• Nenhum resultado encontrado

PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO PUBLICADA EM ANAIS DE EVENTOS ( )

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO PUBLICADA EM ANAIS DE EVENTOS ( )"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA COMUNICAÇÕES E ARTES

DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO

São Paulo 2012

FERNANDA MERCEDES MORALES DIAZ

RELATÓRIO FINAL

Período de 01 de Agosto de 2011 a 31 de Julho de 2012

PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO

PUBLICADA EM ANAIS DE EVENTOS (2000-2010)

(2)

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA COMUNICAÇÕES E ARTES

DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO

São Paulo 2012

FERNANDA MERCEDES MORALES DIAZ

PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO

PUBLICADA EM ANAIS DE EVENTOS (2000-2010)

Relatório Final de Pesquisa apresentado para o Programa de Iniciação Científica com Bolsa na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Orientadora: Profa. Dra. Nair Yumiko Kobashi

(3)

SUMÁRIO 1 Introdução... 2 2 Objetivos... 2 3 Metodologia... 2 4 Resultados... 8 5 Conclusões... 17 6 Referências... 19 7 Apêndices... 20

(4)

2

PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO

PUBLICADA EM ANAIS DE EVENTOS (2000-2010)

Fernanda Mercedes Morales Diaz1, Nair Yumiko Kobashi2

1

Aluna de Iniciação Científica – Modalidade com Bolsa. ECA/USP 2

Professora do Departamento de Biblioteconomia e Documentação - ECA/USP

Introdução / Objetivo

Há uma quantidade expressiva de produção científica apresentada em eventos. Pode-se afirmar, porém, que pouco se conhece do que já foi produzido, dada ausência de estudos sistemáticos e abrangentes sobre o tema. É essa lacuna que se pretende preencher com o presente projeto de pesquisa. O objetivo principal deste projeto é identificar e sistematizar a produção científica brasileira em Organização da Informação, presente nos anais da ISKO, RITERM e ENANCIB, publicados de 2000 a 2010. O objetivo específico é obter indicadores sobre os eixos mais frequentes da produção científica acima mencionada.

Metodologia

A pesquisa, de natureza descritiva, utiliza procedimentos quantitativos e qualitativos. Os métodos quantitativos são utilizados para tratar a massa de dados coletada e representá-la por meio de tabelas e mapas que permitam ter visão abrangente do conjunto. O corpus foi constituído de referências bibliográficas de trabalhos publicados nos anais da ISKO, RITERM e ENANCIB registrados na base de dados ABCDM e os dados publicados pelos pesquisadores doutores nos Currículo Lattes. Tais dados, após coletados foram padronizados e processados com softwares bibliométricos e estatísticos: INFOTRANS, DATAVIEW, UCINET e SCRIPTLATTES. Os métodos qualitativos são utilizados na interpretação da massa de dados coletada e processada.

Na primeira etapa da pesquisa, foram realizados a leitura e o fichamento dos textos teóricos e metodológicos sobre o tema com o intuito de compreender os conceitos principais que giram em torno do assunto e a sua importância para o planejamento de políticas científicas e também para traçar as tendências e o desenvolvimento da sociedade, da ciência e das áreas de produção e consumo de informação.

(5)

3 Para a análise desenvolvida neste projeto, a fonte das informações foi a base de dados de artigos científicos de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Documentação e Museologia – ABCDM - implementada em CDS/ISIS for Windows (WinISIS) e desenvolvida por projeto específico no Departamento de Ciência da Informação e Documentação (CID) da Universidade de Brasília (UnB).

Nesta segunda etapa foram selecionados os principais termos ligados à área da Organização da Informação e realizada buscas na base de dados ABCDM, que possui o total de 6.868 registros de artigos de periódicos brasileiros e portugueses. Na busca foram utilizados os descritores presentes no quadro 1, pesquisando em todos os campos de busca da base ( Autor; Título; Imprenta; Resumo; Tipo de documento). Alguns termos tiveram o seu plural expandido com o símbolo $, recuperando o total de 646 registros.

Quadro 1. Descritor 1 Organização do conhecimento 2 Representação da informação 3 Organização da informação 4 Representação do conhecimento 5 Ontologia 6 Cartografia temática 7 Taxonomia 8 Modelagem conceitual

9 Classificação em ciência e tecnologia 10 Vocabulário controlado 11 Tratamento da informação 12 Teoria do conceito 13 Teoria da classificação 14 Sistema($) de classificação 15 Organização de domínio($) 16 Linguagens documentárias 17 Linguagem documentária 18 Indexação 19 Folksonomia 20 Tesauro($) 21 Taxonomia($) 22 Ontologia($) 23 Vocabulário($) controlado($)

(6)

4 Os registros recuperados na base de dados ABCDM foram dispostos em um arquivo .TXT e padronizados no software INFOTRANS, gerando um arquivo reformatado de referências bibliométricas. O INFOTRANS é um programa de reformatação e conversão de formatos que é executado apenas MS-DOS. Neste caso, o INFOTRANS foi utilizado para a remoção de pontuações e acentos, e para a separação dos dados do Autor e Instituição que a princípio estavam presentes no mesmo campo e após a reformatação tornaram-se campos distintos.

O arquivo de referências bibliométricas contendo todos os registros (646) recuperados na base de dados ABCDM foi convertido para o formato .XLS para melhor desenvolvimento da presente pesquisa. Tais registros foram posteriormente filtrados a partir dos seguintes critérios: 1) O autor do artigo possuir o título de pesquisador-doutor; 2) Os termos (descritores) utilizados no artigo pertencer à área da Organização da Informação. A confirmação da titulação de pesquisador-doutor foi realizada no site da Plataforma Lattes do CNPq (http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentar) e a análise dos registros pertencentes ou não à área da Organização da Informação foi realizada manualmente.

Em cada registro presente no arquivo .XLS foi adicionado o campo “UNI”, que irá armazenar a insituição que o pesquisador doutor possuia vínculo no momento em que o artigo foi publicado. Os registros que possuíam mais de um pesquisador com o título de doutor no campo “AUP” foram duplicado e mantido a sua respectiva instituição. Já as palavras-chaves que tiveram o seu plural expandido com o símbolo $, presentes no quadro 1, foram padronizadas no singular.

Após a filtragem a partir dos critérios mencionados acima, o arquivo de referências bibliométricas .XLS foi convertido para o formato .TXT, pois é o único formato que o software DATAVIEW, que será utilizado em etapa futura, reconhece.

A seguir, um exemplo do registro recuperado na base de dados ABCDM sem formatação:

Registro 1.

AUP (Autor): Roberto Carlos dos Santos Pacheco [Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)]; VinIcius

Medina Kern [Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)]

(7)

5

e tecnologia.

IMP (Imprenta): Ciencia da Informacao, v.30, n.3, set./dez., 2001, p. 56-63

PCP (Palavras-chave): Ontologia; metadados; linguagem de marcacao; integracao de sistemas; infometria;

Bibliometria; bases de conhecimento; gestao do conhecimento

TOD (Tipo: Eventos ou periódicos): Periodico ANO (Ano de publicação): 2001

A seguir, o mesmo registro, agora formatado, adiconado o campo “UNI” e duplicado conforme a quantidade de pesquisadores doutores presentes no registro 1 (original):

Registro 2.

AUP (Autor): Roberto Carlos dos Santos Pacheco

UNI (Instituição): Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

TIT (Título): Uma Ontologia comum para a integracao de bases de informacões e conhecimento sobre ciencia

e tecnologia

IMP (Imprenta): Ciencia da Informacao

PCP (Palavras-chave): Ontologia; metadados; linguagem de marcacao; integracao de sistemas; infometria;

Bibliometria; bases de conhecimento; gestao do conhecimento

TOD (Tipo: Eventos ou periódicos): Periodico ANO (Ano de publicação): 2001

Registro 3.

AUP: Vinicius Medina Kern

UNI: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

TIT: Uma Ontologia comum para a integracao de bases de informacões e conhecimento sobre ciencia e

tecnologia

IMP: Ciencia da Informacao

PCP: Ontologia; metadados; linguagem de marcacao; integracao de sistemas; infometria; Bibliometria; bases

de conhecimento; gestao do conhecimento

TDO: Periodico ANO: 2001

A duplicação do registro recuperado na base de dados ABCDM conforme a quantidade de pesquisadores doutores presentes no registro original não irá interferir no resultado final da presente pesquisa, pois as variáveis do campo instiuição, que são exclusivas de cada pesquisador, foram preservadas.

(8)

6 O arquivo de referências bibliométricas, após a filtragem a partir dos critérios estabelecidos acima e a formatação dos dados, possui atualmente o total de 392 registros, sendo:

Em todos os registros (392) recuperados na base de dados ABCDM foi adicionado o campo EVE”, agora para armazenar os eventos que o pesquisador doutor publicou seus trabalhos completos ou resumos. A partir dos pesquisadores doutores dispostos no arquivo de referência bibliométricas em .TXT, foi realizada a consulta no Currículo Lattes de cada pesquisador e adicionado no campo “EVE” o nome do congresso onde foi publicado seu trabalho ou resumo. Foram considerados na presente pesquisa os anais dos eventos a seguir:

ENANCIB XI ENANCIB 2010 X ENANCIB 2009 IX ENANCIB 2008 VIII ENANCIB 2007 XII ENANCIB 2006 VI ENANCIB 2005 V ENANCIB 2003 ENANCIB 2000

International ISKO Conference ISKO Rome - Italy - 2010

ISKO Montréal - Canada - 2008 ISKO Vienna - Austria - 2006 ISKO London - England - 2004 ISKO Granada - Spain - 2002

176 216

Eventos Periódicos

(9)

7 ISKO Brasil

ISKO Brasil - Brasilia – 2011

RITERM

RITERM Buenos Aires – Argentina – 2010 RITERM Lima - Peru – 2008

RITERM Montevidéu - Uruguai – 2006 RITERM Barcelona - Espanha – 2004

RITERM Cartagena de Índias – Colômbia – 2002 RITERM Lisboa – Portugal – 2000

A seguir, um exemplo de um registro com o campo “EVE” adicionado:

Registro 4.

AUP: Maria Aparecida Moura

UNI: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) TIT: O usuario-pesquisador e a analise de assunto IMP: Perspectivas em Ciencia da Informacao PCP: analise de assunto; indexacao

TDO: Periodico ANO: 2001

EVE: ISKO Rome - Italy - 2010; XII ENANCIB 2011; XI ENANCIB 2010; X ENANCIB 2009; IX

ENANCIB 2008; VIII ENANCIB 2007; XII ENANCIB 2006; VI ENANCIB 2005; ENANCIB 2000

Durante a coleta de dados realizada na etapa anterior, foi construído em paralelo um novo arquivo. TXT, com o nome dos pesquisadores doutores indexados na base de dados ABCDM e seu respectivo ID junto à plataforma Lattes do CNPq, conforme exemplo a seguir:

Registro 1.

3179079966117749 , Maria Aparecida Moura 8992341585329383 , Virginia Bentes Pinto

1287998611558420 , Jorge Calmon de Almeida Biolchini 6050796477124925 , Marilda Lopes Ginez de Lara

(10)

8 Este novo arquivo .TXT foi construído com o objetivo de dispor um grafo de colaboração no software SCRIPTLATTES, que extrai e compila automaticamente: “(1) produções bibliográficas, (2) produções técnicas, (3) produções artísticas, (4) orientações, (5) projetos de pesquisa, (6) prêmios e títulos, (7) grafo de colaborações, e (8) mapa de geolocalização de um conjunto de pesquisadores cadastrados na Plataforma Lattes” (MENA-CHALCO; CESAR JUNIOR, 2009).

(11)

9

Resultados

Participação em eventos

Dentre os 392 registros recuperados, 149 pesquisadores possuiam a titulação de doutor. Publicaram seus trabalhos completos ou resumos em anais de congressos, ao todo:

33 49 37 45 48 33 39 32 18 5 3 2 0 1 5 3 5 9 0 0 0 0 10 20 30 40 50 60 Nunca participaram de eventos

XI ENANCIB 2010 X ENANCIB 2009 IX ENANCIB 2008 VIII ENANCIB 2007 XII ENANCIB 2006 VI ENANCIB 2005 V ENANCIB 2003 ENANCIB 2000 ISKO Brasil - Brasilia – 2011 ISKO Rome - Italy - 2010 ISKO Montréal - Canada - 2008 ISKO Vienna - Austria - 2006 ISKO London - England - 2004 ISKO Granada - Spain - 2002 RITERM Buenos Aires – Argentina – 2010 RITERM Lima - Peru – 2008 RITERM Montevidéu - Uruguai – 2006 RITERM Barcelona - Espanha – 2004 RITERM Cartagena de Índias – Colômbia – 2002 RITERM Lisboa – Portugal – 2000

(12)

10

Distribuição das palavras-chaves (Frequência) em “Eventos”

Dentre os 176 registros recuperados do tipo “Evento”, o termo “Ontologia” foi o mais frequente, estando presente em 5,08% dos mesmos, em outras palavras, em 37 registros. A seguir o gráfico com os 10 primeiros termos mais frequentes:

A seguir, a representação de todos os dados (termos) em formato de histograma:

Dentre todos os registros recuperados, 26,61% das palavras-chave foram mencionadas apenas 1 vez em um único registro e 27,43% das palavras-chaves foram mencionadas uma

5.08% 3.16% 2.88% 2.47% 2.33% 1.78% 1.65% 1.51% 1.51% 1.23% 0,00 1,00 2,00 3,00 4,00 5,00 6,00 0,00 1,00 2,00 3,00 4,00 5,00 6,00 o n to lo g ia rep resen taca o _ d a_ in fo … cien cia_ d a_ in fo rm ac ao p u b licac õ es_ eletr o n icas ter m in o lo g ia tesau ro p ro to co lo _ v er b al in d ex ac ao _ au to m atica reu so _ d e_ o n to lo g ia in ter n et d ir etr izes_ teo rico -… an alis e_ fac etad a v alo res sis tem as_ d e_ rec o m en … sis tem a_ d e_ in fo rm ac ao rep o sito rio s_ d ig itais rec u p er ac ao _ b asead a_ … o rg an izac ao _ d a_ in fo r… m ú sica m eto d o lo g ia_ cien tif ica m ap as_ co n ce itu ais leitu ra_ co m o _ ev en to _ … in stitu cio n aliza ca o _ d a … in d icad o r_ d e_ cien cia_ … in d ex ac ao _ d e_ d esen h … g ar an tia_ liter ar ia fo lk so n o m ias etica _ in fo rm ac io n al ef icacia_ p ro b ato ria_ d … d is ser tacõ es_ e_ teses d esen v o lv im en to _ d e_ … co n str u ca o _ d e_ o n to lo g ia class if icac ao _ d e_ d o cu … ca d eia_ p ro d u tiv a an alis e_ d ip lo m atica ab o rd ag em _ co g n itiv a C ien cia_ d a_ In fo rm ac ao

(13)

11 única vez em dois registros distintos. Em outras palavras, 54,04% das palavras-chave são diversas.

Os Três primeiros termos – Ontologia, Organização da Informação e Representação do Conhecimento, possuem respectivamente 37 (5,08%), 23 (3,16%) e 21 (2,88%) registros recuperados em tipo “Evento”. A seguir, o gráfico de evolução do Uso do Termo x o Ano:

Distribuição das palavras-chaves (Frequência) em “Eventos”

A seguir, a tabela de distribuição dos termos mais frequentes x os eventos que tiveram a participação de pesquisadores doutores indexados na base de dados ABCDM.

8 0 13 9 1 4 0 2 0 0 0 2 0 5 6 5 5 0 0 0 0 0 2 0 8 5 2 1 0 3 0 0 0 0 2 4 6 8 10 12 14 2010 2009 2008 2007 2006 2005 2004 2003 2002 2001 2000 ontologia organizacao_da_informacao representacao_do_conhecimento

(14)

12

Distribuição das palavras-chaves (Frequência) em “Eventos” de acordo com a instituição

A seguir, o gráfico de distribuição das palavras-chaves de acordo com a universidade. Neste caso, foi considerada a palavra-chave com maior número de ocorrência em cada instituição: 24.59% 14.75% 9.84% 9.84% 6.56% 4.92% 4.92% 4.92% 4.92% 3.28% 3.28% 3.28% 1.64% 1.64% 1.64% 0,00 5,00 10,00 15,00 20,00 25,00 30,00 ontologia linguagem_documentaria ontologia web_semantica organizacao_do_conhecimento organizacao_da_informacao representacao_do_conhecimento ontologia documentacao ontologia organizacao_do_conhecimento organizacao_da_informacao ontologia vocabulario_terminologico sistemas_de_informacões UFF USP UFM G UN ES P IBICT UNB UFS C UFP B P UCC UFRJ UN IRIO UFBA UEL UFP A UFE S

(15)

13

Grafo de Colaboração (Rede Social) entre as instituições

Dentre os 176 registros recuperados do tipo “Evento”, foram encontrados 12 trabalhos elaborados em coautoria entre pesquisadores vinculados a instituições distintas. A seguir, o grafo de colaboração construido no software DATAVIEW:

A análise de redes sociais realizada no software DATAVIEW é uma ferramenta que nos permite conhecer as interações entre os indivíduos, que, de forma agrupada ou individual, se relacionam uns com os outros, com um fim específico, caracterizando-se pela existência de fluxos de informação. No grafo elaborado acima, encontramos 10 instituições que não possuaim trabalhos de coautoria indexados na base de dados ABCDM do tipo “Evento”, isto não significa que tais instituições produzam isoladamente, mas sim que no recorte feito para o desenvolvimento desta pesquisa, não foi encontrado vinculo entre os pesquisadores de tais instituições.

Foram encontradas duas redes sociais isoladas e distantes e que possuem um fluxo direcional, ou seja, não possuaim um vínculo de colaboração, mas sim trabalhos isolados em coautoria. É possível visualizar observando a direção das setas em cada grafo. O número

(16)

14 presente entre a distância de duas instituições representa a quantidade de trabalhos realizados em coautoria.

Grafo de Colaboração (Rede Social) entre os pesquisadores

O grafo de colaboração entre pesquisadores foi construído no software SCRIPTLATTES, a partir dos 32 pesquisadores mais indexados na base de dados ABCDM. Foram considerados, gerando os seguintes grafos de colaborações informações encontradas em: Artigos completos publicados em periódico; Trabalhos completos publicados em anais de congressos; Resumos expandidos publicados em anais de congressos; Resumos publicados em anais de congressos.

Observamos a formação de dois grupos de colaboração distintos, expostos nos gráficos a seguir:

(17)

15 Grupo B.

O grau de colaboração (Collaboration Rank - CR) é um valor numérico que indica o impacto de um pesquisador no grafo de colaborações. A seguir a tabela com os 32 pesquisadores doutores mais indexados na base de dados ABCDM – Considerando todos os 392 registros recuperados:

Posição CR Pesquisador

1 1.74 Carlos Cândido de Almeida 2 1.58 Mariângela Spotti Lopes Fujita

3 1.55 Maria de Fátima Gonçalves Moreira Tálamo 4 1.46 Maria Aparecida Moura

5 1.43 Nair Yumiko Kobashi

6 1.34 Maria Luiza Machado Campos 7 1.25 Beatriz Valadares Cendón 8 1.24 Vera Regina Casari Boccato 9 1.2 Maurício Barcellos Almeida 10 1.08 Manoel Palhares Moreira 11 1.06 Linair Maria Campos

12 1.04 Carlos Henrique Marcondes de Almeida 13 1.03 Johanna Wilhelmina Smit

14 1.0 Maria Luiza de Almeida Campos 15 1.0 Marisa Brascher Basilio Medeiros 16 1.0 Ligia Maria Arruda Café

17 0.97 Marcello Peixoto Bax 18 0.94 Luciana Reis Malheiros 19 0.94 Milena Polsinelli Rubi

(18)

16

20 0.73 Raimundo Nonato Macedo dos Santos 21 0.67 Marilda Lopes Ginez de Lara

22 0.66 Rosali Fernandez de Souza 23 0.58 Lidia Alvarenga

24 0.46 Dulce Amelia de Brito Neves 25 0.43 Isa Maria Freire

26 0.4 José Augusto Chaves Guimarães 27 0.27 Leilah Santiago Bufrem

28 0.22 Maria Elisabete Catarino 29 0.15 Silvana Drumond Monteiro 30 0.15 Rosa Inês de Novais Cordeiro 31 0.15 Maria Cristiane Barbosa Galvão

(19)

17

Conclusão

O presente projeto de pesquisa apresenta a produção científica de pesquisadores com o título de doutor presentes nos anais da ISKO, RITERM e ENANCIB, publicados de 2000 a 2010. Teve como objetivo principal identificar e sistematizar a produção científica brasileira em Organização da Informação e como objetivo específico obter indicadores sobre os eixos mais frequentes da produção científica acima mencionada.

A pesquisa, de natureza descritiva, utilizou procedimentos quantitativos e qualitativos. Os métodos quantitativos foram usados no tratamento dos dados coletados e os qualitativos foram utilizados na interpretação. Os dados coletados foram padronizados e processados com softwares bibliométricos e estatísticos: INFOTRANS, DATAVIEW, UCINET e SCRIPTLATTES. O software INFOTRANS foi útil, porém, não é capaz de padronizar todos os campos dos registros, sendo necessário rever os dados antes do processamento bibliométrico. Para o refinamento da padronização foi utilizado também o software Excel e feitas verificações manuais. Já os softwares DATAVIEW, UCINET e SCRIPTLATTES apresentaram um desempenho satisfatório e contribuíram fortemente para a elaboração da presente pesquisa.

Alguns dados foram coletados manualmente na plataforma Lattes do CNPQ e podem apresentar algumas distorções, devido a erros humanos na coleta, mas principalmente pela ausência de padronização dos mesmos. A ausência de padronização foi uma barreira a ser vencida. Não apenas nos currículos Lattes dos pesquisadores, mas também na base de dados ABCDM, no qual muitos registros tiveram que ser completados manualmente.

Os resultados apresentam um aumento na participação de pesquisadores doutores em eventos nacionais e internacionais, principalmente a partir de 2005. O termo “Ontologia” também se destaca a partir de 2007, tornando-se atualmente um campo de pesquisa emergente. Observamos também a formação de dois Grafos de Colaboração (Redes Sociais) distintos, tanto entre instituições como entre os pesquisadores doutores, o que reforça a importância de tais eventos existirem, pois contribuem com a divulgação de pesquisas e conhecimento entre os pares.

Para que os estudos bibliométricos alcancem resultados satisfatórios e representem a realidade é necessário que a metodologia de coleta – seleção e tratamento dos dados – seja planejada cuidadosamente. A ausência de uma sistematização clara pode acarretar retrabalho e os resultados poderão ser pouco confiáveis. Todos esses cuidados foram tomados o que nos

(20)

18 permite afirmar que o presente projeto de pesquisa é uma representação, a mais fiel possível, da realidade.

(21)

19

Referência

J. P. Mena-Chalco e R. M. Cesar-Jr. scriptLattes: An open-source knowledge extraction system from the Lattes platform. Journal of the Brazilian Computer Society, vol. 15, n. 4, pp. 31--39, 2009

KONDO, E. K. Desenvolvendo indicadores estratégicos em ciência e tecnologia: as principais questões. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 2, p. 128-133, maio/ago. 1998.

MACIAS-CHAPULA, C. A. O papel da informetria e da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 2, p. 134-140, maio/ago. 1998.

SANTOS, R.N.M.; KOBASHI, N,Y. Aspectos metodológicos da produção de indicadores em ciência e tecnologia. Apresentado no VI CINFORM. Salvador, 17 de junho de 2005.

Referências

Documentos relacionados

Faculdade de Ciência e Tecnologia Departamento de Matemática Departamento de Engenharia Civil e Ambiental Departamento de Engenharia Electromecânica Departamento de Computadores

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

A aplicação de parafina em raízes de mandioca tem sido eficiente para prolongar o seu período de conservação.. Este efeito é atribuído à diminuição da permeabilidade ao

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Promptly, at ( τ − 2 ) , there is a reduction of 4.65 thousand hectares in soybean harvested area (statistically significant at the 1% level), an increase of 6.82 thousand hectares

De todo modo, essas intercomparações permitiram inferir que variações sincrônicas de paleopluviosidade de norte a sul do Nordeste brasileiro são coincidentes aos

é bastante restrita, visto que tanto suas duas entradas, quanto as galerias e condutos que interligam os pequenos salões são bastante estreitos, e a umidade na maioria dos salões

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá