• Nenhum resultado encontrado

Relatório de Atividades Referentes aos seguintes eventos:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório de Atividades Referentes aos seguintes eventos:"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Relatório de Atividades Referentes aos seguintes eventos:

1 - Reunião IFHE - International Federation of the Hospital Engineering – Council Meeting 13 de abril de 2012

2 – 22th International Congress IFHE 2012 – Congress of the International Federation of Hospital Engineering – 13 – 17 abril, 2012.

Local: Midnatsol,Kirkenes a Bergen - Noruega

1 - Reunião IFHE - International Federation of the Hospital Engineering - Council Meeting 13 de abril de 2012

O Presidente da IFHE Yasushi Nashagawa, Gestão 2010 a 2012, inicia a reunião e passa às ,primeiras palavras ao /secretário Geral Bernard Shapiro, posteriormente ao Presidente Futuro Ole Rist. Ole viria a assumir a Presidência da IFHE ao final dessa reunião.

Paises que nao puderam participar ou estar presentes com representações: França, Portugal, Nova Zelandia, Israel e Áustria que só vai entrar no navio em Tromso. A Malásia, também ausente, deveria assumir a realização da próxima reunião do Council Meeting em 2013. Discussões posteriores definirão o local onde fetivamente este evento acontecerá.

(2)

Liliana Font apresentou um resumo das atividades na América Latina e a formação das novas Associações no continente e suas possíveis e respectivas vinculações com a IFHE. Comentou sobre a realização do próximo Congresso em Buenos Aires em 2014 e destacou o apoio do Brasil e da ABDEH, na organização geral.

Comentarios sobre a possibilidade da Tanzania vir a se associar, assim como a Ucrania.

Francesc Castella da Espanha, apresentou o projeto referente à estruturação da Biblioteca da IFHE e solicitou que se encaminhe material, livros, artigos, revistas para sua estruturação. Comentou também sobre a atuação como Past President, Presidente Passado, de continuidade às atividades da IFHE.

Steve Drinkow da África do Sul, comentou sobre as dificuldades de se elaborar e avançar na execução do IFHE Booklet, editoria de livros. Ele pede para que transfira esta atividade para um editor especializado no assunto.

Bernard Shapiro apresentou o resumo das finanças da Federação para o período de 2010 a 2012, Budget for 2010 – 2012.

Ole Rist da Noruega, novo Presidente a ser empossado, introduziu o novo representante do Butão que participa pela primeira vez e Nagasawa deu-lhe as boas vindas como Presidente da IFHE.

Liliana Font apresentou documentos referentes ao 23º Congresso IFHE 2014 e a Comissão Científica composta por representantes de todo o mundo, este grupo deverá ser divulgado posteriormente em documento oficial do Congresso IFHE Buenaos Aires 2014.

Foram apresentadas as propostas para realização do 24º Congresso IFHE 2016, tendo a Itália e a Holanda como candidatos.

(3)

1 - Marcello Fiorenza, da SIAIS, apresentou a proposta por Roma como candidata ao Congresso 2016 e com Daniella Pedrini fundiram uma proposta conjunta das duas associações com data para 2 a 6 de outubro/2016. Sendo proposto que o Presidente do Congresso fosse o próprio Marcello Fiorenza e a President chairman Daniella Pedrini.

2 - A segunda proposta foi da Holanda, apresentada Douwe Kiestra (?) da NVTG, 24th Congress IFHE em abril de 2016 the Hague, Netherlands. A associação holandesa NVTG foi fundada em 1947 e tem 700 membros atualmente. Utilizará o triângulo de cidades formado por Rotterdam, Haia e Amsterdan. Apresentação consistente, bem clara, objetiva e visualmente muito boa, com estrutura impecável e de uma organização exemplar.

Iniciou-se a seguir o processo de votação com a distribuição de senhas e cédulas vinculadas ao país e sua representação correspondente. A cédula constava apenas os dois candidatos e o voting paper foi recolhido imediatamente após sua distribuição. A contagem dos votos apresentou o seguinte resultado venceu a Holanda, próximo Congresso NETHERLANDS IFHE 2016. A contagem de votos não foi divulgada oficialmente, mas segundo informalmente soube que foram 13 a 3.

Apresentações por representações dos países: Alemanha, Italia, Holanda, Australia, Belgica, Suiça onde será realizado o próximo Congresso Europeu 2012, Dinamarca que tem 110 membros e 110 delegados (!!!!), África do Sul, Alemanha, Canadá com 1000 membros, Japão que comentou sobre os eventos do Tsunami e os impactos na sociedade japonesa, Argentina apresentou seu resumo sobre eventos realizados e sobre o próximo Congresso da IFHE, Noruega , Uganda informou que está colaborando com a Tanzania para estruturar sua associação nos moldes da existente em Uganda, Finlandia, Kenia com uma representante feminina Salomeh Mwaura, China outra representante feminina e, por último, Brasil que, em compensação, utilizou o maior tempo disponibilizado a todas às apresentações das entidades, representando a ABDEH.

Foi destacado a presença do material produzido neste período da Associação soretudo os Informativos e Revistas. Outro aspecto de bastante destaque refere-se à

(4)

proporção deeventos, visitas técnicas, seminários e palestras que acontecem nas diversas regionais do país.

O fato de termos um Informativo virtual regularmente mensal mereceu especial observação de todos os representantes e da Comissão Diretora.

Foi destacado também a amplitude que o congresso da ABDEH tem ganho gradativamente a cada etapa de sua realização.

A seguir foi realizada a posse do novo Presidente Ole Rist, representate da Noruega que assume a Gestão 2012 a 2014. Foram feitas as devidas homenaagens ao Presidente Yashushi Nagasawa, representante do Japão e ao Secretário Geral Bernard Shapiro que também perde seu cargo após muitos anos ocupando esta atividade/funçao, assume o norueguês Gunnar Baekken que foi o Congress Chairman

do 22º Congresso da IFHE.

A nova Vice-Presidente Liliana Font, da Argentina, assume também a responsabilidade da realização do Congresso IFHE 2014 em Buenos Aires. Primeira vez que este evento se realiza em ujma cidade da América Latina.

(5)

O Tesoureiro da entidade, o inglês Jim Cook também foi substituído pelo sul africano Steve Drinkow.

2 – 22th International Congress IFHE 2012 – Congress of the International Federation of Hospital Engineering – 13 – 17 abril, 2012.

Local: Cruzeiro através do Midnatsol,Kirkenes a Bergen - Noruega

A proposta de realizar um Congresso da IFHE em um cruzeiro na região do norte da Noruega, iniciando na cidade de Kirkenes (localizado na região do Polar Ártico, latitude 72° Norte) e fechando o período de 4 dias na cidade de Bergen no sul do país.

O programa científico foi cumprido na íntegra conforme programa anexo e apresentou também as visitas aos hospitais nas cidades de Tromso, Storkmarnes e Trondheim. 1 - Tromso - University Hospital North Norway;

2 - Storkmarnes – Nordland Hospital; 3 – Trondheim – St. Olav Hospital

(6)

4 - Hospital Haukeland University - Bergen.

Hospital Haukeland University - Bergen – Noruega.

Visita ao Hospital Haukeland University para conhecer os Laboratórios e setores destinados à criança, adolescentes e maternidades. Sendo que estes ambientes foram apenas apresentados em projeto e no local destinado a esta cosntrução que só deve iniciar no segundo semestre/2012.

O prédio do Laboratório é uma edificação construída concluída em 2010 com todos os aspectos contemporâneos de edificação hospitalar. Este Laboratório apresentou dois novos pavimentos somente para reserva tecnica em 9 pavimentos construídos, contemplando o componente da flexibilidade e expansão. Aspectos importantes da visita:

1 - utilização de tetos com forro aberto permitindo o acesso direto à laje de cobertura do pavimento superior e apenas com pintura. As tubulações para passagem do sistema de climatização ficaram todas visíveis e aparentes, com ótimo resultado visual e funcional, segundo os profissionais de engenharia noruegueses que nos acompanharam durante a visita técnica.

2 - a utilização de tubos para condução de materiais é largamente utilizada nos laboratórios e demais ambientes do Hospital. Segundo os demais visitantes, também é desta forma que funciona na Bélgica, Dinamarca, Suécia e demais países europeus. Quando comentei que no Brasil este sistema de transporte estava proibido para

(7)

qualquer função de transporte dentro dos ambientes de saúde, ficaram surpresos e iniciou-se algumas abordagens sobre o tema.

3 - O sistema de contratação da obra envolve contratos de tópicos distintos, para cada etapa ou serviço há um contrato distinto. Este é modelo de contratação muito utilizado na Noruega e em outros países europeus. Nessa apliação prevista para o Hospital St. Olaf há previsão de 20 contratos maiores que eles denominam Split contracts e diversos contratos menores (minor contracts). Todos estes contratos geridos por um management contract, além da supervisão local.

4 - Custo total desta etapa das obras para ampliação do Hospital, Total 1, 5 million NOK - coroa dinamarquesa, aproximadamente 30 milhões de Euros. Sendo previsto sua realização em 3 anos, pois terão que demolir algumas edificações existentes e onde funciona a pediatria psiquiátrica e os serviços de assistência obstétrica.

5 - um aspecto interessante é que a empresa responsável pelo sistema de energia elétrica e toda a implantação de eletricidade do Hospital foi contratada na Bulgaria - Sofia.

22 de abril de 2012. Rio de Janeiro, Brasil.

Fábio Bitencourt

(8)

Anexo 1

Congress Schedule – 22nd Congress of the International

Federation

Programa Técnico

VENUE: MÅNE AMFI VENUE: STJERNE

1430–1500 02–07 Implementation of Norwegain Experiences to Slovenian Hospital Sector - Bjørberg, Svein, Norway

02X–01 Relationship between the technical governance and clinical governance - Fiorenza, Marcello, Italy

1500–1530 02–08 Life Cycle Costs - A new approach and an innovative model for calculation - Listerud, Christian Andrè, Norway

02X–02 Energy Perfomance Contracting - Efficiency Opportunities in Health Care Facilities and Patient Environments - Wells, Scott, Australia

1530–1600 02–09 Planning and Construction of a Nuclear Medicine Department - Aune, Kari Solem, Norway

02X–03 Hospital Management Department - internal trade of services and the meaning of improvement,

innovation and competiveness - Andresen,Yngvar, Norway

1600–1630 02–10 Exploitation of New Technology in Facility Design of Hospital District of South Ostrobothnia. - Yli-Karhu, Tiina, Finland 1630–1700 02–11 Medical Technology: The effect on the quality and cost of healthcare - Herbert, James, South Africa

1700–1800 Break

1800–1830 02–12 St. Olav Hospital: Brief Presentation

Aslaksen, Ragnhild, Norway

1830–1900 02–13 Design and testing of safety ventilating systems, experiences from St. Olav - Aune, Kari Solem, Norway

2100– Argentinian Night in Panorama and Bar Monday 16 april – Hospital technology

0915–1200 TECHNICAL VISIT – TRONDHEIM

1400–1430 03–01 Harnessing the Sun`s energy to improve Health Care delivery in health Centres in Uganda

Wanda, Sam, Uganda

03X–01 Hospital Logistics in the modern Healthcare Facility

Lindgren, Filip, Sweden

1430–1500 03–02 Integration of IT-system in hospital environment

Kristensen, Kurt-Even, Norway

03X–02 Intelligent battery- and cable-free, digital iLOQ locking technology for greater security, less work and lower costs in hospital building and secure management of medicine cabinets

(9)

Szûcs, Michael, Finland

1500–1530 03–03 What is the nature of hospitals?

Rohde, Tarald, Norway

03X–03 Energy Saving Potential With Demand Contolled Ventilation In Hospitals

Harsem, Trond Thorgeir (Mysen, Mads), Norway

1530–1600 Break

1600–1630 03–04 Management cost of Clinical engineering services

Jensen, Øystein, Norway

1630–1700 03–05 Legionella safe tap water. Heat solution without using energy

Harsem, Trond Thorgeir, Norway

1700–1730 03–06 Safety power supply in medical group 2 locations acc. to IEC364-7-710 (NEK 400-5-56) – Norwegian projects

Fykerud, Martin, Norway, Schwabe, Matthias, Germany

1730–1800 03–07 The New Energetic Plant Hospital Universitario 12De Octubre Madrid

Castella, Francisco (Mosquera, Louis), Spain

Tuesday 17 april

0830–0900 Presentation of the best papers 0900– 1000 Sum-Up of Technical speeches

1000– 1030 Presentation of 23rd Congress in Buenos Aires 1030–1100 Closing ceremony

1100– General Assembly FSTL / General Assembly IFHE

Friday 13 April

University Hospital North Norway, Tromsø 16:00: Buses from the hotel

16:30–18:30: Lectures / surveys

The A-wing, the patient hotel and The PET-centre,

Willy Strand / KHP-arkitekter

New UNN Narvik, Gina Johansen / Borealis arkitekter Lean-production – Lean in UNN, Marit Lind /

Randi Torgersen

LUO - A condition for changes – area planning and integration of clinical activity and DES,

Gina Johansen/Marit Lind

Technical operation, electrical/mechanical dept.,

Martin Sivertsen / Hallgeir Hansen

Pressure Tank, PL Diagnostic Clinic and architect The BRUS (child and adolescent psychiatry) building,

BUK by Elin Gullhav

The Northern Territories – emergency planning, particular challenges in the arctic

Ca. 18:30: Return by bus to the hotel Saturday 14 April

Nordland Hospital, Stokmarknes 14:15: Disembarkment

(10)

14:30: Museum of the Coastal Steamers 15:15: Bus departure. Guided trip around Stokmarknes,

new hospital, local sightseeing. 16:45: Return to MS Midnatsol. Monday 16 April

St. Olav Hospital HF, Trondheim 08:00: Information in Auditorium aboard the MS Midnatsol

09:15: Bus transport: to St. Olavs Hospital

09:45–11:45: Parallell visits at St. Olavs Hospital CHOOSE ONLY ONE OF VG1 OR VG2:

VG1: Clinical Concept – Buildings and Architecture,

Ragnhild Aslaksen, Chief Architect Helsebygg Midt-Norge

VG2: Technical Concept – Systems and Products,

Otto Koch, Section Manager Technical Dept. St.Olav Hospital

12:00: Bus transport to MS Midnatsol Tuesday 17 April

Haukeland University Hospital, Bergen 15:10: Departure from coastal steamer wharf 15:25: Lectures / surveys

Transport installation, technical plant and environment hall, Geir Brügger/Tore Sigbjørn Hansen

New surgical centre / thorax operating rooms – on site briefing and guided tour of the central block, the ER, radiology dept. and bed wards,

Geir Pedersen and Kristian Brandseth

Child and adolescent centre, Step 1 - rough draft and site, and guided tour of new lab building,

Helge Bergmann and Lars Petter Smith

General guided tour of the Central Block, top to bottom (bed wards / service floors / new ER ),

Askjell Utaaker and Bror Hansen

PET-ct / park building / new modern bed ward and heliport, Aud Bruland, Terje Jan Nilsen and

Terje Sørensen

16:30: End of tour. Buses return to centre of Bergen,

the Central Bus Station.

Technical Visits

St. Olav Hospital HF, Trondheim Haukeland University Hospital, Bergen

Referências

Documentos relacionados

Atividades: Assessorar a Corregedoria Geral da Justiça em todas as atividades, incluindo as Coordenadorias e Departamentos. Conhecimentos: Nível superior completo, noções

No caso do LNEC, em que existe uma forte componente experimental, no laboratório e nas obras, quer nas atividades de investigação quer na prestação de serviços, para

de 2017, e tão logo instalado foi constatado que inexistem procedimentos licitatórios regulares consumados,assim como contratos de prestação de serviços firmados, suficientes

Você não deve tomar este medicamento se tiver alergia ao paracetamol ou a qualquer outro componente de sua fórmula?. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR

Nos meses de Março e Abril o SACEE – Serviço de Apoio à Criação de Emprego e Estágios organizou a mais uma edição da JOBSHOP, que contou com a participação de dezenas

Se for solicitado Se for solicitado 1 1 FST Aquamat 1 1-3 2 1-3 2 AMCS KAESER KAESER 1 2 1-3 AMCS 1-3 KAESER Se for solicitado FST 1 1 1-3 KAESER KAESER FD 1 1 KAESER KAESER FG

Já que os três catalisadores (ácido sulfúrico, ácido p-sulfônico calix[4]areno e ácido p- sulfônico calix[6]areno) apresentaram curvas de conversão do ácido palmítico em

Para identificar a concepção de EA das professoras colaboradoras da pesquisa, foi necessário, antes de tudo, compreender o que elas entendem sobre meio ambiente. Assim, o