• Nenhum resultado encontrado

DEDiCA – Apresentação do N.º 16 e Política futura

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DEDiCA – Apresentação do N.º 16 e Política futura"

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

Fernando José Sadio-Ramos Páginas/ Pages 7-10

Sadio-Ramos, F. J. (2019). DEDiCA – apresentação do n.º 16 e política futura. DEDiCA. REVISTA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES, N.º 16, setembro, 2019, 7-10. ISSN: 2182-018X.

DOI: http://dx.doi.org/10.30827/dreh.v0i16.10244

7 DEDiCA – APRESENTAÇÃO DO N.º 16 E POLÍTICA FUTURA

DEDICA – PRESENTATION OF Nº 16 AND FUTURE POLICY Fernando José Sadio-Ramos(1)

(1)Politécnico de Coimbra

Email: framos@esec.pt ID ORCID: http://orcid.org/0000-0001-7654-5638

_______________________________________________________ Chegados ao mês de setembro, cumprimos mais uma vez com o nosso múnus de publicar um número da nossa revista, DEDiCA. REVISTA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES, o 16.

Procederemos à apresentação do presente volume, nas suas linhas gerais, e daremos algumas indicações relativas ao futuro próximo da revista. Antes, todavia, deixaremos palavras de referência imprescindível às razões de ser da revista.

Prestes a entrar no nosso décimo ano de existência, pensamos que é o momento de perspectivar novas linhas de desenvolvimento da DEDiCA, de modo a cumprir de forma ainda mais cabal a sua missão de órgão científico dedicado ao estudo e divulgação de trabalhos no campo da educação, das humanidades e das artes.

A primeira palavra vai, como é peremptório, para os nossos autores – investigadores e professores dedicados ao mester educativo –, que continuam a aderir substancialmente ao nosso projeto científico. A imprescindível implicação que têm assumido com a revista tem-nos permitido crescer e contribuir para o desenvolvimento das suas áreas científicas por meio da publicação de trabalhos meritórios. Estas sinceras palavras de agradecimento e congratulação são um dever que assumimos, em cada novo número, já que são esses investigadores e profissionais a base da revista e do seu mérito, reconhecido pelos leitores que a consultam e utilizam no seu trabalho.

O patrocínio do Grupo de Investigação HUM-672 A.R.E.A. – Análisis de la Realidad EducativA, da Universidade de Granada/ Junta da Andaluzia, tem que ser também referido. Dele provém a

(2)

Fernando José Sadio-Ramos Páginas/ Pages 7-10

Sadio-Ramos, F. J. (2019). DEDiCA – apresentação do n.º 16 e política futura. DEDiCA. REVISTA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES, N.º 16, setembro, 2019, 7-10. ISSN: 2182-018X.

DOI: http://dx.doi.org/10.30827/dreh.v0i16.10244

8 pertença da revista ao Portal de Revistas científicas da Universidade de Granada e à Editorial da mesma Universidade, assim como o forte apoio e colaboração na elaboração e publicação dos seus números, cobrindo todos os campos necessários à produção de cada volume e sua comparência perante o nosso público.

Na mesma linha, mantemos a vinculação à Unidade de Investigação I.E.F. – Instituto de Estudos Filosóficos, da Universidade de Coimbra/ Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que contribui igualmente para a visibilidade da revista com a intervenção dos seus membros nos trabalhos solicitados e dispensa de meios de divulgação. Por sua vez, a revista constitui-se como mais uma fonte de valor para o acervo do I.E.F..

Uma palavra de inolvidável agradecimento aos membros dos nossos Conselhos Assessores – Nacional e Internacional –, sempre imprescindíveis para a obtenção de apoio científico e técnico para as diferentes necessidades e exigências que se colocam dia a dia.

A referida pertença da DEDiCA ao Portal de Revistas científicas da Universidade de Granada é um aspecto fundamental para o seu valor, pelo que se impõe, de igual modo, uma referência para a Editorial Universidad de Granada, cujo suporte institucional e técnico é sempre de realçar.

Com esta integração, impôs-se uma mudança política radical, o fim da versão impressa da revista para se apostar exclusivamente na versão electrónica. A qualidade e beleza da versão impressa não foram suficientes para não sermos afectados pelo “ar do tempo” e levou ao abandono e encerramento do respectivo ISSN (conservado, todavia, nos registos oficiais da revista).

Este processo levou também à mudança do Centro Responsável de ISSN da revista, que passou da Biblioteca Nacional de Portugal para a Biblioteca Nacional de Espanha. O registo inicial da revista como tal, mantém-se, todavia, em Portugal, na ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Todos estes elementos fazem parte, como se sabe, da Ficha Técnica que integra os últimos elementos de cada volume de DEDiCA.

O processo de integração no Portal de Revistas científicas da Universidade de Granada e migração da mesma para o sistema OJS – Open Journal Systems ficou concluído no número anterior. Alguns aspectos técnicos, relacionados com o sistema OJS e seu

(3)

Fernando José Sadio-Ramos Páginas/ Pages 7-10

Sadio-Ramos, F. J. (2019). DEDiCA – apresentação do n.º 16 e política futura. DEDiCA. REVISTA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES, N.º 16, setembro, 2019, 7-10. ISSN: 2182-018X.

DOI: http://dx.doi.org/10.30827/dreh.v0i16.10244

9 funcionamento no Portal de Revistas, levaram a que tivéssemos que prolongar com este número a migração definitiva da revista. Simultaneamente, avançámos já, ao longo dos últimos meses, em novos sentidos, enriquecendo a revista DEDiCA e estando agora em melhores condições para prestar um serviço de qualidade aos nossos autores e leitores. Neste campo, é de referir que a nova versão do sistema OJS (prevista para breve) trará novos aspectos de funcionamento que esperamos venham a facilitar a submissão de trabalhos e o consequente processo de revisão, edição e publicação. Simultaneamente, teremos oportunidade de efectuar mais mudanças e aperfeiçoamentos da página pois obtivemos um novo subsídio do Plan Propio de Investigación da Universidade de Granada, no âmbito da Modalidade 4.1. (Subsídios para Revistas da Universidade de Granada). Foi o mesmo solicitado e obtido pela Professora Doutora Pilar Cáceres Reche, no valor de 1500€. Da sua aplicação, esperamos vir a proporcionar um melhor serviço aos nossos utilizadores e aumentar a visibilidade e impacto da revista, na linha do já ocorrido com a obtenção do primeiro subsídio. Destaque especial deverá ser dado à introdução do sistema de publicação contínua, essencial para o incremento da sua visibilidade e impacto.

Fundamental na estratégia da revista é a prossecução da sua inserção nos mais diversos meios de registo e divulgação, indexando e alojando-a em repositórios, bases de dados e Bibliotecas. Temos vindo a registar mais presenças em Bibliotecas de Universidades, disponibilizando a revista a um maior número de utilizadores de tais serviços. Aguardamos também os resultados de processos de avaliação da revista dos quais poderá decorrer a sua inserção em novos recursos electrónicos.

A partir da página da revista, assim como da sua Ficha Técnica (incluída habitualmente no final dos seus números), podemos destacar os seguintes recursos electrónicos acessíveis aos nossos utilizadores:

- DIGIBUG (Repositório Digital da Universidade de Granada); - Dialnet;

- ERIH PLUS – European Reference Index for the Humanities and Social Sciences;

- REDIB – Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico;

(4)

Fernando José Sadio-Ramos Páginas/ Pages 7-10

Sadio-Ramos, F. J. (2019). DEDiCA – apresentação do n.º 16 e política futura. DEDiCA. REVISTA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES, N.º 16, setembro, 2019, 7-10. ISSN: 2182-018X.

DOI: http://dx.doi.org/10.30827/dreh.v0i16.10244

10 - REBIUN – Red de Bibliotecas Universitarias;

- MIAR – Information Matrix for the Analysis of Journals; - ROAD – Directory of Open Access Scholarly Resources; - Diretório Latindex;

- NSD – Norsk samfunnsvitenskapelig datatjeneste / Norwegian Social Science Data Services;

- Academic Resources Index – ResearchBib; - Google Scholar.

O n.º 16 de DEDiCA. REVISTA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES é composto por um total de 10 artigos e 2 recensões, que são antecedidos por este artigo de introdução.

Os autores dos 12 trabalhos publicados são: Jesús María Gómez Rodríguez (Conservatorio Superior de Música Óscar Esplá, Alicante – Espanha); Fernando Lara Lara e Carlos Omar Jaramillo Gamarra (Pontificia Universidad Católica del Ecuador, Sede de Santo Domingo – Ecuador); Albano García Sánchez (Universidad de Córdoba – Espanha); Unai Martín Garro e Cristina Arriaga Sanz (Universidad del País Vasco – Espanha); María Jesús Cano Martínez (Hospital de Loja [Granada], de la Empresa Pública Hospital de Poniente Granada – Espanha); Anna Rita Addessi (Università di Bologna – Italia), Jean Felipe Pscheidt e Rosane Cardoso de Araújo (Universidade Federal do Paraná – Brasil); Carmen Martínez Samper (Universidad de Saragoça – Espanha); Francisco Garres Pérez (Conservatorio Profesional de Música Francisco Casanovas de Torrevieja, Alicante – Espanha); Carmen Rosa García Ruiz e Arasy González Milea (Universidad de Málaga – Espanha); Antonio José Moreno Guerrero (Universidad de Granada – Espanha); Edmundo Balsemão Pires (Universidade de Coimbra – Portugal); María del Mar Bernabé Villodre (Universidad de Valencia – Espanha).

Lembrar que no fim do volume se podem encontrar as normas de publicação na DEDiCA, o Estatuto Editorial (em português, espanhol e inglês) e a Ficha Técnica do número 16.

Fernando José Sadio-Ramos Diretor Coimbra (Portugal), setembro de 2019

Referências

Documentos relacionados

Em 2008 foram iniciadas na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) as obras para a reestruturação de seu espaço físico. Foram investidos 16 milhões

De acordo com resultados da pesquisa, para os AAGEs, a visita técnica não é realizada com a presença do AAGE. Quanto ao “ feedback ” ao AAGE sobre a visita técnica realizada

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

Então são coisas que a gente vai fazendo, mas vai conversando também, sobre a importância, a gente sempre tem conversas com o grupo, quando a gente sempre faz

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Quando conheci o museu, em 2003, momento em foi reaberto, ele já se encontrava em condições precárias quanto à conservação de documentos, administração e organização do acervo,