• Nenhum resultado encontrado

CLÍNICA VETERINÁRIA DO SHOPPING Clínica Veterinária da Marinha. A importância da esterilização

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CLÍNICA VETERINÁRIA DO SHOPPING Clínica Veterinária da Marinha. A importância da esterilização"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A importância da

Apesar de estar programado falarmos sobre o tema decidimos antes falar sobre um tema

“Esterilização”.

Aproveitamos a newsletter subordinada a este tema para promover a campanha que a Clinica Veterinária da Marinha e a Clinica Veterinária do Shopping, em conjunto com a Roya

durante período compreendido entre os dias Março de 2013.

O termo “esterilização” é utilizado para descrever a remoção órgãos do sistema reprodutor, feminino ou masculino.

O sistema reprodutor feminino é constituído por: - ovários;

- útero; - vagina;

- órgãos genitais; - glândulas mamárias.

Figura 1 – Ovários e útero de cadela (CVM, 2007)

CLÍNICA VETERINÁRIA DO SHOPPING

ÚTERO

A importância da esterilização

de estar programado falarmos sobre o tema “Otites”, decidimos antes falar sobre um tema igualmente importante: a

proveitamos a newsletter subordinada a este tema para a campanha que a Clinica Veterinária da Marinha e a Clinica Veterinária do Shopping, em conjunto com a Roya Canin, irão fazer s dias 15 de Fevereiro e 15 de

ilizado para descrever a remoção dos rodutor, feminino ou masculino.

sistema reprodutor feminino é constituído por:

Ovários e útero de cadela (CVM, 2007)

CLÍNICA VETERINÁRIA DO SHOPPING

FEVEREIRO 2013

Sabia que…

• Apenas os cães e os humanos possuem próstata.

• A raça de cão Chow Chow é caracterizada pela língua azul destes animais.

• Os bigodes dos gatos transmitem informações sobre o espaço que os rodeia. Permitem, por exemplo, que o gato tenha a perceção se

passar numa passagem estreita.

Sabia que…

• O seu cão também pode sofrer de problemas de coração? Sabia que mesmo tendo um estilo de vida saudável, ao longo do tempo o seu coração pode tornar

manifestar problemas apesar do coração dos cães ser bastante resistente? Numa primeira fase, apresentam sintomas que nos indiquem doença mas as alterações vão surgindo nos exames de rotina. Esteja atento aos sinais, tais como: o seu cão cansar mais que o normal ou começar a manifestar tosse.

OVÁRIO OVÁRIO

CLÍNICA VETERINÁRIA DO SHOPPING

Clínica Veterinária da Marinha

Hotel dos gatos

Sabia que…

Apenas os cães e os humanos possuem próstata.

A raça de cão Chow Chow é caracterizada pela língua azul destes animais.

Os bigodes dos gatos transmitem informações sobre o espaço que os rodeia. Permitem, por exemplo, que o gato tenha a perceção se consegue passar numa passagem estreita.

Sabia que…

seu cão também pode sofrer de problemas de coração? Sabia que mesmo tendo um estilo de vida saudável, ao longo do tempo o seu coração pode tornar-se mais fraco e manifestar problemas apesar do coração dos cães ser bastante resistente? Numa primeira fase, não apresentam sintomas que nos indiquem doença mas as alterações vão surgindo nos exames de rotina. Esteja atento aos sinais, tais como: o seu cão cansar-se mais que o normal ou começar a manifestar tosse.

(2)

A esterilização de uma fêmea pode ser feita utilizando diversas técnicas, sendo que a mais praticada consiste na remoção dos ovários e do útero, através de laparotomia (abertura da cavidade abdominal).

O sistema reprodutor masculino é constituído por: - testículos;

- glândulas anexas (de que é exemplo a próstata, que está presente apenas no cão);

- pénis.

A esterilização do macho, também designada por orquiectomia ou, “castração”, consiste na remoção dos testículos.

A esterilização da fêmea pode ser feita em qualquer etapa da vida do animal, embora seja recomendada fazer-se no momento da puberdade, por volta dos 6 meses de idade, e antes do aparecimento do primeiro cio.

A esterilização oferece inúmeras vantagens ao dono e ao animal. As gravidezes indesejáveis criam preocupação ao dono devido ao destino a dar aos cachorros e gatinhos. Por outro lado, o aumento do número de animais abandonados está diretamente relacionado com a falta de controlo da natalidade.

Para evitar a gravidez, alguns donos tentam usar métodos anticoncecionais alternativos à cirurgia mas que resultam, na grande maioria dos casos, em efeitos secundários graves. A utilização da pílula (injetável ou oral) conduz ao aparecimento de infeções uterinas, tumores mamários e desregulações hormonais. O custo e a ansiedade associados a estas situações patológicas, quer para os donos, quer para os animais, pode ser evitado através da esterilização.

Para além do seu papel na prevenção de gravidezes indesejáveis, a esterilização das fêmeas está associada a muitas outras vantagens, nomeadamente:

American Curl

Animais muito curiosos e que convivem facilmente com outros animais. Elegante e de orelhas curvadas, no entanto as crias nascem sempre com as orelhas normais, mas após quatro a dez dias estas começam a curvar-se.

http://arcadenoe.sapo.pt/raca/american_curl/150

Dálmata

Cães bastante ativos e que adoram caminhadas. Necessitam de bastante exercício e podem apresentar distúrbios comportamentais se não forem exercitados convenientemente. Suscetíveis a doenças do trato urinário e alergias.

http://dogtime.com Figura 2 – Sistema reprodutor do gato e do cão (retirado de:

(3)

- redução da incidência dos tumores mamários; - ausência de infeções uterinas;

- ausência de doenças no ovário;

- diminuição da incidência de doenças relacionadas com as hormonas produzidas pelo ovário (estrogénio e progesterona), nomeadamente prolapso vagina, hiperplasia vaginal, pseudogestação e hipertrofia mamária;

- atenuação do comportamento;

- redução dos traumatismos devido a fugas (atropelamentos, brigas, quedas)

- redução da incidência de doenças como a SIDA dos gatos e o tumor venéreo transmissível do cão.

Nos machos, a esterilização ou orquiectomia está indicada a partir dos 6 meses de idade. Nos gatos é frequente fazer-se esse procedimento entre os 6 e os 9 meses.

Nos machos, principalmente naqueles que vivem exclusivamente no interior da casa, a esterilização evita o comportamento de marcação do território, que é extremamente desagradável para os donos.

Para além da prevenção de gravidezes indesejáveis, a orquiectomia oferece as seguintes vantagens:

- prevenção de problemas da próstata; - atenuação do comportamento do animal; - redução da incidência de lutas entre machos;

- redução da incidência de traumatismos devido a fugas (atropelamentos, quedas, confrontos com outros animais)

As vantagens acima enumeradas relativas à esterilização de machos e fêmeas suplantam largamente as poucas desvantagens associadas a este procedimento. Destas, a que tem maior relevância para o animal é a obesidade.

No entanto, o controlo do peso pode ser facilmente efetuado recorrendo à manutenção de um bom regime alimentar (alimentação de boa qualidade, dada de forma quantificada) e à prática da atividade física.

A campanha que a Clinica Veterinária do Shopping e a Clinica Veterinária da Marinha, em conjunto com a Royal Canin, vão promover tem por base elucidar quaisquer dúvidas ou questões que o dono possa ter em relação à esterilização. Pretende-se criar um canal de diálogo de

Curiosidades

“Gatos que pedincham comida sofrem de distúrbios psicológicos

Um estudo publicado no Journal of Veterinary Behaviour (…) concluiu que os gatos que estão sempre a pedir comida podem sofrer de um distúrbio psicológico.

Os donos tendem a pensar que os miados e os roçares nos seus tornozelos são sinais de afeto ou de fome, mas os veterinários que conduziram esta investigação dizem que estes animais tornaram-se tal ponto obsessivos com a comida que podem sofrer de insanidade.

Os médicos veterinários alegam que os animais que estão sempre muito ansiosos por serem alimentados podem sofrer do recém-diagnosticado «comportamento psicogénito anormal alimentar». E o comportamento que desenvolvem designa-se por «excessiva solicitação de interações interespecíficas».

(…)

O mesmo médico adiantou que estes «distúrbios alimentares» podem estar relacionados com problemas ligados ao

stress, tal como acontece com os seres

(4)

modo a desmistificar os poucos problemas relacionados com a esterilização, abordando, nomeadamente a questão da obesidade e de como se deve fazer o regime alimentar de um animal castrado.

Para qualquer questão contate diretamente o seu médico veterinário.

Fontes:

• http://arcadenoe.sapo.pt

• www.instinto.pt

• Romagnoli, S.; “Surgical Gonadectomy in the Bitch & Queen: Should it be Done and at What Age?”; Proceeding of the SEVC Southern European Veterinary Conference Oct. 17-19, 2008 – Barcelona, Spain

Contatos

Clinica Veterinária do Shopping

244 812 800 * geral@vetshopping.pt www.facebook.com/vetshopping

Clinica Veterinária da Marinha

244 503 106 * geral@cvm.pt

www.facebook.com/ClinicaVeterinaria Marinha

Hotel dos gatos hotel@cvm.pt

Urgências 24h

966 004 519

No próximo mês:

Otites

Hotel dos gatos

Se vai de férias e não tem onde deixar o seu animal de 4 patas, não hesite em falar connosco. Nós podemos ajudá-lo!

Dispomos de um hotel para gatos com quartos equipados com sistemas de videovigilância que lhe permitem visualizar o seu amiguinho durante as 24h.

Para mais informações consulte:

(5)

Referências

Documentos relacionados

O ENSINO DE TOPOGRAFIA PARA ENGENHARIA AMBIENTAL BRUNO DE ATHAYDE PRATA NÚCLEO BÁSICO - X 1. 50 DESENVOLVIMENTO DE ABORDAGEM BASEADA

As soluções TrueConf são movidas por tecnologia de software 100% escalável, disponível como um servidor local e um conjunto de aplicativos cliente para todas as

Frente a todos esses elementos, a prática de estágio docente como estudantes do mestrado acadêmico de saúde coletiva, foi necessário um novo planejamento e embasamento teórico

Este estudo tem o intuito de apresentar resultados de um inquérito epidemiológico sobre o traumatismo dento- alveolar em crianças e adolescentes de uma Organização Não

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

Após extração do óleo da polpa, foram avaliados alguns dos principais parâmetros de qualidade utilizados para o azeite de oliva: índice de acidez e de peróxidos, além

4 Este processo foi discutido de maneira mais detalhada no subtópico 4.2.2... o desvio estequiométrico de lítio provoca mudanças na intensidade, assim como, um pequeno deslocamento

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das