• Nenhum resultado encontrado

TORNA PÚBLICO QUE: 05. O deferimento das inscrições será realizado pela comissão de seleção a partir de 21 de fevereiro de Comissão de Seleção

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TORNA PÚBLICO QUE: 05. O deferimento das inscrições será realizado pela comissão de seleção a partir de 21 de fevereiro de Comissão de Seleção"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Pró-Reitoria de Pós-Graduação

EDITAL PRPG 001-2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIENCIA E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS-PPGSA

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS- PPGSA, de acordo com o seu Regulamento (Resolução 20/2010 - Câmara Superior de Pós Graduação da UFCG) e com o Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação da UFCG (Res. 02/2006) e por determinação do Colegiado do referido Programa,

TORNA PÚBLICO QUE:

01. No período de 06 de janeiro a 21 de fevereiro de 2014, estarão abertas as inscrições para a seleção de alunos para o Programa de Pós-Graduação stricto sensu: mestrado em Sistemas Agroindustriais, modalidade Profissional, do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar da UFCG, CAMPUS POMBAL, para o período letivo 2014.1, em que serão oferecidas 38 vagas para as duas linhas de pesquisas. Sendo 27 vagas para Produção e Tecnologia Agroindustrial e 11 vagas para Gestão e Tecnologia Ambiental em Sistemas Agroindustriais.

02. As inscrições serão feitas na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais, nos dias úteis, nos horários de 07:00 às 11:00 e 13:00 às 17:00. Durante o referido período as inscrições poderão ser feitas via correio (sedex), com postagem até o dia 17 de fevereiro de 2014.

03. Poderão inscrever-se para a seleção ao Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais, portadores de diploma de cursos, de nível superior, de Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Florestal, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Química, Ciências Biológicas, Zootecnia ou áreas afins relacionadas à área do Programa na CAPES (Ciências Ambientais) e/ou que desenvolvam atividades relacionadas a Sistemas Agroindustriais .

04. Se, na época da inscrição, o candidato ainda não houver concluído o curso de graduação, deverá apresentar documento comprovando estar em condições de concluí-lo antes de seu ingresso no PPGSA.

05. O deferimento das inscrições será realizado pela comissão de seleção a partir de 21 de fevereiro de 2014.

Comissão de Seleção

I- Prof. Dr. Manoel Moisés Ferreira de Queiroz II- Profa. Dra. Adriana Ferreira dos Santos III- Prof. Dr. Franciscleudo Bezerra da Costa IV- Prof. Dr. Camilo Allyson Simões de Farias V- Prof. Dr. Marcos Eric Barbosa Brito

(2)

06. A seleção dos candidatos inscritos no Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais ficará a cargo da comissão de seleção e será realizada por processo cumulativamente eliminatório e classificatório, com observância dos seguintes critérios:

I – De caráter eliminatório

Análise de conhecimento, através de Prova Escrita, sobre um tema específico (TE) da linha de pesquisa que o candidato está inscrito, escolhido entre os temas estabelecidos neste edital para cada linha de pesquisa, conforme temas em anexo (peso 60%), e sobre a Proposta de Trabalho (PT), a qual o candidato dissertará sobre o tema que pretende estudar, enfocando quem será beneficiado com o resultado desse trabalho, qual a contribuição social, econômica e ambiental, dentro das características do mestrado profissional como descrito em anexo (peso 40%).

A nota deste item será: N1 = 0,6 x nota da TE + 0,4 x nota PT

O candidato que obtiver nota N1 menor do que 6,0 (seis vírgula zero) será eliminado do processo de seleção;

II - De caráter classificatório

a) Análise do Curriculum Vitae do candidato (Nota N2); b) Entrevista com o Candidato (Nota N3).

A Nota Final (NF) será igual à média das notas N1 (peso 40%), N2 (peso 50%) e N3 (peso 10%).

NF = 0,40 x N1 + 0,50 x N2 + 0,10 x N3

A classificação dos candidatos será feita, por linha de pesquisa, em ordem decrescente sobre valor da nota final ( NF) obtida pelos mesmos.

07. O candidato, ou seu representante, fará o pedido de inscrição em requerimento específico (ficha de inscrição em anexo) junto à Secretaria do PPGSA, situado no andar térreo do prédio da Administração da UFCG, Campus Pombal, sito a Rua Jairo Feitosa, 1770 – Bairro dos Pereiros, Pombal – PB, CEP – 58.840-000, dentro do prazo estipulado neste Edital, mediante apresentação da documentação especificada no item seguinte.

No caso de inscrição via correios (sedex) o pedido deve ser endereçado à:

Coordenação do Mestrado em Sistemas Agroindustriais Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar

Universidade Federal de Campina Grande/Campus Pombal

Rua Jairo Vieira Feitosa, 1770. Bairro dos Pereiros. 58.840-000, Pombal-PB.

08. Para a inscrição dos candidatos à seleção do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais, exigir-se-ão:

I - Cópia autenticada do diploma de Graduação ou documento equivalente;

(3)

V - Cópia autenticada do CPF

VI - Cópia autenticada da carteira de identidade para os candidatos brasileiros ou do registro geral de estrangeiro, quando for o caso;

VII - Prova de estar em dia com as obrigações militares e eleitorais, no caso de o candidato ser brasileiro;

VIII – Carta de Aceitação de Orientação do provável orientador em modelo próprio (em anexo); IX - Declaração da empresa ou órgão público de origem, atestando a liberação do candidato para a realização do curso, quando for o caso;

Para obtenção da Carta de Aceitação de Orientação, referida no item VIII, o candidato deverá entrar em contato com um docente do Programa (seu possível orientador), em função de seu interesse sobre um tema e linha de pesquisa, da qual o docente faz parte, conforme lista dos docentes do PPGSA descritos no quadro em anexo.

Para maiores informações veja a página do CCTA no link da Pós Graduação (http://www.ccta.ufcg.edu.brwww.ccta.ufcg.edu.br).

09. A lista das inscrições deferidas e os dias e locais da prova escrita e da entrevista serão divulgados na página do CCTA (www.ccta.ufcg.edu.br), no link da Pós-Graduação, a partir do dia 21 de fevereiro de 2014.

10. O resultado do processo seletivo será divulgado eletronicamente na página do CCTA (www.ccta.ufcg.edu.br), no link da Pós-Graduação, a partir do dia 06 de março de 2014.

11. Informações Gerais:

Para os candidatos selecionados o período de matrícula será dia 12/03/2014 e as aulas do período 2014-1 iniciarão em 17 de março de 2014 e serão ministradas no turno noturno entre segunda e sexta-feira.

12. Para mais informações os interessados poderão entrar em contato com a Coordenação do Programa de Pós Graduação em Sistemas Agroindustriais no seguinte endereço:

Coordenação do Mestrado em Sistemas Agroindustriais Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar

Universidade Federal de Campina Grande/Campus Pombal

Rua Jairo Vieira Feitosa, 1770. Bairro dos Pereiros. 58.840-000, Pombal-PB. (www.ccta.ufcg.edu.br), Email: ppgsa@ccta.ufcg.edu.br. Fone (83) 3431-4016

Pombal, 27 de dezembro de 2013

Manoel Moisés Ferreira de Queiroz Coordenador do PPGSA

(4)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE Centro de Ciências e Tecnológicas Agroalimentar

Campus de Pombal

Programa de Pós Graduação em Sistemas Agroindustriais

Inscrição no: ______________ Data: ____/_______/_________ FICHA DE INSCRIÇÃO Dados preliminares Linha de pesquisa:

( ) Produção e Tecnologia Agroindustrial

( ) Gestão e Tecnologia Ambiental em Sistemas Agroindustriais Título Profissional:

Dados Pessoais

Nome Completo:

Nome da Mãe: Nome do Pai:

Local de nascimento (Cidade, Estado/País): Data de nascimento:

Nacionalidade: Estado civil: Cor/Raça: ( ) Branca ( ) Preta ( ) Parda ( )Indígena ( )Amarela ( ) Não dispõe da informação

RG: Local / Data de emissão: CPF:

Passaporte (se estrangeiro): Órgão e data de emissão: Data de chegada ao Brasil: Título de Eleitor: Zona: Seção: Certificado de Reservista:

Endereço:

Cidade/Estado/País: CEP: E-mail Telefone: ( )

Atividade Profissional

Instituição/Empresa: Data de Admissão:

Endereço Comercial:

Cidade/Estado/País: CEP: E-mail Telefone: ( )

Cargo/Função:

Salário (opcional):

Declaração

Declaro que este pedido contém informações completas e exatas, que aceito o sistema e os critérios adotados pela Instituição para ser avaliado e que, em caso de cursar disciplinas do PPGSA, nesta Universidade, me comprometo a cumprir fielmente seus regulamentos e os do curso no qual solicito minha admissão.

Pombal, _________de_____________________de__________.

____________________________________________________ Candidato

Parecer da Coordenação do PPGSA Resultado final :  Deferido  Indeferido

Comentários : ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________

(5)

PROTOCOLO DE INSCRIÇÃO – PPGSA/CCTA/UFCG/CAMPUS POMBAL EDITAL 2013-1 – PPGSA

Programa de Pós Graduação em Sistemas Agroindustriais Inscrição Nº____________________

Candidato (a) ___________________________________________________________

Pombal,______ de ____________________ de _________

________________________________

Visto e Carimbo da Secretaria do PPGSA

CARTA DE ACEITAÇÃO DE ORIENTAÇÃO

Eu, Prof.(a) ___________________________________________________SIAPE _____________vinculado à linha de pesquisa ______________________________________________________ do Programa de Pós Graduação em Sistemas Agroindustriais PPGSA/CCTA/UFCG/CAMPUS POMBAL, comprometo-me em orientar o Candidato (a) ___________________________________________________________ sobre o tema ________________________________________________________________________, conforme entendimento prévio estabelecido entre nós, caso o mesmo seja classificado no processo de seleção, de acordo com o número de vagas e normas constante no EDITAL 2013-1 - PPGSA

Pombal,______ de ____________________ de _________

________________________________ Assinatura do Provável Orientador

(6)

TEMAS DA PROVA ESCRITA I . Linha de pesquisa - Produção e Tecnologia Agroindustrial

Produção Vegetal: Manejo e tratos culturais em horticultura tropical; Produção Animal: Apicultura e meliponicultura; e

Ciência e Tecnologia de Alimentos

II. Linha de pesquisa: Gestão e Tecnologia Ambiental em Sistemas Agroindustriais

Gerenciamento de Resíduos Agroindustriais;

Biomassa e Bioenergia em Sistemas Agroindustriais;

Hidrologia e Recursos Hídricos (Gestão, Reuso, Disponibilidade, Demanda)

Avaliação e Recuperação Ambiental de Áreas Degradadas em Sistemas Agroindustriais Bibliografia sugerida entre outras

GAVA, A.J.; SILVA, C.A.B.; FRIAS, J.R.G. Tecnologia de alimentos - Princípios e Aplicações. São Paulo: Nobel, 2008.

OETTERER, M.; REGITANO-D’ARCE, M.A.B.; SPOTO, M. H. Fundamentos de Ciência e Tecnologia de

Alimentos. São Paulo: Manole, 2006.

FELLOWS, P. J. Tecnologia do processamento de alimentos: princípios e prática. Porto Alegre: Artmed, 2006. PAULA NETO, F. L. de.; ALMEIDA NETO, R. M. de Apicultura nordestina: principais mercados, riscos e

oportunidades. BNB/ETENE, Fortaleza, 2006 (disponível na internet);

NOGUEIRA NETO, P. Vida e criação de abelhas indígenas, sem ferrão. São Paulo, 1997 (disponível na internet) BRUENING, H. Abelhas jandaíra FGD. Mossoró, 2001 (disponível na internet)

Manual do ADR em Apicultura- SEBRAE (disponível na internet)

FONTES, P. C. R. Olericultura: teoria e prática. Viçosa, MG: UFV, 2005. 486 p.

FILGUEIRA, F. A. R. Novo Manual de olericultura: Agrotecnologia moderna na produção e comercialização de hortaliças. Viçosa MG: UFV, 2000. 402 p

FACHINELLO, José Carlos; NACHTIGAL, Jair Costa; KERSTEN, Elio. Fruticultura fundamentos e práticas, Pelotas,

2008. 176 p.

HOFFMAN, Alexandre; FACHINELLO, José Carlos. Propagação de Plantas Frutíferas. Pelotas. EMBRAPA, 2005. 221p. CAMPOS, N.; STUDART, T. (Org.) Gestão das Águas: Princípios e Práticas. Porto Alegre: ABRH, 2003.

BRASIL. Política Nacional de Recursos Hídricos. Lei nº 9.433, de 08 de janeiro de 1997.

MONTEIRO, F. H. P. et al. Manual de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos. ZVEIBIL, V. Z. (coordenação técnica), Rio de Janeiro: IBAM, 2001. (disponível na internet)

CORTEZ, L A B; LORA, E E S; GOMEZ, E O G. BIOMASSA PARA ENERGIA. Campinas, SP: Editora da UNICAMP. 2008. Reimpressão 2009.

ROSILLO-CALLE, F; BAJAY, S V; ROTHMAN H. USO DA BIOMASSA PARA PRODUÇÃO DE ENERGIA NA

INDÚSTRIA BRASILEIRA. Campinas, SP: Editora da UNICAMP. 2005. Reimpressão 2008.

HINRICHS, R A; KLEINBACH, M; REIS, L B. ENERGIA E MEIO AMBIENTE - Tradução da 4ª ed. norte-americana. Editora Cengage learning. 2011.

(7)

TOMMASI, L. R. Estudos de Impacto Ambiental. São Paulo: CETESB, 1994. VERDUM, R.; MEDEIROS, R. M. V. RIMA: Relatório de Impacto Ambiental. 5. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2006. 254 p.

BRAGA, B. et. al. Introdução à Engenharia Ambiental. 2 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

MIRRA, A. L. V. Ação Civil Pública e a Recuperação do Dano ao Meio Ambiente. 2 ed. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2004.

VESILIND, P. A.; MORGAM, S. M. Introdução à engenharia ambiental. Tradução da 2ª Ed. Norte Americana. São Paulo. Cengage Learning, 2011.

MOTA, S. Introdução à engenharia ambiental. 4ª Ed revisada, Rio de Janeiro. Expressão Gráfica, ABES, 2010. TUCCI, C. E. M. Hidrologia: Ciência e Aplicação. Porto Alegre: UFRGS-ABRH, 1993. 943 p.

PINTO, N. L. S.; HOLTZ, A. C. T.; MARTINS, J. A.; GOMIDE, F. L. S. Hidrologia Básica. São Paulo: Edgard Blücher, 2003. 304 p

RIGHETTO, A. M. Hidrologia e Recursos Hídricos. São Carlos: EESC USP, 1998. 819 p.

QUEIROZ, M.M.F de. Gestão de recursos hídrico no contexto do semiárido (Apostila). CNPq/UFCG, Pombal. 2010

CORPO DOCENTE DO PPGSA

Linha de Pesquisa I - Produção e Tecnologia Agroindustrial

Docente Contato e-mail Área

Adriana Ferreira dos Santos adrefesantos@ccta.ufcg.edu.br Ciência e Tecnologia de Alimentos

Alfredina dos Santos Araújo alfredina@ccta.ufcg.edu.br Ciência e Tecnologia de Alimentos

Franciscleudo Bezerra da Costa franciscleudo@ccta.ufcg.edu.br Ciência e Tecnologia de Alimentos

Josilene de Assis Cavalcante josy@ccta.ufcg.edu.br Ciência e Tecnologia de Alimentos

Luiz Gualberto Andrade luiz.gualberto@ccta.ufcg.edu.br Ciência e Tecnologia de Alimentos

Mércia Melo de Almeida mercia@ccta.ufcg.edu.br Ciência e Tecnologia de Alimentos

Railene Hérica C. da Rocha raileneherica@ccta.ufcg.edu.br Ciência e Tecnologia de Alimentos

Reginaldo Gomes Nobre rgomesnobre@ccta.ufcg.edu.br Produção Vegetal

Caciana Cavalcanti Costa costacc@ccta.ufcg.edu.br Produção Vegetal

Márcia Aparecida Cézar macezar@ccta.ufcg.edu.br Produção Vegetal

Francisco Hevilásio F. Pereira fhfpereira@ccta.ufcg.edu.br Produção Vegetal

Antonio Vitor Machado machadoav@yahoo.com.br Produção Animal

Patrício Borges Maracajá patriciomaracaja@ccta.ufcg.edu.br Produção Animal

Mônica Tejo Calvacanti monicatejo@ccta.ufcg.edu.br Produção Animal

Rosilene Agra da Silva rosilene@ccta.ufcg.edu.br Produção Animal

Ricardo Schmidt Filho rschmidtfilho@hotmail.com Produção Animal

Linha de Pesquisa II - Gestão e Tecnologia Ambiental em Sistemas Agroindustriais

Docente Contato e-mail Area

Adriana Silva Lima adrianalima@ccta.ufcg.edu.br Remediação de Áreas Degradadas

Camilo Allyson S. de Farias camilo@ccta.ufcg.edu.br Gerenciamento de Resíduos

Manoel Moisés F. de Queiroz moises@ccta.ufcg.edu.br Hidrologia e Recursos Hídricos

Marcos Eric Barbosa Brito marcoseric@ccta.ufcg.edu.br Manejo de Irrigação

Paulo Xavier Pamplona pxpamplona@ccta.ufcg.edu.br Modelagem de Sistemas Ambientais

Roberlúcia Araujo Candeia roberlucia@yahoo.com.br Bioenergia

(8)

AVALIAÇÃO DO CURRICULUM VITAE

NOME DO CANDIDATO: Nº INSC.: 1. Itens de avaliação do currículo vitae

1.1. Qualificação Acadêmica Relacionada à Área de Concentração/Linha de pesquisa: Max Total 1.1.1. Curso Especialização "lato sensu" (0,5 pontos por curso) 1 1.1.2. Crédito em disciplina de Mestrado como aluno especial(2,0 pontos por disciplina de 60 h/a) 4 1.2. Atividades de Ensino:

1.2.1. Ensino de 2o. Grau (0,15 pontos por ano) 0,45 1.2.2. Monitor em disciplina de graduação (0,25 ponto por semestre) 1,0 1.2.3. Ensino em curso de graduação (1,0 ponto por ano) 4 1.2.5. Orientação de trabalho de conclusão de graduação (0,20 ponto por orientação) 1,0 1.2.6. Banca em trabalho de conclusão de graduação (0,05 ponto por banca) 0,15 1.2.7. Ensino em especialização "lato sensu” (1,5 ponto por disciplina de 60 h/a) 6 1.2.8. Banca em especialização "lato sensu” (0,1 ponto por banca) 0,4 1.3. Atividades de Pesquisa e Extensão Relacionadas à Área de Concentração:

1.3.1. Iniciação Científica (2,0 pontos por ano) 4 1.3.2. Artigos publicados em periódicos com Qualis equivalente a A1 [ A1(20), A2(17), B1(14), B2(12), B3(8), B4(6),

B5(2)] nos últimos 3 anos SL

1.3.3. Artigos publicados em periódicos técnicos (10 por artigo) nos últimos 5 anos SL 1.3.6. Participação em eventos técnico-científico (1 pontos por evento) 5 1.3.7. Apresentação de trabalho técnico-científico em eventos (1 pontos por trabalho) 5 1.3.8. Publicação de trabalho completos técnico-científico em eventos internacional (2,0 pontos por artigo) 12 1.3.9. Publicação de trabalho técnico-científico em eventos nacional (1,0 pontos por artigo) 6 1.3.10. Publicação de trabalho técnico-científico em eventos regional (0,5 pontos por artigo) 3 1.3.11 Publicações de livros com editoração (L1(25), L2(50), L3(75), L4(100), conforme qualis livro da área SL 1.3.12. Capítulo de livro com editoração (C1(0,5L1), C2(0,5L2), C3(0,5L3), C4(0,5L4) conforme qualis livro da área SL 1.3.13. Propriedade intelectual - Produtos ( P1 (100), P2(75), P3(50), P4(25)) conforme qualis produto da área SL 1.3.14. Conferências e palestras proferidas (0,5 ponto por conferência ou palestra) 4 1.3.15. Prêmios e/ou láureas científicas (0,5 pontos por prêmio) 4 1.3.16. Participação em Projeto de Extensão (1,0 pontos por ano) 3 1.4 – Atividade Profissional vinculada à Área/linhas de pesquisa do programa

1.4.1 – Experiência Profissional com vinculo ( 15 pontos por ano de atividade) 45 1.4.2 – Atividade Profissional autônoma( 10 pontos por atividade) 15 1.4.3–Estágio profissional ( 2,5 pontos para cada 180 h de atividade) 10 1.4.4 –Outras atividades (2,0 pontos por atividade) 6

(9)

M

Características do Mestrado Profissional

Mestrado Profissional (MP) é uma modalidade de pós-graduação stricto sensu cujas características foram definidas, inicialmente, através da portaria CAPES nº. 80, de 16 de dezembro de 1998. Posteriormente, foram publicadas as portarias nº. 7, de 22 de junho de 2009, e a portaria nº. 17, de 28 de dezembro de 2009 (ver resoluções na página do PPGSA).

O mestrado profissional é definido como modalidade de formação pós-graduada stricto sensu que possibilita: I - a capacitação de pessoal para a prática profissional avançada e transformadora de procedimentos e processos aplicados, por meio da incorporação do método científico, habilitando o profissional para atuar em atividades técnico-científicas e de inovação;

II - a formação de profissionais qualificados pela apropriação e aplicação do conhecimento embasado no rigor metodológico e nos fundamentos científicos;

III - a incorporação e atualização permanentes dos avanços da ciência e das tecnologias, bem como a capacitação para aplicar os mesmos, tendo como foco a gestão, a produção técnico-científica na pesquisa aplicada e a proposição de inovações e aperfeiçoamentos tecnológicos para a solução de problemas específicos.

Objetivos do mestrado profissional:

I - capacitar profissionais qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos, visando atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho;

II - transferir conhecimento para a sociedade, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local;

III - promover a articulação integrada da formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas, visando melhorar a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas por meio da solução de problemas e geração e aplicação de processos de inovação apropriados;

IV - contribuir para agregar competitividade e aumentar a produtividade em empresas, organizações públicas e privadas.

V – Transferir conhecimento para a sociedade, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local.

Porquanto, o MP foi estruturado para formar profissionais aptos ao exercício da atividade profissional qualificada em empresas e organizações públicas e privadas, gerando, utilizando e difundindo conhecimentos científicos e tecnológicos visando a melhorar produtos e processos produtivos. A principal diferença entre o mestrado acadêmico (MA) e o MP é o produto, isto é, o resultado almejado. No MA, pretende-se pela imersão na pesquisa formar a longo prazo, um pesquisador. No MP, também deve ocorrer a imersão na pesquisa, mas o objetivo é formar alguém que, no mundo profissional externo à academia, saiba localizar, reconhecer, identificar e, sobretudo, utilizar a pesquisa aplicada de modo a agregar valor a suas atividades. Deve-se enfatizar, também, o que o MP tem em comum com o MA: a natureza de pós-graduação stricto sensu e, por isso, sofrem do mesmo rigor na aprovação da proposta e nos critérios de avaliação aplicados pela CAPES. O MP não é uma forma facilitada de obtenção do título de Mestre e nem deve ser confundido com cursos lato sensu de especialização ou MBA. Daí, também, o MP ter as mesmas prerrogativas do MA, incluindo a docência, conforme reconhece a CAPES.

Portanto a proposta de trabalho deve estar dentro desse contexto e tratar-se de um problema real relacionado ao exercício da prática profissional ou visando atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho no tocante aos sistemas agroindustriais.

Referências

Documentos relacionados

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

Este trabalho busca reconhecer as fragilidades e potencialidades do uso de produtos de sensoriamento remoto derivados do Satélite de Recursos Terrestres Sino-Brasileiro

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

En este sentido, el concepto de interés general, ahora abierto a la participación por exigencias de un Estado que se presenta como social y democrático de Derecho, presenta