatômicas Homonucleares. Moléculas Biatômicas

Heteronucleares. Moléculas Triatômicas. (10) Propriedades Físicas e Químicas das Funções Orgânicas. (11) Análise Conformacional. (12) Isomeria: Constitucional, Geométrica e Óptica. (13) Substituição Nucleofílica Alifática: Mecanismo SN1 e SN2 - Estrutura e Reatividade. (14) Substituição Eletrofílica Aromática: Mecanismo. Estrutura e Reatividade. Efeitos de Grupos Ativantes e Desativantes. Reações: Nitração, Alquilação, Acilação e Sulfonação. (15) Reações de Eliminação: Mecanismo E2, E1 - Estrutura e Reatividade. Regioquímica-produto de Zaytzev e Hoffman. Mecanismos Competitivos: Substituição versus Eliminação. (16) Reações de Adição Eletrolítica: Mecanismo da Adição de Eletrófilos e Alquenos, Alquinos e Dienos. Reatividade Estereoquímica. Mecanismos via Ions Cíclicos-Bromonio, etc e (17) Reações de Adição Nucleofílica: Mecanismo da adição de Espécies Nucleofílicas a Compostos Carbonílicos e derivados de Ácidos Carboxílicos.

(11)

11

O PPGQ recomenda a seguinte bibliografia para a prova escrita:

a) Mahan, B.M; Myers, R.J.; Química: um Curso Universitário; São Paulo; Edgar Blucher; 1995.

b) Solomons, T.W.G.; Química Orgânica; 10a ed.; vol. 1 e 2; traduzido por Horacio Macedo; Rio de Janeiro; LTC; 2012.

c) Atkins, P.; Jones, L.; Princípios de Química: Questionando a vida Moderna e o Meio

Referências

Documentos relacionados

Figura A53 - Produção e consumo de resinas termoplásticas 2000 - 2009 Fonte: Perfil da Indústria de Transformação de Material Plástico - Edição de 2009.. A Figura A54 exibe

Este trabalho busca reconhecer as fragilidades e potencialidades do uso de produtos de sensoriamento remoto derivados do Satélite de Recursos Terrestres Sino-Brasileiro

A proposta aqui apresentada prevê uma metodologia de determinação da capacidade de carga de visitação turística para as cavernas da região de Bulhas D’Água

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

Este estudo, assim, aproveitou uma estrutura útil (categorização) para organizar dados o que facilitou a sistematização das conclusões. Em se tratando do alinhamento dos

Combinaram encontrar-se às 21h

Em números absolutos, os resultados mostraram que as regiões médio-norte e nordeste apresentaram a maior amostragem de produtores rurais que expandiram a sua área agrícola através

[Informar a data, o nome e a assinatura do dirigente máximo que aprovou o documento Termo de Abertura do Projeto antes deste projeto ser solicitado ao Governador pelo