• Nenhum resultado encontrado

SCHULLEITERBRIEF CARTA DO DIRECTOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SCHULLEITERBRIEF CARTA DO DIRECTOR"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

SCHULLEITERBRIEF

CARTA DO DIRECTOR

November 2008

Novembro 2008

(2)

2

ÍNDICE

Introdução do Director ... 3

Peer Review ... 4

Visita do deputado da Alemanha, Senhor Lange ... 6

Reunião anual dos Directores das Escolas Alemãs da Península Ibérica ... 6

A nova página WEB ... 6

Troca de professores ... 8

Informações sobre os Serviços Administrativos ... 8

Conceito de Português ... 9

Avisos à Direcção ... 9

Programa da tarde para o 2º ciclo do Ensino Básico ... 9

Projecto “A nova Primária” ... 10

Reabilitação do edifício da Primária ... 11

(3)

3

Introdução do Director

Caros Pais,

Exmas Senhoras, Exmos. Senhores, Caras alunas e caros alunos

O nosso colégio encontra-se, neste momento, na sua fase de trabalho mais intensiva, a caminho da BLI (Inspecção da Alemanha). Em Novembro tivemos a visita dos “Peer Review”, que foi preparada pela nossa equipa PQM (Gestão de Qualidade Pedagógica - ver ponto 3).

Em paralelo, decorrem os trabalhos em variados campos da nossa oferta escolar, assim como os trabalhos de melhoramento das nossas instalações, para que esteja tudo muito bem preparado para a visita dos inspectores, no início de 2009.

Os pais dos nossos alunos têm estado em permanente contacto com o colégio e, consequentemente, vão-nos informando sobre os problemas mais pertinentes no âmbito escolar; o nosso grupo de coordenação está a trabalhar intensivamente tanto nos conceitos gerais do colégio, como na elaboração da nova página WEB (ver ponto 6).

O novo grupo de orientação pedagógica do colégio está cada vez mais coeso e, nos últimos tempos, tem conseguido resolver, eficazmente, problemas difíceis e importantes. A visita dos metodólogos melhorou em muito a qualidade do nosso colégio e decorreu sem qualquer problema; a reunião anual dos Directores dos Colégios Alemães da Península Ibérica foi, por todos, considerada eficaz e bem sucedida. As actividades da tarde do 2º ciclo estão a correr bem, assim como as regras de proibição de saída do colégio sem autorização, que tanto preocupava os encarregados de educação pela falta de segurança dos alunos, estão a ser cumpridas.

No decorrer deste ano lectivo, vamos concentrar-nos principalmente no desenvolvimento da primária. Este é um tema para o qual necessitamos de algum tempo e paciência, mas, todos têm tido uma postura muito construtiva.

Vamos, todos em conjunto, cumprir os requisitos do colégio e ajudá-lo, desta forma, a atingir um nível de qualidade superior.

(4)

4 Pretendo, com esta carta, pô-los ao corrente dos passos mais importantes que têm sido dados pelo nosso colégio e pedir-lhes que nos contactem no caso de persistir alguma dúvida.

Peer Review

Nos dias 17 a 20.11.2008, decorreu no nosso colégio a Peer Review. Foi feita uma inspecção em diversas áreas da vida escolar, por colegas dos Colégios Alemães de Lisboa e de Valência. Com base em quatro perguntas-tipo, desenvolvidas pelo nosso grupo de coordenação, a inspecção realizou-se através de entrevistas e visitas às salas de aula. No final desta inspecção, o nosso colégio recebe um relatório qualificado, que deve corresponder aos padrões previamente definidos.

As entrevistas pontuais com os órgãos competentes mais relevantes foram marcadas por nós; as visitas às salas de aula foram organizadas mediante os horários das aulas e os planos de organização dos nossos convidados.

Durante toda a Peer Review, o local de permanência dos nossos inspectores foi na sala de reuniões do piso de baixo.

Visita dos Metodólogos

Conceito de Metodólogos para analisar as aulas do corpo docente da Primária, 2º e 3º Ciclos e Secundário

- Relatório breve –

Princípio Básico:

Este projecto teve, como objectivo, a análise e a discussão sobre o ensino de todo o corpo docente, visto de fora por uma equipa profissional e objectiva – no âmbito da evolução global do colégio e da preparação para futuras inspecções.

Preparação:

O primeiro passo para este projecto de avaliação foi a discussão interna, e posterior esclarecimento, por parte dos órgãos competentes, do método de actuação desta inspecção.

Os metodólogos do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Secundário são coordenadores experientes e especializados, com formação específica para este efeito. O Director do Colégio Alemão do Porto conhece, pessoalmente, dois destes senhores, dado que

(5)

5 trabalharam juntos durante vários anos, principalmente nos anos em que o nosso Director foi coordenador de estágio de seis ou sete estagiários.

A metodóloga do 1º Ciclo é uma senhora, muito bem sucedida, com cerca de onze anos de experiência em direcção da primária, que foi recomendada pelo Director com a observação “predestinada para este serviço”.

Os orientadores de aulas receberam toda a documentação requisitada atempadamente; da mesma forma, o corpo docente recebeu toda a informação necessária previamente. Ao mesmo tempo, o director disponibilizou material informativo com os principais “objectivos de uma boa aula”.

Na reunião de preparação com os metodólogos na Alemanha, o Director esclareceu todos os pormenores e regulamentos a ambos os metodólogos, separadamente.

Desta forma, não restaram dúvidas sobre o carácter deste acontecimento, criando assim um ambiente de confiança. A preparação destas reuniões foi muito bem conseguida, principalmente, no que diz respeito a cooperação entre docentes e director

No dia anterior ao início deste projecto de avaliação, a direcção do colégio informou os orientadores sobre os pontos críticos transmitidos pelo corpo docente, informação essa que foi recebida pelos três colegas com bastante compreensão e sensibilidade.

Execução:

O âmbito organizacional (ver anexo), planeado pela direcção, estava simples e praticável. Isto permitiu que a acção decorresse sem interrupções.

Não houve nenhum percalço; o corpo docente esteve todo presente e promoveu um ambiente de trabalho sustentável pelo profissionalismo.

Resultado:

Ao longo de três dias, durante um normal período de aulas e remodelação do edifício da Primária, o nosso colégio conseguiu analisar e discutir, de forma competente e de elevado nível, as aulas de todos os docentes (50 horas). Cada docente recebeu um

feedback sobre as características da sua aula e poderá agora, caso seja necessário,

optimizar as aulas.

Durante o jantar de boas vindas aos novos professores, oferecido por parte do Conselho de Administração, a dar as boas-vindas aos novos professores o Director agradeceu aos orientadores o seu empenho e ao corpo docente a sua postura positiva e a sua confiança. As datas das próximas acções já foram determinadas com os metodólogos.

(6)

6

Visita do deputado da Alemanha, Senhor Lange

No dia 7 de Outubro de 2008 tivemos uma visita ilustre do Parlamento Alemão. O Senhor deputado Christian Lange que foi convidado pelo colégio em Julho de 2007, conversou, da parte da manhã, com os alunos do 11º ano e à tarde com o Cônsul alemão, o Presidente do Conselho de Administração e o Director do Colégio Alemão do Porto. À noite assistiu ao concerto da Orquestra do Norte, que se realizou no nosso Salão de Festas.

O Senhor Lange confirmou-nos a sua ajuda e apoio em vários projectos a realizar.

Reunião anual dos Directores das Escolas Alemãs da

Península Ibérica

De 22 a 24 de Outubro de 2008 realizou-se aqui no Porto a Reunião Anual dos Directores das Escolas Alemãs da Península Ibérica, ou seja, o nosso colégio foi anfitrião e orientou também os temas da reunião.

Foram discutidos e tratados temas muito importantes para o nosso Colégio. A reunião decorreu de forma harmoniosa e foi essencial para os participantes trocarem as suas ideias. No final, durante o passeio de encerramento pelo Rio Douro, todos os directores e respectivas esposas manifestaram o seu deslumbre pela beleza da nossa cidade e seus arredores.

A nova página WEB

A nova página WEB do Colégio Alemão do Porto

O Colégio vai apresentar, em breve, a sua página WEB com uma nova imagem. Esta não só será mais moderna, como mais actual e mais abrangente. Dado que o programa que utilizávamos era muito mais complexo, só algumas pessoas mais especializadas conseguiam trabalhar com ele, para não dizer que só dois ou três especialistas é que conseguiam introduzir dados actuais e colocá-los em rede. O novo programa está adaptado ao Microsoft Word, sendo assim, mais fácil o seu manuseamento. Desta forma, as informações actuais podem ser colocadas em rede por muito mais colaboradores do Colégio. Como tivemos a oportunidade de reorganizar as áreas já existentes e introduzir novas áreas, temos, neste momento, mais pessoas habilitadas para introduzir dados na página WEB.

Todas as áreas foram reorganizadas. Elas são 7 e segue-se uma breve introdução sobre cada uma delas:

(7)

7 1. “O nosso Colégio”: aqui podem encontrar a informação geral sobre o colégio, ou

melhor, sobre a filosofia do Colégio, sobre a sua história, e sobre o seu método pedagógico. Também podem ler sobre os órgãos competentes do nosso colégio (Conselho de Pais, Grupo de Coordenação, etc.), assim como sobre a administração, as propinas, as inscrições e os contactos do Colégio Alemão do Porto, entre outros.

2. “Direcção”: o ponto de partida para quem pretende obter informações sobre o Colégio Alemão do Porto. Acedendo à secretaria da direcção, poderá também obter informações sobre a direcção do colégio. Nesta área estão também contemplados a Associação do Colégio e o Conselho Administrativo.

3. “Jardim-de-Infância”: nesta área pode encontrar todas as informações necessárias sobre o jardim-de-infância. Para além do seu conceito, são igualmente dadas informações sobre as condições de admissão, os horários, a pré-primária, as actividades no período de férias e os programas da tarde.

4. “Primária”: a área da primária tem uma apresentação idêntica à do jardim-de-infância. Aqui encontram informações sobre o conceito, as actividades em períodos de férias e o programa da tarde.

5. “2º e 3º Ciclos e Secundário”: esta área apresenta-se através dos seus diversos conceitos (conceito de alemão, conceito de aconselhamento, conceito de admissão de alunos externos, etc.). Poderá encontrar, também neste campo, informações sobre as disciplinas, aconselhamento profissional ou universitário, intercâmbio de alunos, assim como os diversos concursos e projectos, nos quais os alunos desta área queiram participar.

6. “Actual”: nesta área serão anunciados e descritos os acontecimentos importantes do Colégio Alemão do Porto. Será também aqui que os nossos redactores do “Frage?eichen” poderão expor a vida do colégio com as suas críticas mordazes. 7. “Organização”: nesta área serão referenciados os planos de actividades, o horário de

atendimento, o plano de refeições e o plano de férias. Também poderá ler alguns textos sobre a forma como está regulamentada a vida do nosso colégio: regulamento interno, regulamento geral, cartas do director, regulamento de passagem, atribuição de notas e planos pedagógicos anuais.

A partir de agora, também temos a funcionar a nossa redacção fotográfica, com fotografias tiradas por alguns alunos fotógrafos, permitindo assim aos nossos leitores acompanhar a vida futura do colégio através de muitas mais imagens. Já seleccionámos as primeiras imagens, que ficaram muito boas.

(8)

8 Pedimos, no entanto, a vossa compreensão se, na fase inicial, nem tudo correr na perfeição, visto que a transição de um programa para o outro é bastante complexa.

Agradecemos que nos participem as vossas opiniões, de forma a melhorar esta nova janela do Colégio Alemão do Porto.

Troca de professores

A professora de Português D. Carla Santos aceitou uma colocação numa escola oficial portuguesa.

Após análise conjunta, determinámos a distribuição das aulas dadas pela professora Carla Santos da seguinte forma:

A professora Joana Barbosa dá aulas no 10a; a professora Mónica Reis no 10b; a professora Cláudia Ferreira nos 8a e 8b; a professora Sara Montenegro no 7a e na turma da professora Mónica Reis – 5 c. A direcção de turma do 10 b foi atribuída à professora Isabel Teixeira.

Informações sobre os Serviços Administrativos

Informação aos Pais, Visitantes e Alunos

• Solicitamos, que para assuntos de natureza pedagógica se dirijam à secretaria da

Direcção situada no 1º piso.

• A secretaria situada no R/C destina-se ao tratamento de assuntos relacionados com

tesouraria.

O novo horário da secretaria do r/c, passa a ser:

08:00 às 12:00 e 12:30 às 15:00 (14:00 à Quarta-Feira)

• A venda de senhas é feita no Quiosque às 8:00 horas e no primeiro intervalo grande. Recordamos que as senhas terão de ser adquiridas de véspera.

• Poderá adquirir equipamentos no Jardim-de-Infância, no seguinte horário:

das 8:00 às 9:30 e das 17:00 às 18:00 horas

• Venda de equipamentos na Primária:

às Terças e Quintas-feiras, das 11:00 às 12:30 e das 16:00 às 18:30,

directamente com as nossas auxiliares da Primária – Dª Alice e Dª Inês.

Todas as manhãs, das 8:00 às 9:00 horas na Biblioteca com a Frau Gomes,

sendo a venda feita através de encomenda prévia e entrega no dia seguinte.

(9)

9 • Para outras questões, queiram por favor dirigir-se ao Vigilante da Prosegur na entrada. • Recordamos que os equipamentos do colégio também poderão ser adquiridos na

Bücherstube, na Rua Guerra Junqueiro, 456.

Agradecemos a V/ compreensão.

Conceito de Português

O nosso Colégio decidiu, após várias reuniões, que o conceito pedagógico para a disciplina de Português do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Secundário terá de ser modificado, ou seja, terá de existir uma maior diferenciação em relação aos alunos nativos alemães.

Isto aumentará as possibilidades de melhoria de resultados nesta disciplina. Iremos mantê-los informados sobre a respectiva regulamentação.

Avisos à Direcção

Agradecemos toda a colaboração de muitos pais, através de cartas ou avisos sobre problemas existentes no Colégio. É desta forma que conseguimos desenvolver o Colégio. Reagimos habitualmente bem, solicitando conselhos e indagando medidas adequadas. Caso não sejamos responsáveis pela resolução do problema transmitimos o mesmo ao respectivo departamento.

Nos casos de cartas anónimas não podemos, no entanto, transmitir informações concretas sobre a resolução do problema.

Por favor dirija a sua carta aos respectivos Representantes de Pais, caso não queira mencionar o seu nome.

Programa da tarde para o 2º ciclo do Ensino Básico

Após termos organizado, durante os últimos dois anos, um programa da tarde no Jardim-de-Infância e na Primária, foi criado, a pedido dos pais, um programa da tarde para os alunos do 2º ciclo do ensino Básico (5º e 6º anos).

Apraz-nos o facto de já vários alunos terem dirigido cartas pessoais à direcção a manifestar o seu apreço sobre a criação deste programa. Ao que parece esta iniciativa melhorou o aproveitamento dos alunos. O feedback dos pais e dos professores são também muito positivos.

(10)

10

Projecto “A nova Primária”

No dia 3.11.2008, procedeu-se à mudança dos nossos alunos com os

respectivos professores para a nova Primária. Ali encontraram salas bonitas e

modernas, novas instalações sanitárias e, em geral, muito boas condições de

trabalho.

Para além disso, o 1º ciclo do Ensino Básico irá sofrer uma notória melhoria

através da reformulação do seu programa educativo.

Organização/ concepção

Com a designação da Dra. Clara Queirós para o novo cargo de directora

adjunta do 1º ciclo do Ensino Básico estabeleceu-se um grupo de trabalho na

direcção do Colégio que irá certamente ter um efeito positivo no funcionamento da

Primária. O director do Colégio Alemão irá complementar este grupo de trabalho,

assistindo às principais reuniões de coordenação e concepção.

Os professores coordenadores das várias disciplinas e a representante do conselho

de professores, Frau Benkert, também irão apoiar o trabalho de concepção dos

novos programas educativos.

Todas as decisões essenciais serão tomadas em conjunto.

• Avaliação

• Avaliação descritiva

• Regulamento de passagem de ano

• Planos pedagógicos de Alemão

• Conceito da Matemática

O conselho de professores irá reunir regularmente para deliberar sobre questões

ligadas à formação, ao acompanhamento pedagógico e à avaliação do

aproveitamento dos alunos, de modo a uniformizar critérios.

Os pais irão, evidentemente, através dos seus representantes, participar neste

trabalho de concepção.

Agradecemos todas as sugestões que possam levar a uma melhoria deste trabalho

e seus resultados.

(11)

11

Reabilitação do edifício da Primária

SÍNTESE DA INTERVENÇÃO:

• Reabilitação arquitectónica do edifício

• Aplicação de isolamento térmico na cobertura e substituição do respectivo revestimento em zinco, com o objectivo de garantir a estanquicidade e melhorar o conforto e a eficiência energética.

• Revestimento das fachadas com reboco armado, de modo a tratar a fissuração existente, garantir a estanquicidade e uniformizar o aspecto.

• Aplicação de um sistema de sombreamento dos vãos envidraçados, para evitar o sobreaquecimento e controlar a radiação directa no interior. Esta solução será complementada futuramente através da instalação de um “solscreen” (estore translúcido) pelo interior.

• Aplicação de vidros duplos, com vidro laminado pelo interior, para melhorar o conforto térmico e acústico, a eficiência energética e a segurança na utilização, conservando a caixilharia de madeira existente.

• Criação de um sistema de ventilação constituído por grelhas de admissão e ventiladores mecânicos para extracção individualizada e regulável em cada sala de aulas.

• Aplicação de tectos falsos para melhorar o comportamento acústico interior. • Renovação integral das instalações sanitárias.

• Substituição das redes interiores de abastecimento de água e das instalações eléctricas.

• Renovação do sistema de aquecimento central, para melhorar o conforto interior, incluindo aplicação de válvulas termostáticas, de modo a evitar temperaturas demasiado elevadas.

• Reabilitação dos revestimentos interiores de paredes, tectos e pavimentos, assim como dos armários e caixa de escadas.

(12)

12

Plano provisório

Plano provisório

(14.11.2008) 05.09.2008 10h00 Reunião Geral 08.09.2008 08h15 1º dia de aulas Recepção do 5º ano

10.09.2008 19h00 Reunião do grupo de coordenação

11.09.2008 09h00 Recepção das novas crianças e pais do Jardim-de-Infância, no salão de festas

12.09. 2008 a p. 16h00 Recepção do 1º ano

12.09.2008 Entrega da cadeia de telefones ao Subdirector (5º - 12º ano) 15.09.2008 1º dia de aulas do 1º ano

15.09. – 25.10.2008 Reuniões de pais, 1º, 3º, 5º, 7º, 9º, 11º (Eleição dos

representantes de pais, convocatória feita pelos directores de turma)

Reuniões de pais 2º, 4º, 6º, 8º, 10º, 12º 25.09. 2008 21h00 Reunião de pais (5ºs anos)

29.09.2008 19h00 Reunião do grupo de coordenação 02.10.2008 Dia sem aulas! Passeio dos professores 03.10.2008 Dia da Reunificação

Cocktail no salão de festas 06. – 08.10.2008 Visita dos Metodólogos

Visita do Herr Lange, Deputado do Parlamento Federal Alemão

07.10.2008 19h00 Concerto pedagógico no salão de festas (Orquestra do Norte)

09.10.2008 Reuniões pedagógicas

13.10. – 17.10.2008 „Gastronomia Alemã” na cantina

14.10.2008 Reunião de pais do 6º, 8º, 10º e 12º ano 16.10.2008 Reunião do grupo coordenador

16.10.2008 19h00 Reunião do grupo de coordenação 20.10.2008 Reunião de pais do 7º, 9º e 11º ano

21. – 24.10.2008 Reunião anual dos directores dos Colégios Alemães da Península Ibérica, no CAP

27 – 31.10.2008 Férias de Outono

06.11.2008 Reuniões pedagógicas

10.11.2008 Festa de S. Martinho do 1º Ciclo

11.11.2008 18h00 Festa de S. Martinho do Jardim-de-Infância

12.11.2008 Reunião Geral

12.11.2008 Reunião do Secundário 17 a 19.11.2008 Peer Review

25.11.2008 Concerto pedagógico (alunos do 1º ao 6º ano) 29 e 30.11.2008 Bazar de Natal

05.12.2008 14h30 Festa de S. Nicolau no Salão de Festas 13.01.2008 Reunião do Secundário

(13)

13 14 a 16.01.2009 Aulas do 12º ano apenas nas disciplinas das provas escritas 16.01.2009 Fim do 1º semestre 12º ano (entrega dos Certificados) 19 a 20.01.2009 Dias livres para os finalistas

21 a 27.01.2009 Provas escritas do “Abitur”

23.01.2009 12h00 Prazo final do registo de notas (5º ao 11º) 25 a 28.01.2009 Seminário dos alunos talentosos, na Alemanha 26.01.2009 Entrega das listas de avaliação no Director 28.01.2009 Reunião de notas 5º ao 8º ano

29.01.2009 Reunião de notas 9º ao 11º ano

03.02.2009 Verificação e emissão dos Certificados de notas

06.02.2009 Entrega dos Certificados de notas – final do 1º semestre 11 e 13.02.2009 Apresentação do Musical

07.03.2009 Dia da Porta Aberta no Jardim-de-Infância e Inauguração da Primária

10.03.2009 Concerto pedagógico (7º ao 10º ano) 27 a 30.04.2009 Provas orais do “Abitur”

07 a 15.05.2009 Inspecção da Alemanha “BLI”

23.05.2009 Festa da Primavera e Encontro dos antigos alunos

26.05.2009 Concerto pedagógico

As outras datas estarão disponíveis na calendarização do Colégio (a partir de 25 de Novembro, na página WEB).

Referências

Documentos relacionados

Energy Distribuidora e Transportadora de Derivados de Petróleo Ltda. São Paulo

A proporçáo de indivíduos que declaram considerar a hipótese de vir a trabalhar no estrangeiro no futuro é maior entle os jovens e jovens adultos do que

introduzido por seus orifícios e daí se descarrega no difusor secundário e depois no difusor principal, e a seguir para o coletor de admissão e cilindros... 8-C

Quais os principais assuntos tratados nas APG?________________ 11.2 Periodicamente, ocorrem kaizens workshops eventos caracterizados por trabalho intensivo, brainstorming e

Atualmente o predomínio dessas linguagens verbais e não verbais, ancorados nos gêneros, faz necessário introduzir o gênero capa de revista nas aulas de Língua Portuguesa, pois,

O trabalho de migrantes de Fagundes- PB nas usinas Maravilha e Santa Tereza, em Pernambuco aborda as mudanças estruturais do Sistema Capitalista, que atingem a questão do mercado

Para alterar dados ou recompor o limite de um portador, clicar em “Outros Serviços > Cartão Serviço Empresa > Portadores –.. Alterar

Análise do Tempo e Renda Auferidos a partir da Tecnologia Social Durantes os períodos de estiagem, as famílias do semiárido busca água para o consumo familiar em locais mais